Agenda Cultural

nov
29
ter
Exposição de arte “A Cor da Nossa Tela” @Hall da Reitoria UFSC – Campus Trindade
nov 29@8:00 – dez 16@18:00

A produção de artistas plásticos em Santa Catarina ganhou destaque na programação da TV UFSC com a série “A Cor da nossa Tela”. Mas agora, a série vira exposição no hall reitoria da Universidade, onde permanece até o dia 16 de dezembro, de segunda à sexta das 8h às 18h com entrada gratuita.

dez
1
qui
Apresentação musical “Victor Giudice na Pauta” no Teatro da UFSC @ Teatro da UFSC
dez 1@19:00 – 20:45

No dia 1ª de dezembro, às 19h, o Teatro da UFSC será palco do show musical “Victor Giudice na Pauta”, realizado pelo Laboratório Floripa em Construção Transdisciplinar em Arte, Cultura e Política (LabFLOR) da UFSC, com apoio do edital Procultura 2016, da Universidade. O evento será uma homenagem ao escritor e compositor carioca, falecido em 1997, reconhecido pela crítica como um dos maiores escritores brasileiros.

Strangloscope Convida Daniel Santiago @Cinema do CIC
dez 1@19:00 – dez 3@22:00

DUO STRANGLOSCOPE CONVIDA

Daniel Santiago para
1) a pré-estréia do curta-metragem O anjo da história, realizado através do Edital Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura;
2) o lançamento do longa-metragem experimental Angelus Novus;
3) a realização de debates após os filmes, performances e palestra;
4) assistir a uma seleção de curtas-metragens experimentais espanhóis em Super 8, a Arrebato em Super 8, sob curadoria de Ángel Rueda, do S8-Coruña.

O convidado da Mostra Duo Strangloscope Convida, Daniel Santiago é um artista visual pernambucano de renome internacional. Durante mais de 20 anos fez dupla com o artista visual Paulo Bruscky e realizaram juntos performances, vídeos, cartazes, etc. Sempre em movimento e constante experimentação artística, Daniel é um dos mais importantes representantes da arte contemporânea brasileira. Em Florianópolis ele virá debater sobre os filmes experimentais em que atuou sob a direção do Duo Strangloscope na serra catarinense, O anjo da história e Angelus Novus, realizará performances, lançamentos e palestra. Esta edição da Mostra Strangloscope Convida é em sua homenagem.
Na abertura da mostra Daniel Santiago realizará, via instrução a um performer local, a performance O Brasil é meu abismo. Em O Brasil É o Meu Abismo (1982), a palavra é o motor fundamental, utilizando uma frase de poema de Jomard Muniz de Britto, Aquarelas do Brasil. A performance original consistia no próprio artista pendurado de cabeça para baixo, preso pelo tornozelo e segurando um cartaz com a frase-título. O rodopiar do corpo do artista exigia da audiência, para leitura da frase, a movimentação pelo espaço da galeria.
No segundo dia da mostra, após a exibição do programa de curtas-metragens experimentais espanhóis Arrebato em Super 8, sob curadoria de Ana Domínguez e Ángel Rueda e apoio da Embaixada da Espanha, exibiremos dois vídeos experimentais de Daniel Santiago e, em seguida, ele realizará a performance Desenhando com as duas mãos usando os dois lados do cérebro. O artista visual Daniel Santiago realizará um desenho simétrico, usando as duas mãos ao mesmo tempo, a partir da lógica de que o lado esquerdo do cérebro é acionado se a mão direita é usada e vice-versa. É mais um trabalho de Daniel que se filia à performance, suporte com o qual trabalha há mais de quarenta anos.
No terceiro dia da mostra, Daniel Santiago encerrará o programa desta edição da nossa Strangloscope Convida com palestra de lançamento, em Florianópolis, de dois livros objeto: Tabela Poética dos Números Intimos e Cafunés em Potencial (um Romance-objeto) na sede do MIS-SC.
Duo Strangloscope (Cláudia Cárdenas&Rafael Schlichting)

Programa:

Dia 1 de dezembro:

. 19:00hs – performance O Brasil é meu abismo, de Daniel Santiago em instruções para dois performers convidados.

Local: Entrada principal da FCC

. 19:30 – Estréia do curta-metragem O anjo da história
O anjo da história – Curta-metragem experimental digital – 23 min
Sinopse:
Confundem-me com um vendedor
Tempos de incompletude…
Percebo que poderia vender-lhes terrenos na lua
Só tenho como transportá-los através das imagens
Captar nossos últimos instantes
Perpassar a pele com a luz, o vento, as alturas geladas

Ficha técnica:
Elenco: Edgard Navarro, Chico César, Daniel Santiago, Juliane Elting e povo de Urubici
Equipe:Rafael Schlichting, Cláudia Cárdenas, Rodrigo Ramos, Augusto Benetti, Alice Assal, Luciana Vaz, Guilherme Pozzibon, Paola Brum, Cláudiio Clasen, Rosana Cacciatore
Apoio: SESC/SC, SESC Urubici, Rio do Rastro Eco Resort, Pousada Sítio Arroio da Serra, Pousada Casa de Pedra, Estalagem Villa da Montanha, Pousada Kiriri-Etê, Pousada das Flores, Pousada Recanto da Serra, Hotel Andermann
Local: Cinema do CIC

intervalo

20:30 – Lançamento do longa-metragem experimental Angelus Novus
Angelus Novus – Longa-metragem experimental digital – 75 min
Sinopse:
A partir do delírio, da mística e do devaneio, romper com a lógica de uma narratividade historicista e positivista. Buscar, na aventura mesma do experimentalismo cinematográfico, um tempo espaço imagem em que o Angelus Novus seja um chamado ao risco e à ruptura com a lógica linear da acachapante contação de histórias críveis. Pelo incrível!!!! – grita o Angelus Novus.

Ficha técnica:
Elenco: Edgard Navarro, Chico César, Daniel Santiago, Juliane Elting e povo de Urubici
Equipe: Filme realizado durante as filmagens do curta-metragem O anjo da história, conta com o apoio da mesma equipe.
Um filme do Duo Strangloscope

Debate sobre os filmes após a sessão dupla com o convidado Daniel Santiago e os diretores Cláudia Cárdenas&Rafael Schlichting (Duo Strangloscope)
Local: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura

Dia 2 de dezembro:

19:00-20:30 – ARREBATO SUPER 8 seguido de debate.

ARREBATO EM SUPER 8
Programa:
Duração: 51 min.

Na história do cinema, o pequeno formato Super 8 pode ser considerado o símbolo cinematográfico da utopia, no qual não somente registramos as nossas recordações fugazes, mas que também permite àqueles “arrebatados” pelo cinema que produzam os seus filmes com inspiração e poucos recursos.
O Super 8 na Espanha teve a sua época de esplendor nos anos 1970 e no início dos anos 1980, um cinema underground marcado sobretudo pela figura do artista plástico Iván Zulueta, verdadeiro símbolo da modernidade e quintessência da contracultura. Com os seus curtas em Super 8 e o seu único longa, Arrebato, o artista difundia a seguinte máxima: “edite os seus próprios fanzines, grave e distribua os seus próprios discos e, por que não, faça seus próprios filmes”.
Quase vinte anos depois do filme Arrebato, em 1996, o artista visual David Domingo, conhecido como Stanley Sunday, realiza o filme Super 8 e nos conecta de imediato com o legado de cineastas como Andy Warhol, George Kuchar, Kenneth Anger e o próprio Iván Zulueta, inaugurando uma nova era do Super 8 na Espanha. Em um momento de plena obsolescência do celuloide, o Super 8 significa um ressurgimento de sonhos e ilusões entre jovens cineastas que encontram neste pequeno formato a magia do artesanal, um cinema que as mãos tocam e manipulam.
O programa “Arrebato em Super 8” pretende realizar uma viagem eclética pelas diferentes expressões e formas assumidas pelo Super 8 nos últimos anos na Espanha. Partindo do curta-metragem Super 8, de David Domingo, alcançaremos um amplo espectro que vai da pura abstração passando pela narração, o documental e o cine-ensaio.
SUPER 8
David Domingo | 1996 | Espanha | 8 min.
Cor, Super 8 trasferido para vídeo
Ode ao Super 8 em uma torrente frenética de cortes, montagens e manipulações.

PELÍCULA SUDOROSA I
David Domingo | 2009| Espanha | 10 min.
Colorido, Super 8 trasferido para a vídeo
Película que retrata as maravilhas do mundo vistas a partir dos olhos de um gato.

