Agenda Cultural
De 03 à 26 de maio, a artista Adriana Rio apresenta nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o monólogo Conta Catarina, uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. As apresentações integram a programação do Circula UFSC, ação itinerante promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade, a classificação indicativa é 14 anos.
Sinopse
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, em um desafio de luta e cura coletiva, uma responsabilidade de todes nós!!!!
UFSC Araranguá
Data: 26 de maio | sexta-feira
Horário: 13h
Local: Hall de Entrada | Rua Governador Jorge Lacerda, 3201
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Ficha Técnica
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Gênero: Palhaçaria
Duração: 60 minutos, com debate posterior
Classificação etária: 14 anos
No próximo domingo, 28 de maio, às 19h, a Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul (SCAR) fará apresentação gratuita do concerto “Contrastes”, em comemoração aos 19 anos de construção do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancelier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A série de concertos “Contrastes” apresenta a riqueza da música orquestral com ênfase nos contrastes rítmicos, melódicos e harmônicos. A turnê, que já passou por Jaraguá do Sul, Joinville, Pomerode, Itajaí e Curitiba faz sua única apresentação em Florianópolis no dia 28 de maio na UFSC. Os concertos gratuitos da SCAR já passaram por quatro cidades catarinenses e pela capital paranaense apresenta obras de compositores como Bizet, Marquez, Dvorak e Piazolla em arranjos repletos de contrastes rítmicos, melódicos e harmônicos.
Além de manter atividades sem interrupção há mais de 20 anos, a Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul ainda faz parte de um ecossistema musical que inclui outros projetos vinculados à SCAR – Sociedade Cultura Artística, como Música para Todos, Camerata, Orquestra de Cordas e Orquestra Jovem.
“O ecossistema da música envolve desde crianças no início do aprendizado musical, passando por orquestras de formação, coral, bandas e a Orquestra Filarmônica, um grupo profissional de alto nível, fonte de inspiração para os jovens e expoente da identidade musical da SCAR”, explica a Diretora Executiva da Sociedade Cultura Artística, Edilma Lemanhê.
A Temporada 2023 da Orquestra Filarmônica SCAR tem apoio da Lei de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Os ingressos para o concerto são gratuitos e podem ser retirados com antecedência no link: eticketcenter.com.br. Será concedido no máximo 04 (quatro) ingressos por CPF, evento por ordem de chegada sem lugar marcado.
Na quarta-feira, 31 de maio, os músicos do trio instrumental “Grillo e os Mosquitos” sobem ao palco do Projeto 12:30, para show gratuito com repertório autoral. A apresentação tem início às 12h30. É gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em frente ao prédio da Reitoria I, no campus da Trindade em Florianópolis.
Grillo e os Mosquitos
Com o propósito de levar a música instrumental para os mais diversos públicos e espaços, Grillo e os Mosquitos perverte os variados estilos musicais brasileiros com o rock n’ roll em suas composições autorais. A banda, natural de Florianópolis, completa sete anos em 2023 e no ano passado lançou seu primeiro álbum: Baga Elétrica, considerado pelo Portal Rifferama um dos melhores álbuns catarinense de 2022.
O ano de 2022 foi o marco do retorno da Grillo e os Mosquitos à ativa, com o lançamento de três singles, três clipes, um documentário, quatro festivais de destaque e um álbum. O primeiro semestre contou o lançamento dos singles: Traz o Repelente, Marimbondo e Roubada (Ao Vivo), este gravado durante a Maratona Cultural de 2022. Todos os singles foram lançados com clipes. Além da Maratona Cultural, o trio tocou nos festivais: Floripa Jazz Festival, Alma Festival e 8ª Semana do Rock Catarinense.
A banda é finalista na categoria Intérpretes Instrumental da região sul do Brasil na 7ª edição do Prêmio Profissionais da Música, de Brasília e, em 2023, tem uma série de trabalhos a serem lançados, tanto na música, quanto no audiovisual.
Redes sociais da banda: @grilloeosmosquitos
Integrantes
Gustavo Grillo (bateria) – Gustavo é baterista e compositor, original de Porto Alegre/RS. Começou a tocar aos 11 anos e desde então integrou diversos projetos dos mais variados estilos musicais. Fez parte de peças de teatro musical, como X-Quem e Insones, onde circulou em teatros por toda Santa Catarina. Hoje, além da Grillo e os Mosquitos, desenvolve trabalhos em seu estúdio próprio, que construiu em 2021, de projeto acústico assinado pelo engenheiro e produtor musical Renato Pimentel.
Pedro Germer (guitarra) – Pedro é guitarrista, violonista e compositor. Em 2009, aos 16 anos, ganhou o prêmio Pepsi Music e sua banda abriu um show da artista nacional Pitty. Hoje atua em distintos projetos com variados artistas influentes de Florianópolis/SC, como sua mãe, Iara Germer, referência no samba e MPB no estado, e também a artista Anis de Flor. Em 2018, ganhou o prêmio de “Melhor Música Original”, pela Unisul, mérito de um trabalho de trilha sonora realizado para um filme de curta metragem.
João Peters (contrabaixo) – João é contrabaixista, compositor, produtor e arranjador natural de Florianópolis/SC. Além de compositor de diversas faixas da Grillo e os Mosquitos, Peters também trabalha paralelamente realizando gravações e mixando trabalhos a partir de seu home estúdio. Além do instrumental, atua também na cena pop, acompanhando outras artistas tais como Flora Cruz, Laura Padaratz, e Joana Castanheira, com quem exerce a função de direção, produção musical e arranjos para shows e gravações.
Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Reestruturado para funcionar virtualmente durante a pandemia, o Projeto 12:30 realizou a “Live 12:30” e o “Talk Show 12:30”. As apresentações virtuais estão disponíveis no canal do YouTube e também, disponibilizadas no formato de podcasts nas plataformas de áudio. Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados na página do DAC (dac.ufsc.br), Instagram e Facebook do Projeto 12:30.
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
O projeto “Igrejinha Musical”, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira – 01 de Junho, às 19h na Igrejinha da UFSC – o músico e compositor Luigi Antonio Irlandini em recital monográfico de obras para shakuhachi, piano e contrabaixo. O recital contará com a participação de Maria Bernadete Castelan Póvoas e Maurício Zamith (pianistas), e Gabi Mafra e Matheus Pasquali (contrabaixistas). O evento é gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada.
Luigi Antonio Irlandini
Compositor e instrumentista (piano e shakuhachi) nascido na cidade do Rio de Janeiro, é professor nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis, onde se dedica às atividades de composição, performance, ensino e pesquisa. Bacharel em Piano pela Universidade do Rio de Janeiro (UNIRio), Mestre em Composição pelo California Institute of the Arts (CalArts) e Doutor em Composição pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara (UCSB), realizou estágio pós-doutoral no Center for Research Art Technology (CREATE) da UCSB.
Destacam-se dentre as recentes performances de sua música Axis Mundi para orquestra de cordas (estreia na Bienal de Música Brasileira Contemporânea de 2021), Santuário de Baleias, para saxofone soprano e orquestra de cordas (estreia na Bienal de Música Brasileira Contemporânea de 2019) e a obra eletroacústica Ākāśa para shakuhachi e meios fixos (lançada em CD do mesmo nome em 2019 com apoio parcial da Fundação Catarinense de Cultura e o Prêmio Elisabete Anderle de 2017).
Sua pesquisa envolve o estudo interdisciplinar das temporalidades musicais circulares e espirais, e das relações entre conteúdos não-modernos e poéticas composicionais dos séculos XX e XXI com o imaginário (pensamento mítico, simbologia arquetípica). Sua pesquisa está publicada em periódicos acadêmicos tais como Perspectives of New Music (Estados Unidos), Per Musi, Opus e Revista Vórtex (Brasil). Irlandini estudou composição com Hans-Joachim Koellreutter, no Rio de Janeiro; Franco Donatoni, na Itália, e com Stephen L. Mosko e Brian Ferneyhough na California.
Os Músicos
Maria Bernadete Castelan Póvoas
Pianista natural de Criciúma SC/Brasil, é doutora, mestra e bacharel em música, Práticas Interpretativas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com um ano de residência na Iowa University (EUA) e estágio pós-doutoral no Instituto de Etnomusicologia INET-md, Universidade de Aveiro (DeCA-UA, Portugal). Sua formação pianística passou pelos professores Dulce Maechado, Clodomiro Caspari e Dirce Knijnik (Graduação e Mestrado) no Brasil, e Sebastian Benda (Brasil/Suíça), Evelyne Flaow (França), René Lecuona (Iowa–USA). Fez cursos com Magdalena Tagliaferro, Arnaldo Estrella, Bruno Seidhofer e Hiltenbrandt (Suíça).
Professora nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Música da Udesc, desenvolve atividades de ensino, extensão e pesquisa interdisciplinar sobre repertório e desempenho pianístico, música de câmara e brasileira. Participa de eventos científicos nacionais e internacionais com publicações. Pianista correpetidora, atuou junto ao Coral UDESC, Estúdio Vozes e outros grupos. Realiza recitais solo e de câmara, estreia de obras e gravação de CD com repertório solo e duo de piano com Luís Claudio Barros (Duo Castelan & Barros).
Maurício Zamith
Pianista e professor vinculado ao Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – Udesc, onde atua na área de piano dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música. É doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre pela Universidade Estadual de Campinas e bacharel pela Universidade de São Paulo.
