Agenda Cultural

ago
22
ter
Igrejinha Musical | recital de violão com Giovanni Accadìa @Igrejinha da UFSC
ago 22@19:00 – 21:00

O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima terça-feira, 22 de agosto, às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista italiano Giovanni Accadìa. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Giovanni Accadia

Nasceu em 1999 na Itália e representa um dos talentos mais promissores de sua geração. Iniciou seus estudos no violão aos 8 anos, na Itália. Participou de diversas masterclasses com artistas consagrados, dentre os quais, Christopher Parkening, David Russell, Sergio Assad, Leo Brouwer e Zoran Dukic. Recebeu o grau de Bacharel – com honras – na Itália, estudando com Mtro Aniello Desiderio. Aos 21, conquistou também o título de Mestre – com honras – em violão clássico, sob orientação de Maestro Andrea De Vitis.

Atualmente, é mestrando em Performance ao Violão sob orientação do professor Thomas Patterson na Universidade do Arizona (Bolton Guitar Studies), onde também leciona como professor assistente. Em 2014 realizou seu primeiro recital na famosa e prestigiada Sala Accademica, do Pontificio Istituto di Musica Sacra, em Roma. Desde então, tem trabalhado como concertista e solista na Itália, Suíça, Alemanha e EUA.

Giovanni Accadia. Foto: divulgação.

Em 2016 foi selecionado entre mais de 80 violonistas internacionais para gravar um CD, lançado pela revista de música italiana SeiCorde. No mesmo ano, foi um dos 276 músicos (entre mais de 1850 de todo o mundo) selecionados para o prestigiado Torneo Internazionale di Musica (TIM), em Turin. Em 2020 ele gravou, graças à sua vitória no Brussels International Guitar Competition, seu CD “Soli Deo Gloria”, um recital de violão clássico lançado com o selo DotGuitar. Foi participante e vencedor em diversas competições internacionais, como:

  • Semifinalista no International Concert Artist Competition 2023 (ICAC GFA), entre mais de 60 vionolistas;
  • 1º lugar no 41o Annual Sholin International Guitar Competition (Tucson – USA);
  • 1º lugar no 20o Beeston International Guitar Competition (Tucson – USA);
  • 1º lugar no Lugano International Music Competition (Lugano – Suíça);
  • 1º lugar no Brussels International Guitar Competition (Bruxelas – Bélgica), entre outros. 

Programa:

Domenico Scarlatti (arr Giovanni Accadìa):
Sonata K 34
Sonata K 1
Sonata K 32
Sonata K 386

Giulio Regondi:
Introduction Et Caprice Op. 23

Gerard Drozd:
Canto Dei Ricordi
Dedicated to Giovanni Accadìa

Niccolò Paganini:
Gran Sonata

Sergio Assad:
Valseana, Preludio e Toccatina
From Aquarelle

ago
25
sex
Livro na Praça: ler para se libertar @Igrejinha da UFSC
ago 25@18:00 – 20:00

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), em conjunto com o Departamento Artístico Cultural (DAC) vinculado à Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove o evento “Livro na Praça: ler para se libertar”, que ocorre nesta sexta-feira, 25 de agosto, a partir das 18h, na Igrejinha da UFSC, no bairro Trindade, em Florianópolis.

O evento visa celebrar a vida e a obra do renomado escritor Salim Miguel, um ícone da literatura brasileira contemporânea. Com mais de 30 livros publicados, Salim Miguel é reconhecido como um ficcionista brilhante, destacando-se também como contista, cronista e ensaísta. Entre suas obras mais notáveis ​​estão “NUR na Escuridão” e “A Voz Submersa”. Além disso, o autor exerceu o cargo de diretor da Editora da UFSC entre 1983 e 1991, e deixou um legado como jornalista, roteirista e crítico literário.

O escritor acumulou diversos prêmios ao longo de sua trajetória, incluindo o prestigioso título de melhor romance do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1999. Sua obra também foi agraciada com o prêmio Zaffari&Bourbon de melhor romance brasileiro publicado entre 1999 e 2000, além de ter recebido o reconhecimento da Academia Brasileira de Letras, que lhe conferiu o prêmio Machado de Assis. Na UFSC, Salim Miguel foi homenageado com o título de Doutor Honoris Causa.

O evento conta com a apresentação da professora Luciana Rassier, do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras(DLLE) da UFSC, uma pesquisadora dedicada à obra de Salim Miguel desde 2004. Além disso, o encontro contará com uma apresentação musical de Libertu, com a participação especial de Chovvve. Os participantes também terão a oportunidade de adquirir os livros de autor a preços promocionais.

Texto: Agecom/UFSC

ago
31
qui
PET-Varandão | Pretitudes | Existências pretas e resistências na UFSC @Varandão do CCE
ago 31@16:00 – 18:30

O Programa de Educação Tutorial dos cursos de Letras da UFSC (Pet-Letras) promove, na quinta-feira, 31 de agosto, o evento Pretitudes | Existências pretas e resistências na UFSC. A programação é parte do PET-Varandão e tem o objetivo de fazer uma conversa aberta sobre como as pessoas pretas vivem e existem na UFSC, seja trabalhando, estudando ou pesquisando. O evento será das 16h às 18h30h, na varanda do Centro de Comunicação e Expressão.

Convidades:

Sandra Maura da Silva | Funcionária Tercerizada da UFSC
Elisangela de Paula Pereira | Graduanda em Museologia
Luck Yemonja Banke | Graduando em Filosofia
Nôfa Rudy Malick | Graduando em Direito
Kelly Silgado | Graduanda em Letras – Libras
Chaiane Guterres | Graduanda em Serviço Social
Camila Medeiros | Graduanda em Letras-Libras

Mediação: Taynara Muller (bolsista acessibilidade PET-Letras | Graduanda Letras Libras)

O PET Varandão é um projeto que prevê diálogos abertos, no Varandão do CCE, de temas que dizem respeito à vida, à subjetividade e às vulnerabilidades dos corpos dos discentes. A primeira edição ocorreu em novembro do ano passado, debatendo a temática LGBTQIA+. Nesta edição, uma servidora terceirizada, dois graduandos e quatro graduandas estão entre os convidados.

