Agenda Cultural
O projeto Três tempos para quatro mãos apresenta na Igrejinha da UFSC, no dia 8 de outubro de 2025, quarta-feira, às 19h, o recital didático com o Duo Machado-Carvalho.
A apresentação gratuita traz um panorama da música de câmara para piano a quatro mãos, com repertório que percorre o século XVIII ao XX, passando por Mozart, Schumann, Poulenc e Piazzolla, até chegar às ricas sonoridades da música latino-americana.
O programa valoriza especialmente composições brasileiras com raízes afro-indígenas, como a Congada de Francisco Mignone, o Maracatu de Tia Inah (Machado Sandoval) e o Ragtime Pianola de Sinhô (José Barbosa da Silva). Muitas dessas obras são pouco difundidas nos programas de concerto tradicionais, como a versão para piano a quatro mãos do Maracatu, recentemente disponibilizada pelo Instituto Piano Brasileiro.
>> Sobre o Projeto
O projeto Três tempos para quatro mãos busca democratizar o acesso à música de concerto, e contará com interpretação em Libras, ampliando a acessibilidade a diferentes públicos.
>> Serviço
O quê: Recital didático | Projeto Três tempos para quatro mãos – Duo Machado-Carvalho
Quando: 8/10/2025 | quarta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto a comunidade
Acessibilidade: Apresentação contará com interpretação em Libras
Informações: @duomachadocarvalho
A Igrejinha da UFSC recebe neste sábado, 11 de outubro, às 16h o espetáculo “Destravalíngua: Contos em Cantos”, um show musical voltado ao público infantil que celebra a criatividade, a diversidade e o poder educativo da música.
Com duração aproximada de uma hora, o grupo Destravalíngua apresenta canções autorais compostas especialmente para crianças, com melodias inspiradas em diferentes gêneros — como baião, rock, jazz e MPB — e uma rica variedade de instrumentos, entre eles bloco de madeira, chocalho, flauta e kazoo. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade.
A proposta do espetáculo é unir arte, educação e inclusão, explorando temas como folclore, diversidade, meio ambiente e direitos dos animais, sempre de forma lúdica e sensível. Algumas composições também estimulam o desenvolvimento da fala e da expressão, utilizando a música como ferramenta de aprendizagem e comunicação.
O grupo é formado por Ana Paula Santana (voz, violão, ukulelê, cavaquinho e flauta), Janaína Fonseca (voz, violão e percussão), Guilherme Fonseca (voz e teclado) e Alexandre Bergamo (voz e percussão).
O projeto busca democratizar o acesso à música e à arte, convidando o público infantil — e também os adultos — a viver uma experiência musical sensível, divertida e transformadora.
>>Serviço
O quê: Show “Destravalíngua: Contos em Cantos”
Quando: 11/10/2025 | sábado | 16h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
O Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe no dia 11 de outubro de 2025, às 19h, o Concerto Japão Quatro Estações, com o Duo Ishibashi e a participação especial do Grupo de Dança Shinsei, do Rio Grande do Sul. O evento é gratuito e aberto à comunidade (100 lugares, entrada por ordem de chegada).
O concerto integra o projeto Mudanças no Clima: o Japão e sua cultura pautada nas estações do ano, uma reflexão sobre as mudanças climáticas e a profunda conexão entre arte, espiritualidade e meio ambiente, inspirada na cosmogonia japonesa. O repertório traz canções tradicionais japonesas inspiradas nas quatro estações — primavera, verão, outono e inverno — e celebra os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil–Japão.
A presença do Grupo de Dança Shinsei homenageia a resiliência do Rio Grande do Sul, após as enchentes de 2024, reforçando a importância da união e do trabalho coletivo diante da adversidade.
