Agenda Cultural
O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe a mostra O Pesadelo de Perto, preenchendo o mês de outubro com o melhor do terror psicodélico latino americano, um encantamento horroroso para comemorar o mês das bruxas. Nos encontramos em nosso espaço de cinema a céu aberto, onde a escuridão profunda é iluminada apenas pela tela do projetor e pela luz da lua. Um perigo de aconchego.
Chamamos de terror psicodélico aquilo que nunca antes havia sido chamado assim. São filmes onde o horror se constrói a partir do surrealismo, da falta de sentido e do excesso de informação quando combinados, das formas que não chegam a se formar e da presença sobrenatural que invade o quadro das formas mais inventivas e impensáveis. São obras que apresentam uma viagem pelo impossivelmente colorido e pelos encantos da tragicomédia latino-americana.
As sessões da mostra O Pesadelo de Perto serão nas sextas-feiras, às 19h30 no Bosque do CFH, ou no Auditório do CFH em caso de chuva. Exceto a sessão de 11 de outubro, que ocorrerá na quarta-feira devido ao feriado.
O primeiro filme da mostra será Santa Sangre, dirigido por Alejandro Jodorowsky.
Sobre o filme
Fenix é um jovem que vive internado em um hospício. Quando era novo, ele presenciou a mutilação de sua mãe, uma fanática religiosa pagã, pelo próprio pai, o dono de um circo muito peculiar. Traumatizado, Fenix embarca em uma obsessão pela própria mãe, e entra em um mundo de trevas e de mortes indiscriminadas. Santa Sangre é um filme de horror surreal e vanguardista, de produção mexicana mas falado em inglês, gravado na Cidade do México.
Ano: 1989 País: México
Duração: 2h3m
Programação
10/10 – terça-feira | Santa Sangre (1989), de Alejandro Jodorowsky
11/10* – quarta-feira | Animações Chilenas: Los Huesos (2021) e La Casa Lobo (2018), de Joaquin Cociña e Cristóbal León
20/10 – sexta-feira | A Cidade dos Abismos (2021), de Priscyla Bettim e Renato Coelho
Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais, buscando produções alternativas e/ou independentes de difícil acesso ao público. As obras apresentadas têm caráter não comercial e nos proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizadas ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, no Bosque do CFH da UFSC.
>> Serviço
O quê: Cine Paredão | mostra O Pesadelo de Perto apresenta Santa Sangre, de Alejandro Jodorowsky
Quando: 10/10/2023 | terça-feira | 19h30
Onde: Bosque do CFH (em caso de chuva, no Auditório do CFH)
Quanto: evento gratuito
Classificação: 18 anos
Informações: instagram.com/cinepareda
Estreia na próxima terça-feira, 17 de outubro, o curta-metragem Palavras cruzadas, trabalho de conclusão de curso da estudante de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Marthina Baldwin. A exibição ocorre no Cinema Gilberto Gerlach do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, às 20h. São disponibilizados 137 ingressos, que serão distribuídos gratuitamente a partir das 19h.
O projeto foi idealizado em 2021, durante a pandemia, e aborda elementos autobiográficos da experiência da diretora com a crise sanitária de covid-19. A obra é pensada como uma homenagem a seu avô e a todas as vítimas da pandemia, trazendo temáticas como o luto, o trauma pandêmico, o envelhecimento e a subjetividade feminina.
“Nas palavras cruzadas que acompanham o café, uma lacuna em branco suscita o rearranjo dos espaços e tempos que compõem a casa de uma senhora. A residência, que abrigava um cotidiano monótono, se remolda para dar vida aos que já se foram, rememorar traumas e reações emocionais, em um embaralhamento temporal que, vivido ou não, conduziu ao que, a depender do ponto de vista, consideramos como o cenário do fim: a folha de jornal, a embalagem de bala e a caneca dourada”, informa a sinopse.
Realizado por meio de financiamento coletivo, o filme foi produzido com apoio do Laboratório de Cinematografia (Labcine) e do Laboratório de Gravação e Edição de Som (Labsom) e junto de uma extensa equipe formada por alunos do curso de Cinema. As gravações ocorreram em novembro de 2022, com apoio do Núcleo de Produção Digital (NPD/SC), situado no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que emprestou uma câmera de cinema.
O Cine Ciência UFSC exibe o filme Gattaca – A Experiência Genética, dirigido por Andrew Niccol, nesta quarta-feira, 18 de outubro, às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis. O evento é gratuito e não necessita de inscrições.
O filme conta a história de Vincent Freeman, que sempre sonhou em viajar para o espaço, mas não pode por ser considerado geneticamente inferior. Ele decide desafiar seu destino comprando os genes de Jerome Morrow, e assumindo a sua identidade. Freeman entra para o programa espacial Gattaca e se apaixona por Irene. Uma investigação sobre a morte de um oficial de Gattaca complica os planos de Vincent.
O Cine Ciência UFSC promove exibições e debates semanais de filmes com temática científica. O objetivo do evento é gerar debates e promover a divulgação científica por meio do cinema.
Informações: cinecienciaufscoficial@gmail.com | instagram.com/cinecienciaufsc
O projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino) exibe o filme Barbara (2012), nesta quinta-feira, 19 de outubro, às 19h na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. A exibição é gratuita, não necessita de inscrições e dá direito a um certificado de participação.
Dirigido por Christian Petzold e Nina Hoss, o filme conta a história de Barbara. No verão de 1980, Barbara é cirurgiã pediátrica em um hospital a leste de Berlim. Quando as autoridades desconfiam que ela deseja passar para o lado oriental da cidade, ela é transferida para uma pequena clínica no interior, em um vilarejo isolado. Enquanto seu amante, Jörg, que vive em Berlim oriental, prepara a sua fuga, Barbara começa a receber grande atenção do chefe do hospital, André (Ronald Zehrfeld). O filme questiona se este homem estáaria apaixonado por ela ou apenas espionando seus atos para o governo. Mais informações no e-mail.
