Agenda Cultural
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe neste domingo, 16 de abril, o espetáculo “A sua voz – uma peça sobre Malala”. A atração integra a 14ª edição da Semana do Livro Infantil de Florianópolis, evento que recebe apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE). O espetáculo será apresentado às 15h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A entrada é gratuita e aberta para toda comunidade, a classificação é livre e indicada para crianças de 7 a 12 anos e familiares.
Sobre o espetáculo:
Com direção de Maria Amélia Gimmler e atuação de Raquel Stüpp, a montagem conta a história da vida da corajosa menina paquistanesa Malala Yousafzai, que nasceu em 12 de julho de 1997 e foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prêmio Nobel.
Malala é conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal do vale do Swat na província de Khyber Pakhtunkhwa, no nordeste do Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola. Desde então, o ativismo de Malala tornou-se um movimento internacional. As criadoras convidam o público a presenciar um acontecimento sensível que trata do direito à educação para todos e todas.
Amélia e Raquel assinam também a dramaturgia, criada a partir de uma pesquisa que teve como fonte seis publicações sobre a vida de Malala. São elas: o livro “Eu sou Malala” e os livros infantis “Malala e o lápis mágico”, “Malala, uma menina muito corajosa”, “Todo dia é dia de Malala”, “Malala a menina que queria ir para a escola” e “The extraordinary life of Malala Yousafzai”, além do documentário “Eu, Malala”.
Além da figura da narradora, a atriz apresenta ao público outros personagens, que são montados de forma lúdica na frente das crianças, que acompanham a construção e a desconstrução destas figuras em cena: a própria Malala, a sua tia Najma, o seu pai Ziauddin e um homem do Talibã. Também compõem as cenas, áudios com trechos de entrevistas realizadas com treze crianças entre 5 e 13 anos de idade.
A encenação partiu de um processo colaborativo de direção rotativa de cenas, em que a diretora e a atriz criaram individualmente uma cena para cada uma das fontes de pesquisa. Todas estas cenas foram registradas em vídeo e foi a partir delas que se criou primeiramente um roteiro que previu a composição de quatro momentos encadeados: narração/contação, ação/personagens, interação/participação e discurso/reflexão, além de momentos lúdicos com música e dança.
A 14ª edição da Semana do Livro Infantil de Florianópolis abrange toda a rede municipal de ensino em um movimento inclusivo para espalhar a literatura por toda a cidade. A ação segue com extensa programação até o dia 18 abril, acesse aqui a programação completa.
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
:: Serviço:
O quê: espetáculo “A sua voz – uma peça sobre Malala”
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Quando: 16/04/2023 | domingo | 15h
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Duração: 35 minutos
Classificação indicativa: livre (tendo como público-alvo crianças de 7 a 12 anos e familiares)
Texto: redação SeCArtE/UFSC, com informações da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e Serviço Social do Comércio (Sesc-SC)
Na próxima quarta-feira, 19 de abril, às 12h30 a artista MC Versa traz seu som para o palco do Projeto 12:30, abrindo a programação anual das apresentações. A rapper contará com a participação especial das convidadas Re Moraes, MC Clandestina e Escaley MC.
A apresentação será na Praça da Cidadania da UFSC, próxima ao prédio da Reitoria I, no campus da Trindade em Florianópolis. O show é gratuito e aberto à comunidade.
MC Versa – Nome em ascensão no rap feminino do sul, MC Versa é uma artista 360 e traz letras que tratam da força e perspicácia necessária para sobreviver como MULHER ARTISTA na sociedade. Além de MC, também é compositora, produtora cultural e mestre na arte do freestyle. Com mais de 12 mil seguidores em suas redes e mais de 250 mil plays nas suas músicas, a artista, que tem uma forte presença de palco e habilidade de conduzir o público. Já foi destaque no Rap in Cena, Floripa Jazz, Maratona Cultural, Alma Festival e já se apresentou nas principais cidades e capitais brasileiras, participando de grandes eventos. Possui três EPs lançados, “Versos Expostos” (2018), “A Confusão das Transformações Inesperadas” (2020) e “Plano Perfeito” (2022), além de diversas parcerias musicais com artistas de todo o território nacional e de diversos estilos musicais, em sua maioria mulheres. Seu último EP lançado já soma mais de 100 mil plays nas plataformas digitais.
