Agenda Cultural

ago
29
ter
Cineclub Italiano | Anima Persa (1977) de Dino Ris @Cinema do Centro Integrado de Cultura - CIC
ago 29@19:00 – 21:00

O Cineclub Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Anima Persa (1977) de Dino Ris no dia 29 de agosto, terça-feira, 19h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), localizado na Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 Agronômica – Florianópolis. Os ingressos são gratuitos e serão distribuído no local a partir das 18 horas. A atividade é aberta ao público e tem o objetivo de divulgar o cinema e a cultura italiana para a comunidade. A classificação indicativa é 18 anos.

Sobre o filme:

Tino é um jovem interiorano puro e ingênuo, que chega a Veneza para estudar pintura. Hóspede de seus tios em uma velha e decadente mansão, o rapaz descobre que aquele casal de aparência conservadora esconde estranhos segredos. Fábio, o tio, é autoritário e repressor, e Sofia, sua esposa, mostra-se sempre triste e insegura. Proibido de entrar numa certa dependência da casa, Tino tenta descobrir vários mistérios.

O Cineclub Italiano é um projeto de extensão da UFSC e é coordenado pelo professor Sergio Romanelli e por Antônio Cava.

Mais informações em: instagram.com/letrasitalianoufsc.

set
1
sex
CineBuñuel | Whisky (2004), de Juan Pablo Rebella, Pablo Stoll @Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) | Bloco D | CCE
set 1@19:00 – 21:00

O Projeto CineBuñuel exibe o premiado filme uruguaio Whisky (2004), de Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll. A sessão acontece nesta sexta-feira, 1º de setembro, às 19h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público, e a entrada é franca.

Hoy corté una flor (y llovía y llovía), esperando a mi amor (y llovía y llovía)“, diz o refrão da música de Leonardo Favio que acompanha uma das cenas mais memoráveis desse filme uruguaio de tom intimista e emotivo. O enredo traz um peculiar triângulo amoroso entre dois irmãos e a funcionária de um deles. Jacobo é dono de uma modesta fábrica de meias no Uruguai, e seu irmão Herman se dedica ao mesmo ramo no Brasil. Os dois se reencontram depois de longos anos para cumprir o rito judaico de colocar a pedra no túmulo de sua mãe, reacendendo a velha rivalidade entre os irmãos. Jacobo decide fingir que está casado e pede à sua funcionária Marta que assuma o papel de esposa durante a estadia do irmão.

Whisky, segundo filme dos diretores uruguaios Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, ganhou o prêmio Fipresci na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes, o prêmio Ariel de melhor filme Ibero-americano e o Goya de melhor filme estrangeiro em espanhol, além de ter sido escolhido como o melhor filme latino pelos júris oficial e popular do Festival de Gramado 2004.

A exibição de Whisky faz parte do Ciclo Entre Nós, uma programação de filmes que abordam o convívio familiar e seus conflitos. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e de comunidades hispânicas pelo mundo, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história. As sessões são abertas ao público em geral.

Mais informações: facebook.com/cinebunuelufsc/ | instagram.com/cine.bunuel

set
4
seg
CiNEAmb | “Território e Indivíduo” @Centro de Ciências Biológicas - CCB
set 4@19:00 – 21:00

“Território e Indivíduo” é o tema de abertura da primeira sessão do Cineclube do Núcleo de Educação Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina (CiNEAmb/UFSC), serão exibidos dois documentários curta-metragem nacionais que contam recortes das vivências Potiguara e Laklãnõ. A sessão ocorrerá em 4 de setembro, as 19h, no Auditório do CCB.

Katu, A Tradicional Família Brasileira (2019): Em 2007 é produzido um ensaio fotográfico em reconhecimento aos povos originários Potiguaras, retratando doze adolescentes pertencentes ao Eleutério do Katu, RN. Doze anos depois, o fotógrafo volta ao Katu em busca desses protagonistas, hoje já adultos, para saber sobre suas trajetórias pessoais e suas visões de mundo.

Laklãnõ/Xokleng: Órfãos do Vale (2018): Um resgate da história da população indígena Laklãnõ/Xokleng no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, relacionando a chegada dos imigrantes europeus em seu território, na metade do século XIX, com as condições atuais. Uma narrativa dividida em três momentos, baseada nos depoimentos dos indígenas que ali vivem ainda hoje.

O CiNEAmb realiza sessões gratuitas e abertas a todos os públicos, que ocorrem toda primeira segunda do mês.
Mais informações pelo Instagram ou E-mail do NEAmb: gestorneamb@gmail.com

set
29
sex
CineBuñuel | O Castelo da Pureza (El castillo de la pureza) @Sala de projeção LEC (Sala 108) | Centro de Comunicação e Expressão CCE | Bloco D
set 29@19:00 – 21:00

O Castelo da Pureza (El castillo de la pureza)
Direção: Arturo Ripstein
México, 1973

Sobre o filme:

Com a justificativa de protegê-los dos perigos do mundo exterior, Gabriel mantém sua família trancada em casa, sob um rígido sistema educativo e controle comportamental. Sua esposa e filhos operam uma pequena fábrica de veneno para ratos e nunca saem às ruas, não conhecem o mundo lá fora. À medida que as crianças crescem, começam a questionar sua existência limitada dentro das paredes do “castelo” imposto por seu pai.

