Agenda Cultural

abr
14
sex
Livro na Praça – Professor Fábio Lopes | Em defesa da liberdade @Igrejinha da UFSC
abr 14@18:00 – 20:00

A Editora da Universidade Federal de Santa Catarina promove mais uma edição do Livro na Praça – ler para se libertar, nesta sexta-feira,  14 de abril, às 18h, na Igrejinha da UFSC, situada na Praça Santos Dumont. O encontro terá a participação do professor do Centro de Comunicação e Expressão, Fábio Lopes, sobre a obra do renomado historiador e um dos maiores intelectuais públicos contemporâneos: Timothy Snyder, professor da Universidade de Yale. A atração musical será com Jéferson Silveira Dantas. Haverá livros a preços promocionais.

Timothy Snyder tornou-se mais conhecido pelo grande público depois da publicação de Sobre a tirania: vinte lições do século XX para o presente, um pequeno livro no qual ele propõe 20 conselhos práticos sobre como reagir e responder ao atual avanço do autoritarismo de ultradireita mundo afora. Em formato de bolso e com não muito mais do que 100 páginas, o volume foi concebido para ser carregado por aí, como uma espécie de manual de sobrevivência em tempos de crise da democracia. Lançado assim que Donald Trump chegou à presidência dos Estados Unidos, a obra mereceu dezenas de traduções – inclusive para o português e permaneceu no topo da lista de mais vendidos do jornal The New York Times por cerca de um ano.

abr
19
qua
Projeto 12:30 – MC Versa e convidadas @UFSC
abr 19@12:30 – 13:30

Na próxima quarta-feira, 19 de abril, às 12h30 a artista MC Versa traz seu som para o palco do Projeto 12:30, abrindo a programação anual das apresentações. A rapper contará com a participação especial das convidadas Re Moraes, MC Clandestina e Escaley MC.

A apresentação será na Praça da Cidadania da UFSC, próxima ao prédio da Reitoria I, no campus da Trindade em Florianópolis. O show é gratuito e aberto à comunidade.

MC Versa – Foto: Matheus Trindade

MC Versa – Nome em ascensão no rap feminino do sul, MC Versa é uma artista 360 e traz letras que tratam da força e perspicácia necessária para sobreviver como MULHER ARTISTA na sociedade. Além de MC, também é compositora, produtora cultural e mestre na arte do freestyle. Com mais de 12 mil seguidores em suas redes e mais de 250 mil plays nas suas músicas, a artista, que tem uma forte presença de palco e habilidade de conduzir o público. Já foi destaque no Rap in Cena, Floripa Jazz, Maratona Cultural, Alma Festival e já se apresentou nas principais cidades e capitais brasileiras, participando de grandes eventos. Possui três EPs lançados, “Versos Expostos” (2018), “A Confusão das Transformações Inesperadas” (2020) e “Plano Perfeito” (2022), além de diversas parcerias musicais com artistas de todo o território nacional e de diversos estilos musicais, em sua maioria mulheres. Seu último EP lançado já soma mais de 100 mil plays nas plataformas digitais.

Convidadas:

Re Moraes; Foto: Matheus Trindade

Re Moraes | MC/Cantora/Compositora – Mulher travesti, representante da Cultura Ballroom em Santa Catarina, é Mãe da casa de Vogue “Casa das Duras” e Produtora do “Baile das Duras”. Multiartista, sua performance, presença e talento ecoam na cidade e chegam em muitos lugares, sempre trazendo muita rima, beleza e representatividade.

MC Clandestina – Foto: Veronica Macoviak

MC Clandestina – Clandestina é mestre de cerimônia, compositora e cantora de rap e funk, abordando em suas letras vivências das mulheres, empoderamento e feminismo. Foi uma das organizadoras da “Batalha das Mina” em Florianópolis, além de outros encontros culturais, dando enfoque à representatividade e atuação de pessoas que muitas vezes se sentem excluídas em espaços do Hip Hop, em geral.

