Agenda Cultural
O Ciné-club Lumière promove a exibição da comédia As Aventuras de Molìere, dirigida por Laurant Tirard, na próxima terça-feira, 18 de abril, às 19h, na sala 108 do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no Campus de Florianópolis. O evento, que inclui também um debate, faz parte do projeto de extensão O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras, que tem como proposta promover a língua francesa por meio do cinema. A sessão é gratuita, e será dado certificado de participação de três horas.
Molière é um jovem dramaturgo que zomba da nobreza em suas peças teatrais, entretendo a baixa classe francesa. O tempo passa, e, a cada dia, sua trupe se torna mais popular entre os pobres. Ele acaba sendo preso por não pagar as taxas obrigatórias ao governo. Seu destino muda quando um aristocrata, Monsieur Jourdain, paga sua dívida em troca do uso dos talentos do escritor para cortejar a bela jovem Célimène.
O Ciné-club Lumière busca criar um espaço de discussão e construção de conhecimentos a partir de questões culturais presentes nos filmes, da reflexão sobre elementos artísticos e formais da linguagem cinematográfica e do contato com a diversidade da língua francesa, presente em diferentes países, cada um com suas particularidades e identidades. O projeto também serve como um meio de divulgação e facilitação de acesso a obras que não figuram no circuito comercial de cinemas da região nem na programação televisiva e de streaming.
:: Serviço
Quê: Ciné-club Lumière exibe As Aventuras de Molìere
Quando: terça-feira | 18/04/2023 | 19h
Onde: sala 108 | bloco D | Centro de Comunicação e Expressão (CCE)
Mais informações: cine_club_lumiere
Texto: Agecom/UFSC
O filme faz parte da programação dos eventos do Abril Indígena UFSC 2023, em diálogo com o movimento de luta “Abril Indígena”, que ocupa Brasília todos os anos para reivindicar os direitos garantidos aos povos originários pela Constituição Federal de 1988. O direito à educação é uma das pautas fundamentais e a UFSC visa fomentar neste mês o debate, fortalecendo as ações institucionais para a permanência estudantil e a interculturalidade.
Sinopse:
Uma imersão na espiritualidade presente no cotidiano dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul.
Dando continuidade à curadoria sobre pós-humanismo, o Cinema Mundo exibirá em 27 de abril, quinta-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering, o filme High Life: uma nova vida (Claire Daines, 2018). Neste longa-metragem de ficção científica, a narrativa gira em torno de um grupo de criminosos que aceitam trocar suas respectivas penas pela participação em uma missão que estuda fontes de energias alternativas. Em meio à missão, no entanto, o número de tripulantes vai diminuindo, deixando um pai e sua filha isolados no espaço sideral. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.
Sobre os convidados para o debate:
Cristiano dos Passos
É doutor em Estudos da Tradução pelo Programa de Pós-graduação em Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo obtido o título de mestre em Literatura e o grau de licenciatura em Letras pela mesma instituição. Trabalha como revisor e tradutor na Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC). É baterista e cantor do grupo D’Bregas Drama Band.
George Ayres Mousinho
É professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Inglês e Literatura Correspondente da Universidade Federal de Santa Catarina. Seus trabalhos como artista digital podem ser vistos no site Art Station.
:: Serviço
O quê: Cinema Mundo exibe o filme High Life: uma nova vida
Quando: quinta-feira | 27/04/2023 | 18h30
Onde: Auditório Elke Hering | Biblioteca Universitária Central (BU)
Informações: cinemamundo.cce.ufsc.br | instagram.com/cinemamundo.ufsc
O Departamento Artístico Cultura (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida toda a comunidade para a abertura da Exposição de Arte “ComTATO” do artista plástico e professor de artes do Colégio de Aplicação, José Alvim Almeida da Silveira, o Manoalvim. A abertura será no dia 28 de abril, sexta-feira, às 18h30, no Hall da Reitoria da UFSC. O período para visitação se estenderá até o dia 10 de maio.
A exposição “ComTATO” é um projeto iniciado durante um processo formativo em educação especial. Trata-se de um convite para reflexões sobre o potencial da Poesia, na Linguagem de Arte Plástica, na captação e solução dos problemas da coletividade cega e com baixa visão. O trabalho, desenvolvido nos últimos seis anos, apontou algumas perguntas que se impuseram tais como: Quais as características da cegueira e da baixa visão? Quais as causas que dão origem a esta condição específica? Como tratamos, através dos tempos, estas especificidades? Quais os suportes e tecnologias, que já desenvolvemos, para assistir as pessoas cegas e com baixa visão? Como foram, são e poderão ser atendidas as subjetividades envolvidas neste universo da cegueira e baixa visão? Qual a contribuição possível da arte e dos artistas, antes, agora e para o devir, na captação e solução de problemas da coletividade cega e com baixa visão?
Nesta exposição serão exibidos os originais das ilustrações para o livro “Biografia Completa de Malba Tahan” de Pablo Bucciarelli a ser lançado em 2024. Este trabalho de ilustração deu o ponto de partida concreto para realização das 109 obras de arte plástica que fazem parte deste projeto.
Na noite de abertura serão entregues 43 obras de arte doadas para Associações de Cegos no Brasil. Metade das demais obras expostas estão disponíveis para venda, os recursos das obras comercializadas será destinados para o pagamento de materiais e mão de obra auxiliar de arte plástica, e confecção de réplicas e novas matrizes em alto e baixo relêvo a serem doadas para as demais associações de cegos do Brasil.
