Agenda Cultural
18h40 | Teatro: “Ela, aquela que não trabalha”
Local: Sala de Projeção – 108 | Bloco D | CCE
Estudantes: Lívia de Oliveira
Disciplina/Professor: Processos criativos – Eixo Performance – prof. Rafael Ary
19h e 20h30 | Teatro: “Por enquanto… por elise”
Local: Caixa preta | Bloco D | CCE
Estudantes: Eduarda Gonçalves Viana, Ju Oliveira, Krys KW, Thiago Fragozo e Manuela Moreira
Disciplina/Professor: Tópicos especiais – Laboratório montagem – Profª Marília Caronari
Curta-metragem: “Seguindo sophia”
Local: Sala de Projeção, nº 108 – Bloco D/CCE
Estudantes: Hellen Cristina Hoffmann
Disciplina/Professor: Processos Criativos – Eixo Atuação – Profª Barbara Biscaro
A Administração Central da UFSC e a direção do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) inauguram, nesta sexta, 15 de dezembro, o Jardim Cancellier, um espaço próximo ao Centro onde Luiz Carlos Cancellier passou a maior parte de sua vida acadêmica. Além disso, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) oferece, também em comemoração ao aniversário da UFSC, a entrega de duas restaurações de esculturas no campus de Florianópolis e, ainda, a inaguração do novo letreiro do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.
O Jardim Cancellier será aberto às 14h, com uma solenidade com a participação de toda a comunidade unversitária. Em seguida, todos os participantes serão convidados à apresentação da restauração de duas obras de arte, esculturas, localizadas no campus. A primeira, nos jardins da Biblioteca Central, será a obra “O Guardião”, da artista catarinense Elke Hering. A segunda, localizada junto ao Laguinho da UFSC, será a “Dama das Águas”, do também artista catarinense Caio Borges. A restauração das duas obras foi viabilizada pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC.
Sobre as obras
O Guardião, de Elke Hering, é uma escultura feita em 1988. Instalada na lateral da Biblioteca Universitária (BU) com a sua frente voltada para o poente de acordo com orientações da artista em razão das implicações misticas da sua obra. Durante a pesquisa a equipe averiguou que há a possibilidade da obra não ter sido concluída. É feita em concreto e possui dois metros de altura. A obra representa uma figura humana sentada com um grande quadrado vazado no centro, ligada à ideia de um plano transcendente, sobre-humano e traz no seu nome a referência de um ser superior em distintas tradições misticas. Para a artista simboliza “o umbral, a passagem de um nivel para outro” (RATES, 1988, p. 11 apud SCHVARTZ 2012, 0155). Elke Hering nasceu em Blumenau em 1940 e faleceu em 1994. Foi escultora e artista plástica, além de ter trabalhado com desenho, pintura, gravura, objetos, joias, tapeçaria entre outras técnicas. Seu nome batiza um auditório na Biblioteca Central da UFSC.
A Dama das Águas, guardiã do Laguinho da UFSC, é uma escultura vermelha, de uma figura feminina. Foi produzida entre o fim dos anos 80 e o início da década de 90, por meio da técnica de concreto leve – uso de cimento-areia com poliestireno expandido (EPS) –, moldada em fôrma de gesso elaborada a partir de modelagem em argila. O trabalhou levou cerca de um mês para ser concluído, e fez parte de uma série de esculturas de figuras que simulavam formas de asas. “Meio anjo, meio mulher, insinuando uma certa sensualidade”, explica o autor. A doação para a UFSC ocorreu após uma conversa entre o museólogo da Universidade, Gelci José Coelho, o Peninha, e o artista. “A obra ficou bastante tempo no ateliê. Peninha viu a peça meio abandonada, uma peça grande, pesada, e fez a sugestão”, afirma Borges. Posteriormente, o museólogo sugeriu o local para instalação da obra no campus. “Ela ainda não tinha nome; mas, com a escolha do lugar de destino, Peninha sugeriu Dama das Águas, que foi prontamente aceito.” Natural da cidade de Içara, no sul do estado, Borges nasceu em 1958 e iniciou sua carreira com a arte em cerâmica. Frequentou os cursos de escultura e cerâmica no ateliê-escola Maria Faro, no Rio de Janeiro. Atualmente, tem a pintura como foco. A arte figurativa, as formas arredondadas, a mulher e o uso de ferramentas não convencionais sempre estiveram presentes em suas obras, que somam mais de 5 mil trabalhos. A galeria de Borges está localizada no Centro Histórico de São José, na Grande Florianópolis.
Teatro: “Duas meninas e um sonho”
Local: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural – DAC
Estudantes: Ellen Julia Petzinger, Luíza Rodrigues Barbosa
Disciplina/Professor: Processos Criativos – Eixo Atuação – Profª Barbara Biscaro
A Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina realizará a Semana da Arte com Educação Ambiental, entre os dias 1º e 9 de fevereiro, das 9h às 12h, na Sala Verde, térreo da Biblioteca Universitária. Ao longo dessa semana, tanto a comunidade interna quanto a externa à UFSC são convidadas a desenvolver sua criatividade por meio de diversas formas artísticas, como Fuxico para Iniciantes, Tricô, a arte do Crochê para iniciantes, Bordado Livre, Garrafas Decoradas, Ecocaderno, entre outras. Durante essas atividades, haverá a oportunidade de promover o reaproveitamento de linhas, tecidos, garrafas e diversos outros materiais.
Para participar dessas atividades e receber um certificado, é necessário realizar a inscrição antecipadamente por meio dos links específicos de cada oficina. As atividades são gratuitas e a participação está aberta a todos. Aqueles que não têm vínculo com a UFSC podem preencher um cadastro no site inscricoes.ufsc.br.
Para mais informações acesse o site da Sala Verde.
>> Serviço
O quê: Semana da Arte com Educação Ambiental – Sala Verde
Quando: 01/02 a 09/02/2024 | das 9h às 12h
Onde: Sala Verde | Biblioteca Universitária (BU) | UFSC
Inscrições: comunidade interna da UFSC | comunidade externa UFSC
Informações: salaverde.ufsc.br | @salaverde.ufsc | facebook.com/SalaVerdeUFSC | gestaoambiental@contato.ufsc.br | (48) 3721 – 6105 e 3721 – 6469
Os espetáculos Pacacoenco, Palhastê e Só eu e nós, apresentados pelo artista Charles Augusto estão circulando pelas cidades de Joaçaba, Lages, Criciúma, Blumenau, Joinville, Florianópolis e Itajaí. As apresentações integram a 2ª edição do projeto “Pacacoenco nos lugares onde o povo está”.