Durante sua formação, foi premiado em diversos concursos nacionais de piano e de música de câmara, tendo sido orientado por Gilberto Tinetti, Marisa Lacorte, Mauricy Martin e Ney Fialkow. Até 2019, integrou com o violinista e professor João Eduardo Titton (UDESC) o Duo Titton-Zamith, projeto de extensão universitária vinculado à Udesc, com apresentações no Brasil e no exterior. Em 2008, produziu e gravou o CD Tempo Composto, com obras para piano compostas por professores do Departamento de Música da Udesc. Desenvolve pesquisa sobre as relações entre tempo, análise e performance musicais, com publicações e produção artística vinculadas ao tema.
Gabi Mafra
Gabi Mafra é graduanda do curso de licenciatura em música pela Udesc. Natural de Florianópolis, iniciou na música ainda criança com musicalização infantil e aulas de violão. Também estuda trombone de vara e contrabaixo acústico. Integrou a Sociedade Musical Filarmônica Comercial durante 15 anos. Hoje participa de vários projetos musicais: Orquestra Experimental – IFSC, Orquestra Acadêmica Udesc, Big Band Udesc, Rosie AC/DC Tribute, Flor de Jamblues, Fish Ventura e Orquidália. Atua também como instrumentista de apoio em bandas e dá aulas de música.
Matheus Pasquali
O contrabaixista e compositor Matheus Pasquali faz parte da nova geração de músicos do Rio Grande do Sul. Uma geração que não vê barreiras nem rótulos, onde a música erudita e a popular se fundem numa mescla sonora contemporânea e única a serviço da arte. É formado em música pela Universidade de Passo Fundo (UPF) além de ter cursado a graduação em contrabaixo acústico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atualmente ser aluno do Programa de Pós Graduação em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Tem uma série de gravações e apresentações como sideman ao lado de artistas dos mais variados estilos e dois EP’S com diferentes formações com suas composições; Nédio (2019) e Espera (2020), além do disco com o baterista maranhense Isaías Alves (2019) e o single Fundo (2022).
Projeto Igrejinha Musical
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente (nas quintas-feiras) durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. Os recitais realizados estão disponíveis na playlist Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
>> Serviço
O quê: Luigi Antonio Irlandini | Igrejinha Musical
Quando: 01/06/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | @igrejinhamusical
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Luigi Antonio Irlandini.
O projeto “Igrejinha Musical” ação do Departamento Artrítico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, 22 de junho, às 19h na Igrejinha da UFSC, o recital “Música de Câmara Udesc”. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada. Música de Câmara é uma das mais importantes disciplinas no curso de música do Departamento de Música. Ela se inicia já no segundo ano do curso e segue como eletiva nos dois últimos semestres. A atividade congrega diversos conhecimentos adquiridos durante o curso unindo teoria, prática e performance.
Os estudantes escolhem o repertório no início do semestre, montam os grupos. Nas primeiras aulas são ouvidas as obras de referência juntamente com as partituras, e logo depois já se iniciam os ensaios e aulas sobre as obras ensaiadas pelos conjuntos. Neste programa teremos duos, trios em diversas formações instrumentais. O processo culmina com performances que acontecem nos espaços do DMU – CEART e outros espaços culturais, como o Jardim Botânico e Igrejinha da UFSC. Os músicos deste programa foram orientados pelos Professores João Titton e Cauã Canilha.
Repertório:
Compositor
Obra/movimento
Intérpretes
Radamés Gnattali
Anacleto de Medeiros
Suíte Retratos
Max Tavares e Leo Mueller – Violão
Preludio 5 peças Shostakovich
Preludio
João Pedro – Piano
Davi Batista – Violoncelo
Marieli Lemos – Violino
Edmundo Villani Cortes
Luz
Mikael Bonotto – Violino
Matheus Andrade – Piano
Joe Hisaishi
Nausicaa Requiem (From Nausicaa of the Valley of the Wind)
Mikael Bonotto – Violino
Felipe Fonseca – Piano
Gabriel P. G. Tafarel
Contemplação No. 1
Gabriel Tafarel – Piano
Lucas Ropelato – Violoncelo
B.Bartók
Danças Folclóricas Romenas
Daniel Augusto Vieira – Violino
Marina Sobral – Piano
L. Beethoven
Sonata no.8
Andante – movimento 2
Juciane Barbosa – violino
Sam Machado – Piano
Jaime Zenamon
3 Retratos
Despedida
Dialogo
Guido Gohlke – Violino
Pablo Vargas – Violão
A.Piazzolla
Dernier Lamento
Nuevo Mundo
Cindy Reis – Violino
Arthur Ramos – Violão
A Historia do Tango
Concert d´aujourd´hui
João Titton – violino
Cauã Canilha – Violão
Projeto Igrejinha Musical
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente (nas quintas-feiras) durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. Os recitais realizados estão disponíveis na playlist Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.
O projeto “Igrejinha Musical”, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima terça-feira, 27 de Junho, às 19h na Igrejinha da UFSC – o evento “Ciclos Música em Movimento: Projeções Sonoras – Mesclas Musicais”. A apresentação é gratuito e aberta à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada.
As ações do “Ciclos Música em Movimento: Projeções Sonoras – Mesclas Musicais” iniciaram a partir de atividades vinculadas a disciplinas do curso de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da Udesc, e assim se mantêm em sua terceira edição. A iniciativa propõe a realização de palestras, oficinas e concertos com coordenação da professora Maria Bernardete Castelan Póvoas.
O projeto traz à mostra peças de compositores brasileiros, manifestações artísticas cujas características rítmicas e melódicas representam diferentes tendências musicais – realçadas nas apresentações por meio de repertório diverso entre canções para canto e piano, duos para piano e contrabaixo acústico, guitarra piano quatro mãos violoncelo e violino, e trio para piano, violino e violoncelo executando uma suíte que inclui Prelúdio, Toada, Chorinho, Canção de Ninar e Baião.
Serão apresentadas peças de compositores como: Dragonetti (Nanny), Maurice Ravel, Zequinha de Abreu, entre outros, arranjos e peça autoral de Joaquin Rebollo Couto. Participam desta série de apresentações músicos dos cursos de Pós-Graduação e Graduação em Música do Centro de Artes, Design e Moda (CEART/Udesc).
Os Músicos
André Felipe Carpes
Órgão/Piano – Natural de Florianópolis, ingressou aos 15 anos no Coral Santa Cecília da Catedral de Florianópolis, estudou órgão e piano com Ir. Corália Weber, Pe. Ney Brasil e Marcos Rocha. Participou do CONESPA, Akáthistos, Concertos do Coro e Missas Solenes em Rito Tridentino. Graduado (2015) no curso de Direito da Universidade do Sul de Sta Catarina. Participou da fundação Coro Laudate com foco em música litúrgica e latim como instrumentista, arranjador e compositor. Aperfeiçoou-se em musical-litúrgico na PUC, São Paulo (2022). Atua na Catedral, Coral, Capelania da Irmandade do Hospital de Caridade, Reitoria Sta Catarina de Alexandria do Colégio Catarinense.
Joaquin Rebollo
Violoncelo – Natural de Montevidéu, Uruguai, iniciou a tocar violino aos 14 anos em Florianópolis e aos 19 passou para o violoncelo com o prof. Cipriano Pagani Tampieri; de 1997 a 2004 foi aluno de Maria Alice Brandão. Participou de cursos e seminários com diversos professores de violoncelo, entre eles Guerra Vicente, David Chew, Alceu Reis e Jaques Morelenbaum. Formado em 2004 no Curso Superior de Composição e Regência pela EMBAP – PR, fez especialização em Docência do Ensino Superior pela FALEC. Violoncelista e professor em escolas, orquestras e grupos de câmara em SC e PR. É mestrando no programa de Pós-Graduação-UDESC orientado pelo Dr. Guilherme Sauerbronn.
Karol Lima
Piano – Cursou Bacharelado e Licenciatura em Música na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Teve aulas de piano com Vivian Siedlecki na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) e participou de oficinas de piano em Curitiba. Durante os anos de 2020 e 2021 foi pianista titular da Orquestra Filarmônica da UFPR. Atualmente é mestranda no programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, na linha Processos Criativos sob orientação do Dr. Leonardo Piermartiri. É sócia e pianista do Duo musical PianCello.
Matheus Pasquali
Contrabaixo – É formado em música pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e graduado, também em música, contrabaixo acústico, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como instrumentista, compositor e arranjador nos âmbitos da música popular e erudita, participando de grupos musicais diversos. Atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sob a orientação de Dr. Leonardo Piemartiri.
Rodrigo Warken
Piano – Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina e Bacharel em Piano pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, aperfeiçoou-se na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Detentor de oito primeiros prêmios em concursos nacionais de piano, gravou CD com obras de Cláudio Santoro e Edino Krieger. Em 2003, gravou as canções de Aldo Krieger com a soprano Rute Staerke. Atuou como professor na Universidade do Estado de Santa Catarina e na Universidade Federal Fluminense. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC, com pesquisa sobre música brasileira.
Vitor Zafer
Multi-instrumentista, maestro, compositor e produtor musical de cinema, séries de TV e videogames – Estudou piano (Contraponto – 2006), guitarra (ULM – 2008), áudio profissional (CAM – 2011) e graduou-se em violino (USP – 2013). Atualmente é mestrando pelo PPGMUS UDESC sob orientação da Prof. Dra. Cristina Emboaba. Apresentou-se com artistas como Johnny Alf (2004) e Steve Vai (2016). Regeu orquestras, big bands e corais em festivais internacionais de música (Brasil, Itália, Estônia e Finlândia). Esteve à frente da estréia mundial do Sonic Symphony Official Tour. Foi professor convidado nas Universidades de Turku e Rauma Musikiiopisto (Finlândia), Scuola Comunale di Musica G. Sarti (Itália) e Oficinas Culturais da USP (Brasil).