Será realizado nesta sexta-feira, 20 de outubro, às 13h, o encontro presencial do Laboratório Feminista de Literatura Atual, o Projeto Lola. A atividade ocorre na sala 247, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e terá como tema os poemas de Uma terra onde o outro povo vive (1973), uma das três obras reunidas no livro Entre nós mesmas, poemas reunidos (2020), de Audre Lorde.
O evento é aberto à comunidade, não sendo necessário vínculo com a universidade. Para isso, basta enviar uma mensagem para meritxellhmarsal@gmail.com e solicitar a participação. O Lola é um grupo que se reúne para ler e discutir literatura contemporânea, sob um olhar feminista. São reuniões quinzenais, uma presencial na UFSC e outra em formato remoto. As propostas de leitura surgem de quem faz parte dos encontros. As obras são discutidas horizontalmente e a reflexão parte de um viés feminista que coloca a atenção sobre as múltiplas opressões da sociedade capitalista.
Informações: instagram.com/lola_ufsc
O Projeto Livro na Praça, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da UFSC, apresenta o livro Vida Marinha de Santa Catarina como tema do próximo encontro. O evento acontecerá na sexta-feira, dia 20 de outubro, às 18h, na Igrejinha da UFSC, e contará com a participação do professor do Departamento de Ecologia e Zoologia, Alberto Lindner, que coordenou a obra, e de duas educadoras do ensino fundamental de Florianópolis.
A entrada é franca e não requer inscrição prévia. O livro estará à venda com desconto especial no local do evento. A obra pode ser encontrada na livraria da Editora da UFSC, localizada no Centro de Eventos da UFSC, e também na livraria virtual.
Sobre o livro
O livro é um guia ilustrado resultado do empenho de setenta e oito autores de capítulos, e de fotógrafos, que reúne informações sobre as principais espécies de organismos marinhos encontrados no litoral catarinense. A obra é inspirada em um trabalho similar – The Marine Life of Bootless Bay, Papua New Guinea -, de Mark Baine e David Harasti. Além de auxiliar na identificação da biodiversidade marinha, o livro também oferece dicas de como aproveitar o mar como recurso pedagógico, com sugestões de atividades e roteiros para professores e alunos.
Neste sentido, o evento contará também com duas educadoras que compartilharão suas experiências com o uso do livro e do mar como “sala de aula”. São elas: Narjara Zimmermann, da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus), e Rosângela Teixeira Garcia, da Escola do Mar (Canasvieiras).
A publicação aborda a prática do mergulho em Santa Catarina, trazendo um panorama geral que indica desde bons pontos de mergulho, temperatura da água, visibilidade, até boas práticas para uma conduta consciente durante os mergulhos a fim de se preservar a vida marinha.
“Recheado de fotos coloridas, é o primeiro guia para identificação que reúne em um único volume espécies de algas, invertebrados, peixes, tartarugas, aves e mamíferos marinhos voltado exclusivamente para a vida marinha da costa do Brasil”, analisa Osmar Luiz Jr, na Revista Mergulho.
Informações: Editora UFSC
O projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina ATA-ME – CINENUVIC/NÓS promove, nesta sexta-feira, 20 de outubro, a exibição do filme “Marte Um”, seguida de debate. A atividade ocorre às 19h, no Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), localizado no Centro de Florianópolis (Rua Victor Meirelles, 59 ). A sessão é gratuita e aberta a todos. O projeto tem como objetivo a exibição de filmes e a promoção de discussões sobre questões do cotidiano, como feminismo, sexualidade e relações de gênero e étnico-raciais. A cada sessão, são convidados dois debatedores para explorar as temáticas apresentadas nos filmes.
Sinopse do filme “Marte Um”
A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.
O Ciclo ATA-ME – CINENUVIC/NÓS é articulado entre dois Núcleos de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação da UFSC: o Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências (NUVIC) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NÓS). Este será o sexto encontro do projeto. O Ciclo ATA-ME é organizado pelos professores Alexandre Toaldo, Angelica Silvana Pereira, Carolina Votto Silva e Patricia de Moraes Lima.
Classificação: 16 anos
Informações: Museu Victor Meirelles | página do NUVIC | nuvic@contato.ufsc.br
O CineBuñuel, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe nesta sexta-feira, 20 de outubro, o longa-metragem Errante Corazón (2021), de Leonardo Brzezicki. A sessão ocorre às 19h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é gratuita.
O filme é protagonizado por Leonardo Sbaraglia, que interpreta Santiago, um homem impulsivo e emocionalmente instável, com uma vida pessoal cheia de altos e baixos. O personagem mergulha nos excessos da vida noturna e precisa lidar com as consequências no dia seguinte. Ele vive com a filha adolescente, Laila, com quem tem uma relação turbulenta, em que há muita ternura, mas também brigas e mal entendidos. Eles embarcam em uma aventura caótica de verão no Brasil, que servirá como divisor de águas na relação entre pai e filha.
A projeção de Errante Corazón é parte do Ciclo Entre Nós, realizado ao longo do segundo semestre de 2023, com filmes que abordam as relações familiares e seus conflitos. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história. As sessões são abertas ao público.
O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe as animações chilenas Los Huesos e La Casa Lobo, de Cristóbal León e Joaquin Cociña, nesta sexta-feira, 20 de outubro. As sessões serão no bosque do CFH, ou no auditório do CFH em caso de chuva, às 19h30. As sessões integram a programação de terror psicodélico prevista para o mês de outubro.
