Agenda Cultural

Oct
18
Fri
CineBuñuel | Rebelión (2022) @Sala de projeção - Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) - primeiro andar Bloco D | CCE
Oct 18@19:00 – 21:00

Dando continuidade às suas atividades de difusão de filmes latino-americanos, o CineBuñuel exibe o longa-metragem Rebelión (2022), do diretor José Luis Rugeles, sobre a vida de Joe Arroyo. A sessão acontece nesta sexta-feira, 18 de outubro, às 19h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é franca.

Rebelión apresenta um Joe Arroyo ainda desconhecido em sua trajetória até se tornar possivelmente o mais notável cantor e compositor de salsa colombiano. Sua vida turbulenta, cheia de altos e baixos, não impediu, porém, que fosse reconhecido como um gênio da música. Longe de prestar um tributo cego de idolatria, o filme visita a intimidade e alguns aspectos controversos da figura desse artista, acompanhando sua jornada alucinante e por vezes claustrofóbica em diversos períodos de sua vida.

A exibição de Rebelión faz parte do Ciclo ¡Qué viva la música!, a mostra traz programação de filmes que abordam o universo musical. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

>> Serviço

O quê: Ciclo ¡Qué viva la música! – longa-metragem Rebelión (2022)
Quando: 18/10/2024 | sexta-feira | 19h
Onde: Sala de projeção – Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) – primeiro andar  Bloco D | CCE
Quanto: exibição aberta ao público – entrada franca
Informações: instagram.com/cine.bunuel

Oct
21
Mon
Edital | atividades na área de música
Oct 21@8:00 – Oct 28@23:59

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), divulga edital de seleção de estudantes para bolsas do Programa de Bolsas de Extensão Vinculadas às Ações de Arte e Cultura (BEAC), para o ano de 2024.

O Edital objetiva incentivar a participação e o envolvimento dos estudantes de graduação da UFSC nas ações e projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na SeCArtE.

>> Acesse

Edital 022/SeCArtE/2024

A seleção destina-se a discentes de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, que tenham afinidade e interesse no setor cultural, para atuar no Departamento Artístico Cultural (DAC). Ao todo o processo de seleção oferece 04 (quatro) vagas para atividades na área de música, participando nos ensaios e nas apresentações como músico/a na Orquestra de Câmara da UFSC e em outros grupos musicais formados no setor, além de auxiliar nas atividades administrativas e nos eventos culturais.

A bolsa será concedida a estudantes que preencherem os seguintes requisitos:

  • Possuir disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais;
  • Estar regularmente matriculado(a) e frequente em curso de graduação da UFSC;
  • Ter Índice de Aproveitamento Acadêmico (IAA) maior ou igual a 6 (seis), para alunos da 1ª fase não será exigido Índice de Aproveitamento Acadêmico.
  • Boa capacidade de comunicação, pró-atividade, organização.
  • Ter experiência de, no mínimo, 2 (dois) anos no instrumento musical.
  • Disponibilidade para trabalhar, obrigatoriamente, no período vespertino.

A UFSC concederá ao(à) bolsista aprovado(a), mensalmente, uma bolsa no valor de R$700,00 (setecentos reais).

As propostas para inscrição no Edital deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail no período de 21 a 28 de outubro de 2024. 

>> Serviço

O quê: processo seletivo para Bolsistas de Extensão Vinculados a Ações de Arte e Cultura
Inscrições: de 21/10 a 28/10/2024
Onde: Edital 022/SeCArtE/2024
Informações: bolsacultura@contato.ufsc.br | 48 3721-2376

Oct
23
Wed
II Torneio de Xadrez Aberto UFSC @Biblioteca Central - BU | UFSC
Oct 23@18:00 – Oct 25@22:00

O Departamento de Esporte, Cultura e Lazer do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (DCEL/CDS/UFSC) promove, de 23 a 25 de outubro, o II Torneio de Xadrez Aberto UFSC, na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e abertas à comunidade, sendo limitadas a 50 vagas. Ao longo dos três dias, o torneio será organizado em seis rodadas eliminatórias, com 30 minutos cada, das 18h às 22h. As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line até 21 de outubro.

>> Sobre o Xadrez Aberto UFSC

O Xadrez Aberto UFSC é um projeto de extensão do CDS aberto à comunidade, cujo objetivo é realizar estudos, jogos, aulas, cursos, torneios e atividades afins. As aulas promovidas pelo projeto são abertas a todos e sem pré-requisitos.

Mais informações pelo Instagram.
Nov
4
Mon
Exposição | Floresta @Biblioteca Central - BU | UFSC
Nov 4@7:30 – Nov 29@22:00

A Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) recebe a Exposição Floresta, da artista plástica Rosa Guii, no Espaço Expositivo Hall do Auditório de 4 a 29 de novembro. A mostra pode ser visitada gratuitamente no horário de funcionamento da biblioteca, das 7h30 às 22h.

A série Floresta é uma exploração inspirada no poema Na Floresta, de Gibran Khalil Gibran, composta por 25 obras, predominantemente no formato 40×50 cm. A série mescla o real e o imaginário, transformando a floresta em um espaço de descoberta constante. Nesse universo simbólico, a floresta representa a harmonia entre os reinos mineral, vegetal, animal, cósmico, espiritual e humano, enfatizando a fragilidade e a força da vida sem hierarquias.

Rosa Guii combina seres e plantas com emoções e sensações, permitindo que sua imaginação flua entre representações figurativas e abstrações vibrantes. Ao completar 50 anos, ela sente um forte desejo de compartilhar essa série, que reflete uma visão mais profunda e autêntica da vida, convidando todos a apreciar a beleza e complexidade da floresta em sua essência mais pura.

Sobre a artista

Rosiane Rosa Guimarães, conhecida como Rosa Guii, é uma artista plástica de Santa Catarina, que captura a vibrante essência de Florianópolis em suas obras. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, Rosa sempre teve a arte como parte fundamental de sua vida. Como autodidata, ela desenvolveu seu estilo único, mas foi nas oficinas de artes do Centro Integrado de Cultura (CIC) e com o Grupo de Pintores que sua técnica se aprofundou e se profissionalizou. Atualmente, Rosa também se dedica à dança, que enriquece sua expressão artística.

Mais informações no Instagram e no site da artista.

Dec
6
Fri
Cine Buñuel | Ao Som do Chamamé @Laboratório de Estudos de Cinema LEC - Bloco D | CCE
Dec 6@19:00 – 21:00

Nesta sexta-feira, 6 de dezembro, o projeto Cine Buñuel exibe Ao Som do Chamamé (2015), documentário sobre o ritmo das fronteiras entre Brasil, Argentina e Paraguai. O encontro será às 19h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina (CCE/UFSC).

O cineclube reúne filmes produzidos em espanhol para exibição e visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história. O projeto continua o ciclo ¡Qué viva la música!, seleção de obras que abordam o universo musical. A entrada é gratuita e aberta a todos.

Ao som do chamamé é dirigido por Lucas de Barros e aborda o gênero musical típico da tríplice fronteira. O filme conta com a participação de grandes nomes da música latino-americana, como Ramón Ayala, Luiz Carlos Borges, Coquimarola e Teresa Parodi. O áudio original será em espanhol e as legendas em português.

Mais informações no Instagram ou no Facebook do projeto.