Agenda Cultural

ago
21
seg
Caravana do Plano Juventude Negra Viva @Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH
ago 21@9:00 – ago 22@18:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será sede, nos dias 21 e 22 de agosto, segunda e terça-feira, da 20ª Caravana do Plano Juventude Negra Viva. Promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) e pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, as caravanas têm o objetivo de promover a participação social de jovens negros e negras, de organizações da sociedade civil e gestores dos estados e municípios relacionadas à pauta de juventude e igualdade racial, na elaboração do Plano Juventude Negra Viva.

Interessados em participar das discussões e paineis podem inscrever-se pelo formulário online.

Podem participar pessoas de toda a comunidade universitária e sociedade em geral, desde que estejam ligadas aos movimentos sociais e de juventude, com foco para as questões da juventude negra. Conforme explica a diretora de Ações Afirmativas e Equidade, Marilise Sayão, “o objetivo das caravanas é a construção coletiva do Plano Juventude Negra Viva, bem como a formulação de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra”.

A inscrição e participação nos dois dias de evento dá direito a certificado emitido pelo Ministério da Igualdade Racial, por meio da Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria Geral da Presidência.

Confira abaixo a programação completa:

21 de agosto, segunda-feira
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH / UFSC)

9h: Abertura com intervenção cultural
10h30: Exposição da metodologia da oficina-plenária de construção do documento com os apontamentos e propostas da Juventude Negra em Santa Catarina
11h – 12h: Exposição dos gestores locais acerca das políticas públicas voltadas para a Juventude e Igualdade Racial

Almoço

13h30: Construção da árvore de problema – escuta das observações relacionadas ao contexto social em que a juventude negra se encontra inserida no estado e problemas
relacionados a esta realidade

Intervalo

16h15 – 18h: Construção da árvore de problema – escuta das observações relacionadas ao contexto social em que a juventude negra se encontra inserida no estado e problemas
relacionados a esta realidade

22 de agosto, terça-feira
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH / UFSC)

9h – 12h: Escuta das proposições, expectativas, sugestões e propostas para possíveis soluções dos problemas levantados no dia anterior, por eixos temáticos (Educação; Saúde; Cultura; Trabalho, Emprego e Renda; Valorização do território, direito à cidade e meio ambiente; Ciência e tecnologia; Segurança Pública e acesso à Justiça). Construção da árvore de soluções

Almoço

13h30 – 16h: Escuta das proposições, expectativas, sugestões e propostas para possíveis soluções dos problemas levantados no dia anterior, por eixos temáticos. Construção da árvore de soluções.

Intervalo

16h15 – 18h: Validação das contribuições expostas pela sociedade civil, entes governamentais e não governamentais, para cada eixo de atuação do Plano Juventude Negra Viva 

Texto: Agecom/UFSC

ago
25
sex
Livro na Praça: ler para se libertar @Igrejinha da UFSC
ago 25@18:00 – 20:00

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em conjunto com o Departamento Artístico Cultural (DAC) vinculado à Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o evento “Livro na Praça: ler para se libertar”, que ocorre nesta sexta-feira, 25 de agosto, a partir das 18h, na Igrejinha da UFSC, no bairro Trindade, em Florianópolis.

O evento visa celebrar a vida e a obra do renomado escritor Salim Miguel, um ícone da literatura brasileira contemporânea. Com mais de 30 livros publicados, Salim Miguel é reconhecido como um ficcionista brilhante, destacando-se também como contista, cronista e ensaísta. Entre suas obras mais notáveis ​​estão “NUR na Escuridão” e “A Voz Submersa”. Além disso, o autor exerceu o cargo de diretor da Editora da UFSC entre 1983 e 1991, e deixou um legado como jornalista, roteirista e crítico literário.

O escritor acumulou diversos prêmios ao longo de sua trajetória, incluindo o prestigioso título de melhor romance do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1999. Sua obra também foi agraciada com o prêmio Zaffari&Bourbon de melhor romance brasileiro publicado entre 1999 e 2000, além de ter recebido o reconhecimento da Academia Brasileira de Letras, que lhe conferiu o prêmio Machado de Assis. Na UFSC, Salim Miguel foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa.

O evento conta com a apresentação da professora Luciana Rassier, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras(DLLE) da UFSC, uma pesquisadora dedicada à obra de Salim Miguel desde 2004. Além disso, o encontro contará com uma apresentação musical de Libertu, com a participação especial de Chovvve. Os participantes também terão a oportunidade de adquirir os livros de autor a preços promocionais.

Texto: Agecom/UFSC

ago
31
qui
PET-Varandão | Pretitudes | Existências pretas e resistências na UFSC @Varandão do CCE
ago 31@16:00 – 18:30

O Programa de Educação Tutorial dos cursos de Letras da UFSC (Pet-Letras) promove, na quinta-feira, 31 de agosto, o evento Pretitudes | Existências pretas e resistências na UFSC. A programação é parte do PET-Varandão e tem o objetivo de fazer uma conversa aberta sobre como as pessoas pretas vivem e existem na UFSC, seja trabalhando, estudando ou pesquisando. O evento será das 16h às 18h30h, na varanda do Centro de Comunicação e Expressão.

