Agenda Cultural

abr
5
qua
Cine Ciência UFSC – O Preço do Desafio @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária - BU
abr 5@19:00 – 21:00

O Cine Ciência UFSC exibe nesta quarta-feira, 5 de abril, às 19h, o filme O Preço do Desafio, de Ramón Menéndez. A sessão ocorrerá no auditório Elke Hering, na Biblioteca Universitária (BU). Após a exibição, o matemático e professor do Departamento de Matemática da UFSC Raphael Falcão da Hora falará com os presentes.

No filme, de acordo com a sinopse, o professor de Los Angeles, Jaime Escalante, sofre com os estudantes rebeldes de sua escola e é pressionado por seu chefe, que exige bom comportamento da turma. Ele decide ensinar os alunos um programa mais avançado de matemática. Depois de estudo intensivo, os candidatos fazem o teste de cálculo do estado da Califórnia, mas suas notas são questionadas e eles terão que lutar para provar a validade dos resultados.

O Cine Ciência UFSC promoverá exibições e debates semanais de filmes com temática científica ao longo de 2023. Mais informações pelo Instagram @cinecienciaufsc e pelo e-mail cinecienciaufscoficial@gmail.com.

:: Serviço:

O quê: Cine Ciência UFSC – O Preço do Desafio, de Ramón Menéndez
Quando: 05/04/2023 | quarta-feira | 19h
Onde: Auditório Elke Hering | Biblioteca Universitária (BU)
Informações: @cinecienciaufsc | cinecienciaufscoficial@gmail.com

abr
11
ter
Documentário ‘Além de trabalhador, negro’ @Auditório do Centro Socioeconômico - CSE
abr 11@19:00 – 21:00

O Circuito de Cinema Latino-Americano e Caribenho Alí Primera (Circula), promovido pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos (Iela) exibe, na próxima terça-feira, 11 de abril, às 19h, no auditório do Centro Socioeconômico (CSE), o documentário Além de trabalhador, negro, com a direção de Daniel Brazil. O projeto tem como objetivo difundir e legitimar as produções cinematográficas da América Latina por meio da projeção de filmes, fomentando a cultura e as expressões latino-americanas.

O documentário retrata a luta dos trabalhadores negros no Brasil e sua inserção no capitalismo dependente, apresentando suas movimentações sociais e políticas ao longo do século XX, principalmente no sentido de mostrar a discriminação dos trabalhadores negros no mercado de trabalho, revelando a relação intrínseca entre classe e raça no Brasil. O debatedor convidado é Marcio Farias, psicólogo, mestre e doutor em psicologia social, professor convidado da Universidade de São Paulo e coordenador executivo do Instituto Amma Psique e Negritude.

:: Serviço:

O quê: documentário Além de trabalhador, negro | direção de Daniel Brazil
Quando: terça-feira | 11/04/2023 | 19h
Onde: auditório do Centro Socioeconômico (CSE)
Informações: iela.ufsc.br | instagram.com/iela_ufsc

abr
13
qui
Cinema Mundo – Aniquilação @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária - BU
abr 13@18:30 – 20:30

Dando continuidade à curadoria sobre pós-humanismo, o Cinema Mundo exibirá em 13 de abril, quinta-feira, às 18h30, o filme “Aniquilação” (Annihilation, Alex Garland, 2018). Neste longa-metragem de ficção científica/horror, uma equipe de mulheres cientistas/militares investiga uma estranha contaminação na Área X – um espaço cujos limites deformam as leis da Natureza conhecidas e no qual há ameaça concomitante de contaminação e de um (desconhecido) predador.

Sobre os/as convidados/as para o debate:

Jéssica Soares Lopes
É doutoranda na linha de pesquisa Estudos Culturais e Literários do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo obtido o título de mestra em Inglês (Estudos Linguísticos e Literários) e bacharel em Letras Inglês pela mesma instituição. Além de pesquisadora, Jéssica também é tatuadora.
Diogo Araújo da Silva
É doutorando em Literatura pelo Programa de Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina, tendo obtido o título de mestre em Literatura e o bacharelado em Filosofia pela mesma instituição. Além de pesquisador, Diogo Araújo também é produtor musical.

abr
14
sex
Cine Paredão – De Cierta Manera @Bosque do CFH
abr 14@20:00 – 22:00

O Cine Paredão, projeto do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta De Cierta Manera, de Sara Gómez e Tomaz Gutierrez, nesta sexta-feira, dia 14 de abril, às 20h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no Campus Universitário Trindade, em Florianópolis. Em caso de chuva, a exibição ocorrerá no mini auditório do CFH – 3º andar do bloco de salas de aula. O filme faz parte da mostra O Cinema Cubano de Sara Gómez, que está sendo exibida durante o mês de abril.

