Agenda Cultural

out
16
qui
Jogos de Integração dos Servidores da UFSC | 5º JIS
out 16 – nov 29 dia inteiro

O Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL) vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), divulga a programação da 5ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores da UFSC (JIS). O evento tem como objetivo fortalecer os laços da comunidade universitária, promovendo cooperação, trabalho em equipe, inclusão e a prática esportiva como forma de lazer e saúde.

As atividades esportivas começam na quinta-feira, 16 de outubro e seguem até 29 de novembro de 2025. A programação dos Jogos, bem como diversas orientações para os participantes estão despriveis na pagina do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer: decl-secarte.ufsc.br.

A coordenação do evento informa que existem vagas disponíveis paras as modalidades de Canastra Mista, Corrida Rústica, Dominó Misto e Voleibol (masculino e feminino). As inscrições permanecem abertas até o Congresso Técnico que inicia na próxima terça-feira, 14 de outubro, às 9h30.

Além das modalidades esportivas, o 5º JIS oferecerá atividades culturais e de lazer, também abertas aos familiares dos servidores, que poderão participar tanto como atletas quanto como espectadores.

O evento é promovido pelo Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, e conta como apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), Centro de Desportos (CDS), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFSC (SINTUFSC), Associação Recreativa dos Servidores da UFSC (ASSUFSC), Liga Acadêmica de Enfermagem Pré-Hospitalar e Emergência (LAEPE), Centro Acadêmico de Educação Física (CAEF), Associação Atlética do Curso de Educação Física (AEFUFSC).

Informações: decl-secarte.ufsc.br | decl.secarte@contato.ufsc.br | @decl.secarte | (48) 3721-8326

nov
10
seg
Edital Bolsa Cultura 2026-2027
nov 10 – dez 14 dia inteiro

Para incentivar o estudante a participar do processo de criação artístico-cultural desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a  Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) lança o edital Bolsa Cultura 2026 – 2027, Programa de Bolsas de Extensão vinculadas às Ações de Cultura, Arte e Esporte (BECAE). A ação disponibilizará bolsas no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) para os projetos aprovados neste edital.

>> Acesse: Edital 027/2025/SeCArtE – Bolsa Cultura 2026-2027

A finalidade do programa é oferecer auxílio financeiro a estudantes de graduação, de modo a incentivar sua participação nos projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na UFSC, por meio do processo de criação artístico-cultural, bem como proporcionar o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos na realização dessas atividades.

Às propostas para inscrição no edital devem ser enviadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico no período de 10 de novembro a 14 de dezembro de 2025. Cada coordenador poderá inscrever até 02 (dois) projetos de extensão e concorrer a no máximo 02 (duas) bolsas no total.

A concessão da bolsa de cultura respeitará o quantitativo disponibilizado em função do recurso orçamentário-financeiro da Secretaria de Planejamento (SEPLAN/UFSC) destinado ao Programa de Bolsa Cultura 2026. As bolsas de extensão serão concedidas por 11 meses, no período de 01/04/2025 a 31/03/2026.

>> Cronograma atualizado

Lançamento do Edital: 07/11/2025
Período para inscrição dos projetos: 10/11/2025 a 14/12/2025 | Formulário de Inscrição
Período de habilitação dos projetos inscritos: 15/12/2025 e 16/12/2025
Período de avaliação dos projetos homologados: 19/12/2025 a 31/01/2026
Divulgação do resultado preliminar: Até 10/02/2026
Recebimento de recursos via e-mail, até 18h: 11/02/2026 e 12/02/2026
Divulgação do resultado final: 16/02/2026
Prazo para os coordenadores contemplados realizarem o cadastro do bolsista no SIGPEX: 10/04/2026

nov
12
qua
Música de câmara | Quarteto Cruz e Sousa @Igrejinha da UFSC
nov 12@20:00 – 22:00

Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.

Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.

Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.

O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.

“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.

As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.

>> Sobre os Músicos

Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.

Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.

João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.

Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina

Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.

Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com

>> Ficha Técnica

Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta

nov
13
qui
Ingressos gratuitos | “Bee Gees Alive” @Centro de Cultura e Eventos - UFSC
nov 13@9:00 – 17:00

O Departamento de Cultura e Eventos, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (DCEven/SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunica que serão disponibilizados na quinta-feira, 13 de novembro, a partir das 9h, no balcão de informações, piso térreo do Centro de Cultura e Eventos, 100 (cem) ingressos cortesia para estudantes da UFSC, referente ao espetáculo musical Bee Gees Alive. A apresentação está prevista para ocorrer no dia 15 de novembro, sábado, às 21h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

Os ingressos serão concedidos mediante entrega do atestado de matrícula impresso e atualizado (2º semestre/2025), constando que o aluno está regularmente matriculado e apresentação de documento oficial com foto. Serão disponibilizados 100 (cem) ingressos. As entradas serão distribuídas por ordem de chegada. Cada estudante tem direito a retirar 01 (um) ingresso. Não será permitida a retirada de ingresso com documentação de terceiros.

Caso os 100 (cem) ingressos destinados aos estudantes não sejam retirados integralmente até às 17h do dia 13 de novembro, as entradas remanescentes serão disponibilizadas no dia 14 de novembro, a partir das 9h, também para servidores docentes e técnicos da UFSC. Para retirar os ingressos, os servidores deverão apresentar comprovante de vínculo com a Universidade e documento oficial com foto. A entrega ocorrerá até às 17h do dia 14 ou enquanto houver ingressos disponíveis.

Os shows pagos não são produzidos pela UFSC, havendo apenas a cobrança do aluguel referente ao espaço. A contrapartida para a UFSC se dá pela liberação dos 100 (cem) ingressos aos estudantes e da integralidade do valor do aluguel deste espaço que vem a ser utilizado em projetos culturais e manutenção do Centro de Cultura e Eventos, conforme consta no Edital 003/SECARTE/2025.

>> Serviço

O quê: Distribuição de 100 ingressos cortesia para o espetáculo Bee Gees Alive
Quando: 13/11/2025 | quinta-feira | 9h às 17h – por ordem de chegada
Onde: Balcão de informações | Centro de Cultura e Eventos – piso térreo
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – DCEven – (48) 3721-3850

nov
14
sex
Ingressos gratuitos | “Bee Gees Alive” @Centro de Cultura e Eventos - UFSC
nov 14@9:00 – 17:00

O Departamento de Cultura e Eventos, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (DCEven/SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunica que serão disponibilizados na quinta-feira, 13 de novembro, a partir das 9h, no balcão de informações, piso térreo do Centro de Cultura e Eventos, 100 (cem) ingressos cortesia para estudantes da UFSC, referente ao espetáculo musical Bee Gees Alive. A apresentação está prevista para ocorrer no dia 15 de novembro, sábado, às 21h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

Os ingressos serão concedidos mediante entrega do atestado de matrícula impresso e atualizado (2º semestre/2025), constando que o aluno está regularmente matriculado e apresentação de documento oficial com foto. Serão disponibilizados 100 (cem) ingressos. As entradas serão distribuídas por ordem de chegada. Cada estudante tem direito a retirar 01 (um) ingresso. Não será permitida a retirada de ingresso com documentação de terceiros.

Caso os 100 (cem) ingressos destinados aos estudantes não sejam retirados integralmente até às 17h do dia 13 de novembro, as entradas remanescentes serão disponibilizadas no dia 14 de novembro, a partir das 9h, também para servidores docentes e técnicos da UFSC. Para retirar os ingressos, os servidores deverão apresentar comprovante de vínculo com a Universidade e documento oficial com foto. A entrega ocorrerá até às 17h do dia 14 ou enquanto houver ingressos disponíveis.

Os shows pagos não são produzidos pela UFSC, havendo apenas a cobrança do aluguel referente ao espaço. A contrapartida para a UFSC se dá pela liberação dos 100 (cem) ingressos aos estudantes e da integralidade do valor do aluguel deste espaço que vem a ser utilizado em projetos culturais e manutenção do Centro de Cultura e Eventos, conforme consta no Edital 003/SECARTE/2025.

>> Serviço

O quê: Distribuição de 100 ingressos cortesia para o espetáculo Bee Gees Alive
Quando: 13/11/2025 | quinta-feira | 9h às 17h – por ordem de chegada
Onde: Balcão de informações | Centro de Cultura e Eventos – piso térreo
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – DCEven – (48) 3721-3850

Roda de Choro UFSC @Igrejinha da UFSC
nov 14@18:30 – 20:30

Nesta sexta-feira, 14 de novembro, às 18h30 a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.

