Agenda Cultural
A Igrejinha da UFSC recebe neste sábado, 11 de outubro, às 16h o espetáculo “Destravalíngua: Contos em Cantos”, um show musical voltado ao público infantil que celebra a criatividade, a diversidade e o poder educativo da música.
Com duração aproximada de uma hora, o grupo Destravalíngua apresenta canções autorais compostas especialmente para crianças, com melodias inspiradas em diferentes gêneros — como baião, rock, jazz e MPB — e uma rica variedade de instrumentos, entre eles bloco de madeira, chocalho, flauta e kazoo. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade.
A proposta do espetáculo é unir arte, educação e inclusão, explorando temas como folclore, diversidade, meio ambiente e direitos dos animais, sempre de forma lúdica e sensível. Algumas composições também estimulam o desenvolvimento da fala e da expressão, utilizando a música como ferramenta de aprendizagem e comunicação.
O grupo é formado por Ana Paula Santana (voz, violão, ukulelê, cavaquinho e flauta), Janaína Fonseca (voz, violão e percussão), Guilherme Fonseca (voz e teclado) e Alexandre Bergamo (voz e percussão).
O projeto busca democratizar o acesso à música e à arte, convidando o público infantil — e também os adultos — a viver uma experiência musical sensível, divertida e transformadora.
>>Serviço
O quê: Show “Destravalíngua: Contos em Cantos”
Quando: 11/10/2025 | sábado | 16h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
O Teatro Carmen Fossari da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe no dia 11 de outubro de 2025, às 19h, o Concerto Japão Quatro Estações, com o Duo Ishibashi e a participação especial do Grupo de Dança Shinsei, do Rio Grande do Sul. O evento é gratuito e aberto à comunidade (100 lugares, entrada por ordem de chegada).
O concerto integra o projeto Mudanças no Clima: o Japão e sua cultura pautada nas estações do ano, uma reflexão sobre as mudanças climáticas e a profunda conexão entre arte, espiritualidade e meio ambiente, inspirada na cosmogonia japonesa. O repertório traz canções tradicionais japonesas inspiradas nas quatro estações — primavera, verão, outono e inverno — e celebra os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação Brasil–Japão.
A presença do Grupo de Dança Shinsei homenageia a resiliência do Rio Grande do Sul, após as enchentes de 2024, reforçando a importância da união e do trabalho coletivo diante da adversidade.
O evento é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, via FCC, com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc, em parceria com ASBBJ – Associação Sul Brasileira dos Bolsistas no Japão, Consulado Geral do Japão em Curitiba e Fundação Japão – SP, com o apoio do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
>> Serviço
O quê: Concerto Japão Quatro Estações – canto e violão com Duo Ishibashi e participação do Grupo de Dança Shinsei
Quando: 11 de outubro de 2025 (sábado), às 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Departamento Artístico Cultural (DAC) – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade (100 lugares, entrada por ordem de chegada)
Acessibilidade: Sala acessível
Informações: @nipocultura | 48 99608-9500
Na próxima quinta-feira, dia 16 de outubro, às 19h, a Orquestra Filarmônica Catarinense (OFiC) apresenta mais uma edição do projeto “OFiC nas Igrejas”, com um concerto na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com entrada gratuita, o público está convidado a viver uma experiência musical intensa e envolvente em um dos espaços mais emblemáticos da cidade.
Nesta edição, a Formação de Cordas da OFiC traz um programa impactante e expressivo, que transita por diferentes épocas e estilos da música ocidental. A noite se inicia com a versão orquestral do célebre Quarteto nº 14 em ré menor, “A Morte e a Donzela”, de Franz Schubert — obra marcada por dramaticidade e lirismo, considerada uma das mais emblemáticas do repertório camerístico do século XIX.
Em seguida, o clima muda com a eletrizante Suíte “Psycho”, de Bernard Herrmann, composta para o clássico filme de Alfred Hitchcock. A suíte, que se tornou um marco na música para cinema, traz tensão, dissonâncias e ritmos pulsantes que evocam a atmosfera psicológica e inquietante do suspense.