O evento é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, via FCC, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, em parceria com ASBBJ – Associação Sul Brasileira dos Bolsistas no Japão, Consulado Geral do Japão em Curitiba e Fundação Japão – SP, com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
>> Serviço
O quê: Concerto Japão Quatro Estações – canto e violão com Duo Ishibashi e participação do Grupo de Dança Shinsei
Quando: 11 de outubro de 2025 (sábado), às 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade (100 lugares, entrada por ordem de chegada)
Acessibilidade: Sala acessível
Informações: @nipocultura | 48 99608-9500
Na próxima quinta-feira, dia 16 de outubro, às 19h, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresenta mais uma edição do projeto “OFiC nas Igrejas”, com um concerto na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com entrada gratuita, o público está convidado a viver uma experiência musical intensa e envolvente em um dos espaços mais emblemáticos da cidade.
Nesta edição, a Formação de Cordas da OFiC traz um programa impactante e expressivo, que transita por diferentes épocas e estilos da música ocidental. A noite se inicia com a versão orquestral do célebre Quarteto nº 14 em ré menor, “A Morte e a Donzela”, de Franz Schubert — obra marcada por dramaticidade e lirismo, considerada uma das mais emblemáticas do repertório camerístico do século XIX.
Em seguida, o clima muda com a eletrizante Suíte “Psycho”, de Bernard Herrmann, composta para o clássico filme de Alfred Hitchcock. A suíte, que se tornou um marco na música para cinema, traz tensão, dissonâncias e ritmos pulsantes que evocam a atmosfera psicológica e inquietante do suspense.
Encerrando o programa com brilho, o pianista Pablo Rossi— reconhecido internacionalmente por sua técnica refinada e interpretações apaixonadas — se junta à orquestra para interpretar a vibrante “Rhapsody in Blue”, de George Gershwin. Misturando elementos do jazz e da música clássica, a obra é um dos maiores ícones do sincretismo musical americano do século XX.
A série “OFiC nas Igrejas” tem como objetivo democratizar o acesso à música de concerto, promovendo apresentações em espaços históricos e religiosos da Grande Florianópolis. A iniciativa aproxima o público da música erudita em um ambiente acolhedor e de grande valor simbólico.
>> Programa
Franz Schubert
“A Morte e a Donzela” (versão orquestral)
Bernard Herrmann
Suíte “Psycho”
George Gershwin
“Rhapsody in Blue” (com Pablo Rossi, piano)
A Orquestra Filarmônica Catarinense atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos.
A orquestra inova no formato dos programas musicais temáticos, que envolvem a plateia e convidam o público a participar do processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.
Além disso, valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solos e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.
A apresentação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com apoio do Departamento Artístico e Cultural da UFSC da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
>> Serviço:
O quê: ‘OFiC nas Igrejas’ – Concerto na Igrejinha da UFSC
Quando: 16/12/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117, Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chagada.
Informações: Departamento Artístico Cultural – dac.ufsc.br – 48 3721-3853 | @oficmusic
Nesta sexta-feira, 17 de outubro, às 18:30h a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e entre diferentes gerações.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC).
O Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), apresenta no dia 23 de outubro, quinta-feira, às 19h, na Igrejinha da UFSC, recital com o pianista britânico Connor Heraghty. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada. A atração integra a programação cultural da 22ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina, que será realizado na UFSC Campus Trindade de 20 a 24 de outubro.
Natural de Londres na Inglaterra, Connor Heraghty é um pianista de destaque, celebrado por suas performances dinâmicas e cativantes. Nesta temporada, Connor se apresentou como solista com orquestras como a Symphonique De Nivelles e em diversos palcos de recital solo na Europa e no Reino Unido. Seus programas envolventes ressoam profundamente com o público, oferecendo uma mistura de brilhantismo técnico e musicalidade sincera.
Connor tem se apresentado como solista e músico de câmara em alguns dos locais mais prestigiados do Reino Unido, da Europa e do Brasil. Entre os locais notáveis no Reino Unido estão Wigmore Hall, Milton Court Barbican, St Martin-in-the-Fields, St James’s Piccadilly e o Palácio de Buckingham, onde se apresentou na presença do Rei Charles. Internacionalmente, ele encantou o público na Fazioli Concert Hall em Veneza, no Lithuanian Music Theatre & Academy Hall e no Palácio Radziejowice, na Polônia.
