Agenda Cultural

set
26
seg
7º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil @Hall do Centro de Cultura – 1º Andar e Hall do Bloco C no CED
set 26@9:00 – set 28@17:00

 

A Confraria participará do 7° Semninário de Literatura Infantil e Juvenil. Confira a nossa programação:

Poesia em Movimento – Instalação – Trupe da Confraria Literária e Fernanda do Nascimento PIBIC-EM/CNPq – Hall do Bloco C no CED – UFSC- Abertura da Exposição dia 26/09 -13h30min

“Petra do Coração de Pedra” Prosa com Autora – Anna Cláudia Ramos – Fernanda do Nascimento PIBIC-EM/CNPq -Dia 27 as 9h no Hall do Centro de Cultura – UFSC 1º Andar na Sala Goiabeira
A Atualidade Poética de Gregório de Matos – Apresentação de Pôster – PIBIC-EM/CNPq Augusto Honorata Dia 26 as 9h no Hall do Centro de Cultura – UFSC 1º Andar

Bukowski e Cinema: uma tradução – Apresentação de Pôster – PIBIC-EM/CNPq Gabriel Barreto Dia 27 as 9h no Hall do Centro de Cultura – UFSC 1º Andar

Histórias Cruzadas: entre a literatura e o cinema – Apresentação de Pôster – PIBIC-EM/CNPq José Monteiro Dia 27 as 9h no Hall do Centro de Cultura – UFSC 1º Andar

Confraria Literária do Colégio de Aplicação UFSC: Letramentos em diálogos para formação do leitor – 28 de setembro de 2016, Terça-feira Horário: 8h30min Local: Auditório CFH – ufsc

Dias 26, 27 e 28 de setembro de 2016
http://www.slij.com.br/

set
28
qua
Palestra: Acessibilidade em Museus @Auditório do MArquE - UFSC Campus Trindade
set 28@16:00 – 17:30
set
29
qui
Em Cartaz – Projeto Cinema Mundo da UFSC exibe ‘Corrente do mal’ @UFSC
set 29@18:30 – 20:30

corrente do malO projeto Cinema Mundo da UFSC promoverá na próxima quinta-feira, 29 de setembro, o filme Corrente do mal, dirigido por David Robert Mitchell, incluído no tema “Expressão do horror”.  A sessão será as 18h30 no auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária, com entrada franca, e contará com comentários de Maria Borges e Raphael de Boer.

Sobre o filme:

Jay (Maika Monroe) leva a vida como qualquer outra garota de 19 anos no subúrbio de Detroid. Família, amigos, escola e seu novo namorado Hugs. Após seu primeiro encontro sexual, Jay começa a ter fortes sensações de que algo a está seguindo. Uma sensação crescente e ameaçadora, não tão comum para uma garota de 19 anos.

set
30
sex
Confraria Literária : Confraria Azul sobre a obra de Shirley Vilhalva @Laboratório de Linguagem/ Colégio de Aplicação -UFSC
set 30@18:00 – 19:30

Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, o projeto promove o encontro Confraria Azul sobre a obra de Shirley Vilhalva. A estudante Mariana Solano irá apresentar o livro “Despertar do Silêncio”, no qual a autora relata a sua experiência pessoal com a surdez.

out
4
ter
Mostra de Filmes Japoneses exibe ‘O conto da princesa Kaguya’ dia 4 de outubro @Sala Hassis – Centro de Comunicação e Expressão (CCE) - UFSC
out 4@18:30 – 19:30

 Indicado ao Oscar de “Melhor Animação” em 2015 e dirigido por Isao Takahata, a produção do Studio Ghibli é uma adaptação de um dos mais famosos e antigos contos japoneses, O conto do cortador de bambu, narrativa popular do século X.

out
7
sex
Confraria Literária: Sobremesa Literária discute Willian Shakespeare @Laboratório de Linguagem do Colégio de Aplicação
out 7@12:30 – 13:15