Cine Paredão | Um dia com Jerusa @Bosque do CFH
set 29@19:30 – 21:30

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Um dia com Jerusa, da diretora Vera de Figueiredo. A sessão é nesta sexta-feira, 29 de setembro, às 19h30, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no auditório do CFH, no térreo do bloco de salas de aula. O evento é gratuito, a classificação indicativa é 14 anos. O filme faz parte da mostra Uma Celebração de Léa Garcia que está sendo exibida durante o mês de setembro..

> Sobre o filme

A sensitiva Silvia, uma jovem pesquisadora de mercado, trabalha aplicando questionários para uma marca de sabão em pó no bairro do Bixiga, em São Paulo, enquanto enfrenta as agruras do subemprego, aguarda o resultado de um concurso público. Ao mesmo tempo, a graciosa Jerusa, uma senhora de 77 anos, é testemunha ocular do cotidiano vivido no bairro do Bixiga, recheado de memórias ancestrais. É na rotina de trabalho que Silvia encontra Jerusa, interpretada por Léa Garcia. No dia do aniversário de Jerusa, enquanto ela espera a família para comemorar, o encontro entre suas memórias e a mediunidade de Silvia lhes proporciona transitar por tempos e realidades comuns às suas ancestralidades. Por muitos motivos “Um dia com Jerusa” é um filme histórico. Consegue o feito de maneira leve, sem cenas apelativas e com debates centrais sobre o papel da mulher negra e as relações geracionais entre nós.

O Cine Paredão é um projeto que busca difundir diversas manifestações audiovisuais de difícil acesso ao público. As obras apresentadas têm caráter não comercial e proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação. Realizadas ao ar livre, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, às 20h, no Bosque do CFH/UFSC.

out
6
sex
Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino) | “A Garota e a aranha” @Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) | Bloco D | CCE
out 6@19:00 – 21:00

O projeto de extensão “Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino)” exibe o filme “A Garota e a aranha” (2021) nesta sexta-feira, 6 de outubro, às 19h. A atividade, que é gratuita e aberta a todos, ocorre na sala de projeções do LEC, no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC). A sessão é com legendas em português e será fornecido certificado de 2 horas de participação.

O “Ciclo de cinema alemão” é coordenado pelo professor Daniel Martineschen, com o o objetivo de difundir a língua alemã para toda a comunidade. As sessões ocorrem a cada 15 dias.

Sinopse:

Dirigido por Ramon Zürcher e Silvan Zürcher, o filme suíço “A garota e a Aranha” (Das Mädchen und die Spinne) conta a história de Lisa e Mara, que moram juntas há muito tempo, dividindo apartamento. Quando Lisa decide se mudar para um espaço sozinha, o mundo de Mara começa a ruir. Conforme a amiga retira móveis, roupas e objetos, aquela que fica se sente solitária. Confira o trailer aqui.

Mais informações pelo e-mail daniel.martineschen@ufsc.br

out
10
ter
Ciné-club Lumière | “La main du diable” @Sala de projeção LEC (Sala 108) | Centro de Comunicação e Expressão CCE | Bloco D
out 10@19:00 – 21:00

O projeto de extensão Ciné-club Lumière, do curso de Letras-Francês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o segundo cine-debate do ciclo dedicado a filmes de terror franceses com a obra “La main du diable”. A exibição será na próxima terça-feira, 10 de outubro, às 19h, na sala 108 do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). A atividade é aberta a maiores de 14 anos, com certificação de três horas, e não é necessário fazer inscrição prévia.

O filme escolhido foi lançado em 1943 e conta a história do personagem Roland Brissot. Ele adquire um amuleto que lhe proporciona amor, fama e riqueza. No início tudo vai bem, mas depois de um ano o diabo volta e cobra o que lhe é devido. A obra é do diretor Maurice Tourneur e será legendada em português.

Para mais informações acesse o perfil do projeto no Instagram.

Cineclub Italiano | ‘Suspiria’ @Sala de Cinema Gilberto Gerlach | Cinema do Centro Integrado de Cultura - CIC
out 10@19:00 – 21:00

O Cineclub Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Suspiria de Dario Argento no dia 10 de outubro, terça-feira, 19h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), localizado na Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 Agronômica – Florianópolis. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos no local a partir das 18h, a classificação estaria é de 16 anos. A ação tem o objetivo de divulgar o cinema e a cultura italiana para a comunidade.

Sobre o filme

Mater Suspirorum, Mater Tenebrarum e Mater Lacrimarum. A história das três mães começa no século XI, quando três irmãs criaram a arte da bruxaria na Costa do Mar Negro. Para acumular riqueza e poder, semearam morte por onde passaram. Suspíria de 1977, é o primeiro filme da trilogia das mães do diretor Dario Argento.

A sessão contará com a presença do especialista em Cinema Italiano Fernando Brito de São Paulo – SP para conversar sobre Argento, Suspíria e o Terror Gótico.

O Cineclub Italiano é um projeto de extensão da UFSC e é coordenado pelo professor Sergio Romanelli e por Antônio Cava.

>> Serviço

O quê: Cineclub Italiano exibe Suspiria
Quando: 10/10/2023 | terça-feira | 19h
Onde: Sala de Cinema Gilberto Gerlach | Centro Integrado de Cultura (CIC) | Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis
Quanto: ingressos gratuitos distribuídos no local a partir das 18h
Classificação: 16 anos 
Informações: instagram.com/letrasitalianoufsc

Cine Paredão | Santa Sangre @Bosque do CFH
out 10@19:30 – 21:30

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe a mostra O Pesadelo de Perto, preenchendo o mês de outubro com o melhor do terror psicodélico latino americano, um encantamento horroroso para comemorar o mês das bruxas. Nos encontramos em nosso espaço de cinema a céu aberto, onde a escuridão profunda é iluminada apenas pela tela do projetor e pela luz da lua. Um perigo de aconchego.

Chamamos de terror psicodélico aquilo que nunca antes havia sido chamado assim. São filmes onde o horror se constrói a partir do surrealismo, da falta de sentido e do excesso de informação quando combinados, das formas que não chegam a se formar e da presença sobrenatural que invade o quadro das formas mais inventivas e impensáveis. São obras que apresentam uma viagem pelo impossivelmente colorido e pelos encantos da tragicomédia latino-americana.

As sessões da mostra O Pesadelo de Perto serão nas sextas-feiras, às 19h30 no Bosque do CFH, ou no Auditório do CFH em caso de chuva. Exceto a sessão de 11 de outubro, que ocorrerá na quarta-feira devido ao feriado.

O primeiro filme da mostra será Santa Sangre, dirigido por Alejandro Jodorowsky.

Sobre o filme

Fenix é um jovem que vive internado em um hospício. Quando era novo, ele presenciou a mutilação de sua mãe, uma fanática religiosa pagã, pelo próprio pai, o dono de um circo muito peculiar. Traumatizado, Fenix embarca em uma obsessão pela própria mãe, e entra em um mundo de trevas e de mortes indiscriminadas. Santa Sangre é um filme de horror surreal e vanguardista, de produção mexicana mas falado em inglês, gravado na Cidade do México.

Ano: 1989 País: México
Duração: 2h3m

Programação

10/10 – terça-feira | Santa Sangre (1989), de Alejandro Jodorowsky
11/10* – quarta-feira | Animações Chilenas: Los Huesos (2021) e La Casa Lobo (2018), de Joaquin Cociña e Cristóbal León
20/10 – sexta-feira | A Cidade dos Abismos (2021), de Priscyla Bettim e Renato Coelho

Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes de difícil acesso ao público. As obras apresentadas têm caráter não comercial e nos proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, no Bosque do CFH da UFSC.

>> Serviço

O quê: Cine Paredão | mostra O Pesadelo de Perto apresenta Santa Sangre, de Alejandro Jodorowsky
Quando: 10/10/2023 | terça-feira | 19h30
Onde: Bosque do CFH (em caso de chuva, no Auditório do CFH)
Quanto: evento gratuito
Classificação: 18 anos 
Informações: instagram.com/cinepareda

out
17
ter
Curta-metragem |Palavras cruzadas @Cinema do Centro Integrado de Cultura - CIC
out 17@20:00 – 22:00

Estreia na próxima terça-feira, 17 de outubro, o curta-metragem Palavras cruzadas, trabalho de conclusão de curso da estudante de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Marthina Baldwin. A exibição ocorre no Cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, às 20h. São disponibilizados 137 ingressos, que serão distribuídos gratuitamente a partir das 19h.

O projeto foi idealizado em 2021, durante a pandemia, e aborda elementos autobiográficos da experiência da diretora com a crise sanitária de covid-19. A obra é pensada como uma homenagem a seu avô e a todas as vítimas da pandemia, trazendo temáticas como o luto, o trauma pandêmico, o envelhecimento e a subjetividade feminina.

“Nas palavras cruzadas que acompanham o café, uma lacuna em branco suscita o rearranjo dos espaços e tempos que compõem a casa de uma senhora. A residência, que abrigava um cotidiano monótono, se remolda para dar vida aos que já se foram, rememorar traumas e reações emocionais, em um embaralhamento temporal que, vivido ou não, conduziu ao que, a depender do ponto de vista, consideramos como o cenário do fim: a folha de jornal, a embalagem de bala e a caneca dourada”, informa a sinopse.

Realizado por meio de financiamento coletivo, o filme foi produzido com apoio do Laboratório de Cinematografia (Labcine) e do Laboratório de Gravação e Edição de Som (Labsom) e junto de uma extensa equipe formada por alunos do curso de Cinema. As gravações ocorreram em novembro de 2022, com apoio do Núcleo de Produção Digital (NPD/SC), situado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que emprestou uma câmera de cinema.

out
18
qua
Cine Ciência UFSC | Gattaca – A Experiência Genética @Auditório Elke Hering | Biblioteca Universitária (BU)
out 18@19:00 – 21:00

O Cine Ciência UFSC exibe o filme Gattaca – A Experiência Genética, dirigido por Andrew Niccol, nesta quarta-feira, 18 de outubro, às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis. O evento é gratuito e não necessita de inscrições.

O filme conta a história de Vincent Freeman, que sempre sonhou em viajar para o espaço, mas não pode por ser considerado geneticamente inferior. Ele decide desafiar seu destino comprando os genes de Jerome Morrow, e assumindo a sua identidade. Freeman entra para o programa espacial Gattaca e se apaixona por Irene. Uma investigação sobre a morte de um oficial de Gattaca complica os planos de Vincent.

O Cine Ciência UFSC promove exibições e debates semanais de filmes com temática científica. O objetivo do evento é gerar debates e promover a divulgação científica por meio do cinema.

 Informações: cinecienciaufscoficial@gmail.com | instagram.com/cinecienciaufsc

out
19
qui
Ciclo de Cinema Alemão | Barbara @Sala de projeções - Laboratório de Estudos de cinema - LEC - Bloco D | CCE
out 19@19:00 – 21:00

O projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino) exibe o filme Barbara (2012), nesta quinta-feira, 19 de outubro, às 19h na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. A exibição é gratuita, não necessita de inscrições e dá direito a um certificado de participação.

Dirigido por Christian Petzold e Nina Hoss, o filme conta a história de Barbara. No verão de 1980, Barbara é cirurgiã pediátrica em um hospital a leste de Berlim. Quando as autoridades desconfiam que ela deseja passar para o lado oriental da cidade, ela é transferida para uma pequena clínica no interior, em um vilarejo isolado. Enquanto seu amante, Jörg, que vive em Berlim oriental, prepara a sua fuga, Barbara começa a receber grande atenção do chefe do hospital, André (Ronald Zehrfeld). O filme questiona se este homem estáaria apaixonado por ela ou apenas espionando seus atos para o governo. Mais informações no e-mail.

out
20
sex
ATA-ME – CINENUVIC/NÓS UFSC | exibe o filme “Marte Um” @Museu Victor Meirelles
out 20@19:00 – 21:00

O projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina ATA-ME – CINENUVIC/NÓS promove, nesta sexta-feira, 20 de outubro, a exibição do filme “Marte Um”, seguida de debate. A atividade ocorre às 19h, no Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), localizado no Centro de Florianópolis (Rua Victor Meirelles, 59 ). A sessão é gratuita e aberta a todos. O projeto tem como objetivo a exibição de filmes e a promoção de discussões sobre questões do cotidiano, como feminismo, sexualidade e relações de gênero e étnico-raciais. A cada sessão, são convidados dois debatedores para explorar as temáticas apresentadas nos filmes.

Sinopse do filme “Marte Um”

A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.

O Ciclo ATA-ME – CINENUVIC/NÓS é articulado entre dois Núcleos de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação da UFSC: o Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências (NUVIC) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NÓS). Este será o sexto encontro do projeto. O Ciclo ATA-ME é organizado pelos professores Alexandre Toaldo, Angelica Silvana Pereira, Carolina Votto Silva e Patricia de Moraes Lima.

Classificação: 16 anos
Informações: Museu Victor Meirelles | página do NUVIC nuvic@contato.ufsc.br

CineBuñuel | “Errante Corazón” @Sala de projeção | Laboratório de Estudos de Cinema - LEC | Bloco D | CCE
out 20@19:00 – 21:00

O CineBuñuel, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe nesta sexta-feira, 20 de outubro, o longa-metragem Errante Corazón (2021), de Leonardo Brzezicki. A sessão ocorre às 19h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é gratuita.

O filme é protagonizado por Leonardo Sbaraglia, que interpreta Santiago, um homem impulsivo e emocionalmente instável, com uma vida pessoal cheia de altos e baixos. O personagem mergulha nos excessos da vida noturna e precisa lidar com as consequências no dia seguinte. Ele vive com a filha adolescente, Laila, com quem tem uma relação turbulenta, em que há muita ternura, mas também brigas e mal entendidos. Eles embarcam em uma aventura caótica de verão no Brasil, que servirá como divisor de águas na relação entre pai e filha.

A projeção de Errante Corazón é parte do Ciclo Entre Nós, realizado ao longo do segundo semestre de 2023, com filmes que abordam as relações familiares e seus conflitos. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história. As sessões são abertas ao público.

Informações: Facebook | Instagram

Cine Paredão | “Los Huesos” e “La Casa Lobo” @Bosque do CFH
out 20@19:30 – 21:30

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe as animações chilenas Los Huesos e La Casa Lobo, de Cristóbal León e Joaquin Cociña, nesta sexta-feira, 20 de outubro. As sessões serão no bosque do CFH, ou no auditório do CFH em caso de chuva, às 19h30. As sessões integram a programação de terror psicodélico prevista para o mês de outubro.

Sobre os filmes:

Los Huesos

Os letreiros iniciais do chileno Los Huesos (The Bones) apresentam a obra como a primeira animação stop-motion da história, datada de 1901 e encontrada mais de um século depois pelos restauradores Cristóbal León e Joaquín Cociña. Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem da mostra Horizonte do Festival de Veneza, o filme tem Constanza Nordenflycht como protagonista. A jovem usa fragmentos de cadáveres para executar um ritual de evocação dos espíritos dos ministros Diego Portales e Jaime Guzmán. São figuras que de fato existiram, mas que, transportadas para a ficção, ganham contornos simbólicos muito mais amplos. Reconstituídos juntos em tela por uma coreografia ritualística de ossos e órgãos animados, os dois personagens representam a ciclicidade dos pactos de poder que prevaleceram ao longo da história pós-colonização do país e que foram colocados em cheque a partir da convulsão social de 2019.

