Agenda Cultural
O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta o filme “Ganja & Hess” do diretor Bill Gunn. A sessão será na sexta-feira, dia 26 de maio, às 20h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), ou no auditório do CFH em caso de chuva. O último filme integra a mostra Blaxploitation desse mês de maio. Blaxploitation é o movimento ciematográfico estadunidense das décadas de 60-70 que buscava formar um cinema feito por negros, para negros e sobre negros.
Sobre o filme
Com uma nova proposição narrativa e estética sobre o vampirismo como alegoria de classe e de raça, Ganja & Hess revela o horror da questão racial nos EUA; negros têm seu sangue sugado por seu trabalho, mas nunca o direito de morrer.
“Sempre estive levemente ciente da injustiça que o artista negro sofre ao tentar criar em um mundo branco. Mas eu estava enfurecido e perto da insanidade por causa das injustiças cometidas contra mim e outras pessoas na sociedade norte-americana, percebendo finalmente que não poderia funcionar em tal estado sem cometer um assassinato. Passei a usar a ambição pessoal como proteção contra o que acabaria por me destruir: minha aversão apaixonada por coisas como estupidez e pobreza de espírito.”
Bill Gunn, escritor e diretor, que lançou em Nova York no 20 de abril de 1973. O filme estreou no Festival de Cinema de Cannes em 1973 e foi selecionado como um dos “Dez Melhores Filmes Americanos da década de 1970”.
Apesar de ter sido louvado no exterior, foi fortemente criticado e discriminado pela crítica estadunidense. Como forma de manifesto, resposta à crítica, Gunn escreve a carta “To Be a Black Artist” (Ser um Artista Negro).
“Tem tempos em que a crítica branca deve se calar, sentar e ouvir. Se o crítico não é capaz de ouvir e aprender, então ele não deve nem mesmo se preocupar com a criatividade negra. (…) Seus jornais e críticos devem perceber que estão condicionando o teatro e a criatividade negra com a crítica branca. Talvez, se a moda do filme negro continuar, a imprensa branca se verá frente à necessidade de contratar críticos negros. Mas se vocês puderem parar a moda, nenhuma contratação será necessária.” Bill Gunn, autor e diretor de Ganja&Hess, na carta “To Be a Black Artist,” 1973, NY.
País: Estados Unidos
O curso de Letras Alemão promove o Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino) no dia 2 de junho, sexta-feira, das 18h50 às 21h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis. A atividade é aberta a toda comunidade, com a exibição de filmes em língua alemão, com legendas em português.
Os filmes são exibidos alternadamente às segundas e sextas-feiras, a cada 15 dias. A sessão é gratuita. Os participantes ganharam certificado de duas horas complementares.
O filme exibido nesta semana será Milagre de Berna (Das Wunder vom Bern), do ano de 2003, dirigido por Sönke Wortmann. O elenco conta com Peter Lohmeyer e Johanna Gastdorf. “Dois eventos marcaram a história da Alemanha no pós-2ª Guerra Mundial: a queda do Muro de Berlim e a histórica vitória da Seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 1954, que ficou conhecido como o milagre de Berna, numa referência à cidade suíça onde ocorreu o jogo. As lembranças do jogo, que deu à Alemanha seu 1º título mundial, são mostradas através da família Lubenski, que vive na pequena cidade de Essen-Katernberg”, diz a sinopse.
>> Serviço
O quê: Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino) – Milagre de Berna (Das Wunder vom Bern)
Quando: 02/06/2023 | sexta-feira | 18h50
Onde: sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) | Bloco D | CCE
Quanto: sessão gratuita e aberta à comunidade
O CineBuñuel, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para diferentes debates, realiza um ciclo de cinema sobre o contexto laboral e exibe, nesta segunda-feira, 5 de junho, às 19h, o longa-metragem espanhol O Bom Patrão (El Buen Patrón), de Fernando León de Aranoa. A sessão será na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema, no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público, com entrada franca.Lançado em 2021, O Bom Patrão é uma espécie de “comédia moral” ou “crónica de costumes sobre o capitalismo voraz”, como a crítica o classificou em San Sebastián. O filme traz Javier Bardem interpretando o dono de uma empresa que adota um comportamento paternalista para beneficiar-se de seus empregados. Eles aguardam a iminente visita do comitê do trabalho que avalia se a empresa merece o prêmio de excelência: tudo tem que estar em perfeita ordem quando o dia chegar. Trabalhando contra o relógio, o patrão faz de tudo para tentar resolver os problemas com os seus funcionários, cruzando todas as linhas imagináveis nesse processo.
O Bom Patrão faz parte do ciclo Trabalho e Tormento, que exibirá filmes que trazem o contexto laboral para o centro de suas narrativas. Além do longa-metragem espanhol, integram esse ciclo o documentário A Dupla Jornada, da cineasta Helena Solberg, além do curta-metragem Fábrica de Tabacos de Sara Gómez.
A área de italiano do departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC, em colaboração com o Departamento Artístico Cultural (DAC), a Secretaria de Cultura e Arte (SeCArtE), o Cinema do CIC e o Círculo Ítalo-Brasileiro de Santa Catarina, promove evento aberto ao público com palestras e apresentações artístico-musicais em italiano com entrada gratuita. A programação é em referência ao 2 de junho, que marca a Proclamação da República italiana.
Programação gratuita:
Terça-feira | 06 de junho | Cinema do CIC
19h | Debate e Projeção do filme “Roma Città Aperta” de Roberto Rossellini com Anna Magnani e Aldo Fabrizi, mediação Prof. Sergio Romanelli. Entrada franca (retirada dos ingressos a partir das 18h30 no Cinema)
O curso de Cinema da UFSC lança na quarta-feira, 7 de junho, um novo episódio do Antropofonia, que integra um projeto de extensão de mesmo nome. Intitulado Subtexto, o episódio compõe um seriado musical e, no seu lançamento, haverá um pocket show com Rafael Minari, compositor e cineasta de São Paulo, que retorna às suas raízes musicais como DJ. A exibição ocorre às 19h, na sala de cinema Gilberto Gerlach, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis.
A primeira temporada do projeto foi transmitida originalmente em 2019. A transmissão e o lançamento dos episódios da segunda temporada serão todas às sextas-feiras, às 21h, no canal do YouTube do Cinema UFSC. Aos sábados, os episódios serão veiculados na TV UFSC, também às 21h, com reprise aos domingos, às 19h. A coordenação é do professor Rodrigo Garcez e de Yusanã Mignoni.
Subtexto é o novo projeto de música eletrônica de Rafael Minari, compositor e cineasta de São Paulo, que retorna às suas raízes musicais como DJ. A motivação de estabelecer uma conexão com as pessoas através dos sons é um dos pilares do subtexto, projeto que nasceu após um longo período de amadurecimento. Durante os últimos anos, Minari estudou Cinema e trabalhou como diretor, sound designer e compositor de trilhas musicais para curtas e longa-metragens.
O Cine Paredão apresenta os documentários Diz a ela que me viu chorar e Esqui, nesta sexta-feira, 16 de junho, às 19h, no bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis. Em caso de chuva, o evento será transferido para o auditório do CFH, no térreo do bloco de salas de aulas. Os filmes fazem parte da programação Exibe Docs e da mostra Cinema em Território, em exibição durante o mês de junho.
Exibe Docs foi construída como uma aproximação à investigação de Cinemas em Território sob a ótica do gênero documentário. A programação traz dois filmes latino-americanos contemporâneos que investigam dinâmicas territoriais com duas abordagens distintas que, quando unidas, revelam as multiplicidades narrativas possíveis ao cinema.
O brasileiro Diz a ela que me viu chorar parte do programa de ressocialização de dependentes químicos sediado no hotel Parque Dom Pedro, no território da cracolândia, em São Paulo, para investigar a natureza do amor e como ele se propaga, condicionado pelos diferentes espaços.
Já o argentino Esqui se debruça sobre as relações de classe que tornam o território da Patagônia Argentina um espaço de conflito de interesses, sob regime de elitismo e hipervalorização para o turismo. A novidade é apresentar que as montanhas nevadas do sul argentino são ocupadas, também, por uma densa população que operacionaliza o espetáculo turístico, e que não acessa a riqueza produzida.
Confira as fichas técnicas dos filmes:
Diz a ela que me viu chorar
Direção: Maíra Buhler
Ano: 2019
País: Brasil
Duração: 83 min
Classificação: 14 anos
Esqui
Direção: Manque La Banca
Ano: 2021
País: Argentina
Duração: 74 min
Classificação: livre
Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+ o Circula UFSC apresentará na segunda-feira 19 de junho, às 18h no Auditório da Reitoria I da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis, o documentário O Armário Não É o Nosso Lugar. Além da exibição do longa metragem, haverá roda de conversa com a presença do cineasta e diretor do documentário Alexsandro Stenico e convidados. A sessão é gratuita e aberta à comunidade, a classificação indicativa é 12 anos.
O Circula UFSC é a ação itinerante da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC, que objetiva promover a integração dos campi da Universidade por meio de atividades artístico-culturais.
Sobre o filme
Há um período que marca a vida de grande parte daqueles que integram a comunidade LGBTQIA+: a “saída do armário”. Com o objetivo de reunir diversas histórias de pessoas que passaram por este momento, o documentário longa-metragem O Armário Não É o Nosso Lugar, contemplado pelo edital do ProAC Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas, busca explorar e entender como se dá este processo de aceitação e de expressão da sexualidade e identidade de gênero.
Dessa forma, a obra apresenta uma diversidade de “armários”, cada um com sua própria história. Estas são únicas e encontram também ecos em outras vivências. Pessoas cis e trans, mulheres, homens e não-binárie, de diferentes sexualidades, raças, naturalidades e faixas etárias relembram os momentos em que assumiram suas identidades para o mundo.
Contudo, ao aliar entrevistas à performances artísticas, o documentário demonstra que apesar das singularidades das pessoas e de seus diferentes processos, existem semelhanças que as aproximam enquanto comunidade. A valorização da produção cultural e artística da comunidade, além da visibilidade das vivências, conflitos e histórias de pessoas LGBTQIA+, podem ajudar as pessoas que estão passando ou irão passar pelo processo de “saída do armário” e faz o público em geral conhecer (ao menos uma parte) desse processo.
Assista o trailer do documentário O Armário Não É o Nosso Lugar.
Sobre o diretor
Alexsandro Stenico é cineasta, formado em Comunicação Social: Rádio e TV pela Unesp. Possui mais de 8 anos de experiência em produção de conteúdo audiovisual em diversos formatos e para diferentes plataformas. Em seu último projeto dirigiu a produção do documentário longa-metragem voltado à comunidade LGBTQIA+, “O Armário Não É o Nosso Lugar”, selecionado pelo edital ProAC Editais Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas. Foi homenageado e recebeu pela Câmara Municipal de Piracicaba, o certificado pela luta contra a LGBTfobia através de seus trabalhos artísticos. Atualmente, vem realizando exibições presenciais do filme “O Armário Não É o Nosso Lugar” e palestras sobre diversidade.
Mês do Orgulho LGBTQIA+
O mês de junho é considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+ ao redor do mundo. O período, que é marcado por eventos e paradas, faz referência a um movimento que aconteceu em 1969, em Nova York, conhecido como a Rebelião de Stonewall.
Na noite de 28 de junho de 1969, a comunidade LGBTQIA+ sofreu uma violenta abordagem policial no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, e gerou reação dos presentes, que enfrentaram as autoridades.
A partir deste dia, mobilizações reuniram milhares de pessoas em diversos pontos de Nova York em protestos contra as abordagens. A rebelião de Stonewall culminou na primeira marcha de Orgulho Gay, em 1970, e foi um marco para as discussões dos direitos LGBTQIA+ no mundo.
Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+ o Circula UFSC apresentará na terça-feira, 20 de junho, às 15h15min na Sala de Cinema do Centro Tecnológico de Joinville (CTJ) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o documentário O Armário Não É o Nosso Lugar. Além da exibição do longa metragem, haverá roda de conversa com a presença do cineasta e diretor do documentário Alexsandro Stenico e convidados. A sessão é gratuita e aberta à comunidade, a classificação indicativa é 12 anos.
O Circula UFSC é a ação itinerante da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC, que objetiva promover a integração dos campi da Universidade por meio de atividades artístico-culturais.