Sobre o autor
Nascido 19 de junho de 1956, em Alegrete, Rio Grande do Sul, Manoalvim é Artista Plástico, Licenciado em Artes Cênicas Udesc, professor de Teatro no Colégio de Aplicação da UFSC, desde 1993.
Realizou 43 exposições/mostras individuais de Pintura, Desenho, Escultura, Máscaras e Objetos, Ambientação, nos três Estados da Região Sul do Brasil.
Ilustrou 14 Obras de Literatura de W. Rio Apa, Pedro A. Grisa, José Vitor Centeno Rodrigues, Regina Carvalho e Pablo Bucciarelli.
Realizou em 1984 o Monumento Contestado em Irani, Santa Catarina. Esculturas para o 1º. TOP DE MARKETING ADVB SC.
Artista Consagrado, Homem Consagrado e Líder de Busca de Visão pelo Fogo Sagrado de Itzatilatlan do Brasil, domiciliado em Florianópolis, Santa Catarina, desde 1979, quando iniciou sua atuação profissional em arte.
A exposição “ComTATO” é também uma oportunidade de encontro com pessoas cegas e com baixa visão e a comunidade em geral.
:: Serviço
O quê: Abertura – Exposição de Arte “ComTATO”
Onde: Hall da Reitoria da UFSC
Quando: sexta-feira | 28/04/2023 | 18h30 – período para visitação até 10/05/2023
Informações: manoalvim@gmail.com | instagram.com/manoalvimalmeidadasilveira
O Cine Paredão exibe, nesta sexta-feira 28/04, uma mostra de curta-metragens da diretora Sara Gómez, e reprisa seu único longa-metragem, “De Cierta Manera”. O filme faz parte da mostra “O Cinema Cubano de Sara Gómez”, que está sendo exibida durante o mês de abril.
Apresentação da mostra de curtas:
Sara Gómez, também conhecida como Sarita, foi uma brilhante e precoce diretora de cinema cubana. Seus primeiros curta-metragens são expressão de sua visão dos impactos da revolução cubana sobre o seu território-casa. Foram lançados quando Sarita estava na faixa dos 20 anos: fortes e politizados, são marca do tempo em que viveu. Em tela, as transformações de tradições e valores de uma Cuba em movimento. Ainda que com um foco difuso, a Sarita lhe importava observar o papel da mulher na sociedade, por isso, seu cinema nos soa tão atual.
Sinopse – De Cierta Manera:
De Cierta Manera é um filme de drama romântico cubano de 1974. Dirigido por Sara Gómez, o filme mistura cenas documentais com uma história fictícia que aborda os bairros pobres de Havana logo após a Revolução Cubana de 1959. O filme ilustra a história antes do processo de desenvolvimento em Cuba. Demonstra como demolir favelas e construir assentamentos modernos não muda imediatamente a cultura dos habitantes. Gómez concluiu as filmagens com Mario Balmaseda e Yolanda Cuellar pouco antes de sua morte; o trabalho técnico foi finalizado por Tomás Gutiérrez Alea, Julio García-Espinosa e Rigoberto López antes de seu lançamento póstumo.
O quê: Cine Paredão apresenta MOSTRA DE CURTAS + DE CIERTA MANERA, de Sara Gómez
Onde: Bosque do CFH/UFSC (Em caso de chuva, no Auditório do CFH)
Quando: Sexta-feira | 28/04 | 19h
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição coletiva TEIA. A abertura da exposição será nesta quinta-feira, 4 de maio, às 18h.
Composta por trabalhos de nove artistas estudantes e egressos do curso de Artes Visuais da Udesc, a mostra reúne trabalhos desenvolvidos em linguagens e técnicas amplas, tanto tradicionais quanto contemporâneas, como fotografia, ilustração, desenho e estêncil. Entre as temáticas se revelam, a expressividade do corpo, a manifestação simbólica do inconsciente, as memórias da infância, a expressão do cuidado e o poder da fabulação.
Portanto o que conduz a formação dessa teia, se relaciona com a confluência destes artistas para o mesmo lugar de formação, possibilitando este encontro que manifesta o desejo de expor suas mais íntimas criações.
A mostra permanecerá para visitação pública até o dia 10 de junho, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, no Espaço Expositivo – piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
O curso de Letras Alemão exibe, nesta sexta-feira, 5 de maio, o filme Gundermann (2018). A sessão ocorre a partir das 18:45, de maneira gratuita e aberta a toda a comunidade, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no Campus de Florianópolis. A atividade faz parte do Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino).
O Filme em questão, é um musical biográfico baseado na vida do cantor e compositor da Alemanha Oriental Gerhard Gundermann. Dirigido por Andreas Dresen e escrito por Leila Stiehler, Gundermann estreou em 23 de agosto de 2018 e ganhou seis prêmios no German Film Awards 2019, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. Assista ao trailer do filme.
Sinopse:
Da aclamação artística como músico até problemas judicias por envolvimento com organizações perigosas, o músico Gerhard Gundermann (Alexander Scheer) passou por histórias inacreditáveis durante toda sua vida. Considerado um poeta idealista, ele chegou ao estrelato em passos curtos, e na trajetória foi espião do Serviço de Inteligência da Alemanha Oriental e esteve também sob duras investigações.