Encerrando o programa com brilho, o pianista Pablo Rossi— reconhecido internacionalmente por sua técnica refinada e interpretações apaixonadas — se junta à orquestra para interpretar a vibrante “Rhapsody in Blue”, de George Gershwin. Misturando elementos do jazz e da música clássica, a obra é um dos maiores ícones do sincretismo musical americano do século XX.
A série “OFiC nas Igrejas” tem como objetivo democratizar o acesso à música de concerto, promovendo apresentações em espaços históricos e religiosos da Grande Florianópolis. A iniciativa aproxima o público da música erudita em um ambiente acolhedor e de grande valor simbólico.
>> Programa
Franz Schubert
“A Morte e a Donzela” (versão orquestral)
Bernard Herrmann
Suíte “Psycho”
George Gershwin
“Rhapsody in Blue” (com Pablo Rossi, piano)
A Orquestra Filarmônica Catarinense atua com uma proposta de democratizar a música de concerto, integrando continuamente ações educativas, sociais e de conscientização ecológica. Além do repertório sinfônico clássico, a OFiC valoriza a prática de música de câmara, com programas musicais diversificados, promovendo, assim, o desenvolvimento abrangente dos músicos.
A orquestra inova no formato dos programas musicais temáticos, que envolvem a plateia e convidam o público a participar do processo de performance, seguindo o conceito “musicking”.
Além disso, valoriza a formação artística individual dos músicos, oferecendo projetos que incluem oficinas musicais, apresentações solos e em grupos menores, proporcionando um ambiente que incentiva o crescimento artístico.
A apresentação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura com apoio do Departamento Artístico e Cultural da UFSC da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC.
>> Serviço:
O quê: ‘OFiC nas Igrejas’ – Concerto na Igrejinha da UFSC
Quando: 16/12/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vitor Lima, n. 117, Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito – entrada liberada por ordem de chagada.
Informações: Departamento Artístico Cultural – dac.ufsc.br – 48 3721-3853 | @oficmusic
Nesta sexta-feira, 17 de outubro, às 18:30h a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e entre diferentes gerações.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE/UFSC).
O Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), apresenta no dia 23 de outubro, quinta-feira, às 19h, na Igrejinha da UFSC, recital com o pianista britânico Connor Heraghty. O evento é gratuito e aberto a comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada. A atração integra a programação cultural da 22ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina, que será realizado na UFSC Campus Trindade de 20 a 24 de outubro.
Natural de Londres na Inglaterra, Connor Heraghty é um pianista de destaque, celebrado por suas performances dinâmicas e cativantes. Nesta temporada, Connor se apresentou como solista com orquestras como a Symphonique De Nivelles e em diversos palcos de recital solo na Europa e no Reino Unido. Seus programas envolventes ressoam profundamente com o público, oferecendo uma mistura de brilhantismo técnico e musicalidade sincera.
Connor tem se apresentado como solista e músico de câmara em alguns dos locais mais prestigiados do Reino Unido, da Europa e do Brasil. Entre os locais notáveis no Reino Unido estão Wigmore Hall, Milton Court Barbican, St Martin-in-the-Fields, St James’s Piccadilly e o Palácio de Buckingham, onde se apresentou na presença do Rei Charles. Internacionalmente, ele encantou o público na Fazioli Concert Hall em Veneza, no Lithuanian Music Theatre & Academy Hall e no Palácio Radziejowice, na Polônia.
Reconhecido por seu talento desde cedo, Connor recebeu uma bolsa para estudar performance de piano com Valéria Szervánszky na Purcell School of Music. Continuou seus estudos na Guildhall School of Music & Drama, sob a orientação da Professora Sênior de Piano, Joan Havill, onde concluiu o B.Mus (Hons), o Master of Music e o Master of Performance, seguidos pelo prestigioso Diploma de Artista. Seu recital final foi agraciado com o estimado “Concert Recital Diploma”.