Reconhecido por seu talento desde cedo, Connor recebeu uma bolsa para estudar performance de piano com Valéria Szervánszky na Purcell School of Music. Continuou seus estudos na Guildhall School of Music & Drama, sob a orientação da Professora Sênior de Piano, Joan Havill, onde concluiu o B.Mus (Hons), o Master of Music e o Master of Performance, seguidos pelo prestigioso Diploma de Artista. Seu recital final foi agraciado com o estimado “Concert Recital Diploma”.
A carreira de Connor foi moldada por mentores renomados como Nelson Delle-Vigne Fabbri, Norma Fisher, Sir Stephen Hough, Peter Frankl e Michel Béroff. Ele conquistou os principais prêmios em competições como The Wales International Piano Competition, The UK Liszt International Piano Competition, Recondite Armonie Piano Competition, IPPA Conero e Worthing Concerto Competition.
Apoiado por bolsas do The Guildhall Trust, Leverhulme Arts Trust, Countess of Munster e Alec Beecheno Bursary Award, Connor foi nomeado Junior Artist Fellow na Guildhall após seus estudos. Sua carreira solo é complementada por seu papel como cofundador do premiado London Piano Duo com a pianista Daisy Ou. Juntos, eles criam e apresentam programas inovadores e envolventes, colaborando com outros artistas para criar recitais memoráveis e acessíveis. Eles também foram agraciados com o “Guildhall Futures Fund Award”. Connor é representado pela Piha Entertainment e apoiado pela Talent Unlimited.
>> Programa do recital
Beethoven
Sonata nº 21 em Dó maior, Op. 53 “Waldstein”
Cláudio Santoro
Prelúdio nº 12
Rachmaninoff
Prelúdio em Dó sustenido menor, Op. 3 nº 2
Camargo Guarnieri
Ponteio nº 49
Cláudio Santoro
Prelúdio nº 2
Serguei Rachmaninoff
Prelúdio em Si bemol maior, Op. 23 nº 2
Intervalo
Bach / Siloti
Prelúdio em Si menor, BWV 855a
Liszt
Après une lecture du Dante: Fantasia quasi Sonata (“Sonata Dante”)
>> Igrejinha Musical
Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O Igrejinha Musical apresenta durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Para mais informações, acesse o site do DAC.
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
>> Apresentações agendadas
– 26 de outubro de 2025 – domingo – 18h | Igreja Nossa Senhora da Lapa, Ribeirão da Ilha
– 27 de outubro de 2025 – segunda-feira – 10h | Centro de Educação Popular (CEDEP), Monte Cristo
– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
>> Apresentações agendadas
– 27 de outubro de 2025 – segunda-feira – 10h | Centro de Educação Popular (CEDEP), Monte Cristo
– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
A Igrejinha da UFSC receberá o recital de canto e piano Yorubá e as Outras Canções no dia 29 de outubro, quarta-feira, às 20h, com interpretação do tenor Afonso Portela e do pianista Alexandre Dietrich. A entrada será gratuita, por ordem de chegada, até a lotação do local.
A série contempla quatro apresentações: a estreia será em Imbituba, 25 de outubro, seguida por três recitais em espaços culturais de Florianópolis.
O recital é dedicado a composições inspiradas nas matrizes culturais e musicais africanas e brasileiras, transformadas em canções para canto e piano. Algumas obras revelam ritmos, melodias, harmonias e letras — muitas vezes no idioma yorubá — que dialogam com a herança afro-brasileira e foram incorporadas à cultura popular nacional.
Todas as apresentações terão entrada gratuita, com o objetivo de democratizar o acesso à música erudita de canto e piano.
Os recitais fazem parte do Edital PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, promovido pelo Governo Federal e pelo Governo de Santa Catarina, por meio do Edital Circuito Catarinense de Cultura – 2024. O projeto conta com apoio institucional do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).
>> Sobre os artistas
Alexandre Dietrich: o pianista Alexandre Dietrich é músico atuante no cenário catarinense e com prestigiada carreira nacional e internacional. É Doutor e Mestre e Doutor em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Seu trabalho artístico-musical abrange apresentações de recitais de piano solo, recitais de câmara, concertos com orquestra em relevantes teatros e centros culturais do Brasil.Em sua carreira internacional, Alexandre se apresentou em diversas cidades europeias: Bordeaux, Bruxelas, Hamburgo, Lisboa, Madri, Milão e Paris. Nos Estados Unidos, apresentou-se em Alexandria, Athens, Dallas, Houston, Los Angeles, New Orleans, Roanoke e Washington DC, em San José e Turrialba na Costa Rica.Além de sua carreira solo, atua como solista em várias orquestras, tendo estabelecido parcerias com importantes maestros brasileiros. Desde 2023, Alexandre Dietrich é solista e integrante da Orquestra de Câmara de Blumenau.
Afonso Portela: maestro, cantor e pesquisador, Afonso Portela é doutorando e Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O cantor Afonso Portela transita entre o repertório popular brasileiro e o de concerto, com interpretações que já o levaram a se apresentar em diversos estados do Brasil e também em países da América do Sul, como Peru e Uruguai. Na sua carreira como maestro foi fundador e dirigiu importantes formações musicais no Acre, como a Camerata Filarmônica do Acre (2024), a Companhia de Coro e Orquestra da Escola de Música do Acre (2012) e o Coro EMAC (2010), contribuindo para o fortalecimento da cena musical no estado. Na pesquisa acadêmica, Afonso dedica-se ao estudo dos vocábulos da fala do caboclo amazônico brasileiro e à sua aplicação na interpretação de canções regionais. Parte de seus resultados foi apresentada no congresso internacional do CESEM, em Portugal.
>> Serviço
O quê: Recital de canto e piano Yorubá e as Outras Canções
Quando: 29/10/2025 | quarta-feira | 20h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural – DAC – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, por ordem de chegada, até a lotação do local
Informações: silvestreproducoes2@gmail.com
O FITA é um dos mais queridos e importantes festivais do Sul do país: em 15 anos de história já levou o teatro de animação para 25 cidades catarinenses. Esta edição, comemorativa de 15 anos, explora três eixos temáticos: meio ambiente, acessibilidade e tecnologia na relação com teatro de animação, tanto nos espetáculos selecionados pela curadoria quanto no Diálogos Petrobras – espaço onde acontecerão oficinas formativas e conversas importantes para o setor cultural e para o público em geral.
A programação completa está no site fitafloripa.com.br e nas redes sociais @fitafestival. O FITA é viabilizado pela Lei Rouanet Incentivo a Projetos Culturais e PNAB – Lei Nacional Aldir Blanc, essa edição é apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras. Tem apoio do Interclass Hotel e APUFSC Sindical e apoio institucional da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), Departamento de Artes (ART), Curso de Artes Cênicas e ABTB/Unima Brasil (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos). Apresentado pela Petrobras, tem o patrocínio do Giassi Supermercados e Metalúrgica Spillere. A produção é da Fazendo Fita Cia Artística e a realização do Circuito Catarinense de Cultura, Fundação Catarinense de Cultura, Governo de Santa Catarina, Ministério da Cultura e Governo do Brasil – do lado do povo brasileiro.
>> Quem você vai ver no FITA
No total são 13 espetáculos de teatro de animação, sendo 11 brasileiros, 10 deles inéditos em Florianópolis, e 2 internacionais. As companhias internacionais são Yael Rasooly (França / Israel) e Roberto White (Espanha). As nacionais selecionadas, representando cinco estados brasileiros, são Cia. Peregrina Teatro (Florianópolis / SC), Artesanal Cia. de Teatro (Rio de Janeiro / RJ), Projeto GOMPA (Porto Alegre / RS), Cia. O Sombrista (Turvo / SC), La Luna Cia. de Teatro (Canelinha / SC), Lótus Cia. de Teatro (Florianópolis / SC), Cyathus Teatro de Animação (Nova Veneza / SC), Cia. Lumiato (Brasília / DF), Grupo de Teatro De Pernas pro Ar (Canoas / RS) e Trupe Motim de Teatro (Quixeré / CE) – este pela primeira vez no festival.
