Agenda Cultural
O Laboratório de História Indígena (LABHIN), vinculado ao Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, a partir do dia 9 de setembro, a segunda edição do Cine Labhin: Mostra de Cinema Indígena. O CINE LABHIN nesse semestre será às terças-feiras, a partir das 15h, no bloco de salas de aula do CFH. Ao longo do semestre, serão exibidos uma curadoria de filmes produzidos por e com cineastas indígenas de diferentes povos de todo o país. O evento é gratuito. A programação gera certificação para os participantes.
>> Programação:
09/09 – Miniauditório do CFH – 15h
Já me transformei em imagem – Direção: Zezinho Yube
Fruto da Aliança dos Povos da Floresta – Direção Siã Huni Kuin
O espírito da Floresta – Direção: Amilton Pelegrino de Mattos
23/09 – Sala de aula 302 – 15h
Vãhn Gõ Tõ laklãnõ – Direção: Walderres Coctá Priprá
26/09 – Sessão Especial – Semana de Antropologia – local a definir – 14h
A última floresta – Direção: Luiz Bolognesi (roteiro de Davi Kopenawa)
07/10 – Miniauditório do CFH – 15h
Teko Haxy – Ser imperfeita – Direção: Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro
Bicicleta de Nhanderu – Direção: Patrícia Ferreira Pará Yxapy
21/10 – Miniauditório do CFH – 15h
A transformação de Canuto – Direção: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho
04/11 – Sala de aula 302 – 15h
Mostra dos curtas metragens de Yawar Muniz Wanderley – Direção: Yawar Muniz Wanderley
18/11 – Sala de aula 302 – 15h
Nguné Elü, O dia em que a lua menstruou – Direção: Takumã Kuikuro e Marrayury Kuikuro
Território Pequi – Direção: Takumã Kuikuro
02/12 – Miniauditório do CFH – 15h
Produção audiovisual a definir
>> Serviço:
O quê: Cine Labhin: 2ª Mostra de Cinema Indígena
Quando: De 09/09/2025 a 02/12/2025 | terças-feiras | 15h
Onde: Bloco de Salas de Aula do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site| Instagram
Contato: labhin@live.com
Nos dias 4, 5, 11, 13 e 14 de novembro, a Mostra CurtaDoc – Cinema Documentário na Educação ocupará espaços culturais e educacionais de São Pedro de Alcântara, com sessões gratuitas, debates, oficinas e o Seminário EducaDoc, realizado em parceria com o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (Nica) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além das ações locais, haverá itinerâncias em Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos, ampliando o alcance da Mostra para escolas e comunidades da região.
Essa é uma iniciativa cultural e educativa que nasce com o propósito de levar filmes brasileiros a municípios do interior de Santa Catarina, fomentar debates e promover a formação de plateia. Idealizada pela Contraponto, produtora audiovisual de Florianópolis com mais de 20 anos de trajetória, a mostra reúne curtas-metragens brasileiros que retratam o país em suas múltiplas dimensões – social, ambiental e cultural –, abordando temas como direitos humanos, justiça social, patrimônio imaterial, agroecologia, meio ambiente e memória coletiva.
O Seminário EducaDoc, por sua vez, contará com a participação das professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC e coordenadoras do Nica, Gilka Girardello e Monica Fantin, além de José Douglas Alves dos Santos, doutor em Educação e estudioso do cinema. Eles discutirão o papel da linguagem audiovisual na formação docente e nas práticas pedagógicas contemporâneas. Voltado a educadoras e educadores da rede pública, o seminário busca aproximar o cinema da sala de aula, promovendo o pensamento crítico, o diálogo e a imaginação como potências educativas.
Para promover a inclusão, a Mostra CurtaDoc realizará uma sessão acessível no dia 11 de novembro na Associação Catarinense para a Integração do Cego (ACIC), em Florianópolis, com audiodescrição ao vivo. O encerramento, em 14 de novembro, será marcado por premiação dos filmes e apresentação musical aberta à comunidade de São Pedro de Alcântara.
O projeto foi viabilizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio da Fundação Catarinense de Cultura e do Ministério da Cultura – Governo Federal, com apoio das prefeituras e secretarias municipais de Educação de São Pedro de Alcântara, Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos e da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina.
Programação
Seminário EducaDoc · Auditório da Câmara de Vereadores
Praça Leopoldo Kretzer, 1 – São Pedro de Alcântara
Tema: O cinema-documentário na educação: arte, cultura e memória na formação docente
Público-alvo: professoras(es) e pessoas interessadas · Atividades gratuitas
Terça, 4/11
- 9h – 11h – Conversa com Gilka Girardello
- 11h30 – 12h15 – Sessão inaugural Mostra CurtaDoc (5 curtas brasileiros)
- 14h – 17h – Oficina “Pensar o cinema como um modo de acesso ao mundo, um olhar que aprende a ver”, com José Douglas Alves dos Santos
Quarta, 5/11
- 9h – 11h – Conversa com Monica Fantin
- 11h30 – 12h15 – Sessão Mostra CurtaDoc
- 14h – 17h – Oficina EducaDoc com José Douglas Alves dos Santos
Itinerância – Sessões para escolas (gratuitas)
- Águas Mornas — Qua, 5/11 – 8h30 – 9h50
Auditório da Câmara de Vereadores - Santo Amaro da Imperatriz — Qui, 13/11 – 8h – 9h20 / 10h às 11h20
- Antônio Carlos — Sex, 14/11 – 8h – 9h20
Mostra CurtaDoc · Comunidade (São Pedro de Alcântara)
Seg, 10/11 – 13h30 – 17h30 · Sessão para grupo de mães
Qua, 12/11 – 13h30 – 17h30 · Sessão para grupo de idosos
Qui, 13/11 – 8h30 – 11h30 · Sessão para professoras(es)/estudantes
Sex, 14/11 – 13h30 – 17h30 · Sessão para professoras(es)/estudantes
Encerramento – Auditório da Câmara de Vereadores
19:00 – 21:00 · Premiação, exibição de filmes premiados e apresentação musical
Sessão Acessível
Terça, 11/11 – 14h – 16h
Local: Auditório da ACIC – Associação Catarinense para Integração dos Cegos
Exibição de cinco curtas, sendo dois com audiodescrição ao vivo
Serviço
Mostra CurtaDoc – Cinema Documentário na Educação
Data: 4, 5, 11, 13 e 14 de novembro de 2025
Onde: São Pedro de Alcântara, com itinerâncias em Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos
Atividades gratuitas
curtadoc.com.br
O Festival Estudantes Contra a Guerra ocorre em 13 e 14 de novembro, quinta e sexta-feira, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e traz programação cultural gratuita com o intuito de denunciar o imperialismo e a violência. O evento, organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSC, pelo DCE da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pela União Florianopolitana dos Estudantes Secundaristas (UFES), debate o genocídio em Gaza e nas periferias e propõe a cultura como ferramenta de resistência.
A programação reúne shows, oficinas, feiras, teatro, cinema, batalhas de poesia e rodas de conversa, além de atos políticos e plenárias sobre a violência policial, o genocídio em Gaza e nas periferias brasileiras. De 10 a 12 de novembro, ocorrem atividades de mobilização — debates, exibições de filmes, apresentações teatrais e plenárias — que antecedem o festival.
Confira a programação completa (em pdf).
Com o lema Pelo fim do genocídio em Gaza e nas periferias, a iniciativa conecta as lutas do povo palestino e da juventude negra e periférica no Brasil, denunciando o imperialismo e o fascismo que sustentam as guerras no exterior e a violência no Brasil. Da Faixa de Gaza às favelas do Rio de Janeiro, das chacinas que chocam o país às mortes cotidianas nas periferias de Florianópolis, o festival se posiciona contra a política da morte e a favor da solidariedade internacional dos povos.
Inspirado nas tradições de resistência da juventude, como os festivais da canção durante a ditadura civil-militar e os grandes encontros culturais da contracultura, o Festival Estudantes Contra a Guerra reafirma a cultura como instrumento de luta e libertação popular. “Quando os governos escolhem financiar guerras e repressão, nós escolhemos construir cultura e vida. Esse festival é a resposta dos estudantes ao mundo que querem nos impor — um mundo de muros, bombas e silêncio”, afirmam os organizadores.
A programação, que acontece em frente ao DCE da UFSC e nas áreas próximas ao laguinho, no campus Trindade, inclui feira de arte e economia solidária, oficinas, batalhas de poesia, teatro, cinema, intervenções e shows. Entre as atrações confirmadas estão GuiJay, Africanamente, Gêmeos do Baile, Slam Trajano, Grupo de Teatro Boca de Siri, Bruno Barbi, Desterro Jornalismo e muito mais.
O encerramento, no dia 14, terá um ato político Estudantes Contra o Fascismo e o Genocídio Imperialista, com Léo Péricles e outras lideranças populares.
Mais informações no Instagram.
O projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras-Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima sexta-feira, 14 de novembro, a partir das 19h, o filme O tambor (Die Blechtrommel). A obra de 1979 é dirigida por Voker Schlöndorff numa adaptação do livro de Günter Grass, Nobel de literatura.
Filme realizado a partir da obra de Gunther Grass (Nobel de literatura, 1999). Danzig, Alemanha, anos 1920. O personagem, Oskar, ganha um tambor de sua mãe ao completar três anos. Incomodado com alguns acontecimentos familiares e com o que acontece ao seu redor – incluindo a ascensão do nazismo -, Oskar decide não mais crescer.
A exibição gratuita do filme ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O filme será exibido no idioma original, com legendas em português. Após a exibição acontece um debate sobre o filme.
O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Brasiliana de Joel Zito Araújo, em 14 de novembro, sexta-feira, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade.
