Agenda Cultural
Para comemorar o Dia Internacional da Dança (29 de abril) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte, juntamente com o Departamento de Artes do Centro Comunicação e Expressão (CCE) e com o Departamento de Educação Física do Centro de Desportos (CDS), promovem na próxima quinta-feira, 27 de abril, o acesso livre e gratuito a oficinas que contemplam diversas linguagens da dança.
São diversas oficinas livres que serão oferecidas gratuitamente no CDS, CCE, além de espaços alternativos no campus da UFSC. A ação objetiva promover a interação e difusão de saberes e fazeres no campo da dança, buscando contribuir para o enriquecimento das experiências corporais e o compromisso com à pluralidade cultural.
Programação especial Dia Internacional da Dança | 27/04 | quinta-feira:
Programação especial Dia Internacional da Dança | 27/04 | quinta-feira:
>> 10h às 11h30min. | Introdução ao Contato Improvisação | Sala 208 Bloco D – CCE | com: Kelly Elizabeth Lincoln
>> 12h às 13h15min. | Jazz Funk| espaço aberto – Varandão do CCE | com: Bruna Letícia de Borba
>> 13h30min. às 14h45min. | Floorwork | Sala de Dança A (CDS) | com: Luisa Krakhecke Amaro
>> 14h30min. às 15h45min. | Sapateado | Sala de Dança B (CDS) | com: Aurora De Santis
>> 15h às 16h | Samba no Pé | espaço aberto – Reitoria I | com: Vanderlan da Costa Júnior
>> 16h às 17h | Forró | espaço aberto – Varandão do CCE | com: Bruna Fernandes e Iana de Araújo Fonteles
>> 17h às 17h10min | Ensaio aberto | espaço aberto – Varandão do CCE | com: Projeto de extensão Compondo Gestos
>> 17h15min. às 18h45min. | FrutÁfrica corpos que pulsam na conexão da dança e percussão! | Hall externo do Centro de Cultura e Eventos | com: Abou Sidibèu
Origem do Dia Internacional da Dança
O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem a data de nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês. Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, Lettres sur La Danse ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português.
Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.
A data é destinada a homenagear uma das manifestações artísticas mais animadas e antigas que existem: a dança!
A dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia Internacional da Dança busca a valorização dessas identidades distintas.
:: Serviço
O quê: Dia Internacional da Dança na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Quando: 27/04/2023 | quinta-feira | a partir dás 10h
Onde: diversos locais da UFSC
Informações: diadadancaufsc2023@gmail.com
Texto: divulgação SeCArtE/UFSC, com informações dos organizadores e CALENDARR Brasil
A peça de palhaçaria Circulando será exibida gratuitamente na próxima sexta-feira, 28 de abril, às 19h, no Teatro Carmen Fossari, na Universidade Federal de Santa Catarina. O espetáculo é fruto de anos de montagem e pesquisa em palhaçaria dos graduandos em Artes Cênicas pela UFSC, Carla D’Ambroz, que atua, e João Quinalha, que dirige. Na data de apresentação, também será realizada a gravação da obra. A retirada dos ingressos inicia uma hora antes do início da apresentação.
A peça teve início ainda em período de pandemia, em dezembro de 2020, com a primeira apresentação presencial pelo festival Experimenta. No início desse ano, o espetáculo de palhaçaria passou a integrar o projeto de extensão Estúdio Trabalho em cena, orientado pela professora do curso de Artes Cênicas Priscila Genara Padilha.
Circulando surgiu com o objetivo de manter viva a experiência clownesca num momento de distanciamento físico, mas tomou outros rumos quando começou a ser posto no palco. Como primeiro solo da atriz Carla D’Ambroz, pode-se dizer que as diversas pessoas que fizeram parte do processo de construção da peça moldaram quem atualmente é a palhaça Tchuvis, a protagonista. Juntamente com seu rádio, e diante da impossibilidade de sair de casa, Tchuvis enfrenta tédio, medo e raiva, descobrindo novas habilidades – e bebendo muitos chás.
>> Serviço
O quê: peça de palhaçaria Circulando
Quando: sexta-feira | 28/04/2023 | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: entrada gratuita, retirada dos ingressos inicia uma hora antes do início da apresentação
De 03 à 26 de maio, a artista Adriana Rio apresenta nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o monólogo Conta Catarina, uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. As apresentações integram a programação do Circula UFSC, ação itinerante promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade, a classificação indicativa é 14 anos.
Sinopse
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, em um desafio de luta e cura coletiva, uma responsabilidade de todes nós!!!!
UFSC Blumenau
Data: 03 de maio | quarta-feira
Horário: 19h
Local: Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira – Bloco B da Sede Acadêmica | Rua João Pessoa, 2750
Inscrições para comunidade externa: no Formulário Eletrônico
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Ficha Técnica
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Gênero: Palhaçaria
Duração: 60 minutos, com debate posterior
Classificação etária: 14 anos
De 03 à 26 de maio, a artista Adriana Rio apresenta nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o monólogo Conta Catarina, uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. As apresentações integram a programação do Circula UFSC, ação itinerante promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade, a classificação indicativa é 14 anos.
Sinopse
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, em um desafio de luta e cura coletiva, uma responsabilidade de todes nós!!!!
UFSC Joinville
Data: 04 de maio | quinta-feira
Horário: 12h30min.
Local: Hall de entrada do CTJ – Bloco U | Estrada Dona Francisca, 8300
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Ficha Técnica
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Gênero: Palhaçaria
Duração: 60 minutos, com debate posterior
Classificação etária: 14 anos
De 03 à 26 de maio, a artista Adriana Rio apresenta nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o monólogo Conta Catarina, uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. As apresentações integram a programação do Circula UFSC, ação itinerante promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade, a classificação indicativa é 14 anos.
Sinopse
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, em um desafio de luta e cura coletiva, uma responsabilidade de todes nós!!!!
UFSC Florianópolis
Data: 12 de maio | sexta-feira
Horário: 15h e 19h
Local: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117
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Ficha Técnica
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Gênero: Palhaçaria
Duração: 60 minutos, com debate posterior
Classificação etária: 14 anos
De 03 à 26 de maio, a artista Adriana Rio apresenta nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o monólogo Conta Catarina, uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. As apresentações integram a programação do Circula UFSC, ação itinerante promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade, a classificação indicativa é 14 anos.
Sinopse
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, em um desafio de luta e cura coletiva, uma responsabilidade de todes nós!!!!
UFSC Florianópolis
Data: 12 de maio | sexta-feira
Horário: 15h e 19h
Local: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117
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Ficha Técnica
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Gênero: Palhaçaria
Duração: 60 minutos, com debate posterior
Classificação etária: 14 anos
De 03 à 26 de maio, a artista Adriana Rio apresenta nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o monólogo Conta Catarina, uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. As apresentações integram a programação do Circula UFSC, ação itinerante promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade, a classificação indicativa é 14 anos.
Sinopse
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, em um desafio de luta e cura coletiva, uma responsabilidade de todes nós!!!!