O primeiro do dia será a Sobremesa Literária. O encontro abordará o escritor Willian Shakespeare e será comandado pela professora Nara Wedekin. O objetivo é a descoberta das obras de Shakespeare.
O Encontro conta com contribuição de guloseimas para a sobremesa

Confraria Literária: Atelier Literário @Laboratório de Linguagem do Colégio de Aplicação
out 7@18:00 – 19:00

O tema do encontro será “La Vie em Bleu: Universo da Lavanda”. Com o início da primavera, o perfume da Lavanda será discutido utilizando-se de exeplos como na França, onde existem rotas de lavanda, e até mesmo um museu sobre o assunto. Depois, o grupo confeccionará sachet aromatique de lavande para levar pra sua casa.

out
9
dom
Orquestra Filarmônica SCAR apresenta o concerto Memórias @UFSC
out 9@19:00 – 21:00

ConcertoMemorias_FotoTaisUrquizar_167A Orquestra Filarmônica SCAR apresenta seu concerto Memórias no próximo domingo, 9 de outubro, às 19h, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O Concerto Memórias mistura repertório popular e clássico em um espetáculo multimídia, com projeções de vídeos especialmente criados para interagir com a música.

Para comemorar os 60 anos da SCAR – Sociedade Cultura Artística, de Jaraguá do Sul, o concerto passa por clássicos da música erudita, ópera, pop e rock: de O Guarani a 5ª Sinfonia de Beethoven, passando por Guns N’ Roses, Amy Winehouse e Queen.

A turnê do Concerto Memórias já passou por Blumenau e Itajaí. Em novembro, a última apresentação será em Jaraguá do Sul.

A Orquestra se apresenta sempre de forma gratuita pelo projeto “Circulando por Santa Catarina”, com patrocínio das empresas WEG e Duas Rodas por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Governo Federal.

Programa Concerto Memórias:

– Carlos Gomes: O guarani (Abertura)
– Guns´n´Roses: Sweet Child o´ mine
– Amy Winehouse: Rehab
– Two Steps from Hell: Heart of Courage
– Sibelius: Finlândia
– Ketelbey: Num mercado persa
– Eagles: Hotel California
– Queen: Bohemian Rhapsody
– Beethoven: 5ª Sinfonia (1º mov.)
– Strauss: Radetzky March

Serviço:

O quê: Concerto Memórias
Onde: Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Quando: 09/10/2016
Horário: 19h
Ingressos: gratuitos
Retirada dos ingressos: de 28/09 a 07/10 na Secretaria do Departamento de Cultura e Eventos – DCEven
Limite de Ingressos: 02 (dois) por pessoa
Apoio: Secretaria de Cultura e Arte – SeCArte

out
10
seg
Em Cartaz – Cinema Mundo Curitibanos, exibe o filme Como Estrelas na Terra. @Curitibanos
out 10@19:00 – 21:00

O grupo Cinema Mundo irá exibir o filme Como estrelas na terra, toda criança é especial. O debate será conduzido pela Psicologia Rosiris Nassiff.
A entrada é gratuita
Não percam!

out
11
ter
CineBuñuel apresenta ‘Pantaleón y las visitadoras’ @Auditório Elke Hering, da Biblioteca Universitária (BU) - UFSC
out 11@14:00 – 16:00

Na próxima terça-feira, 11 de outubro, o CineBuñuel exibe “Pantaleón y las visitadoras” (Peru, 1999), de Francisco Lombardi. O filme é baseado no livro homônimo de Mario Vargas Llosa. A exibição com legendas em português é seguida de bate-papo.

out
13
qui
Em cartaz – Cinema Mundo exibe o filme ‘O Babadook’ @UFSC
out 13@18:30 – 20:30

O Projeto Cinema Mundo/UFSC continua a seleção de filmes com o tema “expressões do horror” apresentando o filme O Babadook (The Babadook, 2014, Austrália), escrito e dirigido por Jennifer Kent, na quinta-feira, dia 13 de outubro.