O fechamento da turnê será em Florianópolis na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que receberá além dos espetáculos do palhaço Pacacoenco, as apresentações: Arreda Boi, A Gala dos (A)Gentes do Riso, a banda Tarrafa Elétrica, a contação de história “Um nascimento do boi de mamão”.
Os espetáculos serão gratuitos e prometem fazer o público rir, refletir, emocionar-se com o fazer democrático de acesso à arte de qualidade. Este é o objetivo do projeto em circulação. Importante ressaltar que todas as sessões dos espetáculos terão intérpretes de Libras e as sessões em Florianópolis terão audiodescrição. A classificação indicativa é livre.
>> Programação em Florianópolis
08/03 | sexta-feira
> Centro de Cultura e Eventos da UFSC
9h30 | Um nascimento do boi de mamão
10h | Pacacoenco
14H | Só eu e nós
20h30 | Tarrafa Elétrica
>> Sobre os espetáculos
Um nascimento do boi de mamão
Essa contação/brincadeira traz ao público uma das versões sobre o nascimento do boi de mamão. Coletado por Nado Gonçalves com um grande mestre de boi, seu Zé Benta. Uma versão que apresenta a brincadeira do boi como resolução de conflitos e sociabilidade. O artista Charles Augusto traz para o público essa história singeleza e ao final da contação, uma pequena brincadeira de boi com as pessoas presentes.
Pacacoenco
Aí está a essência do artista. Levar sua arte a qualquer lugar onde alguém esteja disposto a apreciá-la. Pacacoenco, na companhia da sua amiga Jaguaruna, desbrava o interior da geografia mundial e do coração humano. As estradas são percorridas a pedaladas, e, na bagagem, o palhaço leva seus truques, sua casa e seu amor. Afinal, “..a poesia indica que as eras do universo passam e o homem que ama fica.” (Quirino)
Só eu e nós
Pacacoenco segue seus dias fazendo arte na rua, trazendo seu mundo encantado para a rotina cinza das cidades. Um dia este ser solitário encontra um cão abandonado. O que pode acontecer do encontro de um palhaço, um cachorro e uma calça?
Tarrafa Elétrica
A banda de Itajaí-SC mistura ritmos tradicionais e modernos em uma estética diferenciada, levantando a bandeira da arte como ferramenta para a transformação social. Musicalmente propõe uma mistura sonora que circula livremente entre o passado e o presente. Boi de mamão com rap, viola caipira com rock e por aí vai, não existem limites ou rótulos para a proposta sonora do grupo. Com todos estes elementos e uma identidade ímpar o show do Tarrafa Elétrica é um convite à alegria, interagindo diretamente com o público e fazendo de cada espectador um membro efetivo da apresentação.
>> Sobre Charles Augusto
Charles Augusto é um artista brasileiro residente em Florianópolis/SC, atua na arte desde 2002. Nesse ínterim percorreu várias cidades do Brasil e todas as regiões do estado de Santa Catarina até seu interior mais profundo. Apresentou em festivais de renome, circulações artisticas, intercâmbios e produções independentes. Além da atuação, também realiza formações em palhaçaria e artes cênicas em geral e preparação de elenco para audiovisual. Sua produção de espetáculos cênicos implica em parcerias com diversas pessoas do mundo artístico que em conjunto construíram e constroem o repertório do artista, com destaque para os espetáculos: Só eu e nós, Palhasté e Pacacoenco.
A circulação “Pacacoenco nos lugares onde o povo está – edição 2” é um projeto cultural realizado por Charles Augusto, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o incentivo da CELESC, com o apoio de Secretaria de Cultura, Arte e Espore da UFSC (SeCArtE).
>> Serviço
O quê: “Pacacoenco nos lugares onde o povo está”
Quando: 08, 09 e 11/03/2024
Onde: Centro de Cultura e Eventos – UFSC | Praça da Cidadania – UFSC | Praça Santos Dumont
Quanto: gratuito e aborto para toda comunidade
Classificação: livre
Informações: charlesaugusto.art.br | instagram.com/charlesaugusto_pacacoenco
Texto: divulgação SeCArtE, com informações da produção do evento.
Os espetáculos Pacacoenco, Palhastê e Só eu e nós, apresentados pelo artista Charles Augusto estão circulando pelas cidades de Joaçaba, Lages, Criciúma, Blumenau, Joinville, Florianópolis e Itajaí. As apresentações integram a 2ª edição do projeto “Pacacoenco nos lugares onde o povo está”.
O fechamento da turnê será em Florianópolis na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que receberá além dos espetáculos do palhaço Pacacoenco, as apresentações: Arreda Boi, A Gala dos (A)Gentes do Riso, a banda Tarrafa Elétrica, a contação de história “Um nascimento do boi de mamão”.
Os espetáculos serão gratuitos e prometem fazer o público rir, refletir, emocionar-se com o fazer democrático de acesso à arte de qualidade. Este é o objetivo do projeto em circulação. Importante ressaltar que todas as sessões dos espetáculos terão intérpretes de Libras e as sessões em Florianópolis terão audiodescrição. A classificação indicativa é livre.
>> Sobre o espetáculo
Palhastê
Pacacoenco encontra a oportunidade certa para estar com o público quando substitui um famoso guru e oferece sua própria visão do autoconhecimento transcendental. Para isso, ele cria a Filosofia “Palhastê”, que já tem 1450 anos – ou segundos – de tradição, com mantras risíveis e momentos de pura magia, fantasia, poesia, alegoria, alegria, padaria, eubemquequeria, boêmia, correria, calmaria, bruxaria, bobearia, anistia, cantoria, academia, filosofia, charlatania, biologia, arritmia, apologia, anatomia, analogia, amigaria, alquimia, alforria, curadoria, confraria, cacofonia, autonomia e até palhaçaria.