UFSC Curitibanos
Data: 16 de maio | terça-feira
Horário: 19h
Local: Auditório do CEDUP | Av. Advogado Sebastião Calomeno, 400
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Ficha Técnica
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Gênero: Palhaçaria
Duração: 60 minutos, com debate posterior
Classificação etária: 14 anos
O Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz, do Curso de Artes Cênicas, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta a peça A rendeira e a tartaruga, na Caixa Preta, Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão, no Campus de Florianópolis, nesta quarta-feira, 17 de maio, às 20h. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade. Após a performance, será promovida uma roda de conversa sobre a temática apresentada no espetáculo.
Sinopse
O espetáculo conta a história de uma rendeira que, certo dia, encontra um ninho de tartarugas marinhas e ajuda um dos bichinhos a chegar ao mar, desvencilhando-a dos perigos. Tempos depois a rendeira reencontra a velha amiga, agora doente em razão do lixo do mar. A montagem combina a manipulação de bonecos, canções ao vivo e sonoplastia feita com instrumentos fabricados com materiais reciclados. Ao mostrar os hábitos da rendeira, sua casa, suas rendas e o marido pescador e também o ciclo de vida das tartarugas marinhas, a peça evoca mensagem de compaixão e conscientização da reciclagem do lixo. Misturando o teatro de animação, a “cantação” de histórias e a música ao vivo, a peça traz uma importante reflexão sobre a reciclagem do lixo e seu impacto sobre o meio ambiente.
Ficha técnica
Realização: Vibrata Produções
Atriz: Bianca Ramos
Sonoplastia: Cristian Strugulski
Direção: Mônica Longo (Cia Mútua)
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De 03 à 26 de maio, a artista Adriana Rio apresenta nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o monólogo Conta Catarina, uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. As apresentações integram a programação do Circula UFSC, ação itinerante promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade, a classificação indicativa é 14 anos.
Sinopse
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, em um desafio de luta e cura coletiva, uma responsabilidade de todes nós!!!!
UFSC Araranguá
Data: 26 de maio | sexta-feira
Horário: 13h
Local: Hall de Entrada | Rua Governador Jorge Lacerda, 3201
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Ficha Técnica
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Gênero: Palhaçaria
Duração: 60 minutos, com debate posterior
Classificação etária: 14 anos
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
Riobaldo | Personagem central do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num ‘homem de bem’.
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
Leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo, seguida de bate-papo | O ator Gilson de Barros, um estudante de Rosa, propõe a leitura dramatizada de um recorte do romance: a peça “O Julgamento de Zé Bebelo”, onde acontece o “julgamento legal” de Zé Bebelo, um chefe jagunço inimigo. A trama Roseana, descreve com maestria, as nuances de um julgamento humanizado, onde a palavra e a argumentação assumem papel central.
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho | Riobaldo, um ex-jagunço, hoje um velho fazendeiro, conversa com um interlocutor (o público). Nesse encontro, cheio de filosofia, ele conta passagens sua vida e reflete sobre a dialética: bem e mal. Na juventude, por amor a Diadorim, e para conseguir coragem e força, fez o que julga ser um pacto Fáustico. Durante a narrativa, o personagem se vale de várias histórias populares, para questionar: “o diabo existe?”.
A Companhia Evoé Teatro, em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta no dia 25 de agosto, sexta-feira, às 20h, a peça de teatro “Ílion ou A Morte de Heitor”, a partir da Íliada de Homero. A peça é gratuita – porém, deve ser feito uma reserva com antecedência no Formulário Eletrônico – e acontecerá no Teatro Carmen Fossari, na UFSC. O texto, a criação e a interpretação ficam por conta do ator Pablo Fernando.
Revisitar a Ilíada é um gesto que tenta olhar para a própria génese da humanidade, é vasculhar as nossas origens para constatar que pouco o nada mudou na condição humana desde que o homem fixou a sua existência dentro da pólis. Continuamos a viver a angústia da morte e a tentar encontrar um sentido para tudo isto.
A Ilíada, originalmente cantada por Homero, versa sobre vida, sobre o homem e as suas batalhas metafóricas e reais, pessoais e coletivas, concretas ou imaginárias. Fala-nos sobre a luta pela sobrevivência e o pouco espaço que nos resta para encontrar o sentido da vida. Versa sobre uma guerra que parece não ter fim, sobre as nossas guerras diárias em busca da felicidade, porque é de felicidade que se trata. Neste espetáculo, veremos fragmentos de uma história cantada há quase três mil anos. Veremos imagens de uma guerra que durou mais de nove anos e que supostamente teve o seu início num gesto de amor desenfreado.
Pessoalmente nunca percebi, bem ao certo, se o início de tanta violência se dá pelo amor à Helena ou pelo simples fato de termos nascido, nascidos para amar e odiar esta guerra que nos consome diariamente. O certo é que Agamémnon, após o sacrifício de sua filha Ifigénia, atracou nas praias de Tróia trazendo consigo milhares e milhares de homens, um exército repleto de reis. Com mais de mil navios, os aqueus desembarcaram com o propósito de subjugar as muralhas intransponíveis de Ílion, e assim, resgatar Helena.
Helena é a metáfora perfeita, a mais bela dentre todas as mulheres. Se olharmos com atenção para os aqueus e seus navios, acampados junto ao mar, veremos uma turba de homens e a multiplicidade de um exército completo e numeroso, as várias faces da dimensão humana, do outro, a hospitaleira e acolhedora cidade de Tróia, cidade de homens e mulheres com muitos afazeres, com as suas muralhas intransponíveis e heroicamente defendidas por Heitor.
Heitor o filho querido! Filho primogénito de Hécuba e Príamo.
Heitor, o irmão! Protetor do jovem Páris.
Heitor o marido! A quem Andrómaca dedica o seu amor
incondicional.
Heitor! O pai atencioso e protetor!
Heitor! O amigo e baluarte dos troianos! Defensor de Tróia e seus
habitantes.
Nesta Ilíada veremos o Homem em luta com um dos seus grandes dilemas. Sair para territórios hostis em busca do desconhecido do reconhecimento, da fama, das recompensas, das glórias para encontrar a felicidade através de um simulacro de imortalidade ou permanecer entre os seus, em territórios nativos, no conforto do lar, dentro das próprias muralhas que nos definem, limitam e encerram, mas que nos trazem segurança e tranquilidade e principalmente nos aproximam das pessoas amadas.
Pablo Fernando
Iniciou os seus estudos no curso profissionalizante da Oficina Permanente de Teatro Universidade Federal de Santa Catarina (1992 – 1994) tendo frequentado, três períodos da licenciatura em Artes Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina (1993 – 1994). Em Portugal deu continuidade a estes estudos concluindo o Bacharelado (1996 – 1998), e a Licenciatura (2008) em Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema, ainda a nível académico concluiu a Pós-graduação em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa (1998-2000), a Pós-Graduação Pedagogia Perceptiva do Movimento da Universidade Moderna (2001/02). Estudos de Especialização em Teatro do Gesto – Método Jacques Lecoq com Norman Taylor (Universidade de Évora), Pós-Graduação Artes Performativas – Teatro do Movimento da E.S.T.C.