A sessão será às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária UFSC, com entrada franca, e contará com os comentários de João Peralta e Maria Nunes.

Sobre o filme

A viúva Amélia (Essie Davis), cria seu filho Samuel (Noah Wiseman) sozinha e tenta superar a morte trágica de seu marido. O garoto sonha constantemente com um monstro e, todas as noites, Amélia tenta extinguir esse medo. Após Samuel achar um livro sobre o Babadook o garoto começa a ficar cada vez mais agitado e a mãe começa a compartilhar de seu medo.

out
14
sex
Confraria Literária: Cidades do Mundo – relatos e confusões de viagens @Laboratório de Linguagem do Colégio de Aplicação
out 14@18:00 – 19:15

O encontro promove uma conversa descontraída sobre confusões, lembranças e trocas de experiências de viagens, com a professora Camila Pasquetti. Para participar e contar histórias, os interessados deverão mandar uma foto e uma breve legenda de alguma viagem feita para o e-mail confrarialiterariaca@gmail.com

Orquestra de Câmara de Florianópolis no Teatro da UFSC @UFSC
out 14@20:00 – 22:00

A Orquestra de Câmara de Florianópolis fará concerto no Teatro da UFSC, no dia 14 de outubro, sexta-feira, às 20 horas. No repertório estão obras de compositores como Bach, Harald Genzmer, Telemman e Tony Osborne. O concerto é uma parceria com a Orquestra de Câmara da UFSC, do Departamento Artístico Cultural (DAC), que irá participar na execução de uma peça musical. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade, e os ingressos devem ser retirados a partir das 19 horas na bilheteria do Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, na Trindade.

A Orquestra de Câmara de Florianópolis

A Orquestra de Câmara de Florianópolis (OCF) mantêm o nome do grupo orquestral que, em sua formação inicial na década de 1960 e até meados da década de 1980, cumpriu importante papel no movimento musical de nosso estado. Atualmente a orquestra é composta por uma base de cordas (naipes de violinos 1 e 2, violas, violoncelos, contrabaixo), flauta, e dependendo do concerto recebe o acréscimo de outros instrumentos de madeiras e metais, como clarinete, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, além de percussão orquestral e piano, podendo contar também com a participação de solistas cantores.

O grupo está sob a regência do Maestro Carlos A. A. Vieira e é composto por músicos profissionais e por jovens músicos em fase de formação musical. Dentro do repertório estão inseridas músicas tradicionais para orquestra, principalmente do período barroco, clássico e contemporâneo, incluindo autores brasileiros. Em alguns concertos, temas de óperas também são apresentadas por solistas cantores, e arranjos da música popular brasileira e mundial. Desde 2013 a atual OCF vêm se apresentando em teatros, igrejas, auditórios e espaços afins, principalmente na região da Grande Florianópolis.

SERVIÇO:

O QUÊ: Concerto da Orquestra de Câmara de Florianópolis
QUANDO: 14 de outubro de 2016
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início da apresentação na bilheteria do Teatro da UFSC.
CONTATO: Departamento Artístico Cultural (DAC), (48) 3721-2498 ou 3721-9447 –  www.dac.ufsc.br

O Teatro da UFSC integra o Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC

out
19
qua
Projeto 12:30 recebe a banda Esporão de Bagre @UFSC
out 19@12:30 – 13:30

Esporão-de-Bagre WEB800 (3)Na próxima quarta-feira, 19 de outubro, a banda Esporão de Bagre traz o blues e o rock’n roll para o Varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, no Projeto 12:30. Influenciados por bandas como Deep Purple, The Doors e Creedence a banda compõe canções que valorizam a simplicidade e o modo de vida do pescador. Neste show, Helio Calandrini, Tiago Alves e Matheus Passos irão tocar suas canções autorais do primeiro álbum “Quando entra é melhor não resistir”. A apresentação será às 12h30min, é gratuita e aberta à comunidade.