NYC SYNC.
Albert Alcoz | 2008 | Espanha | 3 min.
Preto e branco, Super 8 trasferido para vídeo
Filme-diário rodado em Nova Iorque durante o verão de 2007. Usando a técnica de filmagem quadro a quadro, o filme registra freneticamente os caminhos pelas ruas de Manhattan e do Brooklin.

CADA CUATRO FOTOGRAMAS [CADA QUATRO FOTOGRAMAS]
Alberto Cabrera Bernal | 2009 | Espanha| 1 min.
Colorido, Super 8 trasferido para vídeo
Depois de perfurar o suporte físico das imagens a cada quatro fotogramas, a projeção deste rolo Super 8 revela as tripas do mecanismo cinematográfico: a tela e a luz, o corpo do filme sendo mostrado em cadências exatas.

MÉTAMORPHOSES DU PAPILLON
Pere Ginard y Laura Ginés | 2012 | Espanha | 5 min.
Colorido, Super 8 e DV trasferido para vídeo
Revisão, reinterpretação e reescrita impressionista do filme homônimo realizado em 1904 pelo cineasta francês Gaston Velle.
DIA 13 DE JULHO E DIA 12 DE AGOSTO
Xisela Franco | 2014 | Espanha | 2 min.
Colorido, díptico vertical, Super8 trasferido para vídeo e vídeo
Um grupo de amigos alugam uma casa na Ilha de Aunios. A beleza da ilha é mágina.

TOXOS E FLORES
Lucía Vilela | 2016 | Espanha | 4 min.
Colorido, Super 8 trasferido para vídeo
Arquiteturas naturais, naturezas mortas, espaços de luzes verdes e marrons absolutos.

BENDITA CALLE
Ángel Rueda | 2005 | España | 20 min.
Colorido, Super 8 trasferido para vídeo
365 dias com uma câmera Super 8, filmando o excepcional do cotidiano para descobrir uma realidade que se transforma em ficção. A rua se converte em um palco, pessoas comuns em atores e a vida em um roteiro. Sinfonia urbana inspirada no ideário de Dziga Vertov.

Curadoria: é um programa criado pelos diretores do (S8) Mostra Internacional de Cinema Periférico de A Coruña, (Espanha), Ana Domínguez e Ángel Rueda

Apoio: Embaixada da Espanha no Brasil e (S8) Mostra Internacional de Cinema Periférico de A Coruña, (Espanha)
Local: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura

Após a sessão haverá debate com o Duo Strangloscope.

Intervalo

20:45 – 22:00
Exibição de 2 vídeos experimentais de Daniel Santiago:
O plasma no interior da magnetosfera
2009 – 4 min – vídeo
Coreografia da Molécula de Carbono
2009 – 2 min – vídeo
Performance de Daniel Santiago Desenhando com as duas mãos usando os dois lados do cérebro
Local: Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura

Dia 3 de dezembro:
19:00 – Lançamento dos livros objeto de Daniel Santiago Tabela Poética dos Números Intimos e Cafunés em Potencial (um Romance-objeto) com palestra para a audiência
Local: MIS – Museu da Imagem e do Som

dez
2
sex
Grupo de Teatro do Colégio de Aplicação apresenta espetáculo “Otelo (não) morreu (?)” @Colégio de Aplicação da UFSC
dez 2@19:00 – dez 4@20:00

O espetáculo teatral “Otelo (não) morreu (?)”  é o novo espetáculo do Grupo de Teatro do Colégio De Aplicação da UFSC – Segue Reto Toda Cena. As apresentações acontecem entrem os dias 02 e 04 de dezembro no próprio colégio com entrada gratuita.cartaz Otelo 1

dez
10
sáb
Festival Internacional de Folclore Surdo @Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Campus Trindade – Florianópolis
dez 10@10:00 – dez 13@18:00

O Festival de Folclore Surdo de 2016 terá em sua programação: teatro, narrativas, piadas e poesias. Aberto a todo publico

dez
13
ter
Lançamento do livro “Jango e eu” de João Vicente Goulart na UFSC @Tralharia
dez 13@17:00 – 19:00

Convite Lançamento_sem marca de corteJango e eu – Memórias de um exílio sem volta, escrito por João Vicente Goulart, filho do ex-presidente, será lançado no Tralharia Bar e Café no dia 13 de dezembro com a presença do autor.

mar
6
seg
Feira do Livro da EdUFSC – Centro de Eventos @Centro de Eventos - UFSC - Campus Trindade
mar 6@9:00 – abr 7@19:00

O quê: Feira do Livro da Editora da UFSC

Local: Centro de Eventos da UFSC

Quando: de 06 de março a 07 de abril de 2017 – dias úteis

Horário: 09h às 19h

Livros com até 70% de desconto

mar
8
qua
Exposição ‘Elas são: Galeria de Mulheres’ – BU @Hall do auditório Elke Hering da Biblioteca Central da UFSC
mar 8@16:00 – 16:00

Exposição na Biblioteca Central da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reúne retratos de mulheres anônimas e famosas que impactam este tempo com seu modo de existir, seu gesto artístico, político ou intelectual.

mar
15
qua
Projeto 12:30 – Show de Fabiano Chiqueti e convidados @Ao lado do Centro de Cultura e Eventos, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade
mar 15@12:30 – 13:30

O músico Fabiano Chiqueti volta a se apresentar no Projeto 12:30 com show em formato Power Trio. No vocal e contrabaixo, o compositor catarinense toca suas canções autorais e releituras do melhor do rock nacional e internacional, na companhia de Leonardo Romeu na guitarra e Edy Batera na bateria.

mar
16
qui
Projeto Cinema Mundo – exibição do filme Pontypool @Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária UFSC
mar 16@18:30 – 21:00

Na próxima quinta-feira, dia 16 de março, o Projeto Cinema Mundo/UFSC continua a seleção de filmes com o tema “expressões do horror” apresentando o filme “Pontypool” (Pontypool, 2008, Canadá), escrito por Tony Burgess (roteiro e romance) e dirigido por Bruce McDonald. Após o filme, acontece uma roda de debate que contará com os comentários de Aglair Bernardo e Atilio Butturi.

 

mar
21
ter
Exposição de fotografias sobre a Polônia @Praça de alimentação – Centro de Cultura e Eventos/UFSC
mar 21@8:00 – abr 29@20:00

Polska Joi exposiçãoA partir do dia 21 de março, o Centro de Cultura e Eventos da UFSC, recebe a exposição “Polska” do historiador e fotografo Joi Cletison. Além disso, a exposição também comemora os 26 anos da criação da Sociedade Polônia de Florianópolis – Towarzystwo Polônia.

Café com Dança – Ciclo 2 – Apresenta o documentário LIMIARES @Sala Pitangueira – Hall segundo piso – Centro de Cultura e Eventos da UFSC
mar 21@14:30 – 16:30

O Café com Dança retorna em 2017 com a apresentação do documentário “LIMIARES sobre Anderson”. Dirigido por Sandra Meyer, o documentário trás depoimentos de artistas, professores e pesquisadores sobre a trajetória do bailarino Anderson João Gonçalves (1964-2010), retratando como a sua carreira contribui para o registro da memória da dança catarinense e nacional.

 

mar
29
qua
Projeto 12:30 – Wilson Souza – “Se é nesse mundo” @UFSC
mar 29@12:30 – 13:30

O artista Wilson Souza volta ao palco do Projeto 12:30 com o seu show “Se é nesse mundo”, em que o compositor revive seus três discos solos (Vitamina de sons e ideias, Contas a Pagar, e Se é nesse mundo) e mais as canções que fazem parte da sua vida e estrada musical. O show, que acontecerá na quarta-feira, dia 29 de março, é gratuito, aberto à comunidade e será realizado às 12h30min. em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.

No show, Wilson Souza é acompanhado por Mateus Romero, no baixo, George de Farias, no trompete, e Flora Holderbaum, no violino. Em violão, baixo e trompete, o grupo explora novos e antigos arranjos das músicas, criando roupagens e diferentes memórias.