Convidadas:
Re Moraes | MC/Cantora/Compositora – Mulher travesti, representante da Cultura Ballroom em Santa Catarina, é Mãe da casa de Vogue “Casa das Duras” e Produtora do “Baile das Duras”. Multiartista, sua performance, presença e talento ecoam na cidade e chegam em muitos lugares, sempre trazendo muita rima, beleza e representatividade.
MC Clandestina – Clandestina é mestre de cerimônia, compositora e cantora de rap e funk, abordando em suas letras vivências das mulheres, empoderamento e feminismo. Foi uma das organizadoras da “Batalha das Mina” em Florianópolis, além de outros encontros culturais, dando enfoque à representatividade e atuação de pessoas que muitas vezes se sentem excluídas em espaços do Hip Hop, em geral.
Com alguns singles lançados, Clandestina promete seu primeiro EP lançado até o final deste ano, além de parcerias com outras artistas da ilha.
Escaley MC – Escaley Alves, Rapper do Contestado, é uma mulher de etnia Cabocla, cantora, compositora, artista de rua e agente cultural, natural de Caçador – SC. Trabalhou por cinco anos desenvolvendo projetos sociais nas comunidades periféricas de sua cidade. Na música, iniciou suas composições em 2015 e até hoje utiliza suas vivências para evidenciar e denunciar opressões vividas na sociedade. No cenário cultural, apresenta-se como Escaley MC. Cantora de batalha de rimas, disponibiliza suas músicas em plataformas digitais, nas quais resgata a história cultural de sua região.
Projeto 12:30
Em atividade permanente desde 1993, é um projeto cultural realizado pelo Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina.
O Projeto 12:30 realiza, mensalmente, às quartas-feiras, apresentações musicais gratuitas junto à Praça da Cidadania, no campus Trindade da UFSC, em Florianópolis.
Reestruturado para funcionar virtualmente durante a pandemia, o Projeto 12:30 realizou a Live 12:30 e o Talk Show 12:30. As apresentações virtuais estão disponíveis no canal do YouTube e também, disponibilizadas no formato de podcasts nas plataformas de áudio.
Todos os detalhes da programação do Projeto 12:30 são divulgados na página do DAC (dac.ufsc.br), Instagram e Facebook do Projeto 12:30.
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
:: Serviço:
O quê: apresentação musical com MC Versa e convidadas
Quando: 19/04/2023 | quarta-feira | 12h30
Onde: Praça da Cidadania da UFSC – próximo ao prédio da Reitoria I
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Contato: projeto1230@contato.ufsc.br | Coordenadora Projeto 12:30 – Bianca Kaizer: bianca.kaizer@ufsc.br | WhastApp: (48) 3721-2497
Acesse: dac.ufsc.br | instagram.com/projeto1230.ufsc | facebook.com/projeto1230.ufsc | youtube.com/Projeto1230UFSC
Texto: Bianca Kaizer de Oliveira, Coordenadora do Projeto 12:30 / DAC / SeCArtE / UFSC, com informações das artistas.
O projeto Igrejinha Musical abre sua segunda temporada apresentando no dia 27 de abril (quinta-feira), o show de estreia do Duo Revoada – formado pelos músicos naturais de Florianópolis Victor Carrara (violão e voz) e Jaimes de Odilia (contrabaixo acústico/elétrico). O duo apresentará um repertório aconchegante e profundo com releituras próprias de temas da música popular brasileira. O evento está programado para às 19h, na Igrejinha da UFSC, é gratuito e aberto à comunidade. O Departamento Artístico Cultural (DAC) disponibilizará 80 ingressos que começam a ser distribuídos uma hora antes da apresentação, a entrada será liberada por ordem de chegada.
O Duo
Unindo o som encorpado da fricção das cordas do contrabaixo com a delicadeza do dedilhado do violão, Jaimes de Odília e Victor Carrara formam o duo Revoada. Com um repertório que busca dar corpo ao fantástico da música brasileira, passando por compositores como Egberto Gismonti, Guinga, Edu Lobo, Luiz Gonzaga, entre outros. Os dois músicos de formação erudita buscam dar uma forma camerística em seus arranjos do cancioneiro popular brasileiro, explorando os pontos de contato entre as expressões de música popular e erudita.