Ao longo da sua formação frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização, tendo participado em estágios de formação com Steve Paxton (Movimento) Eugênio Barba (Treino do Actor) Mestre Djimad (Teatro Balinês), Kanichi Hanayagi (Teatro Kabuki), Mestre Panigrahi (Katathacali), Pepe Nuñez (clown), André Riot-Sarsey (Clown), Mário Gonzalez (Teatro de Máscaras), Dácio Lima (Teatro de Máscaras), Mateo Destro (Teatro de Máscaras, Comédia Humana); Carlo Bosso (Commedia dell’Arte) Fabrizio Paladin (Commedia dell’Arte), Adriano Iurissevich (Commedia dell’Arte), Filipe Crawford (Personagens da Commedia dell’Arte), Cristina Colla (Treino do Actor), Naomi Siman (Treino do Actor), Ricardo Puccetti (Clown), Renato Ferracini (Treino do Actor) entre outros. Esta formação paralela tem sido uma constante na sua busca pelo conhecimento do trabalho do actor, acumulando uma formação variada a nível de teatro de gesto, performances contemporâneas, movimento butoh, teatro popular entre tantas outras áreas do saber teatral.
A nível pedagógico iniciou o seu trabalho como professor de teatro em 1998 e desde então já ministrou diversos cursos nas áreas de interpretação, corpo, movimento, teoria teatral e teatro de rua para diversas instituições públicas e privadas de formação artística. Está em cartaz em Lisboa com os espetáculos “1808” (ator), “A Viuva e o Papagaio” (encenador e dramaturgista), “Contos da Nossa Infância” (encenador e dramaturgista) e ” O Pirata La Barba e a Ilha do Louco” (encenador e autor)
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Pablo Fernando.
O projeto Cena_Doc em parceria com o Departamento Artístico Cultural(DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o espetáculo Homens Pink. Celebrando a experiência dos pioneiros e o orgulho LGBT+, o espetáculo será apresentado no dia 29 de agosto, às 20h, em Florianópolis. As sessões gratuitas acontecem no Teatro Carmen Fossari. Os ingressos para cada noite serão distribuídos 1 hora antes do começo da apresentação.
Essa será a primeira vez, desde que o teatro mudou de nome, que o ator e diretor Renato Turnes se apresenta no espaço que ganhou o nome da atriz e diretora, que foi sua professora nos anos 90. “Na época eu era aluno do curso de Biologia da UFSC e ela coordenava a Oficina Permanente de Teatro da Instituição. Estou feliz de apresentar esse trabalho que tem a memória como foco, nesse teatro que presta homenagem para uma artista aguerrida com mais de 70 espetáculos dirigidos, homenagem merecida. Afinal o teatro é o lugar de não esquecer“, destaca Turnes. O monólogo conduzido pelo ator, foi criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays para o premiado documentário Homens Pink, que é uma coprodução entre a Cia La Vaca e a Vinil Filmes. Em cena, Renato traz narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência em conexão com acervos pessoais.
Nesta temporada as apresentações acontecem às 20h e na quinta, dia 31, a sessão será acessível em Libras. Grupos de escolas públicas podem fazer agendamentos pelo e-mail . A classificação indicativa é de 14 anos. O espetáculo Homens Pink, que foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017/2018, integra o projeto Cena_Doc, organizado pela Cia La Vaca e que segue até outubro com uma série de atividades gratuitas. Conheça todas acessando cenadoc.com.
Todas as ações presenciais do Cena_Doc 2023 contam com ponto de coleta de doações de ração para o coletivo Proteção Unida (@protecaounidasj), que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.
Cena_Doc 2023
A primeira edição do Cena_Doc, iniciada em fevereiro de 2023, apresenta uma programação artística e com processos de pesquisa e formação que investigam as possibilidades de criação a partir de procedimentos documentais. Dentro do projeto estão teatro, cinema, oficinas, residência artística e incubadora de projetos. “Artistas de Santa Catarina com interesse na linguagem documental podem ficar de olho na programação. É que dez artistas catarinenses que tenham projetos de teatro/performance em que a pesquisa sobre memória seja um eixo fundamental serão selecionados para participar da residência artística e incubadora de projetos”, destaca Milena Moraes, atriz e produtora da Cia La Vaca.
O Cena_Doc 2023 tem o patrocínio da Hidroluna Materiais para Saneamento através do Programa de Incentivo à Cultura (Mecenato SC) e o apoio do Sesc em Santa Catarina, da Casa da Memória (Fundação Franklin Cascaes) e do Departamento Artístico Cultural (UFSC). O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
>> Serviço
O quê: Cena_Doc | Espetáculo Homens Pink
Quando: 29 de agosto | terça-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência (limitada a 110 pessoas)
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
*Apresentação acessível em Libras no dia 31/08.
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Juliano Zanotelli
O projeto Cena_Doc em parceria com o Departamento Artístico Cultural(DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o espetáculo Homens Pink. Celebrando a experiência dos pioneiros e o orgulho LGBT+, o espetáculo será apresentado no dia 30 de agosto, às 20h, em Florianópolis. As sessões gratuitas acontecem no Teatro Carmen Fossari. Os ingressos para cada noite serão distribuídos 1 hora antes do começo da apresentação.
Essa será a primeira vez, desde que o teatro mudou de nome, que o ator e diretor Renato Turnes se apresenta no espaço que ganhou o nome da atriz e diretora, que foi sua professora nos anos 90. “Na época eu era aluno do curso de Biologia da UFSC e ela coordenava a Oficina Permanente de Teatro da Instituição. Estou feliz de apresentar esse trabalho que tem a memória como foco, nesse teatro que presta homenagem para uma artista aguerrida com mais de 70 espetáculos dirigidos, homenagem merecida. Afinal o teatro é o lugar de não esquecer“, destaca Turnes. O monólogo conduzido pelo ator, foi criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays para o premiado documentário Homens Pink, que é uma coprodução entre a Cia La Vaca e a Vinil Filmes. Em cena, Renato traz narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência em conexão com acervos pessoais.
Nesta temporada as apresentações acontecem às 20h e na quinta, dia 31, a sessão será acessível em Libras. Grupos de escolas públicas podem fazer agendamentos pelo e-mail . A classificação indicativa é de 14 anos. O espetáculo Homens Pink, que foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017/2018, integra o projeto Cena_Doc, organizado pela Cia La Vaca e que segue até outubro com uma série de atividades gratuitas. Conheça todas acessando cenadoc.com.
Todas as ações presenciais do Cena_Doc 2023 contam com ponto de coleta de doações de ração para o coletivo Proteção Unida (@protecaounidasj), que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.