Trailer:

La Casa Lobo

Maria, uma jovem refugiada de uma colônia alemã, Colônia Dignidade, no sul do Chile – uma espécie de comunidade sectária, tiranicamente dominada pelo cruel Paul Schäfer, um alemão fanático religioso e predador infantil, que acabaria transformando o local em um centro de tortura a serviço da ditadura militar governada por Augusto Pinochet – é punida por ter perdido três porcos, então decide fugir e se refugiar em uma casa abandonada, escondida na floresta no sul do Chile para evitar o castigo. Fotos dançam pelas paredes, móveis aparecem e somem, cômodos se expandem e se encolhem, luzes piscam, figuras brotam do chão como árvores. Logo, até ela e os porcos que encontrou perdem sua forma estável. A casa chacoalha e estremece ao redor da menina, como se quisesse dizer algo a ela.

Trailer:

Informações: instagram.com/cineparedao

out
23
seg
Filme | “Nelson Filma o Rio” @Teatro Carmen Fossari
out 23@18:30 – 20:30

O Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta a exibição do filme Nelson Filma o Rio, do diretor Luiz Carlos Lacerda, mais conhecido como Bigode. A exibição ocorrerá no dia 23 de outubro, segunda-feira, 18h30min, no Teatro Carmen Fossari – e contará com a presença do diretor do filme. A sessão é gratuita e aberta à comunidade.

Sobre o filme:

Em Nelson Filma o Rio, o cineasta Luiz Carlos Lacerda, o Bigode, continua o trabalho que começou em 1970, com o curta “Nelson Filma”. Nesse documentário, ele realizara a partir de sua parceria como assistente em muitos filmes do cineasta Nelson Pereira dos Santos, falecido em 2018, um passeio pela filmografia do grande mestre do cinema brasileiro, com muita amizade, afeto e saudade, além de explorar como Nelson retratava o Rio de Janeiro em sua obra. O diretor estará em Florianópolis para a estreia de seu filme no dia da exibição.

Sobre o diretor:

Diretor: Luiz Carlos Lacerda, “Bigode”. Foto: divulgação.

​Nasceu no Rio de Janeiro em 1945. Filho do pioneiro produtor João Tinoco de Freitas, realizou cerca de 30 curtas e 10 longas. Professor da Universidade Estácio de Sá, da Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba, Faculdade de Artes do Paraná, Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Além disso, Luiz Carlos Lacerda também é poeta.​

Informações: Departamento Artístico e Cultural | 48 3721-3853

Ficha Técnica:

Prod.2021 Prod. Matine Filmes
Coprodução: Canal Brasil
Duração: 53 minutos
Edição: Alisson Prodlik
O Rio de Janeiro nos filmes de Nelson Pereira dos Santos, precursor do Cinema Novo brasileiro, com contextualização do crítico Rodrigo Fonseca.
Participou do Festival Internacional de Cinema do Rio/2021.

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Zeca Pires.

out
24
ter
Cineclub Italiano | “Celebrazione” @Sala de Cinema Gilberto Gerlach | Cinema do Centro Integrado de Cultura - CIC
out 24@19:30 – 21:30

O Cineclub Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe no dia 24 de outubro, terça-feira, 19h30, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) o filme Celebrazione. O evento contará com a apresentação do diretor do filme Luiz Carlos Lacerda. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos no local a partir das 18h, a classificação estaria é de 16 anos. A ação tem o objetivo de divulgar o cinema e a cultura italiana para a comunidade.

Sobre o filme

“Celebrazione”, filme em homenagem ao centenário do escritor e cineasta Pier Paolo Pasolini, conta a passagem do polêmico diretor italiano pelo Brasil, nos anos 70. Em plena ditadura militar, Pasolini preferiu ficar incógnito, mas o seu poema “Hierarquia” revelou detalhes dessa passagem pelo Rio de Janeiro e de seu encontro com um jovem que o levou para conhecer a favela carioca. O  poema serviu de guia para o roteiro criado pelo diretor Luiz Carlos Lacerda. O ator Erom Cordeiro interpretará Pasolini nessa homenagem. Inédito, o filme faz sua estreia no sul e conta com a presença do diretor Luiz Carlos Lacerda.

O Cineclub Italiano é um projeto de extensão da UFSC e é coordenado pelo professor Sergio Romanelli e por Antônio Cava.

Classificação: 16 anos
Informações: instagram.com/letrasitalianoufsc

out
25
qua
Cine Ciência UFSC | ‘Mãos Talentosas: A História de Ben Carson’ @Auditório Elke Hering
out 25@19:00 – 21:00

O Cine Ciência UFSC exibe o filme Mãos Talentosas: A História de Ben Carson, dirigido por Thomas Carter, nesta quarta-feira, 25 de outubro, às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis. A sessão tem como tema Explorando as fronteiras da genética, bioética e equidade. O evento é gratuito e não requer inscrições. Após a atividade, Cláudia de Jesus Tietsche Reis, doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vai conversar com os participantes sobre o filme. O filme conta a história de Ben Carson, menino pobre de Detroit, que tirava notas ruins na escola, e se tornou o diretor do centro de neurologia pediátrica do hospital Johns Hopkins. 

O Cine Ciência UFSC promove exibições e debates semanais de filmes com temática científica. O objetivo do evento é gerar debates e promover a divulgação científica por meio do cinema.