Sobre o filme
Há um período que marca a vida de grande parte daqueles que integram a comunidade LGBTQIA+: a “saída do armário”. Com o objetivo de reunir diversas histórias de pessoas que passaram por este momento, o documentário longa-metragem O Armário Não É o Nosso Lugar, contemplado pelo edital do ProAC Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas, busca explorar e entender como se dá este processo de aceitação e de expressão da sexualidade e identidade de gênero.
Dessa forma, a obra apresenta uma diversidade de “armários”, cada um com sua própria história. Estas são únicas e encontram também ecos em outras vivências. Pessoas cis e trans, mulheres, homens e não-binárie, de diferentes sexualidades, raças, naturalidades e faixas etárias relembram os momentos em que assumiram suas identidades para o mundo.
Contudo, ao aliar entrevistas à performances artísticas, o documentário demonstra que apesar das singularidades das pessoas e de seus diferentes processos, existem semelhanças que as aproximam enquanto comunidade. A valorização da produção cultural e artística da comunidade, além da visibilidade das vivências, conflitos e histórias de pessoas LGBTQIA+, podem ajudar as pessoas que estão passando ou irão passar pelo processo de “saída do armário” e faz o público em geral conhecer (ao menos uma parte) desse processo.
Assista o trailer do documentário O Armário Não É o Nosso Lugar.
Sobre o diretor
Alexsandro Stenico é cineasta, formado em Comunicação Social: Rádio e TV pela Unesp. Possui mais de 8 anos de experiência em produção de conteúdo audiovisual em diversos formatos e para diferentes plataformas. Em seu último projeto dirigiu a produção do documentário longa-metragem voltado à comunidade LGBTQIA+, “O Armário Não É o Nosso Lugar”, selecionado pelo edital ProAC Editais Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas. Foi homenageado e recebeu pela Câmara Municipal de Piracicaba, o certificado pela luta contra a LGBTfobia através de seus trabalhos artísticos. Atualmente, vem realizando exibições presenciais do filme “O Armário Não É o Nosso Lugar” e palestras sobre diversidade.
Mês do Orgulho LGBTQIA+
O mês de junho é considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+ ao redor do mundo. O período, que é marcado por eventos e paradas, faz referência a um movimento que aconteceu em 1969, em Nova York, conhecido como a Rebelião de Stonewall.
Na noite de 28 de junho de 1969, a comunidade LGBTQIA+ sofreu uma violenta abordagem policial no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, e gerou reação dos presentes, que enfrentaram as autoridades.
A partir deste dia, mobilizações reuniram milhares de pessoas em diversos pontos de Nova York em protestos contra as abordagens. A rebelião de Stonewall culminou na primeira marcha de Orgulho Gay, em 1970, e foi um marco para as discussões dos direitos LGBTQIA+ no mundo.
Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+ o Circula UFSC apresentará na quarta-feira, 21 de junho, às 15h30min no Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau, o documentário O Armário Não É o Nosso Lugar. Além da exibição do longa metragem, haverá roda de conversa com a presença do cineasta e diretor do documentário Alexsandro Stenico e convidados. A sessão é gratuita e aberta à comunidade, a classificação indicativa é 12 anos.
O Circula UFSC é a ação itinerante da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC, que objetiva promover a integração dos campi da Universidade por meio de atividades artístico-culturais.
Sobre o filme
Há um período que marca a vida de grande parte daqueles que integram a comunidade LGBTQIA+: a “saída do armário”. Com o objetivo de reunir diversas histórias de pessoas que passaram por este momento, o documentário longa-metragem O Armário Não É o Nosso Lugar, contemplado pelo edital do ProAC Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas, busca explorar e entender como se dá este processo de aceitação e de expressão da sexualidade e identidade de gênero.
Dessa forma, a obra apresenta uma diversidade de “armários”, cada um com sua própria história. Estas são únicas e encontram também ecos em outras vivências. Pessoas cis e trans, mulheres, homens e não-binárie, de diferentes sexualidades, raças, naturalidades e faixas etárias relembram os momentos em que assumiram suas identidades para o mundo.
Contudo, ao aliar entrevistas à performances artísticas, o documentário demonstra que apesar das singularidades das pessoas e de seus diferentes processos, existem semelhanças que as aproximam enquanto comunidade. A valorização da produção cultural e artística da comunidade, além da visibilidade das vivências, conflitos e histórias de pessoas LGBTQIA+, podem ajudar as pessoas que estão passando ou irão passar pelo processo de “saída do armário” e faz o público em geral conhecer (ao menos uma parte) desse processo.
Assista o trailer do documentário O Armário Não É o Nosso Lugar.
Sobre o diretor
Alexsandro Stenico é cineasta, formado em Comunicação Social: Rádio e TV pela Unesp. Possui mais de 8 anos de experiência em produção de conteúdo audiovisual em diversos formatos e para diferentes plataformas. Em seu último projeto dirigiu a produção do documentário longa-metragem voltado à comunidade LGBTQIA+, “O Armário Não É o Nosso Lugar”, selecionado pelo edital ProAC Editais Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas. Foi homenageado e recebeu pela Câmara Municipal de Piracicaba, o certificado pela luta contra a LGBTfobia através de seus trabalhos artísticos. Atualmente, vem realizando exibições presenciais do filme “O Armário Não É o Nosso Lugar” e palestras sobre diversidade.
Mês do Orgulho LGBTQIA+
O mês de junho é considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+ ao redor do mundo. O período, que é marcado por eventos e paradas, faz referência a um movimento que aconteceu em 1969, em Nova York, conhecido como a Rebelião de Stonewall.
Na noite de 28 de junho de 1969, a comunidade LGBTQIA+ sofreu uma violenta abordagem policial no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, e gerou reação dos presentes, que enfrentaram as autoridades.
A partir deste dia, mobilizações reuniram milhares de pessoas em diversos pontos de Nova York em protestos contra as abordagens. A rebelião de Stonewall culminou na primeira marcha de Orgulho Gay, em 1970, e foi um marco para as discussões dos direitos LGBTQIA+ no mundo.
O cineclube Cinema Mundo exibe o filme Ex Machina: instinto artificial na quinta-feira, dia 22 de junho, às 18h30, no auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU). Após a sessão do filme, haverá uma discussão sobre pós-humanismo que terá como foco o tema da inteligência artificial e os limites cognitivos entre o humano e a máquina.
