Agenda Cultural

out
31
sex
Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino) | Nosferatu @Sala de projeção | Laboratório de Estudos de Cinema - LEC | Bloco D - CCE
out 31@19:00 – 21:00

O projeto de extensão Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras-Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove sessão especial de Halloween e sorteio de livro em 31 de outubro, sexta-feira. Será exibido o filme Nosferatu (1922), às 19h, na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), em Florianópolis. O livro Nosferatu (editora Darkside) será sorteado durante a sessão.

Na obra, Hutter, agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlock. Este é um milenar vampiro que se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror. Quem pode reverter esta situação é Ellen, a esposa de Hutter, pois Orlock está atraído por ela. Considerado uma obra-prima do cinema expressionista alemão, Nosferatu (Eine Symphonie des Grauens), dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau, foi um dos primeiros filmes de terror da história.

Mais informações: @allemao_ufsc

Cine Paredão | Halloween – A Noite do Terror @Bosque do CFH
out 31@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove nesta sexta-feira, 31 de outubro de 2025, uma sessão especial do filme Halloween – A Noite do Terror, dirigido por John Carpenter. O evento será realizado no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), com início às 19h, e contará com entrada gratuita.

Lançado em 1978, o filme é um marco do gênero terror e thriller, com roteiro de John Carpenter e Debra Hill. A trama acompanha o jovem Michael Myers, que, após assassinar a irmã aos seis anos, é internado em uma instituição psiquiátrica. Quinze anos depois, na véspera de Halloween, ele escapa e retorna à sua cidade natal, Haddonfield, Illinois, iniciando uma nova onda de assassinatos.

O elenco conta com Donald Pleasence, Jamie Lee Curtis, Tony Moran, Nancy Kyes, P.J. Soles, Charles Cyphers, Kyle Richards, Brian Andrews e John Michael Graham. O longa tem 1h31min de duração e classificação indicativa de 18 anos.

O Cine Paredão é conhecido por promover exibições ao ar livre e gratuitas, levando ao público obras de destaque do cinema mundial.

O trailer do filme pode ser assistido em: Halloween

Mais informações estão disponíveis no Instagram do projeto: @cineparedao

HALLOWEEN
Halloween – A Noite do Terror

Direção: John Carpenter
Roteiro: John Carpenter, Debra Hill
Gênero: Horror, Thriller
Duração: 1h 31min
Ano: 1978
Classificação: 18 anos
Elenco: Donald Pleasence, Jamie Lee Curtis, Tony Moran, Nancy Kyes, P.J. Soles, Charles Cyphers, Kyle Richards, Brian Andrews, John Michael Graham

nov
4
ter
Mostra CurtaDoc – Cinema Documentário na Educação
nov 4 – nov 14 dia inteiro

Nos dias 4, 5, 11, 13 e 14 de novembro, a Mostra CurtaDoc – Cinema Documentário na Educação ocupará espaços culturais e educacionais de São Pedro de Alcântara, com sessões gratuitas, debates, oficinas e o Seminário EducaDoc, realizado em parceria com o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (Nica) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além das ações locais, haverá itinerâncias em Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos, ampliando o alcance da Mostra para escolas e comunidades da região.

Essa é uma iniciativa cultural e educativa que nasce com o propósito de levar filmes brasileiros a municípios do interior de Santa Catarina, fomentar debates e promover a formação de plateia. Idealizada pela Contraponto, produtora audiovisual de Florianópolis com mais de 20 anos de trajetória, a mostra reúne curtas-metragens brasileiros que retratam o país em suas múltiplas dimensões – social, ambiental e cultural –, abordando temas como direitos humanos, justiça social, patrimônio imaterial, agroecologia, meio ambiente e memória coletiva.

O Seminário EducaDoc, por sua vez, contará com a participação das professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC e coordenadoras do Nica, Gilka Girardello e Monica Fantin, além de José Douglas Alves dos Santos, doutor em Educação e estudioso do cinema. Eles discutirão o papel da linguagem audiovisual na formação docente e nas práticas pedagógicas contemporâneas. Voltado a educadoras e educadores da rede pública, o seminário busca aproximar o cinema da sala de aula, promovendo o pensamento crítico, o diálogo e a imaginação como potências educativas.