A carreira de Connor foi moldada por mentores renomados como Nelson Delle-Vigne Fabbri, Norma Fisher, Sir Stephen Hough, Peter Frankl e Michel Béroff. Ele conquistou os principais prêmios em competições como The Wales International Piano Competition, The UK Liszt International Piano Competition, Recondite Armonie Piano Competition, IPPA Conero e Worthing Concerto Competition.
Apoiado por bolsas do The Guildhall Trust, Leverhulme Arts Trust, Countess of Munster e Alec Beecheno Bursary Award, Connor foi nomeado Junior Artist Fellow na Guildhall após seus estudos. Sua carreira solo é complementada por seu papel como cofundador do premiado London Piano Duo com a pianista Daisy Ou. Juntos, eles criam e apresentam programas inovadores e envolventes, colaborando com outros artistas para criar recitais memoráveis e acessíveis. Eles também foram agraciados com o “Guildhall Futures Fund Award”. Connor é representado pela Piha Entertainment e apoiado pela Talent Unlimited.
>> Programa do recital
Beethoven
Sonata nº 21 em Dó maior, Op. 53 “Waldstein”
Cláudio Santoro
Prelúdio nº 12
Rachmaninoff
Prelúdio em Dó sustenido menor, Op. 3 nº 2
Camargo Guarnieri
Ponteio nº 49
Cláudio Santoro
Prelúdio nº 2
Serguei Rachmaninoff
Prelúdio em Si bemol maior, Op. 23 nº 2
Intervalo
Bach / Siloti
Prelúdio em Si menor, BWV 855a
Liszt
Après une lecture du Dante: Fantasia quasi Sonata (“Sonata Dante”)
>> Igrejinha Musical
Idealizado em julho de 2022 pelo Departamento Artístico Cultural, o projeto busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O Igrejinha Musical apresenta durante o período letivo da Universidade atrações culturais gratuitas. As apresentações do Igrejinha Musical estão disponíveis no canal do YouTube do DAC. Para mais informações, acesse o site do DAC.
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
>> Apresentações agendadas
– 26 de outubro de 2025 – domingo – 18h | Igreja Nossa Senhora da Lapa, Ribeirão da Ilha
– 27 de outubro de 2025 – segunda-feira – 10h | Centro de Educação Popular (CEDEP), Monte Cristo
– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
>> Apresentações agendadas
– 27 de outubro de 2025 – segunda-feira – 10h | Centro de Educação Popular (CEDEP), Monte Cristo
– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
A Igrejinha da UFSC receberá o recital de canto e piano Yorubá e as Outras Canções no dia 29 de outubro, quarta-feira, às 20h, com interpretação do tenor Afonso Portela e do pianista Alexandre Dietrich. A entrada será gratuita, por ordem de chegada, até a lotação do local.
A série contempla quatro apresentações: a estreia será em Imbituba, 25 de outubro, seguida por três recitais em espaços culturais de Florianópolis.
O recital é dedicado a composições inspiradas nas matrizes culturais e musicais africanas e brasileiras, transformadas em canções para canto e piano. Algumas obras revelam ritmos, melodias, harmonias e letras — muitas vezes no idioma yorubá — que dialogam com a herança afro-brasileira e foram incorporadas à cultura popular nacional.
Todas as apresentações terão entrada gratuita, com o objetivo de democratizar o acesso à música erudita de canto e piano.
Os recitais fazem parte do Edital PNAB – Política Nacional Aldir Blanc, promovido pelo Governo Federal e pelo Governo de Santa Catarina, por meio do Edital Circuito Catarinense de Cultura – 2024. O projeto conta com apoio institucional do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC).
