Agenda Cultural
O grupo de competição de poesia falada Slam Estrela D’Alva, organizado pelo Programa de Educação Tutorial dos Cursos de Letras da Universidade Federal de Santa Catarina (PET-Letras/UFSC), esta promovendo uma edição especial, nesta sexta-feira, 1° de setembro, das 18h às 21h30, no varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.
Nesta edição especial não haverá notas, todos os poetas falarão, no mínimo, três poemas. Ao final de cada chave, o público fará uma votação. Em sequência será feita uma contabilização, e o que tiver mais votos será o campeão daquela chave. No final dessas chaves os vencedores se enfrentam em uma chave final. A competição terá um numero máximo de nove competidores. Recomenda-se que os poetas tragam quatro poemas.
O Slam Estrela D’alva é uma competição de poesia falada que acontece na UFSC desde o início de 2022, e que integra o circuito estadual de Slam.
O curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a performance La Phénix, no dia 10 de julho, às 15h, na sala Aroeira do Centro de Cultura e Eventos. O evento é resultado de pesquisas desenvolvidas na disciplina Performance III, sob coordenação da professora Dirce Waltrick.
A apresentação é uma releitura da performance La Bête, do artista e performer brasileiro Wagner Schwartz, em diálogo com a obra Bichos, da artista Lygia Clark.
Os estudantes de Artes Cênicas Michel Jonathan e Verônica Chalni assinam a adaptação da performance. Michel será o responsável pela execução em cena.
Para mais informações, acesse o site do evento.
>> Ficha Técnica:
Performer: Michel Jonathan
Adaptação: Michel Jonathan e Verônica Chalni
Vozes: Michel Jonathan, Verônica Chalni e Dirce Waltrick do Amarante
>> Serviço:
O Quê: Performance La Phénix
Quando: 10/07/2025 | quinta-feira | 15h
Onde: Sala Aroeira | Centro de Cultura e Eventos | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site
Começa na próxima segunda-feira, 22 de setembro, a 10ª edição do Experimenta – Rufar os Tambores: O samba vai passar. Até domingo, 28 de setembro, o evento reunirá mais de 50 ações culturais, artísticas e esportivas em diversos locais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A arte se expressa por meio de produções audiovisuais, exposições, espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas, produções literárias, manifestações esportivas e urbanas, entre outras atrações.
Com a temática Rufar os Tambores: O Samba Vai Passar, a 10ª edição do Experimenta busca celebrar a diversidade cultural brasileira por meio de uma das expressões artísticas cuja cadência está na base da história e da identidade nacional: o samba.
A programação completa da 10ª edição do Experimenta está disponível na página oficial do evento: secarte.ufsc.br/experimenta.
>> Inscrições para oficinas e atividades
O Experimenta oferece diversas oficinas e atividades que requerem inscrição prévia para participação. Os formulários eletrônicos estão disponíveis no site do evento. Algumas oficinas possuem vagas limitadas; nesses casos, as vagas serão distribuídas por ordem de inscrição.
>> Concurso Fotográfico “O Guardião do Experimenta”
Em conjunto com as atividades do Experimenta, será realizado o concurso fotográfico O Guardião do Experimenta, que premiará as melhores fotos registradas durante o evento. As premiações serão não monetárias e destinadas a membros da comunidade universitária da UFSC (servidores, discentes e trabalhadores terceirizados). O edital para participação está disponível aqui.
>> Eventos parceiros
Nesta edição, o Experimenta acolhe o Congresso Nacional do Samba (Conasamba), nos dias 26, 27 e 28 de setembro de 2025. Trata-se do maior congresso de Carnaval do país, organizado pela Federação Nacional das Escolas de Samba e recepcionado pela Liga das Escolas de Samba de Florianópolis (LIESF).
Além do Conasamba, a 10ª edição do Experimenta conecta-se com a V Conferência Planeta.Doc, que será realizada na UFSC entre os dias 22 e 25 de setembro. O evento contará com a presença de 50 especialistas em temas ambientais e resultará na produção de uma carta-manifesto endereçada à Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que ocorrerá em novembro, em Belém. A UFSC apoia institucionalmente o Planeta.Doc.
Promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE), o Experimenta é um evento gratuito e aberto ao público. A SeCArtE convida a comunidade interna da UFSC a participar com seu saber-fazer artístico-cultural, estendendo também o convite à comunidade externa para integrar essa roda de celebração e expressão.
O Slam Educa é um projeto independente e sem fins lucrativos que desenvolve uma competição de poesia falada (Slam) nas escolas da Grande Florianópolis desde 2024.
Neste ano, mais de 3 mil estudantes aprenderam e praticaram a poesia falada do Slam com muito talento e dedicação. Agora, os estudantes poetas campeões de suas escolas se encontram para a final interescolar.
Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.
19h | Performance: O Homem que veio do Barro
Local: Espaço Ágora – Jardim – Bloco D – CCE
Atuação: Michel Jonathan
Iluminação: Labluz e Dudazone
Orientação: Gabriela Canale e Dudazone
Cartaz: Michel Jonathan
Edição som: Michel Jonathan
Sonoplastia: Gabriela Canale
21h | Teatro: O Saragáçu do Boizinho
Local: Igrejinha da UFSC
Concepção/atriz: Tuxa Seidler
Boneco: Boizinho
Músico: Renan Lapa
Registros em foto e vídeo: Hael Kai Quinalha
Concepção/direção: Egon Seidler
Professora orientadora: Priscila Genara Padilha
Apoio: Traço Cia.