A banda

Presenteados com a beleza do Ribeirão da Ilha, Esporão de Bagre surgiu no começo de 2015 para mostrar que Florianópolis também tem espaço para o Rock and Roll e para o Blues. Inspirados em MC5, Rory Gallagher, Roy Buchanan, Robert Johnson, Made In Brazil, Deep Purple, The Doors, Creedence, Free, Cream, entre outros, o grupo produz um som com voracidade, autenticidade e muito improviso. Dessas influências, têm surgido músicas autorais, engrossando o caldo e a identidade da Esporão de Bagre.

Valorizam a simplicidade, o modo de vida do pescador, a natureza selvagem do ser humano e a autonomia no saber e no viver. Em 2016, a banda lançou seu primeiro Cd, intitulado “Quando entra é melhor não resistir”, com canções autorais, reunindo personalidades e músicos de Santa Catarina.

É composta por Helio Calandrini na guitarra e voz, Tiago Alves no baixo e voz e Matheus Passos na bateria e voz.

Projeto 12:30

Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, às quartas-feiras (no período letivo), no Varandão do CCE da UFSC. Este ano, o projeto acontece quinzenalmente.

Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto, dentro do campus da UFSC, em Florianópolis, devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9447 / 3721-3853 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@contato.ufsc.br

SERVIÇO:

O QUÊ: Show da Esporão de Bagre no Projeto 12:30
QUANDO: 19 de outubro de 2016, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30, no Varandão do CCE, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Projeto 12:30 – Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC (48) 3721-2497, 3721-9447 ou 3721-3853 – www.dac.ufsc.br

Esporão de Bagre: esporaodebagre@gmail.com

 Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC

CIRCULA exibe filme “La muerte de un burócrata” @Auditório do Centro Socioeconômico (CSE), na UFSC.
out 19@18:30 – 20:00

la muerta de un burocrataO CIRCULA (Circuito de Cinema Latino Americano) exibirá o filme cubano “La muerte de un burócrata”(1966). O filme, que é uma sátira, realiza uma importante crítica à burocratização da sociedade, em especial num momento em que a Revolução Cubana não havia completado nem uma década de existência. 

out
21
sex
Música no Lago UFSC – apresenta Banana Orgânica @Deck do laguinho central da UFSC
out 21@12:30 – 13:30

24_INTERNET_6448A banda Banana Orgânica é a próxima atração do Projeto Música no Lago. Com composições totalmente autorais, letras carregadas de significado e alegria, a banda traz influências como rock, samba e punk, incorporando referências literárias, fazendo um som bem diferente. A apresentação é na sexta-feira, 21 de outubro, a partir das 12h30, em frente ao laguinho da UFSC.

Mais informações  SeCArte ou Projeto Música no Lago.

Confraria Literária: Café Literário @Laboratório de Linguagem do Colégio de Aplicação – UFSC
out 21@18:00 – 19:00

Café Literário traz “A Letra e a Corda: Poemas Musicados na MPB” com a professora Maristela Campos. A ideia é mostrar a tradição que une a poesia à música através de poemas de autores renomados que foram musicados por compositores da MPB.

out
23
dom
Experimenta : Arte @Universidade Federal de Santa Catarina
out 23@20:00 – out 27@20:00

Capa_Página_PretaO Experimenta chega na UFSC e promove peças teatrais, exposições, performances, música, dança, palestras. Tudo para incentivar as variadas formas de arte dentro do meio universitário

nov
9
qua
Projeto 12:30: show de Chiqueti e convidados @Varandão UFSC
nov 9@12:30 – 13:30

O músico ChChiqueti - foto divulgaçãoiqueti volta a se apresentar no Varandão do CCE, desta vez com show em formato Power Trio. 

