Agenda Cultural
O projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino) exibe o filme Barbara (2012), nesta quinta-feira, 19 de outubro, às 19h na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC. A exibição é gratuita, não necessita de inscrições e dá direito a um certificado de participação.
Dirigido por Christian Petzold e Nina Hoss, o filme conta a história de Barbara. No verão de 1980, Barbara é cirurgiã pediátrica em um hospital a leste de Berlim. Quando as autoridades desconfiam que ela deseja passar para o lado oriental da cidade, ela é transferida para uma pequena clínica no interior, em um vilarejo isolado. Enquanto seu amante, Jörg, que vive em Berlim oriental, prepara a sua fuga, Barbara começa a receber grande atenção do chefe do hospital, André (Ronald Zehrfeld). O filme questiona se este homem estáaria apaixonado por ela ou apenas espionando seus atos para o governo. Mais informações no e-mail.
Será realizado nesta sexta-feira, 20 de outubro, às 13h, o encontro presencial do Laboratório Feminista de Literatura Atual, o Projeto Lola. A atividade ocorre na sala 247, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e terá como tema os poemas de Uma terra onde o outro povo vive (1973), uma das três obras reunidas no livro Entre nós mesmas, poemas reunidos (2020), de Audre Lorde.
O evento é aberto à comunidade, não sendo necessário vínculo com a universidade. Para isso, basta enviar uma mensagem para meritxellhmarsal@gmail.com e solicitar a participação. O Lola é um grupo que se reúne para ler e discutir literatura contemporânea, sob um olhar feminista. São reuniões quinzenais, uma presencial na UFSC e outra em formato remoto. As propostas de leitura surgem de quem faz parte dos encontros. As obras são discutidas horizontalmente e a reflexão parte de um viés feminista que coloca a atenção sobre as múltiplas opressões da sociedade capitalista.
Informações: instagram.com/lola_ufsc
O Projeto Livro na Praça, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da UFSC, apresenta o livro Vida Marinha de Santa Catarina como tema do próximo encontro. O evento acontecerá na sexta-feira, dia 20 de outubro, às 18h, na Igrejinha da UFSC, e contará com a participação do professor do Departamento de Ecologia e Zoologia, Alberto Lindner, que coordenou a obra, e de duas educadoras do ensino fundamental de Florianópolis.
A entrada é franca e não requer inscrição prévia. O livro estará à venda com desconto especial no local do evento. A obra pode ser encontrada na livraria da Editora da UFSC, localizada no Centro de Eventos da UFSC, e também na livraria virtual.
Sobre o livro
O livro é um guia ilustrado resultado do empenho de setenta e oito autores de capítulos, e de fotógrafos, que reúne informações sobre as principais espécies de organismos marinhos encontrados no litoral catarinense. A obra é inspirada em um trabalho similar – The Marine Life of Bootless Bay, Papua New Guinea -, de Mark Baine e David Harasti. Além de auxiliar na identificação da biodiversidade marinha, o livro também oferece dicas de como aproveitar o mar como recurso pedagógico, com sugestões de atividades e roteiros para professores e alunos.
Neste sentido, o evento contará também com duas educadoras que compartilharão suas experiências com o uso do livro e do mar como “sala de aula”. São elas: Narjara Zimmermann, da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva (Cachoeira do Bom Jesus), e Rosângela Teixeira Garcia, da Escola do Mar (Canasvieiras).
A publicação aborda a prática do mergulho em Santa Catarina, trazendo um panorama geral que indica desde bons pontos de mergulho, temperatura da água, visibilidade, até boas práticas para uma conduta consciente durante os mergulhos a fim de se preservar a vida marinha.
“Recheado de fotos coloridas, é o primeiro guia para identificação que reúne em um único volume espécies de algas, invertebrados, peixes, tartarugas, aves e mamíferos marinhos voltado exclusivamente para a vida marinha da costa do Brasil”, analisa Osmar Luiz Jr, na Revista Mergulho.
Informações: Editora UFSC
O projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina ATA-ME – CINENUVIC/NÓS promove, nesta sexta-feira, 20 de outubro, a exibição do filme “Marte Um”, seguida de debate. A atividade ocorre às 19h, no Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), localizado no Centro de Florianópolis (Rua Victor Meirelles, 59 ). A sessão é gratuita e aberta a todos. O projeto tem como objetivo a exibição de filmes e a promoção de discussões sobre questões do cotidiano, como feminismo, sexualidade e relações de gênero e étnico-raciais. A cada sessão, são convidados dois debatedores para explorar as temáticas apresentadas nos filmes.
Sinopse do filme “Marte Um”
A família Martins vive tranquilamente nas margens de uma grande cidade brasileira após a decepcionante posse de um presidente de extrema-direita. Sendo uma família negra de classe média baixa, eles sentem a tensão de sua nova realidade. Tércia, a mãe, reinterpreta seu mundo depois que um encontro inesperado a deixa se perguntando se ela é amaldiçoada. Seu marido, Wellington, coloca todas as suas esperanças na carreira de seu filho, Deivinho, que por pressão e querendo agradar o pai, segue as ambições dele, apesar de secretamente aspirar estudar astrofísica e colonizar Marte. Enquanto isso, a filha mais velha, Eunice, se apaixona por uma jovem de espírito livre e questiona se é hora de sair de casa.
O Ciclo ATA-ME – CINENUVIC/NÓS é articulado entre dois Núcleos de Pesquisa do Centro de Ciências da Educação da UFSC: o Núcleo Vida e Cuidado: estudos e pesquisas sobre violências (NUVIC) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (NÓS). Este será o sexto encontro do projeto. O Ciclo ATA-ME é organizado pelos professores Alexandre Toaldo, Angelica Silvana Pereira, Carolina Votto Silva e Patricia de Moraes Lima.
Classificação: 16 anos
Informações: Museu Victor Meirelles | página do NUVIC | nuvic@contato.ufsc.br
O CineBuñuel, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe nesta sexta-feira, 20 de outubro, o longa-metragem Errante Corazón (2021), de Leonardo Brzezicki. A sessão ocorre às 19h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é gratuita.
O filme é protagonizado por Leonardo Sbaraglia, que interpreta Santiago, um homem impulsivo e emocionalmente instável, com uma vida pessoal cheia de altos e baixos. O personagem mergulha nos excessos da vida noturna e precisa lidar com as consequências no dia seguinte. Ele vive com a filha adolescente, Laila, com quem tem uma relação turbulenta, em que há muita ternura, mas também brigas e mal entendidos. Eles embarcam em uma aventura caótica de verão no Brasil, que servirá como divisor de águas na relação entre pai e filha.