Convidades:

Sandra Maura da Silva | Funcionária Tercerizada da UFSC
Elisangela de Paula Pereira | Graduanda em Museologia
Luck Yemonja Banke | Graduando em Filosofia
Nôfa Rudy Malick | Graduando em Direito
Kelly Silgado | Graduanda em Letras – Libras
Chaiane Guterres | Graduanda em Serviço Social
Camila Medeiros | Graduanda em Letras-Libras

Mediação: Taynara Muller (bolsista acessibilidade PET-Letras | Graduanda Letras Libras)

O PET Varandão é um projeto que prevê diálogos abertos, no Varandão do CCE, de temas que dizem respeito à vida, à subjetividade e às vulnerabilidades dos corpos dos discentes. A primeira edição ocorreu em novembro do ano passado, debatendo a temática LGBTQIA+. Nesta edição, uma servidora terceirizada, dois graduandos e quatro graduandas estão entre os convidados.

set
1
sex
Palestra | “Colônia de Férias Temáticas: Possibilidades de Lazer e Educação” @Auditório do Centro de Desportos - CDS
set 1@15:00 – 17:00

Uma palestra intitulada “Colônia de Férias Temáticas: Possibilidades de Lazer e Educação” ocorre nesta sexta-feira, 1º de setembro, às 15h, no Auditório do Centro de Desportos, da Universidade Federal de Santa Catarina (CDS/UFSC). A palestra tem por objetivo apresentar aos participantes diferentes atividades e modos de realização e desenvolvimento de atividades em âmbitos de colônias de férias. O evento é aberto para a comunidade. Os participantes têm direito a certificado de duas horas.

A palestra faz parte das atividades do lançamento do livro: Colônias de férias temáticas e será ministrada pela professora Olívia Cristina Ferreira Ribeiro, da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP), que também é autora do livro.

A organização do evento é do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da UFSC (DECL) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) em parceria com o Centro de Desportos da UFSC.

set
5
ter
Palestra | Vozes e ecos no rap: estéticas, políticas e epistemes negras @YouTube - LabFLOR
set 5@19:00 – 21:00

O Laboratório Floripa em Composição Transdisciplinar: arte, cultura e política (LabFLOR), do Centro de Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Vozes e ecos no rap: estéticas, políticas e epistemes negras, no dia 5 de setembro, as 19h, pelo canal do LabFLOR no YouTube. Durante a transmissão a professora Susan Aparecida de Oliveira, do departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, irá apresentar o resultado de seu estudo sobre o rap.

O encontro faz parte da série Pretitude e Literatura, iniciada em 2022, que prevê uma serie de encontros em torno da literatura produzida por escritores e escritoras negros e negras. Cada pesquisador convidado dará sua própria abordagem ao tema, falando sobre um assunto de sua escolha. Já foram realizadas lives em 2022 sobre Conceição Evaristo, Lima Barreto, Jarid Arraes, Maria Firmina dos Reis, Stela do Patrocínio etc. Em 2023 as lives serão temáticas.

set
29
sex
Livro na Praça | José Martí e a Revolução Latino-Americana @Igrejinha da UFSC
set 29@18:00 – 20:00

Foto: Divulgação Editora UFSC

A próxima edição do projeto Livro na Praça abordará a história e a luta pela independência da América Latina, com o tema José Martí e a Revolução Latino-Americana. A atividade ocorre nesta sexta-feira, 29 de setembro, às 18h na Igrejinha da UFSC, localizada na Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis. O evento é gratuito e aberto ao público. Será conduzido por Denise Araújo, professora de história do Instituto Federal de Santa Catarina e integrante da Associação Cultural José Martí. Haverá também apresentação musical com João Paulo Souza.

“José Martí, figura emblemática na história latino-americana, desempenhou um papel fundamental na busca pela independência e unidade das nações latino-americanas no final do século XIX. Seu comprometimento com a causa da liberdade e sua visão de uma América Latina unida contra a opressão estrangeira o transformaram em um dos principais pensadores e líderes revolucionários da época. Martí acreditava que a verdadeira revolução latino-americana não apenas envolvia a luta pela independência política, mas também a busca por justiça social, igualdade e inclusão. Sua obra e seu ativismo político inspiraram gerações de latino-americanos a se unirem em prol de um continente mais justo e autônomo, deixando um legado que continua a ressoar na América Latina até hoje”, diz Denise Araújo.