Igrejinha Musical | recital de violão com Tal Hurwitz @Igrejinha da UFSC
ago 31@19:00 – 21:00

O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com parceria do programa de extensão “Ponteio – Violão na UDESC” da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – apresenta na próxima quinta-feira, dia 31 de agosto,  às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista israelense Tal Hurwitz. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Tal Hurwitz

Violonista clássico, conquistou aclamação internacional em shows e masterclasses em todo o mundo, mostrando sua reputação de maestria técnica e clareza artística. Sua devoção pela música, desejo de beleza e estética na interpretação, e sua busca constante por combinar o antigo com o novo levaram a uma extensa carreira de performance, incluindo locais notáveis como a Casa da Música de Moscou, o Großer Saal do Stiftung Mozarteum e a Sala de Espetáculos no México.

Tal Hurwitz. Foto: divulgação.

Desde que se formou na Universidade Mozarteum, Tal se apresentou e ministrou master classes em festivais em todo o mundo, incluindo; o Festival Hispanoamerica de Guitarra (México), Guitar Foundation of America (EUA), Petrer Guitar Festival (Espanha), Forum Guitar Wien (Áustria), Guitar Art Festival (Sérvia), International Guitar Festival J.K Mertz (Eslováquia) e Essonne Guitar Festival (França).

Ele já se apresentou com orquestras como a New Russian Symphony Orchestra e a Camerata Salzburg.  Além disso, ele foi premiado como intérprete e compositor em vários prêmios internacionais competições incluindo; o Boston Guitar Composition Competition para sua sonata solo para violão, Concurso Internacional de Compositores Michele Pittaluga para sua Sonata para Dois Violões “Omaggio a Olivier Messiaen”, Sinaia International Guitar Competition (Romênia), Internationaler Gitarrenwettbewerb Nürtingen (Alemanha), Norba Caesarina International Guitar Competition, Cáceres, (Espanha).

Tal Hurwitz possui dois diplomas de bacharel e um mestrado em música, obtidos enquanto estudava sob alguns dos pedagogos mais renomados do mundo, primeiro em Israel com Joseph Urshalmi e depois na Europa com Costas Cotsiolis, Marco Tamayo e Carlo Marchione. Além disso, ele estudou composição com Adam Stratyevsky. Compositores de classe mundial dedicaram obras a ele, como; Nikita Koshkin, Daniel Akiva, Wulfin Lieske e Ariel Man.

Além das atividades artísticas, Tal é um professor dedicado e entusiasmado, que já trabalhou com inúmeros estudantes, professores de violão e amantes do violão de todo o mundo. A gravação de estreia de Tal, “Guitar Recital” está sendo difundida este ano pela Emmaya Records. Para acompanhar Tal Hurwitz e escutar seu trabalho, siga-o em suas redes sociais: Instagram | YouTube

Programa de Extensão “Ponteio – Violão na Udesc

A palavra ‘ponteio’ deriva do termo ‘punteado’, que se refere a uma técnica de dedilhado do violão flamenco oposta ao ‘rasgueado’, mas também uma técnica que vem da guitarra barroca, instrumento que no Brasil desenvolveu-se na conhecida viola caipira. O ‘ponteio’ é, em suma, o ato de dedilhar a viola, constituindo-se também em uma forma musical tipicamente brasileira que serve como um prelúdio. ‘Ponteio – Violão na Udesc’ é um programa de extensão que abre espaço para o desenvolvimento da arte do violão na universidade, através de projetos que contemplem a performance do violão solo e em grupo, oficinas de ensino de instrumento, cursos de atualização e pesquisas acadêmicas relacionadas ao violão e ao seu repertório. Intimamente ligado à produção dos professores e alunos do curso de Bacharelado em Violão da Udesc, o programa procura estabelecer parcerias de cooperação com diversas instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, oferecendo à comunidade acadêmica e ao público de Florianópolis um panorama do que há de melhor da produção violonística contemporânea. No biênio 2024/2025, o Programa Ponteio apresenta os seguintes projetos: 

  1. Projeto Violão em Concerto;
  2. Projeto Duo de Violões Udesc;
  3. Projeto Fundamentos da Técnica Violonística.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Tal Hurwitz.

set
14
qui
Igrejinha Musical | recital de violão com Alisson Alípio @Igrejinha da UFSC
set 14@19:00 – 20:00

O “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com parceria do programa de extensão “Ponteio – Violão na UDESC” da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – apresenta na próxima quinta-feira, dia 14 de setembro às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista Alisson Alípio. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Alisson Alípio

Alisson Alípio. Foto: divulgação.

Iniciou os estudos musicais com o pai, o engenheiro e violonista Alípio Cardoso Monteiro. Nos períodos de formação e graduação, estudou com o professor Luiz Cláudio Ribas Ferreira – com quem concluiu o bacharelado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e, na pós-graduação, com o professor Daniel Wolff, tendo obtido os títulos de mestre e doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em cursos e festivais teve orientação de didatas como Abel Carlevaro, Alvaro Pierri, Eduardo Fernández, Fábio Zanon e Henrique Pinto. Como intérprete, foi laureado nos seguintes concursos:

  • XVIII Concurso Latino Americano de Violão da Escola de Música Rosa Mística;
  • XIV Concurso Nacional de Violão do Conservatório Musical Souza Lima;
  • III Concurso de Interpretação Musical da Arte & Som Escola de Música;
  • IV Concurso Internacional de Violão César Cortinas (Uruguai);
  • III Concurso de Violão da Faculdade Cantareira;
  • II Concurso Eustáquio Grilo, da Associação Brasiliense de Violão.

Participou da gravação dos CD’s Violão Brasileiro, Releitura e O violão plural de Waltel Branco. Dedicados, respectivamente, a um recorte do cenário brasileiro do violão de concerto, às homenagens do Maestro João José Felix Pereira e às obras para violão do compositor Waltel Branco. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná – Campus I (Embap), orientador no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição e um dos líderes do Grupo de Estudos em Perfomance Musical e do Grupo de Pesquisa em Violão, nos quais dedica-se à pesquisa das teorias e processos de digitação e dedilhado ao violão.

Programa de Extensão “Ponteio – Violão na UDESC

A palavra ‘ponteio’ deriva do termo ‘punteado’, que se refere a uma técnica de dedilhado do violão flamenco oposta ao ‘rasgueado’, mas também uma técnica que vem da guitarra barroca, instrumento que no Brasil desenvolveu-se na conhecida viola caipira. O ‘ponteio’ é, em suma, o ato de dedilhar a viola, constituindo-se também em uma forma musical tipicamente brasileira que serve como um prelúdio. ‘Ponteio – Violão na UDESC’ é um programa de extensão que abre espaço para o desenvolvimento da arte do violão na universidade, através de projetos que contemplem a performance do violão solo e em grupo, oficinas de ensino de instrumento, cursos de atualização e pesquisas acadêmicas relacionadas ao violão e ao seu repertório. Intimamente ligado à produção dos professores e alunos do curso de Bacharelado em Violão da UDESC, o programa procura estabelecer parcerias de cooperação com diversas instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, oferecendo à comunidade acadêmica e ao público de Florianópolis um panorama do que há de melhor da produção violonística contemporânea. No biênio 2024/2025, o Programa Ponteio apresenta os seguintes projetos:

  1. Projeto Violão em Concerto;
  2. Projeto Duo de Violões UDESC;
  3. Projeto Fundamentos da Técnica Violonística.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

set
29
sex
Livro na Praça | José Martí e a Revolução Latino-Americana @Igrejinha da UFSC
set 29@18:00 – 20:00

Foto: Divulgação Editora UFSC

A próxima edição do projeto Livro na Praça abordará a história e a luta pela independência da América Latina, com o tema José Martí e a Revolução Latino-Americana. A atividade ocorre nesta sexta-feira, 29 de setembro, às 18h na Igrejinha da UFSC, localizada na Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis. O evento é gratuito e aberto ao público. Será conduzido por Denise Araújo, professora de história do Instituto Federal de Santa Catarina e integrante da Associação Cultural José Martí. Haverá também apresentação musical com João Paulo Souza.

“José Martí, figura emblemática na história latino-americana, desempenhou um papel fundamental na busca pela independência e unidade das nações latino-americanas no final do século XIX. Seu comprometimento com a causa da liberdade e sua visão de uma América Latina unida contra a opressão estrangeira o transformaram em um dos principais pensadores e líderes revolucionários da época. Martí acreditava que a verdadeira revolução latino-americana não apenas envolvia a luta pela independência política, mas também a busca por justiça social, igualdade e inclusão. Sua obra e seu ativismo político inspiraram gerações de latino-americanos a se unirem em prol de um continente mais justo e autônomo, deixando um legado que continua a ressoar na América Latina até hoje”, diz Denise Araújo.

Em destaque, o livro Um trabalhador na revolução latino-americana (Editora da UFSC, 2005, ISBN  8532803237), de Silvio de Souza Gomes. “Neste livro o autor relata sua experiência de militante no Brasil, Uruguai, Chile e Panamá. Em função do quadro político brasileiro, Silvio Gomes opta pela luta armada contra a ditadura militar”, completa a professora.

out
5
qui
Igrejinha Musical | Duo Araçá @Igrejinha da UFSC
out 5@19:00 – 20:00

O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, 05 de outubro, às 19h na Igrejinha da UFSC, um concerto do Duo Araçá. O Duo Araçá trás consigo um repertório autoral denominado pela dupla de músicos como música universal, que contempla diversos ritmos/gêneros musicais, sempre flertando com a liberdade do jazz. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Duo Araçá

O Duo, formado por Charles Espíndola (violino) e Pedro Germer (violão), começou suas atividades em 2019, com o principal intuito de criar e dar vazão ao forte pulso criativo dos integrantes. Com um repertório autoral e calcado no que chamamos de música universal – que mescla diversos ritmos/gêneros musicais com a liberdade do jazz, a dupla passeia por sonoridades ora contemplativas, ora dançantes. Inspirados em grandes artistas como: Alegre Corrêa, Toninho Horta e Hermeto Pascoal, o duo busca proporcionar essa imersão sensorial que estimula a imaginação do ouvinte, o levando a desbravar um universo lúdico, que habita em cada um de nós.

Pedro Germer

Pedro Germer. Foto: divulgação.

Nascido em 13/03/1993 em Florianópolis, aprendeu seu primeiro instrumento aos 12 anos – sendo este a bateria -, violão aos 13 e guitarra elétrica aos 14. Em 2009, ganhou o concurso Pepsi Música de bandas colegiais do sul do Brasil, junto da banda de rock Jack Off. Como premiação, gravou seu primeiro EP contendo 5 faixas em estúdio e também a abertura do show da Pitty, no Pepsi On Stage, em Porto Alegre. De lá pra cá, atuou no conjunto “Flangos Bangos”, que circulou e fomentou a cena emergente dos festivais independentes e alternativos do sul. Trabalhou ao lado do cantor e multiartista congolês Gloire Ilonde, do quinteto de guitarras “Corda, Madeira e Marfim”, trabalha junto das cantoras e compositoras Iara Germer e Anis de Flor, assim como compõe a banda “Mang” e o trio instrumental “Grillo e os Mosquitos”.

Charles Espíndola

Pedro Germer. Foto: divulgação.

Nascido em 03/04/1993, iniciou suas atividades tocando música erudita em  orquestras – inicialmente tocando viola de arco e posteriormente violino. Após algum tempo, se  envolveu com a música popular, passando a incorporar toda a diversidade da música brasileira e suas linguagens no seu modo de tocar. Atualmente, tem um sólido trabalho com grupos de forró de Florianópolis e região, assim como na música instrumental – atuando junto de músicos como Rafael Callegari, Alegre Corrêa e Trovão Rocha.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.

📺 Assista os recitais do Igrejinha Musical na Playlist do YouTube.

out
20
sex
Projeto Lola | “Uma terra onde o outro povo vive” @Sala 247 - Bloco A - Centro de Comunicação e Expressão - CCE
out 20@13:00 – 15:00

Será realizado nesta sexta-feira, 20 de outubro, às 13h, o encontro presencial do Laboratório Feminista de Literatura Atual, o Projeto Lola. A atividade ocorre na sala 247, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e terá como tema os poemas de Uma terra onde o outro povo vive (1973), uma das três obras reunidas no livro Entre nós mesmas, poemas reunidos (2020), de Audre Lorde.

O evento é aberto à comunidade, não sendo necessário vínculo com a universidade. Para isso, basta enviar uma mensagem para meritxellhmarsal@gmail.com e solicitar a participação. O Lola é um grupo que se reúne para ler e discutir literatura contemporânea, sob um olhar feminista. São reuniões quinzenais, uma presencial na UFSC e outra em formato remoto. As propostas de leitura surgem de quem faz parte dos encontros. As obras são discutidas horizontalmente e a reflexão parte de um viés feminista que coloca a atenção sobre as múltiplas opressões da sociedade capitalista. 
Informações: instagram.com/lola_ufsc

Livro na Praça | “Vida Marinha de Santa Catarina” de Alberto Lindner @Igrejinha da UFSC
out 20@18:00 – 20:00

O Projeto Livro na Praça, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da UFSC, apresenta o livro Vida Marinha de Santa Catarina como tema do próximo encontro. O evento acontecerá na sexta-feira, dia 20 de outubro, às 18h, na Igrejinha da UFSC, e contará com a participação do professor do Departamento de Ecologia e Zoologia, Alberto Lindner, que coordenou a obra, e de duas educadoras do ensino fundamental de Florianópolis.

A entrada é franca e não requer inscrição prévia. O livro estará à venda com desconto especial no local do evento. A obra pode ser encontrada na livraria da Editora da UFSC, localizada no Centro de Eventos da UFSC, e também na livraria virtual.

Sobre o livro

O livro é um guia ilustrado resultado do empenho de setenta e oito autores de capítulos, e de fotógrafos, que reúne informações sobre as principais espécies de organismos marinhos encontrados no litoral catarinense. A obra é inspirada em um trabalho similar – The Marine Life of  Bootless Bay, Papua New Guinea -, de Mark Baine e David Harasti. Além de auxiliar na identificação da biodiversidade marinha, o livro também oferece dicas de como aproveitar o mar como recurso pedagógico, com sugestões de atividades e roteiros para professores e alunos.

Neste sentido, o evento contará também com duas educadoras que compartilharão suas experiências com o uso do livro e do mar como “sala de aula”. São elas: Narjara Zimmermann, da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus), e Rosângela Teixeira Garcia, da Escola do Mar (Canasvieiras).

A publicação aborda a prática do mergulho em Santa Catarina, trazendo um panorama geral que indica desde bons pontos de mergulho, temperatura da água, visibilidade, até boas práticas para uma conduta consciente durante os mergulhos a fim de se preservar a vida marinha.

“Recheado de fotos coloridas, é o primeiro guia para identificação que reúne em um único volume espécies de algas, invertebrados, peixes, tartarugas, aves e mamíferos marinhos voltado exclusivamente para a vida marinha da costa do Brasil”, analisa Osmar Luiz Jrna Revista Mergulho.

Informações: Editora UFSC

out
31
ter
Rei Angolano visita a UFSC @Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)
out 31@19:30 – 21:30

Rei Tchongolola Tchongonga – Ekuikui VI. Foto: reprodução.

De 31 de outubro a 2 de dezembro será realizado o evento 48 anos de independência de Angola – Quais caminhos e perspectivas seguir?, por meio de seminários, atividades esportivas e celebrações, a ação abordará questões culturais, linguística, históricas relacionadas ao país angolano. As atividades do evento ocorrerão na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), virtualmente no Instagram @africa.sensation, na Escola Beatriz de Souza Brito e na Servidão Crescêncio Francisco Mariano.

Na próxima terça-feira, 31 de outubro, a abertura do evento receberá a ilustre presença do Rei Tchongolola Tchongonga – Ekuikui VI, que é considerado o monarca do maior grupo étnico de Angola, os Ovimbundos. O evento será realizado às 19h30 no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A Fala Magna do Rei Ekuikui VI contará com a presença da Diretora do Instituto Kadila, representantes da Embaixada de Angola no Brasil, do Consulado Geral de Angola no Brasil, da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e da UFSC.   

Aos 39 anos, o Rei Tchongolola Tchongonga “Ekuikui VI” é o 37º soberano do reino subnacional do Bailundo, localizado na região central de Angola. O reino do Bailundo foi Estado pré-colonial africano dos povos Ovimbundu e surgiu no Planalto Central de Angola em meados de 1700. A região possuía autoridade tanto política quanto econômica, abrangendo as províncias do Huambo, Benguela, Kwanza Sul, Bié e uma parte da Huíla. O Rei Ekuikui VI é formado em Direito, poliglota, fala quatro línguas, uma delas é o Umbundu, língua oficial do Reino do Mbailundo, tem fluência na língua francesa, portuguesa e inglesa.

O Rei Ekuikui VI estará no Estado de Santa Catarina no período de 30 de outubro a 2 de novembro de 2023, o monarca participará eventos culturais e se encontrará com representantes do movimento negro e organizações da sociedade civil para debater iniciativas de promoção da cultura africana no Brasil. A visita também busca contribuir para estudos sobre a cultura africana, que está presente de várias formas na sociedade brasileira, por meio de ritmos, tradições e cultura angolana. Além de Santa Catarina a comitiva passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

O evento 48 anos de independência de Angola – Quais caminhos e perspectivas seguir? é uma realização da Associação de Angolanos em Florianópolis (ASSAF) e Instituto Kadila, na UFSC a ação conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter).

Programação – 48 anos de independência de Angola

31 de outubro | 19h30 – Abertura: Fala Magna do Rei Ekuikui VI
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – Bloco B

7 e 8 de novembro | 19h – Seminário 48 Anos de Independência De Angola
Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária (BU)

9 de novembro | 20h30 – Live 48 Anos de Independência de Angola
Instagram @africa.sensation

18 de novembro | 9h às 20h – Torneio Internacional de Futsal 48 Anos de Independência de Angola
E.B Beatriz de Souza Brito – Rua Dep. Antônio Edu Vieira, 600 – Pantanal, Florianópolis – SC

2 de dezembro | 20h – Festa da Dipanda de Angola
Servidão Crescêncio Francisco Mariano, 149, Pantanal, Florianópolis – SC


Informações: Associação dos Angolanos em Florianópolis | instagram.com/assaf.angofloripa | 48 99188-6966

Texto: divulgação SeCArtE – com informações de Nataniel Cassoma, terra.com.brunivali.br e almapreta.com.br

nov
10
sex
Livro na Praça | Divina Comédia: Inferno @Igrejinha da UFSC
nov 10@18:00 – 20:00

O lançamento da tradução do primeiro volume da obra Divina Comédia: Inferno, de Dante Alighieri, será realizado nesta sexta-feira, 10 de novembro, às 18h, durante o Livro na Praça. O evento, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), é gratuito, aberto à comunidade, e será realizado na Igrejinha da UFSC, localizada em frente à Praça Santos Dumont, bairro Trindade, em Florianópolis.

O encontro será conduzido pelas professoras do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC Maria Teresa Arrigoni e Silvana de Gaspari. Elas compartilharão o processo de tradução da obra de Dante e discutirão os princípios tradutórios que nortearam o trabalho, a construção das notas para tornar a leitura mais acessível ao público brasileiro, além de explorar as ideias do autor na sua “viagem ao mundo dos mortos”.

Os participantes também poderão fazer perguntas, participar do debate a respeito da obra e haverá uma apresentação musical do pianista Michel Antoniolli. Para aqueles que se interessarem em adquirir o livro, serão disponibilizados exemplares para venda no local. A entrada é franca, limitada à capacidade do local de até 80 pessoas.

nov
16
qui
Igrejinha Musical | Brandão Instrumental @Igrejinha da UFSC
nov 16@19:00 – 20:00

O Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, dia 16 de novembro às 19h, na Igrejinha da UFSC, o recital de música de câmara Brandão Instrumental, em homenagem ao compositor José Vieira Brandão. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

A realização deste recital conta com a presença da pianista Mauren Frey, o violinista Juan Rossi e o violoncelista Franklin Martins, dedicando à obra instrumental de câmara do compositor José Vieira Brandão (1911-2002). Tratam-se, majoritariamente, de obras manuscritas raras que o compositor organizou ainda em vida e disponibilizou ao Museu Villa-Lobos (RJ). Contudo, a maioria destas obras não foi trazida a público por gravações e performances e têm sido objeto de resgate, pesquisa e divulgação pelos músicos.

José Vieira Brandão (1911-2002) tornou-se conhecido principalmente por sua proximidade com Villa-Lobos e como um dos principais pianistas responsáveis pela estreia de obras do ícone da música brasileira para concerto na primeira metade do século XX. Apesar disso, Brandão teve sua voz e seu lugar, e esteve atento às mais variadas manifestações artísticas no Brasil, além de deixar um importante legado para a música brasileira. Trabalhando ao lado de Villa-Lobos, Brandão compôs grande parte de suas obras em meio a intensa atividade como pianista em turnês pelo Brasil e Estados Unidos. Estas atividades permitiram que Brandão tivesse um largo contato com composições e que fosse influenciado pela estética nacionalista.

Programa:

José Vieira Brandão (1911-2002)

Canto Sertanejo (1939) para Piano e Violino

Sonata (1955) para violoncelo e piano

Allegro Moderato
Andante Allegreto Scherzando
Molto Moderato
Rondó

Trio (1962) para Violino, violoncelo e piano

Allegro com Moto
Quase Largo
Allegro Moderato

Músicos/a: 

Mauren Frey

Pianista, foi diversas vezes premiada em concursos de piano e música de câmara durante seu período de formação. É professora adjunta de piano do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutora em Música – Práticas Interpretativas – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Bacharel em Piano pela mesma Universidade. Exerce intensa atividade como camerista e concertista evidenciando principalmente o repertório brasileiro para variadas formações instrumentais. Realiza contínua atividade de pesquisa explorando o repertório da música brasileira de concerto e entrelaça sua pesquisa à prática artística, com ênfase na obra de José Vieira Brandão. Como docente atende alunos de graduação e extensão e tem sido convidada para palestras e conferências sobre o ensino do piano no Brasil. Atualmente está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Música da Udesc para Pós-Doutorado.

Juan Rossi

Violinista reconhecido por sua presença marcante no palco e execução repleta de musicalidade e expressividade, o catarinense transita por um repertório que vai do Barroco ao Contemporâneo. Sob a orientação do renomado violinista e concertista Benjamin Schmid, recebeu o título de Mestre das Artes, na categoria de “Violino Solo”, na Universität Mozarteum Salzburg (Áustria), obtendo nota máxima em seu recital de formatura. Sua trajetória na Orquestra Municipal de São Paulo ressalta seu talento como músico orquestral, enquanto sua carreira internacional é marcada por uma bem-sucedida turnê na China com o Duo Maxime Chordis.

Franklin Martins 

Violoncelista, é formado como violoncelista pela Unesp e mestrando em performance na UFRN. Durante 13 anos foi patrocinado pelo Bradesco através da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP em temporadas na Sala São Paulo e nos principais teatros do Brasil. Também foi integrante das orquestras de Santo André, Experimental de Repertório e chefe de naipe da Gru Sinfônica. Hoje é coordenador e professor do projeto Neojiba, principal projeto social que é reconhecido internacionalmente por seu empenho em ensinar música clássica no estado da Bahia. Diretor musical da Viajart Foundation (Áustria), fundação que é voluntário ensinando música para jovens em situação de alta vulnerabilidade, em comunidades e regiões com dificuldade de acesso ao ensino de música.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Assista as apresentações do Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.

>> Serviço

O quê: Recital de música de câmara “Brandão Instrumental” | Igrejinha Musical
Quando: 16/11/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | @igrejinhamusical

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Mauren Frey.

nov
22
qua
Projeto 12:30 | Mana Moa Mc @Praça da Cidadania da UFSC, em frente ao prédio da Reitoria I
nov 22@12:30 – 13:30

Na quarta-feira, dia 22 de novembro, o palco do Projeto 12:30 recebe o show da artista Mana Moa Mc. A apresentação tem início às 12h30 e integra a programação do Novembro Negro na UFSC. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade em Florianópolis.

Sobre a artista

Mana Moa Mc, rapper e produtora cultural ativa no cenário do Hip Hop em Florianópolis, é mãe de dois filhos e se destaca por sua atuação em prol dos direitos e equidade social. Ao longo de seus 8 anos de carreira, participou de eventos com renomados artistas brasileiros, lançando em 2022 seu primeiro álbum, “Mun.Duo”, com estreia na abertura do show de Criolo. Além do Hip Hop, Mana Moa também se envolve na cultura Reggae e colabora em projetos sociais desde 2011. Fundadora do “Portal Pretas Power” em 2022, busca dar visibilidade às artistas pretas de Florianópolis e região. Recentemente contemplada no Edital Estadual de Cultura de SC Elisabete Anderle, lançou em novembro um álbum visual, “M3 Mulher, Mãe e Mc”, composto por 5 clipes autorais disponíveis em seu canal do YouTube.

Sobre o Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).  O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras,  apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC, no InstagramFacebook e no canal do YouTube do Projeto 12:30.

nov
23
qui
Igrejinha Musical | recital de violino Juciane Barbosa @Igrejinha da UFSC
nov 23@19:30 – 20:30

O Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h30 na Igrejinha da UFSC, recital de violino da violinista Juciane Barbosa. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.

Juciane Domingues Barbosa

Iniciou seus estudos de violino em um projeto de música da igreja Assembleia de Deus de Florianópolis em 2012. Desde lá atua como violinista em diversos grupos musicais e em orquestras da grande Florianópolis. Participou de diversos festivais de música pelo país, como o Festival internacional de música de Santa Catarina FEMUSC, Festival internacional de música de Lages, Festival música no mar de minas, Festival internacional de música de Ivoti RS, dentre outros.

Em 2022, foi premiada com uma bolsa de estudos para realizar um intercâmbio em Évora, Portugal. Atualmente cursa a oitava fase do bacharelado em violino na UDESC. O recital de violino será destinado à performance artística da etapa final do curso de bacharelado em violino da UDESC. No programa teremos obras de Bach, Kodály e Saint Saens

Músicos acompanhantes 

Lucas Ropelato Voltolini

Iniciou seus estudos aos 6 anos de idade com aulas de piano na Casa e Cultura em Jaraguá do Sul sob as orientações da professora Mercedes Doege e após 4 anos de aulas iniciei os estudos no violoncelo com o professor – in memoriam – Ricardo Feldens, também sob sua batuta nos grupos de câmara e camerata da SCAR em Jaraguá do Sul. Com meu retorno aos estudos do mesmo instrumento aos 13 anos de idade, ingressei no Projeto Social Música Para Todos, onde fui aluno do professor Augusto Gruetzmacher por 4 anos e no meu segundo ano de Projeto fiz o processo seletivo da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, onde sou músico-fila até o presente.

Por indicação do professor Augusto, ingressei na vida acadêmica com o seu professor, Hans Twitchell. Estudo com Hans há aproximadamente 4 anos e, por ter adquirido bagagem satisfatória por conta de minha proximidade a outros discentes da UDESC, incorri à uma vaga na universidade, e, atualmente, estou encerrando meu sexto semestre no curso Bacharelado em Música – Opção: Violoncelo. Atualmente, atuo como professor na Camerata Florianópolis e sou chefe de naipe dos violoncelos da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.

Helena Scheffel

Pianista, camerista e correpetidora. Já trabalhou como pianista em óperas no Teatro Municipal de São Paulo. A musicista foi integrante da Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo (OSESP), do quinteto D’Elas e do trio Ad Libitum. Scheffel trabalhou em inúmeros duos com músicos renomados.

Programa:

Johann Sebastian Bach – Partita no 2 em D menor

  1. Allemanda
  2. Corrente
  3. Sarabanda
  4. Giga
  5. Ciaccona

Duo para violino e violoncelo Kodály

Charles Camille Saint-Saëns – Concerto para violino no 3, op 61 em B menor

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Veja as últimas apresentações do projeto disponíveis no canal do YouTube do DAC.

Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto: @igrejinhamusical

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Juciane Domingues Barbosa.

nov
28
ter
Cancelado | II Encontro de Corais Universitários da UFSC @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 28@19:30 – 22:00

A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunica que em virtude das fortes chuvas que estão ocorrendo na região da Grande Florianópolis, o evento II Encontro de Corais Universitários da UFSC foi cancelado. Desse modo, as apresentações dos corais que estavam previstas para esta terça-feira, 28 de novembro, às 19h30 no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC foram suspensas para uma nova data que será posteriormente anunciada.

A SeCartE lamenta o ocorrido e agradece à compreensão.

nov
29
qua
I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda | Dos Cadernos Negros às antologias contemporâneas: a artesania da cena @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 29@19:00 – 20:30

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda | Dos Cadernos Negros às antologias contemporâneas: a artesania da cena
Convidada/o: Jeovania P. e Cuti
Mediação: Plínio Camillo

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

nov
30
qui
I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Palestra | A literatura do século XIX: Úrsula, de Maria Firmina dos Reis @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 30@9:00 – 11:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Palestra | A literatura do século XIX: Úrsula, de Maria Firmina dos Reis
Convidado: Eduardo Assis Duarte
Mediação: Maria Aparecida Rita Moreira

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Roda de Conversa | Literatura Indígena Guarani em Santa Catarina: Palavras do Xeramõi, de Adão Karai Tataendy Antunes @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 30@15:00 – 17:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Roda de Conversa | Literatura Indígena Guarani em Santa Catarina: Palavras do Xeramõi, de Adão Karai Tataendy Antunes
Convidada/o: Eliziane Jerá Antunes e Natan Karaí Almeida Evaristo
Mediação: Ivanir Maciel

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Sarau Literário – Abrasabarca | Lançamentos de livros e sessões de autógrafos @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 30@17:00 – 18:30

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Sarau Literário – Abrasabarca
✍️ Lançamentos de livros e sessões de autógrafos

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda: A literatura contemporaneíssima produzida em Santa Catarina @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
nov 30@19:00 – 20:30

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda: A literatura contemporaneíssima produzida em Santa Catarina
Convidadas/o: Luciana Tiscoski, Cristiano Moreira e Isadora Krieger
Mediação: André Soltau

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

Igrejinha Musical | Josué Silva @igrejinha da ufsc
nov 30@19:00 – 20:30

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), apresenta mais uma edição do projeto “Igrejinha Musical”. Nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, às 19h, a Igrejinha da UFSC será palco do show intitulado “Delícia do Sul”, de Josué Silva.

Josué Silva

Natural do bairro de Florianópolis, aprendeu a tocar violão com Canhola (seresteiro que frequentava o pequeno armazém de seu pai), onde havia cantorias e festas. Aprendeu algumas técnicas com o violonista Saul Lessa, que também vivia no mesmo bairro.

O show intitulado “Delícia do Sul” é parte de um resgate de 38 anos no meio musical florianopolitano – e não só isso, é o resgate de músicas de compositores da ilha e de Santa Catarina. É o reconhecimento de talentos que visam, num todo, a amostragem de nossa gente, hábitos, cultura e capacidade criativa através de uma seleção musical resumida, porém, numa visão inspirada de nossos compositores e poetas. Não apenas o resgate  da convivência com artistas Catarinenses de todas áreas, mas é a demonstração de amor e agradecimento a esta terra.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Veja as últimas apresentações que ocorreram no projeto disponíveis no canal do YouTube do DAC.

Confira o repertório:

Delícia do Sul – Josué Silva
Meu Lugar – JAALuna
Minha Ilha – Mirandinha
Num Cantinho Qualquer – Zininho
Universal – Reginaldo Monticelli & Manoel Nunes
Minha lagoa – Luiz Henrique Rosa
Jardim de Ilusão – José Cardoso Maestro zequinha
Lagoa da Conceição – Neco
Deusa Egípcia – Josué Silva
Fugindo pra Costa – Rolando Lisboa de Melo & Reizinho
Gaivota da Ilha – Regina Rosa
Belo – Jorge lacerda
Gemido – Josué Silva & Victor Soto Roja

Concerto | Coral, Orquestra de Câmara da UFSC e Coral de Iniciantes @Auditório do EFI
nov 30@19:30 – 21:30

Nesta quinta-feira, 30 de novembro, às 19h30, o auditório do EFI na UFSC será palco de uma noite musical protagonizada pelo Coral da UFSC, a Orquestra de Câmara da UFSC e Coral de Iniciantes, sob a regência de Miriam Moritz, que apresentarão trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre.

A proposta é apresentar um repertório cuidadosamente selecionado, abrangendo tanto músicas populares quanto eruditas, de autores brasileiros e internacionais. O evento, aberto ao público em geral e de entrada franca, busca não apenas mostrar as produções artísticas, mas também fortalecer os laços entre a universidade e a comunidade local.

Coral da UFSC: 

Ativo desde 1963, o Coral da UFSC desempenha papel destacado no cenário coral catarinense e brasileiro. Com repertório focado na música nacional, o coral integra a cultura à vida universitária, contando com cerca de 45 membros, incluindo alunos, docentes, técnico-administrativos e membros da comunidade externa.

Orquestra de Câmara da UFSC

Iniciada em 2009, a Orquestra de Câmara da UFSC oferece espaço para músicos, promovendo música erudita e popular. Além de enriquecer o ensino-aprendizagem, a orquestra contribui para a interação entre a universidade e a sociedade, incentivando a cultura local.

Coral de Iniciantes: 

Parte de um convênio entre UFSC e Udesc, o Coral de Iniciantes, supervisionado por Miriam Moritz, oferece iniciação ao canto popular em grupo. A oficina, ministrada por estudantes da Udesc, abrange técnica vocal, percepção musical e canto em conjunto.

Regente Miriam Moritz: 

Miriam Moritz, formada pela Udesc, regente do Coral da UFSC desde 2004, destaca-se não apenas por sua regência, mas também por contribuir significativamente para o cenário musical da UFSC. Com trajetória internacional como flautista na Europa, Moritz é coordenadora e regente do Madrial e da Orquestra de Câmara da UFSC desde 2009, com especialização em musicoterapia pela Unisul e mestrado pela UFSC.

O Concerto é uma realização do Departamento Artrítico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

>> Serviço

O quê: Concerto de encerramento do ano
Quando: 30/11/2023 | quinta-feira| 19h30
Onde: Auditório do EFI | Campus Trindade
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
Informações: coraldaufsc@contato.ufsc.br

dez
1
sex
Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda | Festivais Literários de Norte a Sul de SC @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 1@15:00 – 17:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda | Festivais Literários de Norte a Sul de SC
Convidada/os: Gika Voigt, Carlos Henrique Schroder e Arnaldo Russo
Mediação: Demétrio Panarotto

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda | Slam: que bicho é esse? @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 1@17:00 – 18:30

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda | Slam: que bicho é esse?
Convidadas/o: Atena Beauvoir, Isabela Rodrigues e Luan Renato Telles

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Mesa-Redonda | A Literatura Afro-Latinoamericana @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 1@19:00 – 20:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Mesa-Redonda | A Literatura Afro-Latinoamericana
Convidada: Rosa Campoalegre
Mediação: Paulo Vinicius Baptista da Silva

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | show da sambista catarinense Dada Varella @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 1@20:00 – 21:30

O I Festival Literário da UFSC (FLUSC) recebe na próxima sexta-feira, 01 de dezembro, às 20h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o show musical A Voz do Morro da sambista catarinense Dada Varella. A apresentação é gratuita e aberta para toda comunidade.

Sobre Dada Varella

Nascida e criada o Morro da Caixa (centro de Florianópolis), foi incen8va pelo seu pai Altair Varella desde criança a cantar samba na janela de casa junto com seus tios Dirce, Altamiro Varella e Pedro Paulo Martins com seus instrumentos musicais. Nascia ali uma sambista Catarinense, com uma voz rouca e única para o mundo do samba. Porém sua mãe nunca aprovou seu desejo de cantar samba, assim como incen8vava seu pai.

Aos 13 anos Dada começava a caminhar nas rodas de samba que aconteciam no morro em que vivia; e se apaixonava cada vez mais pelo samba, começando a criar seus gostos musicais e seu repertório através das grandes referencias que hoje fazem parte de sua trajetóri

No ano de 2016 sua mãe veio a falecer e num certo momento antes de sua morte falou para DADA “Luciana, te abençoou para cantar SAMBA, mas, não quero que sejas só mais uma!”. Diante da fala de sua amada mãe, Dada Varella decidiu que nunca mais deixaria o samba morrer dentro de si, e que seu caminho era o samba e que sua voz é A Voz do Morro.

Show: A Voz do Morro

A Voz do Morro conta e canta sua trajetória no samba, com raízes únicas e que são referencias e potencias para Dada Varella, um repertório com grandes clássicos do samba como: Jovelina Perola Negra, Alciona, Dona Ivonne Lara, Beth Carvalho, Leci Brandão, Candeia, Reinaldo, Maria Rita, Clara Nunes e entre outros.

O Show conta com 1h30min de apresentação onde Dada passeia por grandes clássicos e músicas que agitam o publico do samba. E fazendo assim homenagens as suas referencias.

A primeira edição do Festival Literário da UFSC será realizada de 29 de novembro a 02 de dezembro no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no campus Trindade, em Florianópolis. O evento é uma ação da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

dez
2
sáb
Aniversário da UFSC – 63 anos | I Festival Literário da UFSC – FLUSC | Roda de conversas, contação de histórias, sessão de autógrafos e lançamento de livros ao redor da Literatura para infância e juventude @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 2@10:00 – 13:00

📚 I Festival Literário da UFSC – FLUSC | de 29/11 a 02/12

👉 Roda de conversas, contação de histórias, sessão de autógrafos e lançamento de livros ao redor da Literatura para infância e juventude
Presenças Confirmadas: Cristina Santos, Eliane Debus, Marta Novakoski Costa da Silva (Martinha), Priscila Freitas, Rosane Cordeiro

ℹ️ Mais informações e programação completa: secarte.ufsc.br/festival-literario-da-ufsc

O Festival Literário é um convite para uma imersão no universo dos diferentes gêneros literários, com foco na promoção da leitura e na formação do leitor literário.

Palestras, mesas-redondas, roda de conversas, saraus, Feira de Livros com lançamentos e sessões de autógrafos.

😀 Participe.

dez
4
seg
Aniversário da UFSC – 63 anos | Batalha do Conviva – aniversário um ano @Varandão do Centro de Cultura e Eventos
dez 4@16:20 – 18:20

Para o aniversário de um ano da Batalha do Conviva haverá discotecagem, mic aberto, pocket show, varal de poesia, batalha de sangue e batalha de conhecimento com premiação.

Mais informações: instagram.com/batalhadoconviva

dez
5
ter
Aniversário da UFSC – 63 anos | Sessão solene – Conselho Universitário @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 5@14:00 – 16:00

A cultura irá marcar presença na sessão solene do Conselho Universitário de aniversário de 63 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento contará com apresentações artísticas de dança, Coral e Orquestra da UFSC, e será realizado nesta terça-feira, 5 de dezembro, às 14h, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, no Campus de Florianópolis.

A Orquestra de Câmara e o Coral da UFSC terão regência da maestrina Miriam Moritz, do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esportes (SeCArtE) da UFSC. Mais ao final da sessão, será a vez da apresentação do aluno de artes cênicas Elerson Mario Silva Gomes. Ele irá apresentar uma dança performática com o tema Antes da coroa já existia o cocar, uma composição em defesa aos povos indígenas. De acordo com Elerson, a apresentação mostra  “um jovem que luta por seu povo na guerra contra a invasão territorial. Nada o deterá quando sua maior arma for a dança e ainda que calem sua voz, seu corpo jamais irá silenciar-se”.

Além das apresentações na sessão solene, a UFSC tem uma programação cultural para o aniversário da UFSC.

Homenagens

Durante a sessão, cinco professores serão homenageados pelos altos méritos profissionais e por relevantes serviços prestados à instituição em solenidade especial realizada pelo Conselho Universitário.

Os professores serão homenageados com a dignidade universitária de Professor Emérito, concedida a membro de pessoal docente aposentado. As honrarias serão destinadas a três docentes in memorian, já falecidos, e dois que recebem a homenagem em vida. Um deles receberá a dignidade de Mérito Universitário, destinada a personalidades nacionais ou estrangeiras, cuja contribuição ao ensino, pesquisa, extensão ou à causa universitária seja considerada de alta valia à coletividade ou à UFSC.

Aniversário da UFSC – 63 anos | Cortejo do “Boi de Mamão” @Sala Verde (lateral térrea da BU)
dez 5@15:00 – 17:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco do cortejo do Boi de Mamão na terça-feira, 05 de dezembro, a partir das 15h. O evento gratuito, organizado pela Sala Verde em parceria com a empresa Pense Com Arte, é a última atividade relacionada às “Oficinas de Brincantes”, que foram realizadas em outubro.

Todos os personagens que estarão presentes foram confeccionados com materiais reutilizáveis e, em comemoração aos 63 anos de história da UFSC.

A atividade estava prevista para iniciar no espaço da Sala Verde e finalizar na Praça da Cidadania, na frente da Reitoria da instituição. No entanto, em virtude da previsão de chuva, a atividade externa foi cancelada. Assim, o cortejo será realizado apenas para os estudantes do Colégio de Aplicação.

A iniciativa visa principalmente celebrar a cultura regional, e promete uma experiência festiva, tradicional e repleta de brincadeiras para as crianças que participam.

Mais informações: salaverde.ufsc.br