Agenda Cultural
A Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) recebe a Exposição Floresta, da artista plástica Rosa Guii, no Espaço Expositivo Hall do Auditório de 4 a 29 de novembro. A mostra pode ser visitada gratuitamente no horário de funcionamento da biblioteca, das 7h30 às 22h.
A série Floresta é uma exploração inspirada no poema Na Floresta, de Gibran Khalil Gibran, composta por 25 obras, predominantemente no formato 40×50 cm. A série mescla o real e o imaginário, transformando a floresta em um espaço de descoberta constante. Nesse universo simbólico, a floresta representa a harmonia entre os reinos mineral, vegetal, animal, cósmico, espiritual e humano, enfatizando a fragilidade e a força da vida sem hierarquias.
Rosa Guii combina seres e plantas com emoções e sensações, permitindo que sua imaginação flua entre representações figurativas e abstrações vibrantes. Ao completar 50 anos, ela sente um forte desejo de compartilhar essa série, que reflete uma visão mais profunda e autêntica da vida, convidando todos a apreciar a beleza e complexidade da floresta em sua essência mais pura.
Sobre a artista
Rosiane Rosa Guimarães, conhecida como Rosa Guii, é uma artista plástica de Santa Catarina, que captura a vibrante essência de Florianópolis em suas obras. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, Rosa sempre teve a arte como parte fundamental de sua vida. Como autodidata, ela desenvolveu seu estilo único, mas foi nas oficinas de artes do Centro Integrado de Cultura (CIC) e com o Grupo de Pintores que sua técnica se aprofundou e se profissionalizou. Atualmente, Rosa também se dedica à dança, que enriquece sua expressão artística.
Mais informações no Instagram e no site da artista.
Em circulação pelo Sul e Sudeste do país, a cidade de Florianópolis receberá o mais novo espetáculo do grupo cearense Pavilhão da Magnólia: A Força da Água. A apresentação gratuita será no dia 06 de novembro, quarta-feira, às 20h no Teatro Carmen Fossari – UFSC.
Sob direção e dramaturgia de Henrique Fontes, o espetáculo explora a história da seca e o impacto da escassez de água na vida dos sertanejos nordestinos, refletindo sobre o direito à água enquanto necessidade e luta. A história propõe um olhar profundo sobre o sofrimento e a resistência das populações afetadas pela seca no Ceará, confrontando o público com perguntas inquietantes: Até quando o discurso da seca será tratado como uma mera fatalidade? Como romperemos com as cercas da indiferença e da falta de acesso à água potável?
Os ingressos para o espetáculo A Força da Água serão distribuídos uma hora antes da sessão na bilheteria do teatro, respeitando a ordem de chegada do público, o espetáculo tem classificação de 14 anos. A apresentação conta com apoio do Programa de Extensão Pedagogia das Artes Cênicas e Processos de Criação, da Udesc Ceart, coordenado pelo Prof. Vicente Concilio.
>> Sobre o espetáculo
Até quando aceitaremos o discurso da seca como fatalidade? O que nos impede de romper a cerca que nos controla? A Força da Água, nova peça do Pavilhão da Magnólia, com dramaturgia e direção de Henrique Fontes, traça o caminho historiográfico da seca no Ceará. Desde as promessas feitas por Dom Pedro, passando pelo genocídio nos campos de concentração e no Caldeirão até o tempo presente quando, descobrimos que a água não é um direito constitucional. A peça de Teatro Documental, de forma bem-humorada, trata de fatos apagados da História do Brasil em torno da indústria da seca. Os relatos e documentos denunciam aquilo que nos impede de ter acesso à água potável e de qualidade. Até quando aceitaremos? Quando deixaremos nossas águas transbordarem?
>> Sobre o Grupo Pavilhão da Magnólia
Nos seus 19 anos de trajetória, o Grupo Pavilhão da Magnólia se consolida como um dos grupos expoentes do teatro brasileiro contemporâneo e investe em diversificados caminhos de criação em diálogo com outros criadores da cena, com uma atenção a experimentações de linguagens que ampliem os limites do que compreendemos por teatro para adultos e para as infâncias. Assim, surge um potente repertório que passeia por experiências para as infâncias e para o público adulto. São mais de 1200 apresentações (18 espetáculos montados) em mais de 80 cidades e participando de importantes Festivais e Mostras de teatro e arte do país. Nosso repertório é composto hoje por: Há uma fsta sem começo que não termina com o fim – 2021; direção: Francis Wilker (DF/CE); Napoleão – 2019; direção: Marcelo Romagnoli (SP); Maquinista – 2018; direção:Here Aquino (CE); Ogroleto (2015); direção: Miguel Vellinho(RJ). Desde 2018, tem como sede, a Casa Absurda, espaço de cultura independente da cidade de Fortaleza.
>> Sobre Henrique Fontes
Dramaturgo, ator, diretor teatral e gestor cultural com 35 anos de experiência. Como diretor tem 19 peças montadas e como dramaturgo 29 textos escritos. Henrique Fontes também é fundador do Espaço Cultural Casa da Ribeira em Natal e atual diretor artístico. Tem trabalhado com o Grupo Carmin desde sua origem em 2007 e ajudou também a fundar os Grupos Beira, Atores à Deriva e Grupo Casa da Ribeira. Integrou o Grupo Clowns de Shakespeare entre 1996 e 2004. Indicado aos prêmios Shell e APTR 2023 na categoria Dramaturgia pelo espetáculo: “Peça de Amar”; Vencedor do Prêmio Shell 2019 na categoria Dramaturgia pelo espetáculo “A Invenção do Nordeste”. Vencedor do Prêmio do Humor 2019 de melhor dramaturgia e também o Prêmio Botequim Cultural 2019 como melhor autor e Prêmio APTR de melhor dramaturgia. Todos pela peça A Invenção do Nordeste.
>> Serviço
O quê: Espetáculo A Força da Água – com o grupo Pavilhão da Magnólia
Quando: 06/11/2024 | quarta-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari – UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito – ingressos distribuídos presencialmente por ordem de chegada a partir das 19h
Classificação: 14 anos
Informações: (85) 98890-6539 | pavilhaodamagnolia.com.br | contato@pavilhaodamagnolia.com.br | @paviilhaodamagnolia
>> Ficha técnica
Elenco: Denise Costa, Eliel Carvalho, Jota Junior Santos, Nelson Albuquerque e Silvianne Lima
Dramaturgia e Direção: Henrique Fontes
Direção de Movimento: Ana Claudia Viana
Pesquisadora-colaboradora: Cydney Seigerman
Oficina Rasaboxes: Julia Sarmento
Desenho de luz: Wallace Rios
Operação de luz: Jão Rios
Cenografia: Rodrigo Frota
Adereços: Beeethoven Cavalcante
Figurino: Ruth Aragão
Assistência de Figurino: Wendy Mesquita
Sonoplastia: Ayrton Pessoa Bob e Eliel Carvalho
Preparação Vocal: Thiago Nunes
Ilustrações: Raisa Christina
Designer Gráfico: Carol Veras
Fotos: Luiz Alves
Fotos projetadas e Edição de vídeo (DeepFake): Allan Diniz
Produção Executiva: Som e Fúria Produções
Coordenação de Produção: Jota Jr. Santos e Silvianne Lima
Acessibilidade em Libras: IncluAção
Agradecimentos: Alenio Alencar, Alexandre Costa, Belchior Torres, Bruno Souza dos Santos, Daniel Torres, Fabio Matias – Nego, Francis Wilker, Gabriel Dantas, Glairton de Paula, Glauber Matos, Kênia Rios, Kleber Pinheiro, Levi Mota, Marcelina, Marcio Abreu, Martinha, Miguel Vellinho, Renato de Humaitá, Ricardo Bruno, Rosa Primo, Ruth Martins, Thereza Rocha, Viviane Lima, Cia Prisma, Coletivo Patu, Escola Porto Iracema das Artes, Fundação Santa Terezinha, Pequeña Cia de Teatro, Xama Teatro, Secretaria de Educação e Cultura de Senador Pompeu e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações Conecta SC.
No dia 07 de novembro, quinta-feira, o palco do Projeto 12:30 recebe o show da banda Jandaia. A apresentação tem início às 12h30. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis. Na mesma semana estará ocorrendo a 21ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (SEPEX) da UFSC.
>> Banda Jandaia
A banda Jandaia, formada em Florianópolis em 2019 por Murilo Salazar, Idyan Lopes, Victor Fabri e Lucas Prá, vem se destacando no cenário musical brasileiro. O grupo define sua sonoridade como “pop brasileiro” e incorpora influências de indie, hip hop, brega e funk.
Após lançar alguns singles, o Jandaia apresentou seu primeiro álbum, intitulado “Estrago”, em abril de 2022. O projeto foi viabilizado por meio de uma campanha de financiamento coletivo e rapidamente alcançou um bom número de ouvintes. O álbum se tornou capa da playlist ‘Indie Brasil’ do Spotify logo após seu lançamento.
