Agenda Cultural
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe neste domingo, 16 de abril, o espetáculo “A sua voz – uma peça sobre Malala”. A atração integra a 14ª edição da Semana do Livro Infantil de Florianópolis, evento que recebe apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE). O espetáculo será apresentado às 15h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A entrada é gratuita e aberta para toda comunidade, a classificação é livre e indicada para crianças de 7 a 12 anos e familiares.
Sobre o espetáculo:
Com direção de Maria Amélia Gimmler e atuação de Raquel Stüpp, a montagem conta a história da vida da corajosa menina paquistanesa Malala Yousafzai, que nasceu em 12 de julho de 1997 e foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prêmio Nobel.
Malala é conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal do vale do Swat na província de Khyber Pakhtunkhwa, no nordeste do Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola. Desde então, o ativismo de Malala tornou-se um movimento internacional. As criadoras convidam o público a presenciar um acontecimento sensível que trata do direito à educação para todos e todas.
Amélia e Raquel assinam também a dramaturgia, criada a partir de uma pesquisa que teve como fonte seis publicações sobre a vida de Malala. São elas: o livro “Eu sou Malala” e os livros infantis “Malala e o lápis mágico”, “Malala, uma menina muito corajosa”, “Todo dia é dia de Malala”, “Malala a menina que queria ir para a escola” e “The extraordinary life of Malala Yousafzai”, além do documentário “Eu, Malala”.
Além da figura da narradora, a atriz apresenta ao público outros personagens, que são montados de forma lúdica na frente das crianças, que acompanham a construção e a desconstrução destas figuras em cena: a própria Malala, a sua tia Najma, o seu pai Ziauddin e um homem do Talibã. Também compõem as cenas, áudios com trechos de entrevistas realizadas com treze crianças entre 5 e 13 anos de idade.
A encenação partiu de um processo colaborativo de direção rotativa de cenas, em que a diretora e a atriz criaram individualmente uma cena para cada uma das fontes de pesquisa. Todas estas cenas foram registradas em vídeo e foi a partir delas que se criou primeiramente um roteiro que previu a composição de quatro momentos encadeados: narração/contação, ação/personagens, interação/participação e discurso/reflexão, além de momentos lúdicos com música e dança.
A 14ª edição da Semana do Livro Infantil de Florianópolis abrange toda a rede municipal de ensino em um movimento inclusivo para espalhar a literatura por toda a cidade. A ação segue com extensa programação até o dia 18 abril, acesse aqui a programação completa.
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
:: Serviço:
O quê: espetáculo “A sua voz – uma peça sobre Malala”
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Quando: 16/04/2023 | domingo | 15h
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Duração: 35 minutos
Classificação indicativa: livre (tendo como público-alvo crianças de 7 a 12 anos e familiares)
Texto: redação SeCArtE/UFSC, com informações da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e Serviço Social do Comércio (Sesc-SC)
A peça de palhaçaria Circulando será exibida gratuitamente na próxima sexta-feira, 28 de abril, às 19h, no Teatro Carmen Fossari, na Universidade Federal de Santa Catarina. O espetáculo é fruto de anos de montagem e pesquisa em palhaçaria dos graduandos em Artes Cênicas pela UFSC, Carla D’Ambroz, que atua, e João Quinalha, que dirige. Na data de apresentação, também será realizada a gravação da obra. A retirada dos ingressos inicia uma hora antes do início da apresentação.
A peça teve início ainda em período de pandemia, em dezembro de 2020, com a primeira apresentação presencial pelo festival Experimenta. No início desse ano, o espetáculo de palhaçaria passou a integrar o projeto de extensão Estúdio Trabalho em cena, orientado pela professora do curso de Artes Cênicas Priscila Genara Padilha.
Circulando surgiu com o objetivo de manter viva a experiência clownesca num momento de distanciamento físico, mas tomou outros rumos quando começou a ser posto no palco. Como primeiro solo da atriz Carla D’Ambroz, pode-se dizer que as diversas pessoas que fizeram parte do processo de construção da peça moldaram quem atualmente é a palhaça Tchuvis, a protagonista. Juntamente com seu rádio, e diante da impossibilidade de sair de casa, Tchuvis enfrenta tédio, medo e raiva, descobrindo novas habilidades – e bebendo muitos chás.