A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e entre diferentes gerações.

O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (DAC/SeCArtE).

nov
22
sáb
Show | Ricardo Herz e Vanille Goovaerts @Igrejinha da UFSC
nov 22@20:00 – 22:00

No dia 22 de novembro, sábado às 20h, a charmosa Igrejinha da UFSC será palco de um espetáculo musical imperdível com o duo formado por Ricardo Herz e Vanille Goovaerts.

A francesa Vanille Goovaerts (violino, rabeca e voz) e o brasileiro Ricardo Herz (violino e rabeca) unem seus talentos em uma apresentação vibrante, repleta de ritmo, improvisação e lirismo. O repertório passeia por composições autorais de ambos os artistas, além de clássicos do choro, valsa francesa, forró, xote e outros ritmos que celebram a diversidade musical.

Alternando-se entre violinos, rabecas e canto, o duo cria uma atmosfera envolvente e sensível, que encanta tanto os ouvidos quanto o coração do público. É uma oportunidade única de vivenciar a fusão de culturas e sonoridades em um show intimista e cheio de energia.

A entrada é gratuita. Traga sua curiosidade musical e venha se emocionar com essa noite especial!

nov
27
qui
Concerto e palestra de Danton Oestreich na UFSC @Igrejinha da UFSC
nov 27@19:00 – 20:00

No dia 27 de novembro, quinta-feira, na Igrejinha da UFSC, o público poderá assistir a um programa especial com o violonista e pesquisador Danton Oestreich, integrante da programação cultural paralela ao XXI Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI). Oestreich apresentará um recital inteiramente dedicado a Johann Sebastian Bach, seguido de uma conferência sobre sua pesquisa em estética e hermenêutica musical.

O programa do recital traz duas importantes suítes do repertório bachiano transcritas para violão:

  • Suite em Sol menor (BWV 995)
  • Suite em Mi maior (BWV 1006a)

Essas obras integram o Projeto BACH, iniciativa de Oestreich dedicada à criação de novas transcrições e à revisão interpretativa da obra do compositor alemão para o violão contemporâneo. Após o concerto, Danton Oestreich apresenta a palestra em que discute aspectos interpretativos, estruturais e hermenêuticos da música bachiana, refletindo sobre paralelismos, figurações simbólicas e relações proporcionais presentes em suas composições.

>> Danton Oestreich

Bacharel em Violão Clássico pela UFRGS e Mestre em Filosofia pela Unisinos, Danton Oestreich une atividade concertística e pesquisa teórica em hermenêutica e estética musical. Possui artigos publicados em periódicos especializados em música e filosofia. Estudou com nomes como Alvaro Pierri e Luis Orlandini e atuou como solista frente à Orquestra de Câmara da UNISC (2018 e 2019).

Desde 2021 desenvolve o Projeto BACH, que inclui, entre outras produções, a transcrição para dois violões do Cravo Bem Temperado – Livro I (2022), preservando as tonalidades originais dos 24 Prelúdios e Fugas. Desde 2023, atua em duas frentes de criação de novos repertórios: uma parceria com o compositor e artista plástico Roberto Velasco, e um projeto internacional de duo com o mestre japonês Akihito Obama (shakuhachi). Em 2025, abriu a XXI Mostra Fred Schneiter na Sala Cecília Meireles e lançou seu primeiro álbum solo, Cosmogonias, parceria com Velasco e o pintor Gonçalo Ivo.

>> Serviço

O quê: Concerto e Palestra de Danton Oestreich na UFSC
Quando: 27/11/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117, Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Contato: www.dantonoestreich.wordpress.com

nov
28
sex
Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
nov 28@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 28, 29 e 30/12  e 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo às 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

nov
29
sáb
Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
nov 29@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 28, 29 e 30/12  e 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo às 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

nov
30
dom
Dia de Gratuidade | Fortalezas UFSC @Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim e de São José da Ponta Grossa
nov 30@8:30 – 18:30

As Fortalezas de São José da Ponta Grossa e Santa Cruz de Anhatomirim terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, 30 de novembro. A iniciativa visa ampliar o acesso ao patrimônio cultural e histórico da Ilha de Santa Catarina. As Fortalezas são administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE).

>> Dia de Gratuidade

No ultimo domingo do mês, entre os meses de março a novembro, é realizado o Dia de Gratuidade. O horário de visitação é das 8h30 às 18h30 e o passeio é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia com a devida identificação, laudo comprobatório da necessidade de acompanhamento e laudo de adestramento.

O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na ilha de Anhatomirim. A CFISC disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre. A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones encontra-se temporariamente fechada em razão das obras no trapiche que dá acesso à fortificação.

>> Serviço

O quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 30/11/2025 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC | Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC
Quanto: Entrada franca
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302

Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
nov 30@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 28, 29 e 30/12  e 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo às 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

dez
1
seg
65 anos UFSC | Concerto Música Câmara @Igrejinha da UFSC
dez 1@19:00 – 20:00

O Projeto Igrejinha Musical e o Departamento de Música do CEART / Udesc apresentam o Concerto de Música de Câmara das classes dos professores Luiz Mantovani e Kadu Müller. O evento reflete o trabalho desenvolvido durante o segundo semestre de 2025 no âmbito do Bacharelado e Licenciatura em Música da Udesc, com grupos selecionados que interpretarão obras de Mozart, Beethoven, Debussy e Villa-Lobos, entre outros. Os instrumentos participantes incluem piano, violão, violino, viola, violoncelo e flauta, além de canto. 

dez
5
sex
65 anos UFSC | UFSC Vozes: Encontro de Corais @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
dez 5@19:00

O Coral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida outros corais a celebrar a arte do canto coletivo. Neste encontro, estarão presentes:

  • Coral da UFSC
  • Canto Coral – disciplina do curso de Artes Cênicas da UFSC
  • Coral SINTESP
  • Coral 2 – disciplina do curso de Música da Udesc
  • Coral 4 – disciplina do curso de Música da Udesc
  • Madrigal Udesc

A classificação é livre. O encontro é uma realização do Coral da UFSC, do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (DAC/SeCArtE).

65 anos UFSC | Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
dez 5@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

dez
6
sáb
65 anos UFSC | Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
dez 6@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

dez
7
dom
65 anos UFSC | Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
dez 7@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

dez
16
ter
65 anos UFSC | Ensaio aberto espetáculo ‘Entre o Céu e o Mar’ @Teatro Carmen Fossari
dez 16@18:00

Apresentação de um ensaio aberto do espetáculo “Entre o Céu e o Mar”, uma performance teatral híbrida que estam construindo e ensaiando, e que combina diferentes formas de arte: música, dança e pintura, sendo que serão apresentadas composições originais para contrabaixo, do músico Mateus Costa, dança coreografada pela bailarina Aline Porto Quites e pinturas da artista Ana Luisa Kaminski, que pintará ao vivo durante a performance. Existe um enredo, na performance, em que cada um dos artistas participa de cenas, durante a execução das músicas, numa interação harmônica, criativa e instigante entre as formas de fazer artístico.

O objetivo da atração é alcançar e beneficiar o público apreciador de cultura e artes em geral, tanto da comunidade acadêmica quanto sociedade civil e moradores em torno da UFSC, e pretende fazer uma audiodescrição da apresentação.

  • Classificação: Livre
dez
17
qua
65 anos UFSC | Peça de palhaçaria ‘Circulando’ @Teatro Carmen Fossari
dez 17@20:00

Um dia cotidiano, de um ano perfeitamente normal, numa rotina comum. Acordar, levantar, se arrumar, pronta para sair, assim começa nossa peça, uma história que todos já passaram. E sem sair do lugar. Em casa e somente em casa, presa, trancada, enclausurada, Tchuvis luta contra a raiva e a frustração de andar em círculos no mesmo lugar. Juntamente com seu único parceiro de cena, um rádio, nossa protagonista desenha epopeias contra o tédio ao ter aulas de fotografia, aprender a tocar piano ou simplesmente beber um tranquilo chá.

  • Evento gratuito: Retirada do ingresso no local uma hora antes da apresentação.
  • Classificação indicativa: 10 anos
  • Acessibilidade: Audiodescrição aberta ao público – integrada ao espetáculo.
    Pessoas com deficiência visual podem reservar seu ingresso pelo número: 48 99190-1206