>> Sobre os artistas
Alexandre Dietrich: o pianista Alexandre Dietrich é músico atuante no cenário catarinense e com prestigiada carreira nacional e internacional. É Doutor e Mestre e Doutor em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Seu trabalho artístico-musical abrange apresentações de recitais de piano solo, recitais de câmara, concertos com orquestra em relevantes teatros e centros culturais do Brasil.Em sua carreira internacional, Alexandre se apresentou em diversas cidades europeias: Bordeaux, Bruxelas, Hamburgo, Lisboa, Madri, Milão e Paris. Nos Estados Unidos, apresentou-se em Alexandria, Athens, Dallas, Houston, Los Angeles, New Orleans, Roanoke e Washington DC, em San José e Turrialba na Costa Rica.Além de sua carreira solo, atua como solista em várias orquestras, tendo estabelecido parcerias com importantes maestros brasileiros. Desde 2023, Alexandre Dietrich é solista e integrante da Orquestra de Câmara de Blumenau.
Afonso Portela: maestro, cantor e pesquisador, Afonso Portela é doutorando e Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). O cantor Afonso Portela transita entre o repertório popular brasileiro e o de concerto, com interpretações que já o levaram a se apresentar em diversos estados do Brasil e também em países da América do Sul, como Peru e Uruguai. Na sua carreira como maestro foi fundador e dirigiu importantes formações musicais no Acre, como a Camerata Filarmônica do Acre (2024), a Companhia de Coro e Orquestra da Escola de Música do Acre (2012) e o Coro EMAC (2010), contribuindo para o fortalecimento da cena musical no estado. Na pesquisa acadêmica, Afonso dedica-se ao estudo dos vocábulos da fala do caboclo amazônico brasileiro e à sua aplicação na interpretação de canções regionais. Parte de seus resultados foi apresentada no congresso internacional do CESEM, em Portugal.
>> Serviço
O quê: Recital de canto e piano Yorubá e as Outras Canções
Quando: 29/10/2025 | quarta-feira | 20h
Onde: Igrejinha da UFSC | Departamento Artístico Cultural – DAC – Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, por ordem de chegada, até a lotação do local
Informações: silvestreproducoes2@gmail.com
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
>> Apresentações agendadas
– 2 de novembro de 2025 – domingo – 18h | Casa das Máquinas, Lagoa da Conceição
– 12 de novembro de 2025 – quarta-feira – 20h | Igrejinha da UFSC, Trindade
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
Nos meses de outubro e novembro os bairros de Florianópolis serão palco de uma série de recitais com obras para quarteto e quinteto de cordas. As apresentações são organizadas pelo Quarteto Cruz e Sousa, grupo de formação clássica composto por músicos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) que busca democratizar o acesso à música de câmara na cidade.
Gratuitos e abertos ao público de todas as idades, os concertos serão realizados no Ribeirão da Ilha, na Trindade, na Lagoa da Conceição e no Estreito, em locais com significativo peso cultural e histórico para a cidade. Acesse aqui o programa das apresentações.
Neste ciclo de recitais, os músicos buscam explorar novas perspectivas sobre a música de câmara, com um programa que inclui o Quarteto em Sol Maior da estadunidense Florence Beatrice Price, considerada uma das primeiras compositoras sinfônicas negras dos Estados Unidos. Além disso, o grupo também interpretará o Quinteto em Dó Maior, do compositor romântico alemão Franz Schubert — peça que contará com a participação especial do violoncelista convidado Érico Miranda Schmitt, músico que é bacharel em violoncelo pela UDESC e atua na Camerata de Florianópolis.
O Quarteto Cruz e Sousa é composto pelos violinistas Allan Jordam e João Titton, pelo violista Pedro Bernardo e pelo violoncelista Lucas Ropelato, músicos dedicados à valorização desta clássica formação instrumental no cenário catarinense. Através da música, buscam traduzir a profundidade poética que marca a obra do poeta que hoje é patrono da Academia Catarinense de Letras.
“Com esse projeto, queremos capilarizar o acesso à música de câmara em toda a cidade, abordando diferentes públicos. Vamos trazer em cada recital uma breve introdução sobre o repertório e a relevância estética e histórica das obras interpretadas”, explica o violista Pedro Bernardo. Segundo ele, a escolha dos locais onde serão realizadas as apresentações têm como base o contexto social de cada espaço. “Queremos proporcionar uma experiência intimista e de fácil acesso à comunidade, incentivando sempre o diálogo com o público”.
