Agenda Cultural
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abre inscrições de projetos para o edital de ocupação do Templo Ecumênico da UFSC. O documento visa seleção de propostas para a utilização desse espaço para eventos de caráter religioso a serem realizados no período de 01 abril a 19 de dezembro de 2025.
Poderão participar da seleção, entidades religiosas, servidores docentes ou técnico-administrativos, integrantes do quadro de pessoal permanente da UFSC, no efetivo exercício de suas atividades, além de discentes regularmente matriculados.
As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 03 a 17 de março de 2025, e deverão ser efetuadas, obrigatoriamente, por meio do preenchimento do formulário online, disponível no Sistema de Reservas, até as 23h59 do dia 17 de março de 2025.
>> Acesse: Edital 011/SeCArtE/2025
>> Cronograma
Lançamento do edital: 28 de fevereiro de 2025
Inscrições: de 03 a 17 de março de 2025
Divulgação do resultado preliminar: 20 de março de 2025
Divulgação do resultado final: 24 de março de 2025
Execução dos projetos selecionados: 01 de abril a 19 de dezembro de 2025
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – Dceven | edital.dceven@contato.ufsc.br | 48 3721-3850
O Coletivo Batalha do Conviva promoverá na segunda-feira, 10 de março, a partir das 18h, a primeira edição do ano da Batalha do Conviva, no hall do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação do evento apresentará discotecagem com DJ Makal e DJ Traktor, Cypher de Breaking, Rua Declama, Batalha de Sangue (modalidade dupla mista). A atividade é aberta ao público.
A Batalha do Conviva é uma roda cultural cuja principal atividade é a batalha de rima, contando também com discotecagem, declamação de poesia e demais atividades pertencentes ao Movimento Hip-Hop. A iniciativa objetiva contribuir para a inserção do Movimento Hip Hop no mapa da UFSC – por meio do fomento à arte e cultura de rua e construção de conhecimentos coletivos que valorizem a diversidade – e, ao mesmo tempo, promover interações entre a comunidade acadêmica e a população de Florianópolis.
O evento é uma realização do Coletivo Batalha do Conviva com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).
>> Serviço
O quê: Batalha do Conviva
Quando: 10/03/2025 | segunda-feira | 18h às 22h30
Onde: hall Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo – UFSC
Quanto: evento gratuito e aborto para toda comunidade
Informações: @batalhadoconviva
O Centro Acadêmico de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove, entre os dias 17 e 21 de março, a 12ª edição da Mostra Acadêmica de Artes Cênicas (Maçã). Realizada pelos estudantes juntamente com os técnicos e docentes do curso, a Mostra é produzida pelo Centro Acadêmico e conta com apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e do Departamento Artístico Cultural (DAC).
A programação prevê a apresentação de diversos trabalhos da área das artes cênicas como peças, performances, apresentações de dança, música e circo, leituras dramáticas de textos autorais, oficinas e palestras.
>> Clique aqui para conferir a programação completa.
>> Serviço
O quê: XII Mostra Academia de Artes Cênicas – Maçã
Quando: de 17/03 a 21/03/2025
Onde: Laboratório Caixa Preta | Teatro Carmen Fossari | Sala de Projeção – CCE
Quanto: gratuito
Informações: @caacufsc
Em 2023, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN empreendeu a missão de fazer cumprir a determinação constitucional (Art. 216) pela qual “ficam tombados todos os documentos e sítios detentores de reminiscências históricas de antigos quilombos”.
Como resultado, foi editada a Portaria IPHAN nº 135/2023, que regulamenta o Tombamento Constitucional destes documentos e sítios, e foi construída em processo participativo que contou também com ampla colaboração institucional da qual fazem parte os Ministérios da Cultura, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Fundação Cultural Palmares e o INCRA.
Diante da importância de divulgar e efetivar o novo instrumento no âmbito das políticas públicas do Estado brasileiro para reparação histórica junto à população quilombola, e considerando a pertinência de dialogar com instituições e lideranças que possuem atuação junto aos quilombos de Santa Catarina, convidamos para Roda de Conversa “Quilombos em Santa Catarina”, a ser realizada no dia 21 de março de 2025, de 14h às 20h, na sede do Iphan, no prédio da Antiga Alfândega (Centro, Florianópolis).
Inscreva-se aqui
O evento também será transmitido on line no YouTube Rede Educação Patrimonial Catarina.
A fim de tornar nosso diálogo ainda mais produtivo, pedimos a gentileza de ler a Portaria Iphan nº 135/2023, a qual está disponível aqui: Leia aqui.