Cena_Doc 2023
A primeira edição do Cena_Doc, iniciada em fevereiro de 2023, apresenta uma programação artística e com processos de pesquisa e formação que investigam as possibilidades de criação a partir de procedimentos documentais. Dentro do projeto estão teatro, cinema, oficinas, residência artística e incubadora de projetos. “Artistas de Santa Catarina com interesse na linguagem documental podem ficar de olho na programação. É que dez artistas catarinenses que tenham projetos de teatro/performance em que a pesquisa sobre memória seja um eixo fundamental serão selecionados para participar da residência artística e incubadora de projetos”, destaca Milena Moraes, atriz e produtora da Cia La Vaca.
O Cena_Doc 2023 tem o patrocínio da Hidroluna Materiais para Saneamento através do Programa de Incentivo à Cultura (Mecenato SC) e o apoio do Sesc em Santa Catarina, da Casa da Memória (Fundação Franklin Cascaes) e do Departamento Artístico Cultural (UFSC). O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
>> Serviço
O quê: Cena_Doc | Espetáculo Homens Pink
Quando: 30 de agosto | quarta-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência (limitada a 110 pessoas)
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
*Apresentação acessível em Libras no dia 31/08.
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Juliano Zanotelli
O projeto Cena_Doc em parceria com o Departamento Artístico Cultural(DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o espetáculo Homens Pink. Celebrando a experiência dos pioneiros e o orgulho LGBT+, o espetáculo será apresentado no dia 31 de agosto, às 20h, em Florianópolis. As sessões gratuitas acontecem no Teatro Carmen Fossari. Os ingressos para cada noite serão distribuídos 1 hora antes do começo da apresentação.
Essa será a primeira vez, desde que o teatro mudou de nome, que o ator e diretor Renato Turnes se apresenta no espaço que ganhou o nome da atriz e diretora, que foi sua professora nos anos 90. “Na época eu era aluno do curso de Biologia da UFSC e ela coordenava a Oficina Permanente de Teatro da Instituição. Estou feliz de apresentar esse trabalho que tem a memória como foco, nesse teatro que presta homenagem para uma artista aguerrida com mais de 70 espetáculos dirigidos, homenagem merecida. Afinal o teatro é o lugar de não esquecer“, destaca Turnes. O monólogo conduzido pelo ator, foi criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays para o premiado documentário Homens Pink, que é uma coprodução entre a Cia La Vaca e a Vinil Filmes. Em cena, Renato traz narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência em conexão com acervos pessoais.
Nesta temporada as apresentações acontecem às 20h e na quinta, dia 31, a sessão será acessível em Libras. Grupos de escolas públicas podem fazer agendamentos pelo e-mail . A classificação indicativa é de 14 anos. O espetáculo Homens Pink, que foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017/2018, integra o projeto Cena_Doc, organizado pela Cia La Vaca e que segue até outubro com uma série de atividades gratuitas. Conheça todas acessando cenadoc.com.
Todas as ações presenciais do Cena_Doc 2023 contam com ponto de coleta de doações de ração para o coletivo Proteção Unida (@protecaounidasj), que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.
Cena_Doc 2023
A primeira edição do Cena_Doc, iniciada em fevereiro de 2023, apresenta uma programação artística e com processos de pesquisa e formação que investigam as possibilidades de criação a partir de procedimentos documentais. Dentro do projeto estão teatro, cinema, oficinas, residência artística e incubadora de projetos. “Artistas de Santa Catarina com interesse na linguagem documental podem ficar de olho na programação. É que dez artistas catarinenses que tenham projetos de teatro/performance em que a pesquisa sobre memória seja um eixo fundamental serão selecionados para participar da residência artística e incubadora de projetos”, destaca Milena Moraes, atriz e produtora da Cia La Vaca.
O Cena_Doc 2023 tem o patrocínio da Hidroluna Materiais para Saneamento através do Programa de Incentivo à Cultura (Mecenato SC) e o apoio do Sesc em Santa Catarina, da Casa da Memória (Fundação Franklin Cascaes) e do Departamento Artístico Cultural (UFSC). O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
📅 Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
>> Serviço
O quê: Cena_Doc | Espetáculo Homens Pink
Quando: 31* de agosto | quinta-feira | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade – ingressos distribuídos com 1 hora de antecedência (limitada a 110 pessoas)
Duração: 50 minutos
Classificação: 14 anos
*Apresentação acessível em Libras no dia 31/08.
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Juliano Zanotelli
O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz apresenta na próxima quinta-feira, 05 de outubro, às 14h30 no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, o espetáculo infanto-juvenil, O Pequeno Príncipe. A apresentação gratuita faz parte do projeto Circulação Teatral SC realizada por meio do Incentivo Estadual do PIC – Programa de Incentivo à Cultura, da Fundação Catarinense de Cultura – Governo de Santa Catarina, em Florianópolis as apresentações contam com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE). O espaço possui acessibilidade e o espetáculo terá intérprete de Libras.
Numa remontagem da primeira versão de 2017, o espetáculo infantil “O Pequeno Príncipe” aborda o universo lúdico e simbólico na infância através de uma jornada em que se revela o segredo daquilo que é o mais importante na vida. Com cenografia aquareladas e roteiro inspirados no livro homônimo escrito por Antoine de Saint-Exupéry, a apresentação conta com canções originais e uma intensa força poética, além de figurinos primorosos e um elenco talentoso ao interpretar personagens que se conectam com as crianças e o público adulto.
Os convites serão distribuídos no local uma hora antes das apresentações. Agendamento de grupos de estudantes de escolas públicas podem ser realizados por maio do contato whatsApp: (48) 99107-3308.
O Pequeno Príncipe
Escrita em 1942 por Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe é considerado um dos maiores clássicos da literatura universal. A obra foi adaptada para o teatro pelo Dromedário Loquaz em uma encenação com intensa força poética, ênfase no trabalho dos atores, trilha sonora original, e animação inspirada nas conhecidas aquarelas de Saint-Exupéry como recurso cenográfico. O espetáculo alcançou sucesso de público em cidades catarinenses e participou, em 2018, do 22º FENATIB – Festival Nacional de Teatro para crianças e jovens de Blumenau.
A remontagem de O Pequeno Príncipe retoma o contato do grupo com o público infantil e homenageia o ator Sérgio Bellozupko, integrante do Dromedário Loquaz que atuou na montagem original e faleceu em abril de 2020.
Sinopse
No deserto do Saara, um piloto de avião é obrigado a fazer um pouso de emergência. Lá, ele conhece o Pequeno Príncipe, um garotinho que vem de um planeta bem pequeno, distante e muito diferente do nosso. Em uma viagem em busca de novos amigos, o menino encontra personagens plenos de simbolismo: o Rei, o Vaidoso, o Homem de Negócios, o Geógrafo, o Acendedor de Lampiões, a Serpente, a Raposa, entre outros. Ao longo de sua jornada, o Pequeno Príncipe consegue descobrir o segredo do que é realmente importante na vida.