>> Serviço
O quê: peça de palhaçaria Circulando
Quando: sexta-feira | 28/04/2023 | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: entrada gratuita, retirada dos ingressos inicia uma hora antes do início da apresentação
De 03 à 26 de maio, a artista Adriana Rio apresenta nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o monólogo Conta Catarina, uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. As apresentações integram a programação do Circula UFSC, ação itinerante promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade, a classificação indicativa é 14 anos.
Sinopse
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, em um desafio de luta e cura coletiva, uma responsabilidade de todes nós!!!!
UFSC Blumenau
Data: 03 de maio | quarta-feira
Horário: 19h
Local: Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira – Bloco B da Sede Acadêmica | Rua João Pessoa, 2750
Inscrições para comunidade externa: no Formulário Eletrônico
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Ficha Técnica
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Gênero: Palhaçaria
Duração: 60 minutos, com debate posterior
Classificação etária: 14 anos
De 03 à 26 de maio, a artista Adriana Rio apresenta nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o monólogo Conta Catarina, uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. As apresentações integram a programação do Circula UFSC, ação itinerante promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade, a classificação indicativa é 14 anos.
Sinopse
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, em um desafio de luta e cura coletiva, uma responsabilidade de todes nós!!!!
UFSC Joinville
Data: 04 de maio | quinta-feira
Horário: 12h30min.
Local: Hall de entrada do CTJ – Bloco U | Estrada Dona Francisca, 8300
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Ficha Técnica
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Gênero: Palhaçaria
Duração: 60 minutos, com debate posterior
Classificação etária: 14 anos
De 03 à 26 de maio, a artista Adriana Rio apresenta nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o monólogo Conta Catarina, uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. As apresentações integram a programação do Circula UFSC, ação itinerante promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade, a classificação indicativa é 14 anos.
Sinopse
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, em um desafio de luta e cura coletiva, uma responsabilidade de todes nós!!!!
UFSC Florianópolis
Data: 12 de maio | sexta-feira
Horário: 15h e 19h
Local: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117
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Ficha Técnica
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Gênero: Palhaçaria
Duração: 60 minutos, com debate posterior
Classificação etária: 14 anos
De 03 à 26 de maio, a artista Adriana Rio apresenta nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o monólogo Conta Catarina, uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. As apresentações integram a programação do Circula UFSC, ação itinerante promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade, a classificação indicativa é 14 anos.
Sinopse
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, em um desafio de luta e cura coletiva, uma responsabilidade de todes nós!!!!
UFSC Florianópolis
Data: 12 de maio | sexta-feira
Horário: 15h e 19h
Local: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117
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Ficha Técnica
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Gênero: Palhaçaria
Duração: 60 minutos, com debate posterior
Classificação etária: 14 anos
De 03 à 26 de maio, a artista Adriana Rio apresenta nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o monólogo Conta Catarina, uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. As apresentações integram a programação do Circula UFSC, ação itinerante promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade, a classificação indicativa é 14 anos.
Sinopse
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, em um desafio de luta e cura coletiva, uma responsabilidade de todes nós!!!!
UFSC Curitibanos
Data: 16 de maio | terça-feira
Horário: 19h
Local: Auditório do CEDUP | Av. Advogado Sebastião Calomeno, 400
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Ficha Técnica
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Gênero: Palhaçaria
Duração: 60 minutos, com debate posterior
Classificação etária: 14 anos
O Grupo de Pesquisa Poéticas da Voz, do Curso de Artes Cênicas, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta a peça A rendeira e a tartaruga, na Caixa Preta, Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão, no Campus de Florianópolis, nesta quarta-feira, 17 de maio, às 20h. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade. Após a performance, será promovida uma roda de conversa sobre a temática apresentada no espetáculo.
Sinopse
O espetáculo conta a história de uma rendeira que, certo dia, encontra um ninho de tartarugas marinhas e ajuda um dos bichinhos a chegar ao mar, desvencilhando-a dos perigos. Tempos depois a rendeira reencontra a velha amiga, agora doente em razão do lixo do mar. A montagem combina a manipulação de bonecos, canções ao vivo e sonoplastia feita com instrumentos fabricados com materiais reciclados. Ao mostrar os hábitos da rendeira, sua casa, suas rendas e o marido pescador e também o ciclo de vida das tartarugas marinhas, a peça evoca mensagem de compaixão e conscientização da reciclagem do lixo. Misturando o teatro de animação, a “cantação” de histórias e a música ao vivo, a peça traz uma importante reflexão sobre a reciclagem do lixo e seu impacto sobre o meio ambiente.