SERVIÇO:

O QUÊ: Show de Wilson Souza no Projeto 12:30
QUANDO: 29 de março de 2017, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30, ao lado do Centro de Cultura e Eventos, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Projeto 12:30Departamento Artístico Cultural da UFSC (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC (48) 3721-2497, 3721-9447 ou 3721-3853 – www.dac.ufsc.br

abr
5
qua
Colóquio Arte e Estética @CFH - Centro de Filosofia e Ciências Humanas
abr 5@8:00 – abr 7@19:00

Colóquio Arte e Estética terá discussões diversas acerca dos temas que ligam arte, filosofia e estética. Os encontros terão sessões de comunicações e palestras ministradas por professores da universidade e convidados de instituições externas.

abr
11
ter
Exposição “It was Amazon – Era uma vez Amazônia” @MArquE
abr 11@16:00 – abr 29@18:00

O MArquE – Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC recebe a exposição de arte indígena contemporânea It was Amazon/Era uma vez Amazônia de 11 a 29 de abril. A mostra é uma provocação voluntária do premiado artista indígena Jaider Esbell, do povo Makuxi, do estado de Roraima. Santa Catarina é o nono estado a receber a exposição que teve início no nordeste, em 2016.

O artista recebe convidados para a abertura, com ritual no dia 11 de abril, às 16h, no hall principal do museu. Durante o período, o artista faz agenda visitando comunidades, escolas e, no dia 19, Dia do Índio, às 16h, no auditório do MArquE, realizará uma fala aberta ao público. 

A Exposição reúne em 16 obras várias realidades amazônicas que, na compreensão do artista, devem estar na agenda comum tratando questões centrais sobre sustentabilidade. Com desenhos em preto e branco, mostra e artista já foram vistas por milhares de pessoas.

Serviço

O quê: Exposição It Was Amazon/Era uma vez Amazônia
Artista: Jaider Esbell Makuxi, de Roraima
Local: MArquE – UFSC – Hall
Abertura: Terça-feira, 11 de abril – 16h
Período: 11 a 29 de abril
Horário de visitação: Terça a sexta, das 9h às 17h. Sábado, dia 29/04, das 13h às 17h.
Contato com o artista:

abr
12
qua
Projeto 12:30 recebe a banda O Buraco de Minhoca, nesta quarta-feira, 12 de abril @Laguinho da UFSC
abr 12@12:30 – 13:30

Formada por Cecia Lara (vocal), Jonas Benedet (baixo, violões, teclado e vocal) e Luis Guilherme (guitarra, violões e vocal) a banda apresenta um repertório musical autoral. O show é gratuito e aberto à comunidade e será realizado às 12h30min., em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.

O Grupo

Buracos de Minhoca (Wormholes) são atalhos hipotéticos pelo espaço-tempo, também conhecidos como Pontes de Einstein-Rosen, assim chamados em homenagem a Albert Einstein e Nathan Rosen, que os previram em 1935. Através deles estaria a possibilidade da viagem no tempo…

O Buraco de Minhoca surgiu no final de 2015, numa parceria entre os amigos Jonas Benedet, Cécia Lara e Luis Guilherme.

As escolas musicais dos integrantes variam, mas as afinidades entre os mesmos são muitas. Pelo conteúdo essencialmente experimental e pela forte influência do rock progressivo e psicodélico, se fosse possível sintetizar toda a influência do Grupo em uma única banda de referência, essa banda seria Os Mutantes.

As letras, em geral, buscam uma reflexão de ordem existencial.

Cécia, com sua voz, desenvoltura e expressão corporal expressivos, confere uma veia teatral ao Grupo, além de contribuir nas composições.

Jonas, baixista de origem e multi-instrumentista de natureza, traz um toque mutante às vozes das canções e, ao mesmo tempo, cria uma atmosfera quântica nos arranjos instrumentais.

Luis Guilherme, por sua vez, lança ideias criadas basicamente no violão, a partir das quais é germinado aquilo que pode se chamar de Música.

O Buraco de Minhoca tem se apresentado em eventos que valorizam a cultura e a arte, em especial, saraus. Suas músicas apresentam um teor de poesia numa atmosfera lúdica, o que tem repercutido numa boa aceitação para um público de todas as idades.

Não há uma regra para o processo de composição. Algumas músicas remetem ao rock progressivo, psicodélico, MPB e até mesmo, música infantil. Algumas vezes as letras são em inglês, mas na maioria, em português.

Atualmente a banda possui um repertório de 10 músicas; outras encontram-se em processo de composição.

