Agenda Cultural
Nicolau Maquiavel é um autor cujo nome está atrelado a uma ampla construção do pensamento político moderno no Ocidente. No entanto, sua pertinência teórica não se restringe ao campo da política, suas obras literárias (teatro, prosa e poesias) possuem uma inserção clara em vários ramos do conhecimento e influenciaram de maneira indelével a cultura italiana na aurora da modernidade. O intuito deste evento é propiciar uma discussão profícua, ampla e aprofundada sobre a relevante importância de Maquiavel tanto para o campo da filosofia política quanto para o campo da literatura. Tal intuito se concretiza no diálogo interdisciplinar entre estes dois campos e as contribuições daí advindas.
O projeto “Teatro italiano da história à cena” convida a comunidade para o espetáculo La Mandragola, de Maquiavel, dia 19 de setembro, às 20h, no Teatro da UFSC. Entrada Franca. As senhas começarão a serem distribuídas às 18h30. O espetáculo traz parte do texto dramatúrgico de Maquiavel à cena, com alunos dos cursos de Artes Cênicas, Letras Italiano e Fonoaudiologia.
A ação se passa na Florença do ano de 1504, onde Calímaco, após viver vários anos em Paris, decide retornar a Florença com o único objetivo de conhecer Lucrécia, a mulher que lhe disseram ser a mais bela do mundo. No entanto Lucrécia, está casada há seis anos, com um homem velho e rico. A esperança de Calímaco de encontrar com a amada, apoia-se no fato de que ela ainda não tem filhos. Maquiavelicamente, Calímaco fica nas mãos de Ligúrio, que trama toda a intriga que segundo ele será infalível e buscará o apoio do Santo Ofício.
Temas como o papel da mulher na sociedade, a fertilidade, corrupção e fidelidade vem à tona inúmeras vezes ao longo da encenação. A montagem tem cerca de 1h10min e traz grande parte do texto de Maquiavel. Com Direção de Luciáh Tavares, o projeto conta com a coordenação do professor Sergio Romanelli, e traz no elenco: Arthur Dobler, Luciáh Tavares, Nilo Corrêa, Nataly Delacour, Patrícia Linhares e Ugo Garcia. A operação de luz é de Amanda Moreira.
Café com Dança – Ciclo 2 – será realizado no dia 21 de setembro, às 14h30, na sala Pitangueira, segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O foco será o debate “Composições/infiltrações na cidade: intersecções entre dança e performance” e conta com um grupo convidado, o coletivo Mapas e Hipertextos.
O coletivo Mapas e Hipertextos se caracteriza pela intersecção entre dança, performance e teatro e por seu modo de operação sempre vinculado aos contextos sociais, políticos, econômicos e culturais do momento. Desde 2012, o coletivo vem explorando distintas possibilidades inventivas contemplando pesquisas sobre: corporeidade política; noções de eficácia e fracasso no teatro na rua; presença/ausência; composição em dança e performance contemporâneas; relações entre espaço virtual e estrutura social; relações entre ética e estética; site specific; e processos de criação em arte como modo de subversão.
A Interlocução sobre o trabalho do grupo ficará a cargo da professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará (UFPA), Giselle Guilhon.
Coordenadora: Vera Torres – CDS/UFSC
Apoio: Secretaria de Cultura e Arte – SecArte/UFSC
Centro de Desportos/UFSC
Quem abre o Música no Lago com seu som tranquilo é o músico paraibano Augusto Carvalho. O projeto visa promover a diversidade de experiências musicais dentro da universidade, além da convivência, liberdade de expressão e melhoria da qualidade de vida na UFSC.
A Confraria participará do 7° Semninário de Literatura Infantil e Juvenil. Confira a nossa programação:
Poesia em Movimento – Instalação – Trupe da Confraria Literária e Fernanda do Nascimento PIBIC-EM/CNPq – Hall do Bloco C no CED – UFSC- Abertura da Exposição dia 26/09 -13h30min
“Petra do Coração de Pedra” Prosa com Autora – Anna Cláudia Ramos – Fernanda do Nascimento PIBIC-EM/CNPq -Dia 27 as 9h no Hall do Centro de Cultura – UFSC 1º Andar na Sala Goiabeira
A Atualidade Poética de Gregório de Matos – Apresentação de Pôster – PIBIC-EM/CNPq Augusto Honorata Dia 26 as 9h no Hall do Centro de Cultura – UFSC 1º Andar
Bukowski e Cinema: uma tradução – Apresentação de Pôster – PIBIC-EM/CNPq Gabriel Barreto Dia 27 as 9h no Hall do Centro de Cultura – UFSC 1º Andar
Histórias Cruzadas: entre a literatura e o cinema – Apresentação de Pôster – PIBIC-EM/CNPq José Monteiro Dia 27 as 9h no Hall do Centro de Cultura – UFSC 1º Andar
Confraria Literária do Colégio de Aplicação UFSC: Letramentos em diálogos para formação do leitor – 28 de setembro de 2016, Terça-feira Horário: 8h30min Local: Auditório CFH – ufsc
Dias 26, 27 e 28 de setembro de 2016
http://www.slij.com.br/
O projeto Cinema Mundo da UFSC promoverá na próxima quinta-feira, 29 de setembro, o filme Corrente do mal, dirigido por David Robert Mitchell, incluído no tema “Expressão do horror”. A sessão será as 18h30 no auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária, com entrada franca, e contará com comentários de Maria Borges e Raphael de Boer.
Sobre o filme:
Jay (Maika Monroe) leva a vida como qualquer outra garota de 19 anos no subúrbio de Detroid. Família, amigos, escola e seu novo namorado Hugs. Após seu primeiro encontro sexual, Jay começa a ter fortes sensações de que algo a está seguindo. Uma sensação crescente e ameaçadora, não tão comum para uma garota de 19 anos.
Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, o projeto promove o encontro Confraria Azul sobre a obra de Shirley Vilhalva. A estudante Mariana Solano irá apresentar o livro “Despertar do Silêncio”, no qual a autora relata a sua experiência pessoal com a surdez.
Indicado ao Oscar de “Melhor Animação” em 2015 e dirigido por Isao Takahata, a produção do Studio Ghibli é uma adaptação de um dos mais famosos e antigos contos japoneses, O conto do cortador de bambu, narrativa popular do século X.
O primeiro do dia será a Sobremesa Literária. O encontro abordará o escritor Willian Shakespeare e será comandado pela professora Nara Wedekin. O objetivo é a descoberta das obras de Shakespeare.
O Encontro conta com contribuição de guloseimas para a sobremesa
O tema do encontro será “La Vie em Bleu: Universo da Lavanda”. Com o início da primavera, o perfume da Lavanda será discutido utilizando-se de exeplos como na França, onde existem rotas de lavanda, e até mesmo um museu sobre o assunto. Depois, o grupo confeccionará sachet aromatique de lavande para levar pra sua casa.
A Orquestra Filarmônica SCAR apresenta seu concerto Memórias no próximo domingo, 9 de outubro, às 19h, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O Concerto Memórias mistura repertório popular e clássico em um espetáculo multimídia, com projeções de vídeos especialmente criados para interagir com a música.
Para comemorar os 60 anos da SCAR – Sociedade Cultura Artística, de Jaraguá do Sul, o concerto passa por clássicos da música erudita, ópera, pop e rock: de O Guarani a 5ª Sinfonia de Beethoven, passando por Guns N’ Roses, Amy Winehouse e Queen.
A turnê do Concerto Memórias já passou por Blumenau e Itajaí. Em novembro, a última apresentação será em Jaraguá do Sul.
A Orquestra se apresenta sempre de forma gratuita pelo projeto “Circulando por Santa Catarina”, com patrocínio das empresas WEG e Duas Rodas por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do Governo Federal.
Programa Concerto Memórias:
– Carlos Gomes: O guarani (Abertura)
– Guns´n´Roses: Sweet Child o´ mine
– Amy Winehouse: Rehab
– Two Steps from Hell: Heart of Courage
– Sibelius: Finlândia
– Ketelbey: Num mercado persa
– Eagles: Hotel California
– Queen: Bohemian Rhapsody
– Beethoven: 5ª Sinfonia (1º mov.)
– Strauss: Radetzky March
Serviço:
O quê: Concerto Memórias
Onde: Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Quando: 09/10/2016
Horário: 19h
Ingressos: gratuitos
Retirada dos ingressos: de 28/09 a 07/10 na Secretaria do Departamento de Cultura e Eventos – DCEven
Limite de Ingressos: 02 (dois) por pessoa
Apoio: Secretaria de Cultura e Arte – SeCArte
O grupo Cinema Mundo irá exibir o filme Como estrelas na terra, toda criança é especial. O debate será conduzido pela Psicologia Rosiris Nassiff.