Com alguns singles lançados, Clandestina promete seu primeiro EP lançado até o final deste ano, além de parcerias com outras artistas da ilha.

Escaley MC – Foto: Stefana Bridi

Escaley MCEscaley Alves, Rapper do Contestado, é uma mulher de etnia Cabocla, cantora, compositora, artista de rua e agente cultural, natural de Caçador – SC. Trabalhou por cinco anos desenvolvendo projetos sociais nas comunidades periféricas de sua cidade. Na música, iniciou suas composições em 2015 e até hoje utiliza suas vivências para evidenciar e denunciar opressões vividas na sociedade. No cenário cultural, apresenta-se como Escaley MC. Cantora de batalha de rimas, disponibiliza suas músicas em plataformas digitais, nas quais resgata a história cultural de sua região.

Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina.

O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.

Reestruturado para funcionar virtualmente durante a pandemia, o Projeto 12:30 realizou a Live 12:30 e o Talk Show 12:30. As apresentações virtuais estão disponíveis no canal do YouTube e  também, disponibilizadas no formato de podcasts nas plataformas de áudio.

Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados na página do DAC (dac.ufsc.br), Instagram e Facebook do Projeto 12:30.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

:: Serviço:

O quê: apresentação musical com MC Versa e convidadas
Quando: 19/04/2023 | quarta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC – próximo ao prédio da Reitoria I
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Contatoprojeto1230@contato.ufsc.br | Coordenadora Projeto 12:30 – Bianca Kaizer: bianca.kaizer@ufsc.br | WhastApp: (48) 3721-2497
Acesse: dac.ufsc.brinstagram.com/projeto1230.ufsc | facebook.com/projeto1230.ufscyoutube.com/Projeto1230UFSC

Texto: Bianca Kaizer de Oliveira, Coordenadora do Projeto 12:30 / DAC / SeCArtE / UFSC,  com informações das artistas.

abr
27
qui
Igrejinha Musical – Duo Revoada @Igrejinha da UFSC
abr 27@19:00 – 20:00

Duo Revoada – Victor Carrara (esquerda) e Jaimes de Odilia (direita). Foto: divulgação.

O projeto Igrejinha Musical abre sua segunda temporada apresentando no dia 27 de abril (quinta-feira), o show de estreia do Duo Revoada – formado pelos músicos naturais de Florianópolis Victor Carrara (violão e voz) e Jaimes de Odilia (contrabaixo acústico/elétrico). O duo apresentará um repertório aconchegante e profundo com releituras próprias de temas da música popular brasileira. O evento está programado para às 19h, na Igrejinha da UFSC, é gratuito e aberto à comunidade. O Departamento Artístico Cultural (DAC) disponibilizará 80 ingressos que começam a ser distribuídos uma hora antes da apresentação, a entrada será liberada por ordem de chegada.

O Duo

Unindo o som encorpado da fricção das cordas do contrabaixo com a delicadeza do dedilhado do violão, Jaimes de Odília e Victor Carrara formam o duo Revoada. Com um repertório que busca dar corpo ao fantástico da música brasileira, passando por compositores como Egberto Gismonti, Guinga, Edu Lobo, Luiz Gonzaga, entre outros. Os dois músicos de formação erudita buscam dar uma forma camerística em seus arranjos do cancioneiro popular brasileiro, explorando os pontos de contato entre as expressões de música popular e erudita.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

:: Serviço

O quê: Duo Revoada no projeto Igrejinha Musical
Quando: 27/04/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499

maio
11
qui
Apresentação do programa de distribuição da literatura clássica da cultura indiana, do professor Howard J. Resnick @Auditório Elke Hering
maio 11@16:00

O professor Howard J. Resnick, doutor em sânscrito e mestre em bhakti-yoga, estará em Florianópolis para lançar o programa de distribuição da literatura clássica da cultura indiana em Universidades Brasileiras. O projeto intitulado Bhagavad-Gita em Universidades Brasileiras, tem como objetivo promover intercâmbios éticos, sociais e espirituais, de modo a favorecer diálogos e leituras com algumas das heranças da cultura sincrética brasileira.

No dia 11 de maio, o professor irá ministrar a palestra  A tradução dos escritos em sânscrito no século XXI na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), às 16h, no Auditório Elke Hering – Biblioteca Central UFSC. O professor é reconhecido por traduzir a obra Bhagavad Gita, livro sagrado do hinduísmo, a mais conhecida obra da literatura sânscrita.

Além da palestra na UFSC, o professor promove um debate no Museu da Escola Catarinense e participará do programa Mantra-Yoga. Ademais, o Centro Cultural Veras acolhe o professor em duas ocasiões para estudos sobre o contexto geopolítico da Bhagavad-Gita, assim como abordagens filosóficas dessa literatura multimilenar da Índia.

Sobre o autor

Howard J. Resnick tem acompanhado milhares de praticantes de bhakti-yoga em todas as partes do mundo. Depois de assistir à palestra de seu mestre, A.C. Bhaktivedanta Swami (Calcutá, 1896 – Vrindavana, 1977), na Universidade da Califórnia, no final da década de 1960, foi iniciado na tradição do vaishnavismo gaudiya. Em 1996, obteve o título de doutor em sânscrito e indologia pela Universidade de Harvard, quando iniciou a traduzir o Mahabharata, obra literária reconhecida como o maior poema épico da história da humanidade, dentro da qual a Bhagavad-Gita ocupa um capítulo central.

Sobre o projeto

Resultado de uma rede de colaboradores e membros da comunidade de bhakti-yoga do Brasil, em colaboração com o projeto editorial que publica as palestras e os escritos do professor Dr. Resnick em português, espanhol, hebraico, francês, alemão e italiano, o programa Vedas Veras inaugura sua principal missão, qual seja, distribuir conhecimento ancestral dos Vedas e, com isso, iniciar diálogos transculturais ancorados em debates contemporâneos. Trata-se de um programa editorial e educativo do Centro Cultural Veras, associação de direito privado sem fins lucrativos, reconhecida como utilidade pública no Município de Florianópolis. Estando em constante elaboração, a rede Vedas Veras conta com a presença de pesquisadores e agentes culturais de diferentes partes do mundo.

Confira a programação completa:

  • A Bhagavad-Gita em contexto: geopolítica e filosofia de um clássico dos Vedas

10 de maio, 18h às 20h30
Museu da Escola Catarinense
Rua Saldanha Marinho, 196, Centro – Florianópolis – SC

12 de maio, 18h às 20h30
Sala Bhakti & Vedanta do Centro Cultural Veras
Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande – Florianópolis – SC

13 de maio, 18h às 20h30
Sala Bhakti & Vedanta do Centro Cultural Veras
Rua Vera Linhares de Andrade, 2064, Córrego Grande – Florianópolis – SC

  • A tradução dos escritos em sânscrito no século XXI

11 de maio, às 16h
Auditório Elke Hering – Biblioteca Central da UFSC
Campus Universitário, Acesso Trindade (Rua Delfino Conti), Setor D – Florianópolis – SC

Mantra-Yoga Especial

14 de maio, a partir das 16h
Espaço de práticas de Yoga do Caapora
Av. Pequeno Príncipe, 1202, Campeche – Florianópolis – SC

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

 

maio
12
sex
Livro na Praça – Professora Zilma Guesser | Cruz e Sousa: a negritude na obra do poeta negro @Igrejinha da UFSC
maio 12@18:00 – 20:00

O projeto “Livro na Praça”, uma iniciativa da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), realiza nessa sexta-feira, 12 de maio, um encontro com a professora Zilma Gesser Nunes e o também professor Jair Fonseca, ambos do do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas (DLLV). O tema é Cruz e Sousa: a negritude na obra do poeta negro.

A Professora e pesquisadora, Zilma, foi organizadora da obra “Negro – Cruz e Sousa”, lançada em 2019, um conjunto de textos nos quais o poeta simbolista exprime sua condição de negro e a consciência da negritude.