Sobre os filmes:
Los Huesos
Os letreiros iniciais do chileno Los Huesos (The Bones) apresentam a obra como a primeira animação stop-motion da história, datada de 1901 e encontrada mais de um século depois pelos restauradores Cristóbal León e Joaquín Cociña. Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem da mostra Horizonte do Festival de Veneza, o filme tem Constanza Nordenflycht como protagonista. A jovem usa fragmentos de cadáveres para executar um ritual de evocação dos espíritos dos ministros Diego Portales e Jaime Guzmán. São figuras que de fato existiram, mas que, transportadas para a ficção, ganham contornos simbólicos muito mais amplos. Reconstituídos juntos em tela por uma coreografia ritualística de ossos e órgãos animados, os dois personagens representam a ciclicidade dos pactos de poder que prevaleceram ao longo da história pós-colonização do país e que foram colocados em cheque a partir da convulsão social de 2019.
Trailer:
La Casa Lobo
Maria, uma jovem refugiada de uma colônia alemã, Colônia Dignidade, no sul do Chile – uma espécie de comunidade sectária, tiranicamente dominada pelo cruel Paul Schäfer, um alemão fanático religioso e predador infantil, que acabaria transformando o local em um centro de tortura a serviço da ditadura militar governada por Augusto Pinochet – é punida por ter perdido três porcos, então decide fugir e se refugiar em uma casa abandonada, escondida na floresta no sul do Chile para evitar o castigo. Fotos dançam pelas paredes, móveis aparecem e somem, cômodos se expandem e se encolhem, luzes piscam, figuras brotam do chão como árvores. Logo, até ela e os porcos que encontrou perdem sua forma estável. A casa chacoalha e estremece ao redor da menina, como se quisesse dizer algo a ela.
Trailer:
Informações: instagram.com/cineparedao
O Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta a exibição do filme Nelson Filma o Rio, do diretor Luiz Carlos Lacerda, mais conhecido como Bigode. A exibição ocorrerá no dia 23 de outubro, segunda-feira, 18h30min, no Teatro Carmen Fossari – e contará com a presença do diretor do filme. A sessão é gratuita e aberta à comunidade.
Sobre o filme:
Em Nelson Filma o Rio, o cineasta Luiz Carlos Lacerda, o Bigode, continua o trabalho que começou em 1970, com o curta “Nelson Filma”. Nesse documentário, ele realizara a partir de sua parceria como assistente em muitos filmes do cineasta Nelson Pereira dos Santos, falecido em 2018, um passeio pela filmografia do grande mestre do cinema brasileiro, com muita amizade, afeto e saudade, além de explorar como Nelson retratava o Rio de Janeiro em sua obra. O diretor estará em Florianópolis para a estreia de seu filme no dia da exibição.
Sobre o diretor:
Nasceu no Rio de Janeiro em 1945. Filho do pioneiro produtor João Tinoco de Freitas, realizou cerca de 30 curtas e 10 longas. Professor da Universidade Estácio de Sá, da Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba, Faculdade de Artes do Paraná, Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Além disso, Luiz Carlos Lacerda também é poeta.
Informações: Departamento Artístico e Cultural | 48 3721-3853
Ficha Técnica:
Prod.2021 Prod. Matine Filmes
Coprodução: Canal Brasil
Duração: 53 minutos
Edição: Alisson Prodlik
O Rio de Janeiro nos filmes de Nelson Pereira dos Santos, precursor do Cinema Novo brasileiro, com contextualização do crítico Rodrigo Fonseca.
Participou do Festival Internacional de Cinema do Rio/2021.
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Zeca Pires.
Exposição “Ti, Nyanga – Incorporações de Histórias e Memórias”, uma celebração da riqueza cultural, histórica e emocional de Moçambique, através das lentes de Esmeralda Mariano e da antropóloga e consultora independente Brigitte Bagnol. As duas investigadoras têm trabalhado sobre as relações e dinâmicas de gênero, conceitualizações do corpo e sobre as diferentes práticas de cuidados que constituem o mosaico cultural e terapêutico de Moçambique. A exposição destaca momentos do cotidiano envolvendo as “escolas de iniciação”, suas dinâmicas e suas memórias, “as imagens documentam experiências vividas em diferentes regiões de Moçambique, nas províncias de Sofala, Manica, Zambézia, Maputo, Gaza e Inhambane, entre 1999 e 2008. Mostram as faces dos curandeiros – ti -nyanga, os objetos e os instrumentos usados no processo diagnóstico e de adivinhação e de tratamento, Nyanga, plural ti-nyanga, em língua xi-tsonga do Sul de Moçambique, define genericamente os terapeutas da medicina dita tradicional, em língua portuguesa designados por curandeiros.
O Cineclub Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe no dia 24 de outubro, terça-feira, 19h30, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) o filme Celebrazione. O evento contará com a apresentação do diretor do filme Luiz Carlos Lacerda. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos no local a partir das 18h, a classificação estaria é de 16 anos. A ação tem o objetivo de divulgar o cinema e a cultura italiana para a comunidade.
Sobre o filme
“Celebrazione”, filme em homenagem ao centenário do escritor e cineasta Pier Paolo Pasolini, conta a passagem do polêmico diretor italiano pelo Brasil, nos anos 70. Em plena ditadura militar, Pasolini preferiu ficar incógnito, mas o seu poema “Hierarquia” revelou detalhes dessa passagem pelo Rio de Janeiro e de seu encontro com um jovem que o levou para conhecer a favela carioca. O poema serviu de guia para o roteiro criado pelo diretor Luiz Carlos Lacerda. O ator Erom Cordeiro interpretará Pasolini nessa homenagem. Inédito, o filme faz sua estreia no sul e conta com a presença do diretor Luiz Carlos Lacerda.