A entrada é gratuita
Não percam!
Na próxima terça-feira, 11 de outubro, o CineBuñuel exibe “Pantaleón y las visitadoras” (Peru, 1999), de Francisco Lombardi. O filme é baseado no livro homônimo de Mario Vargas Llosa. A exibição com legendas em português é seguida de bate-papo.
O Projeto Cinema Mundo/UFSC continua a seleção de filmes com o tema “expressões do horror” apresentando o filme O Babadook (The Babadook, 2014, Austrália), escrito e dirigido por Jennifer Kent, na quinta-feira, dia 13 de outubro.
A sessão será às 18h30, no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária UFSC, com entrada franca, e contará com os comentários de João Peralta e Maria Nunes.
Sobre o filme
A viúva Amélia (Essie Davis), cria seu filho Samuel (Noah Wiseman) sozinha e tenta superar a morte trágica de seu marido. O garoto sonha constantemente com um monstro e, todas as noites, Amélia tenta extinguir esse medo. Após Samuel achar um livro sobre o Babadook o garoto começa a ficar cada vez mais agitado e a mãe começa a compartilhar de seu medo.
O encontro promove uma conversa descontraída sobre confusões, lembranças e trocas de experiências de viagens, com a professora Camila Pasquetti. Para participar e contar histórias, os interessados deverão mandar uma foto e uma breve legenda de alguma viagem feita para o e-mail confrarialiterariaca@gmail.com
A Orquestra de Câmara de Florianópolis fará concerto no Teatro da UFSC, no dia 14 de outubro, sexta-feira, às 20 horas. No repertório estão obras de compositores como Bach, Harald Genzmer, Telemman e Tony Osborne. O concerto é uma parceria com a Orquestra de Câmara da UFSC, do Departamento Artístico Cultural (DAC), que irá participar na execução de uma peça musical. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade, e os ingressos devem ser retirados a partir das 19 horas na bilheteria do Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, na Trindade.
A Orquestra de Câmara de Florianópolis
A Orquestra de Câmara de Florianópolis (OCF) mantêm o nome do grupo orquestral que, em sua formação inicial na década de 1960 e até meados da década de 1980, cumpriu importante papel no movimento musical de nosso estado. Atualmente a orquestra é composta por uma base de cordas (naipes de violinos 1 e 2, violas, violoncelos, contrabaixo), flauta, e dependendo do concerto recebe o acréscimo de outros instrumentos de madeiras e metais, como clarinete, oboé, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, além de percussão orquestral e piano, podendo contar também com a participação de solistas cantores.
O grupo está sob a regência do Maestro Carlos A. A. Vieira e é composto por músicos profissionais e por jovens músicos em fase de formação musical. Dentro do repertório estão inseridas músicas tradicionais para orquestra, principalmente do período barroco, clássico e contemporâneo, incluindo autores brasileiros. Em alguns concertos, temas de óperas também são apresentadas por solistas cantores, e arranjos da música popular brasileira e mundial. Desde 2013 a atual OCF vêm se apresentando em teatros, igrejas, auditórios e espaços afins, principalmente na região da Grande Florianópolis.
SERVIÇO:
O QUÊ: Concerto da Orquestra de Câmara de Florianópolis
QUANDO: 14 de outubro de 2016
ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade. Os ingressos devem ser retirados uma hora antes do início da apresentação na bilheteria do Teatro da UFSC.
CONTATO: Departamento Artístico Cultural (DAC), (48) 3721-2498 ou 3721-9447 – www.dac.ufsc.br
O Teatro da UFSC integra o Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC
Na próxima quarta-feira, 19 de outubro, a banda Esporão de Bagre traz o blues e o rock’n roll para o Varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, no Projeto 12:30. Influenciados por bandas como Deep Purple, The Doors e Creedence a banda compõe canções que valorizam a simplicidade e o modo de vida do pescador. Neste show, Helio Calandrini, Tiago Alves e Matheus Passos irão tocar suas canções autorais do primeiro álbum “Quando entra é melhor não resistir”. A apresentação será às 12h30min, é gratuita e aberta à comunidade.