De Cierta Manera é um filme de drama romântico cubano de 1974. Dirigido por Sara Gómez, o filme mistura cenas documentais com uma história fictícia que aborda os bairros pobres de Havana logo após a Revolução Cubana de 1959. O filme ilustra a história antes do processo de desenvolvimento em Cuba. Demonstra como demolir favelas e construir assentamentos modernos não muda imediatamente a cultura dos habitantes. Gómez concluiu as filmagens com Mario Balmaseda e Yolanda Cuellar pouco antes de sua morte; o trabalho técnico foi finalizado por Tomás Gutiérrez Alea, Julio García-Espinosa e Rigoberto López antes de seu lançamento póstumo.

Assista o trailer do filme Cierta Manera

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

:: Serviço

O quê: Cine Paredão apresenta De Cierta Manera, de Sara Gómez e Tomaz Gutierrez (evento gratuito)
Onde : Bosque do CFH/UFSC (em caso de chuva, no mini auditório do CFH – 3º andar do bloco de salas de aula)
Quando: sexta-feira | 14 de abril | 20h
Informações: Instagram do Cine Paredão

abr
16
dom
Espetáculo – “A sua voz – uma peça sobre Malala” @Auditório Garapuvu - Centro de Cultura e Eventos da UFSC
abr 16@15:00 – 16:00

Espetáculo “Malala” – Foto divulgação Sesc-SC

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebe neste domingo, 16 de abril, o espetáculo “A sua voz – uma peça sobre Malala”. A atração integra a 14ª edição da Semana do Livro Infantil de Florianópolis, evento que recebe apoio da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE). O espetáculo será apresentado às 15h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A entrada é gratuita e aberta para toda comunidade, a classificação é livre e indicada para crianças de 7 a 12 anos e familiares.

Sobre o espetáculo:

Com direção de Maria Amélia Gimmler e atuação de Raquel Stüpp, a montagem conta a história da vida da corajosa menina paquistanesa Malala Yousafzai, que nasceu em 12 de julho de 1997 e foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prêmio Nobel.

Foto: Bruno Ropelato

Malala é conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal do vale do Swat na província de Khyber Pakhtunkhwa, no nordeste do Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola. Desde então, o ativismo de Malala tornou-se um movimento internacional. As criadoras convidam o público a presenciar um acontecimento sensível que trata do direito à educação para todos e todas.

Amélia e Raquel assinam também a dramaturgia, criada a partir de uma pesquisa que teve como fonte seis publicações sobre a vida de Malala. São elas: o livro “Eu sou Malala” e os livros infantis “Malala e o lápis mágico”, “Malala, uma menina muito corajosa”, “Todo dia é dia de Malala”, “Malala a menina que queria ir para a escola” e “The extraordinary life of Malala Yousafzai”, além do documentário “Eu, Malala”.

Além da figura da narradora, a atriz apresenta ao público outros personagens, que são montados de forma lúdica na frente das crianças, que acompanham a construção e a desconstrução destas figuras em cena: a própria Malala, a sua tia Najma, o seu pai Ziauddin e um homem do Talibã. Também compõem as cenas, áudios com trechos de entrevistas realizadas com treze crianças entre 5 e 13 anos de idade.

A encenação partiu de um processo colaborativo de direção rotativa de cenas, em que a diretora e a atriz criaram individualmente uma cena para cada uma das fontes de pesquisa. Todas estas cenas foram registradas em vídeo e foi a partir delas que se criou primeiramente um roteiro que previu a composição de quatro momentos encadeados: narração/contação, ação/personagens, interação/participação e discurso/reflexão, além de momentos lúdicos com música e dança.

A 14ª edição da Semana do Livro Infantil de Florianópolis abrange toda a rede municipal de ensino em um movimento inclusivo para espalhar a literatura por toda a cidade. A ação segue com extensa programação até o dia 18 abril, acesse aqui a programação completa.

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

:: Serviço:

O quê: espetáculo “A sua voz – uma peça sobre Malala”
Onde: Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
Quando: 16/04/2023 | domingo | 15h
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Duração: 35 minutos
Classificação indicativa: livre (tendo como público-alvo crianças de 7 a 12 anos e familiares)

Texto: redação SeCArtE/UFSC, com informações da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis e Serviço Social do Comércio (Sesc-SC)

abr
17
seg
Cine Clube 757 – “Noite e Neblina” @Teatro Carmen Fossari
abr 17@18:00 – 20:00

O documentário Noite e Neblina será exibido nesta segunda-feira, 17 de abril, às 18h, pelo Cineclube 757 no Teatro Carmen Fossari. Após a exibição do curta, haverá debate sobre a obra, com a participação de Roseane Monteiro Virginio e Naiara Leonardo Araújo. O evento é aberto e gratuito.