A banda realiza shows ao vivo com foco em envolver o público e promover uma interação através da música. O Jandaia utiliza suas apresentações para destacar a cultura brasileira e seu desenvolvimento musical durante a pandemia. O grupo continua a buscar ampliação de sua base de fãs e a consolidar sua presença no cenário do indie pop nacional.
>> Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da UFSC.
O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30. Acesse também o canal do YouTube do Projeto 12:30.
>> Serviço
O quê: Apresentação musical – banda Jandaia
Quando: 07/11/2024 | quinta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao prédio da Reitoria I
Quanto: Gratuito
Contato: WhastApp do Projeto 12:30 (48) 3721-2497
Mais sobre o Projeto 12:30 em dac.ufsc.br e nas redes sociais (@projeto1230.ufsc).
O espetáculo “Amor, Negro Amor” aborda como principal questão a solidão da mulher negra. Nele, a espectadora e o espectador são convidados a atravessar localidades e épocas distintas, conhecendo realidades de mulheres e homens negros que vivenciam diferentes formas de amor e desamor.
As questões sociais expostas são de extrema relevância e perduram até os dias atuais, como a desigualdade, o abuso de poder, o racismo, o machismo, o sexismo, a LGBTQIA+fobia e a violência contra a mulher. As cenas são costuradas por músicas e danças de origem africana e revelam a importância da nossa ancestralidade diaspórica. Nessa narrativa, que vai do passado até os dias atuais, o coro ancestral composto por 28 artistas (atores e músicos) é quem conduz o público como um contador de histórias através dos tempos.
Entre os dias 26 a 28 de novembro, terça, quarta e quinta-feira o Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a primeira edição do Fórum “Teatro Negro Brasileiro de Ontem e Hoje”. A ação apresentará palestras sobre a presença cênica do artista negro brasileiro, além de oficinas. Todas as atividades são gratuitas.
Local: Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos – UFSC
Ingressos: gratuitos disponíveis pelo Sympla – acesse aqui
Classificação: 16 anos
Duração: 100min
06/12/2024 – sexta-feira | 20h
Teatro Carmen Fossari – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Entrada gratuita – ingressos disponiveis no local, uma hora antes de apresentação
Duração: 70min
Classificação: 14 anos
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br
O Grupo Pesquisa Teatro Novo (GPTN) apresenta a adaptação das obras de Bertolt Brecht: “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não”“Quanto custa o ferro”.
O título da presente obra, Brecht ao quadrado, significa potencializar suas ideias (matéria) para sustentar a transformação da natureza humana. A figura de uma Narradora que vai permeando as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanta custa o Ferro?”, com Poemas do autor: “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte”, “A Troca de Roda” e introduz a segunda peça com um fragmento da obra “A exceção e a regra”.
Os dois textos encenados, foram escritos por Bertolt Brecht no período da Segunda Guerra Mundial, perpassaram o tempo e seguem tão atuais. Identificamos caminhos percorridos, e em curso, pelo ser contemporâneo. Entre escolhas por conveniência e automatizadas, naturalização da violência, intolerância, autoritarismo, manipulação e exploração do homem pelo homem, falta de ética e ausência de pensamento crítico, e outros descaminhos, reafirmamos nosso compromisso pela Arte engajada com o tempo presente, e sonhamos que através dela é possível vencer a cultura do ódio e do medo.
Ficha Técnica:
Adaptação e direção: Ivana Fossari
Confecção de objetos de cena: Nei Perin
Cenografia: Márcio Tessmann
Montagem de luz: Andrés de Araújo
Operadora de luz: Ivana Fossari
Figurino: Acervo do GPTN, confecção de Dé Beirão
Pesquisa musical: Denize Leal
Gravação: Bruno Angothi
Elenco:
Narradora: Ana Paula Lemos
Professor / cliente: Nei Perin}
Sra. Svendson: Clycie Bertoli
Menino / Sr. Ludwig: Mateus Vicente
Mãe / Sra. Lautrichien: Denize Leal
Aluna / Madame Tschek: Carol Simas
Aluna / Madame Gall: Luiza Greul
Aluno / ajudante: Henrique Komura
Coro / Sr. Lautrichien: Carlos Wierzorkoski
Coro / Sr. Britt: Bruno Angotti
Coro / transeunte: Roberto Moura
Coro / transeunte.: Lissa Campos
Madame Liu: Tânia Krueger
07/12/2024 – sábado | 20h
Teatro Carmen Fossari – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Entrada gratuita – ingressos disponiveis no local, uma hora antes de apresentação
Duração: 70min
Classificação: 14 anos
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br
O Grupo Pesquisa Teatro Novo (GPTN) apresenta a adaptação das obras de Bertolt Brecht: “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não”“Quanto custa o ferro”.
