Agenda Cultural
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme El Jockey, dirigido por Luis Ortega, em 23 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Na obra, Remo Manfredini (Nahuel Perez Biscayart) é um jóquei lendário, mas seu comportamento autodestrutivo começa a ofuscar seu talento e ameaçar seu caso de amor com Abril (Úrsula Corberó). No dia da corrida mais importante de sua carreira, que o libertará de sua dívida com o mafioso Sirena (Daniel Gimenez Cacho), ele sofre um grave acidente, desaparece do hospital e vagueia pelas ruas de Buenos Aires. No entanto, os capangas de Sirena estão determinados a encontrá-lo, vivo ou morto.
El Jockey
Matem o Jóquei!
Direção: Luis Ortega
Roteiro: Luis Ortega, Rodolfo Palacios, Fabian Casas
Gênero: Comédia/Policial
Duração: 1h 36min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Nahuel Pérez Biscayart, Úrsula Corberó, Daniel Giménez Cacho, Daniel Fanego, Osmar Núñez, Roberto Carnaghi, Luis Ziembrowski, Jorge Prado, Adriana Aguirre, Mariana Di Girólamo, Roly Serrano
A Coordenadoria de Gestão Ambiental (CGA) e a Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abrem as inscrições para a Semana do Meio Ambiente UFSC 2025, que acontecerá de 26 a 30 de maio, das 8h30 às 19h, com atividades sediadas no campus Trindade e também por toda Florianópolis. As inscrições devem ser realizadas até 26 de maio pela página UFSC Sustentável.
Dentre os destaques da edição deste ano está a presença do climatologista Carlos Nobre, cientista reconhecido internacionalmente por suas contribuições sobre as mudanças climáticas e os impactos no bioma amazônico. Carlos Nobre se une à professora do Departamento de Oceanografia da UFSC Regina Rodrigues para uma palestra, ou ecotalk, no dia 27 de maio, às 10h30 sobre mudanças climáticas e a Amazônia.
O evento marca uma década do programa UFSC Sustentável e tem uma programação voltada à sensibilização ambiental, bem-estar e sustentabilidade. Com atividades gratuitas, abertas ao público e com emissão de certificado, a Semana trará ecotalks, visitas, oficinas, yoga, poesia, trilha para crianças, cine paredão, mutirão e exposições.
Para mais informações, acesse a programação completa.
O Grupo de Xadrez Aberto da UFSC, projeto de extensão do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC), promoverá, na quarta-feira, 28 de maio, em frente à Reitoria I, das 11h30 às 13h, a 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC. Nesta edição, a simultanista será Beatriz Frattini, uma atleta em ascensão no cenário enxadrístico brasileiro.
Frattini, 20 anos, é estudante de Direito na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nascida em Socorro, São Paulo, joga xadrez desde os 11 anos de idade. Em 2019, conquistou o título de Candidata a Mestre Feminina (CMF) pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE). É tricampeã brasileira (2018, 2019, 2021) e campeã sul-americana escolar (2018). Representou a UFSC nos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) de 2024, conquistando o ouro na modalidade individual e contribuindo para a vitória coletiva da equipe feminina. Além disso, representou Santa Catarina nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e tem se destacado em competições nacionais.
As inscrições para participação na simultânea serão realizadas no local. A 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC conta com o apoio do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (DECL/SeCArtE). Mais informações podem ser encontradas no perfil do Instagram @xadrezufsc.
>> Serviço
O quê: 3ª edição da Simultânea de Xadrez na Feirinha da UFSC
Quando: 28/05/2025 | quarta-feira | das 11h30 às 13h
Onde: em frente à Reitoria I | Praça da Cidadania – UFSC
Quanto: evento gratuito e aberto para toda toda comunidade, inscrições no local
Informações: Grupo de Xadrez Aberto da UFSC – @xadrezufsc
O projeto Livro na Praça: ler para se libertar, organizado pela Editora da UFSC (EdUFSC), promove a apresentação do livro As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786, um bate-papo com o arquiteto e um dos autores da obra, Roberto Tonera. O evento ocorre em 30 de maio, sexta-feira, às 18h, na Igrejinha da UFSC.
A publicação resgata um manuscrito histórico elaborado em 1786 pelo engenheiro militar José Correia Rangel, que reúne um acervo documental sobre as tropas, os armamentos, os mapas e as fortificações presentes na região Sul do Brasil no século XVIII. O livro apresenta o fac-símile do original com transcrição atualizada, textos explicativos, imagens das estruturas remanescentes, iconografia da época, glossário ilustrado, bibliografia e um CD-ROM com material complementar. A obra é um instrumento para o estudo da história, arquitetura, engenharia militar e patrimônio cultural brasileiro.
>> Serviço
O quê: Livro na Praça: ler para se libertar – As defesas da Ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro em 1786
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quando: 30/05/2025 | sexta-feira | 18h
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: Editora da UFSC | eventos.editora@contato.ufsc.br
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Sasquatch Sunset, dirigido por David e Nathan Zellner, em 30 de maio, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Nas florestas enevoadas da América do Norte, uma família de Pés-Grandes — possivelmente a última de sua espécie enigmática — embarca em uma jornada absurda, épica, hilária e, em última análise, comovente durante um ano. Gigantes peludos e nobres, eles lutam pela sobrevivência ao se verem em rota de colisão com o mundo ao redor em constante mudança.
A sessão faz parte dos eventos da Semana do Meio Ambiente 2025, realizada pela UFSC Sustentável de 26 a 31 de maio. A programação completa pode ser conferida no site do evento.
SASQUATCH SUNSET
O Crepúsculo do Pé Grande
Direção: David e Nathan Zellner
Roteiro: David Zellner
Gênero: Comédia/Aventura
Duração: 1h 28min
Ano: 2024
Classificação: 18 anos
Elenco: Jesse Eisenberg, Riley Keough, Nathan Zellner, Christophe Zajac-Denek
Nos dias 4 e 5 de junho, será realizada a Mostra da 8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual, com exibições simultâneas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Na UFSC, as sessões de curtas-metragens universitários ocorrerão na Sala de Projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O festival apresentará obras nas categorias ficção, documentário e experimental, realizadas por estudantes de Instituições de Ensino Superior da Região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), bem como da Argentina e do Uruguai.
A edição de 2025 recebeu mais de 60 inscrições. A curadoria, composta por docentes universitários e profissionais da área do audiovisual, selecionou 16 produções para a mostra competitiva: 10 curtas de ficção, 2 documentários e 4 obras experimentais. Entre os curtas de ficção e experimental, destaca-se a presença de quatro animações, demonstrando a diversidade técnica e estética das produções inscritas.
O Festival Assimetria se apresenta como uma iniciativa de fomento à visibilidade e à valorização da produção audiovisual universitária, buscando promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes, docentes e profissionais da área. Ao propiciar uma janela de exibição, reflexão crítica e reconhecimento artístico da produção de estudantes universitários, o evento contribui de forma significativa para o fortalecimento do campo audiovisual no Brasil, incentivando a formação de novas gerações de realizadores e a circulação de narrativas plurais, em diálogo com os desafios contemporâneos do fazer cinematográfico.
A votação do júri popular ocorrerá presencialmente durante as sessões da Mostra. A participação do público é fundamental para o êxito da iniciativa.
O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvido em parceria com o Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em Florianópolis, o festival conta com o apoio do Departamento de Artes da UFSC e dos cineclubes Rogério Sganzerla e Cine Groovy; em Santa Maria, recebe apoio dos laboratórios VIS, LABART e PPGART (UFSM), além da TV OVO e do Cineclube da Boca (UFSM).
Mais informações disponíveis no perfil oficial do evento: @festivalassimetria
O Laboratório de História Indígena da Universidade Federal de Santa Catarina (Labhin/UFSC) promove o Cine Labhin: mostra de cinema indígena. O evento ocorrerá quinzenalmente nas quartas-feiras, a partir das 15h, iniciando no dia 7 de maio com o documentário Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra É Nossa! (2021), no miniauditorio do CFH.
A mostra terá em sua curadoria produções cinematográficas de indígenas selecionadas pela doutoranda Ana Cristina Martinez no âmbito do projeto Por Histórias Indígenas plurais: reflorestando Ações e Saberes em Ensino, Pesquisa e Extensão.
A mostra de Cinema Indígena é coordenada pelas professoras Dra. Juliana Salles Machado e Adriana Kaingang, do Departamento de História no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
Mais informações na página do Instagram do Laboratório de História Indígena (Labhin).
Nos dias 4 e 5 de junho, será realizada a Mostra da 8ª edição do Assimetria – Festival Universitário de Cinema e Audiovisual, com exibições simultâneas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Na UFSC, as sessões de curtas-metragens universitários ocorrerão na Sala de Projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O festival apresentará obras nas categorias ficção, documentário e experimental, realizadas por estudantes de Instituições de Ensino Superior da Região Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), bem como da Argentina e do Uruguai.
A edição de 2025 recebeu mais de 60 inscrições. A curadoria, composta por docentes universitários e profissionais da área do audiovisual, selecionou 16 produções para a mostra competitiva: 10 curtas de ficção, 2 documentários e 4 obras experimentais. Entre os curtas de ficção e experimental, destaca-se a presença de quatro animações, demonstrando a diversidade técnica e estética das produções inscritas.
O Festival Assimetria se apresenta como uma iniciativa de fomento à visibilidade e à valorização da produção audiovisual universitária, buscando promover o intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes, docentes e profissionais da área. Ao propiciar uma janela de exibição, reflexão crítica e reconhecimento artístico da produção de estudantes universitários, o evento contribui de forma significativa para o fortalecimento do campo audiovisual no Brasil, incentivando a formação de novas gerações de realizadores e a circulação de narrativas plurais, em diálogo com os desafios contemporâneos do fazer cinematográfico.
A votação do júri popular ocorrerá presencialmente durante as sessões da Mostra. A participação do público é fundamental para o êxito da iniciativa.
O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), desenvolvido em parceria com o Curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Em Florianópolis, o festival conta com o apoio do Departamento de Artes da UFSC e dos cineclubes Rogério Sganzerla e Cine Groovy; em Santa Maria, recebe apoio dos laboratórios VIS, LABART e PPGART (UFSM), além da TV OVO e do Cineclube da Boca (UFSM).
Mais informações disponíveis no perfil oficial do evento: @festivalassimetria
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Bird, dirigido por Andrea Arnold, em 6 de junho, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Bailey (Nykiya Adams) é uma garota que vive em uma ocupação nos subúrbios do condado de Kent, no sudeste da Inglaterra, com o irmão, Hunter (Jason Buda), e o pai, Bug (Barry Keoghan) — que anda absorvido em experiências de negócios com sapos alucinógenos. Sem que lhe prestem muita atenção, a adolescente começa a procurar aventuras noutros lugares e conhece Bird (Franz Rogowski), um estranho homem que busca a sua mãe, há muito tempo desaparecida.
BIRD | Trailer Legendado PT | Nykiya Adams | Barry Keoghan | Franz Rogowski
BIRD
Pássaro
Direção: Andrea Arnold
Roteiro: Andrea Arnold
Gênero: Drama/Fantasia
Duração: 1h 59min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Nykiya Adams, Barry Keoghan, Franz Rogowski, Frankie Box, Jason Buda, Jasmine Jobson, James Nelson-Joyce, Jason Williamson, Rhys Yates
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 9 de junho, a partir das 18h, a edição do mês da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, roda de conversa, Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
>> Programação
18h | Discotecagem com Murilo Montoia e DJ Makalrj
19h | Roda de conversa “a importância da presença feminina no rap”
20h30 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 30s)
>> Premiação
1º lugar | Arte Caiotrevisanart + livro + piteiras de vidro Tarcioglass
2º lugar | Piteiras de vidro Tarcioglass
>> Inscrições
Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras
O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), Caiotrevisanart e Tarcioglass.
>> Serviço
O quê: Batalha do Conviva
Quando: 09/06/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: @batalhadoconviva
O cineclube Cinecittà, do curso de graduação em Letras Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Leitorado Italiano in loco, exibe o filme Il Postino (“O carteiro e o poeta”, 1994), dos diretores Massimo Troisi e Michael Radford, nesta sexta-feira, 13 de junho, às 15h. Aberta ao público e com entrada gratuita, a exibição será realizada na Sala Machado de Assis, no bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE).
Sinopse
Durante seu exílio em uma ilha do sul da Itália, Pablo Neruda conhece Mario, um homem simples que fica encarregado de entregar a intensa correspondência do poeta. Aos poucos os dois homens, tão diferentes um do outro, se tornam amigos.
Gênero: Comédia/Romance; Duração: 1h48min.
Para mais informações, acesse @letrasitalianoufsc e @cinecitta.ufsc no Instagram.
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Il Mare, dirigido por Hyun-seung Lee, em 13 de junho, sexta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Eun-joo, ao mudar-se da casa conhecida como ‘Il Mare’, deixa um cartão de natal para o eventual novo morador, em 1999. Neste cartão ela pede para que este novo proprietário envie para o seu novo endereço a correspondência recebida em seu nome. Em 1997, Sung-hyun, o primeiro proprietário de ‘Il Mare’, encontra o cartão de natal de Eun-joo. Percebem então que estão separados por dois anos no tempo, mas que podem se comunicar através da caixa de correio.
IL MARE
A Casa à Beira-Mar
Direção: Hyun-seung Lee
Roteiro: Eun-Jeong Kim, Mi-Yeong Kim, Won Tae-yeon, Ji Na Yeo
Gênero: Romance/Fantasia
Duração: 1h45min
Ano: 2000
Classificação: 12 anos
Elenco: Jung-Jae Lee, Ji-hyun Jun, Mu-saeng Kim, Seung-Yeon Jo, Yun-jae Min, Yun-Yeong Choe, Kim Eun-ju, Han Sung-hyun
O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Oeste Outra Vez, dirigido por Erico Rassi, em 18 de junho, quarta-feira, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis.
Na Chapada dos Veadeiros, no sertão de Goiás, uma rivalidade intensa e destrutiva desperta entre Totó (Ângelo Antônio) e Durval (Babu Santana), ambos abandonados pela mesma mulher. Confrontados com suas próprias vulnerabilidades, os dois encaram um conflito brutal, que reflete disputas pessoais, o choque de tradições e a inevitável passagem do tempo. Aos poucos, as cicatrizes de um passado repleto de desilusões e perdas irreparáveis são expostas, enquanto cada desavença intensifica a tensão das batalhas internas.
Oeste Outra Vez
Direção: Erico Rassi
Roteiro: Erico Rassi
Gênero: Drama/Faroeste
Duração: 1h 37min
Ano: 2024
Classificação: 14 anos
Elenco: Ângelo Antônio, Babu Santana, Rodger Rogério, Antônio Pitanga, Adanilo, Daniel Porpino, Tuanny Araújo
O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Homem com H, de Esmir Filho, em 27 de junho, sexta-feira, às 19h. A exibição corre no Bosque no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. O evento é gratuito.
Homem com H conta a história do cantor e ícone queer Ney Matogrosso, interpretado por Jesuíta Barbosa, da infância à maturidade. Dono de uma voz inconfundível, Ney morava na pequena cidade de Bela Vista (MS), onde os embates com o pai, que insistia que o menino “virasse homem”, levaram-no a se afastar da família. Anos depois de sair de casa, em São Paulo, estreou na vida artística como vocalista dos Secos e Molhados, dando início às performances históricas que o definiram como um dos maiores artistas brasileiros da atualidade.
Mais informações no Instagram do projeto.
Dando continuidade às suas atividades de difusão de filmes latino-americanos, o CineBuñuel exibe o longa-metragem Hugo Blanco, Río Profundo (2019), dirigido por Malena Martínez. A sessão acontece nesta sexta-feira, 27 de junho, às 19:00, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A exibição é aberta ao público e a entrada é franca.
Hugo Blanco, Río Profundo é um documentário sobre a vida e a luta do ativista camponês peruano Hugo Blanco. O filme combina entrevistas e material de arquivo para mostrar seu compromisso com os direitos dos camponeses e seu papel na reforma agrária no Peru, assim como seu posterior ativismo em defesa do meio ambiente e dos direitos indígenas.
A exibição do documentário faz parte do Ciclo El Coraje del Pueblo, uma seleção de filmes que abordam as lutas das coletividades e suas estratégias de organização e resistência. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
No dia 2 de julho, quarta-feira, o Instituto IMPAR de Joinville, promove na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o encontro formativo Diálogos Arte para Todos. A atividade, gratuita e aberta à comunidade, acontecerá das 8h30 às 10h30 no Teatro Carmen Fossari do Departamento Artístico Cultural (DAC).
Com mais de uma década de atuação na promoção da acessibilidade cultural, o Instituto IMPAR compartilhará saberes e práticas acumuladas em experiências artísticas com pessoas com deficiência, neurodivergentes e/ou com transtorno mental. O encontro será mediado por Iraci Seefeldt (atriz, produtora cultural e consultora em acessibilidade) e Robson Benta (ator, professor e diretor de teatro).
A ação integra o projeto Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos, que percorre as seis mesorregiões de Santa Catarina, levando formação a 12 instituições de ensino superior. Em Florianópolis, o evento conta com a produção local da Federação Catarinense de Teatro e da artista Bia Alvarez.
O programa é viabilizado pelo Instituto IMPAR por meio do Programa de Incentivo à Cultura, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura, da Secretaria de Saúde de Joinville e com patrocínio de empresas como Krona, Docol e Instituto Ingo Doubrawa.
As inscrições podem ser feitas pelo formulário online.
O Instituto IMPAR (Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento), fundado em 2011 em Joinville (SC), é uma associação cultural sem fins lucrativos dedicada à promoção da arte como ferramenta de inclusão, saúde e cidadania. Com foco em acessibilidade cultural, o IMPAR desenvolve projetos voltados a pessoas com deficiência, oferecendo oficinas de teatro, dança, música e artes visuais. O Instituto também mantém parceria com a Secretaria da Saúde de Joinville, oferecendo oficinas gratuitas para usuários do SUS como complemento terapêutico.
>> Serviço
O quê: Encontro formativo Diálogos Arte para Todos
Quando: 02/06/2025 | quarta-feira | das 8h30 às 10h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Atividade, gratuita e aberta à comunidade
Inscrições: Formulário online
Informações: Instituto IMPAR – impar.art.br | impar@impar.art.br | @instituto_impar | (47) 99672-0034
O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme The Phoenician Scheme, de Wes Anderson, na sexta-feira, 4 de julho, às 19h. A exibição ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. O evento é gratuito.
Com roteiro de Wes Anderson e Roman Coppola, a comédia com toques de thriller tem 1h41min de duração e é indicada para maiores de 14 anos. O elenco inclui Benicio Del Toro, Mia Threapleton, Michael Cera, Riz Ahmed, Willem Dafoe, Tom Hanks, Scarlett Johansson, Bill Murray, entre outros.
