Agenda Cultural

abr
5
qua
Cine Ciência UFSC – O Preço do Desafio @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária - BU
abr 5@19:00 – 21:00

O Cine Ciência UFSC exibe nesta quarta-feira, 5 de abril, às 19h, o filme O Preço do Desafio, de Ramón Menéndez. A sessão ocorrerá no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU). Após a exibição, o matemático e professor do Departamento de Matemática da UFSC Raphael Falcão da Hora falará com os presentes.

No filme, de acordo com a sinopse, o professor de Los Angeles, Jaime Escalante, sofre com os estudantes rebeldes de sua escola e é pressionado por seu chefe, que exige bom comportamento da turma. Ele decide ensinar os alunos um programa mais avançado de matemática. Depois de estudo intensivo, os candidatos fazem o teste de cálculo do estado da Califórnia, mas suas notas são questionadas e eles terão que lutar para provar a validade dos resultados.

O Cine Ciência UFSC promoverá exibições e debates semanais de filmes com temática científica ao longo de 2023. Mais informações pelo Instagram @cinecienciaufsc e pelo e-mail cinecienciaufscoficial@gmail.com.

:: Serviço:

O quê: Cine Ciência UFSC – O Preço do Desafio, de Ramón Menéndez
Quando: 05/04/2023 | quarta-feira | 19h
Onde: Auditório Elke Hering | Biblioteca Universitária (BU)
Informações: @cinecienciaufsc | cinecienciaufscoficial@gmail.com

abr
11
ter
Documentário ‘Além de trabalhador, negro’ @Auditório do Centro Socioeconômico - CSE
abr 11@19:00 – 21:00

O Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera (Circula), promovido pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela) exibe, na próxima terça-feira, 11 de abril, às 19h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), o documentário Além de trabalhador, negro, com a direção de Daniel Brazil. O projeto tem como objetivo difundir e legitimar as produções cinematográficas da América Latina por meio da projeção de filmes, fomentando a cultura e as expressões latino-americanas.

O documentário retrata a luta dos trabalhadores negros no Brasil e sua inserção no capitalismo dependente, apresentando suas movimentações sociais e políticas ao longo do século XX, principalmente no sentido de mostrar a discriminação dos trabalhadores negros no mercado de trabalho, revelando a relação intrínseca entre classe e raça no Brasil. O debatedor convidado é Marcio Farias, psicólogo, mestre e doutor em psicologia social, professor convidado da Universidade de São Paulo e coordenador executivo do Instituto Amma Psique e Negritude.

:: Serviço:

O quê: documentário Além de trabalhador, negro | direção de Daniel Brazil
Quando: terça-feira | 11/04/2023 | 19h
Onde: auditório do Centro Socioeconômico (CSE)
Informações: iela.ufsc.br | instagram.com/iela_ufsc

abr
13
qui
Cinema Mundo – Aniquilação @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária - BU
abr 13@18:30 – 20:30

Dando continuidade à curadoria sobre pós-humanismo, o Cinema Mundo exibirá em 13 de abril, quinta-feira, às 18h30, o filme “Aniquilação” (Annihilation, Alex Garland, 2018). Neste longa-metragem de ficção científica/horror, uma equipe de mulheres cientistas/militares investiga uma estranha contaminação na Área X – um espaço cujos limites deformam as leis da Natureza conhecidas e no qual há ameaça concomitante de contaminação e de um (desconhecido) predador.

Sobre os/as convidados/as para o debate:

Jéssica Soares Lopes
É doutoranda na linha de pesquisa Estudos Culturais e Literários do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo obtido o título de mestra em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários) e bacharel em Letras Inglês pela mesma instituição. Além de pesquisadora, Jéssica também é tatuadora.
Diogo Araújo da Silva
É doutorando em Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo obtido o título de mestre em Literatura e o bacharelado em Filosofia pela mesma instituição. Além de pesquisador, Diogo Araújo também é produtor musical.

abr
14
sex
Livro na Praça – Professor Fábio Lopes | Em defesa da liberdade @Igrejinha da UFSC
abr 14@18:00 – 20:00

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina promove mais uma edição do Livro na Praça – ler para se libertar, nesta sexta-feira,  14 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC, situada na Praça Santos Dumont. O encontro terá a participação do professor do Centro de Comunicação e Expressão, Fábio Lopes, sobre a obra do renomado historiador e um dos maiores intelectuais públicos contemporâneos: Timothy Snyder, professor da Universidade de Yale. A atração musical será com Jéferson Silveira Dantas. Haverá livros a preços promocionais.

Timothy Snyder tornou-se mais conhecido pelo grande público depois da publicação de Sobre a tirania: vinte lições do século XX para o presente, um pequeno livro no qual ele propõe 20 conselhos práticos sobre como reagir e responder ao atual avanço do autoritarismo de ultradireita mundo afora. Em formato de bolso e com não muito mais do que 100 páginas, o volume foi concebido para ser carregado por aí, como uma espécie de manual de sobrevivência em tempos de crise da democracia. Lançado assim que Donald Trump chegou à presidência dos Estados Unidos, a obra mereceu dezenas de traduções – inclusive para o português e permaneceu no topo da lista de mais vendidos do jornal The New York Times por cerca de um ano.

Cine Paredão – De Cierta Manera @Bosque do CFH
abr 14@20:00 – 22:00

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta De Cierta Manera, de Sara Gómez e Tomaz Gutierrez, nesta sexta-feira, dia 14 de abril, às 20h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no mini auditório do CFH – 3º andar do bloco de salas de aula. O filme faz parte da mostra O Cinema Cubano de Sara Gómez, que está sendo exibida durante o mês de abril.

De Cierta Manera é um filme de drama romântico cubano de 1974. Dirigido por Sara Gómez, o filme mistura cenas documentais com uma história fictícia que aborda os bairros pobres de Havana logo após a Revolução Cubana de 1959. O filme ilustra a história antes do processo de desenvolvimento em Cuba. Demonstra como demolir favelas e construir assentamentos modernos não muda imediatamente a cultura dos habitantes. Gómez concluiu as filmagens com Mario Balmaseda e Yolanda Cuellar pouco antes de sua morte; o trabalho técnico foi finalizado por Tomás Gutiérrez Alea, Julio García-Espinosa e Rigoberto López antes de seu lançamento póstumo.

Assista o trailer do filme Cierta Manera

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

:: Serviço

O quê: Cine Paredão apresenta De Cierta Manera, de Sara Gómez e Tomaz Gutierrez (evento gratuito)
Onde : Bosque do CFH/UFSC (em caso de chuva, no mini auditório do CFH – 3º andar do bloco de salas de aula)
Quando: sexta-feira | 14 de abril | 20h
Informações: Instagram do Cine Paredão

abr
17
seg
Cine Clube 757 – “Noite e Neblina” @Teatro Carmen Fossari
abr 17@18:00 – 20:00

O documentário Noite e Neblina será exibido nesta segunda-feira, 17 de abril, às 18h, pelo Cineclube 757 no Teatro Carmen Fossari. Após a exibição do curta, haverá debate sobre a obra, com a participação de Roseane Monteiro Virginio e Naiara Leonardo Araújo. O evento é aberto e gratuito.

O documentário

Realizado em 1955 sob encomenda do Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta um perturbador registro dos locais em que até pouco tempo antes funcionavam os campos de concentração nazistas. Acompanhando as imagens do pós e da guerra, há a narração de um texto do poeta francês Jean Cayrol, um sobrevivente. O documentário foi vencedor do Prêmio Jean Vigo na categoria melhor curta em 1956.

As debatedoras

Roseane Monteiro Virginio é mestre em História pela Universidade Federal de Alagoas, doutoranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem interesses nos estudos sobre História e Cinema. Participa do Núcleo de Estudos de História e Cinema da UFSC. Atua como realizadora em audiovisual e produtora cultural.

Naiara Leonardo Araújo é professora temporária na Universidade Estadual do Ceará (UECE), no departamento de licenciatura em Artes Visuais. É doutoranda na UFSC, no programa de História Global, e mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua em pesquisas na área de Cinema e História, História da Arte e estudos da imagem.

Sobre o Cineclube 757

O Cineclube 757 é Idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC/Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o filme.

Programação

22/05 – “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm (1965/2horas10min/PB)
19/06 – “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman (1977/120min/Cor)
10/07 – “De Caligari a Hitler”, de Rüdiger Suchsland (2014/1hora58min/PB)

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

:: Serviço

O quê: exibição do documentário Noite e Neblina (1955), de Alain Resnais, e debate
Quando: sexta-feira | 17/04/2023 | às 18h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Des. Vítor Lima, 117 | Trindade | Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Informações: Departamento Artístico e Cultural | dac@contato.ufsc.br | 48 3721-385

Texto: divulgação SeCArtE/UFSC, com informações do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc).