Agenda Cultural
O projeto de extensão Cine Paredão, vinculado ao curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza, entre março e abril, uma mostra cinematográfica em homenagem ao ator norte-americano Gene Hackman, falecido em fevereiro deste ano junto à sua esposa, Betsy Arakawa, no estado do Novo México, nos Estados Unidos. Hackman foi um renomado ator e escritor, amplamente reconhecido por sua carreira cinematográfica que abrange várias décadas, tendo conquistado dois Oscars nas categorias de Melhor Ator (1971) e Melhor Ator Coadjuvante (1992).
A primeira exibição da mostra ocorre nesta sexta-feira, 28 de março, às 19h, no Bosque do Centro de Ciências Humanas e Filosofia (CFH), com o filme Um Lance no Escuro, do diretor Arthur Penn.
Harry Moseby (Gene Hackman), um ex-jogador de futebol americano que agora trabalha como detetive particular em Los Angeles, é contratado para localizar a filha fugitiva de uma decadente estrela de Hollywood. Seguindo as pistas deixadas por Delly (Melanie Griffith), ele vai para Florida Keys, onde o que considerava um caso comum acaba se tornando algo muito maior. Enquanto isso, seu casamento vai lentamente por água abaixo.
O evento é gratuito e aberto ao público, com classificação indicativa a partir de 16 anos.
Mostra Gene Hackman, In Memorian
Gene Hackman foi um ator e escritor norte-americano, nascido em 30 de janeiro de 1930, em San Bernardino, Califórnia (EUA). Ele se destacou por suas atuações intensas e versáteis em uma variedade de gêneros cinematográficos, incluindo drama, ação e comédia.
Com uma carreira que abrange mais de cinco décadas e dois Oscars, Hackman é lembrado por sua versatilidade e presença marcante na tela. Hackman começou sua carreira no teatro antes de se transferir para a TV e o cinema, onde rapidamente ganhou destaque. Ele é mais conhecido por seus papéis em filmes clássicos como Operação França (1971), pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Ator, e Os Imperdoáveis (1992), Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Outras obras notáveis em sua filmografia incluem Bonnie & Clyde (1967), A Conversação (1974), Superman (1978) e Os Excêntricos Tenenbaums (2001).
Além de sua atuação, Gene Hackman também se aventurou na escrita, publicando romances que receberam críticas positivas. Com uma carreira marcada por prêmios e reconhecimento, Hackman é considerado um dos grandes atores de sua geração.
Em 2004, ele anunciou sua aposentadoria do cinema, mas sua influência e legado permanecem presentes na indústria cinematográfica. A capacidade de Hackman de trazer profundidade e autenticidade aos seus personagens continua a inspirar atores e cineastas em todo o mundo.
Em memória desse carismático e lendário ator, que nos deixou recentemente, o Cine Paredão, com curadoria de Eduardo Gonçalves Dias, organiza uma mostra com 4 filmes para lembrarmos com carinho de algumas de suas inesquecíveis atuações. A iniciativa conta com apoio do CFH e do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.
Ficha técnica:
Night Moves
Um Lance no Escuro
Direção: Arthur Penn
Roteiro: Alan Sharp
Gênero: Neo-Noir, Thriller
Duração: 1h 40min
Ano: 1975
Classificação: 16 anos
Elenco: Gene Hackman, Susan Clark, Edward Binns, Jennifer Warren, James Woods, Melanie Griffith
Para mais informações sobre o Cine Paredão e a mostra, acesse o Facebook ou Instagram do projeto.