Na trama, o excêntrico magnata Zsa-Zsa Korda sobrevive ao seu sexto acidente de avião e decide nomear sua filha, a freira Liesl, como herdeira de sua fortuna. Juntos, eles viajam pelo mundo em busca de parcerias para consolidar um ambicioso empreendimento global — o “Esquema de Infraestrutura Fenício Korda Terra e Mar”. No entanto, a proposta logo atrai a atenção de espiões, terroristas e assassinos.
Mais informações no Instagram do projeto.
O Coletivo Batalha do Conviva, juntamente com o Coletivo Batalha da 196, promove na próxima segunda-feira, 7 de julho, às 19h30, o Cine-Debate com o documentário Resistência 196: Conectando arte e conhecimento, no Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no bairro Trindade, em Florianópolis.
O documentário aborda a história da Batalha da 196, única batalha de rap de Biguaçu. O filme mostra a luta e os desafios enfrentados pelo coletivo para manter as atividades do projeto. A 196 tem uma trajetória de 10 anos fomentando a cultura hip hop e transformando vidas através da arte. A batalha ocorre aos domingos, a partir das 18h, na Praça João Marcondes de Mattos, no quilômetro 196 (o qual dá nome ao projeto) da BR-101, no município de Biguaçu. O documentário é dirigido por Maria Clara Souto, artista e produtora audiovisual; a apresentação ficou a cargo dos artistas Urso do Tibu, Alcatéia e OG D’Silva, que estão entre os idealizadores da Batalha da 196. O projeto foi realizado por meio de edital público da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer do município de Biguaçu (Secetul), com recursos da Lei Paulo Gustavo.
O Coletivo Batalha do Conviva realiza mensalmente atividades artístico-culturais abertas ao público no hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. As atividades incluem batalhas de rimas, declamação de poesias, grafite, danças etc. O projeto tem suas raízes na luta antirracista e busca enaltecer e divulgar a cultura afro-brasileira por meio de atividades que giram em torno do hip-hop, expressão cultural urbana que dialoga com a realidade brasileira.
Após a exibição do documentário, haverá um debate com os rappers OG D’Silva, Urso do Tibu e Alcatéia.
Para mais informações, acesse o Instagram da Batalha do Conviva ou o Instagram da Batalha da 196.
>>Serviço:
O quê: Cine-debate Resistência 196: Conectando arte e conhecimento
Quando: 07/07/2025 | segunda-feira | 19h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Sessão gratuita com entrada franca
Informações: @batalhadoconviva | @abatalhada196
O Cinecittà, cineclube do leitorado in loco do curso de Letras – Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a exibição do filme O trem italiano da felicidade (Il treno dei bambini) no dia 11 de julho, às 15h, na Sala Machado de Assis, Bloco B, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A entrada é gratuita.
>> Sinopse:
O filme mostra a história de Amerigo, um menino que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial na Itália e que vive em Nápoles com a mãe, num contexto de fome e pobreza extrema. A sua mãe decide enviá-lo num dos comboios que o Partido Comunista Italiano providencia para levar as crianças para as regiões do norte, com famílias adotivas que as podem alimentar e oferecer-lhes uma melhor educação.
Os interessados podem obter mais informações através do Instagram do curso de Letras – Italiano e do Instagram do projeto.
>> Ficha Técnica:
Direção: Cristina Comencini
Roteiro: Viola Ardone, Furio Andreotti, Giulia Calenda, Camille Duguay e Cristina Comencini
Elenco: Stefano Accorsi, Christian Cervone, Barbara Ronchi, Serena Rossi, Francesco Di Leva, entre outros.
Gênero: Drama
Duração: 1h46min
Ano: 2024
Classificação: 12 anos
>> Serviço:
O quê: Cinecittà O trem italiano da felicidade
Quando: 11/07/2025 | sexta-feira | 15h
Onde: Sala Machado de Assis | Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 12 anos
Informações: Instagram do projeto | Instagram do curso de Letras – Italiano
A próxima edição do Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta ao público o filme Away, de Gints Zilbalodis. A animação será exibida na sexta-feira, 11 de julho, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. A entrada é gratuita.
>> Sinopse:
Do mesmo criador da animação Flow, Away segue um garoto que viaja por uma terra misteriosa, cruzando desertos estéreis e belas florestas e perseguido por um espírito escuro implacável. Ao longo do caminho vai criando vários vínculos com diferentes animais e reflete sobre o que o levou àquela ilha.
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto e o trailer do filme.
>> Ficha Técnica:
Direção: Gints Zilbalodis
Roteiro: Gints Zilbalodis
Gênero: Animação/Aventura
Duração: 1h 15min
Ano: 2019
Classificação: Livre
>> Serviço:
O quê: Cine Paredão Away
Quando: 11/07/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do CFH | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: Livre
Informações: Instagram | Trailer
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC) divulga a chamada pública para participação na 10ª edição do Experimenta. O Edital visa selecionar propostas artísticas e culturais, nas mais diversas linguagens, para que sejam realizadas de maneira não remunerada, nos campi da UFSC. Este ano o Experimenta será realizado entre os dias 22 a 28 de setembro de 2025 com o tema Rufar os tambores: O samba vai passar.