O título da presente obra, Brecht ao quadrado, significa potencializar suas ideias (matéria) para sustentar a transformação da natureza humana. A figura de uma Narradora que vai permeando as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanta custa o Ferro?”, com Poemas do autor: “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte”, “A Troca de Roda” e introduz a segunda peça com um fragmento da obra “A exceção e a regra”.
Os dois textos encenados, foram escritos por Bertolt Brecht no período da Segunda Guerra Mundial, perpassaram o tempo e seguem tão atuais. Identificamos caminhos percorridos, e em curso, pelo ser contemporâneo. Entre escolhas por conveniência e automatizadas, naturalização da violência, intolerância, autoritarismo, manipulação e exploração do homem pelo homem, falta de ética e ausência de pensamento crítico, e outros descaminhos, reafirmamos nosso compromisso pela Arte engajada com o tempo presente, e sonhamos que através dela é possível vencer a cultura do ódio e do medo.
Ficha Técnica:
Adaptação e direção: Ivana Fossari
Confecção de objetos de cena: Nei Perin
Cenografia: Márcio Tessmann
Montagem de luz: Andrés de Araújo
Operadora de luz: Ivana Fossari
Figurino: Acervo do GPTN, confecção de Dé Beirão
Pesquisa musical: Denize Leal
Gravação: Bruno Angothi
Elenco:
Narradora: Ana Paula Lemos
Professor / cliente: Nei Perin}
Sra. Svendson: Clycie Bertoli
Menino / Sr. Ludwig: Mateus Vicente
Mãe / Sra. Lautrichien: Denize Leal
Aluna / Madame Tschek: Carol Simas
Aluna / Madame Gall: Luiza Greul
Aluno / ajudante: Henrique Komura
Coro / Sr. Lautrichien: Carlos Wierzorkoski
Coro / Sr. Britt: Bruno Angotti
Coro / transeunte: Roberto Moura
Coro / transeunte.: Lissa Campos
Madame Liu: Tânia Krueger
08/12/2024 – domingo | 20h
Teatro Carmen Fossari – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Entrada gratuita – ingressos disponiveis no local, uma hora antes de apresentação
Duração: 70min
Classificação: 14 anos
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br
O Grupo Pesquisa Teatro Novo (GPTN) apresenta a adaptação das obras de Bertolt Brecht: “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não”“Quanto custa o ferro”.
O título da presente obra, Brecht ao quadrado, significa potencializar suas ideias (matéria) para sustentar a transformação da natureza humana. A figura de uma Narradora que vai permeando as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanta custa o Ferro?”, com Poemas do autor: “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte”, “A Troca de Roda” e introduz a segunda peça com um fragmento da obra “A exceção e a regra”.
Os dois textos encenados, foram escritos por Bertolt Brecht no período da Segunda Guerra Mundial, perpassaram o tempo e seguem tão atuais. Identificamos caminhos percorridos, e em curso, pelo ser contemporâneo. Entre escolhas por conveniência e automatizadas, naturalização da violência, intolerância, autoritarismo, manipulação e exploração do homem pelo homem, falta de ética e ausência de pensamento crítico, e outros descaminhos, reafirmamos nosso compromisso pela Arte engajada com o tempo presente, e sonhamos que através dela é possível vencer a cultura do ódio e do medo.