Sugerimos também assistir os vídeos do IPHAN específicos sobre o Tombamento de Quilombos: Assista aqui
O formulário e o passo a passo para fazer o pedido de Tombamento de Quilombo ao IPHAN: Disponível aqui
No dia 05 de dezembro de 2024, foi realizada live “Leitura Comentada da Portaria de Tombamento de Quilombos – IPHAN”, você pode assistir no YouTube Rede Educação Patrimonial Catarina: Assista aqui
Programação detalhada preliminar (ainda aguardando confirmações)
14h – Boas-vindas (Regina Helena Santiago – Superintendente do IPHAN/SC)
14h10 – Como o tombamento de quilombos pode contribuir para as comunidades quilombolas? (Vanessa Pereira – Coordenadora-geral de Identificação e Reconhecimento do DEPAM/IPHAN)
15h – Mesa 1
– Referências culturais afro-brasileiras em Santa Catarina (Vanda Pinedo – Liderança Movimento Negro Unificado de Santa Catarina)
– Reflexões sobre ações relacionadas à Luta Quilombola em Santa Catarina (Lu Kilombola – Coordenadora Estadual das Comunidades Remanescentes de Quilombos – CECREQ – de Santa Catarina)
– Como são realizadas as ações afirmativas para estudantes quilombolas na UFSC? (Leslie Sedrez Chaves – Pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade Proafe/UFSC)
– Como está sendo construído o Curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola de Santa Catarina? (Samara Freire – Coordenadora Projeto de Licenciatura Educação Escolar Quilombola – Antropologia/UFSC)
– Como a SPU/SC atua junto aos quilombos em Santa Catarina? (Juliano Luiz Pinzetta – Superintendente SPU/SC)
– Como o INCRA/SC atua junto aos quilombos em Santa Catarina? (Heron Rosa – INCRA/SC)
– Como as comunidades quilombolas podem se tornar um Ponto de Cultura e acessar recursos do MinC? (Alexandre Martins – Coordenador Escritório Ministério da Cultura em Santa Catarina)
Mediação: Regina Helena Santiago (Superintendente IPHAN/SC) e Júlia Callado (Servidora IPHAN/SC)
16h45 – Café e bolo
17h – Mesa 2
Como é sua comunidade/território?
– Rhuan Carlos Fernandes – Território negro Clube Social Negro Senegão – Joinville/SC
– Estefany Cristine de Moura dos Passos – Território negro Escola de Samba Imperadores do Samba – São Francisco do Sul/SC
– Izaias dos Santos – Território quilombola Vidal Martins – Florianópolis/SC
– Maurílio Machado – Território quilombola Morro do Fortunato – Garopaba/SC
– Olívio Cristino – Território quilombola Ribeirão do Cubatão – Joinville/SC
Mediação: Michele Maciel (Chefe ETEC IPHAN/SC em São Francisco do Sul) e Pedro Damin (Servidor IPHAN/SC)
18h – Roda de Conversa (abertura para comentários e perguntas)
19h – Encerramento (João Victor Hoffmann – Coordenador Técnico IPHAN/SC)
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Coordenadoria do Departamento Artístico Cultural (CDAC), lança o Edital 016/2025/SeCArtE/UFSC. O documento estabelece normas e divulga as informações para inscrição e participação nos cursos, oficinas livres e workshops de arte, para comunidade em geral, oferecidas no semestre 2025/1, por maio do Programa de Extensão Cursos e Oficinas Livres de Artes do DAC.
O edital visa propiciar à comunidade uma formação inicial e continuada nas áreas de artes visuais, artes cênicas, audiovisual, literatura, música, entre outras, promovendo a capacitação de estudantes, professores e do corpo técnico-administrativo da Universidade, bem como da comunidade externa local, sem vínculo com a UFSC.
Conforme o edital, as inscrições permanecem abertas a partir das 18h do dia 2 de abril até às 18h do dia 14 de abril de 2025, sendo realizadas exclusivamente por meio Formulário de Eletrônico, disponível na página dac.ufsc.br. A participação é aberta para servidores técnico-administrativos, docentes e discentes da UFSC, bem como para pessoas da comunidade externa. Será também destinada uma vaga com bolsa integral em cada atividade para pessoas com cadastro socioeconômico comprovado.
