O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Agenda Cultural

jan
25
sáb
Edital | vaga na área de Marketing Institucional da Companhia de Dança da UFSC
jan 25@12:00 – fev 4@13:00

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), torna público o edital de seleção de estudantes para bolsas do Projeto Integração Esporte, Cultura e Lazer, para o ano de 2025.

O Edital oferece uma vaga mais cadastro de reserva destinado a estudantes de Graduação em Design ou curso correlato, para atuar na área de Marketing Institucional da Companhia de Dança da UFSC.

>> Acesse: Edital 001/SECARTE/2025

>> Atividades desenvolvidas:

  • Organização do portifólio da Companhia de Dança da UFSC, referente às atividades realizadas em 2024 (instagram, youtube etc);
  • Proposição de materiais a serem elaborados e de estratégias de divulgação institucional;
  • Suporte na elaboração dos materiais para a Semana da Dança 2025;
  • Execução das atividades de divulgação (envio de e-mails, colagem de cartazes, monitoria de oficinas;
  • Participação em outras atividades correlatas, quando solicitado.

As bolsas tem previsão de início em fevereiro de 2025 e término em abril de 2025, podendo haver outras contratações pontuais ao longo do 2025, bem como o chamamento de aprovados em cadastro reserva para vagas relacionadas na SeCArtE . O(A) bolsista cumprirá jornada semanal de 20 (vinte) horas no turno da manhã, a ser alinhado com as necessidades da coordenação da bolsa, devendo o horário da bolsa ser compatível com o horário de aula em que esteja matriculado.

A UFSC concederá ao(à) bolsista aprovado(a) por este edital, mensalmente, uma bolsa no valor de R$700,00 (setecentos reais).

Esta seleção tem o objetivo de incentivar a participação e o envolvimento dos estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) nas ações e projetos de Esporte, Cultura e Lazer desenvolvidos na SeCArtE.

>> Cronograma: 

Período de inscrições: 25/01/2025 a 04/02/2025
Convocação e realização das entrevistas: 28/01/2025 e 06/02/2025
Divulgação do resultado: 07/02/2025
Início das atividades: 10/02/2025 ou data posterior a ser confirmada

Informações: secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-7232

fev
5
qua
Palestras | Fortificações e Patrimônio Mundial @Igrejinha da UFSC
fev 5@15:00 – 18:00

A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporre (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove nesta quarta-feira, 05 de fevereiro, as 15h, na Igrejinha da UFSC, duas palestras sobre Fortificações Militares e Patrimônio Mundial das Fortificações Brasileiras.

No evento, a Drª. Milagros Flores-Román fala a respeito do Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Militar (ICOFORT) e sobre o Inventário Monumental de Fortificações que ela atualmente coordena. A palestra complementa a visita da Dra. Milagros ao Brasil, visando o avanço da pesquisa sobre o Inventário Monumental de Fortificações e Patrimônio Militar, conforme detalhado a seguir.

Posteriormente , a Drª. Flávia Mattos aborda a atuação do Comitê Científico Brasileiro sobre Fortificações e Patrimônio Cultural de Origem Militar (CCBrFort / ICOMOS Brasil) e a candidatura das Fortificações Brasileiras a Patrimônio Mundial.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no link.

Sobre o ICOFORT   

O Comitê Científico Internacional sobre Fortificações e Patrimônio Militar (ICOFORT) foi criado em 2005 pelo ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) para promover o conhecimento, a conservação e a valorização das fortificações históricas em todo o mundo. Uma de suas funções mais importantes é ajudar o ICOMOS a cumprir seu papel como consultor do Patrimônio Mundial da UNESCO, colaborando na avaliação do valor universal das fortificações propostas a cada ano para a Lista do Patrimônio Mundial.

Sobre o Inventário Monumental de Fortificações e Patrimônio Militar

O Inventário Monumental de Fortificações e Patrimônio Militar objetiva coletar dados sobre tipologias, sistemas defensivos, estado de conservação, sustentabilidade, turismo, governança, entre outros, assim como visa identificar monumentos que necessitem de mais pesquisas documentais e arqueológicas para sua valorização. O projeto também busca documentar os efeitos das Mudanças Climáticas nas Fortificações e Patrimônio Militar, com o propósito de uma maior compreensão e ação em relação a perdas e danos, identificar o nível de impacto e possíveis medidas de mitigação em um esforço para proteger este patrimônio frágil contra as mudanças climáticas.