Para promover a inclusão, a Mostra CurtaDoc realizará uma sessão acessível no dia 11 de novembro na Associação Catarinense para a Integração do Cego (ACIC), em Florianópolis, com audiodescrição ao vivo. O encerramento, em 14 de novembro, será marcado por premiação dos filmes e apresentação musical aberta à comunidade de São Pedro de Alcântara.

O projeto foi viabilizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio da Fundação Catarinense de Cultura e do Ministério da Cultura – Governo Federal, com apoio das prefeituras e secretarias municipais de Educação de São Pedro de Alcântara, Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos e da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina.

Programação

Seminário EducaDoc · Auditório da Câmara de Vereadores
Praça Leopoldo Kretzer, 1 – São Pedro de Alcântara
Tema: O cinema-documentário na educação: arte, cultura e memória na formação docente
Público-alvo: professoras(es) e pessoas interessadas · Atividades gratuitas

Terça, 4/11

  • 9h – 11h – Conversa com Gilka Girardello
  • 11h30 – 12h15 – Sessão inaugural Mostra CurtaDoc (5 curtas brasileiros)
  • 14h – 17h – Oficina “Pensar o cinema como um modo de acesso ao mundo, um olhar que aprende a ver”, com José Douglas Alves dos Santos

Quarta, 5/11

  • 9h – 11h – Conversa com Monica Fantin
  • 11h30 – 12h15 – Sessão Mostra CurtaDoc
  • 14h – 17h – Oficina EducaDoc com José Douglas Alves dos Santos

Itinerância – Sessões para escolas (gratuitas)

  • Águas Mornas — Qua, 5/11 – 8h30 – 9h50
    Auditório da Câmara de Vereadores
  • Santo Amaro da Imperatriz — Qui, 13/11 – 8h – 9h20 / 10h às 11h20
  • Antônio Carlos — Sex, 14/11 – 8h – 9h20

Mostra CurtaDoc · Comunidade (São Pedro de Alcântara)

Seg, 10/11 – 13h30 – 17h30 · Sessão para grupo de mães

Qua, 12/11 – 13h30 – 17h30 · Sessão para grupo de idosos

Qui, 13/11 – 8h30 – 11h30 · Sessão para professoras(es)/estudantes

Sex, 14/11 – 13h30 – 17h30 · Sessão para professoras(es)/estudantes

Encerramento – Auditório da Câmara de Vereadores
19:00 – 21:00 · Premiação, exibição de filmes premiados e apresentação musical

Sessão Acessível

Terça, 11/11 – 14h – 16h
Local: Auditório da ACIC – Associação Catarinense para Integração dos Cegos
Exibição de cinco curtas, sendo dois com audiodescrição ao vivo


Serviço

Mostra CurtaDoc – Cinema Documentário na Educação
Data: 4, 5, 11, 13 e 14 de novembro de 2025
Onde: São Pedro de Alcântara, com itinerâncias em Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos
Atividades gratuitas
curtadoc.com.br

Festival de Cinema Fora da Fé | Memória @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária
nov 4@19:00 – 21:00

Até 18 de novembro o auditório da Biblioteca Universitária da UFSC recebe o Festival de Cinema Fora da Fé. Com exibição de quatro premiados filmes nunca exibidos em cinemas comerciais de Florianópolis, o festival apresenta filmes que abordam a perda da fé na religião, nas pessoas ou nas próprias crenças pessoais. Das relações familiares e amorosas às relações metafísicas com ideias, a crença é colocada à prova em variadas situações-limite.

O Festival faz parte do Fora do Circuito, um projeto de exibição gratuita de filmes. O circuito trabalha com pequenos festivais temáticos. Cada festival apresenta de três a seis filmes, que são exibidos a cada duas semanas, em sessão única. São apresentadas obras de variados países, com diversas temáticas e linguagens.

Os filmes são exibidos no Auditório Elke Hering, no segundo piso da Biblioteca Central do Campus Trindade da UFSC (BU). A entrada é gratuita e o espaço abriga confortavelmente até 80 pessoas. As sessões gratuitas iniciam sempre às 19h. Confira a programação completa do Fora da Fé. Acompanhe também no Instagram.