O QUÊ: Show da banda O Buraco de Minhoca, no Projeto 12:30
QUANDO: 12 de abril de 2017, quarta-feira, às 12h30min.
ONDE: Projeto 12:30, ao lado do Centro de Cultura e Eventos, Praça da Cidadania, Campus da UFSC, Trindade, Florianópolis.
QUANTO: Gratuito e aberto à comunidade.
CONTATO: Projeto 12:30 – Departamento Artístico Cultural (DAC) / Igrejinha da UFSC, Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC (48) 3721-2497, 3721-9447 ou 3721-3853 – www.dac.ufsc.br

 Mídia Social:

abr
13
qui
Lançamento de e-book @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária da UFSC
abr 13@18:00 – 19:00

O projeto Cinema Mundo lança oficialmente no próximo dia 13 de abril o segundo volume da coleção Cadernos de Crítica, série dedicada à discussão de obras cinematográficas.

Composto por um conjunto de cinco textos, a coletânea Cinema de culto discute certa fruição religiosa na apreciação de filmes como El TopoDonnie DarkoLaranja MecânicaViolência Gratuita e Akira. O prefácio é assinado pelo professor e realizador Alexandre Linck Vargas e o livro tem organização de Leonardo Ripoll e Marcio Markendorf.

Em formato e-book e inteiramente gratuita, a publicação tem o intuito de socializar conhecimentos produzidos na ação extensionista. O intuito é afirmar o comprometimento da atividade com as facetas da pesquisa e do ensino, bem como estreitar laços entre  universidade e comunidade externa.

O quê: Lançamento do e-book Cinema de culto
Quando: 13 de abril de 2017, às 18h00
Onde: Auditório Elke Hering, Biblioteca Universitária, UFSC
Quanto: gratuito

Projeto Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme “Trabalhar cansa” @Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC
abr 13@18:30 – 20:30

Na próxima quinta-feira, dia 13 de abril, o Projeto Cinema Mundo/UFSC dá continuidade ao tema “expressões do horror”, apresentando o filme “Trabalhar cansa” (2011, Brasil), escrito e dirigido pela dupla Marco Dutra e Juliana Rojas.

A sessão, de entrada franca, acontece às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC. E conta com os comentários de Marta Machado e Gabriel Daros.

Sobre o filme:
Helena(Helena Albergaria) é uma dona de casa que abre um mercado para ajudar a família. Ela então contrata Paula (Naloana Lima) para cuidar da filha. Tudo vai bem até que Otávio (Marat Descartes) é demitido. A partir daí a relação entre os três começa a se deteriorar, enquanto o mercado de Helena é palco para estranhos acontecimentos.

Sobre os comentaristas:

Marta Machado:

Professora do curso de Cinema da UFSC, é formada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutoranda em Administração pela Fundação Getúlio Vargas. Tem experiência na área de Produção Executiva, Animação e Indústria Criativa.

Gabriel Daros:
Graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ex-graduando em Design Gráfico pela Faculdade SATC. Estuda narrativas experimentais de jornalismo e intersecções com a literatura ficcional. Selecionado no I Prêmio IFSC de Literatura e na 10ª Bienal da UNE na categoria Literatura.

abr
19
qua
Café com Dança apresenta o documentário Ballet Desterro @Sala Pitangueira
abr 19@14:30 – 18:00

No dia 19 de abril, o “Café com Dança” faz a apresentação e exibição do documentário Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense por sua autora – Jussara Xavier. Após o filme, segue conversa com ex-integrantes do grupo, sobre os modos de pensar e fazer dança nas décadas de 80 e 90 em Florianópolis, Santa Catarina e no Brasil.

Serviço:

O que: Café com Dança – apresentação e exibição documentário Ballet Desterro: Contemporaneidade na Dança Catarinense;
Quando: 19 de abril, quarta-feira, às 14h30;
Onde: sala Pitangueira, hall do segundo piso do Centro de Cultura e Eventos da UFSC;
Quanto: gratuito e aberto a comunidade;

Exposição Silêncio de Albertina Prates
abr 19@17:30 – jun 24@20:00

A partir do dia 19/04 a comunidade UFSC terá um novo ponto de encontro no Centro de Cultura e Eventos da UFSC: Espaço Expositivo do CCEven, um novo espaço que pretende divulgar as atividades culturais da Universidade. O projeto foi idealizado pela atual diretora do Departamento de Cultura e Eventos da UFSC – DCEven, Rosemar da Silva. A abertura ficará por conta da artista plástica Albertina Prates, com exposição intitulada “Silêncio”, e na sequência mais três artistas catarinenses irão expor.