>> Sobre Charles Augusto
Charles Augusto é um artista brasileiro residente em Florianópolis/SC, atua na arte desde 2002. Nesse ínterim percorreu várias cidades do Brasil e todas as regiões do estado de Santa Catarina até seu interior mais profundo. Apresentou em festivais de renome, circulações artisticas, intercâmbios e produções independentes. Além da atuação, também realiza formações em palhaçaria e artes cênicas em geral e preparação de elenco para audiovisual. Sua produção de espetáculos cênicos implica em parcerias com diversas pessoas do mundo artístico que em conjunto construíram e constroem o repertório do artista, com destaque para os espetáculos: Só eu e nós, Palhasté e Pacacoenco.
A circulação “Pacacoenco nos lugares onde o povo está – edição 2” é um projeto cultural realizado por Charles Augusto, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o incentivo da CELESC, com o apoio de Secretaria de Cultura, Arte e Espore da UFSC (SeCArtE).
>> Serviço
O quê: “Pacacoenco nos lugares onde o povo está”
Quando: 08, 09 e 11/03/2024
Onde: Centro de Cultura e Eventos – UFSC | Praça da Cidadania – UFSC | Praça Santos Dumont
Quanto: gratuito e aborto para toda comunidade
Classificação: livre
Informações: charlesaugusto.art.br | instagram.com/charlesaugusto_pacacoenco
Texto: divulgação SeCArtE, com informações da produção do evento.
O Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), prorrogou até o dia 29 de março as inscrições para as atividades de Práticas Corporais, que serão oferecidas durante o semestre letivo de 2024.1, no Núcleo de Integração Multicultural Popular Esportivo (NIMPE).
>> Atividades oferecidas
A ação oferece atividades gratuitas de: Bocha, Teatro, Biodanza, Caminhada, Yoga, Percussão, Capoeira e Danças Circulares Sagradas. As atividades serão realizadas na Antiga Associação dos Servidores/Volantes, na Rua Desembargador Vitor Lima, 193 – em frente a Reitoria II da UFSC. As Inscrições estão disponíveis somente por meio do formulário digital.Todas as atividades serão desenvolvidas por professores, instrutores especializados e/ou acadêmicos bolsistas sob orientação de docentes da Universidade.
As atividades de práticas corporais tem o objetivo de auxiliar a Reitoria no desenvolvimento de ações institucionais voltadas à prática do esporte universitário, à integração da comunidade interna e externa à universidade no que tange à educação integral, à promoção da saúde e à vivência dos conteúdos culturais do lazer, de modo a contribuir para a construção de uma universidade pública, democrática, atuante, mais saudável e feliz.
>> Serviço
O quê: Inscrições – Atividades de Práticas Corporais
Quando: até 29/03/2024
Onde: Antiga Associação dos Servidores/Volantes | Rua Desembargador Vitor Lima, 193 – em frente a Reitoria II da UFSC
Quanto: gratuito para comunidade interna e externa à Universidade
Classificação: a partir de 15 anos
Inscrições: no formulário digital
Informações: e-mail: caa.de.secarte@contato.ufsc.br ou no Instagram: @decl.secarte
Os espetáculos Pacacoenco, Palhastê e Só eu e nós, apresentados pelo artista Charles Augusto estão circulando pelas cidades de Joaçaba, Lages, Criciúma, Blumenau, Joinville, Florianópolis e Itajaí. As apresentações integram a 2ª edição do projeto “Pacacoenco nos lugares onde o povo está”.
O fechamento da turnê será em Florianópolis na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que receberá além dos espetáculos do palhaço Pacacoenco, as apresentações: Arreda Boi, A Gala dos (A)Gentes do Riso, a banda Tarrafa Elétrica, a contação de história “Um nascimento do boi de mamão”.
Os espetáculos serão gratuitos e prometem fazer o público rir, refletir, emocionar-se com o fazer democrático de acesso à arte de qualidade. Este é o objetivo do projeto em circulação. Importante ressaltar que todas as sessões dos espetáculos terão intérpretes de Libras e as sessões em Florianópolis terão audiodescrição. A classificação indicativa é livre.
> Centro de Cultura e Eventos da UFSC
9h30 | Gala dos (A)Gentes do Riso
> Praça da Cidadania da UFSC
12h30 | Arreda Boi
> Centro de Cultura e Eventos da UFSC
14h | Gala dos (A)Gentes do Riso
>> Sobre os espetáculos
Gala dos (A)Gentes do Riso
Numa noite especial, (A)Gentes se juntam para tratar de algo muito importante no mundo, a alegria. Nesse encontro, brincam e partilham histórias. Quando você pensa em um hospital, o que vem à cabeça? (A)Gente lembra do que está bem, do que pulsa, de tudo aquilo que carregamos dentro e que escapa pela boca como riso…
Arreda Boi
A Associação Cultural Arreda Boi surgiu na década de 1990 na comunidade da Barra da Lagoa, em Florianópolis/SC, reunindo pessoas de diferentes gerações, de crianças a idosos, interessados na brincadeira do boi de mamão, prática cultural local. Desde então, em 32 anos de história, o Arreda Boi se tornou uma das referências de cultura popular na cidade de Florianópolis, se envolvendo em projetos de diferentes áreas.
>> Sobre Charles Augusto
Charles Augusto é um artista brasileiro residente em Florianópolis/SC, atua na arte desde 2002. Nesse ínterim percorreu várias cidades do Brasil e todas as regiões do estado de Santa Catarina até seu interior mais profundo. Apresentou em festivais de renome, circulações artisticas, intercâmbios e produções independentes. Além da atuação, também realiza formações em palhaçaria e artes cênicas em geral e preparação de elenco para audiovisual. Sua produção de espetáculos cênicos implica em parcerias com diversas pessoas do mundo artístico que em conjunto construíram e constroem o repertório do artista, com destaque para os espetáculos: Só eu e nós, Palhasté e Pacacoenco.
A circulação “Pacacoenco nos lugares onde o povo está – edição 2” é um projeto cultural realizado por Charles Augusto, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, (PIC), do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. Conta com o incentivo da CELESC, com o apoio de Secretaria de Cultura, Arte e Espore da UFSC (SeCArtE).