 

nov
16
qua
Encontro anual do “Grupo Capoeira Angola Palmares” @Universidade Federal de Santa Catarina
nov 16@10:00 – nov 20@17:00

Programação completa do evento promovido pelo Projeto de Extensão “Capoeira da Ilha”CARTAZ EVENTO

Museu em Curso discute perfil-opinião de visitantes e inclusão social @MArquE - UFSC
nov 16@15:00 – 17:00

Museu em curso nov_150dpi (1)No próximo dia 16, quarta-feira, Museu em Curso com o tema Museus e seus visitantes: perfil-opinião e inclusão social, com a participação da Dra. Sibele Cazelli. Participe!

nov
17
qui
Música no Lago – UFSC com show da banda The Lads @Laguinho central da UFSC
nov 17@12:30 – 13:30
The Lads

The Lads

A banda The Lads, formada por músicos florianopolitanos, interpreta – a partir da sua própria identidade – o grupo musical The Smiths (banda britânica famosa dos anos 80). Se apresenta no música no lago, na quinta-feira, dia 17, a partir das 12h30

Mais informações no site da SeCArte ou na página do Projeto Música no Lago.

nov
18
sex
Prosa com o Autor – Alexandre Beck @Lab. Linguagem - CA/UFSC
nov 18@18:00 – 20:00

Armandinho - Cartaz-01Irônico, esperto e crítico. É assim o menino Armandinho, personagem das tirinhas homônimas desenhadas por Alexandre Beck.

Se você não identifica pelo nome, provavelmente vendo um desenho saberá de quem estamos falando. Você certamente já encontrou o Armandinho circulando no seu feed do facebook, em algum site ou até mesmo em algum livro didático. Agora, o criador das famosas tirinhas fará uma visita ao Colégio de Aplicação e participará de mais uma Prosa com o Autor.

Você não vai ficar de fora dessa, não é mesmo?

Data: 18 de novembro de 2016
Hora: 18h
Local: Lab. Linguagem – CA/UFSC

Link do evento: https://www.facebook.com/events/536284233249429/

nov
23
qua
Projeto 12:30 com show da banda SUM @Laguinho da UFSC
nov 23@12:30 – 13:30

Na próxima quarta-feira, 23 de novembro, quem se apresenta do Projeto 12:30 é a banda de pop rock SUM. O quinteto composto por Alexandre Müller, João Mateus Da Rosa, Matheus Körbes Bracht, Alessandro Costenaro e João Paulo Batista.

Banda_SUM WEB800 (3)

nov
29
ter
Exposição de arte “A Cor da Nossa Tela” @Hall da Reitoria UFSC – Campus Trindade
nov 29@8:00 – dez 16@18:00

A produção de artistas plásticos em Santa Catarina ganhou destaque na programação da TV UFSC com a série “A Cor da nossa Tela”. Mas agora, a série vira exposição no hall reitoria da Universidade, onde permanece até o dia 16 de dezembro, de segunda à sexta das 8h às 18h com entrada gratuita.

dez
1
qui
Apresentação musical “Victor Giudice na Pauta” no Teatro da UFSC @ Teatro da UFSC
dez 1@19:00 – 20:45

No dia 1ª de dezembro, às 19h, o Teatro da UFSC será palco do show musical “Victor Giudice na Pauta”, realizado pelo Laboratório Floripa em Construção Transdisciplinar em Arte, Cultura e Política (LabFLOR) da UFSC, com apoio do edital Procultura 2016, da Universidade. O evento será uma homenagem ao escritor e compositor carioca, falecido em 1997, reconhecido pela crítica como um dos maiores escritores brasileiros.

