Agenda Cultural

nov
6
seg
Cineclube | ‘Gritos do Sul’ e ‘Uma história de silêncios’ @Teatro Carmen Fossari
nov 6@18:30 – 20:30

O Cineclube 757 exibe hoje, 06 de novembro, as obras Gritos do Sul, um curta de Fahya Kury Cassins, e o documentário Uma História de Silêncios, dirigido por Ísis Leites Regina, Clara Spessato e Júlia Santos da Rosa Matos, em uma sessão gratuita que incluirá um debate com as diretoras. A exibição ocorrerá no Teatro Carmen Fossari, localizado em Florianópolis, às 18h30. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArtE), a Secretaria de Educação a Distância (Sead), professores da Apufsc-Sindical e o Movimento Humaniza SC.

Ambas as obras abordam temáticas relacionadas à história da região Sul do Brasil. Enquanto o documentário “Uma História de Silêncios” lança luz sobre o passado e presente do nazismo em Santa Catarina, o curta “Gritos do Sul” explora a ascensão do fascismo na mesma região.

O Cineclube 757 tem como proposta a realização de mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas em formato audiovisual, lançamentos de obras cinematográficas, debates, discussões e a organização de ciclos temáticos, oferecendo uma plataforma importante para a discussão e análise crítica de questões sociais e históricas. Não perca essa oportunidade de aprendizado e reflexão.

Uma história de silêncios

O documentário ‘Uma história de silêncios’, produzido pelas estudantes Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, do curso de Jornalismo da UFSC, foi um dos três trabalhos reconhecidos pelo 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog. O filme discute como o nazismo, banido e condenado internacionalmente após a Segunda Guerra Mundial, fez e faz parte da história de Santa Catarina.

Gritos do Sul

Brasil, 2021: pandemia e a ascensão do fascismo na região Sul. Maíra, Eduardo e seu bebê decidem passar alguns dias em um chalé na serra. Ao chegarem lá, conhecem o casal proprietário do local, e seu filho, enquanto se dão conta que caíram em uma armadilha de um grupo radical.

nov
10
sex
Livro na Praça | Divina Comédia: Inferno @Igrejinha da UFSC
nov 10@18:00 – 20:00

O lançamento da tradução do primeiro volume da obra Divina Comédia: Inferno, de Dante Alighieri, será realizado nesta sexta-feira, 10 de novembro, às 18h, durante o Livro na Praça. O evento, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), é gratuito, aberto à comunidade, e será realizado na Igrejinha da UFSC, localizada em frente à Praça Santos Dumont, bairro Trindade, em Florianópolis.

O encontro será conduzido pelas professoras do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC Maria Teresa Arrigoni e Silvana de Gaspari. Elas compartilharão o processo de tradução da obra de Dante e discutirão os princípios tradutórios que nortearam o trabalho, a construção das notas para tornar a leitura mais acessível ao público brasileiro, além de explorar as ideias do autor na sua “viagem ao mundo dos mortos”.

Os participantes também poderão fazer perguntas, participar do debate a respeito da obra e haverá uma apresentação musical do pianista Michel Antoniolli. Para aqueles que se interessarem em adquirir o livro, serão disponibilizados exemplares para venda no local. A entrada é franca, limitada à capacidade do local de até 80 pessoas.

Ciclo de Cinema Alemão Deutsches Kino | “A rosa branca” @Sala de projeções - Laboratório de Estudos de cinema - LEC - Bloco D | CCE
nov 10@19:00 – 21:00

O Ciclo de Cinema Alemão Deutsches Kino irá exibir o filme A rosa branca (1982) nesta sexta-feira, 10 de novembro, das 19h às 21h, na sala de projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus Trindade, Florianópolis. Os participantes terão direito a certificado de duas horas.

Deutsches Kino é um projeto do curso Letras Alemão, aberto a toda comunidade, no qual são exibidos filmes em língua alemã, com legendas em português. Os filmes são exibidos às sextas-feiras, a cada 15 dias.

10 de novembro
A rosa branca (1982)
Direção: Michael Verhoeven- Alemanha – 123 min
Título original: Die Weisse Rose
Gênero: drama, história, biografia

Sinopse do filme

Baseado na história real de cinco estudantes alemães – Sophie Scholl, Hans Scholl, Willi Graf, Christoph Probst, Alexander Schmorell – e seu professor Kurt Huber, que com o grupo a Rosa Branca protestaram contra o regime nazista.

Cine Paredão | “A Montanha Sagrada” @Bosque do CFH
nov 10@19:30 – 21:30

Sinopse de A Montanha Sagrada

Nove dos mais poderosos industriais e políticos dos planetas desejam obter a imortalidade. Um Alquimista lhes fala da Montanha Sagrada da Ilha de Lótus, onde moram nove imortais, que agora têm mais de 30.000 anos. “Alguns homens juntam forças para assaltar bancos e roubar dinheiro”, o Alquimista conta. “Devemos unir nossas forças para assaltar a Montanha Sagrada e roubar desses homens sábios o segredo da imortalidade. Mas para conquistar o segredo dos imortais, nós também devemos nos tornar homens sábios.” O Alquimista os leva em uma peregrinação, praticando várias formas de exercícios espirituais e visitando vários mestres até que eles encontrem a iluminação. No desfecho, eles acham os imortais e o segredo lhes é finalmente revelado.

Informações: instagram.com/cineparedao

nov
17
sex
Cine Paredão | “Satyricon” @Bosque do CFH
nov 17@19:30 – 21:00

Sinopse de Satyricon

Após seu jovem amor, Gitone, o deixar por um outro homem, Encolpio decide se matar, mas um súbito terremoto destrói sua casa antes de ele ter a chance de completar seu plano. Vagando por Roma no tempo de Nero, Encolpio encontra um cenário bizarro e surreal. Ele é convidado para uma leitura de poesias que acaba em violência, é feito refém por piratas e é forçado a lutar com um gladiador disfarçado de minotauro em um labirinto gigante.

Informações: instagram.com/cineparedao

nov
24
sex
Cine Paredão | O Evangelho Segundo Mateus @Bosque do CFH
nov 24@19:30 – 21:30

Sinopse de O Evangelho Segundo Mateus

A história de Jesus Cristo, do nascimento à ressurreição, a partir do texto de São Mateus. As parábolas, os primeiros discípulos, a revolta, a determinação, os milagres, a intolerância, a solidão e a impaciência. Assim Jesus conseguiu uma legião de seguidores e também muitos inimigos. Filme de Pier Paolo Pasolini, de 1963.

Informações: instagram.com/cineparedao

nov
25
sáb
Compondo Gestos: Compartilhando Experiências | “Em (re)pulsos” @Caixa Preta | Centro de Comunicação e Expressão - CCE | Bloco D
nov 25@19:00 – 21:00

O Projeto de Extensão e Pesquisa em Dança, “Compondo Gestos: Compartilhando Experiências”, do Departamento de Artes (ART), em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promoverá a apresentação da performance “Em (re)pulsos”. A atuação explora os (re)pulsos, pulsões de vida e de morte, tanto subjetivas quanto coletivas. A performance será no próximo sábado, 25 de novembro, às 19h, na Caixa Preta, Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O evento é aberto ao público.

Entre movimento e pausa, vibração e silêncio, prazer e desconforto, ansiedade e quietude, limitações e expansões, transições e inversões, o espetáculo utilizará uma variedade de dispositivos para explorar os diferentes fluxos de ações que se produzem nos diversos momentos do (co)existir.

Trata-se de uma criação coletiva que tem como ponto de partida estudos cênicos fundamentados na Técnica Klauss Vianna. Estado de dança e Labilidade da coreografia sustentam o estado criativo do corpo em relação. Nas camadas de escuta: corpo, espaço, outro e cena, compõe-se o estudo da presença.

Aliando formação continuada, extensão e pesquisa, este ano as experiências pedagógicas desenvolvidas no contexto do Projeto estiveram conectadas ao curso “Processo Didático – Técnica Klauss Vianna” (curso de aprofundamento  com enfoque na sistematização e nos aspectos pedagógicos da TKV, oferecido pelo Salão do Movimento Campinas – SP).

 

Informações: Compondo Gestos: Compartilhando Experiências | @compondogestos | compondogestos.art.ufsc@gmail.com

Ficha técnica:

Criação e dança: Ana Prazeres, Daniel Jung,  Darlan Scheid, Elerson Mario, Gabriel Dias, Krys KW, Line Campos, Nick Leal,  Maria Clara  Vieira, Mel Yan, Paula Dias, Thomé, Tuxa Seidler.
Poemas: Darlan Scheid e Paula Dias
Desenho de luz: Krys KW e Dani Nass
Iluminação: Dani Nass
Seleção musical: organização coletiva
Operação de som: Juliana Candido
Arte do Cartaz: Krys KW
Vídeo e edição: Maria Clara Vieira
Fotografia: Quinalha Fotos
Professora: Danieli Marques
Bolsistas: Thomé e Krys KW

nov
29
qua
Cinema | Verve, a arte de interpretar @Teatro Carmen Fossari
nov 29@19:00 – 20:00

Nazareno Pereira é um dos oito artistas celebrados na série. Foto: divulgação

O teatro é palco da série documental Verve, a arte de interpretar, que será exibida na próxima quarta-feira, 29 de novembro, às 19h, no Teatro Carmen Fossari, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com oito episódios retratando percursos de grandes artistas do teatro e também do cinema, Verve é uma produção da Contraponto em parceria com a Paradoxo Filmes. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, através da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado. A promoção é do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

Os episódios da série são dedicados a oito artistas: Margarida Baird, Berna Sant’Anna, Ivana Fossari, Sandra Ouriques, Édio Nunes, José Ronaldo Faleiro, Antonio Cunha e Nazareno Pereira. Esses nomes também são representativos por trazer à tona a história de companhias de teatro marcantes para o movimento das artes cênicas, como o Grupo Armação, criado em 1972, o Grupo Pesquisa Teatro Novo, de 1976, o Dromedário Loquaz, de 1981, e o Teatro Sim… Por Que Não?!!!, de 1986. Os grupos, ainda em atividade, são parte da história do teatro nas últimas cinco décadas em Florianópolis e se destacam na cena teatral brasileira. 

Série também aborda a trajetória de Sandra Ouriques. Foto: divulgação

A diretora da série, Kátia Klock, da Contraponto, conta que a escolha para esse recorte, selecionando artistas com mais de 60 anos, é outro fator relevante da série. “Projetar um foco de luz nestas atrizes e atores, enquanto personagens reais da história cultural que está sendo escrita em nossa cidade e estado, é uma forma de valorizar o fazer artístico e documentar trajetórias tão importantes. Olhar para a experiência profissional e a história dessa geração é fortalecer o cenário artístico de hoje, do passado e do futuro.”

Priscila Beleli, produtora executiva da Paradoxo, destaca que “a série proporciona um encontro da linguagem híbrida entre o teatro e o audiovisual. Estar em contato com esses artistas foi emocionante. Atores e atrizes de teatro têm esse calor do momento, de não ter corte, de ser uma repetição de textos que a cada dia é diferente”. Priscila cita o texto escolhido por Nazareno Pereira, que diz os mesmos versos em tons e atitudes diferentes. Outro ponto importante que a produtora destaca é a parceria entre a Paradoxo e a Contraponto, que já acontecia informalmente e se efetivou nesse trabalho.

I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda | Dos Cadernos Negros às antologias contemporâneas: a artesania da cena @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 29@19:00 – 20:30

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda | Dos Cadernos Negros às antologias contemporâneas: a artesania da cena
Convidada/o: Jeovania P. e Cuti
Mediação: Plínio Camillo

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

nov
30
qui
I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Palestra | A literatura do século XIX: Úrsula, de Maria Firmina dos Reis @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 30@9:00 – 11:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Palestra | A literatura do século XIX: Úrsula, de Maria Firmina dos Reis
Convidado: Eduardo Assis Duarte
Mediação: Maria Aparecida Rita Moreira

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Roda de Conversa | Literatura Indígena Guarani em Santa Catarina: Palavras do Xeramõi, de Adão Karai Tataendy Antunes @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 30@15:00 – 17:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Roda de Conversa | Literatura Indígena Guarani em Santa Catarina: Palavras do Xeramõi, de Adão Karai Tataendy Antunes
Convidada/o: Eliziane Jerá Antunes e Natan Karaí Almeida Evaristo
Mediação: Ivanir Maciel

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Sarau Literário – Abrasabarca | Lançamentos de livros e sessões de autógrafos @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 30@17:00 – 18:30

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Sarau Literário – Abrasabarca
✍️ Lançamentos de livros e sessões de autógrafos

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda: A literatura contemporaneíssima produzida em Santa Catarina @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 30@19:00 – 20:30