As apresentações do Quarteto Cruz e Sousa têm início no dia 26 de outubro, com um recital na Igreja Nossa Senhora da Lapa, no Ribeirão da Ilha. No dia seguinte, 27, os músicos levarão as obras de Florence Price e Franz Schubert até o Centro de Educação Popular (CEDEP), no bairro Monte Cristo, e no dia 2 de novembro, haverá uma apresentação na Casa de Máquinas da Lagoa da Conceição. O projeto “Nos bairros de Florianópolis” se encerra em 12 de novembro, com um concerto na Igrejinha da UFSC. Todos os recitais terão interpretação em Libras.
>> Sobre os Músicos
Allan Jordam (Violino): Violinista natural do Rio de Janeiro, é estudante do curso de bacharelado em Música pela UDESC desde 2021. Atua como chefe de naipe, spalla e solista em diversas formações orquestrais. Já se apresentou em dezenas de concertos na cena cultural de Florianópolis.
Érico Schmitt (Violoncelo): Bacharel em violoncelo pela UDESC, atualmente é violoncelista na Camerata de Florianópolis. Tem experiência tanto na música de câmara quanto em formações orquestrais, tendo sio líder de naipe da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
João Titton (Violino): Violinista e professor na UDESC com mestrado pela University of Cincinnati. Com vasta carreira, foi spalla de importantes orquestras e atuou em grupos de câmara premiados. Participa como docente em festivais e possui extensa discografia.
Lucas Ropelato (Violoncelo): Violoncelista catarinense com mais de 10 anos de formação, tem participação em festivais por todo o Brasil, nas mais variadas formações musicais. Além disso, é professor e atua como assistente de produção em projetos culturais em Santa Catarina
Pedro Bernardo (Viola): Violista e bacharelando em Música pela UDESC, atua como músico de câmara e orquestra, com experiência em diferentes formações. Participou de festivais nacionais e internacionais, com orientação de diversos professores renomados.
Informações: @quartetocruzesousa | quartetocruzesousa@gmail.com
>> Ficha Técnica
Músicos: Allan Jordam (violino), João Titton (violino), Pedro Bernardo (viola), Lucas Ropelato (violoncelo), Érico Schmitt (violoncelo)
Produção: Eduardo Trojan e Weliton Carvalho
Assessoria de comunicação: Mateus Spiess
Consultoria de acessibilidade: Bárbara Peres
Interpretação em Libras: Wesley Malta
O Festival Estudantes Contra a Guerra ocorre em 13 e 14 de novembro, quinta e sexta-feira, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e traz programação cultural gratuita com o intuito de denunciar o imperialismo e a violência. O evento, organizado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSC, pelo DCE da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e pela União Florianopolitana dos Estudantes Secundaristas (UFES), debate o genocídio em Gaza e nas periferias e propõe a cultura como ferramenta de resistência.
A programação reúne shows, oficinas, feiras, teatro, cinema, batalhas de poesia e rodas de conversa, além de atos políticos e plenárias sobre a violência policial, o genocídio em Gaza e nas periferias brasileiras. De 10 a 12 de novembro, ocorrem atividades de mobilização — debates, exibições de filmes, apresentações teatrais e plenárias — que antecedem o festival.
Confira a programação completa (em pdf).
Com o lema Pelo fim do genocídio em Gaza e nas periferias, a iniciativa conecta as lutas do povo palestino e da juventude negra e periférica no Brasil, denunciando o imperialismo e o fascismo que sustentam as guerras no exterior e a violência no Brasil. Da Faixa de Gaza às favelas do Rio de Janeiro, das chacinas que chocam o país às mortes cotidianas nas periferias de Florianópolis, o festival se posiciona contra a política da morte e a favor da solidariedade internacional dos povos.