Teaser espetáculo O Pequeno Príncipe
Sobre o grupo
O Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz completou 42 anos em 2023, possui sede na cidade de Florianópolis – SC, e entre seus fundadores estão o ator Ademir Rosa (1948-1997) e o diretor Isnard Mello de Azevedo (1950-1991). Atualmente, o grupo é formado por 20 integrantes entre técnicos, atores, músicos e cantores. Com mais de 40 espetáculos e ações cênicas e sua trajetória, o grupo reverencia seu passado e aposta no futuro, se reinventando com a participação de novos integrantes e parceiros artísticos, o que revela fôlego para continuar a existir e resistir ao acreditar em um mundo melhor através da experiência e vivência artística.
>> Serviço
O quê: Espetáculo – O Pequeno Príncipe
Quando: 05/10/2023 | quinta-feira – 14h30
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancelier de Olivo
Quanto: Evento gratuito | convites distribuídos no local uma hora antes das apresentações. Agendamento de grupos de estudantes de escolas públicas podem ser realizados por maio do contato whatsApp: (48) 99107-3308
Informações: odromedarioloquaz.wixsite.com | dromedario.loquaz@gmail.com | (48) 9608-0550 – (48) 3024-4134
Ficha técnica – O Pequeno Príncipe
Direção e adaptação: Sulanger Bavaresco
Elenco: Diana Adada Padilha, Cezar Pizetta, Giwa Coppola, Sandro Maquel, Vinicius Pasinato Damian
Criação Musical: Diana Adada Padilha, Maria José Martins e Diego Nunes
Direção Musical: Maria José Martins
Arranjos: Diego Nunes
Preparação Musical da remontagem: Luiza Faé Mantovani
Figurinos e Adereços: Diana Adada Padilha, Sulanger Bavaresco e Regina Prates
Iluminação: Marco Ribeiro e Sulanger Bavaresco
Animação: Aline Bertusso
Design Gráfico: Mariana Barardi
Fotografia: Maurício Garcias
Produção Técnica: Magda Scors Campos
Produção Executiva: MAF Economia Criativa – Michel França
Realização: Grupo de Teatro O Dromedário Loquaz
Classificação indicativa: Livre
A “Cena_Doc_” Residência Artística e Incubadora de Projetos apresenta nesta sexta-feira, 07 de outubro, às 20h no Teatro Carmen Fossari, o espetáculo “Homens Pink”.
A produção cênica é um espetáculo criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays. Narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência conectam-se a acervos pessoais e compõem um espetáculo que celebra a experiência dos pioneiros e o orgulho das ancestralidades dissidentes.
Duração: 50 min
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos gratuitos, com sugestão de doação de ração para cachorros e gatos e com distribuição de ingressos 1h antes.
Apresentação acessível em LIBRAS
Todas as ações presenciais do Cena_Doc 2023 contam com ponto de coleta de doações de ração para o coletivo @protecaounidasj, que reúne 42 protetoras da causa animal e atende cerca de 600 animais resgatados.
Projeto selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2021, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o fantasminha.Na encenação da Cia PeQuod, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede wifi.
A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.
O célebre personagem, Pluft, é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.
Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.
Ingressos gratuitos: sympla.com.br
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Bonecos de vara e bonecos de manipulação direta sobre balcão
Duração: 45min
A Cia
A PeQuod é uma companhia brasileira, sediada no Rio deJaneiro, que se dedica ao teatro de animação e que, desde sua fundação vem aprofundando experiências que têm resultado numa cena arrojada e de renovação para esta linguagem, refletindo uma aproximação entre o cinema, o teatro, adança e a cultura pop contemporânea.
Ao longo desta história, criou 17 espetáculos, 1 intervenção artística em site specific, produziu 2 Mostras Internacionais, esteve à frente de uma Ocupação Artística em um teatro público, participou de diversos festivais nacionais e internacionais, projetos de circulação, retrospectivas, intercâmbios, oficinas e vem pro movendo encontros e atividades de formação e pensamento sobre o Teatro de Animação.
Por tudo isso, a Companhia vem conquistando muitos aplausos, prêmios e olhares encantados para um trabalho que nasceu sobre o compromisso de maravilhar e concretizar coisasque só vemos nos sonhos.
Ficha técnica
Direção: Miguel Vellinho
Produção: Liliane Xavier e Lilian BertinI
luminação: Renato Machado
Bonecos de luz: Maurício Fusiyama
Criação e escultura dos bonecos: Maria Cristina Paiva e Mathilde Plisson
Cenário: Doris Rollemberg
Figurino: Kika de Medina
Trilha sonora: Maurício Durão
Atores/manipuladores: Caio Passos, Diego Diener, João Lucas Romero, Liliane Xavier, Marise Nogueira e Raquel Botafogo
Técnicos: Maurício Fuziyama, Stephanye Souza Correa e Divany Andrade
Produção Original SESI-SP
Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o fantasminha.Na encenação da Cia PeQuod, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede wifi.
A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.
O célebre personagem, Pluft, é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.
Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.
Este espetáculo contará com audiodescrição.
Ingressos gratuitos: sympla.com.br
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Bonecos de vara e bonecos de manipulação direta sobre balcão
Duração: 45min
A Cia
A PeQuod é uma companhia brasileira, sediada no Rio deJaneiro, que se dedica ao teatro de animação e que, desde sua fundação vem aprofundando experiências que têm resultado numa cena arrojada e de renovação para esta linguagem, refletindo uma aproximação entre o cinema, o teatro, adança e a cultura pop contemporânea.
Ao longo desta história, criou 17 espetáculos, 1 intervenção artística em site specific, produziu 2 Mostras Internacionais, esteve à frente de uma Ocupação Artística em um teatro público, participou de diversos festivais nacionais e internacionais, projetos de circulação, retrospectivas, intercâmbios, oficinas e vem pro movendo encontros e atividades de formação e pensamento sobre o Teatro de Animação.
Por tudo isso, a Companhia vem conquistando muitos aplausos, prêmios e olhares encantados para um trabalho que nasceu sobre o compromisso de maravilhar e concretizar coisasque só vemos nos sonhos.
Ficha técnica
Direção: Miguel Vellinho
Produção: Liliane Xavier e Lilian BertinI
luminação: Renato Machado
Bonecos de luz: Maurício Fusiyama
Criação e escultura dos bonecos: Maria Cristina Paiva e Mathilde Plisson
Cenário: Doris Rollemberg
Figurino: Kika de Medina
Trilha sonora: Maurício Durão
Atores/manipuladores: Caio Passos, Diego Diener, João Lucas Romero, Liliane Xavier, Marise Nogueira e Raquel Botafogo
Técnicos: Maurício Fuziyama, Stephanye Souza Correa e Divany Andrade
Produção Original SESI-SP
Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o fantasminha.Na encenação da Cia PeQuod, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede wifi.
A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.
O célebre personagem, Pluft, é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.
Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.
Este espetáculo contará com interpretação em Libras
Ingressos gratuitos: sympla.com.br
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Bonecos de vara e bonecos de manipulação direta sobre balcão
Duração: 45min
A Cia
A PeQuod é uma companhia brasileira, sediada no Rio deJaneiro, que se dedica ao teatro de animação e que, desde sua fundação vem aprofundando experiências que têm resultado numa cena arrojada e de renovação para esta linguagem, refletindo uma aproximação entre o cinema, o teatro, adança e a cultura pop contemporânea.
Ao longo desta história, criou 17 espetáculos, 1 intervenção artística em site specific, produziu 2 Mostras Internacionais, esteve à frente de uma Ocupação Artística em um teatro público, participou de diversos festivais nacionais e internacionais, projetos de circulação, retrospectivas, intercâmbios, oficinas e vem pro movendo encontros e atividades de formação e pensamento sobre o Teatro de Animação.
Por tudo isso, a Companhia vem conquistando muitos aplausos, prêmios e olhares encantados para um trabalho que nasceu sobre o compromisso de maravilhar e concretizar coisasque só vemos nos sonhos.
Ficha técnica
Direção: Miguel Vellinho
Produção: Liliane Xavier e Lilian BertinI
luminação: Renato Machado
Bonecos de luz: Maurício Fusiyama
Criação e escultura dos bonecos: Maria Cristina Paiva e Mathilde Plisson
Cenário: Doris Rollemberg
Figurino: Kika de Medina
Trilha sonora: Maurício Durão
Atores/manipuladores: Caio Passos, Diego Diener, João Lucas Romero, Liliane Xavier, Marise Nogueira e Raquel Botafogo
Técnicos: Maurício Fuziyama, Stephanye Souza Correa e Divany Andrade
Produção Original SESI-SP
Num tempo em que os bichos ainda falavam, lá onde as antigas histórias nasceram, ainda existe um mundo fabuloso de seres, sons e imagens. Animais inteligentes e tolos, corajosos e covardes, honestos e trapaceiros aparecem em diferentes fábulas, nos mostrando de maneira engraçada e comovente, como podemos ser tão iguais e tão diferentes deles.
Este é o novo espetáculo da Cia. Mevitevendo, que há 25 anos dedica-se exclusivamente ao Teatro de Figuras (Teatro de Animação). Antigas histórias de diferentes tradições compõem a encenação; aparentemente simples e ingênuas, elas mostram-se sutis e elaboradas – um achado para o trabalho com bonecos, máscaras e luzes – um material rico para o teatro de bonecos contemporâneo. Aos pequenos apresenta um universo mágico e instigante, aos adultos traz de volta a memória afetiva da infância.
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Máscaras, bonecos mistos e sombras
Duração: 50min
A Cia
A Cia. Mevitevendo trabalha com Teatro de Animação desde 1998, ano em que se mudou do Sul para São Paulo.
Formada pela dupla de atores-criadores Cleber Laguna e Marcia Fernandes, já encenou diversos espetáculos, sempre investigando a relação de bonecos, máscaras e atores e as referências do cinema de animação e das artes visuais nessa arte.
Participaram em festivais e mostras em 20 estados brasileiros e, na Europa, já estiveram em Portugal, França e Espanha.
Ficha técnica
Direção: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Produção: Marcia Fernandes
Iluminação: Adriani Simões
Cenário: Cleber Laguna
Figurino: Marcia Fernandes
Trilha sonora: Marcia Fernandes
Atores/manipuladores: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Técnicos: Adriani Simões
Num tempo em que os bichos ainda falavam, lá onde as antigas histórias nasceram, ainda existe um mundo fabuloso de seres, sons e imagens. Animais inteligentes e tolos, corajosos e covardes, honestos e trapaceiros aparecem em diferentes fábulas, nos mostrando de maneira engraçada e comovente, como podemos ser tão iguais e tão diferentes deles.
Este é o novo espetáculo da Cia. Mevitevendo, que há 25 anos dedica-se exclusivamente ao Teatro de Figuras (Teatro de Animação). Antigas histórias de diferentes tradições compõem a encenação; aparentemente simples e ingênuas, elas mostram-se sutis e elaboradas – um achado para o trabalho com bonecos, máscaras e luzes – um material rico para o teatro de bonecos contemporâneo. Aos pequenos apresenta um universo mágico e instigante, aos adultos traz de volta a memória afetiva da infância.
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Máscaras, bonecos mistos e sombras
Duração: 50min
A Cia
A Cia. Mevitevendo trabalha com Teatro de Animação desde 1998, ano em que se mudou do Sul para São Paulo.
Formada pela dupla de atores-criadores Cleber Laguna e Marcia Fernandes, já encenou diversos espetáculos, sempre investigando a relação de bonecos, máscaras e atores e as referências do cinema de animação e das artes visuais nessa arte.
Participaram em festivais e mostras em 20 estados brasileiros e, na Europa, já estiveram em Portugal, França e Espanha.
Ficha técnica
Direção: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Produção: Marcia Fernandes
Iluminação: Adriani Simões
Cenário: Cleber Laguna
Figurino: Marcia Fernandes
Trilha sonora: Marcia Fernandes
Atores/manipuladores: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Técnicos: Adriani Simões
“Camarim” é um solo com bonecos em escala humana, que trazum recorte na vida de Marie, uma mulher que passou a vida em um cabaré apresentando-se como dançarina. Na velhice, Marie dirige a mesma casa de shows em que dançou, e tenta lidar com as decisões tomadas e seus traumas do passado.
Ao se deparar com seu antigo ‘eu’, Marie é transportada para um tempo onde a futilidade e o dinheiro guiavam a sua vida, dividindo-a entre o trabalho noturno e o sonho de viver um grande amor. Essa peça foi idealizada pela atriz e bonequeira LucianaAntunes que, após dois meses de pesquisa em Santiago do Chile, sob consultoria da Mestra russa Natacha Belova e uma renomada equipe chilena, deu continuidade a esse solo dramático denso e atual, que toca e emociona sem pronunciar sequer uma palavra.
Faixa etária: 14 anos
Técnica de animação: Bonecos híbridos
Duração: 45min
A Cia
Anima Sonho é um grupo de teatro de bonecos fundado em 1984, pelos gêmeos Ubiratan e Tiarajú Carlos Gomes.
O grupo já se apresentou em todas as regiões do Brasil e em países da América Latina, Europa e Japão.
No próximo ano irá comemorar 40 anos de existência, sendo uma referência para o teatro de animação brasileiro e do mundo.
Ficha técnica
Direção: Lu Antunes
rodução: Thiago Barba e Jean Knetschik
Iluminação: Leo Ortiz
Cenário: Lucas David
Figurino: Lu Antunes e Lucas David
Trilha sonora: Simón González e Lu Antunes
Atores/manipuladores: Lu Antunes
Técnicos: Thiago Barba
“Camarim” é um solo com bonecos em escala humana, que trazum recorte na vida de Marie, uma mulher que passou a vida em um cabaré apresentando-se como dançarina. Na velhice, Marie dirige a mesma casa de shows em que dançou, e tenta lidar com as decisões tomadas e seus traumas do passado.
Ao se deparar com seu antigo ‘eu’, Marie é transportada para um tempo onde a futilidade e o dinheiro guiavam a sua vida, dividindo-a entre o trabalho noturno e o sonho de viver um grande amor. Essa peça foi idealizada pela atriz e bonequeira LucianaAntunes que, após dois meses de pesquisa em Santiago do Chile, sob consultoria da Mestra russa Natacha Belova e uma renomada equipe chilena, deu continuidade a esse solo dramático denso e atual, que toca e emociona sem pronunciar sequer uma palavra.