Sobre Milagros Flores-Román

Milagros Flores-Román é Historiadora-Especialista em pesquisa histórica com base no Patrimônio Histórico Cultural e Fortificado. É doutora em História pela Faculdade de Geografia e História da Universidad Complutense de Madrid na Espanha. É membro fundador do ICOFORT, o Comitê Científico Internacional do ICOMOS sobre Fortificações e Patrimônio Militar, do qual foi presidente de 2008 a 2019, coordenando, entre outros trabalhos, a elaboração das “Diretrizes sobre Fortificações e Patrimônio Militar”, documento oficial do ICOMOS que estabelece os parâmetros para a conservação, proteção e interpretação desse patrimônio em nível mundial.

Atualmente é Coordenadora Regional do ICOFORT para a América Latina e Caribe. Acesse o currículo ampliado aqui.

Sobre a atuação do CCBrFort / ICOMOS Brasil

Fundado em 2019, no âmbito do ICOMOS Brasil, o Comitê Científico Brasileiro sobre Fortificações e Patrimônio Cultural de Origem Militar (CCBrFort) é um comitê científico análogo ao ICOFORT, que busca realizar e incentivar estudos, reflexões e intercâmbios de experiências, entre seus membros e uma ampla rede de interlocutores interessados nessa temática, sempre na perspectiva de conhecer as fortificações brasileiras, mas também as suas múltiplas relações com as demais fortificações em outras partes do mundo.

Sobre a Candidatura a Patrimônio Mundial das Fortificações Brasileiras

Tombadas pelo Iphan desde 1938, as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones possuem arquiteturas monumentais e começaram a ser construídas em 1739 e 1740, respectivamente, sob o comando do primeiro governador da Capitania de Santa Catarina, o engenheiro militar José da Silva Paes. Esses monumentos nacionais foram testemunhas do esforço para a ocupação, defesa e integração do território nacional e fazem parte do conjunto de 19 fortificações brasileiras candidatas a Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Sobre Flávia Mattos

Flávia Ferreira de Mattos é doutora em Ciências em Engenharia de Produção, Área de Concentração: Gestão e Inovação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – PEP/COPPE/UFRJ (2018) – onde defendeu a tese “Inovação Institucional e Patrimônio Cultural de Origem Militar”. Possui mestrado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – CPDA/UFRRJ (2006). Atuou como consultora da Unesco no Projeto “Gestão Compartilhada do Patrimônio Cultural Brasileiro” – junto ao DECOF/IPHAN (novembro de 2019 a setembro de 2020).

Atualmente é Coordenadora do Comitê Científico Brasileiro sobre Fortificações e Patrimônio Cultural de Origem Militar – CCBrFort / ICOMOS Brasil. Veja o currículo ampliado clicando aqui.

>> Serviço

O quê: Palestras sobre Fortificações e Patrimônio Mundial
Quando: Quarta-feira | 5 de fevereiro de 2025 | 15:00h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: Acesse aqui
Mais informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br

fev
6
qui
Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul – Erei Sul
fev 6@7:00 – fev 9@18:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) irá sediar a quinta edição do Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul (Erei Sul) durante os dias 6 a 9 de fevereiro, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, em Florianópolis. Organizado pelos estudantes indígenas da UFSC, o evento é aberto à participação de toda a toda comunidade universitária, sem a necessidade de inscrição prévia.

O evento abordará temáticas como saúde mental indígena, a importância de lideranças de territórios como base no ingresso, mães e pais indígenas nas universidades, ações afirmativas, direito ao território, marco temporal e clima, a importância da criação de projetos de moradias estudantis específicas para indígenas, política e vida indígena. Os organizadores convidam toda a comunidade universitária a participar e conhecer mais sobre a cosmovisão, lutas e experiências dos povos indígenas.