>> Ingressos
Para os espetáculos no TAC e no CIC, os ingressos estão disponíveis pela plataforma Sympla. Os links para cada evento estão disponíveis no site oficial: www.fitafloripa.com.br. Para os espetáculos realizados em outros espaços, os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência. As atividades formativas também têm seus links disponíveis no site: www.fitafloripa.com.br.
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
>> Apresentações agendadas
– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
O Departamento de Cultura e Eventos, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (DCEven/SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunica que serão disponibilizados na quinta-feira, 13 de novembro, a partir das 9h, no balcão de informações, piso térreo do Centro de Cultura e Eventos, 100 (cem) ingressos cortesia para estudantes da UFSC, referente ao espetáculo musical Bee Gees Alive. A apresentação está prevista para ocorrer no dia 15 de novembro, sábado, às 21h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.
Os ingressos serão concedidos mediante entrega do atestado de matrícula impresso e atualizado (2º semestre/2025), constando que o aluno está regularmente matriculado e apresentação de documento oficial com foto. Serão disponibilizados 100 (cem) ingressos. As entradas serão distribuídas por ordem de chegada. Cada estudante tem direito a retirar 01 (um) ingresso. Não será permitida a retirada de ingresso com documentação de terceiros.
Caso os 100 (cem) ingressos destinados aos estudantes não sejam retirados integralmente até às 17h do dia 13 de novembro, as entradas remanescentes serão disponibilizadas no dia 14 de novembro, a partir das 9h, também para servidores docentes e técnicos da UFSC. Para retirar os ingressos, os servidores deverão apresentar comprovante de vínculo com a Universidade e documento oficial com foto. A entrega ocorrerá até às 17h do dia 14 ou enquanto houver ingressos disponíveis.
Os shows pagos não são produzidos pela UFSC, havendo apenas a cobrança do aluguel referente ao espaço. A contrapartida para a UFSC se dá pela liberação dos 100 (cem) ingressos aos estudantes e da integralidade do valor do aluguel deste espaço que vem a ser utilizado em projetos culturais e manutenção do Centro de Cultura e Eventos, conforme consta no Edital 003/SECARTE/2025.
>> Serviço
O quê: Distribuição de 100 ingressos cortesia para o espetáculo Bee Gees Alive
Quando: 13/11/2025 | quinta-feira | 9h às 17h – por ordem de chegada
Onde: Balcão de informações | Centro de Cultura e Eventos – piso térreo
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – DCEven – (48) 3721-3850
O Departamento de Cultura e Eventos, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (DCEven/SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunica que serão disponibilizados na quinta-feira, 13 de novembro, a partir das 9h, no balcão de informações, piso térreo do Centro de Cultura e Eventos, 100 (cem) ingressos cortesia para estudantes da UFSC, referente ao espetáculo musical Bee Gees Alive. A apresentação está prevista para ocorrer no dia 15 de novembro, sábado, às 21h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.
Os ingressos serão concedidos mediante entrega do atestado de matrícula impresso e atualizado (2º semestre/2025), constando que o aluno está regularmente matriculado e apresentação de documento oficial com foto. Serão disponibilizados 100 (cem) ingressos. As entradas serão distribuídas por ordem de chegada. Cada estudante tem direito a retirar 01 (um) ingresso. Não será permitida a retirada de ingresso com documentação de terceiros.
Caso os 100 (cem) ingressos destinados aos estudantes não sejam retirados integralmente até às 17h do dia 13 de novembro, as entradas remanescentes serão disponibilizadas no dia 14 de novembro, a partir das 9h, também para servidores docentes e técnicos da UFSC. Para retirar os ingressos, os servidores deverão apresentar comprovante de vínculo com a Universidade e documento oficial com foto. A entrega ocorrerá até às 17h do dia 14 ou enquanto houver ingressos disponíveis.