Ficha Técnica:
Adaptação e direção: Ivana Fossari
Confecção de objetos de cena: Nei Perin
Cenografia: Márcio Tessmann
Montagem de luz: Andrés de Araújo
Operadora de luz: Ivana Fossari
Figurino: Acervo do GPTN, confecção de Dé Beirão
Pesquisa musical: Denize Leal
Gravação: Bruno Angothi
Elenco:
Narradora: Ana Paula Lemos
Professor / cliente: Nei Perin}
Sra. Svendson: Clycie Bertoli
Menino / Sr. Ludwig: Mateus Vicente
Mãe / Sra. Lautrichien: Denize Leal
Aluna / Madame Tschek: Carol Simas
Aluna / Madame Gall: Luiza Greul
Aluno / ajudante: Henrique Komura
Coro / Sr. Lautrichien: Carlos Wierzorkoski
Coro / Sr. Britt: Bruno Angotti
Coro / transeunte: Roberto Moura
Coro / transeunte.: Lissa Campos
Madame Liu: Tânia Krueger
11/12/2024 – quarta-feira | 19h
Igrejinha da UFSC – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Entrada gratuita por ordem de chegada a partir das 18h – capacidade 80 lugares
Classificação: livre
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br
A Orquestra Filarmônica Catarinense (OFIC) começou a ser criada em 2023, a partir do início do processo seletivo para a seleção de músicos. Em 2024, seu concerto inaugural “Lumina Ignis – Luz e Transformação” foi um marco para a cultura de Santa Catarina e do Brasil que receberam, de braços abertos, a mais nova orquestra nacional no Teatro Ademir Rosa.
A OFiC acredita que somar é a solução mais inteligente para criar um futuro melhor para a humanidade. Diante desse cenário, está criando ações que serão capazes de incentivar mais Inclusão e Sustentabilidade, usando a Música e as Artes como ferramentas.
Entre elas, a orquestra desenvolve oficinas de musicalização e informação contra o coral, chamada de Música para o Amanhã, uma iniciativa de terapia de som hospitalar no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Na atuação direta com músicos, a OFiC realiza apresentações didáticas e apresentações extramuros em seus diversos núcleos sociais em Palhoça, local onde se encontra a sede da orquestra.
As atividades musicais têm como objetivo a formação de novas plateias e a democratização de acesso à cultura por meio de performances voltadas a escolas municipais e estaduais da região, além do público sênior residente de asilos da cidade. Até outubro de 2024, foram 84 apresentações sociais para mais 5.040 pessoas, entre crianças, jovens e idosos. Quatro apresentações a 500 estudantes da rede pública de ensino e, 200 horas de aulas musicalização e canto de coral para 50 meninos e meninas em vulnerabilidade social.
A Filarmônica Catarinense promove a excelência musical por meio de um padrão internacional na seleção de músicos e uma carga horária semanal completa, incluindo ensaios de naipe e prática orquestral. Oferece intercâmbio artístico com uma variedade de maestros e solistas convidados, de carreira internacional, enriquecendo a diversidade de ideias.
A OFiC inova no formato dos programas musicais temáticos, envolvendo a plateia e convidando os ouvintes a participarem no processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.
Desse forma, 0a Orquestra valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solo e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.
17/12/2024 – terça-feira | 20h
Auditório Garapuvu – Cento de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Abertura do auditório: 19h30
Ingresso solidário: a apresentação terá caráter solidário, promovendo a arrecadação de itens de higiene pessoal para doação.
Cada ingresso poderá ser retirado mediante a entrega de um donativo (sabonete, shampoo, condicionador, absorvente, desodorante, pasta de dente, escova de dente, escova de cabelo, entre outros).
Os ingressos serão distribuídos somente de forma antecipada de 09 de dezembro, segunda-feira até 17 de dezembro, terça-feira, ou enquanto houver disponibilidade.
A retirada ocorre das 9h às 17h na Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), localizada nos fundos do Centro Cultura e Eventos da UFSC.
Atenção: Excepcionalmente, na quarta-feira, 11 de dezembro a entrega ocorrerá no balcão de informações localizado no piso térreo do Centro de Cultura e Eventos.
Será permitida a retirada de até duas entradas por pessoa e não serão permitidas reservas.
Mais informações: Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) | 48 3721-2376
Classificação: livre
👍 Evento acessível: intérprete de Libras
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br
Uma das bandas mais respeitadas de Santa Catarina, Dazaranha, celebra os 64 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a apresentação de sua nova turnê, “Ícones”, um show que promete revisitar as músicas que marcaram sua trajetória e apresentar novas composições que refletem a evolução do grupo.
Formada pelos músicos Chico Martins, Moriel Costa, Gerry Costa, Fernando Sulzbacher, Dinho Stormowsky, Adauto Charnesky e JC Basañez, a banda teve seu hit “Vagabundo Confesso”, de 1998, regravado por diversos artistas.
A canção se tornou um verdadeiro hino catarinense e projetou Dazaranha além das fronteiras do estado, consolidando seu reconhecimento musical brasileiro. Ao longo de sua carreira, a banda Dazaranha construiu um legado de sucessos e parcerias de peso como Lenine, Digão (Raimundos) e mais recentemente, Vitor Kley.
