Agenda Cultural
Na quarta-feira, dia 28 de junho, acontece na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Parada Cultural LGBT+. A abertura do evento será com o show da Banda Orquidália, durante o Projeto 12:30. A ação é uma iniciativa do Departamento Artístico Cultural (DAC), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) em parceria com a Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe).
A programação tem início às 12h. É gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina, em frente ao prédio da Reitoria I, no campus da Trindade em Florianópolis.
Parada Cultural LGBT+ da UFSC
A data de 28 de junho é uma data histórica que marca o acontecimento conhecido como Rebelião de Stonewall ou Levante de Stonewall, que ocorreu em 28 de junho de 1969. Esta data relembra a revolta da comunidade LBGTQIA+ contra uma série de invasões da polícia de Nova York aos bares que eram frequentados por pessoas desta comunidade, as quais enfrentavam discriminação e perseguição sistemáticas por parte das autoridades.
A Parada Cultural LGBT+ na UFSC é uma iniciativa para dar voz às expressões artísticas da população LGBTQIA+ e enfrentar a LGBTfobia dentro da Universidade. É, também, uma ação para mostrar que pessoas desta comunidade são plurais e capazes de estar dentro do ambiente acadêmico, produzindo ciência nas suas mais diversas formas e também criando arte nas suas mais diversas manifestações.
Programação:
- 12h | Falas de abertura;
- 12h30 | Projeto 12:30 com show da banda Orquidália;
- 13h30 | Performance teatral com o artista Douglas Edgard e poesias com o grupo Slam Coline;
- 14h | Oficina de vogue com Casa das Feiticeiras;
- 15h | Microfone aberto
Orquidália
Da junção de sons, texturas e cores, a coletiva Orquidália surgiu em 2018. Vivendo em eterna metamorfose, a banda vem para expandir limites e rever conceitos musicais, submersa no caldeirão sonoro da latinoamérica. Em seu novo show, mistura a energia elétrica da guitarra com a bateria, ao pulso orgânico do violão e percussões, tocando, dançando e cantando músicas do álbum Boca a Boca (2021), junto de releituras e novas composições.
Atualmente, o grupo é formado por Maitê Fontalva, Gabi Mafra, Dani Citadin e Lucas Fontalva, com participação do músico Carlos Roberto. A banda está na fase de produção de seu terceiro disco. Orquidália já realizou shows pelos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com destaque para festivais como Arvo, Magnólia, Bradamundo e Revirada, em SC, e FIMS e Festival de Bolso, em Curitiba.
Integrantes
Maitê Fontalva (vocal, percussões e baixo):
Crescida no Maranhão, reside em Florianópolis há 6 anos. É estudante do curso de Música na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Integra a Orquidália, banda da qual é cofundadora, além dos projetos Apocalypse Cùier, Madrigal Udesc y Luitê. Também dá aulas de música e trabalha com produção musical e sonorização.
Lucas Fontalva (baixo, guitarra e vocal):
Nasceu no Maranhão e desde os 10 anos tem relação com o mundo da música. Movido pela curiosidade, sempre gostou de explorar instrumentos e suas diversas sonoridades. Hoje, participa da Orquidália e, também, compõe o duo Luitê e o Madrigal Udesc.
Dani Citadin (bateria):
Tocando bateria, explora os ritmos brasileiros, com raiz no rock, sua influência principal quando começou no mundo da música. Atualmente, participa das bandas Orquidália, Rosie AC/DC Tribute e da Fish Ventura.
Gabi Mafra (trombone e guitarra):
Desde a infância teve contato com instrumentos musicais. Aproveitou as oportunidades e pôde descobrir como tirar som de diversos instrumentos. Participa de diversos projetos musicais, tais como: Rosie AC/DC Tribute, Fish Ventura, Flor de Jamblues e Orquidália.
Carlos Roberto (saxofone e percussões):
Multiinstrumentista, toca guitarra e violão, mas tem cedido espaço para a plasticidade do saxofone e para a música histórica da flauta doce. Hoje, participa da Orquidália, da Charanga Encarnada, do Núcleo de Flautas Doce da Udesc e da Big Band Udesc.
Redes sociais da banda: @instadaorquidalia
Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados nos site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc). Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, dia 06 de julho às 19h, na Igrejinha da UFSC, o Recital de Câmara com o Duo Titton/Barros. A apresentação será a última da segunda temporada. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Desde 2006 o duo atua em concertos e master-classes em diversas cidades do país e exterior, promovendo a cultura brasileira e incentivando a formação de plateia, compromisso assumido pelos integrantes do duo enquanto musicistas e professores vinculados a uma universidade pública. A vasta experiência camerística dos integrantes permite uma variedade de repertório que abrange desde o período barroco até a produção musical contemporânea. Neste concerto os intérpretes apresentam obras de dois brasileiros e um francês. A escolha busca apresentar um recorte de importantes obras para o gênero de câmara para violino e piano.
Repertório:
Claudio Santoro – Sonata no. 4 (1950)
- Allegro
- Lento
- Allegro
Gabriel Fauré – Sonata no.1 op. 13
-
- Allegro molto
- Andante
- Scherzo: Allegro vivo
- Finale: Allegro quasi presto
João Titton – Violino
Mestre pela University of Cincinnati (EUA) e graduado pela EMBAP, João Titton é atualmente professor de violino no curso de Bacharelado em Música da Udesc. Foi fundador de diversos grupos de câmara como Quarteto Brasília, Quinteto de Cordas de Curitiba e Quinteto de Cordas Catarinense. Executou diversos concertos pelo país e exterior com o pianista Maurício Zamith apresentando obras de compositores brasileiro. Coordena o Programa de Extensão Udesc Musical no qual dirige a Orquestra Acadêmica Udesc onde produziu dois cds “Música Brasileira”(2010) e “Instrumental da Casa” (2015) e participa do Duo Titton-Barros.
Traduziu o livro “A arte de praticar o violino” Robert Gerle 2016 publicado pela UFPR. Vem atuando como professor nos principais festivais de música do país como: Festival Internacional de Música de Belém (PA), Femusc (SC), Festival Internacional de Música Colonial Brasileira – Juiz de Fora (MG) e Unisinos e Gramado in Concert (RS). Já atuou como spalla e solista da Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Filarmonia Santa Catarina e Orquestra do Estado de Mato Grosso, Cordas da Ilha e Orquestra Andante.
Luis Claudio Barros – Piano
Considerado por Nelson Freire como “um músico de invulgar talento, dotado de grande sensibilidade artística e facilidade pianística”, Luís Cláudio Barros é bacharel em piano pela FAMES (Vitória/ES), mestre em piano pela Eastman School of Music(NY, EUA) e doutor em piano pela UFRGS (Porto Alegre/RS), tendo realizado estágio doutoral no Laboratório de Performance e Psicologia da Música da Universidade de Connecticut (EUA). Detém inúmeras premiações em Concursos Nacionais e Sul-Americanos de Piano, destacando-se primeiros lugares nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal e Paraná.
Desde 2000 é professor de piano do Departamento de Música da Udesc e fez parte do “Piano Faculty” no 14th World Piano Pedagogy Conference (EUA). A carreira acadêmica é conciliada com atividades artísticas, tendo realizado a turnê solo “Tributo a Chopin” em SC, recitais de canto e piano nas cidades da Alemanha com a soprano Elaine Boniolo e apresentações do Duo Castelan & Barros pelo país, Argentina, Portugal e Espanha.
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente (nas quintas-feiras) durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. Quando possível, as apresentações são gravadas e disponibilizadas. Os recitais realizados estão disponíveis na playlist Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.
O Coral, a Orquestra de Câmara da UFSC e o Coral de Iniciantes — projetos musicais do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentam-se nesta quinta-feira, 06 de julho, no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado(EFI-1), às 19h30, os concertos de encerramento das atividades do semestre. O repertório é variado, com músicas populares e eruditas, de autores brasileiros e internacionais. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade.
Coral da UFSC
O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963 com expressiva atuação no movimento coral catarinense e brasileiro, realizando um repertório voltado para a música nacional. Tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 45 componentes e é formado por alunos, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.
