Café Literário: Feminismo e Literatura nesta sexta, 31/08

29/08/2018 08:50
Quando:
31 de agosto de 2018@18:30 – 20:30
2018-08-31T18:30:00-03:00
2018-08-31T20:30:00-03:00
Onde:
UFSC
Contato:
Cofraria Literária

Você já se perguntou o que é Feminismo? Na Inglaterra do século XVIII, Mary Wollstonecraft escreveu: “Em defesa dos direitos da mulher”, publicando uma das primeiras obras sobre filosofia feminista. Nele, Wollstonecraft responde aos teóricos da educação e políticas que não acreditavam que as mulheres devem ter direitos iguais. Marcia Tiburi, filósofa e, atualmente candidata ao governo do RJ, tem um livro que tenta responder à questão. Angela Davis, mulher negra, intelectual, norte americana, também dá uma resposta quando em sua obra fala do movimento negro, destacando a mulher.

Essas escritoras não são autoras de Literatura, falam de forma conceitual, teórico sobre o tema. E será que a Literatura fala sobre o feminismo? Em todas as épocas? Mesmo antes dele existir? Para surpresa de muitos: sim. Antígona (Sófocles), uma tragédia, escrita em 442 A.C., conta a história de Antígona, uma mulher que desafiou as autoridades patriarcais. Juana Inés de La Cruz, uma importante poetisa mexicana e freira, no século XVII  escreveu sobre os desejos que sentia por um amor proibido. Charlotte Brontë, que deu vida à Jane Eyre, e com a imagem de mulher submissa, deixou em evidência o locus social feminino; a mulher deveria estar à margem. Ou seja, através dos séculos a Literatura deu voz e vez às questões que hoje conceituamos como feministas.

A Confraria convida todos para (re)conhecer 3 autoras sob o viés do Feminismo. Elas serão apresentadas pelas professoras da UFSC, Janyne Sattler do curso de Filosofia da UFSC e Arlyse Ditter e Maristela Campos, do Colégio de Aplicação.

Serviço:

Data: 31 de agosto de 2018
Hora: 18h30
Local: Laboratório de Linguagens – Colégio de Aplicação
Informações: Colégio de Aplicação
Rede social: facebook.com/confrarialiterariadoca

Traga algo para o café comunitário.
Participamos do LIXO ZERO, traga sua caneca sustentável.
Se você não conhece o CA use o mapa do link: http://confrarialiteraria.wixsite.com/confraria-literaria/mapa