O Erei Sul ocorre desde 2016, e é o maior evento indígena de mobilização coletiva no Sul do país no contexto do Ensino Superior. Segundo os organizadores, é pensado e protagonizado por lideranças, estudantes indígenas de graduação, pós-graduação, pesquisadores e não indígenas cujas territorialidades correspondem ao atual território do Sul. Inclui também autoridades indígenas e não indígenas de diferentes contextos territoriais.

Algumas presenças previstas para participar desta edição são: Davi Guarani, Laísa Kaingang, Cristhian Priprá, Laura Parintintin, Geni Nunes, Txay Suruí, entre outros.

A programação e principais informações estão disponíveis no site oficial do encontro. Atualizações também serão divulgadas por meio do Instagram @erei.sul.

fev
7
sex
Edital | Espaço Expositivo – Centro de Cultura e Eventos
fev 7@8:00 – mar 21@0:00

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Cultura e Eventos (Dceven), torna público o edital para ocupação do Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

>> Acesse: Edital 002/SeCArtE/2025 – Espaço Expositivo – Centro de Cultura e Eventos

Este edital tem como objetivo selecionar projetos de mostras e exposições de artes plásticas de curta duração (45 dias) para ocupação do “Espaço Expositivo”, localizado no piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no período de abril de 2025 a abril de 2026. Serão aceitas somente propostas de exposição com obras bidimensionais, como pinturas, gravuras, fotografias, entre outros.

A seleção é aberta a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, ou responsáveis por menores de 18 anos, pertencentes aos três segmentos da UFSC (discentes, servidores técnico-administrativos em educação e servidores docentes), bem como à comunidade externa da Universidade, que apresentem projetos de mostra ou exposição em conformidade com as normas e condições estabelecidas no edital.

>> Inscrições

As inscrições são gratuitas e estarão abertas no período de 7 de fevereiro de 2025 a 21 de março de 2025. As propostas deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail, conforme as orientações do item 3 do Edital.

>> Cronograma

Lançamento do edital: 07/02/2025
Prazo para inscrições: 07/02/2025 a 21/03/2025.
Divulgação do resultado preliminar: 24/03/2025
Prazo para recursos: 25/03/2025
Divulgação do resultado final: 28/03/2025
Execução dos projetos selecionados: abril de 2025 a abril de 2025

>> Serviço

O quê: inscrições Edital Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos
Quando: de 07/02/2025 até 21/03/2025
Onde: Edital 002/SeCArtE/2025 – Espaço Expositivo – Centro de Cultura e Eventos
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – dceven.ufsc.br | dceven@contato.ufsc.br | 48 3721-4768

fev
10
seg
Edital | Centro de Cultura e Eventos – Externo
fev 10@8:00 – mar 7@18:00

Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Foto: divulgação/SeCArtE

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Cultura e Eventos (Dceven) abre inscrições de propostas para o Edital 003/SeCArtE/2025. O edital é destinado a utilização dos espaços públicos no Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – Auditório Garapuvu, hall e copa do segundo andar, sala Goiabeira, sala Laranjeira e sala Pitangueira, e Camarins (1, 2 e 3), pelo público externo no período 24 de maio a 30 de novembro de 2025.

Neste edital serão recebidos propostas de pessoas físicas ou jurídicas com ou sem fins lucrativos, para utilização a título precário, sob regime de permissão de uso onerosa dos espaços públicos, destinados a eventos de curta duração de natureza cultural e artística. 

As inscrições gratuitas estão abertas a partir das 09h do dia 10 de fevereiro de 2025 até às 17h do dia 07 de março de 2025, e deverão ser efetuadas exclusivamente por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico. O calendário com as datas disponíveis para reserva dos espaços pode ser verificado no ANEXO I do Edital.

>> Acesse

Edital nº 003/SECARTE/2025

Formulário de inscrição

>> Cronograma

Lançamento do edital: 10 de fevereiro de 2025
Inscrições: De 10 de fevereiro a 07 de março de 2025
Divulgação do resultado: 24 de março de 2025
Período de recursos:
De 24 a 28 de março de 2025
Resultado final: 04 de abril de 2025
Execução dos projetos selecionados: De 24 de maio a 30 de novembro de 2025

Informações: 48 3721-3850 | edital.dceven@contato.ufsc.br

Edital | Ministrantes Cursos e Oficinas Livres de Arte do Departamento Artístico Cultural – DAC
fev 10@18:00 – fev 21@18:00

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público o edital de seleção de ministrantes para compor o cadastro reserva para atuar na execução das ações de extensão do programa Cursos e Oficinas Livres de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC).