Os shows pagos não são produzidos pela UFSC, havendo apenas a cobrança do aluguel referente ao espaço. A contrapartida para a UFSC se dá pela liberação dos 100 (cem) ingressos aos estudantes e da integralidade do valor do aluguel deste espaço que vem a ser utilizado em projetos culturais e manutenção do Centro de Cultura e Eventos, conforme consta no Edital 003/SECARTE/2025.
>> Serviço
O quê: Distribuição de 100 ingressos cortesia para o espetáculo Bee Gees Alive
Quando: 13/11/2025 | quinta-feira | 9h às 17h – por ordem de chegada
Onde: Balcão de informações | Centro de Cultura e Eventos – piso térreo
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – DCEven – (48) 3721-3850
Nesta sexta-feira, 14 de novembro, às 18h30 a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e entre diferentes gerações.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (DAC/SeCArtE).
No dia 22 de novembro, sábado às 20h, a charmosa Igrejinha da UFSC será palco de um espetáculo musical imperdível com o duo formado por Ricardo Herz e Vanille Goovaerts.
A francesa Vanille Goovaerts (violino, rabeca e voz) e o brasileiro Ricardo Herz (violino e rabeca) unem seus talentos em uma apresentação vibrante, repleta de ritmo, improvisação e lirismo. O repertório passeia por composições autorais de ambos os artistas, além de clássicos do choro, valsa francesa, forró, xote e outros ritmos que celebram a diversidade musical.
Alternando-se entre violinos, rabecas e canto, o duo cria uma atmosfera envolvente e sensível, que encanta tanto os ouvidos quanto o coração do público. É uma oportunidade única de vivenciar a fusão de culturas e sonoridades em um show intimista e cheio de energia.
A entrada é gratuita. Traga sua curiosidade musical e venha se emocionar com essa noite especial!
No dia 27 de novembro, quinta-feira, na Igrejinha da UFSC, o público poderá assistir a um programa especial com o violonista e pesquisador Danton Oestreich, integrante da programação cultural paralela ao XXI Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI). Oestreich apresentará um recital inteiramente dedicado a Johann Sebastian Bach, seguido de uma conferência sobre sua pesquisa em estética e hermenêutica musical.
O programa do recital traz duas importantes suítes do repertório bachiano transcritas para violão:
- Suite em Sol menor (BWV 995)
- Suite em Mi maior (BWV 1006a)
Essas obras integram o Projeto BACH, iniciativa de Oestreich dedicada à criação de novas transcrições e à revisão interpretativa da obra do compositor alemão para o violão contemporâneo. Após o concerto, Danton Oestreich apresenta a palestra em que discute aspectos interpretativos, estruturais e hermenêuticos da música bachiana, refletindo sobre paralelismos, figurações simbólicas e relações proporcionais presentes em suas composições.
>> Danton Oestreich
Bacharel em Violão Clássico pela UFRGS e Mestre em Filosofia pela Unisinos, Danton Oestreich une atividade concertística e pesquisa teórica em hermenêutica e estética musical. Possui artigos publicados em periódicos especializados em música e filosofia. Estudou com nomes como Alvaro Pierri e Luis Orlandini e atuou como solista frente à Orquestra de Câmara da UNISC (2018 e 2019).
Desde 2021 desenvolve o Projeto BACH, que inclui, entre outras produções, a transcrição para dois violões do Cravo Bem Temperado – Livro I (2022), preservando as tonalidades originais dos 24 Prelúdios e Fugas. Desde 2023, atua em duas frentes de criação de novos repertórios: uma parceria com o compositor e artista plástico Roberto Velasco, e um projeto internacional de duo com o mestre japonês Akihito Obama (shakuhachi). Em 2025, abriu a XXI Mostra Fred Schneiter na Sala Cecília Meireles e lançou seu primeiro álbum solo, Cosmogonias, parceria com Velasco e o pintor Gonçalo Ivo.