Ficha técnica:
Duração: 2h 07min
Gênero: Drama, Biografia
Direção: Andreas Dresen
Roteiro: Laila Stieler
*Legendado em português
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Nesta terça-feira, 09/05, será exibido o quarto filme do “Festival Fora do Padrão”, do projeto Fora do Circuito. A exibição contará com o crítico filme soviético “Nós somos do Jazz” (1983). Contrários à repressão ao estilo originário dos EUA, um grupo de soviéticos realiza turnês do estilo representante das classes trabalhadoras estadunidenses. A sessão é gratuita e inicia às 19h no auditório localizado no segundo piso da Biblioteca Universitária (BU).
Ficha técnica:
Duração: 89 minutos
Gênero: Comédia Musical
Direção: Karen Shakhnazarov
Roteiro: Aleksandr Borodyansky e Karen Shakhnazarov
Sobre o projeto
De 28 de março a 4 de julho, o auditório da Biblioteca Universitária da UFSC (BU) recebe o Festival Fora do Padrão, em que são apresentados filmes que abordam o tema da divergência comportamental. Da recusa ao casamento forçado, até o assassinato em série, passando por temas como a homossexualidade, traição e bigamia, o festival procura apresentar a diversidade de ações possíveis, sob uma miríade de possibilidades narrativas.
Fora do Circuito é um projeto de exibição gratuita de filmes fora do circuito comercial de cinema. Nele, são exibidos filmes de diversos países, com diversas temáticas e linguagens. Os filmes são selecionados dentro de festivais temáticos, que podem ser acessados através do site.
O filmes são exibidos no Auditório Elke Hering, no segundo piso da Biblioteca Central do campus Trindade da UFSC. O ingresso é por ordem de chegada e o espaço abriga confortavelmente até 80 pessoas.
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O projeto de extensão O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras promove exibição e debate do filme Madame Bovary, no dia 9 de maio, terça-feira, das 19h às 21h30, na Sala de projeção do LEC (Sala 108), Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Bloco D, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus de Florianópolis. O projeto de extensão tem como proposta promover a língua francesa por meio do cinema. A sessão é gratuita, e será dado certificado de participação de três horas.
Sinopse
Emma (Isabelle Huppert) é uma jovem camponesa que aspira coisas melhores na vida. Ela então se casa com um rico médico, Charles Bovary (Jean-François Balmer), que conheceu quando ele foi cuidar de seu pai quando este quebrou a perna, apenas para obter ascensão social. Charles, além de ser mais velho, é bem metódico. À medida que cresce a intimidade de suas vidas, um crescente desapego distancia Emma do marido, pois as conversas dele eram planas como o chão e isto a entedia. Sentindo um claro desprezo por seu marido, Emma passa a ter amantes e fazer grandes dívidas. Adaptação cinematográfica da magnum opus de Gustave Flaubert.
O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras configura-se como um espaço de debate e formação, no qual se cria um espaço de discussão e construção de conhecimentos, seja a partir de questões culturais presentes nos filmes, da reflexão sobre elementos artísticos/formais da linguagem cinematográfica, ou do contato com a diversidade da língua francesa, presente em diferentes países, cada um com suas particularidades e identidades. Por fim, o cineclube também serve como um meio de divulgação e facilitação de acesso a obras que não figuram no circuito comercial de cinemas da região nem na programação televisiva/streaming.
Ficha técnica:
Direção: Claude Chabrol
Gênero: Drama
Ano: 1991
Duração: 136 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
*Filme legendado em português
Mais informações: @cine_club_lumiere
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A Janela da Arte, moldura expositiva de obras artísticas culturais, da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe a exposição coletiva Livre pintar, que reúne pinturas de aquarelistas do Ateliê Alvéolo, um espaço de arte e de encontros de artistas que pintam aquarelas.. A exposição se inicia nesta quarta-feira, 10 de maio, e segue exposta na BU durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.
A Livre pintar estará em exposição no Hall do auditório da Biblioteca Central da UFSC, em Florianópolis, até dia 8 de junho. Reúne pinturas de aquarelistas do Ateliê Alvéolo. Os 15 artistas participantes da exposição possuem memória afetiva com a UFSC, pois são na maioria servidores aposentados, alunos ou ex-alunos ou mesmo possuem familiares de algum modo ligados à UFSC, são eles: Ana Maria Alves de Souza, Audrey Santos, Eleonor Conill, Gloria Gil, Helena Werner, Isa Simões, José Carlos da Rocha, Juliana Bernardi Ogliari, Maria Cecília Caldini Zylbersztajn, Maria Esmênia, Michelli Zimmermann Souza, Nadir Ferrari, Osmar Yang, Susana Lauck, Zulma Borges.
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A Janela da Arte, moldura expositiva de obras artísticas culturais, da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe a exposição Desenh(ânsias) do escritor, tradutor e ilustrador Alison Silveira Morais. A exposição se inicia nesta quarta-feira, 10 de maio, e segue exposta na BU durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.
A Desenh(ânsias) de Alison Silveira Morais, que é bolsista CAPES e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na UFSC, ficará na galeria de exposições do hall principal da Biblioteca Central da UFSC, em Florianópolis, até o dia 25 de maio. Alison trabalha com diversos tipos de estilos, tais como: pontilhismo, realismo, one-line drawing (desenho feito com apenas uma linha), também tinta acrílica, pastel, óleo, aquarela, sobre papel ou telas e também obras utilizando lápis aquareláveis, marcadores permanentes e assim por diante.