Ficha técnica
Realização: Vibrata Produções
Atriz: Bianca Ramos
Sonoplastia: Cristian Strugulski
Direção: Mônica Longo (Cia Mútua)
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De 03 à 26 de maio, a artista Adriana Rio apresenta nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o monólogo Conta Catarina, uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. As apresentações integram a programação do Circula UFSC, ação itinerante promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade, a classificação indicativa é 14 anos.
Sinopse
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, em um desafio de luta e cura coletiva, uma responsabilidade de todes nós!!!!
UFSC Araranguá
Data: 26 de maio | sexta-feira
Horário: 13h
Local: Hall de Entrada | Rua Governador Jorge Lacerda, 3201
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Ficha Técnica
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Gênero: Palhaçaria
Duração: 60 minutos, com debate posterior
Classificação etária: 14 anos
O futebol feminino estará em destaque no Brasil e no mundo nos próximos meses, em virtude da realização da Copa do Mundo Feminina da FIFA na Austrália e Nova Zelândia a partir do dia 20 de julho de 2023.
Para marcar a realização do evento, e também para refletir sobre a crescente importância da participação e profissionalização de mulheres no futebol no Brasil, o Núcleo de Estudos em Cultura, Corpo e Movimento (Sôma) do Centro de Desportos (CDS) da Universidade Federal da Santa Catarina (UFSC), juntamente com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos de Futebol Brasileiro (INCTFutebol) e o LaboMídia, com apoio do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) promovem o evento Mulheres, Futebol e Copa do Mundo Feminina: Perspectivas Interdisciplinares.
No formato híbrido (presencial e virtual), o evento será realizado no dia 26 de junho, segunda-feira, das 9h30min às 18h. no Auditório do Centro de Desportos, Bloco 5 (piso térreo) do CDS e terá transmissão ao vivo no canal do YouTube do LaboMídia.
Participam como palestrantes docentes e pesquisadoras das áreas da Antropologia, Educação e Educação Física. O evento se destina à comunidade acadêmica da UFSC e a todo o público em geral interessado na discussão da relação entre futebol e mulheres. Mais informações sobre a programação e inscrições (acesse aqui).
>> Serviço
O quê: evento Mulheres, Futebol e Copa do Mundo Feminina: Perspectivas Interdisciplinares
Quando: 26/06/2023 | segunda-feira | das 9h30min às 18h
Onde: Auditório do Centro de Desportos | Bloco 5 – piso térreo | CDS | YouTube do LaboMídia
Quanto: evento gratuito e aberto à comunidade
Programação e inscrições: acesse aqui
Informações: Centro de Desportos | portalcds.ufsc.br
Com o intuito de aproximar gestores e gestoras da cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado de Santa Catarina, será realizado na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na próxima terça-feira, 11 de julho, às 14h, o encontro do Pré-Fórum Catarinense – Forcult Sul. O evento reunirá docentes e técnicos atuantes em ações artístico-culturais públicas.
O Fórum Regional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul (Forcult Sul) é um espaço de encontro de gestores culturais das IPES do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições.
Organizado pela UFSC e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Pré-Fórum Catarinense será um momento anterior ao Encontro Regional em Curitiba, no qual as IPES de Santa Catarina se reunirão para dialogar sobre a gestão cultural e as atividades do setor desenvolvidas.
Encontro Regional do Forcult Sul
Nos dias 26 e 27 de julho, em Curitiba – PR, acontecerá o Encontro Regional do Forcult Sul. Realizado no formato presencial, o evento tem por tema: “Transversalidades da cultura – presenças em tempos, espaços e ações”. A atividade discutira a construção de ações estratégicas, por meio de processos avaliativos de 5 eixos temáticos, que constituem os Grupos de Trabalho – GT’s: Corredor Cultural, Observatório das Dinâmicas Culturais, Política Cultural, Políticas de Financiamento e Parcerias Institucionais. As inscrições para o Encontro Regional do Forcult Sul estão diponiveis no formulário eletrônico.
Entre os dias 15 a 19 de julho, a Universidade Federal de Santa Catarina será uma das instituições a sediar três grandes eventos internacionais que acontecem concomitantemente em Florianópolis: o “II Encontro Internacional sobre Esporte, Cultura e Formação: Interperiferias do Futebol”, o “X Intercâmbio Internacional Esportivo, Artístico e Cultural Interperiferias do Futebol” e o “III Festival Internacional de Práticas Corporais do Mercosul”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em formulário on-line.
Os três eventos são promovidos pelo Departamento de Esporte Cultura e Lazer (DECL/SECARTE/UFSC), em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidad de la República Uruguay (UDELAR). Além da UFSC, o evento também terá atividades no Figueirense Futebol Clube e em clubes comunitários de futebol vinculados ao Projeto InterPeriferias do Futebol (Floripa/UFSC).
O objetivo do evento é dar visibilidade ao esporte em atividades científicas e culturais: mesa-redonda e lançamento de livros; reuniões interinstitucionais entre grupos de pesquisa; oficinas de práticas corporais, festival de futebol e atividades culturais e artísticas. O intuito é promover a sociabilidade e a reflexão sobre questões sociais, culturais e esportivas relacionadas ao futebol profissional e comunitário e estreitar as relações entre as instituições, grupos de pesquisas, proporcionando a formação de profissionais, estudantes da graduação e pós-graduação, assim como da comunidade local.
Para se inscrever, acesse aqui.
Informações: festivalpraticascorporais.2023@gmail.com
Texto: Agecom/UFSC
O III Festival Internacional de Práticas Corporais do Mercosul acontecerá no dia 17 de julho, segunda-feira, das 10h às 21h, no Centro de Desportos (CDS). O evento oferecerá 15 oficinas contemplando as mais diversas práticas e propostas. Dentre elas: yoga, acroyoga, capoeira, slackline, acrobacia aérea em tecido, dança do ventre, dança polinésia, canto, dentre outras atividades. A programação completa do evento está disponível aqui.
A ação é atua em prol da arte e de movimentos geradores de vida que integra os coletivos do Projeto Práticas Corporais, as Universidades uruguaias Universidad de la República (Udelar) da cidade de Montevideu e Centro Universitario Regional (CURE) de Maldonado a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Inscrições – ação solidária
A participação no III Festival Internacional de Práticas Corporais do Mercosul é gratuita, no entanto, como forma de responsabilização social, o evento propõe duas formas de ação social para integrar a ação:
A primeira ação é a doação de alimentos não perecíveis, os quais serão entregues à ONG Solidariedade em Dobro. Já a outra opção é a doação de cobertores e agasalhos que serão entregues ao Movimento População de Rua SC.
As inscrições do Festival estão disponíveis no formulário eletrônico.
O evento é realizado pelo Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina, pelo Projeto Práticas Corporais do Centro de Desportos (CDS) e pelo projeto InterPeriferias Futebol da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
Riobaldo | Personagem central do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num ‘homem de bem’.
O Fazendo Gênero 13 promove a I Oficina do Projeto Artivismo “SLAM” nesta quarta-feira, 9 de agosto, às 18h30. O encontro será no Espaço Cultural Gênero e Diversidades da UFSC, na rua Desembargador Vitor Lima, 45, bairro Trindade.
A primeira oficina contará com a contribuição de artivistas da UFSC para uma roda de poesias e SLAM, com composições autorais que destaquem os temas “Anticolonialismo, Antifascismo e Justiça Climática”. O Projeto Artivismo tem apoio da Secretaria de Arte e Cultura da UFSC e integra as atividades de construção da Comissão de Movimentos Sociais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 13. Como proposta, as pessoas responsáveis pela organização do projeto sugeriram a criação de cinco oficinas práticas mensais, bem como duas mobilizações que ocorrerão nos meses de setembro e fevereiro. Tanto as oficinas quanto as mobilizações são abertas ao público e todas as pessoas são bem-vindas para contribuir na proposta de mesclar a Arte com Ativismo.
Mais informações na página do evento.
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
Leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo, seguida de bate-papo | O ator Gilson de Barros, um estudante de Rosa, propõe a leitura dramatizada de um recorte do romance: a peça “O Julgamento de Zé Bebelo”, onde acontece o “julgamento legal” de Zé Bebelo, um chefe jagunço inimigo. A trama Roseana, descreve com maestria, as nuances de um julgamento humanizado, onde a palavra e a argumentação assumem papel central.
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho | Riobaldo, um ex-jagunço, hoje um velho fazendeiro, conversa com um interlocutor (o público). Nesse encontro, cheio de filosofia, ele conta passagens sua vida e reflete sobre a dialética: bem e mal. Na juventude, por amor a Diadorim, e para conseguir coragem e força, fez o que julga ser um pacto Fáustico. Durante a narrativa, o personagem se vale de várias histórias populares, para questionar: “o diabo existe?”.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será sede, nos dias 21 e 22 de agosto, segunda e terça-feira, da 20ª Caravana do Plano Juventude Negra Viva. Promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) e pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, as caravanas têm o objetivo de promover a participação social de jovens negros e negras, de organizações da sociedade civil e gestores dos estados e municípios relacionadas à pauta de juventude e igualdade racial, na elaboração do Plano Juventude Negra Viva.
Interessados em participar das discussões e paineis podem inscrever-se pelo formulário online.
Podem participar pessoas de toda a comunidade universitária e sociedade em geral, desde que estejam ligadas aos movimentos sociais e de juventude, com foco para as questões da juventude negra. Conforme explica a diretora de Ações Afirmativas e Equidade, Marilise Sayão, “o objetivo das caravanas é a construção coletiva do Plano Juventude Negra Viva, bem como a formulação de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra”.
A inscrição e participação nos dois dias de evento dá direito a certificado emitido pelo Ministério da Igualdade Racial, por meio da Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria Geral da Presidência.
Confira abaixo a programação completa:
21 de agosto, segunda-feira
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH / UFSC)
9h: Abertura com intervenção cultural
10h30: Exposição da metodologia da oficina-plenária de construção do documento com os apontamentos e propostas da Juventude Negra em Santa Catarina
11h – 12h: Exposição dos gestores locais acerca das políticas públicas voltadas para a Juventude e Igualdade Racial
Almoço
13h30: Construção da árvore de problema – escuta das observações relacionadas ao contexto social em que a juventude negra se encontra inserida no estado e problemas
relacionados a esta realidade
Intervalo
16h15 – 18h: Construção da árvore de problema – escuta das observações relacionadas ao contexto social em que a juventude negra se encontra inserida no estado e problemas
relacionados a esta realidade
22 de agosto, terça-feira
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH / UFSC)
9h – 12h: Escuta das proposições, expectativas, sugestões e propostas para possíveis soluções dos problemas levantados no dia anterior, por eixos temáticos (Educação; Saúde; Cultura; Trabalho, Emprego e Renda; Valorização do território, direito à cidade e meio ambiente; Ciência e tecnologia; Segurança Pública e acesso à Justiça). Construção da árvore de soluções
Almoço
13h30 – 16h: Escuta das proposições, expectativas, sugestões e propostas para possíveis soluções dos problemas levantados no dia anterior, por eixos temáticos. Construção da árvore de soluções.
Intervalo
16h15 – 18h: Validação das contribuições expostas pela sociedade civil, entes governamentais e não governamentais, para cada eixo de atuação do Plano Juventude Negra Viva
Texto: Agecom/UFSC
A Companhia Evoé Teatro, em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta no dia 25 de agosto, sexta-feira, às 20h, a peça de teatro “Ílion ou A Morte de Heitor”, a partir da Íliada de Homero. A peça é gratuita – porém, deve ser feito uma reserva com antecedência no Formulário Eletrônico – e acontecerá no Teatro Carmen Fossari, na UFSC. O texto, a criação e a interpretação ficam por conta do ator Pablo Fernando.
Revisitar a Ilíada é um gesto que tenta olhar para a própria génese da humanidade, é vasculhar as nossas origens para constatar que pouco o nada mudou na condição humana desde que o homem fixou a sua existência dentro da pólis. Continuamos a viver a angústia da morte e a tentar encontrar um sentido para tudo isto.
A Ilíada, originalmente cantada por Homero, versa sobre vida, sobre o homem e as suas batalhas metafóricas e reais, pessoais e coletivas, concretas ou imaginárias. Fala-nos sobre a luta pela sobrevivência e o pouco espaço que nos resta para encontrar o sentido da vida. Versa sobre uma guerra que parece não ter fim, sobre as nossas guerras diárias em busca da felicidade, porque é de felicidade que se trata. Neste espetáculo, veremos fragmentos de uma história cantada há quase três mil anos. Veremos imagens de uma guerra que durou mais de nove anos e que supostamente teve o seu início num gesto de amor desenfreado.
Pessoalmente nunca percebi, bem ao certo, se o início de tanta violência se dá pelo amor à Helena ou pelo simples fato de termos nascido, nascidos para amar e odiar esta guerra que nos consome diariamente. O certo é que Agamémnon, após o sacrifício de sua filha Ifigénia, atracou nas praias de Tróia trazendo consigo milhares e milhares de homens, um exército repleto de reis. Com mais de mil navios, os aqueus desembarcaram com o propósito de subjugar as muralhas intransponíveis de Ílion, e assim, resgatar Helena.
Helena é a metáfora perfeita, a mais bela dentre todas as mulheres. Se olharmos com atenção para os aqueus e seus navios, acampados junto ao mar, veremos uma turba de homens e a multiplicidade de um exército completo e numeroso, as várias faces da dimensão humana, do outro, a hospitaleira e acolhedora cidade de Tróia, cidade de homens e mulheres com muitos afazeres, com as suas muralhas intransponíveis e heroicamente defendidas por Heitor.
Heitor o filho querido! Filho primogénito de Hécuba e Príamo.
Heitor, o irmão! Protetor do jovem Páris.
Heitor o marido! A quem Andrómaca dedica o seu amor
incondicional.
Heitor! O pai atencioso e protetor!
Heitor! O amigo e baluarte dos troianos! Defensor de Tróia e seus
habitantes.
Nesta Ilíada veremos o Homem em luta com um dos seus grandes dilemas. Sair para territórios hostis em busca do desconhecido do reconhecimento, da fama, das recompensas, das glórias para encontrar a felicidade através de um simulacro de imortalidade ou permanecer entre os seus, em territórios nativos, no conforto do lar, dentro das próprias muralhas que nos definem, limitam e encerram, mas que nos trazem segurança e tranquilidade e principalmente nos aproximam das pessoas amadas.
Pablo Fernando
Iniciou os seus estudos no curso profissionalizante da Oficina Permanente de Teatro Universidade Federal de Santa Catarina (1992 – 1994) tendo frequentado, três períodos da licenciatura em Artes Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina (1993 – 1994). Em Portugal deu continuidade a estes estudos concluindo o Bacharelado (1996 – 1998), e a Licenciatura (2008) em Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema, ainda a nível académico concluiu a Pós-graduação em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa (1998-2000), a Pós-Graduação Pedagogia Perceptiva do Movimento da Universidade Moderna (2001/02). Estudos de Especialização em Teatro do Gesto – Método Jacques Lecoq com Norman Taylor (Universidade de Évora), Pós-Graduação Artes Performativas – Teatro do Movimento da E.S.T.C.
Ao longo da sua formação frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização, tendo participado em estágios de formação com Steve Paxton (Movimento) Eugênio Barba (Treino do Actor) Mestre Djimad (Teatro Balinês), Kanichi Hanayagi (Teatro Kabuki), Mestre Panigrahi (Katathacali), Pepe Nuñez (clown), André Riot-Sarsey (Clown), Mário Gonzalez (Teatro de Máscaras), Dácio Lima (Teatro de Máscaras), Mateo Destro (Teatro de Máscaras, Comédia Humana); Carlo Bosso (Commedia dell’Arte) Fabrizio Paladin (Commedia dell’Arte), Adriano Iurissevich (Commedia dell’Arte), Filipe Crawford (Personagens da Commedia dell’Arte), Cristina Colla (Treino do Actor), Naomi Siman (Treino do Actor), Ricardo Puccetti (Clown), Renato Ferracini (Treino do Actor) entre outros. Esta formação paralela tem sido uma constante na sua busca pelo conhecimento do trabalho do actor, acumulando uma formação variada a nível de teatro de gesto, performances contemporâneas, movimento butoh, teatro popular entre tantas outras áreas do saber teatral.
A nível pedagógico iniciou o seu trabalho como professor de teatro em 1998 e desde então já ministrou diversos cursos nas áreas de interpretação, corpo, movimento, teoria teatral e teatro de rua para diversas instituições públicas e privadas de formação artística. Está em cartaz em Lisboa com os espetáculos “1808” (ator), “A Viuva e o Papagaio” (encenador e dramaturgista), “Contos da Nossa Infância” (encenador e dramaturgista) e ” O Pirata La Barba e a Ilha do Louco” (encenador e autor)
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Pablo Fernando.