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda: A literatura contemporaneíssima produzida em Santa Catarina
Convidadas/o: Luciana Tiscoski, Cristiano Moreira e Isadora Krieger
Mediação: André Soltau

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

dez
1
sex
Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda | Festivais Literários de Norte a Sul de SC @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 1@15:00 – 17:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda | Festivais Literários de Norte a Sul de SC
Convidada/os: Gika Voigt, Carlos Henrique Schroder e Arnaldo Russo
Mediação: Demétrio Panarotto

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda | Slam: que bicho é esse? @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 1@17:00 – 18:30

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda | Slam: que bicho é esse?
Convidadas/o: Atena Beauvoir, Isabela Rodrigues e Luan Renato Telles

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda | A Literatura Afro-Latinoamericana @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 1@19:00 – 20:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda | A Literatura Afro-Latinoamericana
Convidada: Rosa Campoalegre
Mediação: Paulo Vinicius Baptista da Silva

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | show da sambista catarinense Dada Varella @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 1@20:00 – 21:30

O I Festival Literário da UFSC (FLUSC) recebe na próxima sexta-feira, 01 de dezembro, às 20h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o show musical A Voz do Morro da sambista catarinense Dada Varella. A apresentação é gratuita e aberta para toda comunidade.

Sobre Dada Varella

Nascida e criada o Morro da Caixa (centro de Florianópolis), foi incen8va pelo seu pai Altair Varella desde criança a cantar samba na janela de casa junto com seus tios Dirce, Altamiro Varella e Pedro Paulo Martins com seus instrumentos musicais. Nascia ali uma sambista Catarinense, com uma voz rouca e única para o mundo do samba. Porém sua mãe nunca aprovou seu desejo de cantar samba, assim como incen8vava seu pai.

Aos 13 anos Dada começava a caminhar nas rodas de samba que aconteciam no morro em que vivia; e se apaixonava cada vez mais pelo samba, começando a criar seus gostos musicais e seu repertório através das grandes referencias que hoje fazem parte de sua trajetóri

No ano de 2016 sua mãe veio a falecer e num certo momento antes de sua morte falou para DADA “Luciana, te abençoou para cantar SAMBA, mas, não quero que sejas só mais uma!”. Diante da fala de sua amada mãe, Dada Varella decidiu que nunca mais deixaria o samba morrer dentro de si, e que seu caminho era o samba e que sua voz é A Voz do Morro.

Show: A Voz do Morro

A Voz do Morro conta e canta sua trajetória no samba, com raízes únicas e que são referencias e potencias para Dada Varella, um repertório com grandes clássicos do samba como: Jovelina Perola Negra, Alciona, Dona Ivonne Lara, Beth Carvalho, Leci Brandão, Candeia, Reinaldo, Maria Rita, Clara Nunes e entre outros.

O Show conta com 1h30min de apresentação onde Dada passeia por grandes clássicos e músicas que agitam o publico do samba. E fazendo assim homenagens as suas referencias.

A primeira edição do Festival Literário da UFSC será realizada de 29 de novembro a 02 de dezembro no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus Trindade, em Florianópolis. O evento é uma ação da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

dez
2
sáb
Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Roda de conversas, contação de histórias, sessão de autógrafos e lançamento de livros ao redor da Literatura para infância e juventude @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 2@10:00 – 13:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Roda de conversas, contação de histórias, sessão de autógrafos e lançamento de livros ao redor da Literatura para infância e juventude
Presenças Confirmadas: Cristina Santos, Eliane Debus, Marta Novakoski Costa da Silva (Martinha), Priscila Freitas, Rosane Cordeiro

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

dez
6
qua
Aniversário da UFSC – 63 anos | Pré-estreia Documentário – “O último chão da terra” @useu de Arqueologia e Etnologia da UFSC - MArquE
dez 6@19:00 – 21:00

O documentário “O Último Chão da Terra” terá sua pré-estreia na próxima quarta-feira, 6 de dezembro, no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC). A sessão ocorre às 19 horas, é gratuita e aberta a todos. Estarão presentes o arqueólogo e professor do Departamento de História da UFSC Lucas de Melo Reis Bueno e os diretores Adriano Espínola Filho e Priscila Pitta Beleli.