Bate-papo após apresentação com mediação de Profa. Dra. Sassá Moretti (UFSC) e Prof. Dr. Gustavo Bieberbach (UNESC)
Este espetáculo contará com interpretação em Libras
Faixa etária: 14 anos
Técnica de animação: Bonecos híbridos
Duração: 45min
A Cia
Anima Sonho é um grupo de teatro de bonecos fundado em 1984, pelos gêmeos Ubiratan e Tiarajú Carlos Gomes.
O grupo já se apresentou em todas as regiões do Brasil e em países da América Latina, Europa e Japão.
No próximo ano irá comemorar 40 anos de existência, sendo uma referência para o teatro de animação brasileiro e do mundo.
Ficha técnica
Direção: Lu Antunes
rodução: Thiago Barba e Jean Knetschik
Iluminação: Leo Ortiz
Cenário: Lucas David
Figurino: Lu Antunes e Lucas David
Trilha sonora: Simón González e Lu Antunes
Atores/manipuladores: Lu Antunes
Técnicos: Thiago Barba
Conduzido por um fio narrativo musical, a dramaturgia é dividida em três quadros, nos quais o texto emana dos movimentos da atriz.
Os elementos de cena almejam estimular o espectador a sentir e encontrar sentidos na cadeia de personagens que surgem e se desfazem de um quadro a outro, intercalados por um espaço moldável pelo ar, por meio de infláveis, numa alusão à efemeridade do tempo que nos absorve e à inconstância da matéria.
Este espetáculo não depende de linguagem verbal oral para sua compreensão.
Faixa etária: 14 anos
Técnica de animação: Bonecos/marionetes
Duração: 45min
A Cia
Carolina Garcia é artista multidisciplinar, fundadora e gestora do Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo.
Coordena o Núcleo de Pesquisa em Formas Animadas/EAB e as atividades de intercâmbio e formação do Festival Cena Brasil Internacional.
Educadora somática Feldenkrais na Faculdade Angel Vianna. Pós-graduada em Economia da Cultura UFRGS/RS e graduada em licenciatura em Artes Cênicas DAD/UFRGS.
Ficha técnica
Direção: Paulo Balardim
Produção: Líria Cultural
Iluminação: Renato Machado
Cenário: Elcio Rossini
Figurino: Cris Lisot
Trilha sonora: Tuur Florizoone
Atores/manipuladores: Carolina Garcia
Técnicos: Luana Pasquimel e Wilson Neto
O espetáculo Habitada da marionetista e pesquisadora Juliana Notari, foi apresentado em diversos festivais e teatros na França, Espanha e Argentina.
Será a primeira vez que a artista apresenta uma de suas obras na cidade de Florianópolis.Essa obra cênica-marionetesca-musical, teve um longo período de criação, onde a artista esmiuçou seu corpo, suas possibilidades, e trouxe à tona todas as habitantes presentes e imaginadas, mais de trezentas “Julianas” que se expressaram durante a vida, o cotidiano e suas etapas.
Foram quatro anos de laboratórios de construção de marionetes, de gestualidade, de desmembramento do corpo, onde Notari tentou responder duas perguntas:
O que me define? Quem me define? “São elas, sou eu e são as fendas de todas que me constituem, e até mesmo aquelas que co-habitam o mundo, tão opressor e duro que vivemos”.
A dramaturgia de Habitada funciona como uma espiral no tempo-espaço e como um parto de um corpo lotado de brechas e espasmos.
Debate performativo após a apresentação com mediação de Prof. Dr. Flávio Desgranges (Udesc)
Faixa etária: 16 anos
Técnica de animação: Híbrido, objetos
Duração: 45min
A Cia
Desde 2000, Juliana Notari se dedica à investigação da marionete contemporânea e a etnografia da matéria e do movimento. Em 2005 se formou no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP).Residiu durante sete anos na França, onde começou o mestrado de Artes do Espetáculo na Universidade de Strasbourg, deixando-o em 2010 para realizar Vieilles Boîtes (Velhas Caixas), pesquisa artística sobre a velhice, internando-se seis meses em uma residência de idosos na região de Rhône-Alpes e produzindo cinco peças.
Como artista, marionetista, diretora, dramaturga e pedagoga cênica criou dezenas de obras, festivais, blocos, cabarets, oficinas e cursos, realizando turnês por Brasil, México, Bolívia, Argentina, Colômbia, España, Letônia, França, Portugal, República Tcheca, Itália, Suíça, Coreia do Sul, entre outros. De 2014 a 2020 foi gestora do Condomínio Cultural em São Paulo, onde dirigiu um atelier dedicado ao movimento da matéria e da Marionete Livre.
É fundadora da Sociedade Insólita para Marionete Contemporânea ao lado dos companheiros Cleber Laguna e Marcia Fernandes da Cia Mevitevendo. Em 2021-2022 realiza o projeto “20 anos de Marionete Livre – Comemoração e Manifesto” contemplado pelo edital Rumos Itaú Cultural. O projeto consistiu na criação do curta-metragem Coágulo e a publicação do livro Pedagogia da Marionete Livre.A Marionete Livre é um movimento nômade que Juliana Notari defende e difunde nestes 20 anos de caminhada por meio de suas obras marionetescas e seus processos pedagógicos de trocas de saberes e experiências pelo mundo. A artista trabalha e colabora com músicos, compositores e multi artistas para abrir novos caminhos para a marionete contemporânea.
Ficha técnica
Direção: Juliana Notari
Produção: Marionete Livre e Serena Produções
Iluminação: Cris Souto
Figurino: Kelly Cristina e Juliana Notari
Trilha sonora: Ivan Chiarelli
Atores/manipuladores: Juliana Notari
Nesta oficina, o objetivo principal é o entendimento profundo dos primórdios da linguagem das marionetes que é a relação subjetiva com a matéria, com a forma, e com sua capacidade de mutação. O corpo é matéria, o corpo é drama, a matéria é drama. As relações são infinitas. Assim começa esta oficina que também podemos chamar de processo investigativo e criativo.
Juliana Notari observou com muita sensibilidade quais são os pontos de encontro, ou melhor, os pontos de interseção que fazem existir uma marionete. A presença, o corpo, o movimento, a matéria, a vida, a morte e a utopia são alguns deles. Em dias imersivos, os participantes passarão por travessias e encruzilhadas de forma exaustiva, deixando o corpo à disposição para interagir com o outro, com o coletivo e com diferentes tipos de matéria até chegar à forma, numa marionete que nasce de um processo corporal e íntimo. Esta oficina já foi ministrada na Argentina, Colombia, Cataluñia e España.