Em destaque, o livro Um trabalhador na revolução latino-americana (Editora da UFSC, 2005, ISBN  8532803237), de Silvio de Souza Gomes. “Neste livro o autor relata sua experiência de militante no Brasil, Uruguai, Chile e Panamá. Em função do quadro político brasileiro, Silvio Gomes opta pela luta armada contra a ditadura militar”, completa a professora.

out
20
sex
Projeto Lola | “Uma terra onde o outro povo vive” @Sala 247 - Bloco A - Centro de Comunicação e Expressão - CCE
out 20@13:00 – 15:00

Será realizado nesta sexta-feira, 20 de outubro, às 13h, o encontro presencial do Laboratório Feminista de Literatura Atual, o Projeto Lola. A atividade ocorre na sala 247, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e terá como tema os poemas de Uma terra onde o outro povo vive (1973), uma das três obras reunidas no livro Entre nós mesmas, poemas reunidos (2020), de Audre Lorde.

O evento é aberto à comunidade, não sendo necessário vínculo com a universidade. Para isso, basta enviar uma mensagem para meritxellhmarsal@gmail.com e solicitar a participação. O Lola é um grupo que se reúne para ler e discutir literatura contemporânea, sob um olhar feminista. São reuniões quinzenais, uma presencial na UFSC e outra em formato remoto. As propostas de leitura surgem de quem faz parte dos encontros. As obras são discutidas horizontalmente e a reflexão parte de um viés feminista que coloca a atenção sobre as múltiplas opressões da sociedade capitalista. 
Informações: instagram.com/lola_ufsc

Livro na Praça | “Vida Marinha de Santa Catarina” de Alberto Lindner @Igrejinha da UFSC
out 20@18:00 – 20:00

O Projeto Livro na Praça, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da UFSC, apresenta o livro Vida Marinha de Santa Catarina como tema do próximo encontro. O evento acontecerá na sexta-feira, dia 20 de outubro, às 18h, na Igrejinha da UFSC, e contará com a participação do professor do Departamento de Ecologia e Zoologia, Alberto Lindner, que coordenou a obra, e de duas educadoras do ensino fundamental de Florianópolis.

A entrada é franca e não requer inscrição prévia. O livro estará à venda com desconto especial no local do evento. A obra pode ser encontrada na livraria da Editora da UFSC, localizada no Centro de Eventos da UFSC, e também na livraria virtual.

Sobre o livro

O livro é um guia ilustrado resultado do empenho de setenta e oito autores de capítulos, e de fotógrafos, que reúne informações sobre as principais espécies de organismos marinhos encontrados no litoral catarinense. A obra é inspirada em um trabalho similar – The Marine Life of  Bootless Bay, Papua New Guinea -, de Mark Baine e David Harasti. Além de auxiliar na identificação da biodiversidade marinha, o livro também oferece dicas de como aproveitar o mar como recurso pedagógico, com sugestões de atividades e roteiros para professores e alunos.

Neste sentido, o evento contará também com duas educadoras que compartilharão suas experiências com o uso do livro e do mar como “sala de aula”. São elas: Narjara Zimmermann, da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus), e Rosângela Teixeira Garcia, da Escola do Mar (Canasvieiras).

A publicação aborda a prática do mergulho em Santa Catarina, trazendo um panorama geral que indica desde bons pontos de mergulho, temperatura da água, visibilidade, até boas práticas para uma conduta consciente durante os mergulhos a fim de se preservar a vida marinha.

“Recheado de fotos coloridas, é o primeiro guia para identificação que reúne em um único volume espécies de algas, invertebrados, peixes, tartarugas, aves e mamíferos marinhos voltado exclusivamente para a vida marinha da costa do Brasil”, analisa Osmar Luiz Jrna Revista Mergulho.

Informações: Editora UFSC

nov
10
sex
Livro na Praça | Divina Comédia: Inferno @Igrejinha da UFSC
nov 10@18:00 – 20:00

O lançamento da tradução do primeiro volume da obra Divina Comédia: Inferno, de Dante Alighieri, será realizado nesta sexta-feira, 10 de novembro, às 18h, durante o Livro na Praça. O evento, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), é gratuito, aberto à comunidade, e será realizado na Igrejinha da UFSC, localizada em frente à Praça Santos Dumont, bairro Trindade, em Florianópolis.

O encontro será conduzido pelas professoras do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC Maria Teresa Arrigoni e Silvana de Gaspari. Elas compartilharão o processo de tradução da obra de Dante e discutirão os princípios tradutórios que nortearam o trabalho, a construção das notas para tornar a leitura mais acessível ao público brasileiro, além de explorar as ideias do autor na sua “viagem ao mundo dos mortos”.

Os participantes também poderão fazer perguntas, participar do debate a respeito da obra e haverá uma apresentação musical do pianista Michel Antoniolli. Para aqueles que se interessarem em adquirir o livro, serão disponibilizados exemplares para venda no local. A entrada é franca, limitada à capacidade do local de até 80 pessoas.

nov
25
sáb
Compondo Gestos: Compartilhando Experiências | “Em (re)pulsos” @Caixa Preta | Centro de Comunicação e Expressão - CCE | Bloco D
nov 25@19:00 – 21:00

O Projeto de Extensão e Pesquisa em Dança, “Compondo Gestos: Compartilhando Experiências”, do Departamento de Artes (ART), em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promoverá a apresentação da performance “Em (re)pulsos”. A atuação explora os (re)pulsos, pulsões de vida e de morte, tanto subjetivas quanto coletivas. A performance será no próximo sábado, 25 de novembro, às 19h, na Caixa Preta, Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O evento é aberto ao público.