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O Serviço de Apoio à Amamentação da Universidade Federal de Santa Catarina (SAAM/UFSC) é responsável pelo evento CineMãe – Entretenimento para mães com bebês pequenos, que fará a exibição do longa-metragem “Radioactive” na próxima quinta-feira, 11 de maio, às 9h, no Auditório Bloco E do Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
A sessão de cinema é para mães de bebês pequenos, até 12 meses. O filme é de temática adulta, o entretenimento é para as mães, mas em ambiente especialmente preparado para receber os bebês. O auditório contará com um trocador de fraldas e estacionamento de carrinhos, ar condicionado em temperatura amena, som em volume adequado e ambiente com luz indireta. Crianças maiores também podem participar, conforme a classificação etária do filme. Mais informações no site do SAAM.
O filme narra a vida de Marie Curie, “mãe” da radiação, e mostra as dificuldades e genialidade da trajetória de uma das cientistas mais importantes da história. A biografia aborda o papel das mulheres nas ciências as consequências da descoberta de Curie para a medicina, a indústria e a guerra.
Sinopse:
Devota da ciência, Marie (Rosamund Pike) sempre enfrentou dificuldades em conseguir apoio para suas experiências devido ao fato de ser uma mulher. Ao conhecer Pierre Curie (Sam Riley), ela logo se surpreende pelo fato dele conhecer seu trabalho, o que a deixa lisonjeada. Logo os dois estão trabalhando juntos e, posteriormente, iniciam um relacionamento que resultou em duas filhas. Juntos, Marie e Pierre descobrem dois novos elementos químicos, rádio e polônio, que dão início ao uso da radioatividade.
Ficha técnica:
Duração: 1h 50min
Gênero: Drama
Direção: Marjane Satrapi
Roteiro: Jack Thorne
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos
*Legendado em português
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O professor Howard J. Resnick, doutor em sânscrito e mestre em bhakti-yoga, estará em Florianópolis para lançar o programa de distribuição da literatura clássica da cultura indiana em Universidades Brasileiras. O projeto intitulado Bhagavad-Gita em Universidades Brasileiras, tem como objetivo promover intercâmbios éticos, sociais e espirituais, de modo a favorecer diálogos e leituras com algumas das heranças da cultura sincrética brasileira.
No dia 11 de maio, o professor irá ministrar a palestra A tradução dos escritos em sânscrito no século XXI na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), às 16h, no Auditório Elke Hering – Biblioteca Central UFSC. O professor é reconhecido por traduzir a obra Bhagavad Gita, livro sagrado do hinduísmo, a mais conhecida obra da literatura sânscrita.
Além da palestra na UFSC, o professor promove um debate no Museu da Escola Catarinense e participará do programa Mantra-Yoga. Ademais, o Centro Cultural Veras acolhe o professor em duas ocasiões para estudos sobre o contexto geopolítico da Bhagavad-Gita, assim como abordagens filosóficas dessa literatura multimilenar da Índia.
Sobre o autor
Howard J. Resnick tem acompanhado milhares de praticantes de bhakti-yoga em todas as partes do mundo. Depois de assistir à palestra de seu mestre, A.C. Bhaktivedanta Swami (Calcutá, 1896 – Vrindavana, 1977), na Universidade da Califórnia, no final da década de 1960, foi iniciado na tradição do vaishnavismo gaudiya. Em 1996, obteve o título de doutor em sânscrito e indologia pela Universidade de Harvard, quando iniciou a traduzir o Mahabharata, obra literária reconhecida como o maior poema épico da história da humanidade, dentro da qual a Bhagavad-Gita ocupa um capítulo central.
Sobre o projeto
Resultado de uma rede de colaboradores e membros da comunidade de bhakti-yoga do Brasil, em colaboração com o projeto editorial que publica as palestras e os escritos do professor Dr. Resnick em português, espanhol, hebraico, francês, alemão e italiano, o programa Vedas Veras inaugura sua principal missão, qual seja, distribuir conhecimento ancestral dos Vedas e, com isso, iniciar diálogos transculturais ancorados em debates contemporâneos. Trata-se de um programa editorial e educativo do Centro Cultural Veras, associação de direito privado sem fins lucrativos, reconhecida como utilidade pública no Município de Florianópolis. Estando em constante elaboração, a rede Vedas Veras conta com a presença de pesquisadores e agentes culturais de diferentes partes do mundo.
Confira a programação completa:
- A Bhagavad-Gita em contexto: geopolítica e filosofia de um clássico dos Vedas
10 de maio, 18h às 20h30
Museu da Escola Catarinense
Rua Saldanha Marinho, 196, Centro – Florianópolis – SC
12 de maio, 18h às 20h30
Sala Bhakti & Vedanta do Centro Cultural Veras
Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande – Florianópolis – SC
13 de maio, 18h às 20h30
Sala Bhakti & Vedanta do Centro Cultural Veras
Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande – Florianópolis – SC
- A tradução dos escritos em sânscrito no século XXI
11 de maio, às 16h
Auditório Elke Hering – Biblioteca Central da UFSC
Campus Universitário, Acesso Trindade (Rua Delfino Conti), Setor D – Florianópolis – SC
Mantra-Yoga Especial
14 de maio, a partir das 16h
Espaço de práticas de Yoga do Caapora
Av. Pequeno Príncipe, 1202, Campeche – Florianópolis – SC
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Na próxima sessão do Cinema Mundo, a interface de aproximação proposta pela curadoria para tratar do pós-humanismo será a deficiência. O cineclube exibirá em 11 de maio, quinta-feira, às 18h30, o filme “37 segundos” (Hikari, 2019).