Strangloscope Convida Daniel Santiago @Cinema do CIC
dez 1@19:00 – dez 3@22:00

DUO STRANGLOSCOPE CONVIDA

Daniel Santiago para
1) a pré-estréia do curta-metragem O anjo da história, realizado através do Edital Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura;
2) o lançamento do longa-metragem experimental Angelus Novus;
3) a realização de debates após os filmes, performances e palestra;
4) assistir a uma seleção de curtas-metragens experimentais espanhóis em Super 8, a Arrebato em Super 8, sob curadoria de Ángel Rueda, do S8-Coruña.

O convidado da Mostra Duo Strangloscope Convida, Daniel Santiago é um artista visual pernambucano de renome internacional. Durante mais de 20 anos fez dupla com o artista visual Paulo Bruscky e realizaram juntos performances, vídeos, cartazes, etc. Sempre em movimento e constante experimentação artística, Daniel é um dos mais importantes representantes da arte contemporânea brasileira. Em Florianópolis ele virá debater sobre os filmes experimentais em que atuou sob a direção do Duo Strangloscope na serra catarinense, O anjo da história e Angelus Novus, realizará performances, lançamentos e palestra. Esta edição da Mostra Strangloscope Convida é em sua homenagem.
Na abertura da mostra Daniel Santiago realizará, via instrução a um performer local, a performance O Brasil é meu abismo. Em O Brasil É o Meu Abismo (1982), a palavra é o motor fundamental, utilizando uma frase de poema de Jomard Muniz de Britto, Aquarelas do Brasil. A performance original consistia no próprio artista pendurado de cabeça para baixo, preso pelo tornozelo e segurando um cartaz com a frase-título. O rodopiar do corpo do artista exigia da audiência, para leitura da frase, a movimentação pelo espaço da galeria.
No segundo dia da mostra, após a exibição do programa de curtas-metragens experimentais espanhóis Arrebato em Super 8, sob curadoria de Ana Domínguez e Ángel Rueda e apoio da Embaixada da Espanha, exibiremos dois vídeos experimentais de Daniel Santiago e, em seguida, ele realizará a performance Desenhando com as duas mãos usando os dois lados do cérebro. O artista visual Daniel Santiago realizará um desenho simétrico, usando as duas mãos ao mesmo tempo, a partir da lógica de que o lado esquerdo do cérebro é acionado se a mão direita é usada e vice-versa. É mais um trabalho de Daniel que se filia à performance, suporte com o qual trabalha há mais de quarenta anos.
No terceiro dia da mostra, Daniel Santiago encerrará o programa desta edição da nossa Strangloscope Convida com palestra de lançamento, em Florianópolis, de dois livros objeto: Tabela Poética dos Números Intimos e Cafunés em Potencial (um Romance-objeto) na sede do MIS-SC.
Duo Strangloscope (Cláudia Cárdenas&Rafael Schlichting)

Programa:

Dia 1 de dezembro:

. 19:00hs – performance O Brasil é meu abismo, de Daniel Santiago em instruções para dois performers convidados.

Local: Entrada principal da FCC

. 19:30 – Estréia do curta-metragem O anjo da história
O anjo da história – Curta-metragem experimental digital – 23 min
Sinopse:
Confundem-me com um vendedor
Tempos de incompletude…
Percebo que poderia vender-lhes terrenos na lua
Só tenho como transportá-los através das imagens
Captar nossos últimos instantes
Perpassar a pele com a luz, o vento, as alturas geladas

Ficha técnica:
Elenco: Edgard Navarro, Chico César, Daniel Santiago, Juliane Elting e povo de Urubici
Equipe:Rafael Schlichting, Cláudia Cárdenas, Rodrigo Ramos, Augusto Benetti, Alice Assal, Luciana Vaz, Guilherme Pozzibon, Paola Brum, Cláudiio Clasen, Rosana Cacciatore
Apoio: SESC/SC, SESC Urubici, Rio do Rastro Eco Resort, Pousada Sítio Arroio da Serra, Pousada Casa de Pedra, Estalagem Villa da Montanha, Pousada Kiriri-Etê, Pousada das Flores, Pousada Recanto da Serra, Hotel Andermann
Local: Cinema do CIC