>> Acesse: Edital 016/2025/SeCArtE/UFSC
>> Cursos, oficinas livres e workshops oferecidos:
Artes Visuais
• Cerâmica e processos de criação
• Na pesquisa da Imagem
• Na pesquisa da Imagem – Nível Intermediário
• Pintura em tecido com tintas naturais
Artes Cênicas
• Corpo, Jogo e Presença
• Maquiagem Drag: Desconstruindo Gênero
• OPT: Oficina Permanente de Teatro
• Teatro: uma artesania do encontro
Dança
• Danças Urbanas
• MODAÇÕES: Movimentos para dançar emoções
• Práticas Sensíveis para Ecoar Saberes: oficina de expressão, movimento e dança para PCDs
Literatura
• Samba: na boca do povo e no coração da malandragem
• Solte sua escrita: Oficina livre de escrita criativa e expressão pessoal
Música
• Guitarra/Violão: Harmonia e Improvisação
• Instrumentos de sopro: iniciação
• Introdução ao Violão Clássico
• Piano
• Voz, Corpo e Palavras: materializando o invisível
>> Cronograma
Período de Inscrições: 02/04/2025 a 14/04/2025
Período de ajustes de matrícula: 22/04/2025 a 25/04/2025
Início das oficinas: A partir de 22/04/2025
Informações: Departamento Artístico Cultural – dac.ufsc.br | oficinas.dac@contato.ufsc.br | 48 3721-2498
Em abril, a arte da dança será comemorada com a realização do evento UFSC em Dança, promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o tema A Dança em suas Dimensões Afrodiaspóricas, o evento traz uma programação que contemplará oficinas, painéis e apresentações gratuitas nos dias 28 e 29 de abril de 2025.
O intuito é reunir estudiosos, bailarinos, coreógrafos, agentes culturais e admiradores da dança para vivenciar, discutir e trocar experiências sobre os códigos e os símbolos culturais que contribuíram para a construção e expansão das linguagens da dança pelo mundo em razão da diáspora africana.
A temática relaciona-se à diáspora negra como propulsora de dinâmicas socioculturais, refletindo também nas formas de organização coletiva, das artes, da música, do teatro e da dança. De forma a reafirmar o compromisso da Universidade com a permanência e a valorização da cultura negra, enquanto não só presente, mas também pertencente à UFSC, a programação busca resgatar iniciativas e linguagens da dança que dialoguem com a temática pretendida, de forma a integrar a comunidade universitária e local.
Este ano a temática contará com o apoio e participação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aproveitando a oportunidade, comemora-se também os 40 anos da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina – APRODANÇA.
Inscrições ocorrerão pelo link que será disponibilizado em breve.
Mais informações: secarte@contato.ufsc.br
Programação
28 de abril de 2025 | segunda-feira
10h às 11h30min | Oficina 1: Danças Populares Brasileiras do Norte e Nordeste com Cia de Dança UFSC (Elerson Gomes)
Local: Sala de Dança A – Centro de Desportos/UFSC
A oficina será mergulho no universo das danças populares, inspiradas em lendas folclóricas do Norte e Nordeste, como a Matinta Pereira e o Boto Cor-de-Rosa.
Elerson Gomes é ator, bailarino e coreógrafo, estudante de Artes Cênicas e integrante da companhia de dança da UFSC.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca1
12h30min | UFSC em Dança na Praça
Performance coletiva. Participe! Em breve, divulgaremos os passos do UFSC em Dança para apresentação coletiva no campus Trindade!
Local: Em frente ao RU
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancanapraca
14h às 16h | Oficina 2: Dança Diaspórica com Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG)
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca2
16h15min às 18h | Oficina 3: Pés no chão e alma ritmada: histórias que o corpo conta dançando com Ida Mara Freire
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Na diáspora africana, a dança sempre foi um meio de preservar histórias, culturas e espiritualidades, especialmente diante do apagamento forçado pelo colonialismo. Esta oficina valoriza essa tradição ao usar o corpo como um arquivo vivo, onde os movimentos carregam narrativas ancestrais e pessoais, tecendo pontes entre memória, resistência e transformação.
Ida Mara Freire é Pedagoga, Especialista em Dança, no seu mestrado pesquisou a interação mãe-criança, durante seu doutorado identificou a dança no corpo de quem não vê, em seus estudos pós-doutorais, na Inglaterra e na África do Sul, dançou a diferença e o perdão.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca3
18h30min às 18h50min | Ritmos da Terra: o Pulsar do Brasil | Companhia de Dança UFSC
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e EventosUFSC
Mostra de Cia de Dança UFSC. O Brasil é movimento. Nesta apresentação, a dança se torna a linguagem que traduz a alma vibrante de uma nação. O Maracatu e o Maculelê, heranças vivas das tradições africanas, dão corpo a essa celebração. Na percussão dos batuques, o ritmo é mais que som: é comunicação, é identidade. O tambor fala, grita, encanta. Ele conduz os bailarinos em um transe coletivo, onde o corpo se entrega à música, tornando-se instrumento e mensagem. O palco se transforma em uma grande celebração, onde passado e presente se entrelaçam, e a cultura popular ganha vida em um espetáculo de cor, suor e emoção.
