Agenda Cultural

abr
5
qua
Cine Ciência UFSC – O Preço do Desafio @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária - BU
abr 5@19:00 – 21:00

O Cine Ciência UFSC exibe nesta quarta-feira, 5 de abril, às 19h, o filme O Preço do Desafio, de Ramón Menéndez. A sessão ocorrerá no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU). Após a exibição, o matemático e professor do Departamento de Matemática da UFSC Raphael Falcão da Hora falará com os presentes.

No filme, de acordo com a sinopse, o professor de Los Angeles, Jaime Escalante, sofre com os estudantes rebeldes de sua escola e é pressionado por seu chefe, que exige bom comportamento da turma. Ele decide ensinar os alunos um programa mais avançado de matemática. Depois de estudo intensivo, os candidatos fazem o teste de cálculo do estado da Califórnia, mas suas notas são questionadas e eles terão que lutar para provar a validade dos resultados.

O Cine Ciência UFSC promoverá exibições e debates semanais de filmes com temática científica ao longo de 2023. Mais informações pelo Instagram @cinecienciaufsc e pelo e-mail cinecienciaufscoficial@gmail.com.

:: Serviço:

O quê: Cine Ciência UFSC – O Preço do Desafio, de Ramón Menéndez
Quando: 05/04/2023 | quarta-feira | 19h
Onde: Auditório Elke Hering | Biblioteca Universitária (BU)
Informações: @cinecienciaufsc | cinecienciaufscoficial@gmail.com

abr
11
ter
Documentário ‘Além de trabalhador, negro’ @Auditório do Centro Socioeconômico - CSE
abr 11@19:00 – 21:00

O Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera (Circula), promovido pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela) exibe, na próxima terça-feira, 11 de abril, às 19h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), o documentário Além de trabalhador, negro, com a direção de Daniel Brazil. O projeto tem como objetivo difundir e legitimar as produções cinematográficas da América Latina por meio da projeção de filmes, fomentando a cultura e as expressões latino-americanas.

O documentário retrata a luta dos trabalhadores negros no Brasil e sua inserção no capitalismo dependente, apresentando suas movimentações sociais e políticas ao longo do século XX, principalmente no sentido de mostrar a discriminação dos trabalhadores negros no mercado de trabalho, revelando a relação intrínseca entre classe e raça no Brasil. O debatedor convidado é Marcio Farias, psicólogo, mestre e doutor em psicologia social, professor convidado da Universidade de São Paulo e coordenador executivo do Instituto Amma Psique e Negritude.

:: Serviço:

O quê: documentário Além de trabalhador, negro | direção de Daniel Brazil
Quando: terça-feira | 11/04/2023 | 19h
Onde: auditório do Centro Socioeconômico (CSE)
Informações: iela.ufsc.br | instagram.com/iela_ufsc

abr
13
qui
Cinema Mundo – Aniquilação @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária - BU
abr 13@18:30 – 20:30

Dando continuidade à curadoria sobre pós-humanismo, o Cinema Mundo exibirá em 13 de abril, quinta-feira, às 18h30, o filme “Aniquilação” (Annihilation, Alex Garland, 2018). Neste longa-metragem de ficção científica/horror, uma equipe de mulheres cientistas/militares investiga uma estranha contaminação na Área X – um espaço cujos limites deformam as leis da Natureza conhecidas e no qual há ameaça concomitante de contaminação e de um (desconhecido) predador.

Sobre os/as convidados/as para o debate:

Jéssica Soares Lopes
É doutoranda na linha de pesquisa Estudos Culturais e Literários do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo obtido o título de mestra em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários) e bacharel em Letras Inglês pela mesma instituição. Além de pesquisadora, Jéssica também é tatuadora.
Diogo Araújo da Silva
É doutorando em Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo obtido o título de mestre em Literatura e o bacharelado em Filosofia pela mesma instituição. Além de pesquisador, Diogo Araújo também é produtor musical.

abr
14
sex
Cine Paredão – De Cierta Manera @Bosque do CFH
abr 14@20:00 – 22:00

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta De Cierta Manera, de Sara Gómez e Tomaz Gutierrez, nesta sexta-feira, dia 14 de abril, às 20h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no mini auditório do CFH – 3º andar do bloco de salas de aula. O filme faz parte da mostra O Cinema Cubano de Sara Gómez, que está sendo exibida durante o mês de abril.

De Cierta Manera é um filme de drama romântico cubano de 1974. Dirigido por Sara Gómez, o filme mistura cenas documentais com uma história fictícia que aborda os bairros pobres de Havana logo após a Revolução Cubana de 1959. O filme ilustra a história antes do processo de desenvolvimento em Cuba. Demonstra como demolir favelas e construir assentamentos modernos não muda imediatamente a cultura dos habitantes. Gómez concluiu as filmagens com Mario Balmaseda e Yolanda Cuellar pouco antes de sua morte; o trabalho técnico foi finalizado por Tomás Gutiérrez Alea, Julio García-Espinosa e Rigoberto López antes de seu lançamento póstumo.

Assista o trailer do filme Cierta Manera

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

:: Serviço

O quê: Cine Paredão apresenta De Cierta Manera, de Sara Gómez e Tomaz Gutierrez (evento gratuito)
Onde : Bosque do CFH/UFSC (em caso de chuva, no mini auditório do CFH – 3º andar do bloco de salas de aula)
Quando: sexta-feira | 14 de abril | 20h
Informações: Instagram do Cine Paredão

abr
17
seg
Cine Clube 757 – “Noite e Neblina” @Teatro Carmen Fossari
abr 17@18:00 – 20:00

O documentário Noite e Neblina será exibido nesta segunda-feira, 17 de abril, às 18h, pelo Cineclube 757 no Teatro Carmen Fossari. Após a exibição do curta, haverá debate sobre a obra, com a participação de Roseane Monteiro Virginio e Naiara Leonardo Araújo. O evento é aberto e gratuito.