No longa-metragem, o jovem e brilhante programador, Caleb, é convidado por seu chefe a aplicar um “teste de Turing” na inteligência artificial Ava. Ao longo do processo, Ava ganha um corpo – feminino – e Caleb acaba revelando que ela será desligada ao final do teste, mas Ava não quer encerrar seus processos de aprendizagem, conhecimento e pensamento. A partir desse ponto o filme se desenrola com consequências imprevisíveis. A exibição comentada é gratuita e aberta à comunidade.
Os convidados para o debate são Patrícia Della Méa Plentz, professora do Departamento de Informática e Estatística e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da UFSC. É doutora em Engenharia Elétrica, mestra em Ciências da Computação, com graduação em Ciência da Computação. Alberto Oscar Cupani é professor aposentado do Departamento de Filosofia da UFSC. É doutor em Filosofia, com graduação também em Filosofia. Realizou pós-doutorado na área de Ciências Humanas.
O mediador do debate é o Daniel Serravalle de Sá, coordenador convidado do Cinema Mundo, é professor do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da UFSC. Desenvolve pesquisa na área de literatura e outras artes, atuando principalmente nos temas de teoria e crítica literária e cultural, literatura e história, análise de filmes.
Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+ o Circula UFSC apresentará na quinta-feira, 22 de junho, às 18h30min no Auditório do CEDUP no campus Curitibanos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o documentário O Armário Não É o Nosso Lugar. Além da exibição do longa metragem, haverá roda de conversa com a presença do cineasta e diretor do documentário Alexsandro Stenico e convidados. A sessão é gratuita e aberta à comunidade, a classificação indicativa é 12 anos.
O Circula UFSC é a ação itinerante da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC, que objetiva promover a integração dos campi da Universidade por meio de atividades artístico-culturais.
Sobre o filme
Há um período que marca a vida de grande parte daqueles que integram a comunidade LGBTQIA+: a “saída do armário”. Com o objetivo de reunir diversas histórias de pessoas que passaram por este momento, o documentário longa-metragem O Armário Não É o Nosso Lugar, contemplado pelo edital do ProAC Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas, busca explorar e entender como se dá este processo de aceitação e de expressão da sexualidade e identidade de gênero.
Dessa forma, a obra apresenta uma diversidade de “armários”, cada um com sua própria história. Estas são únicas e encontram também ecos em outras vivências. Pessoas cis e trans, mulheres, homens e não-binárie, de diferentes sexualidades, raças, naturalidades e faixas etárias relembram os momentos em que assumiram suas identidades para o mundo.
Contudo, ao aliar entrevistas à performances artísticas, o documentário demonstra que apesar das singularidades das pessoas e de seus diferentes processos, existem semelhanças que as aproximam enquanto comunidade. A valorização da produção cultural e artística da comunidade, além da visibilidade das vivências, conflitos e histórias de pessoas LGBTQIA+, podem ajudar as pessoas que estão passando ou irão passar pelo processo de “saída do armário” e faz o público em geral conhecer (ao menos uma parte) desse processo.
Assista o trailer do documentário O Armário Não É o Nosso Lugar.
Sobre o diretor
Alexsandro Stenico é cineasta, formado em Comunicação Social: Rádio e TV pela Unesp. Possui mais de 8 anos de experiência em produção de conteúdo audiovisual em diversos formatos e para diferentes plataformas. Em seu último projeto dirigiu a produção do documentário longa-metragem voltado à comunidade LGBTQIA+, “O Armário Não É o Nosso Lugar”, selecionado pelo edital ProAC Editais Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas. Foi homenageado e recebeu pela Câmara Municipal de Piracicaba, o certificado pela luta contra a LGBTfobia através de seus trabalhos artísticos. Atualmente, vem realizando exibições presenciais do filme “O Armário Não É o Nosso Lugar” e palestras sobre diversidade.
Mês do Orgulho LGBTQIA+
O mês de junho é considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+ ao redor do mundo. O período, que é marcado por eventos e paradas, faz referência a um movimento que aconteceu em 1969, em Nova York, conhecido como a Rebelião de Stonewall.
Na noite de 28 de junho de 1969, a comunidade LGBTQIA+ sofreu uma violenta abordagem policial no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, e gerou reação dos presentes, que enfrentaram as autoridades.
A partir deste dia, mobilizações reuniram milhares de pessoas em diversos pontos de Nova York em protestos contra as abordagens. A rebelião de Stonewall culminou na primeira marcha de Orgulho Gay, em 1970, e foi um marco para as discussões dos direitos LGBTQIA+ no mundo.
O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Tartarugas podem voar, dirigido por Bahman Ghobadi, nesta sexta-feira, 23 de junho, às 20h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no auditório do CFH, no térreo do bloco de salas de aula. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. O filme é a última exibição da mostra Cinema em Território que ocorre neste mês de junho.
Sobre o filme
Tartarugas Podem Voar (Lakposhtha hâm parvaz mikonand) é o terceiro longa-metragem do diretor Bahman Ghobadi e acompanha um grupo numeroso de crianças que vivem em um campo de refugiados do conflito territorial e identitário que faz do povo curdo o maior dos povos sem Estado. Por outro lado, são crianças que vivem em um estado de guerra suspenso e iminente e que trabalham desarmando minas em busca de sobreviver.
Tartarugas Podem Voar
Direção: Bahman Ghobadi
Ano: 2004 País: Curdistão
Duração: 98 min
Classificação: 14 anos
>> Serviço
O Quê: Cine Paredão – Tartarugas Podem Voar
Quando: 23/06/2023 | sexta-feira | 20h
Onde: bosque do CFH/UFSC (em caso de chuva, no Auditório do CFH – Térreo do Bloco de Salas)
Quanto: evento gratuito e aberto a comunidade
Informações: @cineparedao
O Departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArtE) em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Sead), e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC, apresentam o filme “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman, que será exibido no dia 26 de junho, segunda-feira, às 18h30min, pelo Cineclube 757 no Teatro Carmen Fossari – bairro Trindade, em Florianópolis. A exibição é parte da série de encontros sobre fascismos, que teve início com o debate sobre o documentário “Noite e Neblina”, de Alain Resnais, no dia 17 de abril. No dia 22 de maio, foi exibido o documentário “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm.