18h50min às 20h30min | Mesa de Abertura: A Dança em suas Dimensões Diaspóricas no Plano Cultural
Composição: Bruna D´Carlo Ribeiro (UFMG) e Ida Mara Freire. Mediação: Alexandra Alencar (CFH/UFSC).
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancamesa
Classificação: Livre
* Programação sujeita a alterações.
Em abril, a arte da dança será comemorada com a realização do evento UFSC em Dança, promovido pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com o tema A Dança em suas Dimensões Afrodiaspóricas, o evento traz uma programação que contemplará oficinas, painéis e apresentações gratuitas nos dias 28 e 29 de abril de 2025.
O intuito é reunir estudiosos, bailarinos, coreógrafos, agentes culturais e admiradores da dança para vivenciar, discutir e trocar experiências sobre os códigos e os símbolos culturais que contribuíram para a construção e expansão das linguagens da dança pelo mundo em razão da diáspora africana.
A temática relaciona-se à diáspora negra como propulsora de dinâmicas socioculturais, refletindo também nas formas de organização coletiva, das artes, da música, do teatro e da dança. De forma a reafirmar o compromisso da Universidade com a permanência e a valorização da cultura negra, enquanto não só presente, mas também pertencente à UFSC, a programação busca resgatar iniciativas e linguagens da dança que dialoguem com a temática pretendida, de forma a integrar a comunidade universitária e local.
Este ano a temática contará com o apoio e participação da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Aproveitando a oportunidade, comemora-se também os 40 anos da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina – APRODANÇA.
Inscrições ocorrerão pelo link que será disponibilizado em breve.
Mais informações: secarte@contato.ufsc.br
Programação
29 de abril de 2025 | terça-feira
10h às 11h | Oficina 4: Samba no Pé com Vanderlan Junior
Local: Hall externo do Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará fundamentos do samba no pé, corporeidade e desenvoltura.
Vanderlan Junior é um sambista que vive intensamente a arte do movimento. É bacharel em Educação Física (UFSC), professor de samba no pé e atual Cidadão do Samba – Embaixada Copa Lord e de Florianópolis.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca4
11h às 12h45min | Oficina 5: Dancehall como Forma de Expressão com Luana Tompson
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura UFSC
Nesta aula, exploraremos a categoria “Smooth” como objeto de pesquisa, abordando sua essência e técnica de forma aprofundada. O aprendizado será dinâmico, garantindo uma experiência que alia estudo, fluidez e diversão na descoberta de uma nova forma de movimentação.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca5
14h às 16h | Oficina 7: Elaboração de Projetos de Dança para Editais de Fomento com o Comitê de Cultura de Santa Catarina, com Fernando Scherer
Local: Auditório do Centro de Desportos, Térreo
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca6
16h15min às 18h | Oficina 8: Tap Dance como Dança Afro com Ana Gori
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
A oficina abordará o Tap dance, sapateado como um braço da dança de origem afrodiaspórica, advindas dos negros e que se conflui com a brasilidade, com outras artes e que forma uma cultura cheia de características incríveis, além dos ritmos e dos movimentos, mas da consciência e das filosofias relacionadas.
Ana Gori é Tap dancer, artista, coreógrafa e pesquisadora das artes negras que tem como principal atuação a recolocação do tap dance como cultura Afro.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdanca7
18h30 às 20h | Mesa de Encerramento: APRODANCA: 40 anos de História.
Composição: Andressa Borges Gomes Flor, Ligia Martins, Maxwell Sandeer Flor e Sandra Meyer Nunes
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo
A mesa abordará o trabalho das professoras Renée Wells e Martha Mansinho na criação e dinamização da APRODANÇA nos anos 1980, por meio de imagens e falas da época.
A APRODANÇA tem contribuído para a organização coletiva dos/das profissionais de dança no estado de Santa Catarina, bem como a sua representatividade junto aos órgãos responsáveis por políticas públicas para as artes e as culturas, demonstrando a resiliência de seus integrantes diversos ao longo de 4 décadas.
Inscrição: https://inscricoes.ufsc.br/ufscemdancaaprodanca
20h | Apresentação de Encerramento: ORI – O Sentido de Existir
ORI, é um espetáculo que busca um diálogo sobre a fé e a existência no mundo a partir da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana.
Sobre a artista: Amanda dos Anjos é atriz, poeta, professora e pesquisadora em teatro. É doutoranda em Artes Cênicas na UDESC, com a pesquisa focada em Teatros Negros de Terreiro
Local: Auditório Guarapuvu – Centro de Cultura e Eventos UFSC
Classificação: Livre
* Programação sujeita a alterações.