Além da conversa, também haverá uma apresentação musical com duo La guitarra Encantada, de Igor Tomé e Victor Carrara, e uma apresentação de poesia, com JB Costa. O evento é gratuito e aberto à comunidade, realizado na Igrejinha da UFSC, às 18h.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

 

maio
18
qui
Igrejinha Musical – recital de piano “Misturada Udesc” @Igrejinha da UFSC
maio 18@19:00 – 20:00

O projeto “Igrejinha Musical” ação do Departamento Artrítico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira, 18 de maio, às 19h na Igrejinha da UFSC, o recital de música de piano com os bacharelandos do curso de música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento é gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada.

“Misturada Udesc” é um projeto vinculado ao programa de extensão Udesc Musical, coordenado pelo professor João Titton e tem o objetivo de promover shows e concertos dentro e fora do ambiente acadêmico. O projeto disponibiliza o espaço do Departamento de Música (DMU) da Udesc, equipamentos necessários para os grupos se apresentarem e também realiza elaboração de divulgação dos concertos nas redes sociais. O recital será realizado por seis pianistas estudantes do curso de Bacharelado em Piano da Udesc.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. Os recitais realizados no ano de 2022 estão disponíveis na playlist Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

maio
25
qui
Igrejinha Musical – Laura Tereza @Igrejinha da UFSC
maio 25@19:00 – 20:00

O projeto “Igrejinha Musical”, ação do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima quinta-feira25 de Maio, às 19h na Igrejinha da UFSC – a cantora Laura Tereza em sua apresentação acústica no formato duo. O evento é gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada.

Laura Tereza

Cantora e compositora da nova geração da música catarinense, aposta em estilos que vão do folk à nova MPB e já conta com 2 EPs e 2 singles lançados. Dessa vez, apresenta suas composições no formato duo – voz e violão, e também piano e violino interpretados por Alvaro Morona, trazendo uma mistura da música clássica com a música popular. Nascida no Oeste de Santa Catarina – natural de Chapecó – iniciou a carreira em 2018, e desde então ganhou destaque estadual com a participação de suas composições em festivais e experiência tocando em diversos eventos. Para conferir o trabalho autoral da cantora, confira em seu canal no YouTube e no Spotify.

Projeto Igrejinha Musical

Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente (nas quintas-feiras) durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. Os recitais realizados estão disponíveis na playlist Igrejinha Musical no canal do YouTube do DAC.

maio
26
sex
Livro na Praça – Professores Raphael Grazziano e Lino Peres | A arquitetura e a cidade @Igrejinha da UFSC
maio 26@18:00 – 20:00
maio
28
dom
Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul – concerto “Contrastes” @Centro de Cultura e Eventos da UFSC
maio 28@19:00 – 20:30

No próximo domingo, 28 de maio, às 19h, a Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul (SCAR) fará apresentação gratuita do concerto “Contrastes”, em comemoração aos 19 anos de construção do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancelier de Olivo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A série de concertos “Contrastes” apresenta a riqueza da música orquestral com ênfase nos contrastes rítmicos, melódicos e harmônicos. A turnê, que já passou por Jaraguá do Sul, Joinville, Pomerode, Itajaí e Curitiba faz sua única apresentação em Florianópolis no dia 28 de maio na UFSC. Os concertos gratuitos da SCAR já passaram por quatro cidades catarinenses e pela capital paranaense apresenta obras de compositores como Bizet, Marquez, Dvorak e Piazolla em arranjos repletos de contrastes rítmicos, melódicos e harmônicos.

Além de manter atividades sem interrupção há mais de 20 anos, a Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul ainda faz parte de um ecossistema musical que inclui outros projetos vinculados à SCAR – Sociedade Cultura Artística, como Música para Todos, Camerata, Orquestra de Cordas e Orquestra Jovem.

