Romance esgotado de Glauber Rocha ganha nova edição pela UFSC
No ano em que o Brasil comemora 30 anos da morte de Glauber Rocha, a obra literária do cineasta, intelectual e escritor ganha uma nova edição. Riverão Sussuarana, o grande romance do artista tropicalista, há muito esgotado, já está em linha de montagem para ser publicado pela Editora da UFSC em parceria com o Itaú Cultural, em fevereiro de 2012.
Considerado um dos textos mais inventivos e controversos da literatura brasileira pós-moderna, “Riverão Sussuarana” será lançado em São Paulo, em um grande evento na sede do Itaú Cultural, na avenida Paulista, em fevereiro, e, em março de 2012, em Florianópolis.
Nesse romance, Glauber reinventa a língua portuguesa, criando novos vocabulários e nova sintaxe, a fim de pôr em ação a onça ou jaguar. Esse animal, admirado e temido pelas culturas ameríndias passeia majestoso pela história e pela ficção, propondo uma nova visão da cultura do continente americano. Glauber dialoga com James Joyce e Guimarães Rosa, fazendo uma releitura da onça mítica, até hoje conhecida em todo o continente, do México à Argentina.
Com a publicação, a Editora da UFSC leva adiante o projeto de divulgação do que a arte brasileira fez de melhor e mais radical no século XX. Dentro do mesmo projeto lançou, já em parceria com o Itaú Cutural em 2010, dois volumes com os ensaios críticos do cineasta e ensaísta catarinense Rogério Sganzerla. “Agora estamos debruçados sobre a herança literária de Glauber Rocha, outro gênio que mudou para sempre a face da cultura nacional”, anuncia o editor Sérgio Medeiros, que prepara uma edição primorosa, no mesmo estilo de Edifício Rogério.
Raquel Wandelli (jornalista, SeCarte)
Contatos: (48) 99110524 – 37219459
raquelwandelli@yahoo.com.br
raquelwandelli@reitoria.ufsc.br
www.secarte.ufsc.br