>> Serviço
O quê: “Pacacoenco nos lugares onde o povo está”
Quando: 08, 09 e 11/03/2024
Onde: Centro de Cultura e Eventos – UFSC | Praça da Cidadania – UFSC | Praça Santos Dumont
Quanto: gratuito e aborto para toda comunidade
Classificação: livre
Informações: charlesaugusto.art.br | instagram.com/charlesaugusto_pacacoenco
Texto: divulgação SeCArtE, com informações da produção do evento.
Com intuito de denunciar a violência contra às mulheres no Estado de Santa Catarina, a atriz, professora e pesquisadora, Adriana Rio, aparentará na Praça da Cidadania da UFSC, às 10h30, na próxima quarta-feira, 13 de março, a oficina e instalação artística intitulada Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!.
Gratuita e aberta para toda comunidade, a atividade consiste em uma construção coletiva a partir da metodologia de uma oficina de pintura de sapatos femininos, como símbolo para denunciar a violência contra às mulheres em Santa Catarina, tendo como referência de dados o Observatório da Violência Contra a Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A ação também realizará uma performance para compor a instalação como divulgação do processo de trabalho e criação artística.
>> Sobre Adriana Rio
Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.
A atividade é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!
Quando: 13/03/2024 | quarta-feira | 10h30
Onde: Praça da Cidadania – UFSC
Duração: 120min
Classificação indicativa: livre
Informações: 48 99819-2762 | @rio.adriana | rio.adrianas@gmail.com
A proposta da Rota de Arte na UFSC é realizar uma caminhada em grupo por diversos espaços do campus universitário para apresentar e apreciar as inúmeras obras de arte localizadas em seus meandros. Ao destacar os contextos e significados dessas obras, os participantes são instigados a lançarem um olhar atento, crítico e sensível para o espaço ao longo do percurso. A ação será realizada no dia 14 de março, quinta-feira, em dois períodos: das 09h30 às 11h30 e das 16h às 18h.
O roteiro da caminhada inicia na Igrejinha da UFSC e segue por galerias, espaços culturais, praças, museus, pinturas, mosaicos, murais, bustos e esculturas de autoria de grandes artistas do cenário catarinense, tais como Franklin Cascaes, Rodrigo de Haro, Idésio Leal, dentre outros.
>> Atividades & tempo de Percurso
O tempo total de duração da atividade é de duas horas, sendo, aproximadamente, uma hora e meia de caminhada em ritmo de passeio, mais meia hora para um lanche coletivo e o desenvolvimento de uma atividade artística, criativa e crítico-reflexiva.
Nesse momento os participantes têm a oportunidade de refletir, registrar, avaliar e expressar artisticamente suas impressões sobre o observado, bem como, criar suas próprias obras de arte com materiais disponibilizados pela equipe do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL).
>> Inscrições
Os interessados deverão encaminhar uma mensagem de solicitação para o e-mail nimpe.ufsc@gmail.com e informar o nome completo e horário de interesse.
O projeto Rota de Arte na UFSC é uma ação desenvolvida pelo Departamento de Esportes, Cultura e Lazer (DECL), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), e integra a programação das atividades de recepção e acolhimento dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Caminhada – Rota de Arte na UFSC
Quando: 14/03/2024 | quinta-feira | das 09h30 às 11h30
Onde: Ponto de encontro na Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: no e-mail nimpe.ufsc@gmail.com | informar o nome completo e horário de interesse
Quanto: atividade gratuita e aberta para toda comunidade
Informações: Departamento de Esporte, Cultura e Lazer – DECL
A artista Adriana Rio apresenta nesta quinta-feira, 14 de março, às 15 e às 19h, no Teatro Carmen Fossari, o monólogo Conta Catarina. O espetáculo é uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões, a classificação indicativa é de 14 anos.
>> Sobro o espetáculo
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência.
Para Adriana Rio a o espetáculo tem o intuito de contribuir na visibilidade da temática densa e dolorosa da violência contra às mulheres, buscando com descontração, comicidade e alegria, na experiência do contar trazer junto ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, um desafio de luta e cura coletiva, responsabilidade de todes nós!!!!
>> Sobre Adriana Rio
Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.
A apresentação é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
Quanto: evento gratuito, com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões
Duração: 60 min – com debate posterior
Classificação: 14 anos
Ficha Técnica:
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
A proposta da Rota de Arte na UFSC é realizar uma caminhada em grupo por diversos espaços do campus universitário para apresentar e apreciar as inúmeras obras de arte localizadas em seus meandros. Ao destacar os contextos e significados dessas obras, os participantes são instigados a lançarem um olhar atento, crítico e sensível para o espaço ao longo do percurso. A ação será realizada no dia 14 de março, quinta-feira, em dois períodos: das 09h30 às 11h30 e das 16h às 18h.
O roteiro da caminhada inicia na Igrejinha da UFSC e segue por galerias, espaços culturais, praças, museus, pinturas, mosaicos, murais, bustos e esculturas de autoria de grandes artistas do cenário catarinense, tais como Franklin Cascaes, Rodrigo de Haro, Idésio Leal, dentre outros.
>> Atividades & tempo de Percurso
O tempo total de duração da atividade é de duas horas, sendo, aproximadamente, uma hora e meia de caminhada em ritmo de passeio, mais meia hora para um lanche coletivo e o desenvolvimento de uma atividade artística, criativa e crítico-reflexiva.
Nesse momento os participantes têm a oportunidade de refletir, registrar, avaliar e expressar artisticamente suas impressões sobre o observado, bem como, criar suas próprias obras de arte com materiais disponibilizados pela equipe do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL).
>> Inscrições
Os interessados deverão encaminhar uma mensagem de solicitação para o e-mail nimpe.ufsc@gmail.com e informar o nome completo e horário de interesse.
O projeto Rota de Arte na UFSC é uma ação desenvolvida pelo Departamento de Esportes, Cultura e Lazer (DECL), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), e integra a programação das atividades de recepção e acolhimento dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: Caminhada – Rota de Arte na UFSC
Quando: 14/03/2024 | quinta-feira | das 16h às 18h
Onde: Ponto de encontro na Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: no e-mail nimpe.ufsc@gmail.com | informar o nome completo e horário de interesse
Quanto: atividade gratuita e aberta para toda comunidade
Informações: Departamento de Esporte, Cultura e Lazer – DECL
A artista Adriana Rio apresenta nesta quinta-feira, 14 de março, às 15 e às 19h, no Teatro Carmen Fossari, o monólogo Conta Catarina. O espetáculo é uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões, a classificação indicativa é de 14 anos.