O documentário

Realizado em 1955 sob encomenda do Comitê da História da Segunda Guerra Mundial, o filme apresenta um perturbador registro dos locais em que até pouco tempo antes funcionavam os campos de concentração nazistas. Acompanhando as imagens do pós e da guerra, há a narração de um texto do poeta francês Jean Cayrol, um sobrevivente. O documentário foi vencedor do Prêmio Jean Vigo na categoria melhor curta em 1956.

As debatedoras

Roseane Monteiro Virginio é mestre em História pela Universidade Federal de Alagoas, doutoranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e tem interesses nos estudos sobre História e Cinema. Participa do Núcleo de Estudos de História e Cinema da UFSC. Atua como realizadora em audiovisual e produtora cultural.

Naiara Leonardo Araújo é professora temporária na Universidade Estadual do Ceará (UECE), no departamento de licenciatura em Artes Visuais. É doutoranda na UFSC, no programa de História Global, e mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua em pesquisas na área de Cinema e História, História da Arte e estudos da imagem.

Sobre o Cineclube 757

O Cineclube 757 é Idealizado por servidores ligados à Secretaria de Educação a Distância (Sead), ao Departamento Artístico e Cultural (DAC/Secarte) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professores da Apufsc-Sindical e Movimento Humaniza SC. A ideia é realizar mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas realizadas em audiovisual, lançamentos de obras fílmicas, debates, discussões e ciclos temáticos. Todas as exibições serão seguidas de debates sobre o filme.

Programação

22/05 – “O Fascismo de todos dias”, de Mikhail Romm (1965/2horas10min/PB)
19/06 – “O ovo da serpente”, de Ingmar Bergman (1977/120min/Cor)
10/07 – “De Caligari a Hitler”, de Rüdiger Suchsland (2014/1hora58min/PB)

Acesse a Agenda Cultural da SeCArtE e fique por dentro das próximas atrações artístico-culturais na UFSC.

:: Serviço

O quê: exibição do documentário Noite e Neblina (1955), de Alain Resnais, e debate
Quando: sexta-feira | 17/04/2023 | às 18h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Des. Vítor Lima, 117 | Trindade | Florianópolis – SC
Quanto: gratuito e aberto à comunidade
Informações: Departamento Artístico e Cultural | dac@contato.ufsc.br | 48 3721-385

Texto: divulgação SeCArtE/UFSC, com informações do Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc). 

abr
18
ter
Ciné-club Lumière – As Aventuras de Molìere @sala 108 | bloco D | Centro de Comunicação e Expressão (CCE)
abr 18@19:00 – 21:00

O Ciné-club Lumière promove a exibição da comédia As Aventuras de Molìere, dirigida por Laurant Tirard, na próxima terça-feira, 18 de abril, às 19h, na sala 108 do bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), no Campus de Florianópolis. O evento, que inclui também um debate, faz parte do projeto de extensão O cineclube como espaço de formação em língua e cultura estrangeiras, que tem como proposta promover a língua francesa por meio do cinema. A sessão é gratuita, e será dado certificado de participação de três horas.

Molière é um jovem dramaturgo que zomba da nobreza em suas peças teatrais, entretendo a baixa classe francesa. O tempo passa, e, a cada dia, sua trupe se torna mais popular entre os pobres. Ele acaba sendo preso por não pagar as taxas obrigatórias ao governo. Seu destino muda quando um aristocrata, Monsieur Jourdain, paga sua dívida em troca do uso dos talentos do escritor para cortejar a bela jovem Célimène.

O Ciné-club Lumière busca criar um espaço de discussão e construção de conhecimentos a partir de questões culturais presentes nos filmes, da reflexão sobre elementos artísticos e formais da linguagem cinematográfica e do contato com a diversidade da língua francesa, presente em diferentes países, cada um com suas particularidades e identidades. O projeto também serve como um meio de divulgação e facilitação de acesso a obras que não figuram no circuito comercial de cinemas da região nem na programação televisiva e de streaming.

:: Serviço

Quê: Ciné-club Lumière exibe As Aventuras de Molìere
Quando: terça-feira | 18/04/2023 | 19h
Onde: sala 108 | bloco D | Centro de Comunicação e Expressão (CCE)
Mais informações: cine_club_lumiere

Texto: Agecom/UFSC

abr
19
qua
Cine Paredão – “Bicicletas de Nhanderú” @Bosque do CFH
abr 19@19:00 – 21:00

O filme faz parte da programação dos eventos do Abril Indígena UFSC 2023, em diálogo com o movimento de luta “Abril Indígena”, que ocupa Brasília todos os anos para reivindicar os direitos garantidos aos povos originários pela Constituição Federal de 1988. O direito à educação é uma das pautas fundamentais e a UFSC visa fomentar neste mês o debate, fortalecendo as ações institucionais para a permanência estudantil e a interculturalidade.

Sinopse:
Uma imersão na espiritualidade presente no cotidiano dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul.