Agenda Cultural
Fando e Lis são dois jovens à procura de uma cidade misteriosa chamada Tar, símbolo da felicidade, da vida, da liberdade, do amor. Fando guia um carrinho de rodas levando sobre ele uma jovem paralítica. Os dois andam por uma paisagem de pedras e ruínas procurando por Tar. Mas sempre voltam ao ponto de partida. Nessa caminhada angustiante vão tropeçando em todo o tipo de aberrações. As imagens-símbolo se sucedem, revelando todo um mundo de intolerância, de frustrações, de impotências, de solidão.
A exibição com legendas em português será seguida de bate-papo, às 14h, no Auditório Elke Hering, da Biblioteca Universitária (BU). A sessão é aberta ao público e com entrada franca.
A Universidade Federal de Santa Catarina recebe apresentações do “Dança em Trânsito”, considerado um dos mais importantes eventos de dança contemporânea do Brasil. As apresentações serão:
– ENTRE-TANTOS do grupo UnderCrew Danilo d´Alma – Rio de Janeiro, RJ/Brasil.
– CONTIGO do grupo Cie O Último Momento – Toulouse/França.
Em frente ao Centro de Cultura e Eventos aberto a todos que quiserem prestigiar.
Na próxima quinta-feira, dia 01 de setembro, o Projeto Cinema Mundo/UFSC inicia a seleção de filmes com o tema “expressões do horror” apresentando o filme “Anticristo” (Antichrist, 2009, Dinamarca/França/Itália/Suécia/Polônia), com direção e roteiro de Lars von Trier. A sessão será às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária UFSC, com entrada franca, e contará com os comentários de José Claudio Morelli Matos e Isabela Melim Borges.
O CineBuñuel apresenta “Bodas de sangre” (Espanha, 1981), de Carlos Saura, com áudio original e legendas em português. O filme é uma adaptação da tragédia homônima de Federico Garcia Lorca.
A exibição seguida de bate-papo ocorre às 14h, no Auditório Elke Hering, da Biblioteca Universitária (BU). A sessão é aberta ao público e com entrada franca.
Para inaugurar as apresentações do semestre o projeto, Sol da Meia Noite, traz um Duo de Jazz com Sebastián Cavallaro no sax e Gabriel Rosa no violão. A estréia acontece na quinta-feira dia 08/09, 22h10, na sala 402 do Bloco Redondo das Artes Cênicas (CCE) UFSC.
A Confraria Literária já recebeu um evento sobre Jogos Vorazes, em 2014. Agora é a vez de fala sobre o filme “A Esperança – O Final”. O professor de Língua Portuguesa, George França, e a bolsista PIBIC-EM/CNPq, Beatriz Kanda, são os convidados da noite.
Na próxima quinta-feira, o Projeto Cinema Mundo/UFSC continua a seleção de filmes com o tema “expressões do horror” apresentando o filme “Deixa ela entrar” (Låt den rätte komma in, 2008, Suécia), escrito por John Ajvide Lindqvist (roteiro e romance) com a direção de Tomas Alfredson. A sessão contará com os comentários de Leonardo Silas e Maria Müller.
Nicolau Maquiavel é um autor cujo nome está atrelado a uma ampla construção do pensamento político moderno no Ocidente. No entanto, sua pertinência teórica não se restringe ao campo da política, suas obras literárias (teatro, prosa e poesias) possuem uma inserção clara em vários ramos do conhecimento e influenciaram de maneira indelével a cultura italiana na aurora da modernidade. O intuito deste evento é propiciar uma discussão profícua, ampla e aprofundada sobre a relevante importância de Maquiavel tanto para o campo da filosofia política quanto para o campo da literatura. Tal intuito se concretiza no diálogo interdisciplinar entre estes dois campos e as contribuições daí advindas.
O projeto “Teatro italiano da história à cena” convida a comunidade para o espetáculo La Mandragola, de Maquiavel, dia 19 de setembro, às 20h, no Teatro da UFSC. Entrada Franca. As senhas começarão a serem distribuídas às 18h30. O espetáculo traz parte do texto dramatúrgico de Maquiavel à cena, com alunos dos cursos de Artes Cênicas, Letras Italiano e Fonoaudiologia.
A ação se passa na Florença do ano de 1504, onde Calímaco, após viver vários anos em Paris, decide retornar a Florença com o único objetivo de conhecer Lucrécia, a mulher que lhe disseram ser a mais bela do mundo. No entanto Lucrécia, está casada há seis anos, com um homem velho e rico. A esperança de Calímaco de encontrar com a amada, apoia-se no fato de que ela ainda não tem filhos. Maquiavelicamente, Calímaco fica nas mãos de Ligúrio, que trama toda a intriga que segundo ele será infalível e buscará o apoio do Santo Ofício.
Temas como o papel da mulher na sociedade, a fertilidade, corrupção e fidelidade vem à tona inúmeras vezes ao longo da encenação. A montagem tem cerca de 1h10min e traz grande parte do texto de Maquiavel. Com Direção de Luciáh Tavares, o projeto conta com a coordenação do professor Sergio Romanelli, e traz no elenco: Arthur Dobler, Luciáh Tavares, Nilo Corrêa, Nataly Delacour, Patrícia Linhares e Ugo Garcia. A operação de luz é de Amanda Moreira.
Café com Dança – Ciclo 2 – será realizado no dia 21 de setembro, às 14h30, na sala Pitangueira, segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O foco será o debate “Composições/infiltrações na cidade: intersecções entre dança e performance” e conta com um grupo convidado, o coletivo Mapas e Hipertextos.
O coletivo Mapas e Hipertextos se caracteriza pela intersecção entre dança, performance e teatro e por seu modo de operação sempre vinculado aos contextos sociais, políticos, econômicos e culturais do momento. Desde 2012, o coletivo vem explorando distintas possibilidades inventivas contemplando pesquisas sobre: corporeidade política; noções de eficácia e fracasso no teatro na rua; presença/ausência; composição em dança e performance contemporâneas; relações entre espaço virtual e estrutura social; relações entre ética e estética; site specific; e processos de criação em arte como modo de subversão.
A Interlocução sobre o trabalho do grupo ficará a cargo da professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Giselle Guilhon.
Coordenadora: Vera Torres – CDS/UFSC
Apoio: Secretaria de Cultura e Arte – SecArte/UFSC
Centro de Desportos/UFSC
Quem abre o Música no Lago com seu som tranquilo é o músico paraibano Augusto Carvalho. O projeto visa promover a diversidade de experiências musicais dentro da universidade, além da convivência, liberdade de expressão e melhoria da qualidade de vida na UFSC.
A Confraria participará do 7° Semninário de Literatura Infantil e Juvenil. Confira a nossa programação:
Poesia em Movimento – Instalação – Trupe da Confraria Literária e Fernanda do Nascimento PIBIC-EM/CNPq – Hall do Bloco C no CED – UFSC- Abertura da Exposição dia 26/09 -13h30min
“Petra do Coração de Pedra” Prosa com Autora – Anna Cláudia Ramos – Fernanda do Nascimento PIBIC-EM/CNPq -Dia 27 as 9h no Hall do Centro de Cultura – UFSC 1º Andar na Sala Goiabeira
A Atualidade Poética de Gregório de Matos – Apresentação de Pôster – PIBIC-EM/CNPq Augusto Honorata Dia 26 as 9h no Hall do Centro de Cultura – UFSC 1º Andar
Bukowski e Cinema: uma tradução – Apresentação de Pôster – PIBIC-EM/CNPq Gabriel Barreto Dia 27 as 9h no Hall do Centro de Cultura – UFSC 1º Andar
Histórias Cruzadas: entre a literatura e o cinema – Apresentação de Pôster – PIBIC-EM/CNPq José Monteiro Dia 27 as 9h no Hall do Centro de Cultura – UFSC 1º Andar
Confraria Literária do Colégio de Aplicação UFSC: Letramentos em diálogos para formação do leitor – 28 de setembro de 2016, Terça-feira Horário: 8h30min Local: Auditório CFH – ufsc
Dias 26, 27 e 28 de setembro de 2016
http://www.slij.com.br/
O projeto Cinema Mundo da UFSC promoverá na próxima quinta-feira, 29 de setembro, o filme Corrente do mal, dirigido por David Robert Mitchell, incluído no tema “Expressão do horror”. A sessão será as 18h30 no auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária, com entrada franca, e contará com comentários de Maria Borges e Raphael de Boer.
Sobre o filme:
Jay (Maika Monroe) leva a vida como qualquer outra garota de 19 anos no subúrbio de Detroid. Família, amigos, escola e seu novo namorado Hugs. Após seu primeiro encontro sexual, Jay começa a ter fortes sensações de que algo a está seguindo. Uma sensação crescente e ameaçadora, não tão comum para uma garota de 19 anos.
Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, o projeto promove o encontro Confraria Azul sobre a obra de Shirley Vilhalva. A estudante Mariana Solano irá apresentar o livro “Despertar do Silêncio”, no qual a autora relata a sua experiência pessoal com a surdez.
Indicado ao Oscar de “Melhor Animação” em 2015 e dirigido por Isao Takahata, a produção do Studio Ghibli é uma adaptação de um dos mais famosos e antigos contos japoneses, O conto do cortador de bambu, narrativa popular do século X.
O primeiro do dia será a Sobremesa Literária. O encontro abordará o escritor Willian Shakespeare e será comandado pela professora Nara Wedekin. O objetivo é a descoberta das obras de Shakespeare.
O Encontro conta com contribuição de guloseimas para a sobremesa
O tema do encontro será “La Vie em Bleu: Universo da Lavanda”. Com o início da primavera, o perfume da Lavanda será discutido utilizando-se de exeplos como na França, onde existem rotas de lavanda, e até mesmo um museu sobre o assunto. Depois, o grupo confeccionará sachet aromatique de lavande para levar pra sua casa.
A Orquestra Filarmônica SCAR apresenta seu concerto Memórias no próximo domingo, 9 de outubro, às 19h, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O Concerto Memórias mistura repertório popular e clássico em um espetáculo multimídia, com projeções de vídeos especialmente criados para interagir com a música.
Para comemorar os 60 anos da SCAR – Sociedade Cultura Artística, de Jaraguá do Sul, o concerto passa por clássicos da música erudita, ópera, pop e rock: de O Guarani a 5ª Sinfonia de Beethoven, passando por Guns N’ Roses, Amy Winehouse e Queen.
A turnê do Concerto Memórias já passou por Blumenau e Itajaí. Em novembro, a última apresentação será em Jaraguá do Sul.
A Orquestra se apresenta sempre de forma gratuita pelo projeto “Circulando por Santa Catarina”, com patrocínio das empresas WEG e Duas Rodas por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Governo Federal.
Programa Concerto Memórias:
– Carlos Gomes: O guarani (Abertura)
– Guns´n´Roses: Sweet Child o´ mine
– Amy Winehouse: Rehab
– Two Steps from Hell: Heart of Courage
– Sibelius: Finlândia
– Ketelbey: Num mercado persa
– Eagles: Hotel California
– Queen: Bohemian Rhapsody
– Beethoven: 5ª Sinfonia (1º mov.)
– Strauss: Radetzky March
Serviço:
O quê: Concerto Memórias
Onde: Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Quando: 09/10/2016
Horário: 19h
Ingressos: gratuitos
Retirada dos ingressos: de 28/09 a 07/10 na Secretaria do Departamento de Cultura e Eventos – DCEven
Limite de Ingressos: 02 (dois) por pessoa
Apoio: Secretaria de Cultura e Arte – SeCArte
O grupo Cinema Mundo irá exibir o filme Como estrelas na terra, toda criança é especial. O debate será conduzido pela Psicologia Rosiris Nassiff.
A entrada é gratuita
Não percam!
Na próxima terça-feira, 11 de outubro, o CineBuñuel exibe “Pantaleón y las visitadoras” (Peru, 1999), de Francisco Lombardi. O filme é baseado no livro homônimo de Mario Vargas Llosa. A exibição com legendas em português é seguida de bate-papo.
O Projeto Cinema Mundo/UFSC continua a seleção de filmes com o tema “expressões do horror” apresentando o filme O Babadook (The Babadook, 2014, Austrália), escrito e dirigido por Jennifer Kent, na quinta-feira, dia 13 de outubro.
A sessão será às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária UFSC, com entrada franca, e contará com os comentários de João Peralta e Maria Nunes.
Sobre o filme
A viúva Amélia (Essie Davis), cria seu filho Samuel (Noah Wiseman) sozinha e tenta superar a morte trágica de seu marido. O garoto sonha constantemente com um monstro e, todas as noites, Amélia tenta extinguir esse medo. Após Samuel achar um livro sobre o Babadook o garoto começa a ficar cada vez mais agitado e a mãe começa a compartilhar de seu medo.
O encontro promove uma conversa descontraída sobre confusões, lembranças e trocas de experiências de viagens, com a professora Camila Pasquetti. Para participar e contar histórias, os interessados deverão mandar uma foto e uma breve legenda de alguma viagem feita para o e-mail confrarialiterariaca@gmail.com
A Orquestra de Câmara de Florianópolis fará concerto no Teatro da UFSC, no dia 14 de outubro, sexta-feira, às 20 horas. No repertório estão obras de compositores como Bach, Harald Genzmer, Telemman e Tony Osborne. O concerto é uma parceria com a Orquestra de Câmara da UFSC, do Departamento Artístico Cultural (DAC), que irá participar na execução de uma peça musical. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade, e os ingressos devem ser retirados a partir das 19 horas na bilheteria do Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, na Trindade.
A Orquestra de Câmara de Florianópolis
A Orquestra de Câmara de Florianópolis (OCF) mantêm o nome do grupo orquestral que, em sua formação inicial na década de 1960 e até meados da década de 1980, cumpriu importante papel no movimento musical de nosso estado. Atualmente a orquestra é composta por uma base de cordas (naipes de violinos 1 e 2, violas, violoncelos, contrabaixo), flauta, e dependendo do concerto recebe o acréscimo de outros instrumentos de madeiras e metais, como clarinete, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, além de percussão orquestral e piano, podendo contar também com a participação de solistas cantores.
O grupo está sob a regência do Maestro Carlos A. A. Vieira e é composto por músicos profissionais e por jovens músicos em fase de formação musical. Dentro do repertório estão inseridas músicas tradicionais para orquestra, principalmente do período barroco, clássico e contemporâneo, incluindo autores brasileiros. Em alguns concertos, temas de óperas também são apresentadas por solistas cantores, e arranjos da música popular brasileira e mundial. Desde 2013 a atual OCF vêm se apresentando em teatros, igrejas, auditórios e espaços afins, principalmente na região da Grande Florianópolis.
SERVIÇO:
O QUÊ: Concerto da Orquestra de Câmara de Florianópolis
QUANDO: 14 de outubro de 2016
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início da apresentação na bilheteria do Teatro da UFSC.
CONTATO: Departamento Artístico Cultural (DAC), (48) 3721-2498 ou 3721-9447 – www.dac.ufsc.br
O Teatro da UFSC integra o Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC
Na próxima quarta-feira, 19 de outubro, a banda Esporão de Bagre traz o blues e o rock’n roll para o Varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, no Projeto 12:30. Influenciados por bandas como Deep Purple, The Doors e Creedence a banda compõe canções que valorizam a simplicidade e o modo de vida do pescador. Neste show, Helio Calandrini, Tiago Alves e Matheus Passos irão tocar suas canções autorais do primeiro álbum “Quando entra é melhor não resistir”. A apresentação será às 12h30min, é gratuita e aberta à comunidade.
A banda
Presenteados com a beleza do Ribeirão da Ilha, Esporão de Bagre surgiu no começo de 2015 para mostrar que Florianópolis também tem espaço para o Rock and Roll e para o Blues. Inspirados em MC5, Rory Gallagher, Roy Buchanan, Robert Johnson, Made In Brazil, Deep Purple, The Doors, Creedence, Free, Cream, entre outros, o grupo produz um som com voracidade, autenticidade e muito improviso. Dessas influências, têm surgido músicas autorais, engrossando o caldo e a identidade da Esporão de Bagre.
Valorizam a simplicidade, o modo de vida do pescador, a natureza selvagem do ser humano e a autonomia no saber e no viver. Em 2016, a banda lançou seu primeiro Cd, intitulado “Quando entra é melhor não resistir”, com canções autorais, reunindo personalidades e músicos de Santa Catarina.
É composta por Helio Calandrini na guitarra e voz, Tiago Alves no baixo e voz e Matheus Passos na bateria e voz.
Projeto 12:30
Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, às quartas-feiras (no período letivo), no Varandão do CCE da UFSC. Este ano, o projeto acontece quinzenalmente.
Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto, dentro do campus da UFSC, em Florianópolis, devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9447 / 3721-3853 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@contato.ufsc.br
SERVIÇO:
O QUÊ: Show da Esporão de Bagre no Projeto 12:30
QUANDO: 19 de outubro de 2016, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30, no Varandão do CCE, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Projeto 12:30 – Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC (48) 3721-2497, 3721-9447 ou 3721-3853 – www.dac.ufsc.br
Esporão de Bagre: esporaodebagre@gmail.com
Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC
A banda Banana Orgânica é a próxima atração do Projeto Música no Lago. Com composições totalmente autorais, letras carregadas de significado e alegria, a banda traz influências como rock, samba e punk, incorporando referências literárias, fazendo um som bem diferente. A apresentação é na sexta-feira, 21 de outubro, a partir das 12h30, em frente ao laguinho da UFSC.
Mais informações SeCArte ou Projeto Música no Lago.
O Café Literário traz “A Letra e a Corda: Poemas Musicados na MPB” com a professora Maristela Campos. A ideia é mostrar a tradição que une a poesia à música através de poemas de autores renomados que foram musicados por compositores da MPB.