Memória

Colômbia, 2021

Em Memoria, Jessica, uma fazendeira de orquídeas escocesa, vai visitar sua irmã em Bogotá. Em uma manhã, Jessica é acordada por um som familiar, uma bola de pedra caindo no metal. Esse som assustador interrompe seu sono por dias, questionando sua identidade. O som, que aparentemente apenas Jessica consegue ouvir, carrega uma beleza em seu profundo que faz parte do cenário de Bogotá. Aqui, Jessica compartilha histórias com Hernan, um pescador que conta sobre o passado, o futuro e memórias daqueles que já se foram.

nov
7
sex
Cine Paredão | Sirât @Bosque do CFH
nov 7@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Sirât de Oliver Laxe, em 7 de novembro, sexta-feira, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade.

“Sirât” vem do árabe e significa “ponte entre o Inferno e o Paraíso” ou “caminho reto”. Em Marrocos, Luis (Sergi López), no meio das áridas montanhas, procura pela filha que desapareceu. Vagueia pelas raves, distribuindo a foto da jovem às pessoas que se movem ao som da música eletrônica, acompanhado pelo filho adolescente (Bruno Núñez) e um cão. Movidos pela esperança e pelo destino, os dois decidem seguir um grupo que está à procura de uma última festa que será no meio do deserto, onde tudo pode acontecer.

Mais informações no Instagram do projeto.

SIRÂT

Direção: Oliver Laxe
Roteiro: Oliver Laxe, Santiago Fillol
Gênero: Drama
Duração: 1h 55min
Ano: 2025
Classificação: 18 anos
Elenco: Sergi López: Louis, Bruno Núñez Arjona, Richard Bellamy, Stefania Gadda, Joshua Liam Henderson, Tonin Janvier, Jade Oukid

nov
14
sex
Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino) | O tambor (Die Blechtrommel) @Sala de projeção | Laboratório de Estudos de Cinema - LEC | Bloco D - CCE
nov 14@19:00 – 21:00

O projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras-Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima sexta-feira, 14 de novembro, a partir das 19h, o filme O tambor (Die Blechtrommel). A obra de 1979 é dirigida por Voker Schlöndorff numa adaptação do livro de Günter Grass, Nobel de literatura.

Filme realizado a partir da obra de Gunther Grass (Nobel de literatura, 1999). Danzig, Alemanha, anos 1920. O personagem, Oskar, ganha um tambor de sua mãe ao completar três anos. Incomodado com alguns acontecimentos familiares e com o que acontece ao seu redor – incluindo a ascensão do nazismo -, Oskar decide não mais crescer.

A exibição gratuita do filme ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O filme será exibido no idioma original, com legendas em português. Após a exibição acontece um debate sobre o filme.

 

Cine Paredão | ‘Brasiliana’ @Bosque do CFH
nov 14@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Brasiliana de Joel Zito Araújo, em 14 de novembro, sexta-feira, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade.

Brasiliana – O Musical Negro Que Apresentou O Brasil Ao Mundo, resgata a história da Companhia de Teatro, Dança e Música Brasiliana. Ao longo de 25 anos de atividade, o grupo se apresentou em 90 países, levando o samba, o maracatu e outras expressões da cultura brasileira aos maiores palcos do mundo, participando inclusive do Campeonato Mundial de Futebol em 1974 e de filme com a Sophia Loren. No Brasil, entretanto, a companhia ainda ocupa um espaço discreto na historiografia cultural.

Brasiliana

Direção: Joel Zito Araújo
Roteiro: Joel Zito Araújo, Itamar Dantas
Gênero: Documentário, Música
Duração: 1h 25min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Haroldo Costa, Jurandir Palma, Gino Askanasy, Marinês Yagnez, Watusi, Luís Antônio, Joel Santos, Carminha Simpatia, Martinho Fiuza, Nelson Lima, Inaicyra Falcão

nov
18
ter
Festival de Cinema Fora da Fé | O Pai @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária
nov 18@19:00 – 21:00

Até 18 de novembro o auditório da Biblioteca Universitária da UFSC recebe o Festival de Cinema Fora da Fé. Com exibição de quatro premiados filmes nunca exibidos em cinemas comerciais de Florianópolis, o festival apresenta filmes que abordam a perda da fé na religião, nas pessoas ou nas próprias crenças pessoais. Das relações familiares e amorosas às relações metafísicas com ideias, a crença é colocada à prova em variadas situações-limite.

O Festival faz parte do Fora do Circuito, um projeto de exibição gratuita de filmes. O circuito trabalha com pequenos festivais temáticos. Cada festival apresenta de três a seis filmes, que são exibidos a cada duas semanas, em sessão única. São apresentadas obras de variados países, com diversas temáticas e linguagens.

Os filmes são exibidos no Auditório Elke Hering, no segundo piso da Biblioteca Central do Campus Trindade da UFSC (BU). A entrada é gratuita e o espaço abriga confortavelmente até 80 pessoas. As sessões gratuitas iniciam sempre às 19h. Confira a programação completa do Fora da Fé. Acompanhe também no Instagram.

O Pai

Irã, 1996

Aos 14 anos, Mehrollah perde o pai e é obrigado a assumir o sustento de sua família. Não há empregos disponíveis por perto. Assim, o garoto é forçado a emigrar até a região sul do país, onde a oferta de trabalho é maior. Quando retorna à casa, Mehrollah encontra sua família completamente transformada.

dez
5
sex
Cine Paredão | Nouvelle Vague @Bosque do CFH
dez 5@19:00 – 21:00

O Cine Paredão apresenta na sexta-feira, 5 de dezembro, o filme francês Nouvelle Vague, de Richard Linklater. A comédia biográfica lançada em 2025 conta a história de Jean-Luc Godard, crítico da revista Cahiers du Cinéma, que em 1959 está determinado a fazer seu primeiro longa-metragem. Apesar das convenções, do caos orçamentário e dos produtores céticos, ele e seus colaboradores desencadeiam uma revolução silenciosa no cinema, capturando a energia bruta da época.

A exibição será no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a partir das 19h30.

Assista ao trailer do filme.

Direção: Richard Linklater
Roteiro: Vince Palmo, Holly Gent, Laetitia Masson, Michèle Péti
Gênero: Comédia, Biografia
Duração: 1h 45min
Ano: 2025
Classificação: 14 anos
Elenco: Guillaume Marbeck, Zoey Deutch, Aubry Dullin, Adrien Rouyard, Antoine Besson, Jodie Ruth-Forest, Bruno Dreyfürst, Benjamin Clery, Matthieu Penchinat, Pauline Belle

dez
15
seg
65 anos UFSC | Leitura Dramática – ‘Oferecemos esta última luta aos vencidos ou ela acordou dando chutes no ar’ @Teatro Carmen Fossari
dez 15@20:00

Será que, um dia, poderemos olhar pra trás e dizer: ‘isso aqui é muito a gente’? Que um dia teremos coragem de encarar um momento na história e dizer que isso também nos diz respeito, como um sonho, um sonho que continua a ser sonhado por hipotálamos, esquinas na cabeça, ruelas no coração de outras, outras, e tantas. Mas aqui estou e eu me disponho a lutar para que este sonho não seja em vão. Quero que este sonho não vire mais uma coisa sem rosto. Eu quero despertar. E nisso eu te pergunto: De quantos sonhos mais precisaremos sonhar para construir um despertar coletivo?

A partir da leitura dramática de uma criação cênica inédita, o Coletivo Dizputa Sitiada ressurge aos palcos da cidade de Florianópolis para compartilhar sua pesquisa em processo chamada “Oferecemos esta última luta aos vencidos ou ela acordou dando chutes no ar”. Nesse momento de troca, o coletivo compartilhará ao público fragmentos de texto, configurações de cena e poesias imagéticas que orbitam, mesclam e chocam os universos do sonho e da luta, temas que orientaram os últimos anos de criação do coletivo para este novo trabalho.

Aos que ostensivamente ganham perdendo e aos que miseravelmente perdem ganhando, aqui jaz uma última luta.

Esta apresentação contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para todas as pessoas presentes.

  • Classificação indicativa: 14 anos

Direção: Coletiva
Dramaturgia: Coletivo Dizputa Sitiada
Provocações/ Mediação Dramatúrgica: Guilherme Raphael Caldeira
Elenco: Iarima Castro Alves, Lucas Dalbem e Manuela Campagn
Operador(a) de luz: Guilherme Raphael Caldeira
Sonoplastia / Trilha sonora original: Lucas Dalbem
Operador(a) de som: Guilherme Raphael Caldeira
Produção: Iarima Castro Alves e Manuela Campagna
Vídeo / Registros audiovisuais: Amanda Andrade
Intérprete de Libras: Tay Mulle

Atividade realizada com recursos da PNAB do Governo Federal.