Sobre o filme
Berlim, novembro de 1923. Abel Rosenberg (David Carradine) é um trapezista judeu desempregado, que descobriu recentemente que seu irmão, Max, se suicidou. Logo ele encontra Manuela (Liv Ullmann), sua cunhada. Juntos eles sobrevivem com dificuldade à violenta recessão econômica pela qual o país passa. Sem compreender as transformações políticas em andamento, eles aceitam trabalhar em uma clínica clandestina. Lançado em 1977, o filme é dirigido por Ingmar Bergman.
Sobre o Cineclube 757
O Cineclube 757 é idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC/Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos.
Confira a programação:
26/06 – “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman (1977/120min/Cor)
10/07 – “De Caligari a Hitler”, de Rüdiger Suchsland (2014/1hora58min/PB)
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc).
Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+ o Circula UFSC apresentará na terça-feira, 27 de junho, às 17h30min na sala 117 do Bloco A, Jardim das Avenidas no campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o documentário O Armário Não É o Nosso Lugar. Além da exibição do longa metragem, haverá roda de conversa com a presença do cineasta e diretor do documentário Alexsandro Stenico e convidados. A sessão é gratuita e aberta à comunidade, a classificação indicativa é 12 anos.
O Circula UFSC é a ação itinerante da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC, que objetiva promover a integração dos campi da Universidade por meio de atividades artístico-culturais.
Sobre o filme
Há um período que marca a vida de grande parte daqueles que integram a comunidade LGBTQIA+: a “saída do armário”. Com o objetivo de reunir diversas histórias de pessoas que passaram por este momento, o documentário longa-metragem O Armário Não É o Nosso Lugar, contemplado pelo edital do ProAC Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas, busca explorar e entender como se dá este processo de aceitação e de expressão da sexualidade e identidade de gênero.
Dessa forma, a obra apresenta uma diversidade de “armários”, cada um com sua própria história. Estas são únicas e encontram também ecos em outras vivências. Pessoas cis e trans, mulheres, homens e não-binárie, de diferentes sexualidades, raças, naturalidades e faixas etárias relembram os momentos em que assumiram suas identidades para o mundo.
Contudo, ao aliar entrevistas à performances artísticas, o documentário demonstra que apesar das singularidades das pessoas e de seus diferentes processos, existem semelhanças que as aproximam enquanto comunidade. A valorização da produção cultural e artística da comunidade, além da visibilidade das vivências, conflitos e histórias de pessoas LGBTQIA+, podem ajudar as pessoas que estão passando ou irão passar pelo processo de “saída do armário” e faz o público em geral conhecer (ao menos uma parte) desse processo.
Assista o trailer do documentário O Armário Não É o Nosso Lugar.
Sobre o diretor
Alexsandro Stenico é cineasta, formado em Comunicação Social: Rádio e TV pela Unesp. Possui mais de 8 anos de experiência em produção de conteúdo audiovisual em diversos formatos e para diferentes plataformas. Em seu último projeto dirigiu a produção do documentário longa-metragem voltado à comunidade LGBTQIA+, “O Armário Não É o Nosso Lugar”, selecionado pelo edital ProAC Editais Nº 25/2020 – Desenvolvimento de Longas. Foi homenageado e recebeu pela Câmara Municipal de Piracicaba, o certificado pela luta contra a LGBTfobia através de seus trabalhos artísticos. Atualmente, vem realizando exibições presenciais do filme “O Armário Não É o Nosso Lugar” e palestras sobre diversidade.
Mês do Orgulho LGBTQIA+
O mês de junho é considerado o Mês do Orgulho LGBTQIA+ ao redor do mundo. O período, que é marcado por eventos e paradas, faz referência a um movimento que aconteceu em 1969, em Nova York, conhecido como a Rebelião de Stonewall.
Na noite de 28 de junho de 1969, a comunidade LGBTQIA+ sofreu uma violenta abordagem policial no bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, e gerou reação dos presentes, que enfrentaram as autoridades.
A partir deste dia, mobilizações reuniram milhares de pessoas em diversos pontos de Nova York em protestos contra as abordagens. A rebelião de Stonewall culminou na primeira marcha de Orgulho Gay, em 1970, e foi um marco para as discussões dos direitos LGBTQIA+ no mundo.
O Curso de Letras Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove o projeto de extensão “Ciclo de cinema alemão (Deutsches Kino)”, que exibe filmes em língua alemã com legendas em português. Nesta sexta-feira, 30 de junho, a partir das 18h55, o filme exibido será “O Homem Ideal (Ich bin dein Mensch)”, de 2021, com direção de Maria Schrader.
O evento ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de cinema (LEC), no CCE, Bloco D, 1º andar, Campus Trindade, em Florianópolis. O filme conta a história de uma antropóloga que participa de um experimento com um robô humanoide, que se transforma no parceiro dos seus sonhos. A sessão tem duração de aproximadamente 1h30 e dá direito a certificado de 1h5.
Mais informações sobre o filme no site.
Na próxima sessão do Cinema Mundo, a interface de aproximação proposta pela curadoria para tratar do pós-humanismo será o corpo humano e a deficiência. O cineclube reexibirá nesta quinta-feira, 6 de julho, às 18h30, o filme 37 segundos (Hikari, 2019). A sessão com debate será no Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária (BU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a atividade é gratuita e aberta á comunidade.
Neste longa-metragem de drama, feito pela diretora japonesa Hikari, acompanhamos a trajetória da jovem Yuma, artista gráfica de mangá que, vivendo com paralisia cerebral, em busca uma vida mais autodeterminada e menos capacitista nos espaços em que transita.
O filme aborda as dificuldades da vida de cadeirante (as cenas de banho e de embarque no ônibus), a relação entre a filha e a mãe superprotetora, a descoberta da sexualidade, a prima que explora seu talento … até uma incrível viagem à Indonésia em busca da irmã. É um filme lindíssimo que fala sobre trabalho, desejos e a possibilidade de viver a vida com emoção e aventura. Esse é um dos filmes mais lindos que você irá assistir esse ano. A exibição comentada é gratuita e aberta à comunidade.
O Cinema Mundo, parceria entre o curso de Cinema e a Biblioteca Universitária Central da UFSC.
Convidados para o debate
Lucas Vinicio Stank da Silva – pesquisador e jornalista. Atuou como assessor de comunicação social da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina.