Entre movimento e pausa, vibração e silêncio, prazer e desconforto, ansiedade e quietude, limitações e expansões, transições e inversões, o espetáculo utilizará uma variedade de dispositivos para explorar os diferentes fluxos de ações que se produzem nos diversos momentos do (co)existir.

Trata-se de uma criação coletiva que tem como ponto de partida estudos cênicos fundamentados na Técnica Klauss Vianna. Estado de dança e Labilidade da coreografia sustentam o estado criativo do corpo em relação. Nas camadas de escuta: corpo, espaço, outro e cena, compõe-se o estudo da presença.

Aliando formação continuada, extensão e pesquisa, este ano as experiências pedagógicas desenvolvidas no contexto do Projeto estiveram conectadas ao curso “Processo Didático – Técnica Klauss Vianna” (curso de aprofundamento  com enfoque na sistematização e nos aspectos pedagógicos da TKV, oferecido pelo Salão do Movimento Campinas – SP).

 

Informações: Compondo Gestos: Compartilhando Experiências | @compondogestos | compondogestos.art.ufsc@gmail.com

Ficha técnica:

Criação e dança: Ana Prazeres, Daniel Jung,  Darlan Scheid, Elerson Mario, Gabriel Dias, Krys KW, Line Campos, Nick Leal,  Maria Clara  Vieira, Mel Yan, Paula Dias, Thomé, Tuxa Seidler.
Poemas: Darlan Scheid e Paula Dias
Desenho de luz: Krys KW e Dani Nass
Iluminação: Dani Nass
Seleção musical: organização coletiva
Operação de som: Juliana Candido
Arte do Cartaz: Krys KW
Vídeo e edição: Maria Clara Vieira
Fotografia: Quinalha Fotos
Professora: Danieli Marques
Bolsistas: Thomé e Krys KW

nov
29
qua
I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda | Dos Cadernos Negros às antologias contemporâneas: a artesania da cena @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 29@19:00 – 20:30

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda | Dos Cadernos Negros às antologias contemporâneas: a artesania da cena
Convidada/o: Jeovania P. e Cuti
Mediação: Plínio Camillo

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

nov
30
qui
I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Palestra | A literatura do século XIX: Úrsula, de Maria Firmina dos Reis @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 30@9:00 – 11:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Palestra | A literatura do século XIX: Úrsula, de Maria Firmina dos Reis
Convidado: Eduardo Assis Duarte
Mediação: Maria Aparecida Rita Moreira

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Roda de Conversa | Literatura Indígena Guarani em Santa Catarina: Palavras do Xeramõi, de Adão Karai Tataendy Antunes @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 30@15:00 – 17:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Roda de Conversa | Literatura Indígena Guarani em Santa Catarina: Palavras do Xeramõi, de Adão Karai Tataendy Antunes
Convidada/o: Eliziane Jerá Antunes e Natan Karaí Almeida Evaristo
Mediação: Ivanir Maciel

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Sarau Literário – Abrasabarca | Lançamentos de livros e sessões de autógrafos @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 30@17:00 – 18:30

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Sarau Literário – Abrasabarca
✍️ Lançamentos de livros e sessões de autógrafos

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda: A literatura contemporaneíssima produzida em Santa Catarina @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 30@19:00 – 20:30

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda: A literatura contemporaneíssima produzida em Santa Catarina
Convidadas/o: Luciana Tiscoski, Cristiano Moreira e Isadora Krieger
Mediação: André Soltau

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

dez
1
sex
Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda | Festivais Literários de Norte a Sul de SC @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 1@15:00 – 17:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda | Festivais Literários de Norte a Sul de SC
Convidada/os: Gika Voigt, Carlos Henrique Schroder e Arnaldo Russo
Mediação: Demétrio Panarotto

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda | Slam: que bicho é esse? @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 1@17:00 – 18:30

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda | Slam: que bicho é esse?
Convidadas/o: Atena Beauvoir, Isabela Rodrigues e Luan Renato Telles

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda | A Literatura Afro-Latinoamericana @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 1@19:00 – 20:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda | A Literatura Afro-Latinoamericana
Convidada: Rosa Campoalegre
Mediação: Paulo Vinicius Baptista da Silva

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | show da sambista catarinense Dada Varella @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 1@20:00 – 21:30

O I Festival Literário da UFSC (FLUSC) recebe na próxima sexta-feira, 01 de dezembro, às 20h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o show musical A Voz do Morro da sambista catarinense Dada Varella. A apresentação é gratuita e aberta para toda comunidade.

Sobre Dada Varella

Nascida e criada o Morro da Caixa (centro de Florianópolis), foi incen8va pelo seu pai Altair Varella desde criança a cantar samba na janela de casa junto com seus tios Dirce, Altamiro Varella e Pedro Paulo Martins com seus instrumentos musicais. Nascia ali uma sambista Catarinense, com uma voz rouca e única para o mundo do samba. Porém sua mãe nunca aprovou seu desejo de cantar samba, assim como incen8vava seu pai.

Aos 13 anos Dada começava a caminhar nas rodas de samba que aconteciam no morro em que vivia; e se apaixonava cada vez mais pelo samba, começando a criar seus gostos musicais e seu repertório através das grandes referencias que hoje fazem parte de sua trajetóri

No ano de 2016 sua mãe veio a falecer e num certo momento antes de sua morte falou para DADA “Luciana, te abençoou para cantar SAMBA, mas, não quero que sejas só mais uma!”. Diante da fala de sua amada mãe, Dada Varella decidiu que nunca mais deixaria o samba morrer dentro de si, e que seu caminho era o samba e que sua voz é A Voz do Morro.

Show: A Voz do Morro

A Voz do Morro conta e canta sua trajetória no samba, com raízes únicas e que são referencias e potencias para Dada Varella, um repertório com grandes clássicos do samba como: Jovelina Perola Negra, Alciona, Dona Ivonne Lara, Beth Carvalho, Leci Brandão, Candeia, Reinaldo, Maria Rita, Clara Nunes e entre outros.

O Show conta com 1h30min de apresentação onde Dada passeia por grandes clássicos e músicas que agitam o publico do samba. E fazendo assim homenagens as suas referencias.

A primeira edição do Festival Literário da UFSC será realizada de 29 de novembro a 02 de dezembro no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus Trindade, em Florianópolis. O evento é uma ação da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

dez
2
sáb
Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Roda de conversas, contação de histórias, sessão de autógrafos e lançamento de livros ao redor da Literatura para infância e juventude @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 2@10:00 – 13:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Roda de conversas, contação de histórias, sessão de autógrafos e lançamento de livros ao redor da Literatura para infância e juventude
Presenças Confirmadas: Cristina Santos, Eliane Debus, Marta Novakoski Costa da Silva (Martinha), Priscila Freitas, Rosane Cordeiro

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

dez
4
seg
Aniversário da UFSC – 63 anos | Batalha do Conviva – aniversário um ano @Varandão do Centro de Cultura e Eventos
dez 4@16:20 – 18:20

Para o aniversário de um ano da Batalha do Conviva haverá discotecagem, mic aberto, pocket show, varal de poesia, batalha de sangue e batalha de conhecimento com premiação.

Mais informações: instagram.com/batalhadoconviva

dez
5
ter
Aniversário da UFSC – 63 anos | Sessão solene – Conselho Universitário @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 5@14:00 – 16:00

A cultura irá marcar presença na sessão solene do Conselho Universitário de aniversário de 63 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento contará com apresentações artísticas de dança, Coral e Orquestra da UFSC, e será realizado nesta terça-feira, 5 de dezembro, às 14h, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, no Campus de Florianópolis.

A Orquestra de Câmara e o Coral da UFSC terão regência da maestrina Miriam Moritz, do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esportes (SeCArtE) da UFSC. Mais ao final da sessão, será a vez da apresentação do aluno de artes cênicas Elerson Mario Silva Gomes. Ele irá apresentar uma dança performática com o tema Antes da coroa já existia o cocar, uma composição em defesa aos povos indígenas. De acordo com Elerson, a apresentação mostra  “um jovem que luta por seu povo na guerra contra a invasão territorial. Nada o deterá quando sua maior arma for a dança e ainda que calem sua voz, seu corpo jamais irá silenciar-se”.

Além das apresentações na sessão solene, a UFSC tem uma programação cultural para o aniversário da UFSC.

Homenagens

Durante a sessão, cinco professores serão homenageados pelos altos méritos profissionais e por relevantes serviços prestados à instituição em solenidade especial realizada pelo Conselho Universitário.

Os professores serão homenageados com a dignidade universitária de Professor Emérito, concedida a membro de pessoal docente aposentado. As honrarias serão destinadas a três docentes in memorian, já falecidos, e dois que recebem a homenagem em vida. Um deles receberá a dignidade de Mérito Universitário, destinada a personalidades nacionais ou estrangeiras, cuja contribuição ao ensino, pesquisa, extensão ou à causa universitária seja considerada de alta valia à coletividade ou à UFSC.

Aniversário da UFSC – 63 anos | Cortejo do “Boi de Mamão” @Sala Verde (lateral térrea da BU)
dez 5@15:00 – 17:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco do cortejo do Boi de Mamão na terça-feira, 05 de dezembro, a partir das 15h. O evento gratuito, organizado pela Sala Verde em parceria com a empresa Pense Com Arte, é a última atividade relacionada às “Oficinas de Brincantes”, que foram realizadas em outubro.