Weliton Carvalho
Piano – Graduado em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina, sob orientação de Dr. Maurício Zamith Almeida, direcionou sua prática artística à performance de música contemporânea e estudos de corpo em movimento. Lecionou instrumento na Escola de Artes de Chapecó (2022) colaborando em recitais de música de câmara. Atua em grupos como pianista colaborador (Madrigal Udesc) e camerista (Duos com viola e piano a quatro mãos). Atualmente é mestrando em Processos Criativos no PPGMUS-UDESC sob a orientação de Maria Bernardete Castelan Póvoas.
Projeto Igrejinha Musical
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente (nas quintas-feiras) durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. Os recitais realizados estão disponíveis na playlist Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.
Na quarta-feira, dia 28 de junho, acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Parada Cultural LGBT+. A abertura do evento será com o show da Banda Orquidália, durante o Projeto 12:30. A ação é uma iniciativa do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) em parceria com a Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe).
A programação tem início às 12h. É gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina, em frente ao prédio da Reitoria I, no campus da Trindade em Florianópolis.
Parada Cultural LGBT+ da UFSC
A data de 28 de junho é uma data histórica que marca o acontecimento conhecido como Rebelião de Stonewall ou Levante de Stonewall, que ocorreu em 28 de junho de 1969. Esta data relembra a revolta da comunidade LBGTQIA+ contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por pessoas desta comunidade, as quais enfrentavam discriminação e perseguição sistemáticas por parte das autoridades.
A Parada Cultural LGBT+ na UFSC é uma iniciativa para dar voz às expressões artísticas da população LGBTQIA+ e enfrentar a LGBTfobia dentro da Universidade. É, também, uma ação para mostrar que pessoas desta comunidade são plurais e capazes de estar dentro do ambiente acadêmico, produzindo ciência nas suas mais diversas formas e também criando arte nas suas mais diversas manifestações.
Programação:
- 12h | Falas de abertura;
- 12h30 | Projeto 12:30 com show da banda Orquidália;
- 13h30 | Performance teatral com o artista Douglas Edgard e poesias com o grupo Slam Coline;
- 14h | Oficina de vogue com Casa das Feiticeiras;
- 15h | Microfone aberto
Orquidália
Da junção de sons, texturas e cores, a coletiva Orquidália surgiu em 2018. Vivendo em eterna metamorfose, a banda vem para expandir limites e rever conceitos musicais, submersa no caldeirão sonoro da latinoamérica. Em seu novo show, mistura a energia elétrica da guitarra com a bateria, ao pulso orgânico do violão e percussões, tocando, dançando e cantando músicas do álbum Boca a Boca (2021), junto de releituras e novas composições.
Atualmente, o grupo é formado por Maitê Fontalva, Gabi Mafra, Dani Citadin e Lucas Fontalva, com participação do músico Carlos Roberto. A banda está na fase de produção de seu terceiro disco. Orquidália já realizou shows pelos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com destaque para festivais como Arvo, Magnólia, Bradamundo e Revirada, em SC, e FIMS e Festival de Bolso, em Curitiba.
Integrantes
Maitê Fontalva (vocal, percussões e baixo):
Crescida no Maranhão, reside em Florianópolis há 6 anos. É estudante do curso de Música na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Integra a Orquidália, banda da qual é cofundadora, além dos projetos Apocalypse Cùier, Madrigal Udesc y Luitê. Também dá aulas de música e trabalha com produção musical e sonorização.
Lucas Fontalva (baixo, guitarra e vocal):
Nasceu no Maranhão e desde os 10 anos tem relação com o mundo da música. Movido pela curiosidade, sempre gostou de explorar instrumentos e suas diversas sonoridades. Hoje, participa da Orquidália e, também, compõe o duo Luitê e o Madrigal Udesc.
Dani Citadin (bateria):
Tocando bateria, explora os ritmos brasileiros, com raiz no rock, sua influência principal quando começou no mundo da música. Atualmente, participa das bandas Orquidália, Rosie AC/DC Tribute e da Fish Ventura.
Gabi Mafra (trombone e guitarra):
Desde a infância teve contato com instrumentos musicais. Aproveitou as oportunidades e pôde descobrir como tirar som de diversos instrumentos. Participa de diversos projetos musicais, tais como: Rosie AC/DC Tribute, Fish Ventura, Flor de Jamblues e Orquidália.
Carlos Roberto (saxofone e percussões):
Multiinstrumentista, toca guitarra e violão, mas tem cedido espaço para a plasticidade do saxofone e para a música histórica da flauta doce. Hoje, participa da Orquidália, da Charanga Encarnada, do Núcleo de Flautas Doce da Udesc e da Big Band Udesc.
Redes sociais da banda: @instadaorquidalia
Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados nos site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc). Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, dia 06 de julho às 19h, na Igrejinha da UFSC, o Recital de Câmara com o Duo Titton/Barros. A apresentação será a última da segunda temporada. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Desde 2006 o duo atua em concertos e master-classes em diversas cidades do país e exterior, promovendo a cultura brasileira e incentivando a formação de plateia, compromisso assumido pelos integrantes do duo enquanto musicistas e professores vinculados a uma universidade pública. A vasta experiência camerística dos integrantes permite uma variedade de repertório que abrange desde o período barroco até a produção musical contemporânea. Neste concerto os intérpretes apresentam obras de dois brasileiros e um francês. A escolha busca apresentar um recorte de importantes obras para o gênero de câmara para violino e piano.
Repertório:
Claudio Santoro – Sonata no. 4 (1950)
- Allegro
- Lento
- Allegro
Gabriel Fauré – Sonata no.1 op. 13
-
- Allegro molto
- Andante
- Scherzo: Allegro vivo
- Finale: Allegro quasi presto
João Titton – Violino
Mestre pela University of Cincinnati (EUA) e graduado pela EMBAP, João Titton é atualmente professor de violino no curso de Bacharelado em Música da Udesc. Foi fundador de diversos grupos de câmara como Quarteto Brasília, Quinteto de Cordas de Curitiba e Quinteto de Cordas Catarinense. Executou diversos concertos pelo país e exterior com o pianista Maurício Zamith apresentando obras de compositores brasileiro. Coordena o Programa de Extensão Udesc Musical no qual dirige a Orquestra Acadêmica Udesc onde produziu dois cds “Música Brasileira”(2010) e “Instrumental da Casa” (2015) e participa do Duo Titton-Barros.
Traduziu o livro “A arte de praticar o violino” Robert Gerle 2016 publicado pela UFPR. Vem atuando como professor nos principais festivais de música do país como: Festival Internacional de Música de Belém (PA), Femusc (SC), Festival Internacional de Música Colonial Brasileira – Juiz de Fora (MG) e Unisinos e Gramado in Concert (RS). Já atuou como spalla e solista da Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Filarmonia Santa Catarina e Orquestra do Estado de Mato Grosso, Cordas da Ilha e Orquestra Andante.
Luis Claudio Barros – Piano
Considerado por Nelson Freire como “um músico de invulgar talento, dotado de grande sensibilidade artística e facilidade pianística”, Luís Cláudio Barros é bacharel em piano pela FAMES (Vitória/ES), mestre em piano pela Eastman School of Music(NY, EUA) e doutor em piano pela UFRGS (Porto Alegre/RS), tendo realizado estágio doutoral no Laboratório de Performance e Psicologia da Música da Universidade de Connecticut (EUA). Detém inúmeras premiações em Concursos Nacionais e Sul-Americanos de Piano, destacando-se primeiros lugares nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná.
Desde 2000 é professor de piano do Departamento de Música da Udesc e fez parte do “Piano Faculty” no 14th World Piano Pedagogy Conference (EUA). A carreira acadêmica é conciliada com atividades artísticas, tendo realizado a turnê solo “Tributo a Chopin” em SC, recitais de canto e piano nas cidades da Alemanha com a soprano Elaine Boniolo e apresentações do Duo Castelan & Barros pelo país, Argentina, Portugal e Espanha.
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente (nas quintas-feiras) durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. Quando possível, as apresentações são gravadas e disponibilizadas. Os recitais realizados estão disponíveis na playlist Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.
O Coral, a Orquestra de Câmara da UFSC e o Coral de Iniciantes — projetos musicais do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentam-se nesta quinta-feira, 06 de julho, no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado(EFI-1), às 19h30, os concertos de encerramento das atividades do semestre. O repertório é variado, com músicas populares e eruditas, de autores brasileiros e internacionais. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade.
Coral da UFSC
O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963 com expressiva atuação no movimento coral catarinense e brasileiro, realizando um repertório voltado para a música nacional. Tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 45 componentes e é formado por alunos, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.
Orquestra de Câmara da UFSC
A Orquestra de Câmara da UFSC iniciou os ensaios em junho de 2009. Podem fazer parte da Orquestra pessoas da comunidade universitária e da comunidade em geral, que devem possuir o seu próprio instrumento. Os ensaios gerais acontecem no período vespertino no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado. A Orquestra de Câmara da UFSC têm por objetivo fomentar e difundir a música instrumental, proporcionando aos músicos em potencial espaço para desenvolverem seus talentos artístico-musicais. Além disso, a ação visa: divulgar a música erudita e popular por meio de apresentações e, com isso, incentivar a formação e a cultura local; incentivar sua participação no processo de interação entre a Universidade e a sociedade; e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, mediante do envolvimento de estudantes em atividades de extensão.
Coral de Iniciantes
O Coral de Iniciantes faz parte de um convênio de estágio entre a UFSC e a Udesc. Os trabalhos foram supervisionados pela maestrina Miriam Moritz, regente do Coral da UFSC e coordenadora do projeto de extensão Orquestra de Câmara da UFSC. A oficina foi ministrada pelos estudantes de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Nelson Gutiérrez e Alexandre Clemente. A atividade objetiva possibilitar a iniciação à técnica do canto popular em grupo e contempla fundamentos de técnica vocal, percepção musical e prática do canto em conjunto com músicas a uma e duas vozes.