Albertina Prates é uma artista plástica catarinense conhecida pelas suas obras de arte figurativa em telas de grandes formatos. Já expôs em prestigiados espaços culturais como Carrousel Du Louvre – Paris; Nádor Galéria – Budapeste; Museum Night – Serbia e Museu de Arte de Santa Catarina – MASC, entre outros.  Participou de vários salões de arte e da Bienal de Arte Contemporânea da Argentina. Simultaneamente a artista esta com a exposição “A Pele” no MASC – Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis, que propõe uma reflexão sobre a relação do homem com o planeta e traz exemplares de pele humana.

SERVIÇOS:

Local: Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC – Campus Universitário – Trindade – Florianópolis – SC
Abertura: 19 de abril de 2017 as 17:30 horas
Período: 19 de abril a 24 de junho de 2017 – 2ª a 6ª feiras das 8 às 20 horas
Promoção: UFSC/SeCArte/DCEven
Contatos: Albertina.prates@hotmail.com ou telefone 48 3721.8718

abr
20
qui
Café Cinematográfico – Laranja Mecânica @Laboratório de Linguagem - Colégio de Aplicação da UFSC
abr 20@18:00 – 22:00

Exibição do filme Laranja Mecânica (1971), dirigido por Stanley Kubrick. Café Cinematográfico apresentado pelo professor do CA George França, com discussão sobre violência, vingança, dramas humanos, polêmica, manipulação e música clássica, temas recorrentes no filme.

Mais informações no evento no Facebook: Café Cinematográfico – Laranja Mecânica

abr
25
ter
CineBuñuel promove exibição gratuita do filme ‘O Banheiro do Papa’ @Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC
abr 25@14:00 – 16:00

O projeto Cine Buñuel exibe na próxima terça-feira, 25 de abril, às 14h, no auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU), “O Banheiro do Papa”, de Cesar Charlone e Enrique Fernández. O filme é uma coprodução entre França, Uruguai e Brasil. Ambientado na cidade de Melo, em 1988, trata da saga de um contrabandista uruguaio fronteiriço que vislumbra, na visita que o Papa fará ao Uruguai, uma possibilidade de mudar de vida. Esta será a segunda exibição do ciclo “Para poder falar”, que o Cine Buñuel promove ao longo deste primeiro semestre de 2017 e que trata de temas considerados tabus. Após a exibição do filme acontecerá um bate-papo com o público presente.

O filme

A trama aborda também da vida familiar e social dos personagens que circundam o protagonista. Não sendo um filme que pode ser definido como “pesado”, ainda assim contém as características que acompanham boas obras cinematográficas: abordagem de questões humanas profundas, fotografia primorosa, elenco muito competente, ritmo, montagem e roteiro impecáveis. Entre muitos outros prêmios, recebeu o de Melhor Filme no Festival de Gramado e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

O projeto

O Cine Buñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral que busca promover a reflexão do cinema espanhol e latino-americano, a partir da exibição de filmes e do bate-papo gerado na sequência. Os filmes são exibidos em língua original, com legendas em português, para que estudantes de todos os cursos da UFSC e o público em geral possam assistir e participar dos debates dos temas apresentados. A cada semestre é proposto um ciclo de filmes de temática variada.

O quê: Exibição do filme “El Baño del Papa”
Quando: 25 de abril de 2017, às 14h
Onde: Auditório Elke Hering, localizado na Biblioteca Universitária da UFSC
Mais informações: no site do projeto.

Filme ‘Nise – o coração da loucura’ e debate sobre saúde mental @Auditório de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS)
abr 25@18:30 – 20:30

Na terça-feira, 25 de abril, ocorre a 3º edição do Cine PET Odonto-Fono, com a exibição do filme “Nise – O coração da loucura” (2015). A atividade ocorre às 18h30, no auditório de graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Após a exibição, haverá uma conversa sobre saúde mental e interdisciplinaridade, mediada pelos integrantes do PET Odonto-Fono e por profissionais e docentes da área da saúde.

O evento fornece certificado de participação e pipoca gratuita.