>> Serviço
O quê: Concerto e Palestra de Danton Oestreich na UFSC
Quando: 27/11/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117, Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Contato: www.dantonoestreich.wordpress.com
Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.
20h | Teatro: A Morte do Xamã
Local: Sala 208 – Bloco D – CCE
Atuação: Raissa Fuga
Nos dias 28 e 29 de novembro, sexta-feira e sábado, às 19h30, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) recebe novas apresentações do espetáculo O Espectador Condenado à Morte, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pelo Sympla. A classificação indicativa é de 14 anos.
A montagem, uma comédia de humor ácido e crítica social, é inspirada no texto do dramaturgo franco-romeno Matéi Visniec, com tradução de Fábio de Melo e direção de Leonardo Cesar. A peça parte da provocação do Procurador — “Senhoras e Senhores, há um criminoso entre nós!” — para instaurar um tribunal em cena, onde a culpa e a justiça se confundem. O acusado é qualquer um, ou todos: o crime é o silêncio. À medida que o julgamento avança, a farsa se revela como espelho da própria sociedade.
Com ironia e intensidade, o espetáculo questiona os limites entre o indivíduo e o coletivo, a ética e a conveniência, convidando o público a refletir sobre a fragilidade dos sistemas de justiça e a persistência das violências legitimadas. Como adverte o texto, “todo mundo é culpado quando a justiça é uma farsa”.
A encenação conta com as atuações de Amanda Vizentainer, Carla D’Ambroz, Cristian Menna, Esther Pickrodt, Hael Kai, João Massadar, João Leffa e Vinicius Pasinato. A concepção e operação de luz é de Hael Kai, operação de som de Leonardo Cesar, design gráfico de Eric Tomas e assistência de produção de Naiara Beneti.
A realização é da Quinta Não Dá Companhia de Teatro, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, com patrocínio da Fundação Franklin Cascaes e da Prefeitura de Florianópolis via Política Nacional Aldir Blanc e apoio do SESC Santa Catarina e da Seareira Escola de Artes.
O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.
O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.
A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.
O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.
O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.
A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.
>> Serviço
O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 28, 29 e 30/12 e 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo às 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
Nos dias 28 e 29 de novembro, sexta-feira e sábado, às 19h30, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) recebe novas apresentações do espetáculo O Espectador Condenado à Morte, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pelo Sympla. A classificação indicativa é de 14 anos.
A montagem, uma comédia de humor ácido e crítica social, é inspirada no texto do dramaturgo franco-romeno Matéi Visniec, com tradução de Fábio de Melo e direção de Leonardo Cesar. A peça parte da provocação do Procurador — “Senhoras e Senhores, há um criminoso entre nós!” — para instaurar um tribunal em cena, onde a culpa e a justiça se confundem. O acusado é qualquer um, ou todos: o crime é o silêncio. À medida que o julgamento avança, a farsa se revela como espelho da própria sociedade.
Com ironia e intensidade, o espetáculo questiona os limites entre o indivíduo e o coletivo, a ética e a conveniência, convidando o público a refletir sobre a fragilidade dos sistemas de justiça e a persistência das violências legitimadas. Como adverte o texto, “todo mundo é culpado quando a justiça é uma farsa”.
A encenação conta com as atuações de Amanda Vizentainer, Carla D’Ambroz, Cristian Menna, Esther Pickrodt, Hael Kai, João Massadar, João Leffa e Vinicius Pasinato. A concepção e operação de luz é de Hael Kai, operação de som de Leonardo Cesar, design gráfico de Eric Tomas e assistência de produção de Naiara Beneti.
A realização é da Quinta Não Dá Companhia de Teatro, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, com patrocínio da Fundação Franklin Cascaes e da Prefeitura de Florianópolis via Política Nacional Aldir Blanc e apoio do SESC Santa Catarina e da Seareira Escola de Artes.
O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.
O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.
A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.
O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.
O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.
A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.
>> Serviço
O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 28, 29 e 30/12 e 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo às 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.
O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.
A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.
O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.
O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.