>> Acesse: Edital 021/2025/SeCArtE/UFSC
O edital objetiva selecionador propostas artísticas, culturais e de lazer, nas áreas de artes visuais, audiovisual, música, dança, exposição, literatura, oficina, palestra, roda de conversa, teatro, entre outras, para que sejam realizadas de maneira não remunerada durante a 10ª edição do Experimenta nos campi da UFSC.
Podem participar da seleção os servidores docentes e técnico-administrativos integrantes do quadro de pessoal permanente da Universidade, no efetivo exercício de suas atividades, e discentes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de graduação e pós-graduação da UFSC e também e trabalhadores terceirizados. As inscrições estão disponíveis de 14 de julho até 17 de agosto de 2025 e serão realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico.
O Experimenta – mostra de cultura, arte e lazer, é um evento anual organizado pela SeCArtE que visa promover a produção e socialização artística e cultural da Universidade, no campo do ensino, da pesquisa e extensão, incentivando a participação de estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes, bem como dos trabalhadores terceirizados.
Com a temática Rufar os tambores: o samba vai passar, a 10ª Edição do Experimenta busca celebrar a diversidade cultural brasileira por meio de uma das expressões artísticas que tem sua cadência na base da história e identidade brasileira: o samba.
O Experimenta, nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025 acolhe o Congresso Nacional do Samba (Conasamba), o maior Congresso de Carnaval do País, organizado pela Federação Nacional das Escolas de Samba, composto pelas Ligas das Escolas de Samba. Com o tema Sankofa, o nosso futuro vem de longe, o evento promove reflexões sobre ancestralidade, cultura popular e o futuro das escolas de samba no Brasil.
A programação do Conasamba inclui debates e mesas temáticas com pesquisadores e representantes de escolas de samba, oficinas e encontros culturais e apresentações artísticas e celebrações carnavalescas. “Neste encontro especial, a Universidade se transforma em um palco aberto, onde a tradição se encontra com a inovação, e a força do samba se manifesta em suas múltiplas faces” destaca Jeferson Antonio Costa – Diretor de Eventos da Liga das Escola de Samba de Florianópolis (LIESF) e estudante do Curso de Ciências Sociais da UFSC.
O Experimenta é um evento aberto ao público e gratuito, logo, a SeCArtE convida a comunidade interna a UFSC para participar com seu saber-fazer artístico-cultural, bem como fica o convite a comunidade externa para participar conosco dessa roda.
>> Cronograma
Divulgação do edital: 11/07/2025
Período para inscrição das propostas: 14/07/2024 a 17/08/2025
Divulgação do resultado preliminar: 20/08/2025
Período para recurso: 21/08/2025 a 25/08/2025
Divulgação do resultado final: 28/08/2025
>> Serviço
O quê: seleção de propostas para a 10ª edição do Experimenta – Rufar os tambores: O samba vai passar
Quando: 14 de julho a 17 de agosto de 2025
Acesse: Edital 021/2025/SeCArtE/UFSC
Contato: experimenta.secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 14 de julho, a partir das 18h, a seletiva regional para a Batalha do Conhecimento – Floripa, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem, Rua Declama e Batalha de Conhecimento. A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
>> Programação
18h | Discotecagem com @glazer_excuse e @djmakalrj
20h | Rua Declama
20h15 | Batalha de Conhecimento (8 ou 16 MCs / 40s)
>> Premiação
1º lugar: livro + vaga para o regional de conhecimento
2º lugar: livro
>> Inscrições
Inscrições por ordem de chegada
50% das vagas reservadas para mulheres, PcDs, indígenas, pessoas LGBTQIAPN+ e pessoas negras
O Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC), em parceria com a Cátedra Antonieta de Barros/UFSC, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Governo Federal e Ministério das Mulheres, convida todas as mulheres da comunidade universitária para a Conferência Livre de Políticas para as Mulheres. A conferencia será realizada no dia 12 de agosto, terça-feira, às 18h30 no Auditório do Centro Socioeconômico (CSE/UFSC). As inscrições gratuitas estão disponíveis por meio de formulário eletrônico.
O evento integra as ações preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) e tem como objetivo promover um espaço de escuta, diálogo e construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres.
Podem participar da conferencia estudantes, professoras, técnicas, servidoras, terceirizadas, pesquisadoras e demais interessadas. A atividade é gratuita e aberta ao público.
A Conferência Livre é uma oportunidade de exercício da cidadania ativa, onde mulheres podem contribuir diretamente na formulação de políticas públicas a partir de suas vivências, necessidades e propostas.
É um momento essencial para o fortalecimento da democracia e da equidade de gênero na universidade e na sociedade. Participar é afirmar que políticas públicas devem ser construídas coletivamente, com base nas experiências reais da população.
Ao ocuparmos esse espaço, contribuímos com ideias, críticas, demandas e sonhos que podem orientar ações do Estado e ampliar direitos.
Informações: Instituto de Estudos de Gênero – estudosdegenero@gmail.com – @iegufsc
Em parceria com a Mostra Fita de Cinema, de Joaçaba, o Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima sexta-feira, 15 de agosto, às 19h, o documentário Mr. Sganzerla: Os Signos da Luz, de Joel Pizzini. O filme será exibido no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), em Florianópolis. A entrada é gratuita.
>> Sinopse:
Filme-ensaio que recria o ideário do cineasta catarinense Rogério Sganzerla por meio dos signos recorrentes em sua obra: Orson Welles, Noel Rosa, Jimi Hendrix e Oswald de Andrade, que são consideradas as matrizes de seu pensamento. O método de criação, a musicalidade do olhar, o estilo inovador na montagem, o duo com a atriz e companheira Helena Ignez, a parceria com Júlio Bressane na produtora Belair e a atitude iconoclasta do autor atravessam o filme numa linguagem que se contamina com a dicção vertiginosa do artista. Narrado em primeira pessoa, a partir de imagens raras e situações encenadas com personagens-chave de sua filmografia.
>> Ficha Técnica:
Direção: Joel Pizzini
Roteiro: Joel Pizzini
Gênero: Documentário
Duração: 1h 36min
Ano: 2011
Classificação: 14 anos
Elenco: Rogério Sganzerla, Helena Ignez, Ivan Cardoso, José Mojica Marins, Júlio Bressane, Djin Sganzerla, Arrigo Barnabé, Otávio Terceiro, Jorge Loredo, Guará Rodrigues, Orson Welles.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão ou o Instagram da Mostra Fita de Cinema.
>> Serviço:
O quê: Cine Paredão Mr. Sganzerla: Os Signos da Luz
Quando: 15/08/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do CFH | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 14 anos
Informações: Instagram do Cine Paredão | Instagram da Mostra Fita de Cinema | Trailer do filme
O IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul ocorrem de 16 a 19 de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento tem como tema central Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. A programação conta com conferências, mesas redondas, atividades culturais e mais.
Com cerca de 150 participantes e mais de 25 pesquisadores de universidades do Sul do Brasil, os eventos propõem diálogos sobre formação, infância, narrativas (auto)biográficas e práticas educativas inspiradas no acervo pictórico de Candido Portinari.
A abertura com o XII Piquenique Literário: Portinari na ilha ocorre no sábado (16), das 9h às 12h. A conversa de abertura sobre Infância, Literatura, Biografia terá a participação de Douglas Menegazzi, Priscila Freitas e Caroline Machado. Além disso, a programação contará com exposições, oficinas, mostra pedagógica das ações vinculadas aos projetos, atividades artístico-culturais, lançamento de livro e contação de história.
Já a Conferência de Encerramento com João Candido Portinari (participação remota), fundador e diretor-geral do Projeto Portinari ocorrerá na terça-feira (19), das 14h às 16h.
As inscrições podem ser feitas online. Mais informações no site do projeto e no Instagram do evento.
O IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul ocorrem de 16 a 19 de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento tem como tema central Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. A programação conta com conferências, mesas redondas, atividades culturais e mais.
Com cerca de 150 participantes e mais de 25 pesquisadores de universidades do Sul do Brasil, os eventos propõem diálogos sobre formação, infância, narrativas (auto)biográficas e práticas educativas inspiradas no acervo pictórico de Candido Portinari.
A abertura com o XII Piquenique Literário: Portinari na ilha ocorre no sábado (16), das 9h às 12h. A conversa de abertura sobre Infância, Literatura, Biografia terá a participação de Douglas Menegazzi, Priscila Freitas e Caroline Machado. Além disso, a programação contará com exposições, oficinas, mostra pedagógica das ações vinculadas aos projetos, atividades artístico-culturais, lançamento de livro e contação de história.
Já a Conferência de Encerramento com João Candido Portinari (participação remota), fundador e diretor-geral do Projeto Portinari ocorrerá na terça-feira (19), das 14h às 16h.
As inscrições podem ser feitas online. Mais informações no site do projeto e no Instagram do evento.
O IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul ocorrem de 16 a 19 de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento tem como tema central Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. A programação conta com conferências, mesas redondas, atividades culturais e mais.
Com cerca de 150 participantes e mais de 25 pesquisadores de universidades do Sul do Brasil, os eventos propõem diálogos sobre formação, infância, narrativas (auto)biográficas e práticas educativas inspiradas no acervo pictórico de Candido Portinari.
A abertura com o XII Piquenique Literário: Portinari na ilha ocorre no sábado (16), das 9h às 12h. A conversa de abertura sobre Infância, Literatura, Biografia terá a participação de Douglas Menegazzi, Priscila Freitas e Caroline Machado. Além disso, a programação contará com exposições, oficinas, mostra pedagógica das ações vinculadas aos projetos, atividades artístico-culturais, lançamento de livro e contação de história.