Orquestra de Câmara da UFSC
A Orquestra de Câmara da UFSC iniciou os ensaios em junho de 2009. Podem fazer parte da Orquestra pessoas da comunidade universitária e da comunidade em geral, que devem possuir o seu próprio instrumento. Os ensaios gerais acontecem no período vespertino no Anfiteatro do Espaço Físico Integrado. A Orquestra de Câmara da UFSC têm por objetivo fomentar e difundir a música instrumental, proporcionando aos músicos em potencial espaço para desenvolverem seus talentos artístico-musicais. Além disso, a ação visa: divulgar a música erudita e popular por meio de apresentações e, com isso, incentivar a formação e a cultura local; incentivar sua participação no processo de interação entre a Universidade e a sociedade; e aprimorar o processo de ensino-aprendizagem, mediante do envolvimento de estudantes em atividades de extensão.
Coral de Iniciantes
O Coral de Iniciantes faz parte de um convênio de estágio entre a UFSC e a Udesc. Os trabalhos foram supervisionados pela maestrina Miriam Moritz, regente do Coral da UFSC e coordenadora do projeto de extensão Orquestra de Câmara da UFSC. A oficina foi ministrada pelos estudantes de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) Nelson Gutiérrez e Alexandre Clemente. A atividade objetiva possibilitar a iniciação à técnica do canto popular em grupo e contempla fundamentos de técnica vocal, percepção musical e prática do canto em conjunto com músicas a uma e duas vozes.
Para participar do Coral e da Orquestra de Câmara da UFSC os interessado devem encaminhar e-mail para coraldaufsc@contato.ufsc.br, com pedido de inscrição à regente dos grupos musicais.
Sobre a Regente
Miriam Moritz é natural de Florianópolis (SC), formou-se em música pela Udesc, em 1987; em 2003 finalizou seu curso de especialização em musicoterapia pela Unisul; em 2014 concluiu o curso de mestrado pela UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira. Antes de ingressar na UFSC, permaneceu por cinco anos na Europa, onde atuou como flautista em diversos locais de Portugal e Espanha. Aprovada em concurso público, é regente do Coral da UFSC desde 2004. Em 2009, passou a coordenar e a reger também o Madrial e a Orquestra de Câmara da UFSC.
>> Serviço
O quê: Apresentações Coral, Orquestra de Câmara da UFSC e Coral de Iniciantes
Quando: 06/07/2023 | quinta-feira | 19h30
Onde: Anfiteatro do Espaço Físico Integrado (EFI-1) | atrás do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM)
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Informações: dac.ufsc.br | coraldaufsc@contato.ufsc.br
Celebrando o aniversario de nascimento da jornalista, professora e política, Antonieta de Barros (11 de julho de 1901), o Centro de Cultuara e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe nesta terça-feira, 11 de julho, a partir das 11h a I Mostra de cartazes Antonieta de Barros.
Com o tema “Quem foi Antonieta de Barros?”, a mostra foi realizada por meio de um edital que selecionou projetos coordenados por educadores ou integrantes do corpo técnico-pedagógico de escolas catarinenses. Os cartazes foram confeccionados por estudantes de escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos; e estudantes de projetos sociais.A mostra visa ampliar e dar visibilidade sobre a importância do papel da notável catarinense Antonieta de Barros no contexto do nosso estado e do nosso país. Também criar espaços de discussão e divulgação em diferentes ambientes educativos, oportunizando que educadores e estudantes reflitam sobre o protagonismo de mulheres negras no Brasil.
O evento é uma realização da Associação de Educadores Negres de Santa Catarina (AENSC) e a Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros (AMAB) e conta o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
>> Serviço
O quê: I Mostra de cartazes Antonieta de Barros
Quando: 11/07/2023 | terça-feira | das 11h às 17h
Onde: varandão do Centro de Cultuara e Eventos da UFSC
Quanto: exposição gratuita e aberta à comunidade
Informações: Associação de Educadores Negres de Santa Catarina | instagram.com/aen_sc
Com o intuito de aproximar gestores e gestoras da cultura das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Estado de Santa Catarina, será realizado na Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na próxima terça-feira, 11 de julho, às 14h, o encontro do Pré-Fórum Catarinense – Forcult Sul. O evento reunirá docentes e técnicos atuantes em ações artístico-culturais públicas.
O Fórum Regional de Gestão Cultural das Instituições de Ensino Superior da Região Sul (Forcult Sul) é um espaço de encontro de gestores culturais das IPES do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Este coletivo reúne-se mensalmente para propor ações formativas, diagnósticas e de planejamento, buscando contribuir para o fortalecimento de políticas culturais no contexto das instituições.
Organizado pela UFSC e pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Pré-Fórum Catarinense será um momento anterior ao Encontro Regional em Curitiba, no qual as IPES de Santa Catarina se reunirão para dialogar sobre a gestão cultural e as atividades do setor desenvolvidas.
Encontro Regional do Forcult Sul
Nos dias 26 e 27 de julho, em Curitiba – PR, acontecerá o Encontro Regional do Forcult Sul. Realizado no formato presencial, o evento tem por tema: “Transversalidades da cultura – presenças em tempos, espaços e ações”. A atividade discutira a construção de ações estratégicas, por meio de processos avaliativos de 5 eixos temáticos, que constituem os Grupos de Trabalho – GT’s: Corredor Cultural, Observatório das Dinâmicas Culturais, Política Cultural, Políticas de Financiamento e Parcerias Institucionais. As inscrições para o Encontro Regional do Forcult Sul estão diponiveis no formulário eletrônico.
No dia 18 de julho, terça-feira, às 19h30 o Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) receberá o Projeto Guitar Duo: Choro In Concert 1ª edição. O projeto apresentará concertos musicais em 10 cidades do RS e SC tendo como objetivo divulgar obras autorais dos compositores Arnaldo Savegnago e Ronaldo Sontag, promovendo a motivação para o estudo do Violão Erudito.
A proposta do Guitar Duo é a combinação sonora perfeita, o diálogo entre os instrumentos, dessa forma, o primeiro Violão solista é encarregado da melodia de todas as obras, executado por Ronaldo Sontag e o segundo Violão, é encarregado da harmonização e da condução dos acordes, servindo de apoio à melodia, executado por Arnaldo Savegnago . As obras são instrumentais, em formato consonante, de fácil entendimento ao público em geral.
O projeto Guitar Duo: Choro In Concert 1ª edição é viabilizado pela Lei de Incentivo a Cultura; produção Cultural do Instituto CrêSer; Apoio: Instituto Humaniza; Realização do Ministério da Cultura – Governo Federal.
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
>> Serviço
O quê: Guitar Duo: Choro In Concert 1ª edição
Quando: 18/07/2023 | terça-feira | 19h30
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC | Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima | Trindade – Florianópolis – SC
Quanto: evento gratuito e aberto à comunidade
O recital beneficente Florianopianos com a interpretação do pianista Alexandre Dietrich será realizado no palco do Teatro Ademir Rosa – CIC no dia 19 de julho às 20h30.
A apresentação de piano solo é gratuito com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será entregue ao projeto Rede Solidária Somar Floripa.
O pianista interpretará peças musicais de compositores brasileiros que tiveram influência em suas composições do folclore brasileiro, entre eles Ernesto Nazareth e Francisca Gonzaga. Além de obras de compositores de grande importância na literatura pianística internacional, que também obtiveram inspiração em suas respectivas culturas populares, como Frederic Chopin e Sergei Rachmaninoff.
Sobre o pianista
Alexandre Dietrich é músico atuante no cenário catarinense e com prestigiada carreira nacional e internacional. É bacharel e mestre em Música pela Udesc, atualmente cursando Doutorado pela mesma instituição. Seu trabalho artístico-musical abrange apresentações de recitais de piano solo, recitais de câmara, concertos com orquestra em relevantes teatros e centros culturais do Brasil.
Em sua carreira internacional, Alexandre se apresentou em diversas cidades europeias: Bordeaux, Bruxelas, Hamburgo, Lisboa, Madri, Milão e Paris. Nos Estados Unidos, apresentou-se em Alexandria, Athens, Dallas, Houston, Los Angeles, New Orleans, Roanoke e Washington DC, em San José e Turrialba na Costa Rica.
O Projeto Cultural Florianopianos foi viabilizado por meio do Edital de Apoio às Culturas. Com patrocínio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Prefeitura de Florianópolis.
Quanto: Entrada Gratuita – Retirada de ingresso no site ou app Sympla – Contribuição: 1 kg de alimento não perecível que será entregues ao projeto Rede Solidária Somar Floripa.
