Oficina – Frases longas não sovam pão: Escrita criativa de receitas culinárias

12/06/2023 06:00

O Espaço Cultural Gênero e Diversidades (ECGD) e o Núcleo Literatura e Memória (nuLIME), promovem no dia 14 de junho, quarta-feira, das 14h às 17h, no Espaço Cultural Gênero e Diversidades, a oficina Frases longas não sovam pão: Escrita criativa de receitas culinárias. A atividade é gratuita e as inscrições podem ser feitas no formulário eletrônico. A oficina é ministrada por Mariana Vogt Michaelsen, doutoranda em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As receitas culinárias manuscritas em páginas amarelecidas pelo tempo, pelos ovos e pela farinha são como diários, registros do cotidiano de mães, avós, bisavós. Mesmo restritas ao ambiente doméstico, essas mulheres encontraram na cozinha e nas receitas culinárias espaços de criação e criatividade.

As mulheres criaram redes invisíveis através dos livros de receitas, onde transmitiam e presenteavam umas às outras com receitas culinárias. Esses livros são transmitidos de geração a geração, normalmente entre mulheres. A rede invisível cria laços e escreve histórias muito próximas do fogo, embora não queimem.

Escritoras como Laura Esquivel e Cristiane Lisbôa retomam esse modo de escrita, unem escrita culinária e escrita literária em um movimento de “cozinhar levantando a cabeça”. A receita continua a ser escrita por quem a faz, em letra ou em sabor. Portanto, esta oficina de escrita criativa de receitas culinárias pretende aproximar o caráter criativo do gênero como um modo de deslocar formas de escrita.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

>> Serviço

O quê: oficina Frases longas não sovam pão: Escrita criativa de receitas culinárias
Quando: 14/06/2023 | quarta-feira | das 14h às 17h
Onde: Espaço Cultural Gênero e Diversidades – Rua Desembargador Vitor Lima, 45 – Trindade – Florianópolis – SC