O filme aborda as teorias da chegada do ser humano às Américas, uma das maiores e mais fascinantes questões da arqueologia contemporânea. No Brasil, foram encontrados os vestígios mais antigos da presença humana em todo o continente, superando em dezenas de milhares de anos a data tradicionalmente estabelecida. O documentário, filmado em importantes sítios arqueológicos do país, mostra como essas descobertas provocaram um grande debate entre os pesquisadores do assunto. Quem foram os primeiros americanos? Por onde chegaram? Quando isso aconteceu? Será a América do Sul o último continente povoado do planeta?

dez
8
sex
Aniversário da UFSC – 63 anos | Espetáculo de Dança do Projeto Práticas Corporais @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 8@19:30 – 20:30

Ecos Portinarianos – dançando as cores de um sentir brasileiro.

Ingresso: 1kg de alimento não perecível

Aniversário da UFSC – 63 anos | Mostra de Apresentações do Curso de Artes Cênicas | Curta-metragem – “Seguindo sophia” @Sala de Projeção - 108 | Bloco D | CCE
dez 8@20:00 – 22:00

Curta-metragem: “Seguindo sophia”
Local: Sala de Projeção, nº 108 – Bloco D/CCE
Estudantes: Hellen Cristina Hoffmann
Disciplina/Professor: Processos Criativos – Eixo Atuação – Profª Barbara Biscaro

mar
15
sex
Inscrições | Projeto de Extensão e Pesquisa em Dança “Compondo gestos: compartilhando experiências”
mar 15@8:00 – mar 23@18:00

O Projeto de Extensão e Pesquisa em Dança Compondo gestos: compartilhando experiências, ação do Departamento de Artes (ART), em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), oferece aulas de dança para adultos.

A atividade objetiva conhecer técnicas corporais que proporcionem o desenvolvimento da consciência, percepção e organização corporal. Promover a ação investigativa do movimento possibilitando o autoconhecimento, o cuidado de si e a autonomia na experiência do corpo presente além de vivenciar a dança a partir da escuta do corpo, articulando improvisação e estudos coreográficos.

As aulas serão realizadas na sala 208, no bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), nas instalações do Departamento de Artes, uma vez por semana, todas as terças-feiras, das 15h às 16h30min. Não é necessário ter experiência em dança.

O Projeto contará com um segundo horário, visando o estudo da presença cênica com aprofundamento nos jogos cênicos e composição coreográfica. A consolidação do segundo momento, das 16h30min às 17h10min, busca oferecer um espaço para a pesquisa dos tópicos de trabalho da Técnica Klauss Vianna com ênfase no corpo cênico.  A participação no segundo horário não é obrigatória.

As vagas são limitadas e os interessados devem preencher o formulário de inscrição para participar. Após a inscrição, os participantes receberão um e-mail de confirmação. As inscrições estão disponíveis até 23 de março. O início das aulas será no dia 02 de abril, as aulas são gratuitas e abertas para toda comunidade.

>> Serviço

O quê: inscrições – Compondo gestos: compartilhando experiências
Quando: até 23/03/2024
Quanto: aulas gratuitas e abertas para toda comunidade
Inscrições: no formulário digital | vagas limitadas
Informações: compondogestos.art.ufsc@gmail.com | instagram.com/compondogestos

mar
22
sex
CineBuñuel | Buena Vista Social Club @Sala de projeções - Laboratório de Estudos de cinema - LEC - Bloco D | CCE
mar 22@19:00 – 21:00

O Projeto CineBuñuel inicia os encontros deste ano no dia 22 de março, sexta-feira, com a apresentação do documentário Buena Vista Social Club (1999), do diretor Wim Wenders. A exibição acontece às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube tem como proposta a mostra de filmes hispânicos e latino-americanos com entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária, e conta com um novo ciclo este ano chamado Qué viva la música!, com uma programação que traz à cena e ao debate a vida musical dos países latino-americanos e hispânicos.

> Sobre o filme

O “Buena Vista Social Club” é um projeto encabeçado pelo guitarrista, compositor e produtor estadunidense Ry Cooder, e pelo músico, produtor e ator cubano Juan de Marcos González, que reuniu um grupo de artistas cubanos para a gravação de um disco de mesmo nome em 1996. O documentário, que é homônimo ao título do conjunto. é realizado pelo cineasta alemão Wim Wenders, diretor do filme Paris, Texas e co-diretor do mais recente Dias Perfeitos, e acompanha as apresentações da banda, cenas de estúdio e a história de cada um dos participantes. O encontro junta músicos talentosos como Ibrahim Ferrer, Rubén González e Compay Segundo que até aquele ano estavam esquecidos do grande público, e torna-se um registro importante para a história da música cubana. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias e ganhou o mais importante prêmio da música nos Estados Unidos, o Grammy, do ano de 1998.