O Cineclub Italiano é um projeto de extensão da UFSC e é coordenado pelo professor Sergio Romanelli e por Antônio Cava.
Classificação: 16 anos
Informações: instagram.com/letrasitalianoufsc
O Cine Ciência UFSC exibe o filme Mãos Talentosas: A História de Ben Carson, dirigido por Thomas Carter, nesta quarta-feira, 25 de outubro, às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis. A sessão tem como tema Explorando as fronteiras da genética, bioética e equidade. O evento é gratuito e não requer inscrições. Após a atividade, Cláudia de Jesus Tietsche Reis, doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vai conversar com os participantes sobre o filme. O filme conta a história de Ben Carson, menino pobre de Detroit, que tirava notas ruins na escola, e se tornou o diretor do centro de neurologia pediátrica do hospital Johns Hopkins.
O Cine Ciência UFSC promove exibições e debates semanais de filmes com temática científica. O objetivo do evento é gerar debates e promover a divulgação científica por meio do cinema.
Informações: cinecienciaufscoficial@gmail.com | instagram.com/cinecienciaufsc
Em sua 2ª edição, o projeto Cine Debate, por meio do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) , promoverá, na próxima terça-feira, 31 de outubro, a exibição do filme Homem Onça, de Vinícius Reis. A atividade ocorre às 19h, no auditório do SINJUSC, localizado no Centro de Florianópolis. A sessão é gratuita e contará com roda de conversa e distribuição de pipoca. A atividade faz parte do projeto Sobre-viver: O cinema do/a trabalhador/a, resultado da parceria com o SINJUSC.
A exibição também ocorre de forma híbrida, ou seja, presencial e virtual. Para acompanhar a sessão e contribuir com o debate, basta acessar o link de inscrição.
Sobre o filme:
O longa tem como pano de fundo a cidade do Rio de Janeiro na década de 1990, em um período marcado pelos avanços neoliberais no governo de FHC, e conta a história de Pedro, servidor de uma estatal prestes a ser privatizada. Nesse cenário, o protagonista é obrigado a demitir sua equipe e se aposentar precocemente. Frente a incerteza do futuro e acometido por uma doença de pele, resolve retornar a cidade natal, onde encontra um antigo amor e a onça pintada de sua infância. “Homem Onça” se define como uma fábula sobre a era das privatizações no Brasil.
Informações: Sobre Viver | Instagram | Inscrições
Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o fantasminha.Na encenação da Cia PeQuod, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede wifi.
A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.
O célebre personagem, Pluft, é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.
Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.
Ingressos gratuitos: sympla.com.br
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Bonecos de vara e bonecos de manipulação direta sobre balcão
Duração: 45min
A Cia
A PeQuod é uma companhia brasileira, sediada no Rio deJaneiro, que se dedica ao teatro de animação e que, desde sua fundação vem aprofundando experiências que têm resultado numa cena arrojada e de renovação para esta linguagem, refletindo uma aproximação entre o cinema, o teatro, adança e a cultura pop contemporânea.
Ao longo desta história, criou 17 espetáculos, 1 intervenção artística em site specific, produziu 2 Mostras Internacionais, esteve à frente de uma Ocupação Artística em um teatro público, participou de diversos festivais nacionais e internacionais, projetos de circulação, retrospectivas, intercâmbios, oficinas e vem pro movendo encontros e atividades de formação e pensamento sobre o Teatro de Animação.
Por tudo isso, a Companhia vem conquistando muitos aplausos, prêmios e olhares encantados para um trabalho que nasceu sobre o compromisso de maravilhar e concretizar coisasque só vemos nos sonhos.
Ficha técnica
Direção: Miguel Vellinho
Produção: Liliane Xavier e Lilian BertinI
luminação: Renato Machado
Bonecos de luz: Maurício Fusiyama
Criação e escultura dos bonecos: Maria Cristina Paiva e Mathilde Plisson
Cenário: Doris Rollemberg
Figurino: Kika de Medina
Trilha sonora: Maurício Durão
Atores/manipuladores: Caio Passos, Diego Diener, João Lucas Romero, Liliane Xavier, Marise Nogueira e Raquel Botafogo
Técnicos: Maurício Fuziyama, Stephanye Souza Correa e Divany Andrade
Produção Original SESI-SP
Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o fantasminha.Na encenação da Cia PeQuod, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede wifi.
A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.
O célebre personagem, Pluft, é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.
Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.
Este espetáculo contará com audiodescrição.
Ingressos gratuitos: sympla.com.br
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Bonecos de vara e bonecos de manipulação direta sobre balcão
Duração: 45min
A Cia
A PeQuod é uma companhia brasileira, sediada no Rio deJaneiro, que se dedica ao teatro de animação e que, desde sua fundação vem aprofundando experiências que têm resultado numa cena arrojada e de renovação para esta linguagem, refletindo uma aproximação entre o cinema, o teatro, adança e a cultura pop contemporânea.
Ao longo desta história, criou 17 espetáculos, 1 intervenção artística em site specific, produziu 2 Mostras Internacionais, esteve à frente de uma Ocupação Artística em um teatro público, participou de diversos festivais nacionais e internacionais, projetos de circulação, retrospectivas, intercâmbios, oficinas e vem pro movendo encontros e atividades de formação e pensamento sobre o Teatro de Animação.
Por tudo isso, a Companhia vem conquistando muitos aplausos, prêmios e olhares encantados para um trabalho que nasceu sobre o compromisso de maravilhar e concretizar coisasque só vemos nos sonhos.
