Agenda Cultural

mar
13
qua
Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres! @Praça da Cidadania
mar 13@10:30 – 12:30

Com intuito de denunciar a violência contra às mulheres no Estado de Santa Catarina, a atriz, professora e pesquisadora, Adriana Rio, aparentará na Praça da Cidadania da UFSC, às 10h30, na próxima quarta-feira, 13 de março, a oficina e instalação artística intitulada Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!.

Gratuita e aberta para toda comunidade, a atividade consiste em uma construção coletiva a partir da metodologia de uma oficina de pintura de sapatos femininos, como símbolo para denunciar a violência contra às mulheres em Santa Catarina, tendo como referência de dados o Observatório da Violência Contra a Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A ação também realizará uma performance para compor a instalação como divulgação do processo de trabalho e criação artística.

>> Sobre Adriana Rio

Adriana Rio em cena durante o espetáculo. “Conta Catarina”. Foto: Robson Ribeiro/Secom/UFSC

Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.

A atividade é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Serviço

O quê: Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!
Quando: 13/03/2024 | quarta-feira | 10h30
Onde: Praça da Cidadania – UFSC
Duração: 120min
Classificação indicativa: livre
Informações: 48 99819-2762 | @rio.adriana | rio.adrianas@gmail.com

jun
5
qua
X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil | X SLIJ @Centro de Cultura e Eventos da UFSC
jun 5@8:00 – jun 7@18:00

O X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (X SLIJ) e do VII Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (VII SELIPRAM): Viver espaços e tempos de mediação acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis, no período de 05 a 07 de junho de 2024, congregando pesquisadores envolvidos com o estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil e formação do leitor literário.

O evento é organizado pelo LITERALISE – Grupo de Pesquisa em Literatura Infanil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (UFSC/CNPq), com envolvimento do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/UFSC), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC), e do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia/UFSC. Conta com o apoio institucional dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC) e Programas de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PPGET/UFSC), grupos de pesquisa e projetos de extensão da UFSC, UDESC, Faculdade Municipal de Palhoça e o com o apoio de editoras locais e nacionais.

Objetivos

Objetivo Geral

Congregar professores de Educação Básica, em formação continuada e inicial, bem como pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em pesquisas sobre literatura infantil e juvenil, em particular aqueles cujas investigações relacionam-se à produção literária para crianças e jovens, às práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil em às práticas de mediação da leitura literária.

Objetivos Específicos

  • Fomentar a cultura, produção científica e artística no campo da literatura infantil e juvenil na UFSC e na comunidade externa a ela, por meio de um evento de visibilidade internacional.
  • Propiciar a reflexão e a análise de questões teórico-práticas e aplicadas relacionadas à pesquisa em literatura infantil e juvenil.
  • Possibilitar a divulgação de estudos teóricos e de práticas que possam contribuir para releituras com diferentes enfoques e abordagens postos sobre esse objeto de pesquisa.
  • Aproximar o professor-leitor de escritores e suas respectivas produções literárias para ampliação de conhecimentos sobre a literatura infantil e juvenil.