Informações: cinecienciaufscoficial@gmail.com | instagram.com/cinecienciaufsc

out
31
ter
Filme | “Homem Onça” @auditório do SINJUSC
out 31@19:00 – 21:00

Em sua 2ª edição, o projeto Cine Debate, por meio do  Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) , promoverá, na próxima terça-feira, 31 de outubro, a exibição do filme Homem Onça, de Vinícius Reis. A atividade ocorre às 19h, no auditório do SINJUSC, localizado no Centro de Florianópolis. A sessão é gratuita e contará com roda de conversa e distribuição de pipoca. A atividade faz parte do projeto Sobre-viver: O cinema do/a trabalhador/a, resultado da parceria com o SINJUSC.

A exibição também ocorre de forma híbrida, ou seja, presencial e virtual. Para acompanhar a sessão e contribuir com o debate, basta acessar o link de inscrição.

 

Sobre o filme:

O longa tem como pano de fundo a cidade do Rio de Janeiro na década de 1990, em um período marcado pelos avanços neoliberais no governo de FHC, e conta a história de Pedro, servidor de uma estatal prestes a ser privatizada. Nesse cenário, o protagonista é obrigado a demitir sua equipe e se aposentar precocemente. Frente a incerteza do futuro e acometido por uma doença de pele, resolve retornar a cidade natal, onde encontra um antigo amor e a onça pintada de sua infância. “Homem Onça” se define como uma fábula sobre a era das privatizações no Brasil.


Informações: Sobre Viver | Instagram | Inscrições

nov
6
seg
Cineclube | ‘Gritos do Sul’ e ‘Uma história de silêncios’ @Teatro Carmen Fossari
nov 6@18:30 – 20:30

O Cineclube 757 exibe hoje, 06 de novembro, as obras Gritos do Sul, um curta de Fahya Kury Cassins, e o documentário Uma História de Silêncios, dirigido por Ísis Leites Regina, Clara Spessato e Júlia Santos da Rosa Matos, em uma sessão gratuita que incluirá um debate com as diretoras. A exibição ocorrerá no Teatro Carmen Fossari, localizado em Florianópolis, às 18h30. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArtE), a Secretaria de Educação a Distância (Sead), professores da Apufsc-Sindical e o Movimento Humaniza SC.

Ambas as obras abordam temáticas relacionadas à história da região Sul do Brasil. Enquanto o documentário “Uma História de Silêncios” lança luz sobre o passado e presente do nazismo em Santa Catarina, o curta “Gritos do Sul” explora a ascensão do fascismo na mesma região.

O Cineclube 757 tem como proposta a realização de mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas em formato audiovisual, lançamentos de obras cinematográficas, debates, discussões e a organização de ciclos temáticos, oferecendo uma plataforma importante para a discussão e análise crítica de questões sociais e históricas. Não perca essa oportunidade de aprendizado e reflexão.

Uma história de silêncios

O documentário ‘Uma história de silêncios’, produzido pelas estudantes Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, do curso de Jornalismo da UFSC, foi um dos três trabalhos reconhecidos pelo 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog. O filme discute como o nazismo, banido e condenado internacionalmente após a Segunda Guerra Mundial, fez e faz parte da história de Santa Catarina.

Gritos do Sul

Brasil, 2021: pandemia e a ascensão do fascismo na região Sul. Maíra, Eduardo e seu bebê decidem passar alguns dias em um chalé na serra. Ao chegarem lá, conhecem o casal proprietário do local, e seu filho, enquanto se dão conta que caíram em uma armadilha de um grupo radical.

nov
10
sex
Ciclo de Cinema Alemão Deutsches Kino | “A rosa branca” @Sala de projeções - Laboratório de Estudos de cinema - LEC - Bloco D | CCE
nov 10@19:00 – 21:00

O Ciclo de Cinema Alemão Deutsches Kino irá exibir o filme A rosa branca (1982) nesta sexta-feira, 10 de novembro, das 19h às 21h, na sala de projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus Trindade, Florianópolis. Os participantes terão direito a certificado de duas horas.

Deutsches Kino é um projeto do curso Letras Alemão, aberto a toda comunidade, no qual são exibidos filmes em língua alemã, com legendas em português. Os filmes são exibidos às sextas-feiras, a cada 15 dias.

10 de novembro
A rosa branca (1982)
Direção: Michael Verhoeven- Alemanha – 123 min
Título original: Die Weisse Rose
Gênero: drama, história, biografia

Sinopse do filme

Baseado na história real de cinco estudantes alemães – Sophie Scholl, Hans Scholl, Willi Graf, Christoph Probst, Alexander Schmorell – e seu professor Kurt Huber, que com o grupo a Rosa Branca protestaram contra o regime nazista.

Cine Paredão | “A Montanha Sagrada” @Bosque do CFH
nov 10@19:30 – 21:30

Sinopse de A Montanha Sagrada

Nove dos mais poderosos industriais e políticos dos planetas desejam obter a imortalidade. Um Alquimista lhes fala da Montanha Sagrada da Ilha de Lótus, onde moram nove imortais, que agora têm mais de 30.000 anos. “Alguns homens juntam forças para assaltar bancos e roubar dinheiro”, o Alquimista conta. “Devemos unir nossas forças para assaltar a Montanha Sagrada e roubar desses homens sábios o segredo da imortalidade. Mas para conquistar o segredo dos imortais, nós também devemos nos tornar homens sábios.” O Alquimista os leva em uma peregrinação, praticando várias formas de exercícios espirituais e visitando vários mestres até que eles encontrem a iluminação. No desfecho, eles acham os imortais e o segredo lhes é finalmente revelado.