O documentário

Realizado em 1955 sob encomenda do Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta um perturbador registro dos locais em que até pouco tempo antes funcionavam os campos de concentração nazistas. Acompanhando as imagens do pós e da guerra, há a narração de um texto do poeta francês Jean Cayrol, um sobrevivente. O documentário foi vencedor do Prêmio Jean Vigo na categoria melhor curta em 1956.

As debatedoras

Roseane Monteiro Virginio é mestre em História pela Universidade Federal de Alagoas, doutoranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem interesses nos estudos sobre História e Cinema. Participa do Núcleo de Estudos de História e Cinema da UFSC. Atua como realizadora em audiovisual e produtora cultural.

Naiara Leonardo Araújo é professora temporária na Universidade Estadual do Ceará (UECE), no departamento de licenciatura em Artes Visuais. É doutoranda na UFSC, no programa de História Global, e mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua em pesquisas na área de Cinema e História, História da Arte e estudos da imagem.

Sobre o Cineclube 757

O Cineclube 757 é Idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC/Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o filme.

Programação

22/05 – “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm (1965/2horas10min/PB)
19/06 – “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman (1977/120min/Cor)
10/07 – “De Caligari a Hitler”, de Rüdiger Suchsland (2014/1hora58min/PB)

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:: Serviço

O quê: exibição do documentário Noite e Neblina (1955), de Alain Resnais, e debate
Quando: sexta-feira | 17/04/2023 | às 18h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Des. Vítor Lima, 117 | Trindade | Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Informações: Departamento Artístico e Cultural | dac@contato.ufsc.br | 48 3721-385

Texto: divulgação SeCArtE/UFSC, com informações do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc). 

abr
18
ter
Ciné-club Lumière – As Aventuras de Molìere @sala 108 | bloco D | Centro de Comunicação e Expressão (CCE)
abr 18@19:00 – 21:00

O Ciné-club Lumière promove a exibição da comédia As Aventuras de Molìere, dirigida por Laurant Tirard, na próxima terça-feira, 18 de abril, às 19h, na sala 108 do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no Campus de Florianópolis. O evento, que inclui também um debate, faz parte do projeto de extensão O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras, que tem como proposta promover a língua francesa por meio do cinema. A sessão é gratuita, e será dado certificado de participação de três horas.

Molière é um jovem dramaturgo que zomba da nobreza em suas peças teatrais, entretendo a baixa classe francesa. O tempo passa, e, a cada dia, sua trupe se torna mais popular entre os pobres. Ele acaba sendo preso por não pagar as taxas obrigatórias ao governo. Seu destino muda quando um aristocrata, Monsieur Jourdain, paga sua dívida em troca do uso dos talentos do escritor para cortejar a bela jovem Célimène.

O Ciné-club Lumière busca criar um espaço de discussão e construção de conhecimentos a partir de questões culturais presentes nos filmes, da reflexão sobre elementos artísticos e formais da linguagem cinematográfica e do contato com a diversidade da língua francesa, presente em diferentes países, cada um com suas particularidades e identidades. O projeto também serve como um meio de divulgação e facilitação de acesso a obras que não figuram no circuito comercial de cinemas da região nem na programação televisiva e de streaming.

:: Serviço

Quê: Ciné-club Lumière exibe As Aventuras de Molìere
Quando: terça-feira | 18/04/2023 | 19h
Onde: sala 108 | bloco D | Centro de Comunicação e Expressão (CCE)
Mais informações: cine_club_lumiere

Texto: Agecom/UFSC

abr
19
qua
Cine Paredão – “Bicicletas de Nhanderú” @Bosque do CFH
abr 19@19:00 – 21:00

O filme faz parte da programação dos eventos do Abril Indígena UFSC 2023, em diálogo com o movimento de luta “Abril Indígena”, que ocupa Brasília todos os anos para reivindicar os direitos garantidos aos povos originários pela Constituição Federal de 1988. O direito à educação é uma das pautas fundamentais e a UFSC visa fomentar neste mês o debate, fortalecendo as ações institucionais para a permanência estudantil e a interculturalidade.

Sinopse:
Uma imersão na espiritualidade presente no cotidiano dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul.

abr
27
qui
Dia Internacional da Dança na UFSC @UFSC - campus Trindade
abr 27@10:00 – 18:45

Para comemorar o Dia Internacional da Dança (29 de abril) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte, juntamente com o Departamento de Artes do Centro Comunicação e Expressão (CCE) e com o Departamento de Educação Física do Centro de Desportos (CDS), promovem na próxima quinta-feira, 27 de abril, o acesso livre e gratuito a oficinas que contemplam diversas linguagens da dança.

São diversas oficinas livres que serão oferecidas gratuitamente no CDS, CCE, além de espaços alternativos no campus da UFSC. A ação objetiva promover a interação e difusão de saberes e fazeres no campo da dança, buscando contribuir para o enriquecimento das experiências corporais e o compromisso com à pluralidade cultural.

Programação especial Dia Internacional da Dança | 27/04 | quinta-feira:

Programação especial Dia Internacional da Dança | 27/04 | quinta-feira:

>> 10h às 11h30min. | Introdução ao Contato Improvisação | Sala 208 Bloco D – CCE | com: Kelly Elizabeth Lincoln

>> 12h às 13h15min. | Jazz Funk| espaço aberto – Varandão do CCE | com: Bruna Letícia de Borba

>> 13h30min. às 14h45min. | Floorwork | Sala de Dança A (CDS) | com: Luisa Krakhecke Amaro

>> 14h30min. às 15h45min. | Sapateado | Sala de Dança B (CDS) | com: Aurora De Santis

>> 15h às 16h | Samba no Pé | espaço aberto – Reitoria I | com: Vanderlan da Costa Júnior

>> 16h às 17h | Forró | espaço aberto – Varandão do CCE | com: Bruna Fernandes e Iana de Araújo Fonteles

>> 17h às 17h10min | Ensaio aberto | espaço aberto – Varandão do CCE | com: Projeto de extensão Compondo Gestos

>> 17h15min. às 18h45min. | FrutÁfrica corpos que pulsam na conexão da dança e percussão! | Hall externo do Centro de Cultura e Eventos | com: Abou Sidibèu

Origem do Dia Internacional da Dança

Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês. Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.

Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

A data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!

A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia Internacional da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.

:: Serviço

O quê: Dia Internacional da Dança na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Quando: 27/04/2023 | quinta-feira | a partir dás 10h
Onde: diversos locais da UFSC
Informações: diadadancaufsc2023@gmail.com

Texto: divulgação SeCArtE/UFSC, com informações dos organizadores e CALENDARR Brasil

Cinema Mundo – “High Life: uma nova vida” @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária - BU
abr 27@18:30 – 20:30

Dando continuidade à curadoria sobre pós-humanismo, o Cinema Mundo exibirá em 27 de abril, quinta-feira, às 18h30, no Auditório Elke Hering, o filme High Life: uma nova vida (Claire Daines, 2018). Neste longa-metragem de ficção científica, a narrativa gira em torno de um grupo de criminosos que aceitam trocar suas respectivas penas pela participação em uma missão que estuda fontes de energias alternativas. Em meio à missão, no entanto, o número de tripulantes vai diminuindo, deixando um pai e sua filha isolados no espaço sideral. A atividade é gratuita e aberta à comunidade.

Sobre os convidados para o debate:

Cristiano dos Passos 
É doutor em Estudos da Tradução pelo Programa de Pós-graduação em Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo obtido o título de mestre em Literatura e o grau de licenciatura em Letras pela mesma instituição. Trabalha como revisor e tradutor na Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC). É baterista e cantor do grupo D’Bregas Drama Band.

George Ayres Mousinho
É professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeira da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Inglês e Literatura Correspondente da Universidade Federal de Santa Catarina. Seus trabalhos como artista digital podem ser vistos no site Art Station.

:: Serviço

O quê: Cinema Mundo exibe o filme High Life: uma nova vida
Quando: quinta-feira | 27/04/2023 | 18h30
Onde: Auditório Elke Hering | Biblioteca Universitária Central (BU)
Informações: cinemamundo.cce.ufsc.br | instagram.com/cinemamundo.ufsc

abr
28
sex
bertura da exposição de arte “ComTATO” @Hall da Reitoria I
abr 28@18:30 – 20:30

Exposição ComTATO. Celebração – Pintura. Manoalvim, 2022 – 90x120cm – Acrílica sobre tela

O Departamento Artístico Cultura (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida toda a comunidade para a abertura da Exposição de Arte “ComTATO” do artista plástico e professor de artes do Colégio de Aplicação, José Alvim Almeida da Silveira, o Manoalvim. A abertura será no dia 28 de abril, sexta-feira, às 18h30, no Hall da Reitoria da UFSC. O período para visitação se estenderá até o dia 10 de maio.

A exposição “ComTATO” é um projeto iniciado durante um processo formativo em educação especial. Trata-se de um convite para reflexões sobre o potencial da Poesia, na Linguagem de Arte Plástica, na captação e solução dos problemas da coletividade cega e com baixa visão. O trabalho, desenvolvido nos últimos seis anos, apontou algumas perguntas que se impuseram tais como: Quais as características da cegueira e da baixa visão? Quais as causas que dão origem a esta condição específica? Como tratamos, através dos tempos, estas especificidades? Quais os suportes e tecnologias, que já desenvolvemos, para assistir as pessoas cegas e com baixa visão? Como foram, são e poderão ser atendidas as subjetividades envolvidas neste universo da cegueira e baixa visão? Qual a contribuição possível da arte e dos artistas, antes, agora e para o devir, na captação e solução de problemas da coletividade cega e com baixa visão?

Nesta exposição serão exibidos os originais das ilustrações para o livro “Biografia Completa de Malba Tahan” de Pablo Bucciarelli a ser lançado em 2024. Este trabalho de ilustração deu o ponto de partida concreto para realização das 109 obras de arte plástica que fazem parte deste projeto.

Na noite de abertura serão entregues 43 obras de arte doadas para Associações de Cegos no Brasil. Metade das demais obras expostas estão disponíveis para venda, os recursos das obras comercializadas será destinados para o pagamento de materiais e mão de obra auxiliar de arte plástica, e confecção de réplicas e novas matrizes em alto e baixo relêvo a serem doadas para as demais associações de cegos do Brasil.

Sobre o autor

José Alvim Almeida da Silveira, o Manoalvim. Foto: divulgação

Nascido 19 de junho de 1956, em Alegrete, Rio Grande do Sul, Manoalvim é Artista Plástico, Licenciado em Artes Cênicas Udesc, professor de Teatro no Colégio de Aplicação da UFSC, desde 1993.

Realizou 43 exposições/mostras individuais de Pintura, Desenho, Escultura, Máscaras e Objetos, Ambientação, nos três Estados da Região Sul do Brasil.

Ilustrou 14 Obras de Literatura de W. Rio Apa, Pedro A. Grisa, José Vitor Centeno Rodrigues, Regina Carvalho e Pablo Bucciarelli.

Realizou em 1984 o Monumento Contestado em Irani, Santa Catarina. Esculturas para o 1º. TOP DE MARKETING ADVB SC.

Artista Consagrado, Homem Consagrado e Líder de Busca de Visão pelo Fogo Sagrado de Itzatilatlan do Brasil, domiciliado em Florianópolis, Santa Catarina, desde 1979, quando iniciou sua atuação profissional em arte.

A exposição “ComTATO” é também uma oportunidade de encontro com pessoas cegas e com baixa visão e a comunidade em geral.