>> Sobro o espetáculo
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência.
Para Adriana Rio a o espetáculo tem o intuito de contribuir na visibilidade da temática densa e dolorosa da violência contra às mulheres, buscando com descontração, comicidade e alegria, na experiência do contar trazer junto ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, um desafio de luta e cura coletiva, responsabilidade de todes nós!!!!
>> Sobre Adriana Rio
Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.
A apresentação é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
Quanto: evento gratuito, com entrada liberada por ordem de chegada uma hora antes do inicio das sessões
Duração: 60 min – com debate posterior
Classificação: 14 anos
Ficha Técnica:
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
O Projeto CineBuñuel inicia os encontros deste ano no dia 22 de março, sexta-feira, com a apresentação do documentário Buena Vista Social Club (1999), do diretor Wim Wenders. A exibição acontece às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube tem como proposta a mostra de filmes hispânicos e latino-americanos com entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária, e conta com um novo ciclo este ano chamado Qué viva la música!, com uma programação que traz à cena e ao debate a vida musical dos países latino-americanos e hispânicos.
> Sobre o filme
O “Buena Vista Social Club” é um projeto encabeçado pelo guitarrista, compositor e produtor estadunidense Ry Cooder, e pelo músico, produtor e ator cubano Juan de Marcos González, que reuniu um grupo de artistas cubanos para a gravação de um disco de mesmo nome em 1996. O documentário, que é homônimo ao título do conjunto. é realizado pelo cineasta alemão Wim Wenders, diretor do filme Paris, Texas e co-diretor do mais recente Dias Perfeitos, e acompanha as apresentações da banda, cenas de estúdio e a história de cada um dos participantes. O encontro junta músicos talentosos como Ibrahim Ferrer, Rubén González e Compay Segundo que até aquele ano estavam esquecidos do grande público, e torna-se um registro importante para a história da música cubana. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias e ganhou o mais importante prêmio da música nos Estados Unidos, o Grammy, do ano de 1998.
O filme do projeto é uma coprodução da Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Cuba, Brasil, Espanha e França e foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2000, ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasil de 2001 como melhor filme estrangeiro e o BAFTA de 2000 de melhor música.
>> Sobre o projeto
O CineBuñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo “Trabalho e Tormento”, que trouxe filmes como “Tempo de Revanche” (1981), “O Bom Patrão” (2021) e “A Dupla Jornada” (1975). A última projeção realizada no ano passado exibiu o filme “Sueño Florianópolis” (2018) como parte do ciclo “Entre Nós”, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.
>> Serviço
O quê: Cine Buñuel apresenta o documentário Buena Vista Social Club
Quando: 22/03/2024 | sexta-feira | 19h
Onde: Sala de projeção | Laboratório de Estudos de Cinema – LEC | primeiro andar | Bloco D | Centro de Comunicação e Expressão – CCE
Quanto: entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária
Informações: Facebook | Instagram | projetocinebunuel@gmail.com
O Departamento de Esporte, Cultura e Lazer, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna público o edital de inscrição para as atividades de práticas corporais lúdico-esportivas, oferecidas no segundo semestre de 2024. Ao todo serão ofertadas 21 atividades, que serão desenvolvidas no Núcleo de Integração Multicultural Popular Esportivo (NIMPE), situado na rua Desembargador Vítor Lima, 193 – Trindade.
Dentre os projetos oferecidos para o semestre 2024.2 estão: Bocha, Bocha para Escolares, Bocha (veteranos), Bocha (equipe de treinamento), Biodanza, Caminhantes – “Amantes da Caminhada”, Capoeira Comunitária, Danças Circulares Sagradas, Futebol Arte Brincante (Escolinha Infanto-Juvenil), Futebol Arte Brincante (Escola para jovens e adultos), Grupo de corrida e caminhada para todos os níveis – “Segue reto toda vida”, Laboratório de Mediação e Transformação de Conflitos + CNV, Projeto LudicaMente, Meditação 3C, Rota de Arte na UFSC, Teatro (EsTePo), Wamama Percussão, Yoga (Hatha), Yoga & Meditação para surdos, Yoga para o cuidado integral do homem e Yoga Itinerante.
A inscrição nas modalidades ofertadas estão disponíveis por meio do link: (Atividades Práticas Corporais2024.2) de 12 a 19 de agosto e o resultado das turmas será divulgado por e-mail até o dia 23 de agosto. As aulas terão início a partir de 26/08, com término previsto para 13/12/2024. Todas as atividades são gratuitas e abertas tanto a comunidade interna, quanto externa da UFSC. As vagas serão preenchidas por ordem de acesso e finalização das inscrições.
>> Acesse: Atividades Práticas Corporais2024.2
Para algumas atividades específicas será necessário providenciar alguns materiais para realização:
– Yoga – roupa confortável, tapete de yoga, toalha ou canga;
– Caminhada e corrida – roupa confortável, tênis adequado a prática, água, boné (opcional), repelente e filtro solar;
– Outras modalidades – roupa confortável, calçado adequado à prática, água e toalha de rosto.
>> Serviço
O quê: inscrição e participação atividades de práticas corporais para a comunidade, oferecidas 2024/2
Quando: de 12/08 a 19/08/2024
Onde: Núcleo de Integração Multicultural Popular Esportivo – NIMPE | Atividades Práticas Corporais2024.2
Informações: Departamento de Esporte, Cultura e Lazer – DECL | decl.secarte@contato.ufsc.br | @decl.secarte
Texto: Pedro Ordones
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com os movimentos Slam Xodó e Slam Guettude, promovem a oficina Vivência Poética: A palavra e suas conexões através do Poetry Slam. O evento é gratuito e aberto para toda comunidade e será realizado na próxima sexta-feira, 23 de agosto, às 14h30 na Sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
O Poetry Slam é um movimento cultural de batalhas de poesia que expressa muita potência nas temáticas abordadas, além de reunir poetas e espectadores através da palavra e da oralidade. Conecta histórias, escrevivências, gritos, denúncias, sentimentos, sonhos e a perspectiva de uma cultura democrática, da liberdade de expressão, sobretudo a expressão livre de vários corpos que por meio da poesia protagonizam as narrativas de suas trajetórias. O evento na UFSC traz três convidados do Estado de São Paulo, berço das comunidades de Slams do Brasil que mediarão essa oficina.