Ficha técnica
Direção: Miguel Vellinho
Produção: Liliane Xavier e Lilian BertinI
luminação: Renato Machado
Bonecos de luz: Maurício Fusiyama
Criação e escultura dos bonecos: Maria Cristina Paiva e Mathilde Plisson
Cenário: Doris Rollemberg
Figurino: Kika de Medina
Trilha sonora: Maurício Durão
Atores/manipuladores: Caio Passos, Diego Diener, João Lucas Romero, Liliane Xavier, Marise Nogueira e Raquel Botafogo
Técnicos: Maurício Fuziyama, Stephanye Souza Correa e Divany Andrade
Produção Original SESI-SP
Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o fantasminha.Na encenação da Cia PeQuod, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede wifi.
A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.
O célebre personagem, Pluft, é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.
Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.
Este espetáculo contará com interpretação em Libras
Ingressos gratuitos: sympla.com.br
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Bonecos de vara e bonecos de manipulação direta sobre balcão
Duração: 45min
A Cia
A PeQuod é uma companhia brasileira, sediada no Rio deJaneiro, que se dedica ao teatro de animação e que, desde sua fundação vem aprofundando experiências que têm resultado numa cena arrojada e de renovação para esta linguagem, refletindo uma aproximação entre o cinema, o teatro, adança e a cultura pop contemporânea.
Ao longo desta história, criou 17 espetáculos, 1 intervenção artística em site specific, produziu 2 Mostras Internacionais, esteve à frente de uma Ocupação Artística em um teatro público, participou de diversos festivais nacionais e internacionais, projetos de circulação, retrospectivas, intercâmbios, oficinas e vem pro movendo encontros e atividades de formação e pensamento sobre o Teatro de Animação.
Por tudo isso, a Companhia vem conquistando muitos aplausos, prêmios e olhares encantados para um trabalho que nasceu sobre o compromisso de maravilhar e concretizar coisasque só vemos nos sonhos.
Ficha técnica
Direção: Miguel Vellinho
Produção: Liliane Xavier e Lilian BertinI
luminação: Renato Machado
Bonecos de luz: Maurício Fusiyama
Criação e escultura dos bonecos: Maria Cristina Paiva e Mathilde Plisson
Cenário: Doris Rollemberg
Figurino: Kika de Medina
Trilha sonora: Maurício Durão
Atores/manipuladores: Caio Passos, Diego Diener, João Lucas Romero, Liliane Xavier, Marise Nogueira e Raquel Botafogo
Técnicos: Maurício Fuziyama, Stephanye Souza Correa e Divany Andrade
Produção Original SESI-SP
O Cineclube 757 exibe hoje, 06 de novembro, as obras Gritos do Sul, um curta de Fahya Kury Cassins, e o documentário Uma História de Silêncios, dirigido por Ísis Leites Regina, Clara Spessato e Júlia Santos da Rosa Matos, em uma sessão gratuita que incluirá um debate com as diretoras. A exibição ocorrerá no Teatro Carmen Fossari, localizado em Florianópolis, às 18h30. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArtE), a Secretaria de Educação a Distância (Sead), professores da Apufsc-Sindical e o Movimento Humaniza SC.
Ambas as obras abordam temáticas relacionadas à história da região Sul do Brasil. Enquanto o documentário “Uma História de Silêncios” lança luz sobre o passado e presente do nazismo em Santa Catarina, o curta “Gritos do Sul” explora a ascensão do fascismo na mesma região.
O Cineclube 757 tem como proposta a realização de mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas em formato audiovisual, lançamentos de obras cinematográficas, debates, discussões e a organização de ciclos temáticos, oferecendo uma plataforma importante para a discussão e análise crítica de questões sociais e históricas. Não perca essa oportunidade de aprendizado e reflexão.
Uma história de silêncios
O documentário ‘Uma história de silêncios’, produzido pelas estudantes Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, do curso de Jornalismo da UFSC, foi um dos três trabalhos reconhecidos pelo 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog. O filme discute como o nazismo, banido e condenado internacionalmente após a Segunda Guerra Mundial, fez e faz parte da história de Santa Catarina.
Gritos do Sul
Brasil, 2021: pandemia e a ascensão do fascismo na região Sul. Maíra, Eduardo e seu bebê decidem passar alguns dias em um chalé na serra. Ao chegarem lá, conhecem o casal proprietário do local, e seu filho, enquanto se dão conta que caíram em uma armadilha de um grupo radical.
Num tempo em que os bichos ainda falavam, lá onde as antigas histórias nasceram, ainda existe um mundo fabuloso de seres, sons e imagens. Animais inteligentes e tolos, corajosos e covardes, honestos e trapaceiros aparecem em diferentes fábulas, nos mostrando de maneira engraçada e comovente, como podemos ser tão iguais e tão diferentes deles.
Este é o novo espetáculo da Cia. Mevitevendo, que há 25 anos dedica-se exclusivamente ao Teatro de Figuras (Teatro de Animação). Antigas histórias de diferentes tradições compõem a encenação; aparentemente simples e ingênuas, elas mostram-se sutis e elaboradas – um achado para o trabalho com bonecos, máscaras e luzes – um material rico para o teatro de bonecos contemporâneo. Aos pequenos apresenta um universo mágico e instigante, aos adultos traz de volta a memória afetiva da infância.
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Máscaras, bonecos mistos e sombras
Duração: 50min
A Cia
A Cia. Mevitevendo trabalha com Teatro de Animação desde 1998, ano em que se mudou do Sul para São Paulo.