intervalo

20:30 – Lançamento do longa-metragem experimental Angelus Novus
Angelus Novus – Longa-metragem experimental digital – 75 min
Sinopse:
A partir do delírio, da mística e do devaneio, romper com a lógica de uma narratividade historicista e positivista. Buscar, na aventura mesma do experimentalismo cinematográfico, um tempo espaço imagem em que o Angelus Novus seja um chamado ao risco e à ruptura com a lógica linear da acachapante contação de histórias críveis. Pelo incrível!!!! – grita o Angelus Novus.

Ficha técnica:
Elenco: Edgard Navarro, Chico César, Daniel Santiago, Juliane Elting e povo de Urubici
Equipe: Filme realizado durante as filmagens do curta-metragem O anjo da história, conta com o apoio da mesma equipe.
Um filme do Duo Strangloscope

Debate sobre os filmes após a sessão dupla com o convidado Daniel Santiago e os diretores Cláudia Cárdenas&Rafael Schlichting (Duo Strangloscope)
Local: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura

Dia 2 de dezembro:

19:00-20:30 – ARREBATO SUPER 8 seguido de debate.

ARREBATO EM SUPER 8
Programa:
Duração: 51 min.

Na história do cinema, o pequeno formato Super 8 pode ser considerado o símbolo cinematográfico da utopia, no qual não somente registramos as nossas recordações fugazes, mas que também permite àqueles “arrebatados” pelo cinema que produzam os seus filmes com inspiração e poucos recursos.
O Super 8 na Espanha teve a sua época de esplendor nos anos 1970 e no início dos anos 1980, um cinema underground marcado sobretudo pela figura do artista plástico Iván Zulueta, verdadeiro símbolo da modernidade e quintessência da contracultura. Com os seus curtas em Super 8 e o seu único longa, Arrebato, o artista difundia a seguinte máxima: “edite os seus próprios fanzines, grave e distribua os seus próprios discos e, por que não, faça seus próprios filmes”.
Quase vinte anos depois do filme Arrebato, em 1996, o artista visual David Domingo, conhecido como Stanley Sunday, realiza o filme Super 8 e nos conecta de imediato com o legado de cineastas como Andy Warhol, George Kuchar, Kenneth Anger e o próprio Iván Zulueta, inaugurando uma nova era do Super 8 na Espanha. Em um momento de plena obsolescência do celuloide, o Super 8 significa um ressurgimento de sonhos e ilusões entre jovens cineastas que encontram neste pequeno formato a magia do artesanal, um cinema que as mãos tocam e manipulam.
O programa “Arrebato em Super 8” pretende realizar uma viagem eclética pelas diferentes expressões e formas assumidas pelo Super 8 nos últimos anos na Espanha. Partindo do curta-metragem Super 8, de David Domingo, alcançaremos um amplo espectro que vai da pura abstração passando pela narração, o documental e o cine-ensaio.
SUPER 8
David Domingo | 1996 | Espanha | 8 min.
Cor, Super 8 trasferido para vídeo
Ode ao Super 8 em uma torrente frenética de cortes, montagens e manipulações.

PELÍCULA SUDOROSA I
David Domingo | 2009| Espanha | 10 min.
Colorido, Super 8 trasferido para a vídeo
Película que retrata as maravilhas do mundo vistas a partir dos olhos de um gato.

NYC SYNC.
Albert Alcoz | 2008 | Espanha | 3 min.
Preto e branco, Super 8 trasferido para vídeo
Filme-diário rodado em Nova Iorque durante o verão de 2007. Usando a técnica de filmagem quadro a quadro, o filme registra freneticamente os caminhos pelas ruas de Manhattan e do Brooklin.