Bianca Costa Silva de Souza – mestre em Educação (UFSC), especialista em Educação Especial Inclusiva (Universidade Gama Filho) e licenciada em Pedagogia (UFSC). Atua na Coordenadoria de Acessibilidade Educacional/Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidades da UFSC.
Os alunos do Curso de Graduação em Animação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) sob orientação da professora Monica Stein, realizam na próxima sexta-feira, 07 de julho, no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos a Mostra Anima UFSC.
O evento exibirá gratuitamente curtas metragens em 2D e 3D, animatics e animações produzidas pelos estudantes do curso. A sessão inicia a parir das 16h, a primeira parte da mostra, das 16h às 17h30 é livre para todos os públicos. A partir das 17h30 a classificação indicativa é 12 anos. Mais informações em: @mostraanimaufsc.
O projeto de extensão Cineclub Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresenta palestra sobre cinema de suspense italiano e exibe o filme Profondo Rosso, de Dario Argento. O evento ocorre na próxima terça-feira, 18 de julho, a partir das 18h, no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC). A entrada é gratuita, e a retirada do ingresso pode ser feita a partir das 18h. A atividade é aberta a todos e tem o objetivo de divulgar o cinema e a cultura italiana para toda a comunidade.
A atividade começa com a palestra de Antonio Cava, escritor e dramaturgo. Falará sobre Giallo, gênero cinematográfico italiano de suspense e romance policial. Depois da conversa, ocorre a sessão do longa Profondo Rosso, de 1975, às 19 horas. Neste ano, o filme voltou em cartaz em 129 salas de cinemas, em todo território italiano com cópia restaurada. Em simultaneidade, o filme será exibido, também em cópia restaurada, em Florianópolis.
Dirigida por Dario Argento, a obra conta a história do pianista inglês Marcus Daly, interpretado por David Hemmings. Ele é testemunha do brutal assassinato de uma famosa médium, interpretada por Macha Méril, mas não é capaz de reconhecer o rosto do criminoso. Intrigado, ele decide investigar o crime com a ajuda da repórter Gianna Brezzi, exposto pela atriz Daria Nicolodi, mergulhando num submundo perigoso e correndo cada vez mais riscos à medida em que se aproximam da verdade, pois são constantemente vigiados pelo misterioso assassino.
>> Serviço
O quê: Cineclub Italiano – Profondo Rosso
Quando: 18/07/2023 | terça-feira | 18h
Onde: Sala de Cinema Gilberto Gerlach | Centro Integrado de Cultura (CIC) | Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica, Florianópolis – SC
Quanto: sessão gratuita e aberta à comunidade, retirada do ingresso meia hora antes da sessão
Classificação: 16 anos
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
Riobaldo | Personagem central do romance Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o ex-jagunço Riobaldo relembra seus três grandes amores: Diadorim, Nhorinhá e Otacília. O incompreendido amor por Diadorim, o amigo que lhe apresentou a vida de jagunço e lhe abriu as portas do conhecimento da natureza e do humano, levando-o ao pacto fáustico; o amor carnal e sem julgamentos pela prostituta Nhorinhá; e o amor purificador por Otacília, a esposa, que o resgatou do pacto fáustico e o converteu num ‘homem de bem’.
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
Leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo, seguida de bate-papo | O ator Gilson de Barros, um estudante de Rosa, propõe a leitura dramatizada de um recorte do romance: a peça “O Julgamento de Zé Bebelo”, onde acontece o “julgamento legal” de Zé Bebelo, um chefe jagunço inimigo. A trama Roseana, descreve com maestria, as nuances de um julgamento humanizado, onde a palavra e a argumentação assumem papel central.
A partir de 08 de agosto o ator Gilson de Barros apresentará na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a Trilogia Grande Sertão: Veredas. Com direção do premiado Amir Haddad, a Trilogia é um recorte da obra de João Guimarães Rosa para o teatro, a produção cênica foi indicado ao Prêmio Shell Rio 2023, em duas categorias: Melhor Dramaturgia e Melhor Ator.
A Trilogia inicia com a apresentação do monólogo Riobaldo, na terça-feira, 08 agosto, às 14h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos. Na quarta-feira, 09 de agosto, às 19h na Igrejinha da UFSC é a vez da leitura dramatizada de O Julgamento de Zé Bebelo. Após a leitura haverá bate-papo com o ator Gilson de Barros. Finalizando a série de monólogos na UFSC, será apresentado O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho, na quinta-feira, 10 de agosto, às 19h no Teatro Carmen Fossari. Todas as apresentações são gratuitas e abertas à comunidade, a classificação indicativa é 16 anos.
Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa (1908- 1967), é considerado a obra-prima do escritor mineiro e um dos maiores nomes da nossa literatura. O livro já virou filme e série de TV.
O Diabo na Rua, no Meio do Redemunho | Riobaldo, um ex-jagunço, hoje um velho fazendeiro, conversa com um interlocutor (o público). Nesse encontro, cheio de filosofia, ele conta passagens sua vida e reflete sobre a dialética: bem e mal. Na juventude, por amor a Diadorim, e para conseguir coragem e força, fez o que julga ser um pacto Fáustico. Durante a narrativa, o personagem se vale de várias histórias populares, para questionar: “o diabo existe?”.
O Cineclub Italiano da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) exibe o filme Mamma Roma (1962) de Pier Paolo Pasolini no dia 15 de agosto, terça-feira, 19h, no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), localizado na Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 Agronômica – Florianópolis. Os ingressos são gratuitos e serão distribuído no local a partir das 18 horas. A atividade é aberta ao público e tem o objetivo de divulgar o cinema e a cultura italiana para a comunidade.
O filme conta a história de Mamma Roma (Anna Magnani), uma prostituta de meia-idade que sonha em mudar de classe social para poder voltar a viver com filho adolescente, Ettore (Ettore Garofolo). Ela faz de tudo para dar uma vida melhor a ele, mas o jovem não quer saber de estudar ou trabalhar e vive na rua com os amigos arruaceiros. Quando o passado de Mamma volta a atormentá-la, ela vai perceber que o recomeço é incerto e, talvez, inalcançável. Na estreia deste filme, que chegou a ser censurado na Itália por “obscenidade”, Pasolini foi atacado por fascistas que protestaram contra o filme. A obra segue princípios do Neorrealismo. Seus planos e angulações são inspirados em obras de Giotto, Caravaggio e outros grandes artistas plásticos. Exibido no Festival de Veneza, onde levou os prêmios de melhor atriz (para Anna Magnani) e Italian Cinema Clubs Award para Pier Paolo Pasolini.
