Agenda Cultural

out
30
qui
8º Encontro Nacional do Mulherio das Letras @Auditório e Hall da Reitoria
out 30@9:00 – nov 1@23:00

O Mulherio das Letras é um movimento literário feminista que reúne mulheres escritoras, poetas, editoras, pesquisadoras e todas aquelas que têm a literatura como forma de expressão e resistência. Com o objetivo de promover a visibilidade e valorização das produções literárias femininas, o Mulherio das Letras realiza anualmente o Encontro Nacional, que, em sua 8ª edição, promete ser um marco na história do movimento. O evento ocorre entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, no Auditório e Hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento contará com uma programação diversificada, que contempla mesas de debate, lançamentos de livros, saraus, oficinas de escrita, performances literárias e muito mais. A diversidade de atividades é um dos pontos altos do Encontro, que busca dar voz e espaço para as diferentes formas de expressão das mulheres na literatura.

As mesas de debate abordarão temas como a representatividade feminina na literatura, a importância da sororidade entre escritoras, a luta contra o machismo e a misoginia no meio literário, entre outros assuntos relevantes para as mulheres que escrevem. Além disso, os lançamentos de livros serão uma oportunidade para conhecer as novas vozes femininas que estão emergindo no cenário literário nacional.

Os saraus e performances literárias prometem emocionar e encantar o público presente, com leituras e interpretações de textos que expressam toda a diversidade e potência da escrita feminina. Já as oficinas de escrita serão uma oportunidade para as participantes aprimorarem suas habilidades e compartilharem experiências criativas em um ambiente acolhedor e estimulante.

Para participar do 8º Encontro Nacional do Mulherio das Letras, as interessadas devem realizar a inscrição exclusivamente na plataforma da Even3. Os ingressos são gratuitos. Caso a participante queira contribuir com o projeto, é possível fazer doações pela plataforma. As inscrições se encerram no dia 29 de outubro.

>> Programação:

30/10 – Auditório da Reitoria
09h-10h: Café da Manhã e Acolhimento
10h-12h: Acorda Corpo
13h30-14h: Abertura
14h-16h: Nós, elas, as letras e o feminismo
16h30-17h: Dicionário de Mulheres Poetas do RS
17h-18h: Sarau de Lançamentos – Hall da Reitoria

31/10 – Auditório da Reitoria
10h-12h: Mulheres de Clarice – Apresentação teatral
10h-12h: Narrar sem medo
10h-12h: Oficina de Cordel para Mulheres Escritoras
10h-12h: Traduzir poesia
14h-16h: Publicação e Tradução
16h30-17h30: Insurrectas: a literatura independente feita por mulheres do ABC paulista
20h30-23h: Show Musical

01/11 – Auditório da Reitoria
09h-10h: Publicar, publicar, publicar
10h30-11h30: Ecofeminismo: uma visão holística do fazer poético das mulheres
11h30-12h30: Som, poesia e ancestralidade
13h30-17h: Almoço e Passeio

19h-20h: Sarau do Mulherio – Porongo | Rua Doutor Ylmar Corrêa, n. 80 – Santa Monica | Florianópolis – SC

Para mais informações, acesse o Instagram do Mulherio das Letras de Santa Catarina ou o site do evento.

>> Serviço:

O quê: 8º Encontro Nacional do Mulherio das Letras
Quando: De 30/10/2025 a 01/11/2025 | das 9h às 23h
Onde: Auditório e Hall da Reitoria | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site do evento Instagram

nov
13
qui
Festival Estudantes Contra a Guerra
nov 13 – nov 14 dia inteiro

Festival Estudantes Contra a Guerra ocorre em 13 e 14 de novembro, quinta e sexta-feira, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e traz programação cultural gratuita com o intuito de denunciar o imperialismo e a violência. O evento, organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSC, pelo DCE da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pela União Florianopolitana dos Estudantes Secundaristas (UFES), debate o genocídio em Gaza e nas periferias e propõe a cultura como ferramenta de resistência.

A programação reúne shows, oficinas, feiras, teatro, cinema, batalhas de poesia e rodas de conversa, além de atos políticos e plenárias sobre a violência policial, o genocídio em Gaza e nas periferias brasileiras. De 10 a 12 de novembro, ocorrem atividades de mobilização — debates, exibições de filmes, apresentações teatrais e plenárias — que antecedem o festival.

Confira a programação completa (em pdf).

Com o lema Pelo fim do genocídio em Gaza e nas periferias, a iniciativa conecta as lutas do povo palestino e da juventude negra e periférica no Brasil, denunciando o imperialismo e o fascismo que sustentam as guerras no exterior e a violência no Brasil. Da Faixa de Gaza às favelas do Rio de Janeiro, das chacinas que chocam o país às mortes cotidianas nas periferias de Florianópolis, o festival se posiciona contra a política da morte e a favor da solidariedade internacional dos povos.