A parceria com a Midas Music, iniciada em 2020 sob a tutela de Rick Bonadio, rendeu sucessos como “Flutuar”, “Deixa Acontecer”, “Navegador” e “Como o Céu e o Mar”, consolidando ainda mais o nome Dazaranha no mercado. O álbum “Dazaranha 30 Anos”, lançado em 2022, celebrou suas três décadas nos palcos e pavimentou o caminho para o próximo capítulo da banda.
Agora, a turnê “Ícones” surge como uma homenagem às raízes do grupo e às influências que formaram seu estilo único. A apresentação incluirá músicas que são pilares de sua identidade musical. Os fãs podem esperar novidades ainda este ano, com um novo álbum e novas composições.
18/12/2024 – quarta-feira | 19h
Igrejinha da UFSC – Rua Des. Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Entrada gratuita por ordem de chegada a partir das 18h – capacidade 50 lugares
Classificação: livre
Programação 64 anos | UFSC: aniversario.ufsc.br
O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na quarta-feira, dia 18 de dezembro, às 19h, o recital do violinista Pedro Bernardo. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Pedro Bernardo é violista em formação pelo Bacharelado em Viola na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), com conclusão prevista para 2025, sob orientação do professor Leonardo Piermartiri. Também é formado no Curso de Prática de Orquestra do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), onde atuou de 2017 a 2023 e permanece como integrante da Orquestra Experimental. Atualmente, Pedro é chefe de naipe nas Orquestras de Câmara do CESCB e Sinfônica de Caçador, onde coordena a seção de violas e realiza solos, incluindo a interpretação da “Sinfonia Concertante” de Mozart. Sua carreira inclui apresentações como músico na Orquestra Blumenau Filarmônica, na Orquestra Acadêmica da Udesc e no Quarteto de Cordas Cruz e Sousa, além de colaborações como convidado em grupos como Camerata Florianópolis e Orquestra Sinfônica de Santa Catarina. Como solista, destacou-se nas execuções da Sonata Arpeggione (2022) e do Concerto de Hoffmeister (2023). Participou de festivais nacionais e internacionais, como FEMUSC, Festival Internacional Música na Serra e Fiato al Brasile, onde foi bolsista em 2020. Também é professor de violino e viola em projetos e aulas particulares, unindo sua experiência artística à educação musical.
>> Programa
Rebecca Clarke, “Sonata para Viola e Piano” (1919)
A Sonata para Viola e Piano de Rebecca Clarke (1919) é uma das obras mais importantes do repertório de música de câmara do século XX. Com influências do impressionismo e do pós-romantismo, foi composta para um concurso da Elizabeth Sprague Coolidge Foundation. Dividida em três movimentos, a peça explora o diálogo entre viola e piano, destacando as possibilidades expressivas e técnicas de ambos os instrumentos. Com contrastes de intensidade e riqueza harmônica, a sonata mostra o estilo único e criativo de Clarke
Johannes Brahms, “Sonata n.1 para Viola e Piano”, op. 120 n.1 (1894)
A Sonata n.º 1 para Viola e Piano, Op. 120, de Johannes Brahms, foi composta em 1894 como parte de um conjunto de duas sonatas originalmente escritas para clarinete e adaptadas para viola pelo próprio compositor. Estruturada em quatro movimentos, a obra segue o modelo clássico: Allegro appassionato, Andante un poco Adagio, Allegretto grazioso e Vivace. Escrita em fá menor, a sonata apresenta uma escrita detalhada que explora as capacidades técnicas da viola, equilibrada com a riqueza harmônica do piano. Foi dedicada a Richard Mühlfeld, clarinetista que inspirou Brahms em suas últimas obras de câmara.
Radamés Gnattali, “Concerto para viola e Orquestra de Cordas” (1967)
O Concerto para Viola e Orquestra de Cordas de Radamés Gnattali, composto em 1967, é uma obra que mescla elementos da música erudita com estilos populares brasileiros. Caracterizada por sua instrumentação reduzida — viola solo e orquestra de cordas —, a peça explora uma linguagem musical que integra influências como o tango, a seresta, o jazz e ritmos tradicionais brasileiros, como a marchinha de carnaval. Gnattali utiliza a viola de forma expressiva e técnica, destacando sua capacidade de diálogo com as cordas e criando passagens rítmicas e melódicas sofisticadas. A obra representa uma importante contribuição para o repertório de viola, celebrando a interação entre a tradição clássica e os gêneros populares no estilo único do compositor.