Classificação: livre
Informações: Abner Silvestre (48) 99171-7060
Produção Cultural: Silvestre Produções
Na quarta-feira, dia 09 de agosto, os músicos da banda de rock “Seu Luiz e os Enfurnados” sobem ao palco do Projeto 12:30, para show gratuito com repertório autoral. A apresentação tem início às 12h30 e integra a programação da 9ª edição da Semana do Rock Catarinense. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no campus da Trindade em Florianópolis.
Seu Luiz e os Enfurnados
A banda Seu Luiz e os Enfurnados, de Florianópolis, apresenta um rock ‘n roll com referência de blues e folk, “bebendo da fonte” de clássicos mundiais e brasileiros dos anos 70 e 80. Formada em 2021, é composta pelos músicos Rafael Meksenas (guitarra), Vitor Graf (voz, guitarra e gaita), Matheus Pasinatto (contrabaixo elétrico) e Gustavo Borges (bateria). A banda lançou em 2023 o primeiro álbum intitulado “98”, produzido por Fabio Sung e que já está disponível nas principais plataformas de áudio.
No álbum, sete canções compostas por Vitor e Rafael dão o tom das músicas que entram, uma a uma, numa sequência cadenciada, com a atitude do rock ‘n roll misturado ao blues romântico rasgado, que provocam e embalam aqueles que escutam. As referências para o som de “Seu Luiz e os Enfurnados” vêm de uma lista grande: Rolling Stones, Howlin Wolf, Muddy Waters, Tom Zé, Mutantes, Beatles, Secos e Molhados, Cazuza, Titãs, Elton John, Arnaldo Antunes, Erasmo Carlos, Belchior, Caetano Veloso, Cássia Eller e Gal Costa.
Redes sociais da banda: @seuluizeosenfurnados
9ª Semana do Rock Catarinense (SRC)
A nona edição do evento tem o objetivo de resgatar o passado, fortalecer o presente e vislumbrar futuros para a música catarinense. A programação conta com mais de 40 atrações da cena musical de Santa Catarina, que se apresentarão em palcos de Florianópolis, São José e São Pedro de Alcântara, misturando gêneros e ritmos como rock, folk, reggae, hip hop, brasilidades e experimentalismos. A programação completa da 9ª Semana do Rock Catarinense está disponível na página oficial do evento no Instagram: @9_src.
Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados nos site do DAC, no Instagram e no Facebook do Projeto 12:30 (@projeto1230.ufsc). Acesse o canal do YouTube do Projeto 12:30.
O Fazendo Gênero 13 promove a I Oficina do Projeto Artivismo “SLAM” nesta quarta-feira, 9 de agosto, às 18h30. O encontro será no Espaço Cultural Gênero e Diversidades da UFSC, na rua Desembargador Vitor Lima, 45, bairro Trindade.
A primeira oficina contará com a contribuição de artivistas da UFSC para uma roda de poesias e SLAM, com composições autorais que destaquem os temas “Anticolonialismo, Antifascismo e Justiça Climática”. O Projeto Artivismo tem apoio da Secretaria de Arte e Cultura da UFSC e integra as atividades de construção da Comissão de Movimentos Sociais do Seminário Internacional Fazendo Gênero 13. Como proposta, as pessoas responsáveis pela organização do projeto sugeriram a criação de cinco oficinas práticas mensais, bem como duas mobilizações que ocorrerão nos meses de setembro e fevereiro. Tanto as oficinas quanto as mobilizações são abertas ao público e todas as pessoas são bem-vindas para contribuir na proposta de mesclar a Arte com Ativismo.
Mais informações na página do evento.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será sede, nos dias 21 e 22 de agosto, segunda e terça-feira, da 20ª Caravana do Plano Juventude Negra Viva. Promovida pelo Ministério da Igualdade Racial (MIR) e pela Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, as caravanas têm o objetivo de promover a participação social de jovens negros e negras, de organizações da sociedade civil e gestores dos estados e municípios relacionadas à pauta de juventude e igualdade racial, na elaboração do Plano Juventude Negra Viva.
Interessados em participar das discussões e paineis podem inscrever-se pelo formulário online.
Podem participar pessoas de toda a comunidade universitária e sociedade em geral, desde que estejam ligadas aos movimentos sociais e de juventude, com foco para as questões da juventude negra. Conforme explica a diretora de Ações Afirmativas e Equidade, Marilise Sayão, “o objetivo das caravanas é a construção coletiva do Plano Juventude Negra Viva, bem como a formulação de políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população jovem e negra”.
A inscrição e participação nos dois dias de evento dá direito a certificado emitido pelo Ministério da Igualdade Racial, por meio da Secretaria Nacional da Juventude da Secretaria Geral da Presidência.
Confira abaixo a programação completa:
21 de agosto, segunda-feira
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH / UFSC)
9h: Abertura com intervenção cultural
10h30: Exposição da metodologia da oficina-plenária de construção do documento com os apontamentos e propostas da Juventude Negra em Santa Catarina
11h – 12h: Exposição dos gestores locais acerca das políticas públicas voltadas para a Juventude e Igualdade Racial
Almoço
13h30: Construção da árvore de problema – escuta das observações relacionadas ao contexto social em que a juventude negra se encontra inserida no estado e problemas
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Intervalo
16h15 – 18h: Construção da árvore de problema – escuta das observações relacionadas ao contexto social em que a juventude negra se encontra inserida no estado e problemas
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22 de agosto, terça-feira
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH / UFSC)
9h – 12h: Escuta das proposições, expectativas, sugestões e propostas para possíveis soluções dos problemas levantados no dia anterior, por eixos temáticos (Educação; Saúde; Cultura; Trabalho, Emprego e Renda; Valorização do território, direito à cidade e meio ambiente; Ciência e tecnologia; Segurança Pública e acesso à Justiça). Construção da árvore de soluções
Almoço
13h30 – 16h: Escuta das proposições, expectativas, sugestões e propostas para possíveis soluções dos problemas levantados no dia anterior, por eixos temáticos. Construção da árvore de soluções.
Intervalo
16h15 – 18h: Validação das contribuições expostas pela sociedade civil, entes governamentais e não governamentais, para cada eixo de atuação do Plano Juventude Negra Viva
Texto: Agecom/UFSC
O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima terça-feira, 22 de agosto, às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista italiano Giovanni Accadìa. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Nasceu em 1999 na Itália e representa um dos talentos mais promissores de sua geração. Iniciou seus estudos no violão aos 8 anos, na Itália. Participou de diversas masterclasses com artistas consagrados, dentre os quais, Christopher Parkening, David Russell, Sergio Assad, Leo Brouwer e Zoran Dukic. Recebeu o grau de Bacharel – com honras – na Itália, estudando com Mtro Aniello Desiderio. Aos 21, conquistou também o título de Mestre – com honras – em violão clássico, sob orientação de Maestro Andrea De Vitis.
Atualmente, é mestrando em Performance ao Violão sob orientação do professor Thomas Patterson na Universidade do Arizona (Bolton Guitar Studies), onde também leciona como professor assistente. Em 2014 realizou seu primeiro recital na famosa e prestigiada Sala Accademica, do Pontificio Istituto di Musica Sacra, em Roma. Desde então, tem trabalhado como concertista e solista na Itália, Suíça, Alemanha e EUA.
Em 2016 foi selecionado entre mais de 80 violonistas internacionais para gravar um CD, lançado pela revista de música italiana SeiCorde. No mesmo ano, foi um dos 276 músicos (entre mais de 1850 de todo o mundo) selecionados para o prestigiado Torneo Internazionale di Musica (TIM), em Turin. Em 2020 ele gravou, graças à sua vitória no Brussels International Guitar Competition, seu CD “Soli Deo Gloria”, um recital de violão clássico lançado com o selo DotGuitar. Foi participante e vencedor em diversas competições internacionais, como:
- Semifinalista no International Concert Artist Competition 2023 (ICAC GFA), entre mais de 60 vionolistas;
- 1º lugar no 41o Annual Sholin International Guitar Competition (Tucson – USA);
- 1º lugar no 20o Beeston International Guitar Competition (Tucson – USA);
- 1º lugar no Lugano International Music Competition (Lugano – Suíça);
- 1º lugar no Brussels International Guitar Competition (Bruxelas – Bélgica), entre outros.
Programa:
Domenico Scarlatti (arr Giovanni Accadìa):
Sonata K 34
Sonata K 1
Sonata K 32
Sonata K 386
Giulio Regondi:
Introduction Et Caprice Op. 23
Gerard Drozd:
Canto Dei Ricordi
Dedicated to Giovanni Accadìa
Niccolò Paganini:
Gran Sonata
Sergio Assad:
Valseana, Preludio e Toccatina
From Aquarelle
O projeto “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com parceria do programa de extensão “Ponteio – Violão na UDESC” da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – apresenta na próxima quinta-feira, dia 31 de agosto, às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista israelense Tal Hurwitz. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Violonista clássico, conquistou aclamação internacional em shows e masterclasses em todo o mundo, mostrando sua reputação de maestria técnica e clareza artística. Sua devoção pela música, desejo de beleza e estética na interpretação, e sua busca constante por combinar o antigo com o novo levaram a uma extensa carreira de performance, incluindo locais notáveis como a Casa da Música de Moscou, o Großer Saal do Stiftung Mozarteum e a Sala de Espetáculos no México.
Desde que se formou na Universidade Mozarteum, Tal se apresentou e ministrou master classes em festivais em todo o mundo, incluindo; o Festival Hispanoamerica de Guitarra (México), Guitar Foundation of America (EUA), Petrer Guitar Festival (Espanha), Forum Guitar Wien (Áustria), Guitar Art Festival (Sérvia), International Guitar Festival J.K Mertz (Eslováquia) e Essonne Guitar Festival (França).
Ele já se apresentou com orquestras como a New Russian Symphony Orchestra e a Camerata Salzburg. Além disso, ele foi premiado como intérprete e compositor em vários prêmios internacionais competições incluindo; o Boston Guitar Composition Competition para sua sonata solo para violão, Concurso Internacional de Compositores Michele Pittaluga para sua Sonata para Dois Violões “Omaggio a Olivier Messiaen”, Sinaia International Guitar Competition (Romênia), Internationaler Gitarrenwettbewerb Nürtingen (Alemanha), Norba Caesarina International Guitar Competition, Cáceres, (Espanha).
Tal Hurwitz possui dois diplomas de bacharel e um mestrado em música, obtidos enquanto estudava sob alguns dos pedagogos mais renomados do mundo, primeiro em Israel com Joseph Urshalmi e depois na Europa com Costas Cotsiolis, Marco Tamayo e Carlo Marchione. Além disso, ele estudou composição com Adam Stratyevsky. Compositores de classe mundial dedicaram obras a ele, como; Nikita Koshkin, Daniel Akiva, Wulfin Lieske e Ariel Man.
Além das atividades artísticas, Tal é um professor dedicado e entusiasmado, que já trabalhou com inúmeros estudantes, professores de violão e amantes do violão de todo o mundo. A gravação de estreia de Tal, “Guitar Recital” está sendo difundida este ano pela Emmaya Records. Para acompanhar Tal Hurwitz e escutar seu trabalho, siga-o em suas redes sociais: Instagram | YouTube
Programa de Extensão “Ponteio – Violão na Udesc“
A palavra ‘ponteio’ deriva do termo ‘punteado’, que se refere a uma técnica de dedilhado do violão flamenco oposta ao ‘rasgueado’, mas também uma técnica que vem da guitarra barroca, instrumento que no Brasil desenvolveu-se na conhecida viola caipira. O ‘ponteio’ é, em suma, o ato de dedilhar a viola, constituindo-se também em uma forma musical tipicamente brasileira que serve como um prelúdio. ‘Ponteio – Violão na Udesc’ é um programa de extensão que abre espaço para o desenvolvimento da arte do violão na universidade, através de projetos que contemplem a performance do violão solo e em grupo, oficinas de ensino de instrumento, cursos de atualização e pesquisas acadêmicas relacionadas ao violão e ao seu repertório. Intimamente ligado à produção dos professores e alunos do curso de Bacharelado em Violão da Udesc, o programa procura estabelecer parcerias de cooperação com diversas instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, oferecendo à comunidade acadêmica e ao público de Florianópolis um panorama do que há de melhor da produção violonística contemporânea. No biênio 2024/2025, o Programa Ponteio apresenta os seguintes projetos:
- Projeto Violão em Concerto;
- Projeto Duo de Violões Udesc;
- Projeto Fundamentos da Técnica Violonística.
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Tal Hurwitz.
O Laboratório Floripa em Composição Transdisciplinar: arte, cultura e política (LabFLOR), do Centro de Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove a palestra Vozes e ecos no rap: estéticas, políticas e epistemes negras, no dia 5 de setembro, as 19h, pelo canal do LabFLOR no YouTube. Durante a transmissão a professora Susan Aparecida de Oliveira, do departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, irá apresentar o resultado de seu estudo sobre o rap.
O encontro faz parte da série Pretitude e Literatura, iniciada em 2022, que prevê uma serie de encontros em torno da literatura produzida por escritores e escritoras negros e negras. Cada pesquisador convidado dará sua própria abordagem ao tema, falando sobre um assunto de sua escolha. Já foram realizadas lives em 2022 sobre Conceição Evaristo, Lima Barreto, Jarid Arraes, Maria Firmina dos Reis, Stela do Patrocínio etc. Em 2023 as lives serão temáticas.
O “Igrejinha Musical“, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com parceria do programa de extensão “Ponteio – Violão na UDESC” da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – apresenta na próxima quinta-feira, dia 14 de setembro às 19h, na Igrejinha da UFSC, um recital de violão com o violonista Alisson Alípio. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Iniciou os estudos musicais com o pai, o engenheiro e violonista Alípio Cardoso Monteiro. Nos períodos de formação e graduação, estudou com o professor Luiz Cláudio Ribas Ferreira – com quem concluiu o bacharelado em Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e, na pós-graduação, com o professor Daniel Wolff, tendo obtido os títulos de mestre e doutor em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em cursos e festivais teve orientação de didatas como Abel Carlevaro, Alvaro Pierri, Eduardo Fernández, Fábio Zanon e Henrique Pinto. Como intérprete, foi laureado nos seguintes concursos:
- XVIII Concurso Latino Americano de Violão da Escola de Música Rosa Mística;
- XIV Concurso Nacional de Violão do Conservatório Musical Souza Lima;
- III Concurso de Interpretação Musical da Arte & Som Escola de Música;
- IV Concurso Internacional de Violão César Cortinas (Uruguai);
- III Concurso de Violão da Faculdade Cantareira;
- II Concurso Eustáquio Grilo, da Associação Brasiliense de Violão.
Participou da gravação dos CD’s Violão Brasileiro, Releitura e O violão plural de Waltel Branco. Dedicados, respectivamente, a um recorte do cenário brasileiro do violão de concerto, às homenagens do Maestro João José Felix Pereira e às obras para violão do compositor Waltel Branco. Atualmente é Professor Associado da Universidade Estadual do Paraná – Campus I (Embap), orientador no mestrado acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Música da mesma instituição e um dos líderes do Grupo de Estudos em Perfomance Musical e do Grupo de Pesquisa em Violão, nos quais dedica-se à pesquisa das teorias e processos de digitação e dedilhado ao violão.
Programa de Extensão “Ponteio – Violão na UDESC“
A palavra ‘ponteio’ deriva do termo ‘punteado’, que se refere a uma técnica de dedilhado do violão flamenco oposta ao ‘rasgueado’, mas também uma técnica que vem da guitarra barroca, instrumento que no Brasil desenvolveu-se na conhecida viola caipira. O ‘ponteio’ é, em suma, o ato de dedilhar a viola, constituindo-se também em uma forma musical tipicamente brasileira que serve como um prelúdio. ‘Ponteio – Violão na UDESC’ é um programa de extensão que abre espaço para o desenvolvimento da arte do violão na universidade, através de projetos que contemplem a performance do violão solo e em grupo, oficinas de ensino de instrumento, cursos de atualização e pesquisas acadêmicas relacionadas ao violão e ao seu repertório. Intimamente ligado à produção dos professores e alunos do curso de Bacharelado em Violão da UDESC, o programa procura estabelecer parcerias de cooperação com diversas instituições locais, regionais, nacionais e internacionais, oferecendo à comunidade acadêmica e ao público de Florianópolis um panorama do que há de melhor da produção violonística contemporânea. No biênio 2024/2025, o Programa Ponteio apresenta os seguintes projetos:
- Projeto Violão em Concerto;
- Projeto Duo de Violões UDESC;
- Projeto Fundamentos da Técnica Violonística.
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe até 11 de novembro a exposição Floresta da artista plástica catarinense Rosiane Rosa Guimarães.
Sobre a Série FLORESTA
A série Floresta é inspirada no poema Na Floresta, do ensaísta, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa, Gibran Khalil Gibran. Nesta série que compreende 25 obras em acrílico sobre tela, todas no tamanho 40×50, apresento minha visão real e fantasiosa sobre o que estaria sendo visto e não visto, no espaço da Floresta.
“Não se trata aqui de uma Floresta específica, mas sim da Floresta como espaço onde convivem reinos: mineral, vegetal, animal, cósmico, espiritual, humano, ou tantos quantos existirem e os muitos que desconheço. Através da representação visual em tinta acrílica sobre tela, proponho tornar visível, um lugar onde a fraqueza e a fortaleza humana tenham o mesmo peso, onde não haja diferença nem grau de importância entre todos que ali coexistem, nada a perseguir, a existência como deslumbre por si só. Como no mundo que conheço esta realidade está longe e fora de questão, na série Floresta eu crio meus próprios seres e plantas, misturo com os existentes conhecidos, adentro sentimentos e sensações através da liberdade de criação, do figurativo às manchas e texturas, do fino acabamento à permissão do traço da queda do pincel. Neste ano em que completei cinquenta anos de existência, senti imensa vontade de compartilhar esta série que me transporta para outro mundo que me parece ser mais coerente com o que seria o sentido da vida”. Declara Rosiane Rosa Guimarães.
Rosiane Rosa Guimarães, Rosa Guii, é Artista Plástica catarinense, nascida em Florianópolis, formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC. O desenho e a pintura sempre estiveram presentes em sua vida, não sendo possível datar de forma precisa quando começou na área artística. Sempre autodidata, ao estudar com o Grupo de Pintores das Oficinas de Artes do Centro Integrado de Cultura, sua arte ganhou profissionalismo e aprimoramento da poética. Atualmente também desenvolve trabalhos na área da dança, expressão artística que segundo a artista complementa e inspira suas criações na pintura.
A mostra Floresta permanece para visitação pública de segunda a sexta-feira das 7h às 19h no Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC – piso térreo.
O quê: Exposição Floresta de Rosiane Rosa Guimarães
Quando: até 15/11/2023
Onde: Espaço Expositivo | Centro de Cultura e Eventos
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – Dceven – (48) 3721-3858
O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretária de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida os estudantes, professores, servidores e toda a comunidade a apreciar a exposição de cerâmica Poesia das Mãos.
A mostra foi produzida pelos alunos Adriana Castanho, Albertina Santana, Ana Gonçalves, Ana Margarete Silva, Elisabete Regis, Eloisa Oliveira, Francisco Silva, Geraldo Germano, Joel Pereira, João Ribas, Kátia Martins, Mª Fátima Monguilhott, Marilda Silva, Marleide Canale, Michelle Monguilhott, Newton Souza, Roberto Alvarenga, Rose Schmitz, da Escola Olaria Beiramar do município de São José – SC.
As técnicas utilizadas na confecção dos objetos da exposição se baseiam nas mesmas utilizadas pelos povos originários que habitavam o Brasil. A Escola Olaria Beiramar São José faz uso do rolinho, acordelado e fiada. Antes da queima da peça, o processo consiste em fazer rolinhos de massa sobrepostos para confeccionar as paredes e, também, roletes em espiral para fazer o fundo. Para o acabamento, se utiliza de pequenas pedras lisas para brunir, deixando-as alisadas. No final a peça é queimada entre 800 °C e 1000 °C, com a temperatura subindo lentamente.A conexão entre barro e fogo sempre demonstrou grande importância e utilidade para as sociedades humanas.
A queima do barro dá origem a cerâmica, que sendo um material com impermeabilidade e uma certa resistência foi usada na confecção de utensílios, decoração, brinquedos e na construção de casas.
A tradição ceramista em Santa Catarina e nas demais regiões das Américas é anterior à chegada de outros povos de origem europeia e oriental. Com a chegada dos portugueses, se usou da argila presente no território para a construção de casas, confecção de objetos e utensílios de usos diários. Esse saber fazer, as técnicas tradicionais dos oleiros e oleiras de Santa Catarina, estão, ainda, resistindo e devem ser conhecidos e divulgados como uma prática cultural de vários povos ancestrais. Oleiro é o indivíduo que trabalha na criação de vasilhas, e objetos, de barro. Souza e Philippi (2022) apresentam que com a chegada do alumínio e plástico, a demanda por oleiros diminuiu, contudo atualmente a arte voltou a ter maior visibilidade para a criação de panelas, jarros, vasos e demais artigos utilitários e de decoração.
O mestre Geraldo Germano aprendeu o ofício de oleiro com o José Francelino de Souza, na década de 1970, este também tendo aprendido de um oleiro tradicional. Newton Souza aprendeu a técnica com o mestre Geraldo.
Assim, o ofício de oleiro é algo que se ensina e difunde de uma pessoa a outra. Em maio de 2005, durante a Festa do Divino Espírito Santo, em São José, os mestre Geraldo e Newton propuseram a utilização de um espaço na Avenida Beira-Mar de São José para a criação de cultura. Assim, foi criada em 2005 a Escola Olaria Beiramar São José, pelos mestres José Geraldo Germano e Newton Souza, para ser um local de difusão da arte ceramista tradicional.
A exposição de cerâmica Poesia das Mãos permanece para visitação pública até o dia 24 de novembro, de segunda a sexta-feira (das 9h às 12h e das 13h30 às 17h), no NEA, localizado ao lado do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE).
Referência: SOUZA, Giana Schmitt de; PHILIPPI, Jane Maria de Souza. A Escola Olaria de Beiramar de São José e a trajetória dos seus Mestres José Geraldo Germano e Newton Souza. Florianópolis: Dois Por Quatro, 2022.
O projeto Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, 05 de outubro, às 19h na Igrejinha da UFSC, um concerto do Duo Araçá. O Duo Araçá trás consigo um repertório autoral denominado pela dupla de músicos como música universal, que contempla diversos ritmos/gêneros musicais, sempre flertando com a liberdade do jazz. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Duo Araçá
O Duo, formado por Charles Espíndola (violino) e Pedro Germer (violão), começou suas atividades em 2019, com o principal intuito de criar e dar vazão ao forte pulso criativo dos integrantes. Com um repertório autoral e calcado no que chamamos de música universal – que mescla diversos ritmos/gêneros musicais com a liberdade do jazz, a dupla passeia por sonoridades ora contemplativas, ora dançantes. Inspirados em grandes artistas como: Alegre Corrêa, Toninho Horta e Hermeto Pascoal, o duo busca proporcionar essa imersão sensorial que estimula a imaginação do ouvinte, o levando a desbravar um universo lúdico, que habita em cada um de nós.
Nascido em 13/03/1993 em Florianópolis, aprendeu seu primeiro instrumento aos 12 anos – sendo este a bateria -, violão aos 13 e guitarra elétrica aos 14. Em 2009, ganhou o concurso Pepsi Música de bandas colegiais do sul do Brasil, junto da banda de rock Jack Off. Como premiação, gravou seu primeiro EP contendo 5 faixas em estúdio e também a abertura do show da Pitty, no Pepsi On Stage, em Porto Alegre. De lá pra cá, atuou no conjunto “Flangos Bangos”, que circulou e fomentou a cena emergente dos festivais independentes e alternativos do sul. Trabalhou ao lado do cantor e multiartista congolês Gloire Ilonde, do quinteto de guitarras “Corda, Madeira e Marfim”, trabalha junto das cantoras e compositoras Iara Germer e Anis de Flor, assim como compõe a banda “Mang” e o trio instrumental “Grillo e os Mosquitos”.
Nascido em 03/04/1993, iniciou suas atividades tocando música erudita em orquestras – inicialmente tocando viola de arco e posteriormente violino. Após algum tempo, se envolveu com a música popular, passando a incorporar toda a diversidade da música brasileira e suas linguagens no seu modo de tocar. Atualmente, tem um sólido trabalho com grupos de forró de Florianópolis e região, assim como na música instrumental – atuando junto de músicos como Rafael Callegari, Alegre Corrêa e Trovão Rocha.
Projeto Igrejinha Musical
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade.
📺 Assista os recitais do Igrejinha Musical na Playlist do YouTube.
Exposição “Ti, Nyanga – Incorporações de Histórias e Memórias”, uma celebração da riqueza cultural, histórica e emocional de Moçambique, através das lentes de Esmeralda Mariano e da antropóloga e consultora independente Brigitte Bagnol. As duas investigadoras têm trabalhado sobre as relações e dinâmicas de gênero, conceitualizações do corpo e sobre as diferentes práticas de cuidados que constituem o mosaico cultural e terapêutico de Moçambique. A exposição destaca momentos do cotidiano envolvendo as “escolas de iniciação”, suas dinâmicas e suas memórias, “as imagens documentam experiências vividas em diferentes regiões de Moçambique, nas províncias de Sofala, Manica, Zambézia, Maputo, Gaza e Inhambane, entre 1999 e 2008. Mostram as faces dos curandeiros – ti -nyanga, os objetos e os instrumentos usados no processo diagnóstico e de adivinhação e de tratamento, Nyanga, plural ti-nyanga, em língua xi-tsonga do Sul de Moçambique, define genericamente os terapeutas da medicina dita tradicional, em língua portuguesa designados por curandeiros.
De 31 de outubro a 2 de dezembro será realizado o evento 48 anos de independência de Angola – Quais caminhos e perspectivas seguir?, por meio de seminários, atividades esportivas e celebrações, a ação abordará questões culturais, linguística, históricas relacionadas ao país angolano. As atividades do evento ocorrerão na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), virtualmente no Instagram @africa.sensation, na Escola Beatriz de Souza Brito e na Servidão Crescêncio Francisco Mariano.
Na próxima terça-feira, 31 de outubro, a abertura do evento receberá a ilustre presença do Rei Tchongolola Tchongonga – Ekuikui VI, que é considerado o monarca do maior grupo étnico de Angola, os Ovimbundos. O evento será realizado às 19h30 no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A Fala Magna do Rei Ekuikui VI contará com a presença da Diretora do Instituto Kadila, representantes da Embaixada de Angola no Brasil, do Consulado Geral de Angola no Brasil, da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e da UFSC.
Aos 39 anos, o Rei Tchongolola Tchongonga “Ekuikui VI” é o 37º soberano do reino subnacional do Bailundo, localizado na região central de Angola. O reino do Bailundo foi Estado pré-colonial africano dos povos Ovimbundu e surgiu no Planalto Central de Angola em meados de 1700. A região possuía autoridade tanto política quanto econômica, abrangendo as províncias do Huambo, Benguela, Kwanza Sul, Bié e uma parte da Huíla. O Rei Ekuikui VI é formado em Direito, poliglota, fala quatro línguas, uma delas é o Umbundu, língua oficial do Reino do Mbailundo, tem fluência na língua francesa, portuguesa e inglesa.
O Rei Ekuikui VI estará no Estado de Santa Catarina no período de 30 de outubro a 2 de novembro de 2023, o monarca participará eventos culturais e se encontrará com representantes do movimento negro e organizações da sociedade civil para debater iniciativas de promoção da cultura africana no Brasil. A visita também busca contribuir para estudos sobre a cultura africana, que está presente de várias formas na sociedade brasileira, por meio de ritmos, tradições e cultura angolana. Além de Santa Catarina a comitiva passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
O evento 48 anos de independência de Angola – Quais caminhos e perspectivas seguir? é uma realização da Associação de Angolanos em Florianópolis (ASSAF) e Instituto Kadila, na UFSC a ação conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter).
Programação – 48 anos de independência de Angola
31 de outubro | 19h30 – Abertura: Fala Magna do Rei Ekuikui VI
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – Bloco B
7 e 8 de novembro | 19h – Seminário 48 Anos de Independência De Angola
Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária (BU)
9 de novembro | 20h30 – Live 48 Anos de Independência de Angola
Instagram @africa.sensation
18 de novembro | 9h às 20h – Torneio Internacional de Futsal 48 Anos de Independência de Angola
E.B Beatriz de Souza Brito – Rua Dep. Antônio Edu Vieira, 600 – Pantanal, Florianópolis – SC
2 de dezembro | 20h – Festa da Dipanda de Angola
Servidão Crescêncio Francisco Mariano, 149, Pantanal, Florianópolis – SC
Informações: Associação dos Angolanos em Florianópolis | instagram.com/assaf.angofloripa | 48 99188-6966
Texto: divulgação SeCArtE – com informações de Nataniel Cassoma, terra.com.br, univali.br e almapreta.com.br
O Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, dia 16 de novembro às 19h, na Igrejinha da UFSC, o recital de música de câmara Brandão Instrumental, em homenagem ao compositor José Vieira Brandão. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
A realização deste recital conta com a presença da pianista Mauren Frey, o violinista Juan Rossi e o violoncelista Franklin Martins, dedicando à obra instrumental de câmara do compositor José Vieira Brandão (1911-2002). Tratam-se, majoritariamente, de obras manuscritas raras que o compositor organizou ainda em vida e disponibilizou ao Museu Villa-Lobos (RJ). Contudo, a maioria destas obras não foi trazida a público por gravações e performances e têm sido objeto de resgate, pesquisa e divulgação pelos músicos.
José Vieira Brandão (1911-2002) tornou-se conhecido principalmente por sua proximidade com Villa-Lobos e como um dos principais pianistas responsáveis pela estreia de obras do ícone da música brasileira para concerto na primeira metade do século XX. Apesar disso, Brandão teve sua voz e seu lugar, e esteve atento às mais variadas manifestações artísticas no Brasil, além de deixar um importante legado para a música brasileira. Trabalhando ao lado de Villa-Lobos, Brandão compôs grande parte de suas obras em meio a intensa atividade como pianista em turnês pelo Brasil e Estados Unidos. Estas atividades permitiram que Brandão tivesse um largo contato com composições e que fosse influenciado pela estética nacionalista.
Programa:
José Vieira Brandão (1911-2002)
Canto Sertanejo (1939) para Piano e Violino
Sonata (1955) para violoncelo e piano
Allegro Moderato
Andante Allegreto Scherzando
Molto Moderato
Rondó
Trio (1962) para Violino, violoncelo e piano
Allegro com Moto
Quase Largo
Allegro Moderato
Músicos/a:
Mauren Frey
Pianista, foi diversas vezes premiada em concursos de piano e música de câmara durante seu período de formação. É professora adjunta de piano do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutora em Música – Práticas Interpretativas – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Bacharel em Piano pela mesma Universidade. Exerce intensa atividade como camerista e concertista evidenciando principalmente o repertório brasileiro para variadas formações instrumentais. Realiza contínua atividade de pesquisa explorando o repertório da música brasileira de concerto e entrelaça sua pesquisa à prática artística, com ênfase na obra de José Vieira Brandão. Como docente atende alunos de graduação e extensão e tem sido convidada para palestras e conferências sobre o ensino do piano no Brasil. Atualmente está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Música da Udesc para Pós-Doutorado.
Juan Rossi
Violinista reconhecido por sua presença marcante no palco e execução repleta de musicalidade e expressividade, o catarinense transita por um repertório que vai do Barroco ao Contemporâneo. Sob a orientação do renomado violinista e concertista Benjamin Schmid, recebeu o título de Mestre das Artes, na categoria de “Violino Solo”, na Universität Mozarteum Salzburg (Áustria), obtendo nota máxima em seu recital de formatura. Sua trajetória na Orquestra Municipal de São Paulo ressalta seu talento como músico orquestral, enquanto sua carreira internacional é marcada por uma bem-sucedida turnê na China com o Duo Maxime Chordis.
Franklin Martins
Violoncelista, é formado como violoncelista pela Unesp e mestrando em performance na UFRN. Durante 13 anos foi patrocinado pelo Bradesco através da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP em temporadas na Sala São Paulo e nos principais teatros do Brasil. Também foi integrante das orquestras de Santo André, Experimental de Repertório e chefe de naipe da Gru Sinfônica. Hoje é coordenador e professor do projeto Neojiba, principal projeto social que é reconhecido internacionalmente por seu empenho em ensinar música clássica no estado da Bahia. Diretor musical da Viajart Foundation (Áustria), fundação que é voluntário ensinando música para jovens em situação de alta vulnerabilidade, em comunidades e regiões com dificuldade de acesso ao ensino de música.
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Assista as apresentações do Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.
>> Serviço
O quê: Recital de música de câmara “Brandão Instrumental” | Igrejinha Musical
Quando: 16/11/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | @igrejinhamusical
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Mauren Frey.
Na quarta-feira, dia 22 de novembro, o palco do Projeto 12:30 recebe o show da artista Mana Moa Mc. A apresentação tem início às 12h30 e integra a programação do Novembro Negro na UFSC. A atividade é gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade em Florianópolis.
Sobre a artista
Mana Moa Mc, rapper e produtora cultural ativa no cenário do Hip Hop em Florianópolis, é mãe de dois filhos e se destaca por sua atuação em prol dos direitos e equidade social. Ao longo de seus 8 anos de carreira, participou de eventos com renomados artistas brasileiros, lançando em 2022 seu primeiro álbum, “Mun.Duo”, com estreia na abertura do show de Criolo. Além do Hip Hop, Mana Moa também se envolve na cultura Reggae e colabora em projetos sociais desde 2011. Fundadora do “Portal Pretas Power” em 2022, busca dar visibilidade às artistas pretas de Florianópolis e região. Recentemente contemplada no Edital Estadual de Cultura de SC Elisabete Anderle, lançou em novembro um álbum visual, “M3 Mulher, Mãe e Mc”, composto por 5 clipes autorais disponíveis em seu canal do YouTube.
Sobre o Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados no site do DAC, no Instagram, Facebook e no canal do YouTube do Projeto 12:30.
O Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, 23 de novembro, às 19h30 na Igrejinha da UFSC, recital de violino da violinista Juciane Barbosa. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
Juciane Domingues Barbosa
Iniciou seus estudos de violino em um projeto de música da igreja Assembleia de Deus de Florianópolis em 2012. Desde lá atua como violinista em diversos grupos musicais e em orquestras da grande Florianópolis. Participou de diversos festivais de música pelo país, como o Festival internacional de música de Santa Catarina FEMUSC, Festival internacional de música de Lages, Festival música no mar de minas, Festival internacional de música de Ivoti RS, dentre outros.
Em 2022, foi premiada com uma bolsa de estudos para realizar um intercâmbio em Évora, Portugal. Atualmente cursa a oitava fase do bacharelado em violino na UDESC. O recital de violino será destinado à performance artística da etapa final do curso de bacharelado em violino da UDESC. No programa teremos obras de Bach, Kodály e Saint Saens
Músicos acompanhantes
Lucas Ropelato Voltolini
Iniciou seus estudos aos 6 anos de idade com aulas de piano na Casa e Cultura em Jaraguá do Sul sob as orientações da professora Mercedes Doege e após 4 anos de aulas iniciei os estudos no violoncelo com o professor – in memoriam – Ricardo Feldens, também sob sua batuta nos grupos de câmara e camerata da SCAR em Jaraguá do Sul. Com meu retorno aos estudos do mesmo instrumento aos 13 anos de idade, ingressei no Projeto Social Música Para Todos, onde fui aluno do professor Augusto Gruetzmacher por 4 anos e no meu segundo ano de Projeto fiz o processo seletivo da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, onde sou músico-fila até o presente.
Por indicação do professor Augusto, ingressei na vida acadêmica com o seu professor, Hans Twitchell. Estudo com Hans há aproximadamente 4 anos e, por ter adquirido bagagem satisfatória por conta de minha proximidade a outros discentes da UDESC, incorri à uma vaga na universidade, e, atualmente, estou encerrando meu sexto semestre no curso Bacharelado em Música – Opção: Violoncelo. Atualmente, atuo como professor na Camerata Florianópolis e sou chefe de naipe dos violoncelos da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
Helena Scheffel
Pianista, camerista e correpetidora. Já trabalhou como pianista em óperas no Teatro Municipal de São Paulo. A musicista foi integrante da Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo (OSESP), do quinteto D’Elas e do trio Ad Libitum. Scheffel trabalhou em inúmeros duos com músicos renomados.
Programa:
Johann Sebastian Bach – Partita no 2 em D menor
- Allemanda
- Corrente
- Sarabanda
- Giga
- Ciaccona
Duo para violino e violoncelo Kodály
Charles Camille Saint-Saëns – Concerto para violino no 3, op 61 em B menor
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Veja as últimas apresentações do projeto disponíveis no canal do YouTube do DAC.
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | Instagram do Projeto: @igrejinhamusical
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Juciane Domingues Barbosa.
A Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunica que em virtude das fortes chuvas que estão ocorrendo na região da Grande Florianópolis, o evento II Encontro de Corais Universitários da UFSC foi cancelado. Desse modo, as apresentações dos corais que estavam previstas para esta terça-feira, 28 de novembro, às 19h30 no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC foram suspensas para uma nova data que será posteriormente anunciada.
A SeCartE lamenta o ocorrido e agradece à compreensão.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), apresenta mais uma edição do projeto “Igrejinha Musical”. Nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, às 19h, a Igrejinha da UFSC será palco do show intitulado “Delícia do Sul”, de Josué Silva.
Josué Silva
Natural do bairro de Florianópolis, aprendeu a tocar violão com Canhola (seresteiro que frequentava o pequeno armazém de seu pai), onde havia cantorias e festas. Aprendeu algumas técnicas com o violonista Saul Lessa, que também vivia no mesmo bairro.
O show intitulado “Delícia do Sul” é parte de um resgate de 38 anos no meio musical florianopolitano – e não só isso, é o resgate de músicas de compositores da ilha e de Santa Catarina. É o reconhecimento de talentos que visam, num todo, a amostragem de nossa gente, hábitos, cultura e capacidade criativa através de uma seleção musical resumida, porém, numa visão inspirada de nossos compositores e poetas. Não apenas o resgate da convivência com artistas Catarinenses de todas áreas, mas é a demonstração de amor e agradecimento a esta terra.
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Veja as últimas apresentações que ocorreram no projeto disponíveis no canal do YouTube do DAC.
Confira o repertório:
Delícia do Sul – Josué Silva
Meu Lugar – JAALuna
Minha Ilha – Mirandinha
Num Cantinho Qualquer – Zininho
Universal – Reginaldo Monticelli & Manoel Nunes
Minha lagoa – Luiz Henrique Rosa
Jardim de Ilusão – José Cardoso Maestro zequinha
Lagoa da Conceição – Neco
Deusa Egípcia – Josué Silva
Fugindo pra Costa – Rolando Lisboa de Melo & Reizinho
Gaivota da Ilha – Regina Rosa
Belo – Jorge lacerda
Gemido – Josué Silva & Victor Soto Roja
Nesta quinta-feira, 30 de novembro, às 19h30, o auditório do EFI na UFSC será palco de uma noite musical protagonizada pelo Coral da UFSC, a Orquestra de Câmara da UFSC e Coral de Iniciantes, sob a regência de Miriam Moritz, que apresentarão trabalhos desenvolvidos ao longo do semestre.
A proposta é apresentar um repertório cuidadosamente selecionado, abrangendo tanto músicas populares quanto eruditas, de autores brasileiros e internacionais. O evento, aberto ao público em geral e de entrada franca, busca não apenas mostrar as produções artísticas, mas também fortalecer os laços entre a universidade e a comunidade local.
Coral da UFSC:
Ativo desde 1963, o Coral da UFSC desempenha papel destacado no cenário coral catarinense e brasileiro. Com repertório focado na música nacional, o coral integra a cultura à vida universitária, contando com cerca de 45 membros, incluindo alunos, docentes, técnico-administrativos e membros da comunidade externa.
Orquestra de Câmara da UFSC
Iniciada em 2009, a Orquestra de Câmara da UFSC oferece espaço para músicos, promovendo música erudita e popular. Além de enriquecer o ensino-aprendizagem, a orquestra contribui para a interação entre a universidade e a sociedade, incentivando a cultura local.
Coral de Iniciantes:
Parte de um convênio entre UFSC e Udesc, o Coral de Iniciantes, supervisionado por Miriam Moritz, oferece iniciação ao canto popular em grupo. A oficina, ministrada por estudantes da Udesc, abrange técnica vocal, percepção musical e canto em conjunto.
Regente Miriam Moritz:
Miriam Moritz, formada pela Udesc, regente do Coral da UFSC desde 2004, destaca-se não apenas por sua regência, mas também por contribuir significativamente para o cenário musical da UFSC. Com trajetória internacional como flautista na Europa, Moritz é coordenadora e regente do Madrial e da Orquestra de Câmara da UFSC desde 2009, com especialização em musicoterapia pela Unisul e mestrado pela UFSC.
O Concerto é uma realização do Departamento Artrítico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).
>> Serviço
O quê: Concerto de encerramento do ano
Quando: 30/11/2023 | quinta-feira| 19h30
Onde: Auditório do EFI | Campus Trindade
Quanto: Gratuito e aberto à comunidade
Informações: coraldaufsc@contato.ufsc.br
Para o aniversário de um ano da Batalha do Conviva haverá discotecagem, mic aberto, pocket show, varal de poesia, batalha de sangue e batalha de conhecimento com premiação.
Mais informações: instagram.com/batalhadoconviva
A cultura irá marcar presença na sessão solene do Conselho Universitário de aniversário de 63 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento contará com apresentações artísticas de dança, Coral e Orquestra da UFSC, e será realizado nesta terça-feira, 5 de dezembro, às 14h, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, no Campus de Florianópolis.
A Orquestra de Câmara e o Coral da UFSC terão regência da maestrina Miriam Moritz, do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esportes (SeCArtE) da UFSC. Mais ao final da sessão, será a vez da apresentação do aluno de artes cênicas Elerson Mario Silva Gomes. Ele irá apresentar uma dança performática com o tema Antes da coroa já existia o cocar, uma composição em defesa aos povos indígenas. De acordo com Elerson, a apresentação mostra “um jovem que luta por seu povo na guerra contra a invasão territorial. Nada o deterá quando sua maior arma for a dança e ainda que calem sua voz, seu corpo jamais irá silenciar-se”.
Além das apresentações na sessão solene, a UFSC tem uma programação cultural para o aniversário da UFSC.
Homenagens
Durante a sessão, cinco professores serão homenageados pelos altos méritos profissionais e por relevantes serviços prestados à instituição em solenidade especial realizada pelo Conselho Universitário.
Os professores serão homenageados com a dignidade universitária de Professor Emérito, concedida a membro de pessoal docente aposentado. As honrarias serão destinadas a três docentes in memorian, já falecidos, e dois que recebem a homenagem em vida. Um deles receberá a dignidade de Mérito Universitário, destinada a personalidades nacionais ou estrangeiras, cuja contribuição ao ensino, pesquisa, extensão ou à causa universitária seja considerada de alta valia à coletividade ou à UFSC.
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco do cortejo do Boi de Mamão na terça-feira, 05 de dezembro, a partir das 15h. O evento gratuito, organizado pela Sala Verde em parceria com a empresa Pense Com Arte, é a última atividade relacionada às “Oficinas de Brincantes”, que foram realizadas em outubro.
Todos os personagens que estarão presentes foram confeccionados com materiais reutilizáveis e, em comemoração aos 63 anos de história da UFSC.
A atividade estava prevista para iniciar no espaço da Sala Verde e finalizar na Praça da Cidadania, na frente da Reitoria da instituição. No entanto, em virtude da previsão de chuva, a atividade externa foi cancelada. Assim, o cortejo será realizado apenas para os estudantes do Colégio de Aplicação.
A iniciativa visa principalmente celebrar a cultura regional, e promete uma experiência festiva, tradicional e repleta de brincadeiras para as crianças que participam.
Mais informações: salaverde.ufsc.br
Tema: Com o objetivo de expandir a discussão sobre os desafios da ilustração científica e dos esforços na divulgação e registro, a mostra apresenta processos e possibilidades da Ilustração Naturalista, com foco em plantas e animais, em especial da região de Florianópolis.
Ao longo de sua história, já passaram pelo Coral da UFSC mais de 2.500 cantores, entre brasileiros e estrangeiros, alguns deles também integrantes de outros corais, que vêm buscar na Universidade a experiência de fazer coral. O Coral é formado por alunos, professores e técnicos-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.
O primeiro regente do coral, padre Agostinho Stähelin, atuou nos primeiros seis meses de vida do grupo. Desde 1963, por 33 anos, o coral teve como regente o maestro José Acácio Santana. Nesse período, gravou sete LPs, dois CDs e especiais para televisão. Realizou inúmeros oratórios, concertos na comunidade e assessorou e incentivou a criação de mais de 200 corais no Estado. Em 1994 teve a sua consagração internacional com a tournée européia, apresentando-se em cidades de Portugal, Espanha, França, Alemanha e Itália, incluindo a cerimônia com o papa João Paulo II no Vaticano.
De 1997 a 2004, o Coral esteve sob a regência da professora Maria Severina Borges Mendes, e a partir dessa data passou a contar com a regência de Miriam Moritz, que realiza projetos em parceria com outros departamentos, como O Corpo na Música, a Música no Corpo, que foi realizado com o grupo de dança Fazendo Corpo Mole, com professoras do Centro de Desportos (CDS) da UFSC.
Nesses 60 anos, o coral já se apresentou em cidades de todas as regiões do Estado de Santa Catarina e em encontros e festivais no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Desde maio de 2004, o Coral realizou vários concertos em congressos, recital e encontros de corais na UFSC, e coordena novas atividades para a comunidade, como o Grupo de Canto para Iniciantes e os projetos de extensão cultural Madrigal e Orquestra de Câmara da UFSC. O repertório é variado, com músicas populares e eruditas, de autores brasileiros e internacionais.
Coral da UFSC
O Coral da UFSC mantém as suas atividades desde 1963 com expressiva atuação no movimento coral catarinense e brasileiro, realizando um repertório voltado para a música nacional. Tem como objetivo principal promover e difundir o canto coral, bem como contribuir com a integração e a extensão cultural da Universidade. Pretende também levar a seus coralistas conhecimento teórico e prático, num processo de aprendizagem e valorização da arte musical através do canto. Atualmente o Coral possui cerca de 45 componentes e é formado por alunos, docentes e técnico-administrativos da UFSC, bem como por pessoas da comunidade externa.
Sobre a Regente
Miriam Moritz é natural de Florianópolis (SC), formou-se em música pela Udesc, em 1987; em 2003 finalizou seu curso de especialização em musicoterapia pela Unisul; em 2014 concluiu o curso de mestrado pela UFSC com pesquisa sobre Música Brasileira. Antes de ingressar na UFSC, permaneceu por cinco anos na Europa, onde atuou como flautista em diversos locais de Portugal e Espanha. Aprovada em concurso público, é regente do Coral da UFSC desde 2004. Em 2009, passou a coordenar e a reger também o Madrial e a Orquestra de Câmara da UFSC.
Programa – Concerto 60 anos Coral da UFSC
1- Siyahamba – Folclore Sul Africano
2 – Tragédia no fundo do mar – Zezé Ibrahim. Arr: Pablo Trindade
3 – Emoldurada: Ivan Lins e Celso Viáfora. Arr: Pablo Trindade
4 – Encontros e Despedidas-Milton Nascimento. Arr: Eunice Rangel
5 – Novo Tempo – Ivan Lins e Vitor Martins. Arr: Miriam Moritz
6 – Sujeito de Sorte – Belchior. Arr: Miriam Moritz
7 – Na volta que o mundo dá – Vicente Barreto e Paulo César Pinheiro. Arr: Lucas Madeira
8 – Sá Marina – Antônio Adolfo/Tibério Gaspar. Arr: Eduardo Morelembaum
9 – Certos amigos – Daniel Lucena. Arr.: Eusébio Kohler
10 – Senhora Liberdade – Wilson Moreira/Nei Lopes. Arr: Paulo Malaguti Pauleira.
Coral da UFSC
Sopranos
Ana Karoline Baldez
Clara Lima
Gabriela Wietzkosvi
Izabel Premoli
Jeanine Goulart
Laila Dutra
Luciana Goss
Maria Cristina Rodriguez
Simone Schmidt
Sônia Magalhães
Sonia Vinhote
Contraltos
Ana Aquini
Angela Campos
Hanelise Marzall
Karla Zapelini
Maria Eduarda Rebelo
Maria de Fátima Mileo
Maria Sylvia Carneiro
Mônica Carvalho
Nadia Luna
Rita Gonçalves
Rozana Barcellos
Tenores
Antonio Mattos
Eduardo Moreira
Felipe Eduardo
John Giles
Henrique Santana
Lipe Braga
Marcos Paulino
Thainam Henrique
Baixos
Altair Souza
Derli da Silva
Evandro Baron
Hilton Pinheiro
Raul Delgado
Rogerio de Souza
Yuri Muller
Orquestra de Câmara da UFSC
Flauta: Eduardo Pinheiro / Milena Dugacsek / Miriam Moritz
Violino: Nunan Pereira de Farias Campo
Euphonium: Aiden Rowl
Violão: Eduardo Augusto Tesche
Contrabaixo: Hilton Pinheiro
Bateria: Jhonata da Rosa
Bolsista Apoio Administrativo: Gabilo Ayô Santana Vieira
Regência: Miriam Moritz