Inspirado nas tradições de resistência da juventude, como os festivais da canção durante a ditadura civil-militar e os grandes encontros culturais da contracultura, o Festival Estudantes Contra a Guerra reafirma a cultura como instrumento de luta e libertação popular. “Quando os governos escolhem financiar guerras e repressão, nós escolhemos construir cultura e vida. Esse festival é a resposta dos estudantes ao mundo que querem nos impor — um mundo de muros, bombas e silêncio”, afirmam os organizadores.

A programação, que acontece em frente ao DCE da UFSC e nas áreas próximas ao laguinho, no campus Trindade, inclui feira de arte e economia solidária, oficinas, batalhas de poesia, teatro, cinema, intervenções e shows. Entre as atrações confirmadas estão GuiJay, Africanamente, Gêmeos do Baile, Slam Trajano, Grupo de Teatro Boca de Siri, Bruno Barbi, Desterro Jornalismo e muito mais.

O encerramento, no dia 14, terá um ato político Estudantes Contra o Fascismo e o Genocídio Imperialista, com Léo Péricles e outras lideranças populares.

Mais informações no Instagram.

dez
11
qui
65 anos UFSC | Oficina ‘Transformando Lixeiras em Vida e Arte’ @Sala Verde UFSC - Biblioteca Universitária Central - BU, ao lado da PRAE
dez 11@9:00 – 12:00

A oficina convida a comunidade universitária e externa para uma vivência prática, artística e educativa voltada ao reaproveitamento de antigas lixeiras de concreto da UFSC, em celebração aos 65 anos da universidade. Esses recipientes serão transformados em vasos para o cultivo de plantas ornamentais e ervas medicinais. Como ação de promoção da educação ambiental e do cuidado coletivo com os espaços públicos, a atividade será desenvolvida em dois momentos complementares. No primeiro, será realizado o plantio das mudas nas lixeiras previamente preparadas. No segundo, os participantes irão decorá-las com pinturas criativas, fortalecendo o trabalho colaborativo e a integração entre universidade e comunidade. As primeiras lixeiras transformadas serão instaladas no CSE/UFSC.

Ministrantes

  • Arthur dos Santos (graduando em Biologia e bolsista da CGA/UFSC)
  • Gloria Beatriz Koch Irulegui (NEAMB/UFSC)
  • Equipe da Sala Verde UFSC
  • Equipe da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC (CGA)

Atividade gratuita e com certificação.

Público Alvo: Comunidade no geral (Externa e Universitária)
*Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável.
Local: Sala Verde UFSC (lateral etérea da Biblioteca Universitária Central-BU, ao lado da PRAE).
** A programação está sujeita às condições climáticas. Em caso de chuvas no dia, a atividade será adiada.
Trazer: Água (para consumo próprio) e lanche saudável.
Usar: boné/chapéu, repelente, protetor solar, calçado fechado e preferencialmente calça.
Inscrições: Formulário de inscrição – Vagas: 25
Informações: salaverde.ufsc.br | @salaverde.ufsc

Apoio: FEPESE | FAPEU | FEESC | APUFSC-SINDICAL | CSC Energia | DRM Detonação de Rochas | SINTUFSC

dez
13
sáb
Abertura Temporada de Verão | Fortalezas UFSC @Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim | São José da Ponta Grossa | Santo Antônio de Ratones
dez 13@8:30 – 18:30

Neste final de semana tem início oficial a Temporada de Verão das fortalezas administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A ação celebra a reabertura da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, que esteve fechada para manutenção do trapiche, e oferece atrações culturais tanto nesse espaço quanto na Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Nos dias 13 e 14 de dezembro, sábado e domingo, o acesso às fortalezas de São José da Ponta GrossaSanta Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones será gratuito para toda comunidade.

No sábado, 13 de dezembro, na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, será realizada a solenidade de entrega do trapiche de acesso à fortificação. O evento contará com a presença da secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, Andréa Búrigo Ventura, além de representantes da empresa Três Fronteiras, responsável pela reforma do trapiche e que atua com passeios de catamarã até a fortaleza. A programação inclui ainda a Roda de Samba com o grupo Nós por Nós, formado por estudantes da educação básica do Colégio de Aplicação da UFSC e de outras escolas públicas. Os visitantes também poderão participar de passeio pela Fortaleza de Ratones.

Já no domingo, 14 de dezembro, a partir das 11h30, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim recebe a Roda de Samba com o grupo Nós por Nós. A programação contará com a apresentação de dança e acrobacia solo dos bailarinos Eduarda Heydt Heinen e Filipe Pereira de Godoy, oferecendo ao público uma experiência cultural diversificada.