A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.
>> Serviço
O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 28, 29 e 30/12 e 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo às 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br
O Projeto Igrejinha Musical e o Departamento de Música do CEART / Udesc apresentam o Concerto de Música de Câmara das classes dos professores Luiz Mantovani e Kadu Müller. O evento reflete o trabalho desenvolvido durante o segundo semestre de 2025 no âmbito do Bacharelado e Licenciatura em Música da Udesc, com grupos selecionados que interpretarão obras de Mozart, Beethoven, Debussy e Villa-Lobos, entre outros. Os instrumentos participantes incluem piano, violão, violino, viola, violoncelo e flauta, além de canto.
Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.
20h | Peça teatral: A História do Zoológico
Local: Teatro Carmen Fossari
Direção/Adaptação e Sonoplastia: Pedro Alux
Atuação: Ana Paula Marques e Guilherme Velho
Iluminação: Daniele Nass
Fotografia: Marce Spillere
Poster: Artur Neitzke
Contra-regra: Laís Calderan
Bilheteria: Mônica Medeiros
Labs de apoio: LabLuz; LabCine; LabFig e LabCen
Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.
19h30 | Teatro: Navalha na Carne
Local: Entrada – Bloco D – CCE
Classificação Indicativa: 16 anos
Direção: Cristian Menna
Atuação: Agnaldo Stein, João Leffa, Lívia de Oliveira
Direção de Arte: Melissa Versari
Assistência de Direção: Táta Tedesco
Assistência de Arte: Amanda Nunes
Produção: Mesoilha Teatral e Matéria di Versari
Promoção: ART Departamento de Artes, Artes Cênicas UFSC, Labfig, Labluz, Labcine
Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.
17h30 | Teatro: Krishna, um estudo
Local: Sala 310 – Bloco D – CCE
19h | Performance: Ecos do Silêncio
Local: Jardim – Bloco D – CCE
19h30 | Cris e Seus Cantos
Local: Espaço Ágora – Jardim – Bloco D – CCE
Atuação: Cristiano
Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.
18h30 | Teatro: Eles não usam black-tie
Local: Bloco D – CCE
19h | Teatro: Mão na Luva
Local: Bloco D – CCE
20h | Teatro: Migalhas
Local: Teatro Carmen Fossari
Direção: Lucas Brisot
Atuação: Gabriel Dias, Lucas Dal Bosco, Melissa Versari, Renan Lapa, Vivis Andrade
Iluminação: Daniele Nass
Maquiagem: Mônica Medeiros
Identidade visual: Yasmin Dolzan
Figurinista: Rachel Teixeira Dantas
Orientação de elenco: Priscila Genara Padilha
Captação de Imagem: Pedro H. Raiser
Fotografias: Pedro H Raiser, Sthel Mie
Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.
19h | Performance: O Homem que veio do Barro
Local: Espaço Ágora – Jardim – Bloco D – CCE
Atuação: Michel Jonathan
Iluminação: Labluz e Dudazone
Orientação: Gabriela Canale e Dudazone
Cartaz: Michel Jonathan
Edição som: Michel Jonathan
Sonoplastia: Gabriela Canale
21h | Teatro: O Saragáçu do Boizinho
Local: Igrejinha da UFSC
Concepção/atriz: Tuxa Seidler
Boneco: Boizinho
Músico: Renan Lapa
Registros em foto e vídeo: Hael Kai Quinalha
Concepção/direção: Egon Seidler
Professora orientadora: Priscila Genara Padilha
Apoio: Traço Cia.
O Coral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida outros corais a celebrar a arte do canto coletivo. Neste encontro, estarão presentes:
- Coral da UFSC
- Canto Coral – disciplina do curso de Artes Cênicas da UFSC
- Coral SINTESP
- Coral 2 – disciplina do curso de Música da Udesc
- Coral 4 – disciplina do curso de Música da Udesc
- Madrigal Udesc
A classificação é livre. O encontro é uma realização do Coral da UFSC, do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (DAC/SeCArtE).