Para participar do Coral e da Orquestra de Câmara da UFSC os interessado devem encaminhar e-mail para coraldaufsc@contato.ufsc.br, com pedido de inscrição à regente dos grupos musicais.
Sobre a Regente
Miriam Moritz é natural de Florianópolis (SC), formou-se em música pela Udesc, em 1987; em 2003 finalizou seu curso de especialização em musicoterapia pela Unisul; em 2014 concluiu o curso de mestrado pela UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira. Antes de ingressar na UFSC, permaneceu por cinco anos na Europa, onde atuou como flautista em diversos locais de Portugal e Espanha. Aprovada em concurso público, é regente do Coral da UFSC desde 2004. Em 2009, passou a coordenar e a reger também o Madrial e a Orquestra de Câmara da UFSC.
>> Serviço
O quê: Apresentações Coral, Orquestra de Câmara da UFSC e Coral de Iniciantes
Quando: 06/07/2023 | quinta-feira | 19h30
Onde: Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI-1) | atrás do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM)
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Informações: dac.ufsc.br | coraldaufsc@contato.ufsc.br
Com o intuito de aproximar gestores e gestoras da cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado de Santa Catarina, será realizado na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na próxima terça-feira, 11 de julho, às 14h, o encontro do Pré-Fórum Catarinense – Forcult Sul. O evento reunirá docentes e técnicos atuantes em ações artístico-culturais públicas.
O Fórum Regional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul (Forcult Sul) é um espaço de encontro de gestores culturais das IPES do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições.
Organizado pela UFSC e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Pré-Fórum Catarinense será um momento anterior ao Encontro Regional em Curitiba, no qual as IPES de Santa Catarina se reunirão para dialogar sobre a gestão cultural e as atividades do setor desenvolvidas.
Encontro Regional do Forcult Sul
Nos dias 26 e 27 de julho, em Curitiba – PR, acontecerá o Encontro Regional do Forcult Sul. Realizado no formato presencial, o evento tem por tema: “Transversalidades da cultura – presenças em tempos, espaços e ações”. A atividade discutira a construção de ações estratégicas, por meio de processos avaliativos de 5 eixos temáticos, que constituem os Grupos de Trabalho – GT’s: Corredor Cultural, Observatório das Dinâmicas Culturais, Política Cultural, Políticas de Financiamento e Parcerias Institucionais. As inscrições para o Encontro Regional do Forcult Sul estão diponiveis no formulário eletrônico.
No dia 18 de julho, terça-feira, às 19h30 o Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá o Projeto Guitar Duo: Choro In Concert 1ª edição. O projeto apresentará concertos musicais em 10 cidades do RS e SC tendo como objetivo divulgar obras autorais dos compositores Arnaldo Savegnago e Ronaldo Sontag, promovendo a motivação para o estudo do Violão Erudito.
A proposta do Guitar Duo é a combinação sonora perfeita, o diálogo entre os instrumentos, dessa forma, o primeiro Violão solista é encarregado da melodia de todas as obras, executado por Ronaldo Sontag e o segundo Violão, é encarregado da harmonização e da condução dos acordes, servindo de apoio à melodia, executado por Arnaldo Savegnago . As obras são instrumentais, em formato consonante, de fácil entendimento ao público em geral.
O projeto Guitar Duo: Choro In Concert 1ª edição é viabilizado pela Lei de Incentivo a Cultura; produção Cultural do Instituto CrêSer; Apoio: Instituto Humaniza; Realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
>> Serviço
O quê: Guitar Duo: Choro In Concert 1ª edição
Quando: 18/07/2023 | terça-feira | 19h30
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC | Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima | Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: evento gratuito e aberto à comunidade
O recital beneficente Florianopianos com a interpretação do pianista Alexandre Dietrich será realizado no palco do Teatro Ademir Rosa – CIC no dia 19 de julho às 20h30.
A apresentação de piano solo é gratuito com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será entregue ao projeto Rede Solidária Somar Floripa.
O pianista interpretará peças musicais de compositores brasileiros que tiveram influência em suas composições do folclore brasileiro, entre eles Ernesto Nazareth e Francisca Gonzaga. Além de obras de compositores de grande importância na literatura pianística internacional, que também obtiveram inspiração em suas respectivas culturas populares, como Frederic Chopin e Sergei Rachmaninoff.
Sobre o pianista
Alexandre Dietrich é músico atuante no cenário catarinense e com prestigiada carreira nacional e internacional. É bacharel e mestre em Música pela Udesc, atualmente cursando Doutorado pela mesma instituição. Seu trabalho artístico-musical abrange apresentações de recitais de piano solo, recitais de câmara, concertos com orquestra em relevantes teatros e centros culturais do Brasil.
Em sua carreira internacional, Alexandre se apresentou em diversas cidades europeias: Bordeaux, Bruxelas, Hamburgo, Lisboa, Madri, Milão e Paris. Nos Estados Unidos, apresentou-se em Alexandria, Athens, Dallas, Houston, Los Angeles, New Orleans, Roanoke e Washington DC, em San José e Turrialba na Costa Rica.
O Projeto Cultural Florianopianos foi viabilizado por meio do Edital de Apoio às Culturas. Com patrocínio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Prefeitura de Florianópolis.
Quanto: Entrada Gratuita – Retirada de ingresso no site ou app Sympla – Contribuição: 1 kg de alimento não perecível que será entregues ao projeto Rede Solidária Somar Floripa.
Classificação: livre
Informações: Abner Silvestre (48) 99171-7060
Produção Cultural: Silvestre Produções
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
Riobaldo | Personagem central do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num ‘homem de bem’.
Na quarta-feira, dia 09 de agosto, os músicos da banda de rock “Seu Luiz e os Enfurnados” sobem ao palco do Projeto 12:30, para show gratuito com repertório autoral. A apresentação tem início às 12h30 e integra a programação da 9ª edição da Semana do Rock Catarinense. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis.
Seu Luiz e os Enfurnados
A banda Seu Luiz e os Enfurnados, de Florianópolis, apresenta um rock ‘n roll com referência de blues e folk, “bebendo da fonte” de clássicos mundiais e brasileiros dos anos 70 e 80. Formada em 2021, é composta pelos músicos Rafael Meksenas (guitarra), Vitor Graf (voz, guitarra e gaita), Matheus Pasinatto (contrabaixo elétrico) e Gustavo Borges (bateria). A banda lançou em 2023 o primeiro álbum intitulado “98”, produzido por Fabio Sung e que já está disponível nas principais plataformas de áudio.
No álbum, sete canções compostas por Vitor e Rafael dão o tom das músicas que entram, uma a uma, numa sequência cadenciada, com a atitude do rock ‘n roll misturado ao blues romântico rasgado, que provocam e embalam aqueles que escutam. As referências para o som de “Seu Luiz e os Enfurnados” vêm de uma lista grande: Rolling Stones, Howlin Wolf, Muddy Waters, Tom Zé, Mutantes, Beatles, Secos e Molhados, Cazuza, Titãs, Elton John, Arnaldo Antunes, Erasmo Carlos, Belchior, Caetano Veloso, Cássia Eller e Gal Costa.
Redes sociais da banda: @seuluizeosenfurnados
9ª Semana do Rock Catarinense (SRC)
A nona edição do evento tem o objetivo de resgatar o passado, fortalecer o presente e vislumbrar futuros para a música catarinense. A programação conta com mais de 40 atrações da cena musical de Santa Catarina, que se apresentarão em palcos de Florianópolis, São José e São Pedro de Alcântara, misturando gêneros e ritmos como rock, folk, reggae, hip hop, brasilidades e experimentalismos. A programação completa da 9ª Semana do Rock Catarinense está disponível na página oficial do evento no Instagram: @9_src.
Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados nos site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc). Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
O Fazendo Gênero 13 promove a I Oficina do Projeto Artivismo “SLAM” nesta quarta-feira, 9 de agosto, às 18h30. O encontro será no Espaço Cultural Gênero e Diversidades da UFSC, na rua Desembargador Vitor Lima, 45, bairro Trindade.
A primeira oficina contará com a contribuição de artivistas da UFSC para uma roda de poesias e SLAM, com composições autorais que destaquem os temas “Anticolonialismo, Antifascismo e Justiça Climática”. O Projeto Artivismo tem apoio da Secretaria de Arte e Cultura da UFSC e integra as atividades de construção da Comissão de Movimentos Sociais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 13. Como proposta, as pessoas responsáveis pela organização do projeto sugeriram a criação de cinco oficinas práticas mensais, bem como duas mobilizações que ocorrerão nos meses de setembro e fevereiro. Tanto as oficinas quanto as mobilizações são abertas ao público e todas as pessoas são bem-vindas para contribuir na proposta de mesclar a Arte com Ativismo.
Mais informações na página do evento.
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
Leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo, seguida de bate-papo | O ator Gilson de Barros, um estudante de Rosa, propõe a leitura dramatizada de um recorte do romance: a peça “O Julgamento de Zé Bebelo”, onde acontece o “julgamento legal” de Zé Bebelo, um chefe jagunço inimigo. A trama Roseana, descreve com maestria, as nuances de um julgamento humanizado, onde a palavra e a argumentação assumem papel central.