Todos os personagens que estarão presentes foram confeccionados com materiais reutilizáveis e, em comemoração aos 63 anos de história da UFSC.

A atividade estava prevista para iniciar no espaço da Sala Verde e finalizar na Praça da Cidadania, na frente da Reitoria da instituição. No entanto, em virtude da previsão de chuva, a atividade externa foi cancelada. Assim, o cortejo será realizado apenas para os estudantes do Colégio de Aplicação.

A iniciativa visa principalmente celebrar a cultura regional, e promete uma experiência festiva, tradicional e repleta de brincadeiras para as crianças que participam.

Mais informações: salaverde.ufsc.br

dez
8
sex
Aniversário da UFSC – 63 anos | Espetáculo de Dança do Projeto Práticas Corporais @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 8@19:30 – 20:30

Ecos Portinarianos – dançando as cores de um sentir brasileiro.

Ingresso: 1kg de alimento não perecível

dez
15
sex
Aniversário da UFSC – 63 anos | inaugurações e restaurações de obras de arte
dez 15@14:00 – 16:00

Centro de Cultura e Eventos vai receber novo letreiro em homenagem ao reitor Cancellier nesta quinta-feira, 14 Foto: Ariclenes Patté

A Administração Central da UFSC e a direção do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) inauguram, nesta sexta, 15 de dezembro, o Jardim Cancellier, um espaço próximo ao Centro onde Luiz Carlos Cancellier passou a maior parte de sua vida acadêmica. Além disso, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) oferece, também em comemoração ao aniversário da UFSC, a entrega de duas restaurações de esculturas no campus de Florianópolis e, ainda, a inaguração do novo letreiro do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

Obra no Jardim Cacellier está sendo finalizada Foto: Ariclenes Patté

O Jardim Cancellier será aberto às 14h, com uma solenidade com a participação de toda a comunidade unversitária. Em seguida, todos os participantes serão convidados à apresentação da restauração de duas obras de arte, esculturas, localizadas no campus. A primeira, nos jardins da Biblioteca Central, será a obra “O Guardião”, da artista catarinense Elke Hering. A segunda, localizada junto ao Laguinho da UFSC, será a “Dama das Águas”, do também artista catarinense Caio Borges. A restauração das duas obras foi viabilizada pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC.

Sobre as obras

O Guardião, de Elke Hering, foi restaurado Foto: Ariclenes Patté

O Guardião, de Elke Hering, é uma escultura feita em 1988. Instalada na lateral da Biblioteca Universitária (BU) com a sua frente voltada para o poente de acordo com orientações da artista em razão das implicações misticas da sua obra. Durante a pesquisa a equipe averiguou que há a possibilidade da obra não ter sido concluída. É feita em concreto e possui dois metros de altura. A obra representa uma figura humana sentada com um grande quadrado vazado no centro, ligada à ideia de um plano transcendente, sobre-humano e traz no seu nome a referência de um ser superior em distintas tradições misticas. Para a artista simboliza “o umbral, a passagem de um nivel para outro” (RATES, 1988, p. 11 apud SCHVARTZ 2012, 0155). Elke Hering nasceu em Blumenau em 1940 e faleceu em 1994. Foi escultora e artista plástica, além de ter trabalhado com desenho, pintura, gravura, objetos, joias, tapeçaria entre outras técnicas. Seu nome batiza um auditório na Biblioteca Central da UFSC.

A Dama das Águas, guardiã do Laguinho da UFSC, também foi revitalizada Foto: Ariclenes Patté

A Dama das Águas, guardiã do Laguinho da UFSC, é uma escultura vermelha, de uma figura feminina. Foi produzida entre o fim dos anos 80 e o início da década de 90, por meio da técnica de concreto leve – uso de cimento-areia com poliestireno expandido (EPS) –, moldada em fôrma de gesso elaborada a partir de modelagem em argila. O trabalhou levou cerca de um mês para ser concluído, e fez parte de uma série de esculturas de figuras que simulavam formas de asas. “Meio anjo, meio mulher, insinuando uma certa sensualidade”, explica o autor. A doação para a UFSC ocorreu após uma conversa entre o museólogo da Universidade, Gelci José Coelho, o Peninha, e o artista. “A obra ficou bastante tempo no ateliê. Peninha viu a peça meio abandonada, uma peça grande, pesada, e fez a sugestão”, afirma Borges. Posteriormente, o museólogo sugeriu o local para instalação da obra no campus. “Ela ainda não tinha nome; mas, com a escolha do lugar de destino, Peninha sugeriu Dama das Águas, que foi prontamente aceito.” Natural da cidade de Içara, no sul do estado, Borges nasceu em 1958 e iniciou sua carreira com a arte em cerâmica. Frequentou os cursos de escultura e cerâmica no ateliê-escola Maria Faro, no Rio de Janeiro. Atualmente, tem a pintura como foco. A arte figurativa, as formas arredondadas, a mulher e o uso de ferramentas não convencionais sempre estiveram presentes em suas obras, que somam mais de 5 mil trabalhos. A galeria de Borges está localizada no Centro Histórico de São José, na Grande Florianópolis.

