Agenda Cultural

nov
14
sex
Cine Paredão | ‘Brasiliana’ @Bosque do CFH
nov 14@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Brasiliana de Joel Zito Araújo, em 14 de novembro, sexta-feira, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade.

Brasiliana – O Musical Negro Que Apresentou O Brasil Ao Mundo, resgata a história da Companhia de Teatro, Dança e Música Brasiliana. Ao longo de 25 anos de atividade, o grupo se apresentou em 90 países, levando o samba, o maracatu e outras expressões da cultura brasileira aos maiores palcos do mundo, participando inclusive do Campeonato Mundial de Futebol em 1974 e de filme com a Sophia Loren. No Brasil, entretanto, a companhia ainda ocupa um espaço discreto na historiografia cultural.

Brasiliana

Direção: Joel Zito Araújo
Roteiro: Joel Zito Araújo, Itamar Dantas
Gênero: Documentário, Música
Duração: 1h 25min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Haroldo Costa, Jurandir Palma, Gino Askanasy, Marinês Yagnez, Watusi, Luís Antônio, Joel Santos, Carminha Simpatia, Martinho Fiuza, Nelson Lima, Inaicyra Falcão

nov
18
ter
Festival de Cinema Fora da Fé | O Pai @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária
nov 18@19:00 – 21:00

Até 18 de novembro o auditório da Biblioteca Universitária da UFSC recebe o Festival de Cinema Fora da Fé. Com exibição de quatro premiados filmes nunca exibidos em cinemas comerciais de Florianópolis, o festival apresenta filmes que abordam a perda da fé na religião, nas pessoas ou nas próprias crenças pessoais. Das relações familiares e amorosas às relações metafísicas com ideias, a crença é colocada à prova em variadas situações-limite.

O Festival faz parte do Fora do Circuito, um projeto de exibição gratuita de filmes. O circuito trabalha com pequenos festivais temáticos. Cada festival apresenta de três a seis filmes, que são exibidos a cada duas semanas, em sessão única. São apresentadas obras de variados países, com diversas temáticas e linguagens.

Os filmes são exibidos no Auditório Elke Hering, no segundo piso da Biblioteca Central do Campus Trindade da UFSC (BU). A entrada é gratuita e o espaço abriga confortavelmente até 80 pessoas. As sessões gratuitas iniciam sempre às 19h. Confira a programação completa do Fora da Fé. Acompanhe também no Instagram.

O Pai

Irã, 1996

Aos 14 anos, Mehrollah perde o pai e é obrigado a assumir o sustento de sua família. Não há empregos disponíveis por perto. Assim, o garoto é forçado a emigrar até a região sul do país, onde a oferta de trabalho é maior. Quando retorna à casa, Mehrollah encontra sua família completamente transformada.

nov
19
qua
Seminário Internacional “A Luta dos Prisioneiros Políticos Palestinos pela Liberdade” @Teatro Carmen Fossari
nov 19@19:30 – 21:30

O Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Othman, em parceria com o Instituto Palestino de Diplomacia Pública (PIPD), convida para o seminário internacional “A Luta dos Prisioneiros Políticos Palestinos pela Liberdade”.

O encontro reunirá importantes vozes da resistência palestina e do movimento pelos direitos humanos, contribuindo para ampliar o diálogo sobre as graves violações enfrentadas pelo povo palestino nos centros de detenção israelenses — incluindo detenções arbitrárias, isolamento prolongado, tortura e negação de direitos básicos. Esse debate é fundamental para fortalecer a mobilização internacional por justiça e dignidade.

>>Participantes

Salah Al-Hammouri — ativista palestino, ex-prisioneiro político, diversas vezes detido pela ocupação israelense e atualmente exilado.

Rula Shadeed — ativista palestina e codiretora do Instituto Palestino de Diplomacia Pública (PIPD).

Guaraci Fagundes — secretário nacional de Direitos Humanos do PV, presidente estadual do PV/SC e presidente da Federação Brasil da Esperança (PT–PV–PCdoB) em Santa Catarina. Integrante do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Othman.

>> Mediação e Abertura

Mediação: Prof. Waldir Rampinelli

Abertura e encerramento: Shahla Othman, presidenta do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Othman, integrante da Marcha Mundial das Mulheres e secretária executiva da UPAL — União Palestina da América Latina no Brasil, pelo Movimento de Mulheres pela Paz na Palestina.

>> Experiência Imersiva

Durante o evento, o público poderá participar de uma experiência em realidade virtual, vivenciando paisagens, sons e cenários da Palestina — uma oportunidade singular de proximidade sensorial com a vida cotidiana do povo palestino.

nov
27
qui
Workshop Presencial do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica @Hotel Cambirela
nov 27@8:00 – 18:00

No dia 27 de novembro de 2025, Florianópolis sediará o Workshop Presencial do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) — instituição responsável pela coordenação das ações na Região Sul, que abrange Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O encontro, previsto das 8h às 18h, reunirá cerca de 200 participantes dos três estados do Sul, todos profissionais que atuam diretamente na educação em seus municípios e que desempenham papel estratégico na implementação de práticas inovadoras na rede pública.

O curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica tem como objetivo qualificar educadores e gestores para o uso crítico, criativo e pedagógico das tecnologias digitais, fortalecendo a inovação nas redes públicas de ensino. O workshop presencial será um momento-chave para articular saberes, promover formação prática e ampliar o alcance das ações desenvolvidas ao longo do curso.

A abertura do evento contará com apresentação da Orkextra da UFSC, sob a regência de Hilton Fernando da Silva Pinheiro. A Orkextra traz uma combinação de timbres e ritmos que dialogam entre si, oferecendo um repertório de notável diversidade sonora.

Ao longo do dia, os participantes terão acesso a atividades formativas, palestra e rodas de conversa sobre experiências pedagógicas inovadoras. O encontro também promoverá a integração entre profissionais de diferentes redes municipais, fortalecendo a colaboração regional.

Segundo Simone Meister Sommer Bilessimo, professora da UFSC e coordenadora regional do projeto, a execução do curso está “alinhada à Política de Inovação Educação Conectada e à Política Nacional de Educação Digital” e parte do princípio de oferecer “apoio técnico às redes de educação básica na formação continuada de gestores municipais e coordenadores estaduais da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC)”. Ela afirma que a proposta é promover a inovação e o uso pedagógico das tecnologias digitais, além de apoiar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação nos currículos das redes de ensino. Para a docente, o workshop também cumpre um papel estratégico de articulação entre os participantes: “Este evento é um espaço de networking, no qual os estudantes podem interagir com colegas, professores e convidados, compartilhar experiências e construir conexões profissionais”, favorecendo, conforme ressalta, a consolidação de uma “rede de colaboração da Região Sul”.

O Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica é um projeto nacional do MEC, desenvolvido pela UFMS em parceria com a UFSC, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com foco na atualização profissional e no desenvolvimento de competências digitais essenciais aos desafios da escola contemporânea.

Serviço:

Evento: Workshop Presencial do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica
Data: 27 de novembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 8h às 18h
Local: Hotel Cambirela – Av. Marinheiro Max Schramm, 2199, Estreito, Florianópolis (SC)
Parceria: MEC, UFMS e UFSC
Público-alvo: profissionais da educação das redes públicas municipais e estaduais da Região Sul
Mais informações: site do evento.

dez
1
seg
65 anos UFSC | Espetáculo de Dança ‘ELAS’ @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
dez 1@19:30 – 21:30

O espetáculo de dança ELAS, busca fazer uma homenagem às mulheres, mais especificamente às mulheres negras brasileiras! Mulheres negras, exemplos de coragem, de força, de resistência, de muitas lutas por respeito, por cidadania, pela defesa de direitos, por reconhecimento, por equidade, por justiça social. O espetáculo ELAS, procura dar visibilidade à luta histórica, à força coletiva, ao protagonismo das mulheres, mães, artistas, escritoras, lavadeiras, professoras, ativistas, cientistas… ELAS são Elzas, Conceições, Marias, Ivones, Luedjis, Alciones…

Entrada: 1Kg de alimento não perecível (excluído sal e açúcar) a ser doado à ONG Solidariedade em Dobro
Classificação indicativa: Livre

dez
2
ter
65 anos UFSC | Espetáculo de Dança ‘Ainda há Tempo’ @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
dez 2@19:00 – 21:00

Unindo dança contemporânea, dança livre, dança jazz, danças urbanas, as referências populares e experimentação cênica, a obra parte de elementos recorrentes na trajetória do artista, como o cotidiano da Ilha de Santa Catarina, o folclore ilhéu, as paisagens urbanas e a crítica social, para construir uma narrativa em dois atos.

O espetáculo “Hassis – Ainda há tempo” é uma criação da Companhia de Dança da UFSC e que propõe uma imersão coreográfica no universo poético, político e visual do artista catarinense Hassis (1926–2001). Através do corpo em movimento, o espetáculo percorre as marcas que Hassis deixou na cultura local e nacional, desde suas observações do dia a dia até suas grandes obras de impacto político, como o mural “Humanidade”, localizado na Universidade Federal de Santa Catarina. A escolha desse mural como base para o segundo ato reforça o diálogo direto entre a obra do artista, a universidade e o tempo presente.

A Companhia de Dança UFSC teve seu início em maio de 2024, idealizada pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE, com o objetivo de representar a Universidade Federal de Santa Catarina no âmbito da dança local e nacional. Atualmente, a mesma é coordenada pela professora Cristiane Ker de Melo, e tem como coreógrafa e direção de arte a professora Bruna Letícia de Borba. A Companhia de Dança UFSC oportuniza a todos os participantes um espaço para vivência de produções artísticas e reflexões da dança enquanto arte, educação e cultura, relacionando-se com a realidade social. O grupo realiza aulas, oficinas, ensaios e criações coreográficas para apresentações de forma gratuita dentro e fora da Universidade. 