Sobre a ministrante
Juliana Notari é atriz e pesquisadora, fundadora da Sociedade Insólita para Marionete Contemporânea. Desde 2000, se dedica à investigação da marionete contemporânea e a etnografia da matéria e do movimento. Formada no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP). Autora do livro “Pedagogia da Marionete Livre”. A artista trabalha e colabora com músicos, compositores e multi artistas para abrir novos caminhos para a marionete contemporânea.
O Projeto de Extensão e Pesquisa em Dança, “Compondo Gestos: Compartilhando Experiências”, do Departamento de Artes (ART), em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promoverá a apresentação da performance “Em (re)pulsos”. A atuação explora os (re)pulsos, pulsões de vida e de morte, tanto subjetivas quanto coletivas. A performance será no próximo sábado, 25 de novembro, às 19h, na Caixa Preta, Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O evento é aberto ao público.
Entre movimento e pausa, vibração e silêncio, prazer e desconforto, ansiedade e quietude, limitações e expansões, transições e inversões, o espetáculo utilizará uma variedade de dispositivos para explorar os diferentes fluxos de ações que se produzem nos diversos momentos do (co)existir.
Trata-se de uma criação coletiva que tem como ponto de partida estudos cênicos fundamentados na Técnica Klauss Vianna. Estado de dança e Labilidade da coreografia sustentam o estado criativo do corpo em relação. Nas camadas de escuta: corpo, espaço, outro e cena, compõe-se o estudo da presença.
Aliando formação continuada, extensão e pesquisa, este ano as experiências pedagógicas desenvolvidas no contexto do Projeto estiveram conectadas ao curso “Processo Didático – Técnica Klauss Vianna” (curso de aprofundamento com enfoque na sistematização e nos aspectos pedagógicos da TKV, oferecido pelo Salão do Movimento Campinas – SP).
Informações: Compondo Gestos: Compartilhando Experiências | @compondogestos | compondogestos.art.ufsc@gmail.com
Ficha técnica:
Criação e dança: Ana Prazeres, Daniel Jung, Darlan Scheid, Elerson Mario, Gabriel Dias, Krys KW, Line Campos, Nick Leal, Maria Clara Vieira, Mel Yan, Paula Dias, Thomé, Tuxa Seidler.
Poemas: Darlan Scheid e Paula Dias
Desenho de luz: Krys KW e Dani Nass
Iluminação: Dani Nass
Seleção musical: organização coletiva
Operação de som: Juliana Candido
Arte do Cartaz: Krys KW
Vídeo e edição: Maria Clara Vieira
Fotografia: Quinalha Fotos
Professora: Danieli Marques
Bolsistas: Thomé e Krys KW
O espetáculo O Círculo de Giz, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo (GPTN) está em nova temporada no Teatro Carmen Fossari (ao lado da Igrejinha da UFSC). O ingresso é um quilo de alimento não perecível, os alimentos arrecadados serão entregues ao projeto social Além dos olhos, instituição que presta apoio para moradores de rua e em situação de vulnerabilidade social. A classificação indicativa é de 14 anos.
A montagem da peça O Círculo de Giz é uma homenagem do GPTN à eterna diretora Carmen Fossari, que estava preparando a apresentação. Ao dar continuidade ao trabalho da diretora, o Grupo reafirma o compromisso com a arte engajada e comprometida com o tempo atual.
Sobre a peça O Círculo de Giz:
Adaptação da obra de Bertolt Brecht “O Círculo de Giz Caucasiano”
Brecht escreveu O Círculo de Giz Caucasiano durante seu período de exílio nos EUA, ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1944. O texto revolucionário e poético perpassa temas como a disputa pela terra, a saga da criada heroína, o jogo de interesses envolvendo a eleição de um juiz, um casamento por conveniência, herança e maternidade, entre outros, que, pela extrema sutileza e críticas sociais, o fazem necessário e urgente. Duas comunidades que viviam em regime de cooperativas têm suas terras devastadas pelo exército de Hitler, e, ao final da guerra, ambas querem tomar posse de um vale produtivo para reconstruírem suas vidas. Surge a questão que permeia a obra: quem por direito deve possuir a terra?
Um grupo de teatro é chamado para representar uma peça em busca de uma reconciliação, dois narradores passam a contar uma velha lenda ambientada em uma cidade da União Soviética durante a guerra civil. Naquela cidade, o governador é morto durante uma rebelião, e toda sua comitiva precisa fugir, inclusive a nobre viúva que, na correria, esquece o filho pequeno. Uma jovem criada apieda-se da criança abandonada e, para protegê-la, assume sua maternidade aventurando-se pelas montanhas.
Passados alguns anos e a crise, a nobre retorna para reivindicar a posse do filho e da herança. O caso será julgado por um juiz que, eleito pelo povo, lida com as questões da justiça de forma bastante particular. De acordo com suas convicções, para resolver a disputa entre a nobre e a criada, ordena que façam um círculo de giz no chão e que coloquem o menino ao centro, posicionando-o entre as duas mulheres. Cada uma deverá segura-lo por um braço, puxando-o para fora do círculo, quem conseguir, será por direito sua verdadeira mãe.
A peça é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC) e da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
>> Serviço
O quê: apresentação do espetáculo teatral “O Círculo de Giz”, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC
Quando: 01, 02 e 03 de dezembro | sexta, sábado e domingo | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari (ao lado da Igrejinha da UFSC)
Quanto: gratuito – o ingresso é um quilo de alimento não perecível que será entregue ao Projeto Social “Além dos olhos”, instituição que presta apoio aos moradores de rua e em situação de vulnerabilidade social.
Classificação: 14 anos
Informações: Departamento Artístico Cultural (DAC) | dac.ufsc.br | 48 3721-2499
Elenco:
Narrador: Adriano de Brito
Narradora: Ana Paula Lemos
Camponês/Azdak: Nei Perin
Camponesa/Grusche Vachnadze: Muriel Martins
Camponesa/Natella Abaschvili: Carolina Simas
Delegado/Simon/mensageiro: Jaime Monte
Geórgi Abaschilivi/sargento: Alberto Santiago
Principe Kazbéki/fugitivo/convidado/esposo: Roberto Moura
Agrônoma/criada/sogra/advogada: Clycie Bertoli
Monge/fazendeiro/arauto: Julião Goulart
Camponês/Laurenti/Schauwa: Bruno Angotti
Camponesa/cozinheira/convidada/vovozinha: Denize Leal
Camponês/convidado/Bizérian Kazbéki/inválido: Mateus Vicente
Camponês/ajudante/convidado: Carlos Wierzorkoski
Criada/Aniko/advogada: Celma Ioci
Médico/Yussuf: Henrique Komura
Camponesa/criada/convidada/capenga/esposa: Tânia Krueger
Camponesa/Aniko/ inválida: Luiza Greuel
Ficha Técnica:
Adaptação do texto e direção: Ivana Fossari
Figurino: Dé Beirão
Iluminação: Andrés de Araújo e Ivana Fossari
Sonoplastia: Sergio Bessa e Márcio Tessmann
Confecção objetos de cena: Nei Perin e Ivana Fossari
Cenário: O Grupo
Apoio: O Grupo recebeu apoio da empresa Metronorte para a confecção dos cartazes