fev
1
qui
Semana da Arte com Educação Ambiental @Sala Verde | Biblioteca Universitária (BU)
fev 1@9:00 – fev 9@12:00

A Sala Verde da Universidade Federal de Santa Catarina realizará a Semana da Arte com Educação Ambiental, entre os dias e 9 de fevereiro, das 9h às 12h, na Sala Verde, térreo da Biblioteca Universitária. Ao longo dessa semana, tanto a comunidade interna quanto a externa à UFSC são convidadas a desenvolver sua criatividade por meio de diversas formas artísticas, como Fuxico para Iniciantes, Tricô, a arte do Crochê para iniciantes, Bordado Livre, Garrafas Decoradas, Ecocaderno, entre outras. Durante essas atividades, haverá a oportunidade de promover o reaproveitamento de linhas, tecidos, garrafas e diversos outros materiais.

Para participar dessas atividades e receber um certificado, é necessário realizar a inscrição antecipadamente por meio dos links específicos de cada oficina. As atividades são gratuitas e a participação está aberta a todos. Aqueles que não têm vínculo com a UFSC podem preencher um cadastro no site inscricoes.ufsc.br.

Para mais informações acesse o site da Sala Verde.

>> Serviço

O quê: Semana da Arte com Educação Ambiental – Sala Verde
Quando: 01/02 a 09/02/2024 | das 9h às 12h
Onde: Sala Verde | Biblioteca Universitária (BU) | UFSC
Inscrições: comunidade interna da UFSC | comunidade externa UFSC
Informações: salaverde.ufsc.br | @salaverde.ufscfacebook.com/SalaVerdeUFSC | gestaoambiental@contato.ufsc.br | (48) 3721 – 6105 e 3721 – 6469

mar
11
seg
Inscrições | Práticas Corporais @Antiga Associação dos Servidores/Volantes
mar 11@8:00 – mar 29@18:00

O Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), prorrogou até o dia 29 de março as inscrições para as atividades de Práticas Corporais, que serão oferecidas durante o semestre letivo de 2024.1, no Núcleo de Integração Multicultural Popular Esportivo (NIMPE).

>> Atividades oferecidas

A ação oferece atividades gratuitas de: Bocha, Teatro, Biodanza, Caminhada, Yoga, Percussão, Capoeira e Danças Circulares Sagradas. As atividades serão realizadas na Antiga Associação dos Servidores/Volantes, na Rua Desembargador Vitor Lima, 193 – em frente a Reitoria II da UFSC. As Inscrições estão disponíveis somente por meio do formulário digital.Todas as atividades serão desenvolvidas por professores, instrutores especializados e/ou acadêmicos bolsistas sob orientação de docentes da Universidade.

As atividades de práticas corporais tem o objetivo de auxiliar a Reitoria no desenvolvimento de ações institucionais voltadas à prática do esporte universitário, à integração da comunidade interna e externa à universidade no que tange à educação integral, à promoção da saúde e à vivência dos conteúdos culturais do lazer, de modo a contribuir para a construção de uma universidade pública, democrática, atuante, mais saudável e feliz.

>> Serviço

O quê: Inscrições – Atividades de Práticas Corporais
Quando: até 29/03/2024
Onde: Antiga Associação dos Servidores/Volantes | Rua Desembargador Vitor Lima, 193 – em frente a Reitoria II da UFSC
Quanto: gratuito para comunidade interna e externa à Universidade
Classificação: a partir de 15 anos
Inscrições: no formulário digital
Informações: e-mail: caa.de.secarte@contato.ufsc.br ou no Instagram: @decl.secarte

mar
13
qua
Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres! @Praça da Cidadania
mar 13@10:30 – 12:30

Com intuito de denunciar a violência contra às mulheres no Estado de Santa Catarina, a atriz, professora e pesquisadora, Adriana Rio, aparentará na Praça da Cidadania da UFSC, às 10h30, na próxima quarta-feira, 13 de março, a oficina e instalação artística intitulada Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!.

Gratuita e aberta para toda comunidade, a atividade consiste em uma construção coletiva a partir da metodologia de uma oficina de pintura de sapatos femininos, como símbolo para denunciar a violência contra às mulheres em Santa Catarina, tendo como referência de dados o Observatório da Violência Contra a Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A ação também realizará uma performance para compor a instalação como divulgação do processo de trabalho e criação artística.

>> Sobre Adriana Rio

Adriana Rio em cena durante o espetáculo. “Conta Catarina”. Foto: Robson Ribeiro/Secom/UFSC

Professora, pesquisadora que atua na formação de professoras na educação básica, desde 2013 vem desenvolvendo a performance dos Sapatinhos Vermelhos, livremente inspirada no trabalho artístico Sapatos Rojos (México, Elina Chauvet, 2009) e desde 2018 vem incorporando as artes da palhaçaria como referências para o trabalho poético e político no combate à violência contra às mulheres.