:: Serviço

O quê: Abertura – Exposição de Arte “ComTATO”
Onde: Hall da Reitoria da UFSC
Quando: sexta-feira | 28/04/2023 | 18h30 – período para visitação até 10/05/2023
Informações: manoalvim@gmail.cominstagram.com/manoalvimalmeidadasilveira

Cine Paredão – mostra de curta-metragens da diretora Sara Gómez @Bosque do CFH
abr 28@19:00 – 21:00

O Cine Paredão exibe, nesta sexta-feira 28/04, uma mostra de curta-metragens da diretora Sara Gómez, e reprisa seu único longa-metragem, “De Cierta Manera”. O filme faz parte da mostra “O Cinema Cubano de Sara Gómez”, que está sendo exibida durante o mês de abril.

Apresentação da mostra de curtas:

Sara Gómez, também conhecida como Sarita, foi uma brilhante e precoce diretora de cinema cubana. Seus primeiros curta-metragens são expressão de sua visão dos impactos da revolução cubana sobre o seu território-casa. Foram lançados quando Sarita estava na faixa dos 20 anos: fortes e politizados, são marca do tempo em que viveu. Em tela, as transformações de tradições e valores de uma Cuba em movimento. Ainda que com um foco difuso, a Sarita lhe importava observar o papel da mulher na sociedade, por isso, seu cinema nos soa tão atual.

Sinopse – De Cierta Manera:

De Cierta Manera é um filme de drama romântico cubano de 1974. Dirigido por Sara Gómez, o filme mistura cenas documentais com uma história fictícia que aborda os bairros pobres de Havana logo após a Revolução Cubana de 1959. O filme ilustra a história antes do processo de desenvolvimento em Cuba. Demonstra como demolir favelas e construir assentamentos modernos não muda imediatamente a cultura dos habitantes. Gómez concluiu as filmagens com Mario Balmaseda e Yolanda Cuellar pouco antes de sua morte; o trabalho técnico foi finalizado por Tomás Gutiérrez Alea, Julio García-Espinosa e Rigoberto López antes de seu lançamento póstumo.

O quê: Cine Paredão apresenta MOSTRA DE CURTAS + DE CIERTA MANERA, de Sara Gómez
Onde: Bosque do CFH/UFSC  (Em caso de chuva, no Auditório do CFH)
Quando: Sexta-feira | 28/04 | 19h

 

maio
5
sex
Exibição do musical ‘Gundermann’ pelo Ciclo de Cinema Alemão @Sala de projeção do LEC (Sala 108)
maio 5@18:45 – 21:00

O curso de Letras Alemão exibe, nesta sexta-feira, 5 de maio, o filme Gundermann (2018). A sessão ocorre a partir das 18:45, de maneira gratuita e aberta a toda a comunidade, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no Campus de Florianópolis. A atividade faz parte do Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino).

O Filme em questão, é um musical biográfico baseado na vida do cantor e compositor da Alemanha Oriental Gerhard Gundermann. Dirigido por Andreas Dresen e escrito por Leila Stiehler, Gundermann  estreou em 23 de agosto de 2018 e ganhou seis prêmios no German Film Awards 2019, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Ator. Assista ao trailer do filme.

Sinopse:

Da aclamação artística como músico até problemas judicias por envolvimento com organizações perigosas, o músico Gerhard Gundermann (Alexander Scheer) passou por histórias inacreditáveis durante toda sua vida. Considerado um poeta idealista, ele chegou ao estrelato em passos curtos, e na trajetória foi espião do Serviço de Inteligência da Alemanha Oriental e esteve também sob duras investigações.

Ficha técnica:

Duração: 2h 07min
Gênero: Drama, Biografia
Direção: Andreas Dresen

Roteiro: Laila Stieler
*Legendado em português

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maio
9
ter
“Festival Fora do Padrão”, do projeto Fora do Circuito, exibe filme soviético “Nós somos do Jazz” (1983) na BU @Auditório Elke Hering | BU
maio 9@19:00 – 21:00

Nesta terça-feira, 09/05, será exibido o quarto filme do “Festival Fora do Padrão”, do projeto Fora do Circuito. A exibição contará com o crítico filme soviético “Nós somos do Jazz” (1983). Contrários à repressão ao estilo originário dos EUA, um grupo de soviéticos realiza turnês do estilo representante das classes trabalhadoras estadunidenses. A sessão é gratuita e inicia às 19h no auditório localizado no segundo piso da Biblioteca Universitária (BU).

Ficha técnica:

Duração: 89 minutos
Gênero: Comédia Musical
Direção: Karen Shakhnazarov

Roteiro: Aleksandr Borodyansky e Karen Shakhnazarov

Sobre o projeto

De 28 de março a 4 de julho, o auditório da Biblioteca Universitária da UFSC (BU) recebe o Festival Fora do Padrão, em que são apresentados filmes que abordam o tema da divergência comportamental. Da recusa ao casamento forçado, até o assassinato em série, passando por temas como a homossexualidade, traição e bigamia, o festival procura apresentar a diversidade de ações possíveis, sob uma miríade de possibilidades narrativas.

Fora do Circuito é um projeto de exibição gratuita de filmes fora do circuito comercial de cinema. Nele, são exibidos filmes de diversos países, com diversas temáticas e linguagens. Os filmes são selecionados dentro de festivais temáticos, que podem ser acessados através do site.

O filmes são exibidos no Auditório Elke Hering, no segundo piso da Biblioteca Central do campus Trindade da UFSC. O ingresso é por ordem de chegada e o espaço abriga confortavelmente até 80 pessoas.

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Filme francês “Madame Bovary” será exibido em sessão no CCE no dia 09/05 @Sala de projeção do LEC (Sala 108)
maio 9@19:00 – 21:30

O projeto de extensão O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras promove exibição e debate do filme Madame Bovary, no dia 9 de maio, terça-feira, das 19h às 21h30, na Sala de projeção do LEC (Sala 108), Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Bloco D, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Campus de Florianópolis. O projeto de extensão tem como proposta promover a língua francesa por meio do cinema.  A sessão é gratuita, e será dado certificado de participação de três horas.