>> Acesse: Edital 004/2025/SeCArtE

O edital tem por objetivo selecionar ministrantes para o programa Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, os quais irão propor, planejar e executar ações educacionais em arte nas áreas de artes visuais, artes cênicas, audiovisual, dança, fotografia, literatura, música, culturas étnicas e raciais, entre outras.

Os Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC visam propiciar à comunidade uma formação inicial e continuada em diferentes áreas de artes, promovendo a capacitação de estudantes, de professores e do corpo técnico-administrativo da Universidade, bem como da comunidade externa local, sem vínculo com a UFSC, com idade mínima de 12 anos, por meio de cursos, oficinas livres e workshops.

Podem se candidatar a ministrantes os servidores docentes e técnico-administrativos em educação da UFSC, bem como membros da comunidade externa à UFSC que sejam trabalhadores da cultura.

O período de inscrição será das 18h do dia 10 de fevereiro de 2025 até às 18h de 21 de fevereiro de 2025, conforme estabelecido no cronograma do edital. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico.

>> Cronograma

Período de inscrições: 10/02/2025 a 21/02/2025
Publicação de resultado preliminar: 26/02/2025
Período de recursos: Até 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado preliminar
Resultado final da seleção: 28/02/2025

>> Serviço

O quê: seleção de ministrantes para atuar na execução das ações de extensão do programa Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC
Quando: de 10/02/2025 a 21/02/2025
InscriçõesEdital 004/2025/SeCArtE
Informações: oficinas.dac@contato.ufsc.br | (48) 3721-2498

fev
12
qua
Edital | Processo de Seleção de Estudantes para Estágio não Obrigatório – Bolsa PIBE
fev 12@7:00 – fev 19@0:00

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), informa que estão abertas as inscrições para o Processo de Seleção de Estudantes para Estágio não Obrigatório – Bolsa PIBE.

O processo seletivo destina a discentes regularmente matriculados e frequentes nos cursos de graduação da UFSC de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Arquivologia, Artes Cênicas, Cinema, Educação Física, Jornalismo, Letras e Museologia.

>> Acesse: Edital 005/SeCArtE/2025

A seleção tem o objetivo de proporcionar a complementação de ensino e aprendizagem aos estudantes, constituindo-se em instrumento de iniciação ao trabalho de aperfeiçoamento técnico-profissional, científico e de relacionamento humano.

>> Requisitos

  • Possuir disponibilidade de quatro horas diárias e vinte semanais para atuar presencialmente e no turno de preferência do supervisor do estágio;
  • Estar regularmente matriculado e frequente em curso descrito no quadro do item 2.1;
  • Ter Índice de Aproveitamento Acadêmico (IAA) maior ou igual a 6;
  • Não receber outra bolsa paga pela UFSC, salvo bolsas e auxílios que visem à permanência do(a) estudante no curso;
  • Não ter realizado um total de 2 anos de estágio não obrigatório na UFSC estando matriculado em curso da mesma área de formação;
  • Não apresentar reprovação por Frequência Insuficiente (FI) no semestre anterior ou de vigência da bolsa.

O estagiário cumprirá jornada semanal de 20 (vinte) horas e diária de 4 (quatro) horas, presencialmente. O valor mensal da bolsa será de R$787,98 (setecentos e oitenta e sete reais e noventa e oito centavos), acrescido o valor do auxílio-transporte de R$220,00 (duzentos e vinte reais), sendo o pagamento de ambos proporcionais aos dias efetivamente estagiados.

As propostas para inscrição no Edital estão disponíveis por meio de formulário eletrônico no período de 12 a 19 de fevereiro de 2025.  

>> Serviço

O quê: processo seletivo de estudantes para estágio não obrigatório – Bolsa PIBE
Quando: de 12/02 a 19/02/2025
Onde: Edital 005/SeCArtE/2025
Informações: secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.