CADA CUATRO FOTOGRAMAS [CADA QUATRO FOTOGRAMAS]
Alberto Cabrera Bernal | 2009 | Espanha| 1 min.
Colorido, Super 8 trasferido para vídeo
Depois de perfurar o suporte físico das imagens a cada quatro fotogramas, a projeção deste rolo Super 8 revela as tripas do mecanismo cinematográfico: a tela e a luz, o corpo do filme sendo mostrado em cadências exatas.

MÉTAMORPHOSES DU PAPILLON
Pere Ginard y Laura Ginés | 2012 | Espanha | 5 min.
Colorido, Super 8 e DV trasferido para vídeo
Revisão, reinterpretação e reescrita impressionista do filme homônimo realizado em 1904 pelo cineasta francês Gaston Velle.
DIA 13 DE JULHO E DIA 12 DE AGOSTO
Xisela Franco | 2014 | Espanha | 2 min.
Colorido, díptico vertical, Super8 trasferido para vídeo e vídeo
Um grupo de amigos alugam uma casa na Ilha de Aunios. A beleza da ilha é mágina.

TOXOS E FLORES
Lucía Vilela | 2016 | Espanha | 4 min.
Colorido, Super 8 trasferido para vídeo
Arquiteturas naturais, naturezas mortas, espaços de luzes verdes e marrons absolutos.

BENDITA CALLE
Ángel Rueda | 2005 | España | 20 min.
Colorido, Super 8 trasferido para vídeo
365 dias com uma câmera Super 8, filmando o excepcional do cotidiano para descobrir uma realidade que se transforma em ficção. A rua se converte em um palco, pessoas comuns em atores e a vida em um roteiro. Sinfonia urbana inspirada no ideário de Dziga Vertov.

Curadoria: é um programa criado pelos diretores do (S8) Mostra Internacional de Cinema Periférico de A Coruña, (Espanha), Ana Domínguez e Ángel Rueda

Apoio: Embaixada da Espanha no Brasil e (S8) Mostra Internacional de Cinema Periférico de A Coruña, (Espanha)
Local: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura

Após a sessão haverá debate com o Duo Strangloscope.

Intervalo

20:45 – 22:00
Exibição de 2 vídeos experimentais de Daniel Santiago:
O plasma no interior da magnetosfera
2009 – 4 min – vídeo
Coreografia da Molécula de Carbono
2009 – 2 min – vídeo
Performance de Daniel Santiago Desenhando com as duas mãos usando os dois lados do cérebro
Local: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura

Dia 3 de dezembro:
19:00 – Lançamento dos livros objeto de Daniel Santiago Tabela Poética dos Números Intimos e Cafunés em Potencial (um Romance-objeto) com palestra para a audiência
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som

dez
2
sex
Grupo de Teatro do Colégio de Aplicação apresenta espetáculo “Otelo (não) morreu (?)” @Colégio de Aplicação da UFSC
dez 2@19:00 – dez 4@20:00

O espetáculo teatral “Otelo (não) morreu (?)”  é o novo espetáculo do Grupo de Teatro do Colégio De Aplicação da UFSC – Segue Reto Toda Cena. As apresentações acontecem entrem os dias 02 e 04 de dezembro no próprio colégio com entrada gratuita.cartaz Otelo 1

dez
10
sáb
Festival Internacional de Folclore Surdo @Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Campus Trindade – Florianópolis
dez 10@10:00 – dez 13@18:00

O Festival de Folclore Surdo de 2016 terá em sua programação: teatro, narrativas, piadas e poesias. Aberto a todo publico

dez
13
ter
Lançamento do livro “Jango e eu” de João Vicente Goulart na UFSC @Tralharia
dez 13@17:00 – 19:00

Convite Lançamento_sem marca de corteJango e eu – Memórias de um exílio sem volta, escrito por João Vicente Goulart, filho do ex-presidente, será lançado no Tralharia Bar e Café no dia 13 de dezembro com a presença do autor.