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho | Riobaldo, um ex-jagunço, hoje um velho fazendeiro, conversa com um interlocutor (o público). Nesse encontro, cheio de filosofia, ele conta passagens sua vida e reflete sobre a dialética: bem e mal. Na juventude, por amor a Diadorim, e para conseguir coragem e força, fez o que julga ser um pacto Fáustico. Durante a narrativa, o personagem se vale de várias histórias populares, para questionar: “o diabo existe?”.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será sede, nos dias 21 e 22 de agosto, segunda e terça-feira, da 20ª Caravana do Plano Juventude Negra Viva. Promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) e pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, as caravanas têm o objetivo de promover a participação social de jovens negros e negras, de organizações da sociedade civil e gestores dos estados e municípios relacionadas à pauta de juventude e igualdade racial, na elaboração do Plano Juventude Negra Viva.
Interessados em participar das discussões e paineis podem inscrever-se pelo formulário online.
Podem participar pessoas de toda a comunidade universitária e sociedade em geral, desde que estejam ligadas aos movimentos sociais e de juventude, com foco para as questões da juventude negra. Conforme explica a diretora de Ações Afirmativas e Equidade, Marilise Sayão, “o objetivo das caravanas é a construção coletiva do Plano Juventude Negra Viva, bem como a formulação de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra”.
A inscrição e participação nos dois dias de evento dá direito a certificado emitido pelo Ministério da Igualdade Racial, por meio da Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria Geral da Presidência.
Confira abaixo a programação completa:
21 de agosto, segunda-feira
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH / UFSC)
9h: Abertura com intervenção cultural
10h30: Exposição da metodologia da oficina-plenária de construção do documento com os apontamentos e propostas da Juventude Negra em Santa Catarina
11h – 12h: Exposição dos gestores locais acerca das políticas públicas voltadas para a Juventude e Igualdade Racial
Almoço
13h30: Construção da árvore de problema – escuta das observações relacionadas ao contexto social em que a juventude negra se encontra inserida no estado e problemas
relacionados a esta realidade
Intervalo
16h15 – 18h: Construção da árvore de problema – escuta das observações relacionadas ao contexto social em que a juventude negra se encontra inserida no estado e problemas
relacionados a esta realidade
22 de agosto, terça-feira
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH / UFSC)
9h – 12h: Escuta das proposições, expectativas, sugestões e propostas para possíveis soluções dos problemas levantados no dia anterior, por eixos temáticos (Educação; Saúde; Cultura; Trabalho, Emprego e Renda; Valorização do território, direito à cidade e meio ambiente; Ciência e tecnologia; Segurança Pública e acesso à Justiça). Construção da árvore de soluções
Almoço
13h30 – 16h: Escuta das proposições, expectativas, sugestões e propostas para possíveis soluções dos problemas levantados no dia anterior, por eixos temáticos. Construção da árvore de soluções.
Intervalo
16h15 – 18h: Validação das contribuições expostas pela sociedade civil, entes governamentais e não governamentais, para cada eixo de atuação do Plano Juventude Negra Viva
Texto: Agecom/UFSC
O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima terça-feira, 22 de agosto, às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista italiano Giovanni Accadìa. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Nasceu em 1999 na Itália e representa um dos talentos mais promissores de sua geração. Iniciou seus estudos no violão aos 8 anos, na Itália. Participou de diversas masterclasses com artistas consagrados, dentre os quais, Christopher Parkening, David Russell, Sergio Assad, Leo Brouwer e Zoran Dukic. Recebeu o grau de Bacharel – com honras – na Itália, estudando com Mtro Aniello Desiderio. Aos 21, conquistou também o título de Mestre – com honras – em violão clássico, sob orientação de Maestro Andrea De Vitis.
Atualmente, é mestrando em Performance ao Violão sob orientação do professor Thomas Patterson na Universidade do Arizona (Bolton Guitar Studies), onde também leciona como professor assistente. Em 2014 realizou seu primeiro recital na famosa e prestigiada Sala Accademica, do Pontificio Istituto di Musica Sacra, em Roma. Desde então, tem trabalhado como concertista e solista na Itália, Suíça, Alemanha e EUA.
Em 2016 foi selecionado entre mais de 80 violonistas internacionais para gravar um CD, lançado pela revista de música italiana SeiCorde. No mesmo ano, foi um dos 276 músicos (entre mais de 1850 de todo o mundo) selecionados para o prestigiado Torneo Internazionale di Musica (TIM), em Turin. Em 2020 ele gravou, graças à sua vitória no Brussels International Guitar Competition, seu CD “Soli Deo Gloria”, um recital de violão clássico lançado com o selo DotGuitar. Foi participante e vencedor em diversas competições internacionais, como:
- Semifinalista no International Concert Artist Competition 2023 (ICAC GFA), entre mais de 60 vionolistas;
- 1º lugar no 41o Annual Sholin International Guitar Competition (Tucson – USA);
- 1º lugar no 20o Beeston International Guitar Competition (Tucson – USA);
- 1º lugar no Lugano International Music Competition (Lugano – Suíça);
- 1º lugar no Brussels International Guitar Competition (Bruxelas – Bélgica), entre outros.
Programa:
Domenico Scarlatti (arr Giovanni Accadìa):
Sonata K 34
Sonata K 1
Sonata K 32
Sonata K 386
Giulio Regondi:
Introduction Et Caprice Op. 23
Gerard Drozd:
Canto Dei Ricordi
Dedicated to Giovanni Accadìa
Niccolò Paganini:
Gran Sonata
Sergio Assad:
Valseana, Preludio e Toccatina
From Aquarelle
A Companhia Evoé Teatro, em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta no dia 25 de agosto, sexta-feira, às 20h, a peça de teatro “Ílion ou A Morte de Heitor”, a partir da Íliada de Homero. A peça é gratuita – porém, deve ser feito uma reserva com antecedência no Formulário Eletrônico – e acontecerá no Teatro Carmen Fossari, na UFSC. O texto, a criação e a interpretação ficam por conta do ator Pablo Fernando.
Revisitar a Ilíada é um gesto que tenta olhar para a própria génese da humanidade, é vasculhar as nossas origens para constatar que pouco o nada mudou na condição humana desde que o homem fixou a sua existência dentro da pólis. Continuamos a viver a angústia da morte e a tentar encontrar um sentido para tudo isto.
A Ilíada, originalmente cantada por Homero, versa sobre vida, sobre o homem e as suas batalhas metafóricas e reais, pessoais e coletivas, concretas ou imaginárias. Fala-nos sobre a luta pela sobrevivência e o pouco espaço que nos resta para encontrar o sentido da vida. Versa sobre uma guerra que parece não ter fim, sobre as nossas guerras diárias em busca da felicidade, porque é de felicidade que se trata. Neste espetáculo, veremos fragmentos de uma história cantada há quase três mil anos. Veremos imagens de uma guerra que durou mais de nove anos e que supostamente teve o seu início num gesto de amor desenfreado.
Pessoalmente nunca percebi, bem ao certo, se o início de tanta violência se dá pelo amor à Helena ou pelo simples fato de termos nascido, nascidos para amar e odiar esta guerra que nos consome diariamente. O certo é que Agamémnon, após o sacrifício de sua filha Ifigénia, atracou nas praias de Tróia trazendo consigo milhares e milhares de homens, um exército repleto de reis. Com mais de mil navios, os aqueus desembarcaram com o propósito de subjugar as muralhas intransponíveis de Ílion, e assim, resgatar Helena.
Helena é a metáfora perfeita, a mais bela dentre todas as mulheres. Se olharmos com atenção para os aqueus e seus navios, acampados junto ao mar, veremos uma turba de homens e a multiplicidade de um exército completo e numeroso, as várias faces da dimensão humana, do outro, a hospitaleira e acolhedora cidade de Tróia, cidade de homens e mulheres com muitos afazeres, com as suas muralhas intransponíveis e heroicamente defendidas por Heitor.
Heitor o filho querido! Filho primogénito de Hécuba e Príamo.
Heitor, o irmão! Protetor do jovem Páris.
Heitor o marido! A quem Andrómaca dedica o seu amor
incondicional.
Heitor! O pai atencioso e protetor!
Heitor! O amigo e baluarte dos troianos! Defensor de Tróia e seus
habitantes.
Nesta Ilíada veremos o Homem em luta com um dos seus grandes dilemas. Sair para territórios hostis em busca do desconhecido do reconhecimento, da fama, das recompensas, das glórias para encontrar a felicidade através de um simulacro de imortalidade ou permanecer entre os seus, em territórios nativos, no conforto do lar, dentro das próprias muralhas que nos definem, limitam e encerram, mas que nos trazem segurança e tranquilidade e principalmente nos aproximam das pessoas amadas.
Pablo Fernando
Iniciou os seus estudos no curso profissionalizante da Oficina Permanente de Teatro Universidade Federal de Santa Catarina (1992 – 1994) tendo frequentado, três períodos da licenciatura em Artes Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina (1993 – 1994). Em Portugal deu continuidade a estes estudos concluindo o Bacharelado (1996 – 1998), e a Licenciatura (2008) em Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema, ainda a nível académico concluiu a Pós-graduação em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa (1998-2000), a Pós-Graduação Pedagogia Perceptiva do Movimento da Universidade Moderna (2001/02). Estudos de Especialização em Teatro do Gesto – Método Jacques Lecoq com Norman Taylor (Universidade de Évora), Pós-Graduação Artes Performativas – Teatro do Movimento da E.S.T.C.
Ao longo da sua formação frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização, tendo participado em estágios de formação com Steve Paxton (Movimento) Eugênio Barba (Treino do Actor) Mestre Djimad (Teatro Balinês), Kanichi Hanayagi (Teatro Kabuki), Mestre Panigrahi (Katathacali), Pepe Nuñez (clown), André Riot-Sarsey (Clown), Mário Gonzalez (Teatro de Máscaras), Dácio Lima (Teatro de Máscaras), Mateo Destro (Teatro de Máscaras, Comédia Humana); Carlo Bosso (Commedia dell’Arte) Fabrizio Paladin (Commedia dell’Arte), Adriano Iurissevich (Commedia dell’Arte), Filipe Crawford (Personagens da Commedia dell’Arte), Cristina Colla (Treino do Actor), Naomi Siman (Treino do Actor), Ricardo Puccetti (Clown), Renato Ferracini (Treino do Actor) entre outros. Esta formação paralela tem sido uma constante na sua busca pelo conhecimento do trabalho do actor, acumulando uma formação variada a nível de teatro de gesto, performances contemporâneas, movimento butoh, teatro popular entre tantas outras áreas do saber teatral.
A nível pedagógico iniciou o seu trabalho como professor de teatro em 1998 e desde então já ministrou diversos cursos nas áreas de interpretação, corpo, movimento, teoria teatral e teatro de rua para diversas instituições públicas e privadas de formação artística. Está em cartaz em Lisboa com os espetáculos “1808” (ator), “A Viuva e o Papagaio” (encenador e dramaturgista), “Contos da Nossa Infância” (encenador e dramaturgista) e ” O Pirata La Barba e a Ilha do Louco” (encenador e autor)
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Pablo Fernando.
O projeto Cena_Doc em parceria com o Departamento Artístico Cultural(DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o espetáculo Homens Pink. Celebrando a experiência dos pioneiros e o orgulho LGBT+, o espetáculo será apresentado no dia 29 de agosto, às 20h, em Florianópolis. As sessões gratuitas acontecem no Teatro Carmen Fossari. Os ingressos para cada noite serão distribuídos 1 hora antes do começo da apresentação.
Essa será a primeira vez, desde que o teatro mudou de nome, que o ator e diretor Renato Turnes se apresenta no espaço que ganhou o nome da atriz e diretora, que foi sua professora nos anos 90. “Na época eu era aluno do curso de Biologia da UFSC e ela coordenava a Oficina Permanente de Teatro da Instituição. Estou feliz de apresentar esse trabalho que tem a memória como foco, nesse teatro que presta homenagem para uma artista aguerrida com mais de 70 espetáculos dirigidos, homenagem merecida. Afinal o teatro é o lugar de não esquecer“, destaca Turnes. O monólogo conduzido pelo ator, foi criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays para o premiado documentário Homens Pink, que é uma coprodução entre a Cia La Vaca e a Vinil Filmes. Em cena, Renato traz narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência em conexão com acervos pessoais.
Nesta temporada as apresentações acontecem às 20h e na quinta, dia 31, a sessão será acessível em Libras. Grupos de escolas públicas podem fazer agendamentos pelo e-mail . A classificação indicativa é de 14 anos. O espetáculo Homens Pink, que foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017/2018, integra o projeto Cena_Doc, organizado pela Cia La Vaca e que segue até outubro com uma série de atividades gratuitas. Conheça todas acessando cenadoc.com.
Todas as ações presenciais do Cena_Doc 2023 contam com ponto de coleta de doações de ração para o coletivo Proteção Unida (@protecaounidasj), que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.
Cena_Doc 2023
A primeira edição do Cena_Doc, iniciada em fevereiro de 2023, apresenta uma programação artística e com processos de pesquisa e formação que investigam as possibilidades de criação a partir de procedimentos documentais. Dentro do projeto estão teatro, cinema, oficinas, residência artística e incubadora de projetos. “Artistas de Santa Catarina com interesse na linguagem documental podem ficar de olho na programação. É que dez artistas catarinenses que tenham projetos de teatro/performance em que a pesquisa sobre memória seja um eixo fundamental serão selecionados para participar da residência artística e incubadora de projetos”, destaca Milena Moraes, atriz e produtora da Cia La Vaca.
O Cena_Doc 2023 tem o patrocínio da Hidroluna Materiais para Saneamento através do Programa de Incentivo à Cultura (Mecenato SC) e o apoio do Sesc em Santa Catarina, da Casa da Memória (Fundação Franklin Cascaes) e do Departamento Artístico Cultural (UFSC). O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
>> Serviço
O quê: Cena_Doc | Espetáculo Homens Pink
Quando: 29 de agosto | terça-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência (limitada a 110 pessoas)
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
*Apresentação acessível em Libras no dia 31/08.
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Juliano Zanotelli
O projeto Cena_Doc em parceria com o Departamento Artístico Cultural(DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o espetáculo Homens Pink. Celebrando a experiência dos pioneiros e o orgulho LGBT+, o espetáculo será apresentado no dia 30 de agosto, às 20h, em Florianópolis. As sessões gratuitas acontecem no Teatro Carmen Fossari. Os ingressos para cada noite serão distribuídos 1 hora antes do começo da apresentação.
Essa será a primeira vez, desde que o teatro mudou de nome, que o ator e diretor Renato Turnes se apresenta no espaço que ganhou o nome da atriz e diretora, que foi sua professora nos anos 90. “Na época eu era aluno do curso de Biologia da UFSC e ela coordenava a Oficina Permanente de Teatro da Instituição. Estou feliz de apresentar esse trabalho que tem a memória como foco, nesse teatro que presta homenagem para uma artista aguerrida com mais de 70 espetáculos dirigidos, homenagem merecida. Afinal o teatro é o lugar de não esquecer“, destaca Turnes. O monólogo conduzido pelo ator, foi criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays para o premiado documentário Homens Pink, que é uma coprodução entre a Cia La Vaca e a Vinil Filmes. Em cena, Renato traz narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência em conexão com acervos pessoais.
Nesta temporada as apresentações acontecem às 20h e na quinta, dia 31, a sessão será acessível em Libras. Grupos de escolas públicas podem fazer agendamentos pelo e-mail . A classificação indicativa é de 14 anos. O espetáculo Homens Pink, que foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017/2018, integra o projeto Cena_Doc, organizado pela Cia La Vaca e que segue até outubro com uma série de atividades gratuitas. Conheça todas acessando cenadoc.com.
Todas as ações presenciais do Cena_Doc 2023 contam com ponto de coleta de doações de ração para o coletivo Proteção Unida (@protecaounidasj), que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.
Cena_Doc 2023
A primeira edição do Cena_Doc, iniciada em fevereiro de 2023, apresenta uma programação artística e com processos de pesquisa e formação que investigam as possibilidades de criação a partir de procedimentos documentais. Dentro do projeto estão teatro, cinema, oficinas, residência artística e incubadora de projetos. “Artistas de Santa Catarina com interesse na linguagem documental podem ficar de olho na programação. É que dez artistas catarinenses que tenham projetos de teatro/performance em que a pesquisa sobre memória seja um eixo fundamental serão selecionados para participar da residência artística e incubadora de projetos”, destaca Milena Moraes, atriz e produtora da Cia La Vaca.
O Cena_Doc 2023 tem o patrocínio da Hidroluna Materiais para Saneamento através do Programa de Incentivo à Cultura (Mecenato SC) e o apoio do Sesc em Santa Catarina, da Casa da Memória (Fundação Franklin Cascaes) e do Departamento Artístico Cultural (UFSC). O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
>> Serviço
O quê: Cena_Doc | Espetáculo Homens Pink
Quando: 30 de agosto | quarta-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência (limitada a 110 pessoas)
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
*Apresentação acessível em Libras no dia 31/08.
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Juliano Zanotelli
O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com parceria do programa de extensão “Ponteio – Violão na UDESC” da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – apresenta na próxima quinta-feira, dia 31 de agosto, às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista israelense Tal Hurwitz. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Violonista clássico, conquistou aclamação internacional em shows e masterclasses em todo o mundo, mostrando sua reputação de maestria técnica e clareza artística. Sua devoção pela música, desejo de beleza e estética na interpretação, e sua busca constante por combinar o antigo com o novo levaram a uma extensa carreira de performance, incluindo locais notáveis como a Casa da Música de Moscou, o Großer Saal do Stiftung Mozarteum e a Sala de Espetáculos no México.
Desde que se formou na Universidade Mozarteum, Tal se apresentou e ministrou master classes em festivais em todo o mundo, incluindo; o Festival Hispanoamerica de Guitarra (México), Guitar Foundation of America (EUA), Petrer Guitar Festival (Espanha), Forum Guitar Wien (Áustria), Guitar Art Festival (Sérvia), International Guitar Festival J.K Mertz (Eslováquia) e Essonne Guitar Festival (França).
Ele já se apresentou com orquestras como a New Russian Symphony Orchestra e a Camerata Salzburg. Além disso, ele foi premiado como intérprete e compositor em vários prêmios internacionais competições incluindo; o Boston Guitar Composition Competition para sua sonata solo para violão, Concurso Internacional de Compositores Michele Pittaluga para sua Sonata para Dois Violões “Omaggio a Olivier Messiaen”, Sinaia International Guitar Competition (Romênia), Internationaler Gitarrenwettbewerb Nürtingen (Alemanha), Norba Caesarina International Guitar Competition, Cáceres, (Espanha).
Tal Hurwitz possui dois diplomas de bacharel e um mestrado em música, obtidos enquanto estudava sob alguns dos pedagogos mais renomados do mundo, primeiro em Israel com Joseph Urshalmi e depois na Europa com Costas Cotsiolis, Marco Tamayo e Carlo Marchione. Além disso, ele estudou composição com Adam Stratyevsky. Compositores de classe mundial dedicaram obras a ele, como; Nikita Koshkin, Daniel Akiva, Wulfin Lieske e Ariel Man.