A projeção de Errante Corazón é parte do Ciclo Entre Nós, realizado ao longo do segundo semestre de 2023, com filmes que abordam as relações familiares e seus conflitos. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história. As sessões são abertas ao público.
O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe as animações chilenas Los Huesos e La Casa Lobo, de Cristóbal León e Joaquin Cociña, nesta sexta-feira, 20 de outubro. As sessões serão no bosque do CFH, ou no auditório do CFH em caso de chuva, às 19h30. As sessões integram a programação de terror psicodélico prevista para o mês de outubro.
Sobre os filmes:
Los Huesos
Os letreiros iniciais do chileno Los Huesos (The Bones) apresentam a obra como a primeira animação stop-motion da história, datada de 1901 e encontrada mais de um século depois pelos restauradores Cristóbal León e Joaquín Cociña. Vencedor do prêmio de melhor curta-metragem da mostra Horizonte do Festival de Veneza, o filme tem Constanza Nordenflycht como protagonista. A jovem usa fragmentos de cadáveres para executar um ritual de evocação dos espíritos dos ministros Diego Portales e Jaime Guzmán. São figuras que de fato existiram, mas que, transportadas para a ficção, ganham contornos simbólicos muito mais amplos. Reconstituídos juntos em tela por uma coreografia ritualística de ossos e órgãos animados, os dois personagens representam a ciclicidade dos pactos de poder que prevaleceram ao longo da história pós-colonização do país e que foram colocados em cheque a partir da convulsão social de 2019.
Trailer:
La Casa Lobo
Maria, uma jovem refugiada de uma colônia alemã, Colônia Dignidade, no sul do Chile – uma espécie de comunidade sectária, tiranicamente dominada pelo cruel Paul Schäfer, um alemão fanático religioso e predador infantil, que acabaria transformando o local em um centro de tortura a serviço da ditadura militar governada por Augusto Pinochet – é punida por ter perdido três porcos, então decide fugir e se refugiar em uma casa abandonada, escondida na floresta no sul do Chile para evitar o castigo. Fotos dançam pelas paredes, móveis aparecem e somem, cômodos se expandem e se encolhem, luzes piscam, figuras brotam do chão como árvores. Logo, até ela e os porcos que encontrou perdem sua forma estável. A casa chacoalha e estremece ao redor da menina, como se quisesse dizer algo a ela.
Trailer:
Informações: instagram.com/cineparedao
O Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta a exibição do filme Nelson Filma o Rio, do diretor Luiz Carlos Lacerda, mais conhecido como Bigode. A exibição ocorrerá no dia 23 de outubro, segunda-feira, 18h30min, no Teatro Carmen Fossari – e contará com a presença do diretor do filme. A sessão é gratuita e aberta à comunidade.
Sobre o filme:
Em Nelson Filma o Rio, o cineasta Luiz Carlos Lacerda, o Bigode, continua o trabalho que começou em 1970, com o curta “Nelson Filma”. Nesse documentário, ele realizara a partir de sua parceria como assistente em muitos filmes do cineasta Nelson Pereira dos Santos, falecido em 2018, um passeio pela filmografia do grande mestre do cinema brasileiro, com muita amizade, afeto e saudade, além de explorar como Nelson retratava o Rio de Janeiro em sua obra. O diretor estará em Florianópolis para a estreia de seu filme no dia da exibição.
Sobre o diretor:
Nasceu no Rio de Janeiro em 1945. Filho do pioneiro produtor João Tinoco de Freitas, realizou cerca de 30 curtas e 10 longas. Professor da Universidade Estácio de Sá, da Escuela Internacional de Cine y Televisión de Cuba, Faculdade de Artes do Paraná, Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Além disso, Luiz Carlos Lacerda também é poeta.
Informações: Departamento Artístico e Cultural | 48 3721-3853
Ficha Técnica:
Prod.2021 Prod. Matine Filmes
Coprodução: Canal Brasil
Duração: 53 minutos
Edição: Alisson Prodlik
O Rio de Janeiro nos filmes de Nelson Pereira dos Santos, precursor do Cinema Novo brasileiro, com contextualização do crítico Rodrigo Fonseca.
Participou do Festival Internacional de Cinema do Rio/2021.
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Zeca Pires.
Exposição “Ti, Nyanga – Incorporações de Histórias e Memórias”, uma celebração da riqueza cultural, histórica e emocional de Moçambique, através das lentes de Esmeralda Mariano e da antropóloga e consultora independente Brigitte Bagnol. As duas investigadoras têm trabalhado sobre as relações e dinâmicas de gênero, conceitualizações do corpo e sobre as diferentes práticas de cuidados que constituem o mosaico cultural e terapêutico de Moçambique. A exposição destaca momentos do cotidiano envolvendo as “escolas de iniciação”, suas dinâmicas e suas memórias, “as imagens documentam experiências vividas em diferentes regiões de Moçambique, nas províncias de Sofala, Manica, Zambézia, Maputo, Gaza e Inhambane, entre 1999 e 2008. Mostram as faces dos curandeiros – ti -nyanga, os objetos e os instrumentos usados no processo diagnóstico e de adivinhação e de tratamento, Nyanga, plural ti-nyanga, em língua xi-tsonga do Sul de Moçambique, define genericamente os terapeutas da medicina dita tradicional, em língua portuguesa designados por curandeiros.
O Cineclub Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe no dia 24 de outubro, terça-feira, 19h30, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) o filme Celebrazione. O evento contará com a apresentação do diretor do filme Luiz Carlos Lacerda. Os ingressos são gratuitos e serão distribuídos no local a partir das 18h, a classificação estaria é de 16 anos. A ação tem o objetivo de divulgar o cinema e a cultura italiana para a comunidade.
Sobre o filme
“Celebrazione”, filme em homenagem ao centenário do escritor e cineasta Pier Paolo Pasolini, conta a passagem do polêmico diretor italiano pelo Brasil, nos anos 70. Em plena ditadura militar, Pasolini preferiu ficar incógnito, mas o seu poema “Hierarquia” revelou detalhes dessa passagem pelo Rio de Janeiro e de seu encontro com um jovem que o levou para conhecer a favela carioca. O poema serviu de guia para o roteiro criado pelo diretor Luiz Carlos Lacerda. O ator Erom Cordeiro interpretará Pasolini nessa homenagem. Inédito, o filme faz sua estreia no sul e conta com a presença do diretor Luiz Carlos Lacerda.
O Cineclub Italiano é um projeto de extensão da UFSC e é coordenado pelo professor Sergio Romanelli e por Antônio Cava.
Classificação: 16 anos
Informações: instagram.com/letrasitalianoufsc
O Cine Ciência UFSC exibe o filme Mãos Talentosas: A História de Ben Carson, dirigido por Thomas Carter, nesta quarta-feira, 25 de outubro, às 19h, no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis. A sessão tem como tema Explorando as fronteiras da genética, bioética e equidade. O evento é gratuito e não requer inscrições. Após a atividade, Cláudia de Jesus Tietsche Reis, doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vai conversar com os participantes sobre o filme. O filme conta a história de Ben Carson, menino pobre de Detroit, que tirava notas ruins na escola, e se tornou o diretor do centro de neurologia pediátrica do hospital Johns Hopkins.
O Cine Ciência UFSC promove exibições e debates semanais de filmes com temática científica. O objetivo do evento é gerar debates e promover a divulgação científica por meio do cinema.
Informações: cinecienciaufscoficial@gmail.com | instagram.com/cinecienciaufsc
O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), realiza neste sábado, 28 de outubro, às 19h na Secretaria da Educação do município de Araquari – SC, a cerimônia de entrega do Troféu Açorianidade 2023.
A escolha dos agraciados com o troféu é feita anualmente pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos formado por 68 representantes das Prefeituras Municipais do litoral catarinense, Universidades Regionais, Fundações e Associações Culturais que atuam no litoral catarinense. Neste Conselho a Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o Arquivo Público do Estado, e o Consulado Honorário de Portugal também têm assento. Todos têm o direito à participação de indicações e da eleição dos agraciados.
Os nomes destes troféus fazem menção às nove ilhas do Arquipélago Açoriano. A Ilha de Santa Catarina empresta o nome ao décimo troféu, que acreditamos ser a décima Ilha do arquipélago Açoriano.
A entrega do troféu marca também o lançamento oficial da 29ª edição da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina (AÇOR), que será realizada em Araquari entre de 17 a 19 de novembro de 2023.
O Troféu Açorianidade foi criado no ano de 1996 com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas, em prol da cultura de base açoriana do Estado de Santa Catarina.
Informações: Núcleo de Estudos Açorianos | nea@contato.ufsc.br | 48 3721-8605
Em sua 2ª edição, o projeto Cine Debate, por meio do Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO) , promoverá, na próxima terça-feira, 31 de outubro, a exibição do filme Homem Onça, de Vinícius Reis. A atividade ocorre às 19h, no auditório do SINJUSC, localizado no Centro de Florianópolis. A sessão é gratuita e contará com roda de conversa e distribuição de pipoca. A atividade faz parte do projeto Sobre-viver: O cinema do/a trabalhador/a, resultado da parceria com o SINJUSC.
A exibição também ocorre de forma híbrida, ou seja, presencial e virtual. Para acompanhar a sessão e contribuir com o debate, basta acessar o link de inscrição.
Sobre o filme:
O longa tem como pano de fundo a cidade do Rio de Janeiro na década de 1990, em um período marcado pelos avanços neoliberais no governo de FHC, e conta a história de Pedro, servidor de uma estatal prestes a ser privatizada. Nesse cenário, o protagonista é obrigado a demitir sua equipe e se aposentar precocemente. Frente a incerteza do futuro e acometido por uma doença de pele, resolve retornar a cidade natal, onde encontra um antigo amor e a onça pintada de sua infância. “Homem Onça” se define como uma fábula sobre a era das privatizações no Brasil.
Informações: Sobre Viver | Instagram | Inscrições
De 31 de outubro a 2 de dezembro será realizado o evento 48 anos de independência de Angola – Quais caminhos e perspectivas seguir?, por meio de seminários, atividades esportivas e celebrações, a ação abordará questões culturais, linguística, históricas relacionadas ao país angolano. As atividades do evento ocorrerão na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), virtualmente no Instagram @africa.sensation, na Escola Beatriz de Souza Brito e na Servidão Crescêncio Francisco Mariano.
Na próxima terça-feira, 31 de outubro, a abertura do evento receberá a ilustre presença do Rei Tchongolola Tchongonga – Ekuikui VI, que é considerado o monarca do maior grupo étnico de Angola, os Ovimbundos. O evento será realizado às 19h30 no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH). A Fala Magna do Rei Ekuikui VI contará com a presença da Diretora do Instituto Kadila, representantes da Embaixada de Angola no Brasil, do Consulado Geral de Angola no Brasil, da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) e da UFSC.
Aos 39 anos, o Rei Tchongolola Tchongonga “Ekuikui VI” é o 37º soberano do reino subnacional do Bailundo, localizado na região central de Angola. O reino do Bailundo foi Estado pré-colonial africano dos povos Ovimbundu e surgiu no Planalto Central de Angola em meados de 1700. A região possuía autoridade tanto política quanto econômica, abrangendo as províncias do Huambo, Benguela, Kwanza Sul, Bié e uma parte da Huíla. O Rei Ekuikui VI é formado em Direito, poliglota, fala quatro línguas, uma delas é o Umbundu, língua oficial do Reino do Mbailundo, tem fluência na língua francesa, portuguesa e inglesa.
O Rei Ekuikui VI estará no Estado de Santa Catarina no período de 30 de outubro a 2 de novembro de 2023, o monarca participará eventos culturais e se encontrará com representantes do movimento negro e organizações da sociedade civil para debater iniciativas de promoção da cultura africana no Brasil. A visita também busca contribuir para estudos sobre a cultura africana, que está presente de várias formas na sociedade brasileira, por meio de ritmos, tradições e cultura angolana. Além de Santa Catarina a comitiva passará por São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
O evento 48 anos de independência de Angola – Quais caminhos e perspectivas seguir? é uma realização da Associação de Angolanos em Florianópolis (ASSAF) e Instituto Kadila, na UFSC a ação conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter).
Programação – 48 anos de independência de Angola
31 de outubro | 19h30 – Abertura: Fala Magna do Rei Ekuikui VI
Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) – Bloco B
7 e 8 de novembro | 19h – Seminário 48 Anos de Independência De Angola
Auditório Elke Hering – Biblioteca Universitária (BU)
9 de novembro | 20h30 – Live 48 Anos de Independência de Angola
Instagram @africa.sensation
18 de novembro | 9h às 20h – Torneio Internacional de Futsal 48 Anos de Independência de Angola
E.B Beatriz de Souza Brito – Rua Dep. Antônio Edu Vieira, 600 – Pantanal, Florianópolis – SC
2 de dezembro | 20h – Festa da Dipanda de Angola
Servidão Crescêncio Francisco Mariano, 149, Pantanal, Florianópolis – SC
Informações: Associação dos Angolanos em Florianópolis | instagram.com/assaf.angofloripa | 48 99188-6966
Texto: divulgação SeCArtE – com informações de Nataniel Cassoma, terra.com.br, univali.br e almapreta.com.br
As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, Santo Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa estarão com acesso gratuito no próximo domingo, dia 05 de novembro, o último Dia de Gratuidade do ano de 2023. Além da isenção para toda a comunidade, na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte em Florianópolis, haverá guiamento gratuito dos visitantes feito por estudantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e apresentação musical do grupo Trio Fortalezas. A fortaleza abre a partir das 8h30min, o guiamento inicia às 10h. O Dia de Gratuidade retorna no mês de março de 2024.