>> Convidados
Malokeko – Nascido em São Paulo, zona norte em 1998, Keko teve seu primeiro contato com o arte no ano de 2016, participando das batalhas de rima, e posteriormente Batalhas de poesias o Slam, participou do campeonato estadual de poesias do seu estado o Slam SP(2019) e também participou do campeonato estadual de poesias do Rio de Janeiro o Slam RJ (2019) Slam SP (2022) Slam BR campeonato nacional de poesia falada (2022). Malokeko é autor dos fanzines A Mente de Keko um Favelado (2018), O Apologista (2022) e O que os Homens não Leem o Coração não Sente (2023).
Poeta Nyca – Lapidada pela Zona Ouro (Zona Oeste de SP); Nyca é poeta, compositora e ama cantar. Nascida e criada em Carapicuíba, atualmente é uma das produtoras culturais do coletivo Sarau Zona Ouro e SlamMaster do Slam Oz. Nyca é autora do livreto Rouff, sua pulsação de vida vem da revolução que acontece através da fala; Tendo como objetivo alcançar e encorajar várias pessoas, evoluindo ainda mais no decorrer de cada processo.
Brenalta Mc – Nasceu e foi criado em Boiçucanga na cidade de São Sebastião – SP. Viveu a maior parte de seus 25 anos se dedicando à arte e por isso coleciona diversos prêmios vinculados à cultura hip hop e literatura marginal. Fundou a Batalha do Verso e Slam do Verso eventos culturais que acontecem mensalmente em escolas, praças e casas de show espalhadas pelo litoral norte do estado de São Paulo. São mais de 100 títulos de batalhas de improviso e slams, destaca-se A Copa Internacioal Lusófana (Lusó Slam) e medalha de prata no campeonato nacional Copa das Favelas. O artista representou o estado de São Paulo no campeonato Slam BR (2021). Lançou singles, o EP Amanhã Não Tem Show (2020), o álbum Escombros (2021), o EP Antes do Fim (2022) e o EP SÓIS (2023). Publicou em 2023 o livro Margem (2023). Protagonizou o longa-metragem Fui! (Ficção) lançado em 2018.
Além da oficina Vivência Poética: A palavra e suas conexões através do Poetry Slam na UFSC, o trio de artistas de São Paulo participa de outras ações em Florianópolis com o apoio da SeCArtE.
>> Programação
22/08 | quinta-feira | 19h
Oficina de Poesia
Bugio Bar – Centro | Rua Victor Meirelles, nº112
23/08 | sexta-feira | 19h
Slam Xodó – Conexões
Padé Comida Ancestral | Largo da Antonieta | Rua Victor Meirelles, nº 98
25/08 | domingo | 13h
Festival Slam Guettude
Morro da Caixa (Pastinho) | Servidão Tio Bento, nº 143
Classificação indicativa: Livre
Informações: Secretaria de Cultura, Arte e Esporte – SeCArtE | secarte@contato.ufsc.br | 48 3721-2376
A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.
Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.
>> Énia Lipanga
Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.
A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.
Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.
A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. A Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos conta com a parceria do projeto Ciranda Literária, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.
>> Programação
11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH
14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes
18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique
12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE
18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo
As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.
A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.
Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.
>> Énia Lipanga
Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.
A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.
Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.
A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.
>> Programação
11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH
14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes
18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique
12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE
18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo
As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.
A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.
Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.
>> Énia Lipanga
Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.
A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.
Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.
A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.
>> Programação
11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH
14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes
18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique
12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE
18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo
As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.
Nesta quarta-feira, 02 de outubro, às 12h30, será apresentada na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a peça teatral A Dor Da Gente Não Sai No Jornal!!!. A apresentação discorre sobre a vida do reitor da UFSC Luiz Carlos Cancellier de Olivo. A vida de Cancellier foi interrompida em um shopping de Florianópolis no dia 02 de outubro de 2017.
>> Sobre a apresentação
No dia 02 de outubro de 2017, um bilhete com a seguinte frase marcou a UFSC: “A minha morte foi decretada quando fui banido da universidade!!!”. Palavras escritas pelo reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, o Cau, para justificar a decisão de sacrificar sua própria vida após ser preso e acusado de obstruir a justiça e ser participante de um suposto desvio de verbas destinadas ao ensino à distância. Passou por humilhações, restrições e uma prisão midiática de repercussão nacional. Um homem que lutou contra a ditadura civil-militar, no movimento estudantil, pela Anistia, pelas Diretas Já, pelo Fora Collor, que viveu como se a UFSC fosse sua casa e foi arbitrariamente proibido de frequentá-la. Violou-se os direitos humanos, rasgaram os processos legais e sem julgamento foi humilhado, julgado, condenado, preso e torturado. Suicidado pela sociedade e pela mídia.
A peça teatral “A Dor Da Gente Não Sai No Jornal!!!” foi o único projeto aprovado na região sul do Brasil pelo Programa Funarte Retomada 2023 – Teatro, com duração de 52 minutos e estará sendo apresentado em 5 capitais, 8 cidades, com 20 apresentações. A narrativa e apresentação discorre sobre a vida do professor de Direito, jornalista, ativista, ex-assessor parlamentar e reitor da UFSC, que foi condenado antes de ser ouvido. Cancellier não resistiu e decidiu tirar a própria vida com a investigação ainda em curso, sendo inocentado pelo TCU apenas no ano de 2023. Todos sabiam que o Cau era inocente, e por sua memória a única coisa mais revolucionária que podemos fazer nos dias atuais é propagar a verdade por meio da arte. O Brasil precisa saber da história do professor exemplar que morreu pela UFSC. Temos que contar, lembrar e gritar sempre: Cancellier presente!!!
>> Serviço
O quê: peça teatral – A Dor Da Gente Não Sai No Jornal!!!
Quando: 02/10/2024 | quarta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania – em frente à Reitoria I
Informações: lamarcadasartes@gmail.com
Texto: divulgação SeCArtE, com informações de Ale Riquelme e Beto Chaves – Lamarca das Artes
Leia mais: Seis anos após a sua morte, ex-reitor Cancellier começa a ter imagem reabilitada
Dando continuidade às suas atividades de difusão de filmes latino-americanos, o CineBuñuel exibe o longa-metragem Rebelión (2022), do diretor José Luis Rugeles, sobre a vida de Joe Arroyo. A sessão acontece nesta sexta-feira, 18 de outubro, às 19h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é franca.