Além das atividades artísticas, Tal é um professor dedicado e entusiasmado, que já trabalhou com inúmeros estudantes, professores de violão e amantes do violão de todo o mundo. A gravação de estreia de Tal, “Guitar Recital” está sendo difundida este ano pela Emmaya Records. Para acompanhar Tal Hurwitz e escutar seu trabalho, siga-o em suas redes sociais: Instagram | YouTube
Programa de Extensão “Ponteio – Violão na Udesc“
A palavra ‘ponteio’ deriva do termo ‘punteado’, que se refere a uma técnica de dedilhado do violão flamenco oposta ao ‘rasgueado’, mas também uma técnica que vem da guitarra barroca, instrumento que no Brasil desenvolveu-se na conhecida viola caipira. O ‘ponteio’ é, em suma, o ato de dedilhar a viola, constituindo-se também em uma forma musical tipicamente brasileira que serve como um prelúdio. ‘Ponteio – Violão na Udesc’ é um programa de extensão que abre espaço para o desenvolvimento da arte do violão na universidade, através de projetos que contemplem a performance do violão solo e em grupo, oficinas de ensino de instrumento, cursos de atualização e pesquisas acadêmicas relacionadas ao violão e ao seu repertório. Intimamente ligado à produção dos professores e alunos do curso de Bacharelado em Violão da Udesc, o programa procura estabelecer parcerias de cooperação com diversas instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, oferecendo à comunidade acadêmica e ao público de Florianópolis um panorama do que há de melhor da produção violonística contemporânea. No biênio 2024/2025, o Programa Ponteio apresenta os seguintes projetos:
- Projeto Violão em Concerto;
- Projeto Duo de Violões Udesc;
- Projeto Fundamentos da Técnica Violonística.
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Tal Hurwitz.
O projeto Cena_Doc em parceria com o Departamento Artístico Cultural(DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o espetáculo Homens Pink. Celebrando a experiência dos pioneiros e o orgulho LGBT+, o espetáculo será apresentado no dia 31 de agosto, às 20h, em Florianópolis. As sessões gratuitas acontecem no Teatro Carmen Fossari. Os ingressos para cada noite serão distribuídos 1 hora antes do começo da apresentação.
Essa será a primeira vez, desde que o teatro mudou de nome, que o ator e diretor Renato Turnes se apresenta no espaço que ganhou o nome da atriz e diretora, que foi sua professora nos anos 90. “Na época eu era aluno do curso de Biologia da UFSC e ela coordenava a Oficina Permanente de Teatro da Instituição. Estou feliz de apresentar esse trabalho que tem a memória como foco, nesse teatro que presta homenagem para uma artista aguerrida com mais de 70 espetáculos dirigidos, homenagem merecida. Afinal o teatro é o lugar de não esquecer“, destaca Turnes. O monólogo conduzido pelo ator, foi criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays para o premiado documentário Homens Pink, que é uma coprodução entre a Cia La Vaca e a Vinil Filmes. Em cena, Renato traz narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência em conexão com acervos pessoais.
Nesta temporada as apresentações acontecem às 20h e na quinta, dia 31, a sessão será acessível em Libras. Grupos de escolas públicas podem fazer agendamentos pelo e-mail . A classificação indicativa é de 14 anos. O espetáculo Homens Pink, que foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017/2018, integra o projeto Cena_Doc, organizado pela Cia La Vaca e que segue até outubro com uma série de atividades gratuitas. Conheça todas acessando cenadoc.com.
Todas as ações presenciais do Cena_Doc 2023 contam com ponto de coleta de doações de ração para o coletivo Proteção Unida (@protecaounidasj), que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.
Cena_Doc 2023
A primeira edição do Cena_Doc, iniciada em fevereiro de 2023, apresenta uma programação artística e com processos de pesquisa e formação que investigam as possibilidades de criação a partir de procedimentos documentais. Dentro do projeto estão teatro, cinema, oficinas, residência artística e incubadora de projetos. “Artistas de Santa Catarina com interesse na linguagem documental podem ficar de olho na programação. É que dez artistas catarinenses que tenham projetos de teatro/performance em que a pesquisa sobre memória seja um eixo fundamental serão selecionados para participar da residência artística e incubadora de projetos”, destaca Milena Moraes, atriz e produtora da Cia La Vaca.
O Cena_Doc 2023 tem o patrocínio da Hidroluna Materiais para Saneamento através do Programa de Incentivo à Cultura (Mecenato SC) e o apoio do Sesc em Santa Catarina, da Casa da Memória (Fundação Franklin Cascaes) e do Departamento Artístico Cultural (UFSC). O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
>> Serviço
O quê: Cena_Doc | Espetáculo Homens Pink
Quando: 31* de agosto | quinta-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência (limitada a 110 pessoas)
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
*Apresentação acessível em Libras no dia 31/08.
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Juliano Zanotelli
O Laboratório Floripa em Composição Transdisciplinar: arte, cultura e política (LabFLOR), do Centro de Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Vozes e ecos no rap: estéticas, políticas e epistemes negras, no dia 5 de setembro, as 19h, pelo canal do LabFLOR no YouTube. Durante a transmissão a professora Susan Aparecida de Oliveira, do departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, irá apresentar o resultado de seu estudo sobre o rap.
O encontro faz parte da série Pretitude e Literatura, iniciada em 2022, que prevê uma serie de encontros em torno da literatura produzida por escritores e escritoras negros e negras. Cada pesquisador convidado dará sua própria abordagem ao tema, falando sobre um assunto de sua escolha. Já foram realizadas lives em 2022 sobre Conceição Evaristo, Lima Barreto, Jarid Arraes, Maria Firmina dos Reis, Stela do Patrocínio etc. Em 2023 as lives serão temáticas.
O “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com parceria do programa de extensão “Ponteio – Violão na UDESC” da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – apresenta na próxima quinta-feira, dia 14 de setembro às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista Alisson Alípio. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Iniciou os estudos musicais com o pai, o engenheiro e violonista Alípio Cardoso Monteiro. Nos períodos de formação e graduação, estudou com o professor Luiz Cláudio Ribas Ferreira – com quem concluiu o bacharelado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e, na pós-graduação, com o professor Daniel Wolff, tendo obtido os títulos de mestre e doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em cursos e festivais teve orientação de didatas como Abel Carlevaro, Alvaro Pierri, Eduardo Fernández, Fábio Zanon e Henrique Pinto. Como intérprete, foi laureado nos seguintes concursos:
- XVIII Concurso Latino Americano de Violão da Escola de Música Rosa Mística;
- XIV Concurso Nacional de Violão do Conservatório Musical Souza Lima;
- III Concurso de Interpretação Musical da Arte & Som Escola de Música;
- IV Concurso Internacional de Violão César Cortinas (Uruguai);
- III Concurso de Violão da Faculdade Cantareira;
- II Concurso Eustáquio Grilo, da Associação Brasiliense de Violão.
Participou da gravação dos CD’s Violão Brasileiro, Releitura e O violão plural de Waltel Branco. Dedicados, respectivamente, a um recorte do cenário brasileiro do violão de concerto, às homenagens do Maestro João José Felix Pereira e às obras para violão do compositor Waltel Branco. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná – Campus I (Embap), orientador no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição e um dos líderes do Grupo de Estudos em Perfomance Musical e do Grupo de Pesquisa em Violão, nos quais dedica-se à pesquisa das teorias e processos de digitação e dedilhado ao violão.
Programa de Extensão “Ponteio – Violão na UDESC“
A palavra ‘ponteio’ deriva do termo ‘punteado’, que se refere a uma técnica de dedilhado do violão flamenco oposta ao ‘rasgueado’, mas também uma técnica que vem da guitarra barroca, instrumento que no Brasil desenvolveu-se na conhecida viola caipira. O ‘ponteio’ é, em suma, o ato de dedilhar a viola, constituindo-se também em uma forma musical tipicamente brasileira que serve como um prelúdio. ‘Ponteio – Violão na UDESC’ é um programa de extensão que abre espaço para o desenvolvimento da arte do violão na universidade, através de projetos que contemplem a performance do violão solo e em grupo, oficinas de ensino de instrumento, cursos de atualização e pesquisas acadêmicas relacionadas ao violão e ao seu repertório. Intimamente ligado à produção dos professores e alunos do curso de Bacharelado em Violão da UDESC, o programa procura estabelecer parcerias de cooperação com diversas instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, oferecendo à comunidade acadêmica e ao público de Florianópolis um panorama do que há de melhor da produção violonística contemporânea. No biênio 2024/2025, o Programa Ponteio apresenta os seguintes projetos:
- Projeto Violão em Concerto;
- Projeto Duo de Violões UDESC;
- Projeto Fundamentos da Técnica Violonística.
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz apresenta na próxima quinta-feira, 05 de outubro, às 14h30 no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o espetáculo infanto-juvenil, O Pequeno Príncipe. A apresentação gratuita faz parte do projeto Circulação Teatral SC realizada por meio do Incentivo Estadual do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura – Governo de Santa Catarina, em Florianópolis as apresentações contam com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE). O espaço possui acessibilidade e o espetáculo terá intérprete de Libras.
Numa remontagem da primeira versão de 2017, o espetáculo infantil “O Pequeno Príncipe” aborda o universo lúdico e simbólico na infância através de uma jornada em que se revela o segredo daquilo que é o mais importante na vida. Com cenografia aquareladas e roteiro inspirados no livro homônimo escrito por Antoine de Saint-Exupéry, a apresentação conta com canções originais e uma intensa força poética, além de figurinos primorosos e um elenco talentoso ao interpretar personagens que se conectam com as crianças e o público adulto.
Os convites serão distribuídos no local uma hora antes das apresentações. Agendamento de grupos de estudantes de escolas públicas podem ser realizados por maio do contato whatsApp: (48) 99107-3308.