O guiamento na Fortaleza de São José da Ponta Grossa aos domingos é feito por alunos do Curso de Guia de Turismo Regional Santa Catarina do IFSC. Ao mesmo tempo em que os estudantes põem em prática os ensinamentos de sala de aula, os visitantes da fortaleza têm oportunidade de aprender mais sobre a história das fortificações locais. A parceira entre UFSC e IFSC foi viabilizada por meio do Projeto Turismo Receptivo na Fortaleza de São José da Ponta Grossa, coordenado pela professora Maria Helena Alemany Soares. Neste ano, o projeto se estende até novembro, atendendo aos domingos.
Mini concerto de estreia – Trio Fortalezas
No domingo, às 11h na Capela da Fortaleza de São José da Ponta Grossa haverá a apresentação de estreia do Trio Fortalezas. Três entusiastas da música de câmara entrelaçam seus caminhos para formar um trio de cordas de sonoridade única. Ricardo Müller (violino), Sheyla Yatsugafu (viola) e Gabriela Bock (violoncelo) são músicos com belas e distintas histórias sendo que cada uma delas pode ser ouvida por meio do som de seus instrumentos. O intuito do trio é compartilhar sua grande paixão pela música de câmara.
Mais
O Dia de Gratuidade foi instituído em 2017, realizado sempre no primeiro domingo de cada mês de março a novembro, visa facilitar a visitação para a comunidade, além de incentivar o contato com a história local. A UFSC, no entanto, não é responsável pelo traslado de barco para visita às fortalezas que ficam em ilhas (Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones) – (clique aqui para saber mais sobre o transporte marítimo). A Fortaleza de São José da Ponta Grossa tem acesso por terra. Nos outros dias, que não os domingos de acesso livre, os ingressos custam R$ 16,00 (inteiro) e R$ 8,00 (meia-entrada). Pessoas com mais de 60 anos e crianças de até cinco anos não pagam em qualquer dia, (para mais informações sobre às taxas de visitação das fortalezas e isenções clique aqui).
As fortificações estão abertas a partir das 8h30min (para mais informações sobre o horário de funcionamento clique aqui). Para visitar as fortalezas, não é necessário agendamento ou inscrição em lista de presença, basta chegar.
É importante destacar que a isenção da cobrança do ingresso não altera as regras de uso do patrimônio histórico. Dessa forma, não são permitidos eventos – ensaios fotográficos ou outros – sem autorização prévia da universidade.
Fortalezas da UFSC
A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) é o setor administrativo da UFSC, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), responsável pelo gerenciamento, guarda, manutenção e conservação das fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio de Ratones, as quais se encontram sob a gestão da UFSC.
As fortalezas encontram-se abertas à visitação pública para a realização de atividades de turismo, educação, cultura e lazer. Nelas são também desenvolvidas ações de ensino, pesquisa, extensão da UFSC.
Dicas para o Dia de Gratuidade
- Vá de calçados leves e roupa confortável, afinal as fortalezas são um passeio ao ar livre.
- Fique à vontade para levar cangas ou toalhas.
- São permitidos piqueniques, mas não deixe lixo para trás.
- Não leve seu animal de estimação. Para preservação do patrimônio histórico, não são permitidos pets nas fortalezas.
- Idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade podem ter mais dificuldade para andar nas fortalezas, que ainda conservam rampas de pedras e grandes escadarias.
- Ensaios fotográficos são considerados eventos que precisam de autorização da universidade. Saiba aqui como fazer seu ensaio nas fortalezas.
>> Serviço
Quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 05/11/2023 | domingo | das 8h30min às 18h30min
Onde: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC | Fortaleza de Santo Antônio de Ratones – localizada na ilha de Ratones Grande na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis – SC | Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Transporte: é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade (clique aqui para saber mais)
Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | fortalezas.ufsc.br | (48) 3721-8302
Texto: divulgação SeCArtE e Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina
Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o fantasminha.Na encenação da Cia PeQuod, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede wifi.
A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.
O célebre personagem, Pluft, é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.
Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.
Ingressos gratuitos: sympla.com.br
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Bonecos de vara e bonecos de manipulação direta sobre balcão
Duração: 45min
A Cia
A PeQuod é uma companhia brasileira, sediada no Rio deJaneiro, que se dedica ao teatro de animação e que, desde sua fundação vem aprofundando experiências que têm resultado numa cena arrojada e de renovação para esta linguagem, refletindo uma aproximação entre o cinema, o teatro, adança e a cultura pop contemporânea.
Ao longo desta história, criou 17 espetáculos, 1 intervenção artística em site specific, produziu 2 Mostras Internacionais, esteve à frente de uma Ocupação Artística em um teatro público, participou de diversos festivais nacionais e internacionais, projetos de circulação, retrospectivas, intercâmbios, oficinas e vem pro movendo encontros e atividades de formação e pensamento sobre o Teatro de Animação.
Por tudo isso, a Companhia vem conquistando muitos aplausos, prêmios e olhares encantados para um trabalho que nasceu sobre o compromisso de maravilhar e concretizar coisasque só vemos nos sonhos.
Ficha técnica
Direção: Miguel Vellinho
Produção: Liliane Xavier e Lilian BertinI
luminação: Renato Machado
Bonecos de luz: Maurício Fusiyama
Criação e escultura dos bonecos: Maria Cristina Paiva e Mathilde Plisson
Cenário: Doris Rollemberg
Figurino: Kika de Medina
Trilha sonora: Maurício Durão
Atores/manipuladores: Caio Passos, Diego Diener, João Lucas Romero, Liliane Xavier, Marise Nogueira e Raquel Botafogo
Técnicos: Maurício Fuziyama, Stephanye Souza Correa e Divany Andrade
Produção Original SESI-SP
Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o fantasminha.Na encenação da Cia PeQuod, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede wifi.
A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.
O célebre personagem, Pluft, é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.
Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.
Este espetáculo contará com audiodescrição.
Ingressos gratuitos: sympla.com.br
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Bonecos de vara e bonecos de manipulação direta sobre balcão
Duração: 45min
A Cia
A PeQuod é uma companhia brasileira, sediada no Rio deJaneiro, que se dedica ao teatro de animação e que, desde sua fundação vem aprofundando experiências que têm resultado numa cena arrojada e de renovação para esta linguagem, refletindo uma aproximação entre o cinema, o teatro, adança e a cultura pop contemporânea.
Ao longo desta história, criou 17 espetáculos, 1 intervenção artística em site specific, produziu 2 Mostras Internacionais, esteve à frente de uma Ocupação Artística em um teatro público, participou de diversos festivais nacionais e internacionais, projetos de circulação, retrospectivas, intercâmbios, oficinas e vem pro movendo encontros e atividades de formação e pensamento sobre o Teatro de Animação.
Por tudo isso, a Companhia vem conquistando muitos aplausos, prêmios e olhares encantados para um trabalho que nasceu sobre o compromisso de maravilhar e concretizar coisasque só vemos nos sonhos.
Ficha técnica
Direção: Miguel Vellinho
Produção: Liliane Xavier e Lilian BertinI
luminação: Renato Machado
Bonecos de luz: Maurício Fusiyama
Criação e escultura dos bonecos: Maria Cristina Paiva e Mathilde Plisson
Cenário: Doris Rollemberg
Figurino: Kika de Medina
Trilha sonora: Maurício Durão
Atores/manipuladores: Caio Passos, Diego Diener, João Lucas Romero, Liliane Xavier, Marise Nogueira e Raquel Botafogo
Técnicos: Maurício Fuziyama, Stephanye Souza Correa e Divany Andrade
Produção Original SESI-SP
Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o fantasminha.Na encenação da Cia PeQuod, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede wifi.
A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.
O célebre personagem, Pluft, é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.
Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.
Este espetáculo contará com interpretação em Libras
Ingressos gratuitos: sympla.com.br
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Bonecos de vara e bonecos de manipulação direta sobre balcão
Duração: 45min
A Cia
A PeQuod é uma companhia brasileira, sediada no Rio deJaneiro, que se dedica ao teatro de animação e que, desde sua fundação vem aprofundando experiências que têm resultado numa cena arrojada e de renovação para esta linguagem, refletindo uma aproximação entre o cinema, o teatro, adança e a cultura pop contemporânea.
Ao longo desta história, criou 17 espetáculos, 1 intervenção artística em site specific, produziu 2 Mostras Internacionais, esteve à frente de uma Ocupação Artística em um teatro público, participou de diversos festivais nacionais e internacionais, projetos de circulação, retrospectivas, intercâmbios, oficinas e vem pro movendo encontros e atividades de formação e pensamento sobre o Teatro de Animação.
Por tudo isso, a Companhia vem conquistando muitos aplausos, prêmios e olhares encantados para um trabalho que nasceu sobre o compromisso de maravilhar e concretizar coisasque só vemos nos sonhos.
Ficha técnica
Direção: Miguel Vellinho
Produção: Liliane Xavier e Lilian BertinI
luminação: Renato Machado
Bonecos de luz: Maurício Fusiyama
Criação e escultura dos bonecos: Maria Cristina Paiva e Mathilde Plisson
Cenário: Doris Rollemberg
Figurino: Kika de Medina
Trilha sonora: Maurício Durão
Atores/manipuladores: Caio Passos, Diego Diener, João Lucas Romero, Liliane Xavier, Marise Nogueira e Raquel Botafogo
Técnicos: Maurício Fuziyama, Stephanye Souza Correa e Divany Andrade
Produção Original SESI-SP
O Cineclube 757 exibe hoje, 06 de novembro, as obras Gritos do Sul, um curta de Fahya Kury Cassins, e o documentário Uma História de Silêncios, dirigido por Ísis Leites Regina, Clara Spessato e Júlia Santos da Rosa Matos, em uma sessão gratuita que incluirá um debate com as diretoras. A exibição ocorrerá no Teatro Carmen Fossari, localizado em Florianópolis, às 18h30. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArtE), a Secretaria de Educação a Distância (Sead), professores da Apufsc-Sindical e o Movimento Humaniza SC.
Ambas as obras abordam temáticas relacionadas à história da região Sul do Brasil. Enquanto o documentário “Uma História de Silêncios” lança luz sobre o passado e presente do nazismo em Santa Catarina, o curta “Gritos do Sul” explora a ascensão do fascismo na mesma região.
O Cineclube 757 tem como proposta a realização de mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas em formato audiovisual, lançamentos de obras cinematográficas, debates, discussões e a organização de ciclos temáticos, oferecendo uma plataforma importante para a discussão e análise crítica de questões sociais e históricas. Não perca essa oportunidade de aprendizado e reflexão.
Uma história de silêncios
O documentário ‘Uma história de silêncios’, produzido pelas estudantes Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, do curso de Jornalismo da UFSC, foi um dos três trabalhos reconhecidos pelo 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog. O filme discute como o nazismo, banido e condenado internacionalmente após a Segunda Guerra Mundial, fez e faz parte da história de Santa Catarina.
Gritos do Sul
Brasil, 2021: pandemia e a ascensão do fascismo na região Sul. Maíra, Eduardo e seu bebê decidem passar alguns dias em um chalé na serra. Ao chegarem lá, conhecem o casal proprietário do local, e seu filho, enquanto se dão conta que caíram em uma armadilha de um grupo radical.
Num tempo em que os bichos ainda falavam, lá onde as antigas histórias nasceram, ainda existe um mundo fabuloso de seres, sons e imagens. Animais inteligentes e tolos, corajosos e covardes, honestos e trapaceiros aparecem em diferentes fábulas, nos mostrando de maneira engraçada e comovente, como podemos ser tão iguais e tão diferentes deles.
Este é o novo espetáculo da Cia. Mevitevendo, que há 25 anos dedica-se exclusivamente ao Teatro de Figuras (Teatro de Animação). Antigas histórias de diferentes tradições compõem a encenação; aparentemente simples e ingênuas, elas mostram-se sutis e elaboradas – um achado para o trabalho com bonecos, máscaras e luzes – um material rico para o teatro de bonecos contemporâneo. Aos pequenos apresenta um universo mágico e instigante, aos adultos traz de volta a memória afetiva da infância.
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Máscaras, bonecos mistos e sombras
Duração: 50min
A Cia
A Cia. Mevitevendo trabalha com Teatro de Animação desde 1998, ano em que se mudou do Sul para São Paulo.
Formada pela dupla de atores-criadores Cleber Laguna e Marcia Fernandes, já encenou diversos espetáculos, sempre investigando a relação de bonecos, máscaras e atores e as referências do cinema de animação e das artes visuais nessa arte.
Participaram em festivais e mostras em 20 estados brasileiros e, na Europa, já estiveram em Portugal, França e Espanha.
Ficha técnica
Direção: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Produção: Marcia Fernandes
Iluminação: Adriani Simões
Cenário: Cleber Laguna
Figurino: Marcia Fernandes
Trilha sonora: Marcia Fernandes
Atores/manipuladores: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Técnicos: Adriani Simões
Num tempo em que os bichos ainda falavam, lá onde as antigas histórias nasceram, ainda existe um mundo fabuloso de seres, sons e imagens. Animais inteligentes e tolos, corajosos e covardes, honestos e trapaceiros aparecem em diferentes fábulas, nos mostrando de maneira engraçada e comovente, como podemos ser tão iguais e tão diferentes deles.
Este é o novo espetáculo da Cia. Mevitevendo, que há 25 anos dedica-se exclusivamente ao Teatro de Figuras (Teatro de Animação). Antigas histórias de diferentes tradições compõem a encenação; aparentemente simples e ingênuas, elas mostram-se sutis e elaboradas – um achado para o trabalho com bonecos, máscaras e luzes – um material rico para o teatro de bonecos contemporâneo. Aos pequenos apresenta um universo mágico e instigante, aos adultos traz de volta a memória afetiva da infância.
Faixa etária: Livre
Técnica de animação: Máscaras, bonecos mistos e sombras
Duração: 50min
A Cia
A Cia. Mevitevendo trabalha com Teatro de Animação desde 1998, ano em que se mudou do Sul para São Paulo.
Formada pela dupla de atores-criadores Cleber Laguna e Marcia Fernandes, já encenou diversos espetáculos, sempre investigando a relação de bonecos, máscaras e atores e as referências do cinema de animação e das artes visuais nessa arte.
Participaram em festivais e mostras em 20 estados brasileiros e, na Europa, já estiveram em Portugal, França e Espanha.
Ficha técnica
Direção: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Produção: Marcia Fernandes
Iluminação: Adriani Simões
Cenário: Cleber Laguna
Figurino: Marcia Fernandes
Trilha sonora: Marcia Fernandes
Atores/manipuladores: Cleber Laguna e Marcia Fernandes
Técnicos: Adriani Simões
“Camarim” é um solo com bonecos em escala humana, que trazum recorte na vida de Marie, uma mulher que passou a vida em um cabaré apresentando-se como dançarina. Na velhice, Marie dirige a mesma casa de shows em que dançou, e tenta lidar com as decisões tomadas e seus traumas do passado.
Ao se deparar com seu antigo ‘eu’, Marie é transportada para um tempo onde a futilidade e o dinheiro guiavam a sua vida, dividindo-a entre o trabalho noturno e o sonho de viver um grande amor. Essa peça foi idealizada pela atriz e bonequeira LucianaAntunes que, após dois meses de pesquisa em Santiago do Chile, sob consultoria da Mestra russa Natacha Belova e uma renomada equipe chilena, deu continuidade a esse solo dramático denso e atual, que toca e emociona sem pronunciar sequer uma palavra.
Faixa etária: 14 anos
Técnica de animação: Bonecos híbridos
Duração: 45min
A Cia
Anima Sonho é um grupo de teatro de bonecos fundado em 1984, pelos gêmeos Ubiratan e Tiarajú Carlos Gomes.
O grupo já se apresentou em todas as regiões do Brasil e em países da América Latina, Europa e Japão.
No próximo ano irá comemorar 40 anos de existência, sendo uma referência para o teatro de animação brasileiro e do mundo.
Ficha técnica
Direção: Lu Antunes
rodução: Thiago Barba e Jean Knetschik
Iluminação: Leo Ortiz
Cenário: Lucas David
Figurino: Lu Antunes e Lucas David
Trilha sonora: Simón González e Lu Antunes
Atores/manipuladores: Lu Antunes
Técnicos: Thiago Barba
“Camarim” é um solo com bonecos em escala humana, que trazum recorte na vida de Marie, uma mulher que passou a vida em um cabaré apresentando-se como dançarina. Na velhice, Marie dirige a mesma casa de shows em que dançou, e tenta lidar com as decisões tomadas e seus traumas do passado.
Ao se deparar com seu antigo ‘eu’, Marie é transportada para um tempo onde a futilidade e o dinheiro guiavam a sua vida, dividindo-a entre o trabalho noturno e o sonho de viver um grande amor. Essa peça foi idealizada pela atriz e bonequeira LucianaAntunes que, após dois meses de pesquisa em Santiago do Chile, sob consultoria da Mestra russa Natacha Belova e uma renomada equipe chilena, deu continuidade a esse solo dramático denso e atual, que toca e emociona sem pronunciar sequer uma palavra.
Bate-papo após apresentação com mediação de Profa. Dra. Sassá Moretti (UFSC) e Prof. Dr. Gustavo Bieberbach (UNESC)
Este espetáculo contará com interpretação em Libras
Faixa etária: 14 anos
Técnica de animação: Bonecos híbridos
Duração: 45min
A Cia
Anima Sonho é um grupo de teatro de bonecos fundado em 1984, pelos gêmeos Ubiratan e Tiarajú Carlos Gomes.
O grupo já se apresentou em todas as regiões do Brasil e em países da América Latina, Europa e Japão.
No próximo ano irá comemorar 40 anos de existência, sendo uma referência para o teatro de animação brasileiro e do mundo.
Ficha técnica
Direção: Lu Antunes
rodução: Thiago Barba e Jean Knetschik
Iluminação: Leo Ortiz
Cenário: Lucas David
Figurino: Lu Antunes e Lucas David
Trilha sonora: Simón González e Lu Antunes
Atores/manipuladores: Lu Antunes
Técnicos: Thiago Barba
O lançamento da tradução do primeiro volume da obra Divina Comédia: Inferno, de Dante Alighieri, será realizado nesta sexta-feira, 10 de novembro, às 18h, durante o Livro na Praça. O evento, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), é gratuito, aberto à comunidade, e será realizado na Igrejinha da UFSC, localizada em frente à Praça Santos Dumont, bairro Trindade, em Florianópolis.
O encontro será conduzido pelas professoras do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC Maria Teresa Arrigoni e Silvana de Gaspari. Elas compartilharão o processo de tradução da obra de Dante e discutirão os princípios tradutórios que nortearam o trabalho, a construção das notas para tornar a leitura mais acessível ao público brasileiro, além de explorar as ideias do autor na sua “viagem ao mundo dos mortos”.
Os participantes também poderão fazer perguntas, participar do debate a respeito da obra e haverá uma apresentação musical do pianista Michel Antoniolli. Para aqueles que se interessarem em adquirir o livro, serão disponibilizados exemplares para venda no local. A entrada é franca, limitada à capacidade do local de até 80 pessoas.
O Ciclo de Cinema Alemão Deutsches Kino irá exibir o filme A rosa branca (1982) nesta sexta-feira, 10 de novembro, das 19h às 21h, na sala de projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus Trindade, Florianópolis. Os participantes terão direito a certificado de duas horas.
Deutsches Kino é um projeto do curso Letras Alemão, aberto a toda comunidade, no qual são exibidos filmes em língua alemã, com legendas em português. Os filmes são exibidos às sextas-feiras, a cada 15 dias.
10 de novembro
A rosa branca (1982)
Direção: Michael Verhoeven- Alemanha – 123 min
Título original: Die Weisse Rose
Gênero: drama, história, biografia
Sinopse do filme
Baseado na história real de cinco estudantes alemães – Sophie Scholl, Hans Scholl, Willi Graf, Christoph Probst, Alexander Schmorell – e seu professor Kurt Huber, que com o grupo a Rosa Branca protestaram contra o regime nazista.
Sinopse de A Montanha Sagrada
Nove dos mais poderosos industriais e políticos dos planetas desejam obter a imortalidade. Um Alquimista lhes fala da Montanha Sagrada da Ilha de Lótus, onde moram nove imortais, que agora têm mais de 30.000 anos. “Alguns homens juntam forças para assaltar bancos e roubar dinheiro”, o Alquimista conta. “Devemos unir nossas forças para assaltar a Montanha Sagrada e roubar desses homens sábios o segredo da imortalidade. Mas para conquistar o segredo dos imortais, nós também devemos nos tornar homens sábios.” O Alquimista os leva em uma peregrinação, praticando várias formas de exercícios espirituais e visitando vários mestres até que eles encontrem a iluminação. No desfecho, eles acham os imortais e o segredo lhes é finalmente revelado.
Informações: instagram.com/cineparedao
Conduzido por um fio narrativo musical, a dramaturgia é dividida em três quadros, nos quais o texto emana dos movimentos da atriz.
Os elementos de cena almejam estimular o espectador a sentir e encontrar sentidos na cadeia de personagens que surgem e se desfazem de um quadro a outro, intercalados por um espaço moldável pelo ar, por meio de infláveis, numa alusão à efemeridade do tempo que nos absorve e à inconstância da matéria.
Este espetáculo não depende de linguagem verbal oral para sua compreensão.
Faixa etária: 14 anos
Técnica de animação: Bonecos/marionetes
Duração: 45min
A Cia
Carolina Garcia é artista multidisciplinar, fundadora e gestora do Espaço de Residência Artística Vale Arvoredo.
Coordena o Núcleo de Pesquisa em Formas Animadas/EAB e as atividades de intercâmbio e formação do Festival Cena Brasil Internacional.
Educadora somática Feldenkrais na Faculdade Angel Vianna. Pós-graduada em Economia da Cultura UFRGS/RS e graduada em licenciatura em Artes Cênicas DAD/UFRGS.
Ficha técnica
Direção: Paulo Balardim
Produção: Líria Cultural
Iluminação: Renato Machado
Cenário: Elcio Rossini
Figurino: Cris Lisot
Trilha sonora: Tuur Florizoone
Atores/manipuladores: Carolina Garcia
Técnicos: Luana Pasquimel e Wilson Neto
O Igrejinha Musical, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, dia 16 de novembro às 19h, na Igrejinha da UFSC, o recital de música de câmara Brandão Instrumental, em homenagem ao compositor José Vieira Brandão. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com entrada liberada por ordem de chegada.
A realização deste recital conta com a presença da pianista Mauren Frey, o violinista Juan Rossi e o violoncelista Franklin Martins, dedicando à obra instrumental de câmara do compositor José Vieira Brandão (1911-2002). Tratam-se, majoritariamente, de obras manuscritas raras que o compositor organizou ainda em vida e disponibilizou ao Museu Villa-Lobos (RJ). Contudo, a maioria destas obras não foi trazida a público por gravações e performances e têm sido objeto de resgate, pesquisa e divulgação pelos músicos.
José Vieira Brandão (1911-2002) tornou-se conhecido principalmente por sua proximidade com Villa-Lobos e como um dos principais pianistas responsáveis pela estreia de obras do ícone da música brasileira para concerto na primeira metade do século XX. Apesar disso, Brandão teve sua voz e seu lugar, e esteve atento às mais variadas manifestações artísticas no Brasil, além de deixar um importante legado para a música brasileira. Trabalhando ao lado de Villa-Lobos, Brandão compôs grande parte de suas obras em meio a intensa atividade como pianista em turnês pelo Brasil e Estados Unidos. Estas atividades permitiram que Brandão tivesse um largo contato com composições e que fosse influenciado pela estética nacionalista.
Programa:
José Vieira Brandão (1911-2002)
Canto Sertanejo (1939) para Piano e Violino
Sonata (1955) para violoncelo e piano
Allegro Moderato
Andante Allegreto Scherzando
Molto Moderato
Rondó
Trio (1962) para Violino, violoncelo e piano
Allegro com Moto
Quase Largo
Allegro Moderato
Músicos/a:
Mauren Frey
Pianista, foi diversas vezes premiada em concursos de piano e música de câmara durante seu período de formação. É professora adjunta de piano do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Doutora em Música – Práticas Interpretativas – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Bacharel em Piano pela mesma Universidade. Exerce intensa atividade como camerista e concertista evidenciando principalmente o repertório brasileiro para variadas formações instrumentais. Realiza contínua atividade de pesquisa explorando o repertório da música brasileira de concerto e entrelaça sua pesquisa à prática artística, com ênfase na obra de José Vieira Brandão. Como docente atende alunos de graduação e extensão e tem sido convidada para palestras e conferências sobre o ensino do piano no Brasil. Atualmente está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Música da Udesc para Pós-Doutorado.
Juan Rossi
Violinista reconhecido por sua presença marcante no palco e execução repleta de musicalidade e expressividade, o catarinense transita por um repertório que vai do Barroco ao Contemporâneo. Sob a orientação do renomado violinista e concertista Benjamin Schmid, recebeu o título de Mestre das Artes, na categoria de “Violino Solo”, na Universität Mozarteum Salzburg (Áustria), obtendo nota máxima em seu recital de formatura. Sua trajetória na Orquestra Municipal de São Paulo ressalta seu talento como músico orquestral, enquanto sua carreira internacional é marcada por uma bem-sucedida turnê na China com o Duo Maxime Chordis.
Franklin Martins
Violoncelista, é formado como violoncelista pela Unesp e mestrando em performance na UFRN. Durante 13 anos foi patrocinado pelo Bradesco através da Orquestra Bachiana Filarmônica SESI-SP em temporadas na Sala São Paulo e nos principais teatros do Brasil. Também foi integrante das orquestras de Santo André, Experimental de Repertório e chefe de naipe da Gru Sinfônica. Hoje é coordenador e professor do projeto Neojiba, principal projeto social que é reconhecido internacionalmente por seu empenho em ensinar música clássica no estado da Bahia. Diretor musical da Viajart Foundation (Áustria), fundação que é voluntário ensinando música para jovens em situação de alta vulnerabilidade, em comunidades e regiões com dificuldade de acesso ao ensino de música.
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Assista as apresentações do Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.
>> Serviço
O quê: Recital de música de câmara “Brandão Instrumental” | Igrejinha Musical
Quando: 16/11/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade – entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499 | @igrejinhamusical
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Mauren Frey.
O espetáculo Habitada da marionetista e pesquisadora Juliana Notari, foi apresentado em diversos festivais e teatros na França, Espanha e Argentina.
Será a primeira vez que a artista apresenta uma de suas obras na cidade de Florianópolis.Essa obra cênica-marionetesca-musical, teve um longo período de criação, onde a artista esmiuçou seu corpo, suas possibilidades, e trouxe à tona todas as habitantes presentes e imaginadas, mais de trezentas “Julianas” que se expressaram durante a vida, o cotidiano e suas etapas.
Foram quatro anos de laboratórios de construção de marionetes, de gestualidade, de desmembramento do corpo, onde Notari tentou responder duas perguntas:
O que me define? Quem me define? “São elas, sou eu e são as fendas de todas que me constituem, e até mesmo aquelas que co-habitam o mundo, tão opressor e duro que vivemos”.
A dramaturgia de Habitada funciona como uma espiral no tempo-espaço e como um parto de um corpo lotado de brechas e espasmos.
Debate performativo após a apresentação com mediação de Prof. Dr. Flávio Desgranges (Udesc)
Faixa etária: 16 anos
Técnica de animação: Híbrido, objetos
Duração: 45min
A Cia
Desde 2000, Juliana Notari se dedica à investigação da marionete contemporânea e a etnografia da matéria e do movimento. Em 2005 se formou no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP).Residiu durante sete anos na França, onde começou o mestrado de Artes do Espetáculo na Universidade de Strasbourg, deixando-o em 2010 para realizar Vieilles Boîtes (Velhas Caixas), pesquisa artística sobre a velhice, internando-se seis meses em uma residência de idosos na região de Rhône-Alpes e produzindo cinco peças.
Como artista, marionetista, diretora, dramaturga e pedagoga cênica criou dezenas de obras, festivais, blocos, cabarets, oficinas e cursos, realizando turnês por Brasil, México, Bolívia, Argentina, Colômbia, España, Letônia, França, Portugal, República Tcheca, Itália, Suíça, Coreia do Sul, entre outros. De 2014 a 2020 foi gestora do Condomínio Cultural em São Paulo, onde dirigiu um atelier dedicado ao movimento da matéria e da Marionete Livre.
É fundadora da Sociedade Insólita para Marionete Contemporânea ao lado dos companheiros Cleber Laguna e Marcia Fernandes da Cia Mevitevendo. Em 2021-2022 realiza o projeto “20 anos de Marionete Livre – Comemoração e Manifesto” contemplado pelo edital Rumos Itaú Cultural. O projeto consistiu na criação do curta-metragem Coágulo e a publicação do livro Pedagogia da Marionete Livre.A Marionete Livre é um movimento nômade que Juliana Notari defende e difunde nestes 20 anos de caminhada por meio de suas obras marionetescas e seus processos pedagógicos de trocas de saberes e experiências pelo mundo. A artista trabalha e colabora com músicos, compositores e multi artistas para abrir novos caminhos para a marionete contemporânea.
Ficha técnica
Direção: Juliana Notari
Produção: Marionete Livre e Serena Produções
Iluminação: Cris Souto
Figurino: Kelly Cristina e Juliana Notari
Trilha sonora: Ivan Chiarelli
Atores/manipuladores: Juliana Notari
Nesta oficina, o objetivo principal é o entendimento profundo dos primórdios da linguagem das marionetes que é a relação subjetiva com a matéria, com a forma, e com sua capacidade de mutação. O corpo é matéria, o corpo é drama, a matéria é drama. As relações são infinitas. Assim começa esta oficina que também podemos chamar de processo investigativo e criativo.
Juliana Notari observou com muita sensibilidade quais são os pontos de encontro, ou melhor, os pontos de interseção que fazem existir uma marionete. A presença, o corpo, o movimento, a matéria, a vida, a morte e a utopia são alguns deles. Em dias imersivos, os participantes passarão por travessias e encruzilhadas de forma exaustiva, deixando o corpo à disposição para interagir com o outro, com o coletivo e com diferentes tipos de matéria até chegar à forma, numa marionete que nasce de um processo corporal e íntimo. Esta oficina já foi ministrada na Argentina, Colombia, Cataluñia e España.
Sobre a ministrante
Juliana Notari é atriz e pesquisadora, fundadora da Sociedade Insólita para Marionete Contemporânea. Desde 2000, se dedica à investigação da marionete contemporânea e a etnografia da matéria e do movimento. Formada no curso de Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade do Estado de São Paulo (UNESP). Autora do livro “Pedagogia da Marionete Livre”. A artista trabalha e colabora com músicos, compositores e multi artistas para abrir novos caminhos para a marionete contemporânea.
Sinopse de Satyricon
Após seu jovem amor, Gitone, o deixar por um outro homem, Encolpio decide se matar, mas um súbito terremoto destrói sua casa antes de ele ter a chance de completar seu plano. Vagando por Roma no tempo de Nero, Encolpio encontra um cenário bizarro e surreal. Ele é convidado para uma leitura de poesias que acaba em violência, é feito refém por piratas e é forçado a lutar com um gladiador disfarçado de minotauro em um labirinto gigante.
Informações: instagram.com/cineparedao