A atividade é uma realização da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Serviço

O quê: Oficina performance com os Sapatos Vermelhos: poéticas da resistência no combate à violência contra as mulheres!
Quando: 13/03/2024 | quarta-feira | 10h30
Onde: Praça da Cidadania – UFSC
Duração: 120min
Classificação indicativa: livre
Informações: 48 99819-2762 | @rio.adriana | rio.adrianas@gmail.com

mar
14
qui
Caminhada | Rota de Arte na UFSC @Igrejinha da UFSC
mar 14@9:30 – 11:30

A proposta da Rota de Arte na UFSC é realizar uma caminhada em grupo por diversos espaços do campus universitário para apresentar e apreciar as inúmeras obras de arte localizadas em seus meandros. Ao destacar os contextos e significados dessas obras, os participantes são instigados a lançarem um olhar atento, crítico e sensível para o espaço ao longo do percurso. A ação será realizada no dia 14 de março, quinta-feira, em dois períodos: das 09h30 às 11h30 e das 16h às 18h.

O roteiro da caminhada inicia na Igrejinha da UFSC e segue por galerias, espaços culturais, praças, museus, pinturas, mosaicos, murais, bustos e esculturas de autoria de grandes artistas do cenário catarinense, tais como Franklin Cascaes, Rodrigo de Haro, Idésio Leal, dentre outros.

>> Atividades & tempo de Percurso

O tempo total de duração da atividade é de duas horas, sendo, aproximadamente, uma hora e meia de caminhada em ritmo de passeio, mais meia hora para um lanche coletivo e o desenvolvimento de uma atividade artística, criativa e crítico-reflexiva.

Nesse momento os participantes têm a oportunidade de refletir, registrar, avaliar e expressar artisticamente suas impressões sobre o observado, bem como, criar suas próprias obras de arte com materiais disponibilizados pela equipe do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL).

>> Inscrições

Os interessados deverão encaminhar uma mensagem de solicitação para o e-mail nimpe.ufsc@gmail.com e informar o nome completo e horário de interesse.

O projeto Rota de Arte na UFSC é uma ação desenvolvida pelo Departamento de Esportes, Cultura e Lazer (DECL), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), e integra a programação das atividades de recepção e acolhimento dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Serviço

O quê: Caminhada – Rota de Arte na UFSC
Quando: 14/03/2024 | quinta-feira | das 09h30 às 11h30
Onde: Ponto de encontro na Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: no e-mail nimpe.ufsc@gmail.com | informar o nome completo e horário de interesse
Quanto:
atividade gratuita e aberta para toda comunidade
Informações: Departamento de Esporte, Cultura e Lazer – DECL 

Caminhada | Rota de Arte na UFSC @Igrejinha da UFSC
mar 14@16:00 – 18:00

A proposta da Rota de Arte na UFSC é realizar uma caminhada em grupo por diversos espaços do campus universitário para apresentar e apreciar as inúmeras obras de arte localizadas em seus meandros. Ao destacar os contextos e significados dessas obras, os participantes são instigados a lançarem um olhar atento, crítico e sensível para o espaço ao longo do percurso. A ação será realizada no dia 14 de março, quinta-feira, em dois períodos: das 09h30 às 11h30 e das 16h às 18h.

O roteiro da caminhada inicia na Igrejinha da UFSC e segue por galerias, espaços culturais, praças, museus, pinturas, mosaicos, murais, bustos e esculturas de autoria de grandes artistas do cenário catarinense, tais como Franklin Cascaes, Rodrigo de Haro, Idésio Leal, dentre outros.

>> Atividades & tempo de Percurso

O tempo total de duração da atividade é de duas horas, sendo, aproximadamente, uma hora e meia de caminhada em ritmo de passeio, mais meia hora para um lanche coletivo e o desenvolvimento de uma atividade artística, criativa e crítico-reflexiva.

Nesse momento os participantes têm a oportunidade de refletir, registrar, avaliar e expressar artisticamente suas impressões sobre o observado, bem como, criar suas próprias obras de arte com materiais disponibilizados pela equipe do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL).

>> Inscrições

Os interessados deverão encaminhar uma mensagem de solicitação para o e-mail nimpe.ufsc@gmail.com e informar o nome completo e horário de interesse.

O projeto Rota de Arte na UFSC é uma ação desenvolvida pelo Departamento de Esportes, Cultura e Lazer (DECL), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), e integra a programação das atividades de recepção e acolhimento dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Serviço

O quê: Caminhada – Rota de Arte na UFSC
Quando: 14/03/2024 | quinta-feira | das 16h às 18h
Onde: Ponto de encontro na Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: no e-mail nimpe.ufsc@gmail.com | informar o nome completo e horário de interesse
Quanto:
atividade gratuita e aberta para toda comunidade
Informações: Departamento de Esporte, Cultura e Lazer – DECL