Informações: instagram.com/cineparedao

nov
17
sex
Cine Paredão | “Satyricon” @Bosque do CFH
nov 17@19:30 – 21:00

Sinopse de Satyricon

Após seu jovem amor, Gitone, o deixar por um outro homem, Encolpio decide se matar, mas um súbito terremoto destrói sua casa antes de ele ter a chance de completar seu plano. Vagando por Roma no tempo de Nero, Encolpio encontra um cenário bizarro e surreal. Ele é convidado para uma leitura de poesias que acaba em violência, é feito refém por piratas e é forçado a lutar com um gladiador disfarçado de minotauro em um labirinto gigante.

Informações: instagram.com/cineparedao

nov
24
sex
Cine Paredão | O Evangelho Segundo Mateus @Bosque do CFH
nov 24@19:30 – 21:30

Sinopse de O Evangelho Segundo Mateus

A história de Jesus Cristo, do nascimento à ressurreição, a partir do texto de São Mateus. As parábolas, os primeiros discípulos, a revolta, a determinação, os milagres, a intolerância, a solidão e a impaciência. Assim Jesus conseguiu uma legião de seguidores e também muitos inimigos. Filme de Pier Paolo Pasolini, de 1963.

Informações: instagram.com/cineparedao

nov
29
qua
Cinema | Verve, a arte de interpretar @Teatro Carmen Fossari
nov 29@19:00 – 20:00

Nazareno Pereira é um dos oito artistas celebrados na série. Foto: divulgação

O teatro é palco da série documental Verve, a arte de interpretar, que será exibida na próxima quarta-feira, 29 de novembro, às 19h, no Teatro Carmen Fossari, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com oito episódios retratando percursos de grandes artistas do teatro e também do cinema, Verve é uma produção da Contraponto em parceria com a Paradoxo Filmes. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, através da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado. A promoção é do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

Os episódios da série são dedicados a oito artistas: Margarida Baird, Berna Sant’Anna, Ivana Fossari, Sandra Ouriques, Édio Nunes, José Ronaldo Faleiro, Antonio Cunha e Nazareno Pereira. Esses nomes também são representativos por trazer à tona a história de companhias de teatro marcantes para o movimento das artes cênicas, como o Grupo Armação, criado em 1972, o Grupo Pesquisa Teatro Novo, de 1976, o Dromedário Loquaz, de 1981, e o Teatro Sim… Por Que Não?!!!, de 1986. Os grupos, ainda em atividade, são parte da história do teatro nas últimas cinco décadas em Florianópolis e se destacam na cena teatral brasileira. 

Série também aborda a trajetória de Sandra Ouriques. Foto: divulgação

A diretora da série, Kátia Klock, da Contraponto, conta que a escolha para esse recorte, selecionando artistas com mais de 60 anos, é outro fator relevante da série. “Projetar um foco de luz nestas atrizes e atores, enquanto personagens reais da história cultural que está sendo escrita em nossa cidade e estado, é uma forma de valorizar o fazer artístico e documentar trajetórias tão importantes. Olhar para a experiência profissional e a história dessa geração é fortalecer o cenário artístico de hoje, do passado e do futuro.”

Priscila Beleli, produtora executiva da Paradoxo, destaca que “a série proporciona um encontro da linguagem híbrida entre o teatro e o audiovisual. Estar em contato com esses artistas foi emocionante. Atores e atrizes de teatro têm esse calor do momento, de não ter corte, de ser uma repetição de textos que a cada dia é diferente”. Priscila cita o texto escolhido por Nazareno Pereira, que diz os mesmos versos em tons e atitudes diferentes. Outro ponto importante que a produtora destaca é a parceria entre a Paradoxo e a Contraponto, que já acontecia informalmente e se efetivou nesse trabalho.

dez
6
qua
Aniversário da UFSC – 63 anos | Pré-estreia Documentário – “O último chão da terra” @useu de Arqueologia e Etnologia da UFSC - MArquE
dez 6@19:00 – 21:00

O documentário “O Último Chão da Terra” terá sua pré-estreia na próxima quarta-feira, 6 de dezembro, no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC). A sessão ocorre às 19 horas, é gratuita e aberta a todos. Estarão presentes o arqueólogo e professor do Departamento de História da UFSC Lucas de Melo Reis Bueno e os diretores Adriano Espínola Filho e Priscila Pitta Beleli.

O filme aborda as teorias da chegada do ser humano às Américas, uma das maiores e mais fascinantes questões da arqueologia contemporânea. No Brasil, foram encontrados os vestígios mais antigos da presença humana em todo o continente, superando em dezenas de milhares de anos a data tradicionalmente estabelecida. O documentário, filmado em importantes sítios arqueológicos do país, mostra como essas descobertas provocaram um grande debate entre os pesquisadores do assunto. Quem foram os primeiros americanos? Por onde chegaram? Quando isso aconteceu? Será a América do Sul o último continente povoado do planeta?

dez
8
sex
Aniversário da UFSC – 63 anos | Mostra de Apresentações do Curso de Artes Cênicas | Curta-metragem – “Seguindo sophia” @Sala de Projeção - 108 | Bloco D | CCE
dez 8@20:00 – 22:00

Curta-metragem: “Seguindo sophia”
Local: Sala de Projeção, nº 108 – Bloco D/CCE
Estudantes: Hellen Cristina Hoffmann
Disciplina/Professor: Processos Criativos – Eixo Atuação – Profª Barbara Biscaro

dez
18
seg
Edital – ministrantes para Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC
dez 18 2023@18:00 – jan 17 2024@18:00

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público o edital de seleção de ministrantes nas áreas de artes visuais, artes cênicas, audiovisual, dança, fotografia, literatura, música, culturas étnicas e raciais, entre outras, para atuar na execução das ações de extensão do programa Cursos e Oficinas Livres de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC).

O edital tem por objetivo selecionar ministrantes para o programa Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC, os quais irão propor, planejar e executar ações educacionais em arte nas áreas de artes visuais, artes cênicas, audiovisual, dança, fotografia, literatura, música, culturas étnicas e raciais, entre outras.

Os Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC visam propiciar à comunidade uma formação inicial e continuada em diferentes áreas de artes, promovendo a capacitação de estudantes, de professores e do corpo técnico-administrativo da Universidade, bem como da comunidade externa local, sem vínculo com a UFSC, com idade mínima de 12 anos, por meio de cursos, oficinas livres e workshops.

Podem se candidatar a ministrantes os servidores docentes e técnico-administrativos em educação da UFSC, bem como membros da comunidade externa à UFSC que sejam trabalhadores da cultura.

O período de inscrição será das 18h do dia 18 de dezembro de 2023 até às 18h de 17 de janeiro de 2024, conforme estabelecido no cronograma constante no “Anexo I – Cronograma” do edital. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio de Formulário de Inscrição Eletrônica.

Acesse: Edital Nº012/2023/SECARTE

Cronograma:

Período de inscrições: 18/12/2023 a 17/01/2024
Publicação de resultado preliminar: 26/01/2024
Período de recursos: Até 2 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado preliminar
Resultado final da seleção: 01/02/2024

>> Serviço

O quê: seleção de ministrantes para atuar na execução das ações de extensão do programa Cursos e Oficinas Livres de Arte do DAC
Quando: de 18/12/2023 a 17/01/2024
Inscrições: Formulário de Inscrição Eletrônica
Informações: oficinas.dac@contato.ufsc.br | (48) 3721-2498

jan
2
ter
Edital Bolsa Cultura 2024
jan 2@8:00 – fev 29@0:00

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), divulga o Edital 013/2023 – Bolsa Cultura 2024, destinado a projetos com vigência no período de 1º de abril de 2024 a 31 de março de 2025.

Acesse:

Edital 013/2023 – Bolsa Cultura 2024

1ª Retificação – Edital nº 013/2023 – Bolsa Cultura 2024

O programa tem como objetivo oferecer auxílio financeiro a estudantes de graduação; incentivar sua participação no processo de criação artístico-cultural; proporcionar o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos em atividades artístico-culturais em projetos de Arte e Cultura desenvolvidos pela UFSC.

As propostas para inscrição no Edital deverão ser enviadas exclusivamente por e-mail para o endereço bolsacultura@contato.ufsc.br no período de 02 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024 com assunto “Bolsa Cultura 2024”. A inscrição será efetivada somente após o envio via e-mail do protocolo de recebimento da proposta.

fev
2
sex
Edital | Centro de Cultura de Eventos – Externo
fev 2@9:00 – fev 26@17:00

Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Foto: divulgação/SeCArtE

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento de Cultura e Eventos (Dceven) abre inscrições de propostas para o Edital nº 002/SECARTE/2024 – Espaço Vivo. O edital é destinado a utilização para uso precário, temporário e eventual dos espaços públicos no Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo (Auditório Garapuvu, copa, hall do segundo andar, sala Goiabeira, sala Laranjeira, sala Pitangueira e Camarins 1, 2 e 3) pelo público externo no período 8 de março de 2024 a 29 de setembro de 2024.

Neste edital serão recebidos propostas de pessoas físicas ou jurídicas com ou sem fins lucrativos, para utilização a título precário, sob regime de permissão de uso onerosa dos espaços públicos, destinados a eventos de curta duração de natureza cultural e artística.

As inscrições gratuitas estão abertas a partir das 09h do dia 02 de fevereiro de 2024 até às 17h do dia 26 de fevereiro de 2024, e deverão ser efetuadas exclusividade por meio do preenchimento do Formulário Eletrônico. O calendário com as datas disponíveis para reserva dos espaços pode ser verificado no ANEXO I do Edital.

Acesse:

Edital nº 002/SECARTE/2024 – Espaço Vivo

Formulário de inscrição

Cronograma:

Lançamento do edital: 02/02/2024
Inscrições: 02/02/2024 a 26/02/2024
Divulgação do resultado: 01/03/2024
Período de recursos:
01/03/2024 a 04/03/2024
Resultado final: 05/03/2024
Execução dos projetos selecionados: 08/03/2024 a 29/09/2024

Informações: 48 3721-3858 | edital.dceven@contato.ufsc.br