Neste longa-metragem de drama, feito pela diretora japonesa Hikari, acompanhamos a trajetória da jovem Yuma, artista gráfica de mangá que, vivendo com paralisia cerebral, busca uma vida mais autodeterminada e menos capacitista nos espaços em que transita.
Ficha Técnica:
Direção: Mitsuyo Miyazaki
Gênero: Drama
Ano: 2019
Duração: 1h 55 min
Sobre os/as convidados/as para o debate:
Lucas Vinicio Stank da Silva é pesquisador e jornalista. Atuou como assessor de comunicação social da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Bianca Costa Silva de Souza é mestre em Educação (UFSC), especialista em Educação Especial Inclusiva (Universidade Gama Filho) e licenciada em Pedagogia (UFSC). Atua na Coordenadoria de Acessibilidade Educacional/Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidades da UFSC.
Sobre o mediador:
Daniel Serravalle de Sá, coordenador convidado do Cinema Mundo, é professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa na área de literatura e outras artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária e cultural, literatura e história, análise de filmes.
O Cinema Mundo há 11 anos promove debates interdisciplinares sobre curadorias diversas e instiga a produção de conhecimento horizontal em suas sessões comentadas. Para saber mais, acesse o site do projeto.
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>> Serviço
O Quê: Exibição do filme “37 segundos”
Quando: 11/05, quinta-feira
Onde: Auditório Elke Hering | BU
Quanto: evento gratuito e aberto à comunidade
Informações: @cinemamundo.ufsc
O projeto “Livro na Praça”, uma iniciativa da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), realiza nessa sexta-feira, 12 de maio, um encontro com a professora Zilma Gesser Nunes e o também professor Jair Fonseca, ambos do do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV). O tema é Cruz e Sousa: a negritude na obra do poeta negro.
A Professora e pesquisadora, Zilma, foi organizadora da obra “Negro – Cruz e Sousa”, lançada em 2019, um conjunto de textos nos quais o poeta simbolista exprime sua condição de negro e a consciência da negritude.
Além da conversa, também haverá uma apresentação musical com duo La guitarra Encantada, de Igor Tomé e Victor Carrara, e uma apresentação de poesia, com JB Costa. O evento é gratuito e aberto à comunidade, realizado na Igrejinha da UFSC, às 18h.
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O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme “Sweet Sweetback’s Baadasssss Song”, do diretor Melvin Van Peebles. A sessão será na sexta-feira, dia 12 de maio, às 20h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), ou no auditório do CFH em caso de chuva. A sessão faz parte da mostra Blaxploitation que está sendo exibida durante o mês de maio.
Sobre o projeto
O projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes de difícil acesso ao público. As obras apresentadas têm caráter não comercial e proporcionam a pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, no Bosque do CFH/UFSC.
Sobre o filme
Obra-prima e precursora do movimento blaxploitation, Sweet SweetBack, impressionou pela originalidade, dando a Melvin Van Peebles o status de “autor” de cinema independente. Ele dirigiu, escreveu, produziu, atuou e criou a trilha sonora. O filme de drama policial estadunidense, de 1971, apresenta Sweetback (Melvin Van Peebles), um malandro que ganha a vida como ator pornô, e que precisa fugir das autoridades após atacar dois policiais racistas que agrediam covardemente um jovem negro.
Ficha técnica
Duração: 97 min
Gênero: Drama Policial
Roteiro e Direção: Melvin Van Peebles
Classificação: 18 anos
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O projeto O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras (Ciné-clube Lumierè) exibirá o filme Hiroshima, meu amor (1959), na próxima terça-feira, 16 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A mostra será na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), às 19h. A proposta do projeto é promover o aprendizado da língua francesa por meio do cinema. Além da exibição, haverá um debate sobre o filme.
O filme conta a história de um caso amoroso entre um arquiteto japonês (Eiji Okada) e uma atriz francesa (Emmanuelle Riva), que está em Hiroshima participando de um filme sobre a paz. Além de amantes, eles também se tornam confidentes, o que traz a memória de uma história, nunca contada antes, do primeiro amor dela. O filme explora a natureza da memória, da experiência e da representação. Para mais informações, acesse o Instagram do Cinèclube Lumière.
O evento é aberto ao público e não é necessário realizar inscrições.
Ficha técnica:
Título: Hiroshima, mon amour
Ano: 1959
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 12 anos
Duração:1h 28min
Direção: Alain Resnais
Roteiro: Marguerite Duras
*Filme legendado em português
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A Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a sexta edição do “Cura ou Não Cura” na quarta-feira, 17 de maio. O evento contará com um debate após a exibição do filme “Selma depois da chuva”. A atividade terá participação especial de Selma Bastos, assessora de políticas públicas para pessoas LGBTQIA+ da Prefeitura Municipal de Florianópolis e inspiração para o filme.
No dia 17 de maio, é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia, data que marca a exclusão das homossexualidades da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1992.
Sobre o filme
Selma é uma mulher trans que construiu sua vida afastada da família. Ela recebe um chamado para ir ao encontro de sua mãe, que sofre de Alzheimer. Nesse encontro, perdidas entre memórias confusas, as duas mulheres lembram dores e desejos esquecidos, e revisitam culpas e afetos perdidos.