O filme do projeto é uma coprodução da AlemanhaReino UnidoEstados UnidosCubaBrasilEspanha e França e foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2000, ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasil de 2001 como melhor filme estrangeiro e o BAFTA de 2000 de melhor música.

>> Sobre o projeto

O CineBuñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo “Trabalho e Tormento”, que trouxe filmes como “Tempo de Revanche” (1981), “O Bom Patrão” (2021) e “A Dupla Jornada” (1975). A última projeção realizada no ano passado exibiu o filme “Sueño Florianópolis” (2018) como parte do ciclo “Entre Nós”, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.

>> Serviço

O quê: Cine Buñuel apresenta o documentário Buena Vista Social Club
Quando: 22/03/2024 | sexta-feira | 19h
Onde: Sala de projeção | Laboratório de Estudos de Cinema  – LEC | primeiro andar | Bloco D | Centro de Comunicação e Expressão  – CCE
Quanto: entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária 
Informações: Facebook | Instagram | projetocinebunuel@gmail.com

jun
5
qua
X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil | X SLIJ @Centro de Cultura e Eventos da UFSC
jun 5@8:00 – jun 7@18:00

O X Seminário de Literatura Infantil e Juvenil (X SLIJ) e do VII Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (VII SELIPRAM): Viver espaços e tempos de mediação acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis, no período de 05 a 07 de junho de 2024, congregando pesquisadores envolvidos com o estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil e formação do leitor literário.

O evento é organizado pelo LITERALISE – Grupo de Pesquisa em Literatura Infanil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (UFSC/CNPq), com envolvimento do Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/UFSC), Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC), e do Programa de Educação Tutorial (PET) Pedagogia/UFSC. Conta com o apoio institucional dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC) e Programas de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PPGET/UFSC), grupos de pesquisa e projetos de extensão da UFSC, UDESC, Faculdade Municipal de Palhoça e o com o apoio de editoras locais e nacionais.

Objetivos

Objetivo Geral

Congregar professores de Educação Básica, em formação continuada e inicial, bem como pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos em pesquisas sobre literatura infantil e juvenil, em particular aqueles cujas investigações relacionam-se à produção literária para crianças e jovens, às práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil em às práticas de mediação da leitura literária.

Objetivos Específicos

  • Fomentar a cultura, produção científica e artística no campo da literatura infantil e juvenil na UFSC e na comunidade externa a ela, por meio de um evento de visibilidade internacional.
  • Propiciar a reflexão e a análise de questões teórico-práticas e aplicadas relacionadas à pesquisa em literatura infantil e juvenil.
  • Possibilitar a divulgação de estudos teóricos e de práticas que possam contribuir para releituras com diferentes enfoques e abordagens postos sobre esse objeto de pesquisa.
  • Aproximar o professor-leitor de escritores e suas respectivas produções literárias para ampliação de conhecimentos sobre a literatura infantil e juvenil.
jul
28
dom
Dia de Gratuidade | Fortalezas da UFSC
jul 28@8:30 – 18:30

As Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, patrimônio administrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, dia 28 de julho. A iniciativa visa ampliar o acesso cultural e histórico, e abrange as Fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim. A ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

>> Como Funciona a Entrada

Os portões estarão abertos das 8h30 às 18h30 e a visita é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia.

>> Formas de Locomoção

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa pode ser acessada por via terrestre, e se situa na rua Serv. da Carioca, Praia do Forte. Já a Fortaleza de Santa Cruz e a Fortaleza de Santo Antônio ficam localizadas, respectivamente, nas ilhas de Anhatomirim e Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. A UFSC não é responsável pelo traslado a essas ilhas, serviço prestado pelas empresas de transporte náutico que atuam na região.

>> Próximas Oportunidades

Não perca as próximas datas de gratuidade nas Fortalezas, sempre no último domingo de cada mês.

  • 25 de agosto
  • 29 de setembro
  • 27 de outubro

Mais informações sobre horários, acessibilidade e eventos, estão disponíveis página da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) ou diretamente com a equipe de atendimento, por meio do e-mail fortalezas@contato.ufsc.br.

>> Serviço

Quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 28/07/2024 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC | Fortaleza de Santo Antônio de Ratones – localizada na ilha de Ratones Grande na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis – SC  | Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Transporte: é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade (clique aqui para saber mais)
Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | fortalezas.ufsc.br | (48) 3721-8302

ago
25
dom
Dia de Gratuidade | Fortalezas da UFSC
ago 25@8:30 – 18:30

As Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, patrimônio administrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, dia 25 de agosto. A iniciativa visa ampliar o acesso cultural e histórico, e abrange as Fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim. A ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

>> Como Funciona a Entrada

Os portões estarão abertos das 8h30 às 18h30 e a visita é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia.

>> Formas de Locomoção

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa pode ser acessada por via terrestre, e se situa na rua Serv. da Carioca, Praia do Forte. Já a Fortaleza de Santa Cruz e a Fortaleza de Santo Antônio ficam localizadas, respectivamente, nas ilhas de Anhatomirim e Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. A UFSC não é responsável pelo traslado a essas ilhas, serviço prestado pelas empresas de transporte náutico que atuam na região.

>> Próximas Oportunidades

Não perca as próximas datas de gratuidade nas Fortalezas, sempre no último domingo de cada mês.

  • 29 de setembro
  • 27 de outubro

Mais informações sobre horários, acessibilidade e eventos, estão disponíveis página da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) ou diretamente com a equipe de atendimento, por meio do e-mail fortalezas@contato.ufsc.br.

>> Serviço

Quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 25/08/2024 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC | Fortaleza de Santo Antônio de Ratones – localizada na ilha de Ratones Grande na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis – SC  | Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Transporte: é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade (clique aqui para saber mais)
Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | fortalezas.ufsc.br | (48) 3721-8302

set
2
seg
Inscrições | II Festival Literário da UFSC – Flufsc
set 2@8:00 – set 30@23:59

II Festival Literário da UFSC – Flufsc – Travessias Literárias, evento Internacional, a ocorrer na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis, no período de 14 a 16 de outubro de 2024. Neste ano de 2024 o Festival homenageia o Centenário de Salim Miguel (1924-2016): escritor, editor, jornalista, roteirista e gestor cultural, grande expoente da literatura brasileira e catarinense contemporânea.

Até o dia 30 de setembro, o Festival receberá inscrições para Feira de Livros com mesas de lançamentos e sessão de autógrafos, além de participação de editora/es na exposição de obras literárias. As mesas de lançamentos e sessão de autógrafos serão realizadas nos dias 14 e 15 de outubro (segunda-feira e terça-feira). Para as editoras será disponibilizado um espaço com mesas para uso compartilhado. A programação e as inscrições para o Festival estão disponíveis na página do evento na internet: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc.

A segunda edição do Flufsc oferecerá uma programação diversificada atendendo ao público infantil, jovem e adulto, com foco na leitura e formação do público leitor, por meio do empenho de trazer ao público as novidades da produção recente em literatura, com a presença de autores da cena literária contemporânea nacional e internacional.

Os resultados, seguramente, intentam contribuir para uma visão mais ampla sobre leitura e literatura e as possibilidades do seu ensino e aprendizagem em diferentes espaços educativos institucionais ou fora deles.

>> Sobre Salim Miguel

Nascido em Kfarssouron, no Líbano, o escritor chegou com três anos de idade ao Rio de Janeiro, cidade onde morou com a família durante um ano. Já em Santa Catarina, após residir em São Pedro de Alcântara e Antônio Carlos, sua família fixou residência em Biguaçu, onde se estabeleceu com um pequeno comércio. Salim Miguel foi um ícone da literatura brasileira contemporânea. Com mais de 30 livros publicados, é reconhecido como um ficcionista brilhante, destacando-se também como contista, cronista e ensaísta. Entre suas obras mais notáveis ​​estão NUR na Escuridão e A Voz Submersa. Além disso, o autor exerceu o cargo de diretor da Editora da UFSC entre 1983 e 1991 e deixou um legado como jornalista, roteirista e crítico literário.

O II Festival Literário da UFSC – Flufsc – Travessias Literárias é uma realização da Secretaria de cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), a ação objetiva provocar um espaço de debate sobre a produção literária contemporânea nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência com diferentes gêneros literários produzidos por escritores nacionais e internacionais em diálogo com as diferentes artes.

>> Serviço

O quê: Inscrições – II Festival Literário da UFSC – Flufsc – Travessias Literárias – Homenagem Salim Miguel
Quando: até 30 de setembro de 2024
Onde: na página do evento na internet – II Festival Literário da UFSC – Flufsc
Informações: Secretaria de cultura, Arte e Esporte da UFSC – SeCArtE | secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376

set
13
sex
Roda de Poesias Autorais @Hall | Bloco A | Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH
set 13@17:30 – 18:30

O Projeto de Extensão Práticas de Cultura Popular e Digital do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna público o formulário de inscrição para:

Roda de Poesias Autorais. O evento é para toda a comunidade acadêmica e servidora e acontecerá no dia 13 de setembro de 2024, de 17h:30min a 18h:30min, no hall do bloco A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), primeiro andar.

Para participar, se inscreva preenchendo o formulário. A atividade terá certificado de participação.

out
14
seg
II Festival Literário da UFSC | FLUFSC
out 14@9:00 – out 16@22:00

📚 II Festival Literário da UFSC – Flufsc: Homenagem a Salim Miguel – Travessias Literárias, evento Internacional, a ocorrer na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis, no período de 14 a 16 de outubro de 2024.

O objetivo do II FLUFSC é provocar um espaço de debate sobre a produção literária contemporânea nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência com diferentes gêneros literários produzidos por escritores nacionais e internacionais em diálogo com as diferentes artes.

O festival oferecerá uma programação diversificada atendendo ao público infantil, jovem e adulto, com foco na leitura e formação do público leitor, por meio do empenho de trazer ao público as novidades da produção recente em literatura, com a presença de autores da cena literária contemporânea nacional e internacional.

A programação e as inscrições para escolas e participantes individuais estão disponíveis na página do evento na internet: Festival Literário da UFSC.

O II Festival Literário da UFSC – Flufsc: Homenagem a Salim Miguel – Travessias Literárias é uma realização da Secretaria de cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), o evento visa provocar um espaço de debate sobre a produção literária contemporânea nos aspectos de sua produção, circulação e recepção, contemplando a vivência com diferentes gêneros literários produzidos por escritores nacionais e internacionais em diálogo com as diferentes artes.

Os resultados, seguramente, intentam contribuir para uma visão mais ampla sobre leitura e literatura e as possibilidades do seu ensino e aprendizagem em diferentes espaços educativos institucionais ou fora deles. Neste ano de 2024 o Festival homenageia o Centenário de Salim Miguel (1924-2016): escritor, editor, jornalista, roteirista e gestor cultural, grande expoente da literatura brasileira e catarinense contemporânea.

out
18
sex
CineBuñuel | Rebelión (2022) @Sala de projeção - Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) - primeiro andar Bloco D | CCE
out 18@19:00 – 21:00

Dando continuidade às suas atividades de difusão de filmes latino-americanos, o CineBuñuel exibe o longa-metragem Rebelión (2022), do diretor José Luis Rugeles, sobre a vida de Joe Arroyo. A sessão acontece nesta sexta-feira, 18 de outubro, às 19h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é franca.

Rebelión apresenta um Joe Arroyo ainda desconhecido em sua trajetória até se tornar possivelmente o mais notável cantor e compositor de salsa colombiano. Sua vida turbulenta, cheia de altos e baixos, não impediu, porém, que fosse reconhecido como um gênio da música. Longe de prestar um tributo cego de idolatria, o filme visita a intimidade e alguns aspectos controversos da figura desse artista, acompanhando sua jornada alucinante e por vezes claustrofóbica em diversos períodos de sua vida.

A exibição de Rebelión faz parte do Ciclo ¡Qué viva la música!, a mostra traz programação de filmes que abordam o universo musical. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

>> Serviço

O quê: Ciclo ¡Qué viva la música! – longa-metragem Rebelión (2022)
Quando: 18/10/2024 | sexta-feira | 19h
Onde: Sala de projeção – Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) – primeiro andar  Bloco D | CCE
Quanto: exibição aberta ao público – entrada franca
Informações: instagram.com/cine.bunuel