A banda
Presenteados com a beleza do Ribeirão da Ilha, Esporão de Bagre surgiu no começo de 2015 para mostrar que Florianópolis também tem espaço para o Rock and Roll e para o Blues. Inspirados em MC5, Rory Gallagher, Roy Buchanan, Robert Johnson, Made In Brazil, Deep Purple, The Doors, Creedence, Free, Cream, entre outros, o grupo produz um som com voracidade, autenticidade e muito improviso. Dessas influências, têm surgido músicas autorais, engrossando o caldo e a identidade da Esporão de Bagre.
Valorizam a simplicidade, o modo de vida do pescador, a natureza selvagem do ser humano e a autonomia no saber e no viver. Em 2016, a banda lançou seu primeiro Cd, intitulado “Quando entra é melhor não resistir”, com canções autorais, reunindo personalidades e músicos de Santa Catarina.
É composta por Helio Calandrini na guitarra e voz, Tiago Alves no baixo e voz e Matheus Passos na bateria e voz.
Projeto 12:30
Realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Projeto 12:30 apresenta atrações culturais gratuitas, como música, dança e teatro, às quartas-feiras (no período letivo), no Varandão do CCE da UFSC. Este ano, o projeto acontece quinzenalmente.
Artistas e grupos interessados em se apresentar no projeto, dentro do campus da UFSC, em Florianópolis, devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9447 / 3721-3853 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@contato.ufsc.br
SERVIÇO:
O QUÊ: Show da Esporão de Bagre no Projeto 12:30
QUANDO: 19 de outubro de 2016, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30, no Varandão do CCE, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Projeto 12:30 – Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC (48) 3721-2497, 3721-9447 ou 3721-3853 – www.dac.ufsc.br
Esporão de Bagre: esporaodebagre@gmail.com
Clara Comandolli de Souza /Estagiária de Jornalismo/DAC/SeCArte/UFSC
A banda Banana Orgânica é a próxima atração do Projeto Música no Lago. Com composições totalmente autorais, letras carregadas de significado e alegria, a banda traz influências como rock, samba e punk, incorporando referências literárias, fazendo um som bem diferente. A apresentação é na sexta-feira, 21 de outubro, a partir das 12h30, em frente ao laguinho da UFSC.
Mais informações SeCArte ou Projeto Música no Lago.
O Café Literário traz “A Letra e a Corda: Poemas Musicados na MPB” com a professora Maristela Campos. A ideia é mostrar a tradição que une a poesia à música através de poemas de autores renomados que foram musicados por compositores da MPB.
O músico Chiqueti volta a se apresentar no Varandão do CCE, desta vez com show em formato Power Trio.
A banda The Lads, formada por músicos florianopolitanos, interpreta – a partir da sua própria identidade – o grupo musical The Smiths (banda britânica famosa dos anos 80). Se apresenta no música no lago, na quinta-feira, dia 17, a partir das 12h30
Mais informações no site da SeCArte ou na página do Projeto Música no Lago.
Irônico, esperto e crítico. É assim o menino Armandinho, personagem das tirinhas homônimas desenhadas por Alexandre Beck.
Se você não identifica pelo nome, provavelmente vendo um desenho saberá de quem estamos falando. Você certamente já encontrou o Armandinho circulando no seu feed do facebook, em algum site ou até mesmo em algum livro didático. Agora, o criador das famosas tirinhas fará uma visita ao Colégio de Aplicação e participará de mais uma Prosa com o Autor.
Você não vai ficar de fora dessa, não é mesmo?
Data: 18 de novembro de 2016
Hora: 18h
Local: Lab. Linguagem – CA/UFSC
Link do evento: https://www.facebook.com/events/536284233249429/
A produção de artistas plásticos em Santa Catarina ganhou destaque na programação da TV UFSC com a série “A Cor da nossa Tela”. Mas agora, a série vira exposição no hall reitoria da Universidade, onde permanece até o dia 16 de dezembro, de segunda à sexta das 8h às 18h com entrada gratuita.
No dia 1ª de dezembro, às 19h, o Teatro da UFSC será palco do show musical “Victor Giudice na Pauta”, realizado pelo Laboratório Floripa em Construção Transdisciplinar em Arte, Cultura e Política (LabFLOR) da UFSC, com apoio do edital Procultura 2016, da Universidade. O evento será uma homenagem ao escritor e compositor carioca, falecido em 1997, reconhecido pela crítica como um dos maiores escritores brasileiros.