Sinopse

Emma (Isabelle Huppert) é uma jovem camponesa que aspira coisas melhores na vida. Ela então se casa com um rico médico, Charles Bovary (Jean-François Balmer), que conheceu quando ele foi cuidar de seu pai quando este quebrou a perna, apenas para obter ascensão social. Charles, além de ser mais velho, é bem metódico. À medida que cresce a intimidade de suas vidas, um crescente desapego distancia Emma do marido, pois as conversas dele eram planas como o chão e isto a entedia. Sentindo um claro desprezo por seu marido, Emma passa a ter amantes e fazer grandes dívidas. Adaptação cinematográfica da magnum opus de Gustave Flaubert.

cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras configura-se como um espaço de debate e formação, no qual se cria um espaço de discussão e construção de conhecimentos, seja a partir de questões culturais presentes nos filmes, da reflexão sobre elementos artísticos/formais da linguagem cinematográfica, ou do contato com a diversidade da língua francesa, presente em diferentes países, cada um com suas particularidades e identidades. Por fim, o cineclube também serve como um meio de divulgação e facilitação de acesso a obras que não figuram no circuito comercial de cinemas da região nem na programação televisiva/streaming.

Ficha técnica:
Direção: Claude Chabrol

Gênero: Drama
Ano: 1991
Duração: 136 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
*Filme legendado em português

Mais informações: @cine_club_lumiere

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maio
10
qua
Exposição “Livre pintar” na BU @Hall do auditório da BU
maio 10@7:30

A Janela da Arte, moldura expositiva de obras artísticas culturais, da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe a exposição coletiva Livre pintar, que reúne pinturas de aquarelistas do Ateliê Alvéolo, um espaço de arte e de encontros de artistas que pintam aquarelas.. A exposição se inicia nesta quarta-feira, 10 de maio, e segue exposta na BU durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.

Livre pintar estará em exposição no Hall do auditório da Biblioteca Central da UFSC, em Florianópolis, até dia 8 de junho. Reúne pinturas de aquarelistas do Ateliê Alvéolo. Os 15 artistas participantes da exposição possuem memória afetiva com a UFSC, pois são na maioria servidores aposentados, alunos ou ex-alunos ou mesmo possuem familiares de algum modo ligados à UFSC, são eles: Ana Maria Alves de Souza, Audrey Santos, Eleonor Conill, Gloria Gil, Helena Werner, Isa Simões, José Carlos da Rocha, Juliana Bernardi Ogliari, Maria Cecília Caldini Zylbersztajn, Maria Esmênia, Michelli Zimmermann Souza, Nadir Ferrari, Osmar Yang, Susana Lauck, Zulma Borges.

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Exposição “Desenh(ânsias)” na BU @Galeria de Exposições do Hall Principal da BU
maio 10@7:30

A Janela da Arte, moldura expositiva de obras artísticas culturais, da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe a exposição Desenh(ânsias) do escritor, tradutor e ilustrador Alison Silveira Morais. A exposição se inicia nesta quarta-feira, 10 de maio, e segue exposta na BU durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.

Desenh(ânsias) de Alison Silveira Morais, que é bolsista CAPES e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na UFSC, ficará na galeria de exposições do hall principal da Biblioteca Central da UFSC, em Florianópolis, até o dia 25 de maio. Alison trabalha com diversos tipos de estilos, tais como: pontilhismo, realismo, one-line drawing (desenho feito com apenas uma linha), também tinta acrílica, pastel, óleo, aquarela, sobre papel ou telas e também obras utilizando lápis aquareláveis, marcadores permanentes e assim por diante.

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maio
11
qui
“CineMãe”, evento para mães com bebês pequenos, terá exibição de longa-metragem @Auditório Bloco E
maio 11@9:00 – 11:00

O Serviço de Apoio à Amamentação da Universidade Federal de Santa Catarina (SAAM/UFSC) é responsável pelo evento CineMãe – Entretenimento para mães com bebês pequenos, que fará a exibição do longa-metragem “Radioactive” na próxima quinta-feira, 11 de maio, às 9h, no Auditório Bloco E do Anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

A sessão de cinema é para mães de bebês pequenos, até 12 meses. O filme é de temática adulta, o entretenimento é para as mães, mas em ambiente especialmente preparado para receber os bebês. O auditório contará com um trocador de fraldas e estacionamento de carrinhos, ar condicionado em temperatura amena, som em volume adequado e ambiente com luz indireta. Crianças maiores também podem participar, conforme a classificação etária do filme. Mais informações no site do SAAM.

O filme narra a vida de Marie Curie, “mãe” da radiação, e mostra as dificuldades e genialidade da trajetória de uma das cientistas mais importantes da história. A biografia aborda o papel das mulheres nas ciências as consequências da descoberta de Curie para a medicina, a indústria e a guerra.

Sinopse:

Devota da ciência, Marie (Rosamund Pike) sempre enfrentou dificuldades em conseguir apoio para suas experiências devido ao fato de ser uma mulher. Ao conhecer Pierre Curie (Sam Riley), ela logo se surpreende pelo fato dele conhecer seu trabalho, o que a deixa lisonjeada. Logo os dois estão trabalhando juntos e, posteriormente, iniciam um relacionamento que resultou em duas filhas. Juntos, Marie e Pierre descobrem dois novos elementos químicos, rádio e polônio, que dão início ao uso da radioatividade.