Projeto Igrejinha Musical
Apresentando recitais gratuitos quinzenalmente durante o período letivo da Universidade, a ação busca incentivar e valorizar a música instrumental e autoral no espaço da Igrejinha da UFSC, promovendo acesso e difusão da cultura musical para toda a comunidade. O projeto Igrejinha Musical é uma ação do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
:: Serviço
O quê: Duo Revoada no projeto Igrejinha Musical
Quando: 27/04/2023 | quinta-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade, com a entrada liberada por ordem de chegada (limitada a 80 pessoas)
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | 48 3721-2499
A peça de palhaçaria Circulando será exibida gratuitamente na próxima sexta-feira, 28 de abril, às 19h, no Teatro Carmen Fossari, na Universidade Federal de Santa Catarina. O espetáculo é fruto de anos de montagem e pesquisa em palhaçaria dos graduandos em Artes Cênicas pela UFSC, Carla D’Ambroz, que atua, e João Quinalha, que dirige. Na data de apresentação, também será realizada a gravação da obra. A retirada dos ingressos inicia uma hora antes do início da apresentação.
A peça teve início ainda em período de pandemia, em dezembro de 2020, com a primeira apresentação presencial pelo festival Experimenta. No início desse ano, o espetáculo de palhaçaria passou a integrar o projeto de extensão Estúdio Trabalho em cena, orientado pela professora do curso de Artes Cênicas Priscila Genara Padilha.
Circulando surgiu com o objetivo de manter viva a experiência clownesca num momento de distanciamento físico, mas tomou outros rumos quando começou a ser posto no palco. Como primeiro solo da atriz Carla D’Ambroz, pode-se dizer que as diversas pessoas que fizeram parte do processo de construção da peça moldaram quem atualmente é a palhaça Tchuvis, a protagonista. Juntamente com seu rádio, e diante da impossibilidade de sair de casa, Tchuvis enfrenta tédio, medo e raiva, descobrindo novas habilidades – e bebendo muitos chás.
>> Serviço
O quê: peça de palhaçaria Circulando
Quando: sexta-feira | 28/04/2023 | 19h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: entrada gratuita, retirada dos ingressos inicia uma hora antes do início da apresentação
De 03 à 26 de maio, a artista Adriana Rio apresenta nos cinco campi da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o monólogo Conta Catarina, uma obra cênica autoral de palhaçaria, que aborda a temática da cultura da violência com humor, afim de indicar caminhos de superação. As apresentações integram a programação do Circula UFSC, ação itinerante promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC. O espetáculo é gratuito e aberto à comunidade, a classificação indicativa é 14 anos.
Sinopse
Uma aula espetáculo cênico-autoral de narração de histórias, a atriz, a partir das suas experiências de professora, pesquisadora e palhaça, compartilha com o público um percurso poético de pesquisa e criação em busca da cultura da infância e o estarrecedor encontro com a cultura da violência. Apesar de, temática densa e dolorosa, com descontração, comicidade e alegria, essa experiência do contar pretende trazer ao público a importância de ver, desconstruir, debater, problematizar e transformar a cultura da violência = cultura patriarcal, em um desafio de luta e cura coletiva, uma responsabilidade de todes nós!!!!
UFSC Blumenau
Data: 03 de maio | quarta-feira
Horário: 19h
Local: Auditório Professor Fernando Ribeiro Oliveira – Bloco B da Sede Acadêmica | Rua João Pessoa, 2750
Inscrições para comunidade externa: no Formulário Eletrônico
Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.
Ficha Técnica
Atriz/contadora de história: Adriana Rio
Direção: Vanderleia Will – Cia Pé de Vento Teatro
Figurino: Esha Prem – Costureira: Rosa de Assis Marques
Trilha sonora/composição musical: Renata Oliveira
Identidade Visual: Daniel Olivetto
Iluminação: Felipe Thaça
Gênero: Palhaçaria
Duração: 60 minutos, com debate posterior
Classificação etária: 14 anos