Agenda Cultural
Com curadoria da antropóloga Ilka Boaventura Leite, coordenadora do Instituto Kadila e do Projeto Kadila — Culturas e Ambientes (2012–2018), a exposição apresenta um panorama histórico e cultural de Angola, abordando desde o período colonial, passando pela guerra civil e o processo de independência em 1975, até os desafios e conquistas do país na contemporaneidade.
Entre os temas abordados estão a geografia e as riquezas naturais, as línguas e etnias, a educação, a literatura, a música, a culinária e a urbanidade. A mostra também destaca experiências de campo realizadas por professores da UFSC no Deserto do Namibe, no sul de Angola, durante o Projeto Kadila.
Durante a exposição, será exibido o vídeo “Línguas de Angola”, produzido pelo projeto “Multilinguismos: diálogos com a Educação” (CNPq), sob coordenação da professora Cristine Gorski Severo, com edição dos estudantes Gregório B. K. Tchitutumia e Luiz Fillipe Fernandes.
A comunidade angolana representa a maior parte dos estudantes africanos da universidade e constitui o maior grupo de imigrantes do continente africano em Florianópolis. Diante do desconhecimento generalizado sobre a história e a relevância de Angola no contexto africano, esta é a primeira exposição dedicada ao continente africano realizada no MArquE, com forte caráter educativo e cultural.
O MArquE funciona de terça a sexta-feira, das 7h às 19h (entrada até 18h30). A exposição ficará aberta ao público até o início de fevereiro de 2026. Visitas mediadas podem ser agendadas diretamente com a administração do Museu.
A mostra é promovida pelo Instituto Kadila de Estudos Africanos e das Diásporas e pela Associação dos Angolanos em Florianópolis, com apoio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), MArquE, da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) e da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER).
Programação sujeita a alterações.
Até 08/01/2026, a Biblioteca Central da UFSC recebe a mostra “Fechem as Janelas“ com a curadoria de Patrícia Di Loreto e assistente de produção M. S. Josie.
Semestralmente a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC oferece Cursos e Oficinas Livres de Artes. A finalidade é propiciar à comunidade uma formação inicial e continuada em diversas áreas das artes promovendo a capacitação do público interno e externo à UFSC. Na turma “Na pesquisa da Imagem – Nível Intermediário” do primeiro semestre de 2025 exploramos os gêneros clássicos da pintura — natureza-morta, retrato, paisagem, interiores — sempre com um olhar atento às diferentes técnicas, entre o óleo e a acrílica. Cada pincelada nasceu da experimentação: pincéis de cerdas e macios, espátulas, objetos improvisados que, de repente, se tornaram ferramentas indispensáveis.
O percurso foi guiado por mestres diversos: as naturezas silenciosas de Morandi, as linhas nervosas e as mulheres vibrantes de Toulouse-Lautrec, a materialidade densa de Tàpies, as odaliscas de Matisse, o art brut de Dubuffet, os drippings de Pollock, o expressionismo intenso de Iberê Camargo, o pop colorido de Hockney. Entre vapores de terebintina e tardes de chuva e frio, fechados como num claustro, trabalharam com disciplina e entrega. “Fechem as janelas!” tornou-se uma frase repetida, quase um mantra — não só por um motivo curioso que nasceu no ateliê, mas também como metáfora. Pois não é, afinal, nesse recolhimento, nesse silêncio impregnado de cor e cheiro de tinta, que a inspiração encontra seu lugar para florescer?
Participantes
- Caio Martins
- Carla Carvalho
- Christinne Comunello
- Lu Margutti
- M.S. Josie
- Sissi
- Sonia Tuyama
Um dia cotidiano, de um ano perfeitamente normal, numa rotina comum. Acordar, levantar, se arrumar, pronta para sair, assim começa nossa peça, uma história que todos já passaram. E sem sair do lugar. Em casa e somente em casa, presa, trancada, enclausurada, Tchuvis luta contra a raiva e a frustração de andar em círculos no mesmo lugar. Juntamente com seu único parceiro de cena, um rádio, nossa protagonista desenha epopeias contra o tédio ao ter aulas de fotografia, aprender a tocar piano ou simplesmente beber um tranquilo chá.
- Evento gratuito: Retirada do ingresso no local uma hora antes da apresentação.
- Classificação indicativa: 10 anos
- Acessibilidade: Audiodescrição aberta ao público – integrada ao espetáculo.
Pessoas com deficiência visual podem reservar seu ingresso pelo número: 48 99190-1206
Até 08/01/2026, a Biblioteca Central da UFSC recebe a mostra “Fechem as Janelas“ com a curadoria de Patrícia Di Loreto e assistente de produção M. S. Josie.
Semestralmente a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC oferece Cursos e Oficinas Livres de Artes. A finalidade é propiciar à comunidade uma formação inicial e continuada em diversas áreas das artes promovendo a capacitação do público interno e externo à UFSC. Na turma “Na pesquisa da Imagem – Nível Intermediário” do primeiro semestre de 2025 exploramos os gêneros clássicos da pintura — natureza-morta, retrato, paisagem, interiores — sempre com um olhar atento às diferentes técnicas, entre o óleo e a acrílica. Cada pincelada nasceu da experimentação: pincéis de cerdas e macios, espátulas, objetos improvisados que, de repente, se tornaram ferramentas indispensáveis.