Ficha técnica:

Duração: 1h 50min
Gênero: Drama
Direção: Marjane Satrapi

Roteiro: Jack Thorne
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos
*Legendado em português

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Cineclube Cinema Mundo realiza sessão comentada de “37 segundos” @Auditório Elke Hering | BU
maio 11@18:30 – 21:00

Na próxima sessão do Cinema Mundo, a interface de aproximação proposta pela curadoria para tratar do pós-humanismo será a deficiência. O cineclube exibirá em 11 de maio, quinta-feira, às 18h30, o filme “37 segundos” (Hikari, 2019).

Neste longa-metragem de drama, feito pela diretora japonesa Hikari, acompanhamos a trajetória da jovem Yuma, artista gráfica de mangá que, vivendo com paralisia cerebral, busca uma vida mais autodeterminada e menos capacitista nos espaços em que transita.

Ficha Técnica:

Direção: Mitsuyo Miyazaki
Gênero: Drama
Ano: 2019
Duração: 1h 55 min

Sobre os/as convidados/as para o debate:

Lucas Vinicio Stank da Silva é pesquisador e jornalista. Atuou como assessor de comunicação social da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.

Bianca Costa Silva de Souza é mestre em Educação (UFSC), especialista em Educação Especial Inclusiva (Universidade Gama Filho) e licenciada em Pedagogia (UFSC). Atua na Coordenadoria de Acessibilidade Educacional/Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidades da UFSC.

Sobre o mediador:
Daniel Serravalle de Sá, coordenador convidado do Cinema Mundo, é professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisa na área de literatura e outras artes, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e crítica literária e cultural, literatura e história, análise de filmes.

O Cinema Mundo há 11 anos promove debates interdisciplinares sobre curadorias diversas e instiga a produção de conhecimento horizontal em suas sessões comentadas. Para saber mais, acesse o site do projeto.

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>> Serviço

O Quê: Exibição do filme “37 segundos”
Quando: 11/05, quinta-feira
Onde: Auditório Elke Hering | BU
Quanto: evento gratuito e aberto à comunidade
Informações: @cinemamundo.ufsc

maio
12
sex
Cine Paredão apresenta “Sweet Sweetback’s Baadasssss Song” @Bosque do CFH
maio 12@20:00 – 21:00

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme “Sweet Sweetback’s Baadasssss Song”, do diretor Melvin Van Peebles. A sessão será na sexta-feira, dia 12 de maio, às 20h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), ou no auditório do CFH em caso de chuva. A sessão faz parte da mostra Blaxploitation que está sendo exibida durante o mês de maio.

Sobre o projeto

O projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes de difícil acesso ao público. As obras apresentadas têm caráter não comercial e proporcionam a pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, no Bosque do CFH/UFSC.

Sobre o filme

Obra-prima e precursora do movimento blaxploitation, Sweet SweetBack, impressionou pela originalidade, dando a Melvin Van Peebles o status de “autor” de cinema independente. Ele dirigiu, escreveu, produziu, atuou e criou a trilha sonora. O filme de drama policial estadunidense, de 1971, apresenta Sweetback (Melvin Van Peebles), um malandro que ganha a vida como ator pornô, e que precisa fugir das autoridades após atacar dois policiais racistas que agrediam covardemente um jovem negro.

Ficha técnica

Duração: 97 min
Gênero: Drama Policial
Roteiro e Direção: Melvin Van Peebles

Classificação: 18 anos

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maio
16
ter
Ciné-club Lumière apresenta: Hiroshima, meu amor (1959) @Sala de projeção do LEC (Sala 108)
maio 16@19:00 – 21:00

O projeto O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras (Ciné-clube Lumierè) exibirá o filme Hiroshima, meu amor (1959), na próxima terça-feira, 16 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A mostra será na Sala de Projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), às 19h. A proposta do projeto é promover o aprendizado da língua francesa por meio do cinema. Além da exibição, haverá um debate sobre o filme.

O filme conta a história de um caso amoroso entre um arquiteto japonês (Eiji Okada) e uma atriz francesa (Emmanuelle Riva), que está em Hiroshima participando de um filme sobre a paz. Além de amantes, eles também se tornam confidentes, o que traz a memória de uma história, nunca contada antes, do primeiro amor dela. O filme explora a natureza da memória, da experiência e da representação. Para mais informações, acesse o Instagram do Cinèclube Lumière.

O evento é aberto ao público e não é necessário realizar inscrições.

Ficha técnica:

Título: Hiroshima, mon amour
Ano: 1959
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 12 anos
Duração:1h 28min
Direção: Alain Resnais
Roteiro: Marguerite Duras
*Filme legendado em português

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maio
17
qua
UFSC promove cinedebate sobre LGBTQIA+ com exibição do filme “Selma depois da chuva” @Auditório Elke Hering | BU
maio 17@15:00 – 16:30

A Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a sexta edição do “Cura ou Não Cura” na quarta-feira, 17 de maio. O evento contará com um debate após a exibição do filme “Selma depois da chuva”. A atividade terá participação especial de Selma Bastos, assessora de políticas públicas para pessoas LGBTQIA+ da Prefeitura Municipal de Florianópolis e inspiração para o filme.

No dia  17 de maio, é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra a LGBTfobia, data que marca a exclusão das homossexualidades da Classificação Estatística Internacional de Doenças (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1992.

Sobre o filme

Selma é uma mulher trans que construiu sua vida afastada da família. Ela recebe um chamado para ir ao encontro de sua mãe, que sofre de Alzheimer. Nesse encontro, perdidas entre memórias confusas, as duas mulheres lembram dores e desejos esquecidos, e revisitam culpas e afetos perdidos.

Ficha técnica

Duração: 12 minutos
Direção: Loli Menezes
Roteiro: Renato Turnes
Classificação indicativa: livre

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maio
18
qui
Exposição LGBTQIA+ Além do Tempo @Hall do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
maio 18@7:00 – maio 29@19:00

O Hall do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) permanece com a exposição LGBTQIA+ Além do Tempo até o dia 29 de maio.