Inspirado nas tradições de resistência da juventude, como os festivais da canção durante a ditadura civil-militar e os grandes encontros culturais da contracultura, o Festival Estudantes Contra a Guerra reafirma a cultura como instrumento de luta e libertação popular. “Quando os governos escolhem financiar guerras e repressão, nós escolhemos construir cultura e vida. Esse festival é a resposta dos estudantes ao mundo que querem nos impor — um mundo de muros, bombas e silêncio”, afirmam os organizadores.
A programação, que acontece em frente ao DCE da UFSC e nas áreas próximas ao laguinho, no campus Trindade, inclui feira de arte e economia solidária, oficinas, batalhas de poesia, teatro, cinema, intervenções e shows. Entre as atrações confirmadas estão GuiJay, Africanamente, Gêmeos do Baile, Slam Trajano, Grupo de Teatro Boca de Siri, Bruno Barbi, Desterro Jornalismo e muito mais.
O encerramento, no dia 14, terá um ato político Estudantes Contra o Fascismo e o Genocídio Imperialista, com Léo Péricles e outras lideranças populares.
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Nesta sexta-feira, 14 de novembro, às 18h30 a Igrejinha da UFSC recebe mais uma edição da Roda de Choro da UFSC. O evento é livre e gratuito com participação aberta, basta trazer um instrumento musical.
A iniciativa reúne músicos de diferentes idades, aproximando discentes, docentes e a comunidade externa em um evento gratuito e repleto de partilha de experiências artísticas. A Roda de Choro fortalece laços entre a comunidade interna e externa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e entre diferentes gerações.
O evento é uma realização do Departamento Artístico Cultural, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (DAC/SeCArtE).
No dia 22 de novembro, sábado às 20h, a charmosa Igrejinha da UFSC será palco de um espetáculo musical imperdível com o duo formado por Ricardo Herz e Vanille Goovaerts.
A francesa Vanille Goovaerts (violino, rabeca e voz) e o brasileiro Ricardo Herz (violino e rabeca) unem seus talentos em uma apresentação vibrante, repleta de ritmo, improvisação e lirismo. O repertório passeia por composições autorais de ambos os artistas, além de clássicos do choro, valsa francesa, forró, xote e outros ritmos que celebram a diversidade musical.
Alternando-se entre violinos, rabecas e canto, o duo cria uma atmosfera envolvente e sensível, que encanta tanto os ouvidos quanto o coração do público. É uma oportunidade única de vivenciar a fusão de culturas e sonoridades em um show intimista e cheio de energia.
A entrada é gratuita. Traga sua curiosidade musical e venha se emocionar com essa noite especial!
No dia 27 de novembro, quinta-feira, na Igrejinha da UFSC, o público poderá assistir a um programa especial com o violonista e pesquisador Danton Oestreich, integrante da programação cultural paralela ao XXI Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano (ABPI). Oestreich apresentará um recital inteiramente dedicado a Johann Sebastian Bach, seguido de uma conferência sobre sua pesquisa em estética e hermenêutica musical.
O programa do recital traz duas importantes suítes do repertório bachiano transcritas para violão:
- Suite em Sol menor (BWV 995)
- Suite em Mi maior (BWV 1006a)
Essas obras integram o Projeto BACH, iniciativa de Oestreich dedicada à criação de novas transcrições e à revisão interpretativa da obra do compositor alemão para o violão contemporâneo. Após o concerto, Danton Oestreich apresenta a palestra em que discute aspectos interpretativos, estruturais e hermenêuticos da música bachiana, refletindo sobre paralelismos, figurações simbólicas e relações proporcionais presentes em suas composições.
>> Danton Oestreich
Bacharel em Violão Clássico pela UFRGS e Mestre em Filosofia pela Unisinos, Danton Oestreich une atividade concertística e pesquisa teórica em hermenêutica e estética musical. Possui artigos publicados em periódicos especializados em música e filosofia. Estudou com nomes como Alvaro Pierri e Luis Orlandini e atuou como solista frente à Orquestra de Câmara da UNISC (2018 e 2019).