Formada pela dupla de atores-criadores Cleber Laguna e Marcia Fernandes, já encenou diversos espetáculos, sempre investigando a relação de bonecos, máscaras e atores e as referências do cinema de animação e das artes visuais nessa arte.
Participaram em festivais e mostras em 20 estados brasileiros e, na Europa, já estiveram em Portugal, França e Espanha.
Ficha técnica
Direção: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Produção: Marcia Fernandes
Iluminação: Adriani Simões
Cenário: Cleber Laguna
Figurino: Marcia Fernandes
Trilha sonora: Marcia Fernandes
Atores/manipuladores: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Técnicos: Adriani Simões
Num tempo em que os bichos ainda falavam, lá onde as antigas histórias nasceram, ainda existe um mundo fabuloso de seres, sons e imagens. Animais inteligentes e tolos, corajosos e covardes, honestos e trapaceiros aparecem em diferentes fábulas, nos mostrando de maneira engraçada e comovente, como podemos ser tão iguais e tão diferentes deles.
Este é o novo espetáculo da Cia. Mevitevendo, que há 25 anos dedica-se exclusivamente ao Teatro de Figuras (Teatro de Animação). Antigas histórias de diferentes tradições compõem a encenação; aparentemente simples e ingênuas, elas mostram-se sutis e elaboradas – um achado para o trabalho com bonecos, máscaras e luzes – um material rico para o teatro de bonecos contemporâneo. Aos pequenos apresenta um universo mágico e instigante, aos adultos traz de volta a memória afetiva da infância.
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Máscaras, bonecos mistos e sombras
Duração: 50min
A Cia
A Cia. Mevitevendo trabalha com Teatro de Animação desde 1998, ano em que se mudou do Sul para São Paulo.
Formada pela dupla de atores-criadores Cleber Laguna e Marcia Fernandes, já encenou diversos espetáculos, sempre investigando a relação de bonecos, máscaras e atores e as referências do cinema de animação e das artes visuais nessa arte.
Participaram em festivais e mostras em 20 estados brasileiros e, na Europa, já estiveram em Portugal, França e Espanha.
Ficha técnica
Direção: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Produção: Marcia Fernandes
Iluminação: Adriani Simões
Cenário: Cleber Laguna
Figurino: Marcia Fernandes
Trilha sonora: Marcia Fernandes
Atores/manipuladores: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Técnicos: Adriani Simões
“Camarim” é um solo com bonecos em escala humana, que trazum recorte na vida de Marie, uma mulher que passou a vida em um cabaré apresentando-se como dançarina. Na velhice, Marie dirige a mesma casa de shows em que dançou, e tenta lidar com as decisões tomadas e seus traumas do passado.
Ao se deparar com seu antigo ‘eu’, Marie é transportada para um tempo onde a futilidade e o dinheiro guiavam a sua vida, dividindo-a entre o trabalho noturno e o sonho de viver um grande amor. Essa peça foi idealizada pela atriz e bonequeira LucianaAntunes que, após dois meses de pesquisa em Santiago do Chile, sob consultoria da Mestra russa Natacha Belova e uma renomada equipe chilena, deu continuidade a esse solo dramático denso e atual, que toca e emociona sem pronunciar sequer uma palavra.
Faixa etária: 14 anos
Técnica de animação: Bonecos híbridos
Duração: 45min
A Cia
Anima Sonho é um grupo de teatro de bonecos fundado em 1984, pelos gêmeos Ubiratan e Tiarajú Carlos Gomes.
O grupo já se apresentou em todas as regiões do Brasil e em países da América Latina, Europa e Japão.
No próximo ano irá comemorar 40 anos de existência, sendo uma referência para o teatro de animação brasileiro e do mundo.
Ficha técnica
Direção: Lu Antunes
rodução: Thiago Barba e Jean Knetschik
Iluminação: Leo Ortiz
Cenário: Lucas David
Figurino: Lu Antunes e Lucas David
Trilha sonora: Simón González e Lu Antunes
Atores/manipuladores: Lu Antunes
Técnicos: Thiago Barba
“Camarim” é um solo com bonecos em escala humana, que trazum recorte na vida de Marie, uma mulher que passou a vida em um cabaré apresentando-se como dançarina. Na velhice, Marie dirige a mesma casa de shows em que dançou, e tenta lidar com as decisões tomadas e seus traumas do passado.
Ao se deparar com seu antigo ‘eu’, Marie é transportada para um tempo onde a futilidade e o dinheiro guiavam a sua vida, dividindo-a entre o trabalho noturno e o sonho de viver um grande amor. Essa peça foi idealizada pela atriz e bonequeira LucianaAntunes que, após dois meses de pesquisa em Santiago do Chile, sob consultoria da Mestra russa Natacha Belova e uma renomada equipe chilena, deu continuidade a esse solo dramático denso e atual, que toca e emociona sem pronunciar sequer uma palavra.
Bate-papo após apresentação com mediação de Profa. Dra. Sassá Moretti (UFSC) e Prof. Dr. Gustavo Bieberbach (UNESC)
Este espetáculo contará com interpretação em Libras
Faixa etária: 14 anos
Técnica de animação: Bonecos híbridos
Duração: 45min
A Cia
Anima Sonho é um grupo de teatro de bonecos fundado em 1984, pelos gêmeos Ubiratan e Tiarajú Carlos Gomes.
O grupo já se apresentou em todas as regiões do Brasil e em países da América Latina, Europa e Japão.
No próximo ano irá comemorar 40 anos de existência, sendo uma referência para o teatro de animação brasileiro e do mundo.
Ficha técnica
Direção: Lu Antunes
rodução: Thiago Barba e Jean Knetschik
Iluminação: Leo Ortiz
Cenário: Lucas David
Figurino: Lu Antunes e Lucas David
Trilha sonora: Simón González e Lu Antunes
Atores/manipuladores: Lu Antunes
Técnicos: Thiago Barba
O lançamento da tradução do primeiro volume da obra Divina Comédia: Inferno, de Dante Alighieri, será realizado nesta sexta-feira, 10 de novembro, às 18h, durante o Livro na Praça. O evento, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), é gratuito, aberto à comunidade, e será realizado na Igrejinha da UFSC, localizada em frente à Praça Santos Dumont, bairro Trindade, em Florianópolis.
O encontro será conduzido pelas professoras do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC Maria Teresa Arrigoni e Silvana de Gaspari. Elas compartilharão o processo de tradução da obra de Dante e discutirão os princípios tradutórios que nortearam o trabalho, a construção das notas para tornar a leitura mais acessível ao público brasileiro, além de explorar as ideias do autor na sua “viagem ao mundo dos mortos”.
Os participantes também poderão fazer perguntas, participar do debate a respeito da obra e haverá uma apresentação musical do pianista Michel Antoniolli. Para aqueles que se interessarem em adquirir o livro, serão disponibilizados exemplares para venda no local. A entrada é franca, limitada à capacidade do local de até 80 pessoas.
O Ciclo de Cinema Alemão Deutsches Kino irá exibir o filme A rosa branca (1982) nesta sexta-feira, 10 de novembro, das 19h às 21h, na sala de projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus Trindade, Florianópolis. Os participantes terão direito a certificado de duas horas.
Deutsches Kino é um projeto do curso Letras Alemão, aberto a toda comunidade, no qual são exibidos filmes em língua alemã, com legendas em português. Os filmes são exibidos às sextas-feiras, a cada 15 dias.
10 de novembro
A rosa branca (1982)
Direção: Michael Verhoeven- Alemanha – 123 min
Título original: Die Weisse Rose
Gênero: drama, história, biografia
Sinopse do filme
Baseado na história real de cinco estudantes alemães – Sophie Scholl, Hans Scholl, Willi Graf, Christoph Probst, Alexander Schmorell – e seu professor Kurt Huber, que com o grupo a Rosa Branca protestaram contra o regime nazista.
Sinopse de A Montanha Sagrada
Nove dos mais poderosos industriais e políticos dos planetas desejam obter a imortalidade. Um Alquimista lhes fala da Montanha Sagrada da Ilha de Lótus, onde moram nove imortais, que agora têm mais de 30.000 anos. “Alguns homens juntam forças para assaltar bancos e roubar dinheiro”, o Alquimista conta. “Devemos unir nossas forças para assaltar a Montanha Sagrada e roubar desses homens sábios o segredo da imortalidade. Mas para conquistar o segredo dos imortais, nós também devemos nos tornar homens sábios.” O Alquimista os leva em uma peregrinação, praticando várias formas de exercícios espirituais e visitando vários mestres até que eles encontrem a iluminação. No desfecho, eles acham os imortais e o segredo lhes é finalmente revelado.
Informações: instagram.com/cineparedao
Conduzido por um fio narrativo musical, a dramaturgia é dividida em três quadros, nos quais o texto emana dos movimentos da atriz.
Os elementos de cena almejam estimular o espectador a sentir e encontrar sentidos na cadeia de personagens que surgem e se desfazem de um quadro a outro, intercalados por um espaço moldável pelo ar, por meio de infláveis, numa alusão à efemeridade do tempo que nos absorve e à inconstância da matéria.
Este espetáculo não depende de linguagem verbal oral para sua compreensão.
Faixa etária: 14 anos
Técnica de animação: Bonecos/marionetes
Duração: 45min
A Cia
Carolina Garcia é artista multidisciplinar, fundadora e gestora do Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo.
Coordena o Núcleo de Pesquisa em Formas Animadas/EAB e as atividades de intercâmbio e formação do Festival Cena Brasil Internacional.
Educadora somática Feldenkrais na Faculdade Angel Vianna. Pós-graduada em Economia da Cultura UFRGS/RS e graduada em licenciatura em Artes Cênicas DAD/UFRGS.
Ficha técnica
Direção: Paulo Balardim
Produção: Líria Cultural
Iluminação: Renato Machado
Cenário: Elcio Rossini
Figurino: Cris Lisot
Trilha sonora: Tuur Florizoone
Atores/manipuladores: Carolina Garcia
Técnicos: Luana Pasquimel e Wilson Neto
O espetáculo Habitada da marionetista e pesquisadora Juliana Notari, foi apresentado em diversos festivais e teatros na França, Espanha e Argentina.
Será a primeira vez que a artista apresenta uma de suas obras na cidade de Florianópolis.Essa obra cênica-marionetesca-musical, teve um longo período de criação, onde a artista esmiuçou seu corpo, suas possibilidades, e trouxe à tona todas as habitantes presentes e imaginadas, mais de trezentas “Julianas” que se expressaram durante a vida, o cotidiano e suas etapas.
Foram quatro anos de laboratórios de construção de marionetes, de gestualidade, de desmembramento do corpo, onde Notari tentou responder duas perguntas:
O que me define? Quem me define? “São elas, sou eu e são as fendas de todas que me constituem, e até mesmo aquelas que co-habitam o mundo, tão opressor e duro que vivemos”.
A dramaturgia de Habitada funciona como uma espiral no tempo-espaço e como um parto de um corpo lotado de brechas e espasmos.
Debate performativo após a apresentação com mediação de Prof. Dr. Flávio Desgranges (Udesc)
Faixa etária: 16 anos
Técnica de animação: Híbrido, objetos
Duração: 45min
A Cia
Desde 2000, Juliana Notari se dedica à investigação da marionete contemporânea e a etnografia da matéria e do movimento. Em 2005 se formou no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP).Residiu durante sete anos na França, onde começou o mestrado de Artes do Espetáculo na Universidade de Strasbourg, deixando-o em 2010 para realizar Vieilles Boîtes (Velhas Caixas), pesquisa artística sobre a velhice, internando-se seis meses em uma residência de idosos na região de Rhône-Alpes e produzindo cinco peças.
Como artista, marionetista, diretora, dramaturga e pedagoga cênica criou dezenas de obras, festivais, blocos, cabarets, oficinas e cursos, realizando turnês por Brasil, México, Bolívia, Argentina, Colômbia, España, Letônia, França, Portugal, República Tcheca, Itália, Suíça, Coreia do Sul, entre outros. De 2014 a 2020 foi gestora do Condomínio Cultural em São Paulo, onde dirigiu um atelier dedicado ao movimento da matéria e da Marionete Livre.
É fundadora da Sociedade Insólita para Marionete Contemporânea ao lado dos companheiros Cleber Laguna e Marcia Fernandes da Cia Mevitevendo. Em 2021-2022 realiza o projeto “20 anos de Marionete Livre – Comemoração e Manifesto” contemplado pelo edital Rumos Itaú Cultural. O projeto consistiu na criação do curta-metragem Coágulo e a publicação do livro Pedagogia da Marionete Livre.A Marionete Livre é um movimento nômade que Juliana Notari defende e difunde nestes 20 anos de caminhada por meio de suas obras marionetescas e seus processos pedagógicos de trocas de saberes e experiências pelo mundo. A artista trabalha e colabora com músicos, compositores e multi artistas para abrir novos caminhos para a marionete contemporânea.
Ficha técnica
Direção: Juliana Notari
Produção: Marionete Livre e Serena Produções
Iluminação: Cris Souto
Figurino: Kelly Cristina e Juliana Notari
Trilha sonora: Ivan Chiarelli
Atores/manipuladores: Juliana Notari
Nesta oficina, o objetivo principal é o entendimento profundo dos primórdios da linguagem das marionetes que é a relação subjetiva com a matéria, com a forma, e com sua capacidade de mutação. O corpo é matéria, o corpo é drama, a matéria é drama. As relações são infinitas. Assim começa esta oficina que também podemos chamar de processo investigativo e criativo.
Juliana Notari observou com muita sensibilidade quais são os pontos de encontro, ou melhor, os pontos de interseção que fazem existir uma marionete. A presença, o corpo, o movimento, a matéria, a vida, a morte e a utopia são alguns deles. Em dias imersivos, os participantes passarão por travessias e encruzilhadas de forma exaustiva, deixando o corpo à disposição para interagir com o outro, com o coletivo e com diferentes tipos de matéria até chegar à forma, numa marionete que nasce de um processo corporal e íntimo. Esta oficina já foi ministrada na Argentina, Colombia, Cataluñia e España.
Sobre a ministrante
Juliana Notari é atriz e pesquisadora, fundadora da Sociedade Insólita para Marionete Contemporânea. Desde 2000, se dedica à investigação da marionete contemporânea e a etnografia da matéria e do movimento. Formada no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP). Autora do livro “Pedagogia da Marionete Livre”. A artista trabalha e colabora com músicos, compositores e multi artistas para abrir novos caminhos para a marionete contemporânea.
Sinopse de Satyricon
Após seu jovem amor, Gitone, o deixar por um outro homem, Encolpio decide se matar, mas um súbito terremoto destrói sua casa antes de ele ter a chance de completar seu plano. Vagando por Roma no tempo de Nero, Encolpio encontra um cenário bizarro e surreal. Ele é convidado para uma leitura de poesias que acaba em violência, é feito refém por piratas e é forçado a lutar com um gladiador disfarçado de minotauro em um labirinto gigante.
Informações: instagram.com/cineparedao
De 21 de novembro a 20 de dezembro, o Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe a exposição fotográfica Antonietas, de Rony Costa. As fotografias retratam a garra e a determinação das mulheres negras que residem em Santa Catarina.
A exposição Antonietas é um tributo às mulheres negras, destacando a figura de Antonieta de Barros, que foi a primeira mulher negra a ser eleita deputada estadual no Brasil, representando o estado de Santa Catarina em 1934. Além de sua trajetória política pioneira, Antonieta foi uma jornalista, educadora e ativista pelos direitos das mulheres e dos negros. Lecionou em escolas públicas e evidenciou seu compromisso com a transformação social. Seu legado é lembrado como exemplo de resistência e contribuição para a igualdade e justiça no Brasil.
Biografia do artista
Natural de Duque de Caxias (RJ), Rony traz sua sensibilidade e expertise para capturar não apenas imagens, mas histórias e expressões que transmitem a riqueza da cultura afro-brasileira. Autodidata nos primeiros anos de sua jornada na fotografia, o artista consolidou-se como uma figura importante no cenário artístico nacional. Conhecido por seu comprometimento social e seu papel como fotógrafo do Movimento Negro Organizado em Santa Catarina desde 1995, apresenta em Antonietas uma série de imagens que transcendem o visual. Atualmente, Rony desempenha o papel de diretor e professor de fotografia na Escola Olodum Sul. Sua carreira profissional na fotografia e no fotojornalismo foi marcada por publicações em diversos jornais, revistas e livros em âmbito estadual e nacional. O artista acredita no poder transformador da fotografia, que, para ele, vai além de simples imagens, sendo capaz de contar histórias profundas sem a necessidade de legendas.
A exposição fotográfica Antonietas permanece para visitação pública de segunda a sexta-feira das 7h às 19h no Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC – piso térreo.