Brasiliana – O Musical Negro Que Apresentou O Brasil Ao Mundo, resgata a história da Companhia de Teatro, Dança e Música Brasiliana. Ao longo de 25 anos de atividade, o grupo se apresentou em 90 países, levando o samba, o maracatu e outras expressões da cultura brasileira aos maiores palcos do mundo, participando inclusive do Campeonato Mundial de Futebol em 1974 e de filme com a Sophia Loren. No Brasil, entretanto, a companhia ainda ocupa um espaço discreto na historiografia cultural.
Brasiliana
Direção: Joel Zito Araújo
Roteiro: Joel Zito Araújo, Itamar Dantas
Gênero: Documentário, Música
Duração: 1h 25min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Haroldo Costa, Jurandir Palma, Gino Askanasy, Marinês Yagnez, Watusi, Luís Antônio, Joel Santos, Carminha Simpatia, Martinho Fiuza, Nelson Lima, Inaicyra Falcão
Até 18 de novembro o auditório da Biblioteca Universitária da UFSC recebe o Festival de Cinema Fora da Fé. Com exibição de quatro premiados filmes nunca exibidos em cinemas comerciais de Florianópolis, o festival apresenta filmes que abordam a perda da fé na religião, nas pessoas ou nas próprias crenças pessoais. Das relações familiares e amorosas às relações metafísicas com ideias, a crença é colocada à prova em variadas situações-limite.
O Festival faz parte do Fora do Circuito, um projeto de exibição gratuita de filmes. O circuito trabalha com pequenos festivais temáticos. Cada festival apresenta de três a seis filmes, que são exibidos a cada duas semanas, em sessão única. São apresentadas obras de variados países, com diversas temáticas e linguagens.
Os filmes são exibidos no Auditório Elke Hering, no segundo piso da Biblioteca Central do Campus Trindade da UFSC (BU). A entrada é gratuita e o espaço abriga confortavelmente até 80 pessoas. As sessões gratuitas iniciam sempre às 19h. Confira a programação completa do Fora da Fé. Acompanhe também no Instagram.
O Pai
Irã, 1996
Aos 14 anos, Mehrollah perde o pai e é obrigado a assumir o sustento de sua família. Não há empregos disponíveis por perto. Assim, o garoto é forçado a emigrar até a região sul do país, onde a oferta de trabalho é maior. Quando retorna à casa, Mehrollah encontra sua família completamente transformada.
O Cine Paredão apresenta na sexta-feira, 5 de dezembro, o filme francês Nouvelle Vague, de Richard Linklater. A comédia biográfica lançada em 2025 conta a história de Jean-Luc Godard, crítico da revista Cahiers du Cinéma, que em 1959 está determinado a fazer seu primeiro longa-metragem. Apesar das convenções, do caos orçamentário e dos produtores céticos, ele e seus colaboradores desencadeiam uma revolução silenciosa no cinema, capturando a energia bruta da época.
A exibição será no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a partir das 19h30.
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Vince Palmo, Holly Gent, Laetitia Masson, Michèle Péti
Gênero: Comédia, Biografia
Duração: 1h 45min
Ano: 2025
Classificação: 14 anos
Elenco: Guillaume Marbeck, Zoey Deutch, Aubry Dullin, Adrien Rouyard, Antoine Besson, Jodie Ruth-Forest, Bruno Dreyfürst, Benjamin Clery, Matthieu Penchinat, Pauline Belle
A oficina convida a comunidade universitária e externa para uma vivência prática, artística e educativa voltada ao reaproveitamento de antigas lixeiras de concreto da UFSC, em celebração aos 65 anos da universidade. Esses recipientes serão transformados em vasos para o cultivo de plantas ornamentais e ervas medicinais. Como ação de promoção da educação ambiental e do cuidado coletivo com os espaços públicos, a atividade será desenvolvida em dois momentos complementares. No primeiro, será realizado o plantio das mudas nas lixeiras previamente preparadas. No segundo, os participantes irão decorá-las com pinturas criativas, fortalecendo o trabalho colaborativo e a integração entre universidade e comunidade. As primeiras lixeiras transformadas serão instaladas no CSE/UFSC.
Ministrantes
- Arthur dos Santos (graduando em Biologia e bolsista da CGA/UFSC)
- Gloria Beatriz Koch Irulegui (NEAMB/UFSC)
- Equipe da Sala Verde UFSC
- Equipe da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC (CGA)
Atividade gratuita e com certificação.
Público Alvo: Comunidade no geral (Externa e Universitária)
*Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável.
Local: Sala Verde UFSC (lateral etérea da Biblioteca Universitária Central-BU, ao lado da PRAE).
** A programação está sujeita às condições climáticas. Em caso de chuvas no dia, a atividade será adiada.
Trazer: Água (para consumo próprio) e lanche saudável.
Usar: boné/chapéu, repelente, protetor solar, calçado fechado e preferencialmente calça.
Inscrições: Formulário de inscrição – Vagas: 25
Informações: salaverde.ufsc.br | @salaverde.ufsc
Apoio: FEPESE | FAPEU | FEESC | APUFSC-SINDICAL | CSC Energia | DRM Detonação de Rochas | SINTUFSC