Desde 2021 desenvolve o Projeto BACH, que inclui, entre outras produções, a transcrição para dois violões do Cravo Bem Temperado – Livro I (2022), preservando as tonalidades originais dos 24 Prelúdios e Fugas. Desde 2023, atua em duas frentes de criação de novos repertórios: uma parceria com o compositor e artista plástico Roberto Velasco, e um projeto internacional de duo com o mestre japonês Akihito Obama (shakuhachi). Em 2025, abriu a XXI Mostra Fred Schneiter na Sala Cecília Meireles e lançou seu primeiro álbum solo, Cosmogonias, parceria com Velasco e o pintor Gonçalo Ivo.
>> Serviço
O quê: Concerto e Palestra de Danton Oestreich na UFSC
Quando: 27/11/2025 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117, Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Contato: www.dantonoestreich.wordpress.com
O Projeto Igrejinha Musical e o Departamento de Música do CEART / Udesc apresentam o Concerto de Música de Câmara das classes dos professores Luiz Mantovani e Kadu Müller. O evento reflete o trabalho desenvolvido durante o segundo semestre de 2025 no âmbito do Bacharelado e Licenciatura em Música da Udesc, com grupos selecionados que interpretarão obras de Mozart, Beethoven, Debussy e Villa-Lobos, entre outros. Os instrumentos participantes incluem piano, violão, violino, viola, violoncelo e flauta, além de canto.
O Coral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) convida outros corais a celebrar a arte do canto coletivo. Neste encontro, estarão presentes:
- Coral da UFSC
- Canto Coral – disciplina do curso de Artes Cênicas da UFSC
- Coral SINTESP
- Coral 2 – disciplina do curso de Música da Udesc
- Coral 4 – disciplina do curso de Música da Udesc
- Madrigal Udesc
A classificação é livre. O encontro é uma realização do Coral da UFSC, do Departamento Artístico Cultural, da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (DAC/SeCArtE).
Será que, um dia, poderemos olhar pra trás e dizer: ‘isso aqui é muito a gente’? Que um dia teremos coragem de encarar um momento na história e dizer que isso também nos diz respeito, como um sonho, um sonho que continua a ser sonhado por hipotálamos, esquinas na cabeça, ruelas no coração de outras, outras, e tantas. Mas aqui estou e eu me disponho a lutar para que este sonho não seja em vão. Quero que este sonho não vire mais uma coisa sem rosto. Eu quero despertar. E nisso eu te pergunto: De quantos sonhos mais precisaremos sonhar para construir um despertar coletivo?
A partir da leitura dramática de uma criação cênica inédita, o Coletivo Dizputa Sitiada ressurge aos palcos da cidade de Florianópolis para compartilhar sua pesquisa em processo chamada “Oferecemos esta última luta aos vencidos ou ela acordou dando chutes no ar”. Nesse momento de troca, o coletivo compartilhará ao público fragmentos de texto, configurações de cena e poesias imagéticas que orbitam, mesclam e chocam os universos do sonho e da luta, temas que orientaram os últimos anos de criação do coletivo para este novo trabalho.
Aos que ostensivamente ganham perdendo e aos que miseravelmente perdem ganhando, aqui jaz uma última luta.
Esta apresentação contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para todas as pessoas presentes.
- Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Coletiva
Dramaturgia: Coletivo Dizputa Sitiada
Provocações/ Mediação Dramatúrgica: Guilherme Raphael Caldeira
Elenco: Iarima Castro Alves, Lucas Dalbem e Manuela Campagn
Operador(a) de luz: Guilherme Raphael Caldeira
Sonoplastia / Trilha sonora original: Lucas Dalbem
Operador(a) de som: Guilherme Raphael Caldeira
Produção: Iarima Castro Alves e Manuela Campagna
Vídeo / Registros audiovisuais: Amanda Andrade
Intérprete de Libras: Tay Mulle
Atividade realizada com recursos da PNAB do Governo Federal.