Rebelión apresenta um Joe Arroyo ainda desconhecido em sua trajetória até se tornar possivelmente o mais notável cantor e compositor de salsa colombiano. Sua vida turbulenta, cheia de altos e baixos, não impediu, porém, que fosse reconhecido como um gênio da música. Longe de prestar um tributo cego de idolatria, o filme visita a intimidade e alguns aspectos controversos da figura desse artista, acompanhando sua jornada alucinante e por vezes claustrofóbica em diversos períodos de sua vida.
A exibição de Rebelión faz parte do Ciclo ¡Qué viva la música!, a mostra traz programação de filmes que abordam o universo musical. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.
>> Serviço
O quê: Ciclo ¡Qué viva la música! – longa-metragem Rebelión (2022)
Quando: 18/10/2024 | sexta-feira | 19h
Onde: Sala de projeção – Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) – primeiro andar Bloco D | CCE
Quanto: exibição aberta ao público – entrada franca
Informações: instagram.com/cine.bunuel
O Departamento de Esporte, Cultura e Lazer do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (DCEL/CDS/UFSC) promove, de 23 a 25 de outubro, o II Torneio de Xadrez Aberto UFSC, na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e abertas à comunidade, sendo limitadas a 50 vagas. Ao longo dos três dias, o torneio será organizado em seis rodadas eliminatórias, com 30 minutos cada, das 18h às 22h. As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line até 21 de outubro.
>> Sobre o Xadrez Aberto UFSC
O Xadrez Aberto UFSC é um projeto de extensão do CDS aberto à comunidade, cujo objetivo é realizar estudos, jogos, aulas, cursos, torneios e atividades afins. As aulas promovidas pelo projeto são abertas a todos e sem pré-requisitos.
A La Vaca Companhia de Artes Cênicas, reconhecida por sua trajetória de 16 anos em produções comprometidas com discussões urgentes para a sociedade brasileira, traz uma nova provocação aos palcos com o espetáculo Revista Íntima. A peça será apresentada no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis, às 20h30 no dia 24 de outubro, quinta-feira. A entrada gratuita com ingressos disponíveis no local com 1h de antecedência, a classificação indicativa é de 16 anos.
>> Sobre o espetáculo
Dos sucessivos confrontos entre a mãe de uma mulher cumprindo pena de privação de liberdade e uma policial penal, nasce uma relação complexa, que revela as consequências do encarceramento para quem está do lado de fora dos muros. O espetáculo é baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson e dirigido por Vicente Concilio, colaborador de longa data da companhia.
No elenco, Drica Santos e Milena Moraes dão vida à história que explora as complexas relações entre uma mãe, cuja filha cumpre pena de privação de liberdade, e uma policial penal. A trama oferece um olhar surpreendente sobre o sistema prisional feminino e seus impactos nas vidas de mulheres dentro e fora das grades.
“O texto de Afonso Nilson aborda os efeitos da prisão nas vidas atingidas, direta ou indiretamente, pelo processo de encarceramento em massa que transforma o Brasil no país com a 3ª maior população prisional do mundo”, destaca Renato Turnes, um dos responsáveis pela produção do espetáculo.
Em Revista Íntima, a direção de Vicente Concilio traz sua experiência adquirida em trabalhos anteriores como artista pesquisador de processos teatrais em ambientes de privação de liberdade. “Em 2001, eu entrei em um presídio pela primeira vez. Era a Penitenciária Feminina do Tatuapé, uma unidade que não existe mais. Ali eu já me deparei com muitos dos absurdos que o aprisionamento concentra: as injustiças estruturais de nossa sociedade – o racismo, o machismo e o desejo de punir a pobreza. Desde então, desenvolvo ações artísticas e pedagógicas conectadas ao universo das prisões”, compartilha Concilio. A proposta de direção traz decisões fundamentais no âmbito da representatividade do elenco, no sentido de investigar a forma com que a questão racial impacta os sentidos que o espetáculo pode construir para o público.
Milena, atriz que também assina a produção do projeto, destaca que a montagem invoca o lugar de mãe, de filha e de cuidadora. Segundo a atriz, o encarceramento borra as individualidades das mulheres. “Como atriz, me coloco à disposição para a conversa necessária sobre quais corpos ocupam o centro e quais são afastados para as margens, e para pensarmos juntas sobre um futuro em que a punição não seja o principal ponto de encontro entre mães e filhas”, destaca.
A peça também conta com a atriz Drica Santos, que já esteve no elenco de “Ilusões”, espetáculo dirigido por Fabio Salvatti e que marcou a comemoração de 10 anos da companhia. “Um dos nossos desafios como atrizes durante o processo de criação/relação com as personagens em ‘Revista Íntima’, foi fugir do maniqueísmo e abordar nosso trabalho como forma de explicitar esta complexidade que tangencia a vida de mulheres (em suas diversidades) no contexto prisional”, completa.
>> Serviço
O quê: Espetáculo Revista Íntima – Companhia La Vaca
Quando: 24 de outubro de 2024 | quinta-feira | 20h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: ingressos gratuitos – disponíveis no local uma hora antes das apresentações
Classificação: 16 anos
Informações: Companhia La Vaca | instagram.com/cialavaca
A La Vaca Companhia de Artes Cênicas, reconhecida por sua trajetória de 16 anos em produções comprometidas com discussões urgentes para a sociedade brasileira, traz uma nova provocação aos palcos com o espetáculo Revista Íntima. A peça será apresentada no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis, às 20h30 no dia 25 de outubro, sexta-feira. A entrada gratuita com ingressos disponíveis no local com 1h de antecedência, a classificação indicativa é de 16 anos.
>> Sobre o espetáculo
Dos sucessivos confrontos entre a mãe de uma mulher cumprindo pena de privação de liberdade e uma policial penal, nasce uma relação complexa, que revela as consequências do encarceramento para quem está do lado de fora dos muros. O espetáculo é baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson e dirigido por Vicente Concilio, colaborador de longa data da companhia.