Mais informações pelo Facebook.

abr
26
qua
Projeto 12:30 com Mustache Maia @Palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC
abr 26@12:30 – 13:30

Nesta quarta-feira, dia 26 de abril, o Projeto 12:30 recebe o som do blues de Mustache Maia. O cantor e baixista é acompanhado de Luis Mega, no teclado, Wilson Souza, na bateria e Juliano Rosa, na guitarra. O show é gratuito e aberto à comunidade e será realizado às 12h30, em palco montado ao lado do Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis.

abr
27
qui
13ª Conferência Internacional de Diáspora e Teatro Irlandês @Auditório Henrique Fontes, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), UFSC.
abr 27@9:30 – abr 28@18:30

Programação do evento

Nos dias 27 e 28 de abril, o Núcleo de Estudos Irlandeses (NEI) da UFSC promove a 13ª Conferência Internacional de Diáspora e Teatro Irlandês, no Auditório Henrique Fontes, localizado no Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (CCE, Bloco B).
A conferência é um evento internacional itinerante de Literatura e Teatro Irlandês e nesta edição terá como tema o Teatro Irlandês e a América Latina. Haverá apresentação gratuita de duas peças no Teatro da UFSC.

Mais informações podem ser encontradas no evento do Facebook e na matéria publicada no site da UFSC.

Música no Lago com Jeferson Dantas e Pablo Mizraji @Laguinho da UFSC
abr 27@12:30 – 13:30

Na quinta-feira, dia 27 de abril, às 12h30, no laguinho da UFSC, acontece a primeira apresentação do Música no Lago de 2017. Nesta edição, o projeto recebe Jéferson Dantas e Pablo Mizraji. A dupla, que começou a parceria em 2010, fará uma apresentação com canções consagradas da MPB e algumas canções autorais.

Sobremesa Literária – Florbela Espanca: Erotismo e Feminismo @Laboratório de Linguagem do Colégio de Aplicação UFSC
abr 27@12:30 – 13:30

A portuguesa Florbela Espanca é a nossa protagonista da Sobremesa Literária de abril, advogada, esposa, poetisa e atuou como jornalista, escreveu obras como Livro de Mágoas, Charneca em Flor e Livro de Soror Saudade sua obra é vasta.Ela inovou no início do século XX abordando o erotismo feminino de forma a lançar luz sobre o movimento feminista. Seu legado é feminista. Sua poesia é, na maioria, confessional, a poetisa escreve sobre sua vida, seus dilemas e o amor.  Venha conhecer um pouco mais sobre Florbela Espanca e sua obra.

Se quiser, traga sua sobremesa, e não esqueça da caneca sustentável.
“Quem disser que pode amar alguém durante a vida inteira é porque mente”.

Serviço:
Data: 27 de abril
Hora: 12:20
Local: Lab. Linguagem – CA/UFSC

CineARQ exibe “Deus e o Diabo na Terra do Sol” @Arquibancada do prédio de Arquitetura e Urbanismo
abr 27@18:30 – 21:00

Para a abertura do ciclo 2017, o projeto CineARQ iniciará suas atividades com a exibição do filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol” [Glauber Rocha, 1964]. A sessão acontecerá na arquibancada do prédio de Arquitetura e Urbanismo, na quinta-feira, às 18h30. #VemVaiTerPipoca 

Sinopse: Ambientado no sertão nordestino, o filme explora as relações sociais entre latifundiários e camponeses. A opressão à qual são submetidos os sertanejos leva-os a atitudes extremas em busca de um ideal de prosperidade e libertação.

Clássico do cinema brasileiro, o filme é um marco do Cinema Novo, movimento que se consolidou num momento em que a ditadura militar hostilizava a recepção de filmes com seu caráter de denúncia e provocação. Ocupa a 2º posição na lista dos 100 melhores filmes brasileiros, feita pela Abraccine, e foi indicado ao prêmio Palma de Ouro, do Festival de Cannes, em 1964.

 

Texto retirado do evento do facebook

Cinema Mundo realiza exibição comentada do filme “Sob a sombra” @Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC
abr 27@18:30 – 20:30

Na quinta-feira, dia 27 de abril, o Projeto Cinema Mundo/UFSC dá continuidade ao tema “Expressões do Horror”, apresentando a co-produção do Quatar, Jornânia e Reino Unido, Sob a Sombra (2016), escrito e dirigido pelo estreante Babak Anvari.

A sessão, de entrada franca, acontece às 18h30 no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária da UFSC e conta com os comentários de Marcia Mendonça e Iur Gomez.

Círculo de Leitura sobre “Jornalismo, Cultura e Identidade” @Biblioteca Universitária (BU) da UFSC
abr 27@18:30