Entrada: 1Kg de alimento não perecível (excluído sal e açúcar) a ser doado à ONG Solidariedade em Dobro.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

Concerto do Coral da UFSC na Igrejinha @Igrejinha da UFSC
dez 2@19:00

Na próxima terça-feira, 2 de dezembro, às 19h na Igrejinha da UFSC, o público poderá acompanhar uma apresentação especial do Coral da UFSC, um dos projetos culturais mais tradicionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fundado em 1963, o grupo reúne estudantes, servidores e membros da comunidade externa em uma trajetória de mais de seis décadas dedicada à difusão do canto coral no estado.

O programa destaca a diversidade sonora construída ao longo de sua história, marcada por concertos, turnês, gravações e projetos que contribuíram diretamente para o surgimento e fortalecimento de inúmeros corais catarinenses. A apresentação contempla repertórios trabalhados nos ensaios semanais — sempre guiados pela busca pela expressão artística coletiva que caracteriza o grupo desde sua fundação.

Com sua atuação contínua, o Coral da UFSC promove o canto coral como espaço de encontro, formação e convivência, mantendo viva a alegria de cantar que move cada integrante e sustenta cada novo projeto.

>> Sobre o Coral da UFSC

Sua missão de promover o canto coral como espaço de formação, convivência e expressão artística, reunindo vozes diversas em uma prática coletiva que integra, emociona e transforma. A alegria de cantar segue movendo o grupo — e o compromisso com a cultura sustenta cada ensaio, projeto e nova voz que chega.

Com ensaios semanais sempre às terças e quintas, o coral mantém um trabalho contínuo de estudo vocal, prática musical, disciplina coletiva e construção de comunidade.

>> Serviço

O quê: Concerto do Coral da UFSC na Igrejinha
Quando: 02/12/2025 | terça-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: dac.ufsc.br | 48 3721-3853 | Instagram

dez
5
sex
65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas
dez 5@19:00

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

19h | Performance: O Homem que veio do Barro
Local: Espaço Ágora – Jardim – Bloco D – CCE
Atuação: Michel Jonathan

Iluminação: Labluz e Dudazone
Orientação: Gabriela Canale e Dudazone
Cartaz: Michel Jonathan
Edição som: Michel Jonathan
Sonoplastia: Gabriela Canale


21h | Teatro: O Saragáçu do Boizinho
Local: Igrejinha da UFSC
Concepção/atriz: Tuxa Seidler
Boneco: Boizinho
Músico: Renan Lapa
Registros em foto e vídeo: Hael Kai Quinalha
Concepção/direção: Egon Seidler
Professora orientadora: Priscila Genara Padilha
Apoio: Traço Cia.

 

Cine Paredão | Nouvelle Vague @Bosque do CFH
dez 5@19:00 – 21:00

O Cine Paredão apresenta na sexta-feira, 5 de dezembro, o filme francês Nouvelle Vague, de Richard Linklater. A comédia biográfica lançada em 2025 conta a história de Jean-Luc Godard, crítico da revista Cahiers du Cinéma, que em 1959 está determinado a fazer seu primeiro longa-metragem. Apesar das convenções, do caos orçamentário e dos produtores céticos, ele e seus colaboradores desencadeiam uma revolução silenciosa no cinema, capturando a energia bruta da época.

A exibição será no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a partir das 19h30.

Assista ao trailer do filme.

Direção: Richard Linklater
Roteiro: Vince Palmo, Holly Gent, Laetitia Masson, Michèle Péti
Gênero: Comédia, Biografia
Duração: 1h 45min
Ano: 2025
Classificação: 14 anos
Elenco: Guillaume Marbeck, Zoey Deutch, Aubry Dullin, Adrien Rouyard, Antoine Besson, Jodie Ruth-Forest, Bruno Dreyfürst, Benjamin Clery, Matthieu Penchinat, Pauline Belle

dez
12
sex
65 anos UFSC | Espetáculo de Dança – “Raízes da imaginação” @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
dez 12@20:00 – 21:00

“Raízes da imaginação” é um espetáculo sobre o encontro entre a leitura e a dança. Através do olhar de uma menina apaixonada por livros, obras literárias brasileiras ganham vida no palco. Um convite para reviver a infância, refletir sobre o presente e lembrar que toda leitura também é um gesto de afeto.

  • Duração: 1h
  • Classificação indicativa: Livre
  • Ingressos: Entrada gratuita – Ingressos serão distribuídos a partir das 19h por ordem de chegada.
dez
15
seg
65 anos UFSC | Sessão Solene – Conselho Universitário @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
dez 15@9:30

A sessão solene do Conselho Universitário, que celebrará os 65 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi reagendada para a próxima segunda-feira, 15 de dezembro, às 9h30, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, campus Trindade, em Florianópolis.

O evento precisou ser transferido por conta das fortes chuvas que atingiram a região e do decorrente alerta da Defesa Civil.

A sessão solene será transmitida ao vivo, por meio do canal do Conselho Universitário no YouTube.

A cerimônia contará, pela primeira vez na instituição, com homenagens a quatro técnicos-administrativos em Educação (TAEs) referências em suas áreas de atuação.

No mesmo evento, haverá entrega de homenagens a seis educadores referências em suas áreas. Também será lançado um vídeo em homenagem aos 65 anos da UFSC.