O projeto tem como objetivo o processo de criação de um ensaio fotográfico com do movimento LGBTQIA + além de pessoas aliadas, tendo como tema a ideia de LGBTQIA + para além do tempo. Além disso, consiste na organização de exposições itinerantes e interação entre equipe idealizadora, participantes e público expectador para difundir conteúdo cultural de valorização das diversidades, desconstruindo valores cristalizados que reproduzem estigmas e preconceitos e, contribuindo para a construção de práticas antidiscriminatórias dentro e fora da universidade. O conceito artístico do projeto é fazer recortes de décadas entre 1920 e 2020, tendo como inspiração personalidades que se destacaram no cenário social e cultural.

Artista

Gabriel Bortolozzo, um artista natural de Piracicaba-SP, atualmente reside em Florianópolis e trabalha como diretor de fotografia. Como estudante de Produção Multimídia no IFSC, ele está sempre em busca de expressar sua arte por meio de diferentes meios, incluindo fotografia digital, analógica e captações para filmes e curtas-metragens.Além disso, ele tem um hobby adicional de criar obras utilitárias de cerâmica, demonstrando sua paixão por várias formas de arte.

Ficha técnica

Produção – Karime Limeira
Produção – Douglas Edgar
Direção de fotografia – Gabriel Bortolozzo

O trabalho exposto recebe apoio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE), da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDGEN) e da Biblioteca Universitária da UFSC (BU).

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maio
19
sex
Cine Paredão apresenta COFFY & FOXY BROWN, de Jack Hill @Bosque do CFH/UFSC
maio 19@19:00 – 23:00

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta os filmes Coffy e Foxy Brown, do diretor Jack Hill. A sessão será na sexta-feira, dia 19 de maio, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), ou no auditório do CFH em caso de chuva. A sessão faz parte da mostra Blaxploitation que está sendo exibida durante o mês de maio. BLAXPLOITATION é o movimento cinematográfico estadunidense das décadas de 60-70 que buscava formar um cinema feito por negros, para negros e sobre negros.

Sobre o projeto

O projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes de difícil acesso ao público. As obras apresentadas têm caráter não comercial e proporcionam a pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, no Bosque do CFH/UFSC.

Sobre os filmes

Coffy (1973)

Depois de perder a irmã para as drogas, a enfermeira Coffy decide fazer justiça com as próprias mãos. Ela se disfarça como garota de programa para se aproximar do mundo do crime e eliminar os chefes do tráfico.

Direção: Jack Hill
Duração: 91 min
Classificação 16 anos

Foxy Brown (1974)

Após seu namorado policial ter sido assassinado por criminosos durante uma operação na qual estava infiltrado, Foxy Brown busca vingança. Ela se disfarça como garota de programa para acabar com os bandidos que fizeram isso com ele.

Direção: Jack Hill
Duração: 94 min
Classificação: 16 anos

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maio
22
seg
Cine Clube 757 – “O Fascismo de todos dias” @Teatro Carmen Fossari
maio 22@18:30 – 20:30

O documentário “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm, será exibido no dia 22 de maio, segunda-feira, às 18h30, pelo Cineclube 757 no Teatro Carmen Fossari, bairro Trindade, em Florianópolis. A exibição é parte da série de encontros sobre fascismos, que teve início com o debate sobre o documentário “Noite e Neblina”, de Alain Resnais, no dia 17 de abril.

Sobre o documentário

Intercalando imagens do presente (1965) e material capturado do arquivo do Ministério de Propaganda do III Reich, da coleção pessoal de Hitler e fotografias apreendidas de soldados alemães da SS, Mikhail Romm, diretor e também narrador do filme, desenvolve uma aguda reflexão sobre a natureza do fascismo, enquanto reconstrói a trajetória de sua ascensão e queda.

Sobre o Cineclube 757

O Cineclube 757 é Idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o filme.

Programação

22/05 | “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm (1965/2horas10min/PB)
19/06 | “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman (1977/120min/Cor)
10/07 | “De Caligari a Hitler”, de Rüdiger Suchsland (2014/1hora58min/PB)

CineBuñuel apresenta “Tempo de Revanche” @Sala de projeção do LEC (Sala 108)
maio 22@19:00 – 22:00

O Projeto CineBuñuel retoma, no dia 22 de maio, às exibições de filmes hispânicos e latino-americanos, com o longa-metragem argentino Tempo de revanche (Tiempo de revancha – 1981), de Adolfo Aristarain. A sessão será na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A exibição será com áudio original e legendas em português, na segunda-feira, às 19:00, com entrada franca.

Tempo de revanche, lançado durante a última ditadura civil-militar, é uma alegoria sobre os presos políticos e desaparecidos naquela fase da história argentina. A denúncia que o filme realiza, face à censura e repressão política vigente na época, faz-se através da utilização de vários elementos simbólicos: desde o próprio título, às características do enredo e à aposta no confronto do protagonista com uma empresa poderosa, à presença de explosivos, morte e perda da fala.

Sobre o projeto

O CineBuñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. O filme faz parte do ciclo “Trabalho e Tormento”, que terá na cartelera o filme “O Bom Patrão” do Diretor Fernando León, o documentário “A Dupla Jornada” da cineasta Helena Solberg e o curta-metragem “Fábrica de Tabacos” de Sara Gómez.

Sobre o filme

Pedro Bengoa é um trabalhador de mineração especializado em explosivos. Ex-sindicalista, ele é contratado numa pedreira que pertence a uma poderosa multinacional. Bengoa percebe que a empresa viola as leis impunemente, acabando com as vidas de muitos trabalhadores. Di Toro, um velho amigo e companheiro de trabalho, propõe um plano de vingança contra a empresa.

Ficha técnica

Direção: Adolfo Aristarain
Argentina-1981
Duração: 1h 52min
Gênero: Drama
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maio
23
ter
Ciné-clube Lumière apresenta: Germinal (1993) @sala de projeção do LEC (Sala 108)
maio 23@19:00 – 22:00

O projeto O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras (Ciné-clube Lumierè) exibirá o filme Germinal (1983) na próxima terça-feira, 23 de maio, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A mostra será na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), às 19h. A proposta do projeto é promover o aprendizado da língua francesa por meio do cinema. Após a exibição, haverá um debate sobre o filme.

A organização disponibilizará certificado de três horas aula.

Germinal conta a história de um jovem desempregado que se estabelece em Montsou, na Nova Aquitânia. Lá, o rapaz se torna mineiro e descobre um mundo de homens condenados a sofrer pela falta de dinheiro. Com os problemas, ele acaba se comprometendo com as causas socialistas.

Ficha técnica

Direção: Claude Berri
Ano: 1993
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 16 anos
Duração: 2h 40min

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Cineclub Italiano apresenta “Amarcord” no CIC @Cinema Gilberto Gerlach
maio 23@19:30 – 22:00

Em celebração aos 50 anos do filme Amarcord, dirigido por Federico Fellini, o Centro Integrado de Cultura (CIC), em colaboração com o departamento de Línguas e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe a versão restaurada do filme italiano (com legendas em português) em Florianópolis.

A sessão será na terça-feira, 23 de maio, às 19h30, no Cinema Gilberto Gerlach, no CIC. Para participar, basta retirar o ingresso no local meia hora antes da exibição. Após a projeção, haverá um debate com Antonio Cava, estudioso de Fellini e organizador de festivais cinematográficos em Curitiba. A data marca também a volta do Cineclub Italiano que, quinzenalmente, vai apresentar, ao público de Florianópolis, filmes, debates e encontros com representantes da cultura italiana. A iniciativa da colaboração entre CIC e departamento de Línguas e Literatura Estrangeira é do professor Sergio Romanelli.

Sobre o filme

Em uma cidade italiana, o jovem Titta está sempre aprontando com seus amigos e observa várias personalidades excêntricas locais que se comportam de forma absurda. Em constante conflito com seu pai severo e sempre defendido por sua adorada mãe, Titta é testemunha das ações de personagens variados, entre eles, membros de sua família, fascistas e mulheres sensuais.

Ficha técnica

Gênero: Comédia Dramática
Direção: Federico Fellini
Roteiro: Federico Fellini e Tonino Guerra
Duração: 2h 07min

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maio
25
qui
Cineclube Cinema Mundo – “Cities of last things” @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária - BU
maio 25@18:30 – 20:30

Na próxima sessão do Cinema Mundoo pós-humanismo terá como ponto de foco as temporalidades de uma narrativa de drama distópico. O cineclube exibirá nesta quinta-feira, 25 de maio, às 18h30, o filme “Cities of last things” (Wi Ding Ho, 2018). Neste longa-metragem, um enredo distópico que se desenrola em cronologia inversa, um homem com um passado complicado vinga-se dos indivíduos que o prejudicaram décadas atrás. A exibição comentada será no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), a atividade é gratuita e aberta à comunidade.

Sobre os/as convidados/as para o debate:

Atílio Butturi é professor do Departamento de Letras e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina. É doutor e mestre em Linguística (UFSC), com graduação em Letras (UEPG).

Sabrina Moura Aragão é professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal de Santa Catarina. É doutora em Estudos da Tradução (USP), mestra em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos (USP), com graduação em Letras (USP).

maio
26
sex
Cine Paredão – “Ganja & Hess” @Bosque do CFH
maio 26@19:00 – 21:00

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme “Ganja & Hess” do diretor Bill Gunn. A sessão será na sexta-feira, dia 26 de maio, às 20h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), ou no auditório do CFH em caso de chuva. O último filme integra a mostra Blaxploitation desse mês de maio. Blaxploitation é o movimento ciematográfico estadunidense das décadas de 60-70 que buscava formar um cinema feito por negros, para negros e sobre negros.

Sobre o filme

Com uma nova proposição narrativa e estética sobre o vampirismo como alegoria de classe e de raça, Ganja & Hess revela o horror da questão racial nos EUA; negros têm seu sangue sugado por seu trabalho, mas nunca o direito de morrer.

“Sempre estive levemente ciente da injustiça que o artista negro sofre ao tentar criar em um mundo branco. Mas eu estava enfurecido e perto da insanidade por causa das injustiças cometidas contra mim e outras pessoas na sociedade norte-americana, percebendo finalmente que não poderia funcionar em tal estado sem cometer um assassinato. Passei a usar a ambição pessoal como proteção contra o que acabaria por me destruir: minha aversão apaixonada por coisas como estupidez e pobreza de espírito.”

Bill Gunn, escritor e diretor, que lançou em Nova York no 20 de abril de 1973.  O filme estreou no Festival de Cinema de Cannes em 1973 e foi selecionado como um dos “Dez Melhores Filmes Americanos da década de 1970”.

Apesar de ter sido louvado no exterior, foi fortemente criticado e discriminado pela crítica estadunidense. Como forma de manifesto, resposta à crítica, Gunn escreve a carta “To Be a Black Artist” (Ser um Artista Negro).

“Tem tempos em que a crítica branca deve se calar, sentar e ouvir. Se o crítico não é capaz de ouvir e aprender, então ele não deve nem mesmo se preocupar com a criatividade negra. (…) Seus jornais e críticos devem perceber que estão condicionando o teatro e a criatividade negra com a crítica branca. Talvez, se a moda do filme negro continuar, a imprensa branca se verá frente à necessidade de contratar críticos negros. Mas se vocês puderem parar a moda, nenhuma contratação será necessária.” Bill Gunn, autor e diretor de Ganja&Hess, na carta “To Be a Black Artist,” 1973, NY.

Ganja & Hess
Direção: Bill Gunn
Ano: 1973
País: Estados Unidos
Duração: 112min
Classificação:16 anos