“O ecossistema da música envolve desde crianças no início do aprendizado musical, passando por orquestras de formação, coral, bandas e a Orquestra Filarmônica, um grupo profissional de alto nível, fonte de inspiração para os jovens e expoente da identidade musical da SCAR”, explica a Diretora Executiva da Sociedade Cultura Artística, Edilma Lemanhê.

A Temporada 2023 da Orquestra Filarmônica SCAR tem apoio da Lei de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Os ingressos para o concerto são gratuitos e podem ser retirados com antecedência no link: eticketcenter.com.br. Será concedido no máximo 04 (quatro) ingressos por CPF, evento por ordem de chegada sem lugar marcado.

maio
30
ter
Lançamento de livro – “Filosofia Feminista” @Igrejinha da UFSC
maio 30@18:00 – 20:00

O livro “Filosofia Feminista” foi organizado pelas filósofas e professoras Maria de Lourdes Borges, Susana de Castro e Márcia Tiburi. É uma publicação da Editora SENAC SP. O lançamento será na Igrejinha da UFSC no dia 30 de maio, terça-feira, às 18h. O objetivo é apresentar correntes e temas da filosofia feminista. Em relação às diversas correntes, o livro aborda a filosofia feminista universalista, a ética do cuidado, o feminismo decolonial e entre outras. Foi dado ênfase também às versões feministas das divisões tradicionais da filosofia: ética feminista, epistemologia feminista, estética feminista.

A publicação é voltada para o público interessado em filosofia feminista e feminismo, tendo o propósito de apresentar esses temas numa linguagem acessível. Há capítulos escritos por várias docentes do Departamento de Filosofia da UFSC, bem como egressas e doutorandas, que estarão presentes no lançamento.

Sobre as organizadoras

Maria de Lourdes Borges

Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Fez pós-doutorado na University of Pennsylvania (1999), na Humboldt Universität (2006) e na Columbia University (2014).Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: Kant, Hegel, ética, emoções e filosofia feminista. Publicou “What can Kant teach us about emotions” no The Journal of Philosophy e “Physiology and the Controlling of Affects in Kant’s Philosophy” no Kantian Review, além de vários livros e artigos sobre Kant, Hegel, ética, emoções e filosofia feminista

É autora dos livros “História e Metafísica em Hegel”, “Amor”, “Tudo o que você precisa saber sobre Ética”, “Atualidade de Hegel”, “Body and Justice”, “Razão e Emoção em Kant”; Emotion, Reason and Action in Kant (Bloombury, 2019). É organizadora do livro Filosofia: machismos e feminismos, entre outros. Foi coordenadora da pós-graduação em Filosofia da UFSC. Participa das seguintes redes internacionais de estudos kantianos: Multilateral Kant, Contemporary Kant Project, Kant in South America (KANTINSA, Horizon/Marie Curie). Foi Secretária de Cultura e Arte da UFSC e atualmente é presidente da Sociedade Kant Brasileira.

Susana de Castro

Susana de Castro possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Filosofia – Ludwig Maximilian Universität München (2003) e pós-doutorado em filosofia na CUNY Graduate Center (2015). Professora Associada do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia (PPGF) da UFRJ. Tem experiência na área de Filosofia, atuando principalmente com os seguintes temas: metafísica antiga (esp. Aristóteles), filosofia da educação, neopragmatismo, estudos de gênero. Coordena o laboratório Antígona de Filosofia e Gênero. Coordena o projeto de pesquisa de extensão “temas filosóficos na literatura”. Autora dos livros “Filosofia e Gênero” (2014), “Ontologia” (2008), “As mulheres das tragédias gregas: poderosas?” (2011) e “Aristóteles: uma introdução”, entre outros livros e capítulos de livros. 

Márcia Tiburi

Graduada em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991), graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) com ênfase em Filosofia Contemporânea. Pós-doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da UNICAMP. É professora convidada da Universidade Paris 8. Temas de interesse: filosofia contemporânea, filosofia da linguagem, ética, estética, política e feminismo.

Texto: divulgação DAC/SeCArtE/UFSC, com informações extraídas do Curriculum Lattes das organizadoras.

maio
31
qua
Projeto 12:30 – “Grillo e os Mosquitos” @Praça da Cidadania
maio 31@12:30 – 13:30

Na quarta-feira, 31 de maio, os músicos do trio instrumental “Grillo e os Mosquitos” sobem ao palco do Projeto 12:30, para show gratuito com repertório autoral. A apresentação tem início às 12h30. É gratuita, aberta à comunidade e acontece na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em frente ao prédio da Reitoria I, no campus da Trindade em Florianópolis.

Grillo e os Mosquitos

Com o propósito de levar a música instrumental para os mais diversos públicos e espaços, Grillo e os Mosquitos perverte os variados estilos musicais brasileiros com o rock n’ roll em suas composições autorais. A banda, natural de Florianópolis, completa sete anos em 2023 e no ano passado lançou seu primeiro álbum: Baga Elétrica, considerado pelo Portal Rifferama um dos melhores álbuns catarinense de 2022.

O ano de 2022 foi o marco do retorno da Grillo e os Mosquitos à ativa, com o lançamento de três singles, três clipes, um documentário, quatro festivais de destaque e um álbum. O primeiro semestre contou o lançamento dos singles: Traz o Repelente, Marimbondo e Roubada (Ao Vivo), este gravado durante a Maratona Cultural de 2022. Todos os singles foram lançados com clipes. Além da Maratona Cultural, o trio tocou nos festivais: Floripa Jazz Festival, Alma Festival e 8ª Semana do Rock Catarinense.

A banda é finalista na categoria Intérpretes Instrumental da região sul do Brasil na 7ª edição do Prêmio Profissionais da Música, de Brasília e, em 2023, tem uma série de trabalhos a serem lançados, tanto na música, quanto no audiovisual.

Redes sociais da banda: @grilloeosmosquitos

Integrantes

Gustavo Grillo (bateria) – Gustavo é baterista e compositor, original de Porto Alegre/RS. Começou a tocar aos 11 anos e desde então integrou diversos projetos dos mais variados estilos musicais. Fez parte de peças de teatro musical, como X-Quem e Insones, onde circulou em teatros por toda Santa Catarina. Hoje, além da Grillo e os Mosquitos, desenvolve trabalhos em seu estúdio próprio, que construiu em 2021, de projeto acústico assinado pelo engenheiro e produtor musical Renato Pimentel.

Pedro Germer (guitarra) – Pedro é guitarrista, violonista e compositor. Em 2009, aos 16 anos, ganhou o prêmio Pepsi Music e sua banda abriu um show da artista nacional Pitty. Hoje atua em distintos projetos com variados artistas influentes de Florianópolis/SC, como sua mãe, Iara Germer, referência no samba e MPB no estado, e também a artista Anis de Flor. Em 2018, ganhou o prêmio de “Melhor Música Original”, pela Unisul, mérito de um trabalho de trilha sonora realizado para um filme de curta metragem.

João Peters  (contrabaixo) – João é contrabaixista, compositor, produtor e arranjador natural de Florianópolis/SC. Além de compositor de diversas faixas da Grillo e os Mosquitos, Peters também trabalha paralelamente realizando gravações e mixando trabalhos a partir de seu home estúdio. Além do instrumental, atua também na cena pop, acompanhando outras artistas tais como Flora Cruz, Laura Padaratz, e Joana Castanheira, com quem exerce a função de direção, produção musical e arranjos para shows e gravações.

Projeto 12:30

Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.

Reestruturado para funcionar virtualmente durante a pandemia, o Projeto 12:30 realizou a “Live 12:30” e o “Talk Show 12:30”. As apresentações virtuais estão disponíveis no canal do YouTube e  também, disponibilizadas no formato de podcasts nas plataformas de áudio. Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados na página do DAC (dac.ufsc.br), Instagram e Facebook do Projeto 12:30.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.