O evento é realizado pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (CFISC/SeCArtE).

>> Transporte náutico 

O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na Ilha de Anhatomirim, a Fortaleza de Ratones fica localizada na Ilha de Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre.

>> Serviço

O quê: Abertura Temporada de Verão – Fortalezas da UFSC
Quando: 13 e 14/12/2025 | sábado e domingo | 8h30 às 18h30
Onde: Fortalezas de São José da Ponta GrossaSanta Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones
Quanto: Entrada gratuita
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302

dez
14
dom
Abertura Temporada de Verão | Fortalezas UFSC @Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim | São José da Ponta Grossa | Santo Antônio de Ratones
dez 14@8:30 – 18:30

Neste final de semana tem início oficial a Temporada de Verão das fortalezas administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A ação celebra a reabertura da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, que esteve fechada para manutenção do trapiche, e oferece atrações culturais tanto nesse espaço quanto na Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Nos dias 13 e 14 de dezembro, sábado e domingo, o acesso às fortalezas de São José da Ponta GrossaSanta Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones será gratuito para toda comunidade.

No sábado, 13 de dezembro, na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, será realizada a solenidade de entrega do trapiche de acesso à fortificação. O evento contará com a presença da secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, Andréa Búrigo Ventura, além de representantes da empresa Três Fronteiras, responsável pela reforma do trapiche e que atua com passeios de catamarã até a fortaleza. A programação inclui ainda a Roda de Samba com o grupo Nós por Nós, formado por estudantes da educação básica do Colégio de Aplicação da UFSC e de outras escolas públicas. Os visitantes também poderão participar de passeio pela Fortaleza de Ratones.

Já no domingo, 14 de dezembro, a partir das 11h30, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim recebe a Roda de Samba com o grupo Nós por Nós. A programação contará com a apresentação de dança e acrobacia solo dos bailarinos Eduarda Heydt Heinen e Filipe Pereira de Godoy, oferecendo ao público uma experiência cultural diversificada.

O evento é realizado pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (CFISC/SeCArtE).

>> Transporte náutico 

O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na Ilha de Anhatomirim, a Fortaleza de Ratones fica localizada na Ilha de Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre.

>> Serviço

O quê: Abertura Temporada de Verão – Fortalezas da UFSC
Quando: 13 e 14/12/2025 | sábado e domingo | 8h30 às 18h30
Onde: Fortalezas de São José da Ponta GrossaSanta Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones
Quanto: Entrada gratuita
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302

dez
15
seg
65 anos UFSC | Leitura Dramática – ‘Oferecemos esta última luta aos vencidos ou ela acordou dando chutes no ar’ @Teatro Carmen Fossari
dez 15@20:00

Será que, um dia, poderemos olhar pra trás e dizer: ‘isso aqui é muito a gente’? Que um dia teremos coragem de encarar um momento na história e dizer que isso também nos diz respeito, como um sonho, um sonho que continua a ser sonhado por hipotálamos, esquinas na cabeça, ruelas no coração de outras, outras, e tantas. Mas aqui estou e eu me disponho a lutar para que este sonho não seja em vão. Quero que este sonho não vire mais uma coisa sem rosto. Eu quero despertar. E nisso eu te pergunto: De quantos sonhos mais precisaremos sonhar para construir um despertar coletivo?

A partir da leitura dramática de uma criação cênica inédita, o Coletivo Dizputa Sitiada ressurge aos palcos da cidade de Florianópolis para compartilhar sua pesquisa em processo chamada “Oferecemos esta última luta aos vencidos ou ela acordou dando chutes no ar”. Nesse momento de troca, o coletivo compartilhará ao público fragmentos de texto, configurações de cena e poesias imagéticas que orbitam, mesclam e chocam os universos do sonho e da luta, temas que orientaram os últimos anos de criação do coletivo para este novo trabalho.

Aos que ostensivamente ganham perdendo e aos que miseravelmente perdem ganhando, aqui jaz uma última luta.

Esta apresentação contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para todas as pessoas presentes.

  • Classificação indicativa: 14 anos

Direção: Coletiva
Dramaturgia: Coletivo Dizputa Sitiada
Provocações/ Mediação Dramatúrgica: Guilherme Raphael Caldeira
Elenco: Iarima Castro Alves, Lucas Dalbem e Manuela Campagn
Operador(a) de luz: Guilherme Raphael Caldeira
Sonoplastia / Trilha sonora original: Lucas Dalbem
Operador(a) de som: Guilherme Raphael Caldeira
Produção: Iarima Castro Alves e Manuela Campagna
Vídeo / Registros audiovisuais: Amanda Andrade
Intérprete de Libras: Tay Mulle

Atividade realizada com recursos da PNAB do Governo Federal.