O Cineclub Italiano é um projeto de extensão da UFSC e é coordenado pelo professor Sergio Romanelli e por Antônio Cava. Mais informações em: instagram.com/letrasitalianoufsc
O Projeto CineBuñuel retoma as exibições do cineclube nesta sexta-feira, 18 de agosto, às 19h, com o filme mexicano “Como água para chocolate” (1992), de Alfonso Arau. A sessão acontece na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é franca.
O roteiro do filme é uma adaptação para o cinema do livro”Como água para chocolate”, feito pela própria autora, Laura Esquivel. É sobre o amor proibido entre dois jovens, Tita e Pedro. Segundo a tradição familiar, a filha mais nova terá que cuidar de sua mãe na velhice e não poderá se casar. Elena oferece ao rapaz a mão de sua filha mais velha, Rosaura, e ele acaba aceitando, pois desta maneira ficará perto de Tita, sua amada. A matriarca tenta impedir que aconteça alguma coisa entre os dois, impondo a todos uma vida de amargura.
“Como água para chocolate” integra o “Ciclo Entre Nós”, que neste segundo semestre exibirá filmes sobre o convívio familiar e suas tensões. O CineBuñuel é um projeto de extensão focado em difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com a língua, a cultura e a história dessas comunidades. As sessões são abertas ao público.
Nesta sexta-feira, dia 18 de agosto, o bosque do CFH será iluminado por Sol Alegria, o longa-metragem paraibano, inventivo e transgressor, lançado em 2018. O filme foi dirigido por pai e filha, Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira, que também figuram no elenco, que ainda conta com Ney Matogrosso. Entre o fantástico e o real, Sol Alegria fixa sua temporalidade no próprio ano de 2018, e acompanha uma família excêntrica em uma viagem por um Brasil instável, sob ameaça ditatorial.
Sol Alegria fez parte do Festival Novíssimo Cinema da Paraíba, promovido pelo governo do estado no ano de 2021, junto de outros seis longas e 17 curtas. A estratégia estatal era dar a ver o iminente e criativo cinema produzido por ali nos últimos anos, com suas variações e semelhanças regionais. Sol Alegria teve sua estreia no Festival de Roterdã. No Brasil, foi exibido no Olhar de Cinema, em Curitiba, onde recebeu o prêmio especial do júri do festival. Também foi exibido no Cine Ceará na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Sinopse:
A humanidade está entrando em extinção e uma família, um tanto excêntrica, viaja em uma missão pelo Brasil. O país está em meio à Ditadura Militar, os principais cargos políticos do país estão sendo ocupados por pastores. A família comete um atentado e se refugia na sede da falange Sol Alegria, comandada por freiras nada convencionais. Um mapa secreto pode levar à salvação da humanidade, mas a jornada até o portal é repleta de imprevistos.
“Quantas vezes pegamos em armas em nome da liberdade?”
No dia 21 de agosto, as 18h30, o Cineclube exibira três filmes, no teatro Carmem Fossari: “Manha”, de Zeca Pires e Norberto Depizzolatti; “Dás um Banho, Zé Perri” de Zé Dassilva; e “Em nome de Cruz e Sousa”,de Zé Rafael Mamigoniam. O evento terá a presença dos realizadores e comentários do professor José Gatti.
O evento esta sendo organizado pelo Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc/UFSC), Secretaria de Educação a Distancia (SEAD), Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE) e diversas outras entidades.
Para mais informações, acesse o site da APUFSC, ou o Instagram do Cineclube 757.
A pré-estreia do curta-metragem Anoitecer ocorre nesta sexta-feira, 25 de agosto, às 18h30, no Auditório da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC). A sessão terá a presença de toda a equipe, elenco e será seguida da exibição do making of do curta.
Produzido por estudantes de Cinema da UFSC na disciplina de Direção de Produção e gravado na BU, o curta é “uma singela homenagem aos terceirizados da Universidade que, mesmo pegando pesado na limpeza, não deixam de praticar a leveza de sonhar”. A obra se passa à noite na biblioteca. “Uma mulher chegou para limpar o espaço, como de costume, sozinha. Ela é surpreendida por um homem que está no local e, ao olhar para ele, deixa-se levar por sua fantasia musical e ideias românticas”, diz a sinopse.
Mais informações: instagram.com/curtaanoitecer
Texto: Agecom/UFSC
O Ciclo de Cinema Alemão – Deutsches Kino exibe o filme Lotte am Bauhaus (Bauhaus, 2019) na próxima sexta-feira, 25 de agosto, das 18h50 às 21h. A sessão ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no Campus de Florianópolis. Organizada por estudantes do curso de Letras-Alemão, a sessão é legendada em português, gratuita e aberta ao público. Os participantes terão direito a certificado.
O filme é dirigido por Gregor Schnitzler, com Jörg Hartmann, Alicia von Rittberg, Noah Saavedra, Marie Hacke, Ulrich Brandhoff, Christoph Letkowski. Segundo sua sinopse, é inspirado na carreira da designer Alma Siedhoff-Buscher, que entra na Bauhaus, escola liderada por Walter Gropius, para fazer parte de toda uma geração de artistas que quis acabar com a estagnação do Império Alemão e iluminar uma nova era, reivindicando o papel das mulheres na arquitetura e design.
Mais informações no trailer
A Companhia Evoé Teatro, em parceria com o Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Arte, Cultura e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta no dia 25 de agosto, sexta-feira, às 20h, a peça de teatro “Ílion ou A Morte de Heitor”, a partir da Íliada de Homero. A peça é gratuita – porém, deve ser feito uma reserva com antecedência no Formulário Eletrônico – e acontecerá no Teatro Carmen Fossari, na UFSC. O texto, a criação e a interpretação ficam por conta do ator Pablo Fernando.
Revisitar a Ilíada é um gesto que tenta olhar para a própria génese da humanidade, é vasculhar as nossas origens para constatar que pouco o nada mudou na condição humana desde que o homem fixou a sua existência dentro da pólis. Continuamos a viver a angústia da morte e a tentar encontrar um sentido para tudo isto.