Já a Conferência de Encerramento com João Candido Portinari (participação remota), fundador e diretor-geral do Projeto Portinari ocorrerá na terça-feira (19), das 14h às 16h.
As inscrições podem ser feitas online. Mais informações no site do projeto e no Instagram do evento.
O IV Seminário Infância e Educação do Corpo na Obra de Portinari e III Encontro Regional da Biograph Sul ocorrem de 16 a 19 de agosto na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis. O evento tem como tema central Memória e Narrativas, Ciência e Arte contra a barbárie em tempos de mudanças climáticas, guerras e ódio. A programação conta com conferências, mesas redondas, atividades culturais e mais.
Com cerca de 150 participantes e mais de 25 pesquisadores de universidades do Sul do Brasil, os eventos propõem diálogos sobre formação, infância, narrativas (auto)biográficas e práticas educativas inspiradas no acervo pictórico de Candido Portinari.
A abertura com o XII Piquenique Literário: Portinari na ilha ocorre no sábado (16), das 9h às 12h. A conversa de abertura sobre Infância, Literatura, Biografia terá a participação de Douglas Menegazzi, Priscila Freitas e Caroline Machado. Além disso, a programação contará com exposições, oficinas, mostra pedagógica das ações vinculadas aos projetos, atividades artístico-culturais, lançamento de livro e contação de história.
Já a Conferência de Encerramento com João Candido Portinari (participação remota), fundador e diretor-geral do Projeto Portinari ocorrerá na terça-feira (19), das 14h às 16h.
As inscrições podem ser feitas online. Mais informações no site do projeto e no Instagram do evento.
Como parte das programação do Agosto Dourado, mês de proteção e incentivo à amamentação, o Serviço de Apoio à Amamentação (SAAM) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está promovendo o CineMãe Especial, com o filme Batalhão 6888. A classificação indicativa é 14 anos. A exibição será no Auditório Bloco E – Anexo, do Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH), do Campus de Florianópolis, nesta quinta-feira, 21 de agosto, às 10h.
>> Sinopse:
Baseado em eventos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial, o filme acompanha a trajetória do 6888º Batalhão do Diretório Postal Central, batalhão do exército norte-americano formado inteiramente por mulheres negras que atuou na recuperação e distribuição da correspondência entre os oficiais e soldados. Enfrentando o racismo e sexismo de seus compatriotas, a segregação dentro do exército norte-americano e as ameaças do conflito bélico, o Batalhão 6888 desempenhou um papel fundamental ao entregar milhões de cartas, levando esperança aos soldados do front.
>> Ficha Técnica:
Direção: Tyler Perry
Roteiro: Tyler Perry e Kevin Hymel
Gênero: Drama
Duração: 2h07
Ano: 2024
Classificação: 14 anos
Elenco: Kerry Washington, Ebony Obsidian, Milauna Jackson, Kylie Jefferson, Shanice Shantay, Sarah Jeffery, Pepi Sonuga, Moriah Brown, Jeanté Godlock.
Para mais informações, acesse o site do SAAM.
>> Serviço:
O quê: CineMãe Especial Batalhão 6888
Quando: 21/08/2025 | quinta-feira | 10h
Onde: Auditório Bloco E – Anexo | Centro de Filosofia e Ciência Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 14 anos
Contato: saam.proafe@contato.ufsc.br | (48) 3721-5945
Informações: SAAM
Na próxima sexta-feira, 22 de agosto, o Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme Sorry, Baby (Desculpe, Baby), de Eva Victor. A exibição é gratuita e ocorre no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a partir das 19h.
>> Sinopse:
Agnes (Eva Victor) está sofrendo depois de passar por um evento traumático após a entrega de sua tese em literatura. Quando uma amiga querida a visita, ela começa a perceber o quanto estava presa e começa a pensar em como seguir em frente. O filme explora a dor e o processo de cura de Agnes, enquanto ela lida com as consequências do trauma e a dificuldade de seguir em frente enquanto o mundo ao seu redor parece não ser afetado.
>> Ficha Técnica:
Direção: Eva Victor
Roteiro: Eva Victor
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 1h 44min
Ano: 2025
Classificação: 16 anos
Elenco: Eva Victor, Naomi Ackie, Louis Cancelmi, Lucas Hedges, Kelly McCormack, E.R. Fightmaster, John Carroll Lynch, Anabel Graetz, Hettienne Park, Cody Reiss.
Para mais informações, acesse o Instagram do Cine Paredão. Acesse o trailer do filme.
>> Serviço:
O quê: Cine Paredão Sorry, Baby
Quando: 22/08/2025 | sexta-feira | 19h
Onde: Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Classificação: 16 anos
Informações: Instagram | Trailer










