Agenda Cultural
O Departamento Artístico Cultura (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida toda a comunidade para a abertura da Exposição de Arte “ComTATO” do artista plástico e professor de artes do Colégio de Aplicação, José Alvim Almeida da Silveira, o Manoalvim. A abertura será no dia 28 de abril, sexta-feira, às 18h30, no Hall da Reitoria da UFSC. O período para visitação se estenderá até o dia 10 de maio.
A exposição “ComTATO” é um projeto iniciado durante um processo formativo em educação especial. Trata-se de um convite para reflexões sobre o potencial da Poesia, na Linguagem de Arte Plástica, na captação e solução dos problemas da coletividade cega e com baixa visão. O trabalho, desenvolvido nos últimos seis anos, apontou algumas perguntas que se impuseram tais como: Quais as características da cegueira e da baixa visão? Quais as causas que dão origem a esta condição específica? Como tratamos, através dos tempos, estas especificidades? Quais os suportes e tecnologias, que já desenvolvemos, para assistir as pessoas cegas e com baixa visão? Como foram, são e poderão ser atendidas as subjetividades envolvidas neste universo da cegueira e baixa visão? Qual a contribuição possível da arte e dos artistas, antes, agora e para o devir, na captação e solução de problemas da coletividade cega e com baixa visão?
Nesta exposição serão exibidos os originais das ilustrações para o livro “Biografia Completa de Malba Tahan” de Pablo Bucciarelli a ser lançado em 2024. Este trabalho de ilustração deu o ponto de partida concreto para realização das 109 obras de arte plástica que fazem parte deste projeto.
Na noite de abertura serão entregues 43 obras de arte doadas para Associações de Cegos no Brasil. Metade das demais obras expostas estão disponíveis para venda, os recursos das obras comercializadas será destinados para o pagamento de materiais e mão de obra auxiliar de arte plástica, e confecção de réplicas e novas matrizes em alto e baixo relêvo a serem doadas para as demais associações de cegos do Brasil.
Sobre o autor
Nascido 19 de junho de 1956, em Alegrete, Rio Grande do Sul, Manoalvim é Artista Plástico, Licenciado em Artes Cênicas Udesc, professor de Teatro no Colégio de Aplicação da UFSC, desde 1993.
Realizou 43 exposições/mostras individuais de Pintura, Desenho, Escultura, Máscaras e Objetos, Ambientação, nos três Estados da Região Sul do Brasil.
Ilustrou 14 Obras de Literatura de W. Rio Apa, Pedro A. Grisa, José Vitor Centeno Rodrigues, Regina Carvalho e Pablo Bucciarelli.
Realizou em 1984 o Monumento Contestado em Irani, Santa Catarina. Esculturas para o 1º. TOP DE MARKETING ADVB SC.
Artista Consagrado, Homem Consagrado e Líder de Busca de Visão pelo Fogo Sagrado de Itzatilatlan do Brasil, domiciliado em Florianópolis, Santa Catarina, desde 1979, quando iniciou sua atuação profissional em arte.
A exposição “ComTATO” é também uma oportunidade de encontro com pessoas cegas e com baixa visão e a comunidade em geral.
:: Serviço
O quê: Abertura – Exposição de Arte “ComTATO”
Onde: Hall da Reitoria da UFSC
Quando: sexta-feira | 28/04/2023 | 18h30 – período para visitação até 10/05/2023
Informações: manoalvim@gmail.com | instagram.com/manoalvimalmeidadasilveira
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe a exposição coletiva TEIA. A abertura da exposição será nesta quinta-feira, 4 de maio, às 18h.
Composta por trabalhos de nove artistas estudantes e egressos do curso de Artes Visuais da Udesc, a mostra reúne trabalhos desenvolvidos em linguagens e técnicas amplas, tanto tradicionais quanto contemporâneas, como fotografia, ilustração, desenho e estêncil. Entre as temáticas se revelam, a expressividade do corpo, a manifestação simbólica do inconsciente, as memórias da infância, a expressão do cuidado e o poder da fabulação.
Portanto o que conduz a formação dessa teia, se relaciona com a confluência destes artistas para o mesmo lugar de formação, possibilitando este encontro que manifesta o desejo de expor suas mais íntimas criações.
A mostra permanecerá para visitação pública até o dia 10 de junho, de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, no Espaço Expositivo – piso térreo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
A Janela da Arte, moldura expositiva de obras artísticas culturais, da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe a exposição coletiva Livre pintar, que reúne pinturas de aquarelistas do Ateliê Alvéolo, um espaço de arte e de encontros de artistas que pintam aquarelas.. A exposição se inicia nesta quarta-feira, 10 de maio, e segue exposta na BU durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.
