Grupo Abaporu estreia espetáculo “Pegando do Resto”
Fundado há três anos, o Grupo Teatral Abaporu estreia neste final de semana o seu primeiro espetáculo. As apresentações do espetáculo “Pegando do Resto” ocorrem nos dias 23, 24 e 25 de junho, às 20h, na Caixa Preta (Térreo do Bloco D do CCE da UFSC – ao lado do EFI / Campus UFSC – Trindade). O ingressos são gratuitos e devem ser retirados a partir de uma hora antes das apresentações.
Sinopse
Nada a fazer. O tempo passa mais rápido quando se está distraído. Por que não iludir a espera? Escute! Ouviu isso? Eu também não. Não se pode rir… meramente sorrir. Em lugar preto e branco ri quem tem cor. Nessa adaptação do texto de Samuel Beckett, as máscaras larvárias do Grupo Abaporu exploram o lusco-fusco dos dias manipulando o espaço e o tempo. Enquanto se espera, o ócio desenvolve situações para mantê-las sempre um segundo atrás do ponteiro do relógio.
Sobre o espetáculo
Uma das principais obras do chamado Teatro do Absurdo, “Esperando Godot”, do dramaturgo irlandês Samuel Beckett (1906-1989), apresenta personagens que se encontram perdidos no tempo e no espaço, sentimento comum nas obras dessa estética. “Pegando do Resto” surge da adaptação desta obra histórica para o mundo lúdico e desafiante das máscaras. O processo durou mais de quatro meses e também é parte da dissertação (TCC de graduação em Artes Cênicas) da diretora do espetáculo, Blenda Trindade.
Sobre o grupo
O grupo, inicialmente de pesquisa acadêmica, formou-se no ano de 2014 dentro do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O foco da companhia gira em torno do interesse pelas fascinantes máscaras larvárias, e especificamente pela pedagogia do aclamado diretor francês Jaques Lecoq. Partindo da orientação de Sassá Moretti, professora da UFSC e coordenadora do FITA (Festival Internacional de Teatro de Animação), os cinco integrantes do grupo, composto por alunos e formado curso de Artes Cênicas da UFSC, desenvolvem nestes anos inúmeras pesquisas em torno da máscara. O nome “Abaporu” batizou o grupo devido a estética das máscaras larvárias, que tradicionalmente têm proporções muito maiores do que o rosto humano, assim como no quadro homônimo da pintora Tarsila do Amaral. Para a primeira montagem do grupo foi escolhido o texto “Esperando Godot”.
FICHA TÉCNICA
Direção: Blenda Trindade.
Elenco: Igor Gomes, Laura Wilbert Gedoz, Maykon José e Pitita Blasius.
Orientação: Sassá Moretti.
Produção, adaptação dramatúrgica, cenografia, luzes e figurinos: Grupo Abaporu.
Fotos: Blenda Trindade
SERVIÇO
O quê: Apresentação do espetáculo “Pegando do Resto”
Quando: 23, 24 e 25 de junho (sexta, sábado e domingo)
Onde: Caixa Preta – Térreo do novo prédio de Artes Cênicas / Bloco D do CCE – UFSC (ao lado do EFI / Campus Trindade)
Horário: 20h
Quanto: gratuito e aberto ao público (retirar ingressos no local, uma hora antes do início do espetáculo).
Mais informações na página do grupo e no evento no Facebook.
Contato: (48) 99805-3283 / (48) 3721-2343