No elenco, Drica Santos e Milena Moraes dão vida à história que explora as complexas relações entre uma mãe, cuja filha cumpre pena de privação de liberdade, e uma policial penal. A trama oferece um olhar surpreendente sobre o sistema prisional feminino e seus impactos nas vidas de mulheres dentro e fora das grades.
“O texto de Afonso Nilson aborda os efeitos da prisão nas vidas atingidas, direta ou indiretamente, pelo processo de encarceramento em massa que transforma o Brasil no país com a 3ª maior população prisional do mundo”, destaca Renato Turnes, um dos responsáveis pela produção do espetáculo.
Em Revista Íntima, a direção de Vicente Concilio traz sua experiência adquirida em trabalhos anteriores como artista pesquisador de processos teatrais em ambientes de privação de liberdade. “Em 2001, eu entrei em um presídio pela primeira vez. Era a Penitenciária Feminina do Tatuapé, uma unidade que não existe mais. Ali eu já me deparei com muitos dos absurdos que o aprisionamento concentra: as injustiças estruturais de nossa sociedade – o racismo, o machismo e o desejo de punir a pobreza. Desde então, desenvolvo ações artísticas e pedagógicas conectadas ao universo das prisões”, compartilha Concilio. A proposta de direção traz decisões fundamentais no âmbito da representatividade do elenco, no sentido de investigar a forma com que a questão racial impacta os sentidos que o espetáculo pode construir para o público.
Milena, atriz que também assina a produção do projeto, destaca que a montagem invoca o lugar de mãe, de filha e de cuidadora. Segundo a atriz, o encarceramento borra as individualidades das mulheres. “Como atriz, me coloco à disposição para a conversa necessária sobre quais corpos ocupam o centro e quais são afastados para as margens, e para pensarmos juntas sobre um futuro em que a punição não seja o principal ponto de encontro entre mães e filhas”, destaca.
A peça também conta com a atriz Drica Santos, que já esteve no elenco de “Ilusões”, espetáculo dirigido por Fabio Salvatti e que marcou a comemoração de 10 anos da companhia. “Um dos nossos desafios como atrizes durante o processo de criação/relação com as personagens em ‘Revista Íntima’, foi fugir do maniqueísmo e abordar nosso trabalho como forma de explicitar esta complexidade que tangencia a vida de mulheres (em suas diversidades) no contexto prisional”, completa.
>> Serviço
O quê: Espetáculo Revista Íntima – Companhia La Vaca
Quando: 25 de outubro de 2024 | sexta-feira | 20h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: ingressos gratuitos – disponíveis no local uma hora antes das apresentações
Sessão acessível: Audiodescrição
Classificação: 16 anos
Informações: Companhia La Vaca | instagram.com/cialavaca
A La Vaca Companhia de Artes Cênicas, reconhecida por sua trajetória de 16 anos em produções comprometidas com discussões urgentes para a sociedade brasileira, traz uma nova provocação aos palcos com o espetáculo Revista Íntima. A peça será apresentada no Teatro Carmen Fossari, em Florianópolis, às 20h30 no dia 26 de outubro, sábado. A entrada gratuita com ingressos disponíveis no local com 1h de antecedência, a classificação indicativa é de 16 anos.
>> Sobre o espetáculo
Dos sucessivos confrontos entre a mãe de uma mulher cumprindo pena de privação de liberdade e uma policial penal, nasce uma relação complexa, que revela as consequências do encarceramento para quem está do lado de fora dos muros. O espetáculo é baseado no texto do dramaturgo catarinense Afonso Nilson e dirigido por Vicente Concilio, colaborador de longa data da companhia.
No elenco, Drica Santos e Milena Moraes dão vida à história que explora as complexas relações entre uma mãe, cuja filha cumpre pena de privação de liberdade, e uma policial penal. A trama oferece um olhar surpreendente sobre o sistema prisional feminino e seus impactos nas vidas de mulheres dentro e fora das grades.
“O texto de Afonso Nilson aborda os efeitos da prisão nas vidas atingidas, direta ou indiretamente, pelo processo de encarceramento em massa que transforma o Brasil no país com a 3ª maior população prisional do mundo”, destaca Renato Turnes, um dos responsáveis pela produção do espetáculo.
Em Revista Íntima, a direção de Vicente Concilio traz sua experiência adquirida em trabalhos anteriores como artista pesquisador de processos teatrais em ambientes de privação de liberdade. “Em 2001, eu entrei em um presídio pela primeira vez. Era a Penitenciária Feminina do Tatuapé, uma unidade que não existe mais. Ali eu já me deparei com muitos dos absurdos que o aprisionamento concentra: as injustiças estruturais de nossa sociedade – o racismo, o machismo e o desejo de punir a pobreza. Desde então, desenvolvo ações artísticas e pedagógicas conectadas ao universo das prisões”, compartilha Concilio. A proposta de direção traz decisões fundamentais no âmbito da representatividade do elenco, no sentido de investigar a forma com que a questão racial impacta os sentidos que o espetáculo pode construir para o público.
Milena, atriz que também assina a produção do projeto, destaca que a montagem invoca o lugar de mãe, de filha e de cuidadora. Segundo a atriz, o encarceramento borra as individualidades das mulheres. “Como atriz, me coloco à disposição para a conversa necessária sobre quais corpos ocupam o centro e quais são afastados para as margens, e para pensarmos juntas sobre um futuro em que a punição não seja o principal ponto de encontro entre mães e filhas”, destaca.
A peça também conta com a atriz Drica Santos, que já esteve no elenco de “Ilusões”, espetáculo dirigido por Fabio Salvatti e que marcou a comemoração de 10 anos da companhia. “Um dos nossos desafios como atrizes durante o processo de criação/relação com as personagens em ‘Revista Íntima’, foi fugir do maniqueísmo e abordar nosso trabalho como forma de explicitar esta complexidade que tangencia a vida de mulheres (em suas diversidades) no contexto prisional”, completa.
>> Serviço
O quê: Espetáculo Revista Íntima – Companhia La Vaca
Quando: 26 de outubro de 2024 | sábado | 20h30
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: ingressos gratuitos – disponíveis no local uma hora antes das apresentações
Sessão acessível: Libras
Classificação: 16 anos
Informações: Companhia La Vaca | instagram.com/cialavaca