A Ilíada, originalmente cantada por Homero, versa sobre vida, sobre o homem e as suas batalhas metafóricas e reais, pessoais e coletivas, concretas ou imaginárias. Fala-nos sobre a luta pela sobrevivência e o pouco espaço que nos resta para encontrar o sentido da vida. Versa sobre uma guerra que parece não ter fim, sobre as nossas guerras diárias em busca da felicidade, porque é de felicidade que se trata. Neste espetáculo, veremos fragmentos de uma história cantada há quase três mil anos. Veremos imagens de uma guerra que durou mais de nove anos e que supostamente teve o seu início num gesto de amor desenfreado.
Pessoalmente nunca percebi, bem ao certo, se o início de tanta violência se dá pelo amor à Helena ou pelo simples fato de termos nascido, nascidos para amar e odiar esta guerra que nos consome diariamente. O certo é que Agamémnon, após o sacrifício de sua filha Ifigénia, atracou nas praias de Tróia trazendo consigo milhares e milhares de homens, um exército repleto de reis. Com mais de mil navios, os aqueus desembarcaram com o propósito de subjugar as muralhas intransponíveis de Ílion, e assim, resgatar Helena.
Helena é a metáfora perfeita, a mais bela dentre todas as mulheres. Se olharmos com atenção para os aqueus e seus navios, acampados junto ao mar, veremos uma turba de homens e a multiplicidade de um exército completo e numeroso, as várias faces da dimensão humana, do outro, a hospitaleira e acolhedora cidade de Tróia, cidade de homens e mulheres com muitos afazeres, com as suas muralhas intransponíveis e heroicamente defendidas por Heitor.
Heitor o filho querido! Filho primogénito de Hécuba e Príamo.
Heitor, o irmão! Protetor do jovem Páris.
Heitor o marido! A quem Andrómaca dedica o seu amor
incondicional.
Heitor! O pai atencioso e protetor!
Heitor! O amigo e baluarte dos troianos! Defensor de Tróia e seus
habitantes.
Nesta Ilíada veremos o Homem em luta com um dos seus grandes dilemas. Sair para territórios hostis em busca do desconhecido do reconhecimento, da fama, das recompensas, das glórias para encontrar a felicidade através de um simulacro de imortalidade ou permanecer entre os seus, em territórios nativos, no conforto do lar, dentro das próprias muralhas que nos definem, limitam e encerram, mas que nos trazem segurança e tranquilidade e principalmente nos aproximam das pessoas amadas.
Pablo Fernando
Iniciou os seus estudos no curso profissionalizante da Oficina Permanente de Teatro Universidade Federal de Santa Catarina (1992 – 1994) tendo frequentado, três períodos da licenciatura em Artes Cênicas na Universidade do Estado de Santa Catarina (1993 – 1994). Em Portugal deu continuidade a estes estudos concluindo o Bacharelado (1996 – 1998), e a Licenciatura (2008) em Formação de Actores da Escola Superior de Teatro e Cinema, ainda a nível académico concluiu a Pós-graduação em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa (1998-2000), a Pós-Graduação Pedagogia Perceptiva do Movimento da Universidade Moderna (2001/02). Estudos de Especialização em Teatro do Gesto – Método Jacques Lecoq com Norman Taylor (Universidade de Évora), Pós-Graduação Artes Performativas – Teatro do Movimento da E.S.T.C.
Ao longo da sua formação frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização, tendo participado em estágios de formação com Steve Paxton (Movimento) Eugênio Barba (Treino do Actor) Mestre Djimad (Teatro Balinês), Kanichi Hanayagi (Teatro Kabuki), Mestre Panigrahi (Katathacali), Pepe Nuñez (clown), André Riot-Sarsey (Clown), Mário Gonzalez (Teatro de Máscaras), Dácio Lima (Teatro de Máscaras), Mateo Destro (Teatro de Máscaras, Comédia Humana); Carlo Bosso (Commedia dell’Arte) Fabrizio Paladin (Commedia dell’Arte), Adriano Iurissevich (Commedia dell’Arte), Filipe Crawford (Personagens da Commedia dell’Arte), Cristina Colla (Treino do Actor), Naomi Siman (Treino do Actor), Ricardo Puccetti (Clown), Renato Ferracini (Treino do Actor) entre outros. Esta formação paralela tem sido uma constante na sua busca pelo conhecimento do trabalho do actor, acumulando uma formação variada a nível de teatro de gesto, performances contemporâneas, movimento butoh, teatro popular entre tantas outras áreas do saber teatral.
A nível pedagógico iniciou o seu trabalho como professor de teatro em 1998 e desde então já ministrou diversos cursos nas áreas de interpretação, corpo, movimento, teoria teatral e teatro de rua para diversas instituições públicas e privadas de formação artística. Está em cartaz em Lisboa com os espetáculos “1808” (ator), “A Viuva e o Papagaio” (encenador e dramaturgista), “Contos da Nossa Infância” (encenador e dramaturgista) e ” O Pirata La Barba e a Ilha do Louco” (encenador e autor)
Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações de Pablo Fernando.
O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Medusa, dirigido por Anita Rocha da Silveira, nesta segunda-feira, 28 de agosto, às 19h30, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus de Florianópolis. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no auditório do CFH, no térreo do bloco de salas de aula. O evento é gratuito, a classificação indicativa é 16 anos. O filme faz parte da mostra Novíssimo Cinema Brasileiro, que está sendo exibida durante o mês de agosto.
“A história tem como protagonista a jovem religiosa Mariana (Mari Oliveira), que pertence a um mundo onde deve manter a aparência de ser uma mulher perfeita. Para não ceder às tentações, ela e suas amigas se esforçam ao máximo para controlar tudo e todas à sua volta. Mas, ao cair da noite, Mari e as outras formam uma gangue e, escondidas atrás de máscaras, caçam e punem aquelas que se desviaram do que consideram ser o caminho correto”. (OLIVEIRA, Lucas. “Medusa”: um olhar gritante para os monstros verdadeiros. In: Cinematório. 2023).
O Cine Paredão é um projeto que busca difundir diversas manifestações audiovisuais de difícil acesso ao público. As obras apresentadas têm caráter não comercial e proporcionam pensar e refletir o cinema como arte em constante modificação. Realizadas ao ar livre, as sessões acontecem semanalmente nas sextas-feiras, às 20h, no Bosque do CFH/UFSC.