O Pequeno Príncipe
Escrita em 1942 por Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe é considerado um dos maiores clássicos da literatura universal. A obra foi adaptada para o teatro pelo Dromedário Loquaz em uma encenação com intensa força poética, ênfase no trabalho dos atores, trilha sonora original, e animação inspirada nas conhecidas aquarelas de Saint-Exupéry como recurso cenográfico. O espetáculo alcançou sucesso de público em cidades catarinenses e participou, em 2018, do 22º FENATIB – Festival Nacional de Teatro para crianças e jovens de Blumenau.
A remontagem de O Pequeno Príncipe retoma o contato do grupo com o público infantil e homenageia o ator Sérgio Bellozupko, integrante do Dromedário Loquaz que atuou na montagem original e faleceu em abril de 2020.
Sinopse
No deserto do Saara, um piloto de avião é obrigado a fazer um pouso de emergência. Lá, ele conhece o Pequeno Príncipe, um garotinho que vem de um planeta bem pequeno, distante e muito diferente do nosso. Em uma viagem em busca de novos amigos, o menino encontra personagens plenos de simbolismo: o Rei, o Vaidoso, o Homem de Negócios, o Geógrafo, o Acendedor de Lampiões, a Serpente, a Raposa, entre outros. Ao longo de sua jornada, o Pequeno Príncipe consegue descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.
Teaser espetáculo O Pequeno Príncipe
Sobre o grupo
O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz completou 42 anos em 2023, possui sede na cidade de Florianópolis – SC, e entre seus fundadores estão o ator Ademir Rosa (1948-1997) e o diretor Isnard Mello de Azevedo (1950-1991). Atualmente, o grupo é formado por 20 integrantes entre técnicos, atores, músicos e cantores. Com mais de 40 espetáculos e ações cênicas e sua trajetória, o grupo reverencia seu passado e aposta no futuro, se reinventando com a participação de novos integrantes e parceiros artísticos, o que revela fôlego para continuar a existir e resistir ao acreditar em um mundo melhor através da experiência e vivência artística.
>> Serviço
O quê: Espetáculo – O Pequeno Príncipe
Quando: 05/10/2023 | quinta-feira – 14h30
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancelier de Olivo
Quanto: Evento gratuito | convites distribuídos no local uma hora antes das apresentações. Agendamento de grupos de estudantes de escolas públicas podem ser realizados por maio do contato whatsApp: (48) 99107-3308
Informações: odromedarioloquaz.wixsite.com | dromedario.loquaz@gmail.com | (48) 9608-0550 – (48) 3024-4134
Ficha técnica – O Pequeno Príncipe
Direção e adaptação: Sulanger Bavaresco
Elenco: Diana Adada Padilha, Cezar Pizetta, Giwa Coppola, Sandro Maquel, Vinicius Pasinato Damian
Criação Musical: Diana Adada Padilha, Maria José Martins e Diego Nunes
Direção Musical: Maria José Martins
Arranjos: Diego Nunes
Preparação Musical da remontagem: Luiza Faé Mantovani
Figurinos e Adereços: Diana Adada Padilha, Sulanger Bavaresco e Regina Prates
Iluminação: Marco Ribeiro e Sulanger Bavaresco
Animação: Aline Bertusso
Design Gráfico: Mariana Barardi
Fotografia: Maurício Garcias
Produção Técnica: Magda Scors Campos
Produção Executiva: MAF Economia Criativa – Michel França
Realização: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
Classificação indicativa: Livre
O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, 05 de outubro, às 19h na Igrejinha da UFSC, um concerto do Duo Araçá. O Duo Araçá trás consigo um repertório autoral denominado pela dupla de músicos como música universal, que contempla diversos ritmos/gêneros musicais, sempre flertando com a liberdade do jazz. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Duo Araçá
O Duo, formado por Charles Espíndola (violino) e Pedro Germer (violão), começou suas atividades em 2019, com o principal intuito de criar e dar vazão ao forte pulso criativo dos integrantes. Com um repertório autoral e calcado no que chamamos de música universal – que mescla diversos ritmos/gêneros musicais com a liberdade do jazz, a dupla passeia por sonoridades ora contemplativas, ora dançantes. Inspirados em grandes artistas como: Alegre Corrêa, Toninho Horta e Hermeto Pascoal, o duo busca proporcionar essa imersão sensorial que estimula a imaginação do ouvinte, o levando a desbravar um universo lúdico, que habita em cada um de nós.
Nascido em 13/03/1993 em Florianópolis, aprendeu seu primeiro instrumento aos 12 anos – sendo este a bateria -, violão aos 13 e guitarra elétrica aos 14. Em 2009, ganhou o concurso Pepsi Música de bandas colegiais do sul do Brasil, junto da banda de rock Jack Off. Como premiação, gravou seu primeiro EP contendo 5 faixas em estúdio e também a abertura do show da Pitty, no Pepsi On Stage, em Porto Alegre. De lá pra cá, atuou no conjunto “Flangos Bangos”, que circulou e fomentou a cena emergente dos festivais independentes e alternativos do sul. Trabalhou ao lado do cantor e multiartista congolês Gloire Ilonde, do quinteto de guitarras “Corda, Madeira e Marfim”, trabalha junto das cantoras e compositoras Iara Germer e Anis de Flor, assim como compõe a banda “Mang” e o trio instrumental “Grillo e os Mosquitos”.
Nascido em 03/04/1993, iniciou suas atividades tocando música erudita em orquestras – inicialmente tocando viola de arco e posteriormente violino. Após algum tempo, se envolveu com a música popular, passando a incorporar toda a diversidade da música brasileira e suas linguagens no seu modo de tocar. Atualmente, tem um sólido trabalho com grupos de forró de Florianópolis e região, assim como na música instrumental – atuando junto de músicos como Rafael Callegari, Alegre Corrêa e Trovão Rocha.
Projeto Igrejinha Musical
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.
📺 Assista os recitais do Igrejinha Musical na Playlist do YouTube.
A “Cena_Doc_” Residência Artística e Incubadora de Projetos apresenta nesta sexta-feira, 07 de outubro, às 20h no Teatro Carmen Fossari, o espetáculo “Homens Pink”.
A produção cênica é um espetáculo criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays. Narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência conectam-se a acervos pessoais e compõem um espetáculo que celebra a experiência dos pioneiros e o orgulho das ancestralidades dissidentes.
Duração: 50 min
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos gratuitos, com sugestão de doação de ração para cachorros e gatos e com distribuição de ingressos 1h antes.
Apresentação acessível em LIBRAS
Todas as ações presenciais do Cena_Doc 2023 contam com ponto de coleta de doações de ração para o coletivo @protecaounidasj, que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.
Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
De 31 de outubro a 2 de dezembro será realizado o evento 48 anos de independência de Angola – Quais caminhos e perspectivas seguir?, por meio de seminários, atividades esportivas e celebrações, a ação abordará questões culturais, linguística, históricas relacionadas ao país angolano. As atividades do evento ocorrerão na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), virtualmente no Instagram @africa.sensation, na Escola Beatriz de Souza Brito e na Servidão Crescêncio Francisco Mariano.
Na próxima terça-feira, 31 de outubro, a abertura do evento receberá a ilustre presença do Rei Tchongolola Tchongonga – Ekuikui VI, que é considerado o monarca do maior grupo étnico de Angola, os Ovimbundos. O evento será realizado às 19h30 no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A Fala Magna do Rei Ekuikui VI contará com a presença da Diretora do Instituto Kadila, representantes da Embaixada de Angola no Brasil, do Consulado Geral de Angola no Brasil, da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e da UFSC.
Aos 39 anos, o Rei Tchongolola Tchongonga “Ekuikui VI” é o 37º soberano do reino subnacional do Bailundo, localizado na região central de Angola. O reino do Bailundo foi Estado pré-colonial africano dos povos Ovimbundu e surgiu no Planalto Central de Angola em meados de 1700. A região possuía autoridade tanto política quanto econômica, abrangendo as províncias do Huambo, Benguela, Kwanza Sul, Bié e uma parte da Huíla. O Rei Ekuikui VI é formado em Direito, poliglota, fala quatro línguas, uma delas é o Umbundu, língua oficial do Reino do Mbailundo, tem fluência na língua francesa, portuguesa e inglesa.
O Rei Ekuikui VI estará no Estado de Santa Catarina no período de 30 de outubro a 2 de novembro de 2023, o monarca participará eventos culturais e se encontrará com representantes do movimento negro e organizações da sociedade civil para debater iniciativas de promoção da cultura africana no Brasil. A visita também busca contribuir para estudos sobre a cultura africana, que está presente de várias formas na sociedade brasileira, por meio de ritmos, tradições e cultura angolana. Além de Santa Catarina a comitiva passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
O evento 48 anos de independência de Angola – Quais caminhos e perspectivas seguir? é uma realização da Associação de Angolanos em Florianópolis (ASSAF) e Instituto Kadila, na UFSC a ação conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter).
Programação – 48 anos de independência de Angola
31 de outubro | 19h30 – Abertura: Fala Magna do Rei Ekuikui VI
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – Bloco B
7 e 8 de novembro | 19h – Seminário 48 Anos de Independência De Angola
Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária (BU)
9 de novembro | 20h30 – Live 48 Anos de Independência de Angola
Instagram @africa.sensation
18 de novembro | 9h às 20h – Torneio Internacional de Futsal 48 Anos de Independência de Angola
E.B Beatriz de Souza Brito – Rua Dep. Antônio Edu Vieira, 600 – Pantanal, Florianópolis – SC
2 de dezembro | 20h – Festa da Dipanda de Angola
Servidão Crescêncio Francisco Mariano, 149, Pantanal, Florianópolis – SC
Informações: Associação dos Angolanos em Florianópolis | instagram.com/assaf.angofloripa | 48 99188-6966
Texto: divulgação SeCArtE – com informações de Nataniel Cassoma, terra.com.br, univali.br e almapreta.com.br