A Livre pintar estará em exposição no Hall do auditório da Biblioteca Central da UFSC, em Florianópolis, até dia 8 de junho. Reúne pinturas de aquarelistas do Ateliê Alvéolo. Os 15 artistas participantes da exposição possuem memória afetiva com a UFSC, pois são na maioria servidores aposentados, alunos ou ex-alunos ou mesmo possuem familiares de algum modo ligados à UFSC, são eles: Ana Maria Alves de Souza, Audrey Santos, Eleonor Conill, Gloria Gil, Helena Werner, Isa Simões, José Carlos da Rocha, Juliana Bernardi Ogliari, Maria Cecília Caldini Zylbersztajn, Maria Esmênia, Michelli Zimmermann Souza, Nadir Ferrari, Osmar Yang, Susana Lauck, Zulma Borges.
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A Janela da Arte, moldura expositiva de obras artísticas culturais, da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe a exposição Desenh(ânsias) do escritor, tradutor e ilustrador Alison Silveira Morais. A exposição se inicia nesta quarta-feira, 10 de maio, e segue exposta na BU durante todo o mês, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h.
A Desenh(ânsias) de Alison Silveira Morais, que é bolsista CAPES e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) na UFSC, ficará na galeria de exposições do hall principal da Biblioteca Central da UFSC, em Florianópolis, até o dia 25 de maio. Alison trabalha com diversos tipos de estilos, tais como: pontilhismo, realismo, one-line drawing (desenho feito com apenas uma linha), também tinta acrílica, pastel, óleo, aquarela, sobre papel ou telas e também obras utilizando lápis aquareláveis, marcadores permanentes e assim por diante.
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O Hall da Reitoria I da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe a partir das 17h, desta quarta-feira, 17 de maio, a exposição Arquitetando a Ilha do artista e mestre popular Oraldo Ventura.
O artista popular Oraldo José Ventura é um propagador da Cultura de Santa Catarina. Músico, artista, criador, curioso. Natural de Florianópolis, é um grande contador de histórias e um pesquisador da cultura Açoriana. Apresenta agora réplicas de edificações antigas que marcaram sua trajetória e que perpassam pela história da cidade. Muitas contam momentos representativos, como a casa onde foi criado o Avaí Futebol Clube.
A exposição Arquitetando a Ilha ficará disponível para visitação pública de 17/05 até 16/06/2023, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h no Hall da Reitoria I da UFSC, localizado no Campus Reitor João David Ferreira Lima, no bairro Trindade, Florianópolis – SC. A mostra é uma realização do Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE), Departamento de Cultura e Eventos (Dceven) com o apoio da Galeria de Arte do Departamento Artístico Cultural (DAC).
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O Hall do Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) permanece com a exposição LGBTQIA+ Além do Tempo até o dia 29 de maio.
O projeto tem como objetivo o processo de criação de um ensaio fotográfico com do movimento LGBTQIA + além de pessoas aliadas, tendo como tema a ideia de LGBTQIA + para além do tempo. Além disso, consiste na organização de exposições itinerantes e interação entre equipe idealizadora, participantes e público expectador para difundir conteúdo cultural de valorização das diversidades, desconstruindo valores cristalizados que reproduzem estigmas e preconceitos e, contribuindo para a construção de práticas antidiscriminatórias dentro e fora da universidade. O conceito artístico do projeto é fazer recortes de décadas entre 1920 e 2020, tendo como inspiração personalidades que se destacaram no cenário social e cultural.
Artista
Gabriel Bortolozzo, um artista natural de Piracicaba-SP, atualmente reside em Florianópolis e trabalha como diretor de fotografia. Como estudante de Produção Multimídia no IFSC, ele está sempre em busca de expressar sua arte por meio de diferentes meios, incluindo fotografia digital, analógica e captações para filmes e curtas-metragens.Além disso, ele tem um hobby adicional de criar obras utilitárias de cerâmica, demonstrando sua paixão por várias formas de arte.
Ficha técnica
Produção – Karime Limeira
Produção – Douglas Edgar
Direção de fotografia – Gabriel Bortolozzo
O trabalho exposto recebe apoio da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE), da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento da Violência de Gênero (CDGEN) e da Biblioteca Universitária da UFSC (BU).
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Celebrando o aniversario de nascimento da jornalista, professora e política, Antonieta de Barros (11 de julho de 1901), o Centro de Cultuara e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe nesta terça-feira, 11 de julho, a partir das 11h a I Mostra de cartazes Antonieta de Barros.
Com o tema “Quem foi Antonieta de Barros?”, a mostra foi realizada por meio de um edital que selecionou projetos coordenados por educadores ou integrantes do corpo técnico-pedagógico de escolas catarinenses. Os cartazes foram confeccionados por estudantes de escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos; e estudantes de projetos sociais.A mostra visa ampliar e dar visibilidade sobre a importância do papel da notável catarinense Antonieta de Barros no contexto do nosso estado e do nosso país. Também criar espaços de discussão e divulgação em diferentes ambientes educativos, oportunizando que educadores e estudantes reflitam sobre o protagonismo de mulheres negras no Brasil.
O evento é uma realização da Associação de Educadores Negres de Santa Catarina (AENSC) e a Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros (AMAB) e conta o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).
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>> Serviço
O quê: I Mostra de cartazes Antonieta de Barros
Quando: 11/07/2023 | terça-feira | das 11h às 17h
Onde: varandão do Centro de Cultuara e Eventos da UFSC
Quanto: exposição gratuita e aberta à comunidade
Informações: Associação de Educadores Negres de Santa Catarina | instagram.com/aen_sc
O grupo de competição de poesia falada Slam Estrela D’Alva, organizado pelo Programa de Educação Tutorial dos Cursos de Letras da Universidade Federal de Santa Catarina (PET-Letras/UFSC), esta promovendo uma edição especial, nesta sexta-feira, 1° de setembro, das 18h às 21h30, no varandão do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC.
Nesta edição especial não haverá notas, todos os poetas falarão, no mínimo, três poemas. Ao final de cada chave, o público fará uma votação. Em sequência será feita uma contabilização, e o que tiver mais votos será o campeão daquela chave. No final dessas chaves os vencedores se enfrentam em uma chave final. A competição terá um numero máximo de nove competidores. Recomenda-se que os poetas tragam quatro poemas.
O Slam Estrela D’alva é uma competição de poesia falada que acontece na UFSC desde o início de 2022, e que integra o circuito estadual de Slam.
O Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), recebe até 11 de novembro a exposição Floresta da artista plástica catarinense Rosiane Rosa Guimarães.
Sobre a Série FLORESTA
A série Floresta é inspirada no poema Na Floresta, do ensaísta, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa, Gibran Khalil Gibran. Nesta série que compreende 25 obras em acrílico sobre tela, todas no tamanho 40×50, apresento minha visão real e fantasiosa sobre o que estaria sendo visto e não visto, no espaço da Floresta.
“Não se trata aqui de uma Floresta específica, mas sim da Floresta como espaço onde convivem reinos: mineral, vegetal, animal, cósmico, espiritual, humano, ou tantos quantos existirem e os muitos que desconheço. Através da representação visual em tinta acrílica sobre tela, proponho tornar visível, um lugar onde a fraqueza e a fortaleza humana tenham o mesmo peso, onde não haja diferença nem grau de importância entre todos que ali coexistem, nada a perseguir, a existência como deslumbre por si só. Como no mundo que conheço esta realidade está longe e fora de questão, na série Floresta eu crio meus próprios seres e plantas, misturo com os existentes conhecidos, adentro sentimentos e sensações através da liberdade de criação, do figurativo às manchas e texturas, do fino acabamento à permissão do traço da queda do pincel. Neste ano em que completei cinquenta anos de existência, senti imensa vontade de compartilhar esta série que me transporta para outro mundo que me parece ser mais coerente com o que seria o sentido da vida”. Declara Rosiane Rosa Guimarães.
Rosiane Rosa Guimarães, Rosa Guii, é Artista Plástica catarinense, nascida em Florianópolis, formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC. O desenho e a pintura sempre estiveram presentes em sua vida, não sendo possível datar de forma precisa quando começou na área artística. Sempre autodidata, ao estudar com o Grupo de Pintores das Oficinas de Artes do Centro Integrado de Cultura, sua arte ganhou profissionalismo e aprimoramento da poética. Atualmente também desenvolve trabalhos na área da dança, expressão artística que segundo a artista complementa e inspira suas criações na pintura.
A mostra Floresta permanece para visitação pública de segunda a sexta-feira das 7h às 19h no Espaço Expositivo do Centro de Cultura e Eventos da UFSC – piso térreo.
O quê: Exposição Floresta de Rosiane Rosa Guimarães
Quando: até 15/11/2023
Onde: Espaço Expositivo | Centro de Cultura e Eventos
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – Dceven – (48) 3721-3858
O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretária de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), convida os estudantes, professores, servidores e toda a comunidade a apreciar a exposição de cerâmica Poesia das Mãos.
A mostra foi produzida pelos alunos Adriana Castanho, Albertina Santana, Ana Gonçalves, Ana Margarete Silva, Elisabete Regis, Eloisa Oliveira, Francisco Silva, Geraldo Germano, Joel Pereira, João Ribas, Kátia Martins, Mª Fátima Monguilhott, Marilda Silva, Marleide Canale, Michelle Monguilhott, Newton Souza, Roberto Alvarenga, Rose Schmitz, da Escola Olaria Beiramar do município de São José – SC.
As técnicas utilizadas na confecção dos objetos da exposição se baseiam nas mesmas utilizadas pelos povos originários que habitavam o Brasil. A Escola Olaria Beiramar São José faz uso do rolinho, acordelado e fiada. Antes da queima da peça, o processo consiste em fazer rolinhos de massa sobrepostos para confeccionar as paredes e, também, roletes em espiral para fazer o fundo. Para o acabamento, se utiliza de pequenas pedras lisas para brunir, deixando-as alisadas. No final a peça é queimada entre 800 °C e 1000 °C, com a temperatura subindo lentamente.A conexão entre barro e fogo sempre demonstrou grande importância e utilidade para as sociedades humanas.
A queima do barro dá origem a cerâmica, que sendo um material com impermeabilidade e uma certa resistência foi usada na confecção de utensílios, decoração, brinquedos e na construção de casas.
A tradição ceramista em Santa Catarina e nas demais regiões das Américas é anterior à chegada de outros povos de origem europeia e oriental. Com a chegada dos portugueses, se usou da argila presente no território para a construção de casas, confecção de objetos e utensílios de usos diários. Esse saber fazer, as técnicas tradicionais dos oleiros e oleiras de Santa Catarina, estão, ainda, resistindo e devem ser conhecidos e divulgados como uma prática cultural de vários povos ancestrais. Oleiro é o indivíduo que trabalha na criação de vasilhas, e objetos, de barro. Souza e Philippi (2022) apresentam que com a chegada do alumínio e plástico, a demanda por oleiros diminuiu, contudo atualmente a arte voltou a ter maior visibilidade para a criação de panelas, jarros, vasos e demais artigos utilitários e de decoração.
O mestre Geraldo Germano aprendeu o ofício de oleiro com o José Francelino de Souza, na década de 1970, este também tendo aprendido de um oleiro tradicional. Newton Souza aprendeu a técnica com o mestre Geraldo.
Assim, o ofício de oleiro é algo que se ensina e difunde de uma pessoa a outra. Em maio de 2005, durante a Festa do Divino Espírito Santo, em São José, os mestre Geraldo e Newton propuseram a utilização de um espaço na Avenida Beira-Mar de São José para a criação de cultura. Assim, foi criada em 2005 a Escola Olaria Beiramar São José, pelos mestres José Geraldo Germano e Newton Souza, para ser um local de difusão da arte ceramista tradicional.
A exposição de cerâmica Poesia das Mãos permanece para visitação pública até o dia 24 de novembro, de segunda a sexta-feira (das 9h às 12h e das 13h30 às 17h), no NEA, localizado ao lado do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC (MArquE).
Referência: SOUZA, Giana Schmitt de; PHILIPPI, Jane Maria de Souza. A Escola Olaria de Beiramar de São José e a trajetória dos seus Mestres José Geraldo Germano e Newton Souza. Florianópolis: Dois Por Quatro, 2022.
Exposição “Ti, Nyanga – Incorporações de Histórias e Memórias”, uma celebração da riqueza cultural, histórica e emocional de Moçambique, através das lentes de Esmeralda Mariano e da antropóloga e consultora independente Brigitte Bagnol. As duas investigadoras têm trabalhado sobre as relações e dinâmicas de gênero, conceitualizações do corpo e sobre as diferentes práticas de cuidados que constituem o mosaico cultural e terapêutico de Moçambique. A exposição destaca momentos do cotidiano envolvendo as “escolas de iniciação”, suas dinâmicas e suas memórias, “as imagens documentam experiências vividas em diferentes regiões de Moçambique, nas províncias de Sofala, Manica, Zambézia, Maputo, Gaza e Inhambane, entre 1999 e 2008. Mostram as faces dos curandeiros – ti -nyanga, os objetos e os instrumentos usados no processo diagnóstico e de adivinhação e de tratamento, Nyanga, plural ti-nyanga, em língua xi-tsonga do Sul de Moçambique, define genericamente os terapeutas da medicina dita tradicional, em língua portuguesa designados por curandeiros.