Ficha técnica
Duração: 12 minutos
Direção: Loli Menezes
Roteiro: Renato Turnes
Classificação indicativa: livre
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O Hall da Reitoria I da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe a partir das 17h, desta quarta-feira, 17 de maio, a exposição Arquitetando a Ilha do artista e mestre popular Oraldo Ventura.
O artista popular Oraldo José Ventura é um propagador da Cultura de Santa Catarina. Músico, artista, criador, curioso. Natural de Florianópolis, é um grande contador de histórias e um pesquisador da cultura Açoriana. Apresenta agora réplicas de edificações antigas que marcaram sua trajetória e que perpassam pela história da cidade. Muitas contam momentos representativos, como a casa onde foi criado o Avaí Futebol Clube.
A exposição Arquitetando a Ilha ficará disponível para visitação pública de 17/05 até 16/06/2023, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h no Hall da Reitoria I da UFSC, localizado no Campus Reitor João David Ferreira Lima, no bairro Trindade, Florianópolis – SC. A mostra é uma realização do Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), Departamento de Cultura e Eventos (Dceven) com o apoio da Galeria de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC).
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O Hall do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) permanece com a exposição LGBTQIA+ Além do Tempo até o dia 29 de maio.
O projeto tem como objetivo o processo de criação de um ensaio fotográfico com do movimento LGBTQIA + além de pessoas aliadas, tendo como tema a ideia de LGBTQIA + para além do tempo. Além disso, consiste na organização de exposições itinerantes e interação entre equipe idealizadora, participantes e público expectador para difundir conteúdo cultural de valorização das diversidades, desconstruindo valores cristalizados que reproduzem estigmas e preconceitos e, contribuindo para a construção de práticas antidiscriminatórias dentro e fora da universidade. O conceito artístico do projeto é fazer recortes de décadas entre 1920 e 2020, tendo como inspiração personalidades que se destacaram no cenário social e cultural.
Artista
Gabriel Bortolozzo, um artista natural de Piracicaba-SP, atualmente reside em Florianópolis e trabalha como diretor de fotografia. Como estudante de Produção Multimídia no IFSC, ele está sempre em busca de expressar sua arte por meio de diferentes meios, incluindo fotografia digital, analógica e captações para filmes e curtas-metragens.Além disso, ele tem um hobby adicional de criar obras utilitárias de cerâmica, demonstrando sua paixão por várias formas de arte.
Ficha técnica
Produção – Karime Limeira
Produção – Douglas Edgar
Direção de fotografia – Gabriel Bortolozzo
O trabalho exposto recebe apoio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE), da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDGEN) e da Biblioteca Universitária da UFSC (BU).
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O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta os filmes Coffy e Foxy Brown, do diretor Jack Hill. A sessão será na sexta-feira, dia 19 de maio, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), ou no auditório do CFH em caso de chuva. A sessão faz parte da mostra Blaxploitation que está sendo exibida durante o mês de maio. BLAXPLOITATION é o movimento cinematográfico estadunidense das décadas de 60-70 que buscava formar um cinema feito por negros, para negros e sobre negros.
Sobre o projeto
O projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes de difícil acesso ao público. As obras apresentadas têm caráter não comercial e proporcionam a pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, no Bosque do CFH/UFSC.
Sobre os filmes
Coffy (1973)
Depois de perder a irmã para as drogas, a enfermeira Coffy decide fazer justiça com as próprias mãos. Ela se disfarça como garota de programa para se aproximar do mundo do crime e eliminar os chefes do tráfico.
Direção: Jack Hill
Duração: 91 min
Classificação 16 anos
Foxy Brown (1974)
Após seu namorado policial ter sido assassinado por criminosos durante uma operação na qual estava infiltrado, Foxy Brown busca vingança. Ela se disfarça como garota de programa para acabar com os bandidos que fizeram isso com ele.
Direção: Jack Hill
Duração: 94 min
Classificação: 16 anos
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O documentário “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm, será exibido no dia 22 de maio, segunda-feira, às 18h30, pelo Cineclube 757 no Teatro Carmen Fossari, bairro Trindade, em Florianópolis. A exibição é parte da série de encontros sobre fascismos, que teve início com o debate sobre o documentário “Noite e Neblina”, de Alain Resnais, no dia 17 de abril.
Sobre o documentário
Intercalando imagens do presente (1965) e material capturado do arquivo do Ministério de Propaganda do III Reich, da coleção pessoal de Hitler e fotografias apreendidas de soldados alemães da SS, Mikhail Romm, diretor e também narrador do filme, desenvolve uma aguda reflexão sobre a natureza do fascismo, enquanto reconstrói a trajetória de sua ascensão e queda.
Sobre o Cineclube 757
O Cineclube 757 é Idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o filme.
Programação
22/05 | “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm (1965/2horas10min/PB)
19/06 | “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman (1977/120min/Cor)
10/07 | “De Caligari a Hitler”, de Rüdiger Suchsland (2014/1hora58min/PB)
O Projeto CineBuñuel retoma, no dia 22 de maio, às exibições de filmes hispânicos e latino-americanos, com o longa-metragem argentino Tempo de revanche (Tiempo de revancha – 1981), de Adolfo Aristarain. A sessão será na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A exibição será com áudio original e legendas em português, na segunda-feira, às 19:00, com entrada franca.
Tempo de revanche, lançado durante a última ditadura civil-militar, é uma alegoria sobre os presos políticos e desaparecidos naquela fase da história argentina. A denúncia que o filme realiza, face à censura e repressão política vigente na época, faz-se através da utilização de vários elementos simbólicos: desde o próprio título, às características do enredo e à aposta no confronto do protagonista com uma empresa poderosa, à presença de explosivos, morte e perda da fala.
Sobre o projeto
Sobre o filme
Pedro Bengoa é um trabalhador de mineração especializado em explosivos. Ex-sindicalista, ele é contratado numa pedreira que pertence a uma poderosa multinacional. Bengoa percebe que a empresa viola as leis impunemente, acabando com as vidas de muitos trabalhadores. Di Toro, um velho amigo e companheiro de trabalho, propõe um plano de vingança contra a empresa.
Ficha técnica
O projeto O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras (Ciné-clube Lumierè) exibirá o filme Germinal (1983) na próxima terça-feira, 23 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A mostra será na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), às 19h. A proposta do projeto é promover o aprendizado da língua francesa por meio do cinema. Após a exibição, haverá um debate sobre o filme.
A organização disponibilizará certificado de três horas aula.
Germinal conta a história de um jovem desempregado que se estabelece em Montsou, na Nova Aquitânia. Lá, o rapaz se torna mineiro e descobre um mundo de homens condenados a sofrer pela falta de dinheiro. Com os problemas, ele acaba se comprometendo com as causas socialistas.
Ficha técnica
Direção: Claude Berri
Ano: 1993
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 2h 40min
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Em celebração aos 50 anos do filme Amarcord, dirigido por Federico Fellini, o Centro Integrado de Cultura (CIC), em colaboração com o departamento de Línguas e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe a versão restaurada do filme italiano (com legendas em português) em Florianópolis.
A sessão será na terça-feira, 23 de maio, às 19h30, no Cinema Gilberto Gerlach, no CIC. Para participar, basta retirar o ingresso no local meia hora antes da exibição. Após a projeção, haverá um debate com Antonio Cava, estudioso de Fellini e organizador de festivais cinematográficos em Curitiba. A data marca também a volta do Cineclub Italiano que, quinzenalmente, vai apresentar, ao público de Florianópolis, filmes, debates e encontros com representantes da cultura italiana. A iniciativa da colaboração entre CIC e departamento de Línguas e Literatura Estrangeira é do professor Sergio Romanelli.
Sobre o filme
Em uma cidade italiana, o jovem Titta está sempre aprontando com seus amigos e observa várias personalidades excêntricas locais que se comportam de forma absurda. Em constante conflito com seu pai severo e sempre defendido por sua adorada mãe, Titta é testemunha das ações de personagens variados, entre eles, membros de sua família, fascistas e mulheres sensuais.
Ficha técnica
Gênero: Comédia Dramática
Direção: Federico Fellini
Roteiro: Federico Fellini e Tonino Guerra
Duração: 2h 07min
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Na próxima sessão do Cinema Mundo, o pós-humanismo terá como ponto de foco as temporalidades de uma narrativa de drama distópico. O cineclube exibirá nesta quinta-feira, 25 de maio, às 18h30, o filme “Cities of last things” (Wi Ding Ho, 2018). Neste longa-metragem, um enredo distópico que se desenrola em cronologia inversa, um homem com um passado complicado vinga-se dos indivíduos que o prejudicaram décadas atrás. A exibição comentada será no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), a atividade é gratuita e aberta à comunidade.
Sobre os/as convidados/as para o debate:
Atílio Butturi é professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. É doutor e mestre em Linguística (UFSC), com graduação em Letras (UEPG).
Sabrina Moura Aragão é professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina. É doutora em Estudos da Tradução (USP), mestra em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos (USP), com graduação em Letras (USP).
O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme “Ganja & Hess” do diretor Bill Gunn. A sessão será na sexta-feira, dia 26 de maio, às 20h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), ou no auditório do CFH em caso de chuva. O último filme integra a mostra Blaxploitation desse mês de maio. Blaxploitation é o movimento ciematográfico estadunidense das décadas de 60-70 que buscava formar um cinema feito por negros, para negros e sobre negros.
Sobre o filme
Com uma nova proposição narrativa e estética sobre o vampirismo como alegoria de classe e de raça, Ganja & Hess revela o horror da questão racial nos EUA; negros têm seu sangue sugado por seu trabalho, mas nunca o direito de morrer.
“Sempre estive levemente ciente da injustiça que o artista negro sofre ao tentar criar em um mundo branco. Mas eu estava enfurecido e perto da insanidade por causa das injustiças cometidas contra mim e outras pessoas na sociedade norte-americana, percebendo finalmente que não poderia funcionar em tal estado sem cometer um assassinato. Passei a usar a ambição pessoal como proteção contra o que acabaria por me destruir: minha aversão apaixonada por coisas como estupidez e pobreza de espírito.”
Bill Gunn, escritor e diretor, que lançou em Nova York no 20 de abril de 1973. O filme estreou no Festival de Cinema de Cannes em 1973 e foi selecionado como um dos “Dez Melhores Filmes Americanos da década de 1970”.
Apesar de ter sido louvado no exterior, foi fortemente criticado e discriminado pela crítica estadunidense. Como forma de manifesto, resposta à crítica, Gunn escreve a carta “To Be a Black Artist” (Ser um Artista Negro).
“Tem tempos em que a crítica branca deve se calar, sentar e ouvir. Se o crítico não é capaz de ouvir e aprender, então ele não deve nem mesmo se preocupar com a criatividade negra. (…) Seus jornais e críticos devem perceber que estão condicionando o teatro e a criatividade negra com a crítica branca. Talvez, se a moda do filme negro continuar, a imprensa branca se verá frente à necessidade de contratar críticos negros. Mas se vocês puderem parar a moda, nenhuma contratação será necessária.” Bill Gunn, autor e diretor de Ganja&Hess, na carta “To Be a Black Artist,” 1973, NY.
País: Estados Unidos
O livro “Filosofia Feminista” foi organizado pelas filósofas e professoras Maria de Lourdes Borges, Susana de Castro e Márcia Tiburi. É uma publicação da Editora SENAC SP. O lançamento será na Igrejinha da UFSC no dia 30 de maio, terça-feira, às 18h. O objetivo é apresentar correntes e temas da filosofia feminista. Em relação às diversas correntes, o livro aborda a filosofia feminista universalista, a ética do cuidado, o feminismo decolonial e entre outras. Foi dado ênfase também às versões feministas das divisões tradicionais da filosofia: ética feminista, epistemologia feminista, estética feminista.
A publicação é voltada para o público interessado em filosofia feminista e feminismo, tendo o propósito de apresentar esses temas numa linguagem acessível. Há capítulos escritos por várias docentes do Departamento de Filosofia da UFSC, bem como egressas e doutorandas, que estarão presentes no lançamento.
Sobre as organizadoras
Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Fez pós-doutorado na University of Pennsylvania (1999), na Humboldt Universität (2006) e na Columbia University (2014).Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant, Hegel, ética, emoções e filosofia feminista. Publicou “What can Kant teach us about emotions” no The Journal of Philosophy e “Physiology and the Controlling of Affects in Kant’s Philosophy” no Kantian Review, além de vários livros e artigos sobre Kant, Hegel, ética, emoções e filosofia feminista
É autora dos livros “História e Metafísica em Hegel”, “Amor”, “Tudo o que você precisa saber sobre Ética”, “Atualidade de Hegel”, “Body and Justice”, “Razão e Emoção em Kant”; Emotion, Reason and Action in Kant (Bloombury, 2019). É organizadora do livro Filosofia: machismos e feminismos, entre outros. Foi coordenadora da pós-graduação em Filosofia da UFSC. Participa das seguintes redes internacionais de estudos kantianos: Multilateral Kant, Contemporary Kant Project, Kant in South America (KANTINSA, Horizon/Marie Curie). Foi Secretária de Cultura e Arte da UFSC e atualmente é presidente da Sociedade Kant Brasileira.
Susana de Castro possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Filosofia – Ludwig Maximilian Universität München (2003) e pós-doutorado em filosofia na CUNY Graduate Center (2015). Professora Associada do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da UFRJ. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente com os seguintes temas: metafísica antiga (esp. Aristóteles), filosofia da educação, neopragmatismo, estudos de gênero. Coordena o laboratório Antígona de Filosofia e Gênero. Coordena o projeto de pesquisa de extensão “temas filosóficos na literatura”. Autora dos livros “Filosofia e Gênero” (2014), “Ontologia” (2008), “As mulheres das tragédias gregas: poderosas?” (2011) e “Aristóteles: uma introdução”, entre outros livros e capítulos de livros.
Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) com ênfase em Filosofia Contemporânea. Pós-doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP. É professora convidada da Universidade Paris 8. Temas de interesse: filosofia contemporânea, filosofia da linguagem, ética, estética, política e feminismo.
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações extraídas do Curriculum Lattes das organizadoras.
A área de italiano do departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC, em colaboração com o Departamento Artístico Cultural (DAC), a Secretaria de Cultura e Arte (SeCArtE), o Cinema do CIC e o Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina, promove evento aberto ao público com palestras e apresentações artístico-musicais em italiano com entrada gratuita. A programação é em referência ao 2 de junho, que marca a Proclamação da República italiana.
Programação gratuita:
Sexta-feira | 02 de Junho | Igrejinha da UFSC
10h | Abertura do evento com a Palestra on-line do professor italiano Giorgio Massei da Universidade de Macerata e da Dante Alighieri, intitulada “La festa del due giugno, tra ingua e identità nazionale”. Mediação Sergio Romanelli (UFSC), Alessandra Carioni (CIB) e Cleide Giacomelli (CIB)
11h15 | Leitura dramatizada – “La Patria”, da poetisa italiana Patrizia Cavalli com os integrantes do projeto de extensão “Do texto à cena” do Curso de Letras Italiano: Amanda Bruno de Mello, Luciáh Tavares, Mariele Tortelli, Mônica Medeiros, Paulo Minardi, Sergio Romanelli e Soraia Fachini. Tal projeto de extensão, suspenso por causa do covid desde 2020, retomou suas atividades no semestre passado coordenado pelos professores Claudia Alves, Patrícia Peterle e Sergio Romanelli.
11h40 | “Censurate” (Clássicos italianos censurados) show musical com Dhanilo Macedo (voz), Michel Antoniolli (piano), Pedro Henrique Barbosa (violão) e Sergio Romanelli (voz).