O percurso foi guiado por mestres diversos: as naturezas silenciosas de Morandi, as linhas nervosas e as mulheres vibrantes de Toulouse-Lautrec, a materialidade densa de Tàpies, as odaliscas de Matisse, o art brut de Dubuffet, os drippings de Pollock, o expressionismo intenso de Iberê Camargo, o pop colorido de Hockney. Entre vapores de terebintina e tardes de chuva e frio, fechados como num claustro, trabalharam com disciplina e entrega. “Fechem as janelas!” tornou-se uma frase repetida, quase um mantra — não só por um motivo curioso que nasceu no ateliê, mas também como metáfora. Pois não é, afinal, nesse recolhimento, nesse silêncio impregnado de cor e cheiro de tinta, que a inspiração encontra seu lugar para florescer?
Participantes
- Caio Martins
- Carla Carvalho
- Christinne Comunello
- Lu Margutti
- M.S. Josie
- Sissi
- Sonia Tuyama
Até 08/01/2026, a Biblioteca Central da UFSC recebe a mostra “Fechem as Janelas“ com a curadoria de Patrícia Di Loreto e assistente de produção M. S. Josie.
Semestralmente a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC oferece Cursos e Oficinas Livres de Artes. A finalidade é propiciar à comunidade uma formação inicial e continuada em diversas áreas das artes promovendo a capacitação do público interno e externo à UFSC. Na turma “Na pesquisa da Imagem – Nível Intermediário” do primeiro semestre de 2025 exploramos os gêneros clássicos da pintura — natureza-morta, retrato, paisagem, interiores — sempre com um olhar atento às diferentes técnicas, entre o óleo e a acrílica. Cada pincelada nasceu da experimentação: pincéis de cerdas e macios, espátulas, objetos improvisados que, de repente, se tornaram ferramentas indispensáveis.
O percurso foi guiado por mestres diversos: as naturezas silenciosas de Morandi, as linhas nervosas e as mulheres vibrantes de Toulouse-Lautrec, a materialidade densa de Tàpies, as odaliscas de Matisse, o art brut de Dubuffet, os drippings de Pollock, o expressionismo intenso de Iberê Camargo, o pop colorido de Hockney. Entre vapores de terebintina e tardes de chuva e frio, fechados como num claustro, trabalharam com disciplina e entrega. “Fechem as janelas!” tornou-se uma frase repetida, quase um mantra — não só por um motivo curioso que nasceu no ateliê, mas também como metáfora. Pois não é, afinal, nesse recolhimento, nesse silêncio impregnado de cor e cheiro de tinta, que a inspiração encontra seu lugar para florescer?
Participantes
- Caio Martins
- Carla Carvalho
- Christinne Comunello
- Lu Margutti
- M.S. Josie
- Sissi
- Sonia Tuyama
Até 08/01/2026, a Biblioteca Central da UFSC recebe a mostra “Fechem as Janelas“ com a curadoria de Patrícia Di Loreto e assistente de produção M. S. Josie.
Semestralmente a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC oferece Cursos e Oficinas Livres de Artes. A finalidade é propiciar à comunidade uma formação inicial e continuada em diversas áreas das artes promovendo a capacitação do público interno e externo à UFSC. Na turma “Na pesquisa da Imagem – Nível Intermediário” do primeiro semestre de 2025 exploramos os gêneros clássicos da pintura — natureza-morta, retrato, paisagem, interiores — sempre com um olhar atento às diferentes técnicas, entre o óleo e a acrílica. Cada pincelada nasceu da experimentação: pincéis de cerdas e macios, espátulas, objetos improvisados que, de repente, se tornaram ferramentas indispensáveis.
O percurso foi guiado por mestres diversos: as naturezas silenciosas de Morandi, as linhas nervosas e as mulheres vibrantes de Toulouse-Lautrec, a materialidade densa de Tàpies, as odaliscas de Matisse, o art brut de Dubuffet, os drippings de Pollock, o expressionismo intenso de Iberê Camargo, o pop colorido de Hockney. Entre vapores de terebintina e tardes de chuva e frio, fechados como num claustro, trabalharam com disciplina e entrega. “Fechem as janelas!” tornou-se uma frase repetida, quase um mantra — não só por um motivo curioso que nasceu no ateliê, mas também como metáfora. Pois não é, afinal, nesse recolhimento, nesse silêncio impregnado de cor e cheiro de tinta, que a inspiração encontra seu lugar para florescer?
Participantes
- Caio Martins
- Carla Carvalho
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- Lu Margutti
- M.S. Josie
- Sissi
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Até 08/01/2026, a Biblioteca Central da UFSC recebe a mostra “Fechem as Janelas“ com a curadoria de Patrícia Di Loreto e assistente de produção M. S. Josie.
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O percurso foi guiado por mestres diversos: as naturezas silenciosas de Morandi, as linhas nervosas e as mulheres vibrantes de Toulouse-Lautrec, a materialidade densa de Tàpies, as odaliscas de Matisse, o art brut de Dubuffet, os drippings de Pollock, o expressionismo intenso de Iberê Camargo, o pop colorido de Hockney. Entre vapores de terebintina e tardes de chuva e frio, fechados como num claustro, trabalharam com disciplina e entrega. “Fechem as janelas!” tornou-se uma frase repetida, quase um mantra — não só por um motivo curioso que nasceu no ateliê, mas também como metáfora. Pois não é, afinal, nesse recolhimento, nesse silêncio impregnado de cor e cheiro de tinta, que a inspiração encontra seu lugar para florescer?
Participantes
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Até 08/01/2026, a Biblioteca Central da UFSC recebe a mostra “Fechem as Janelas“ com a curadoria de Patrícia Di Loreto e assistente de produção M. S. Josie.
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O percurso foi guiado por mestres diversos: as naturezas silenciosas de Morandi, as linhas nervosas e as mulheres vibrantes de Toulouse-Lautrec, a materialidade densa de Tàpies, as odaliscas de Matisse, o art brut de Dubuffet, os drippings de Pollock, o expressionismo intenso de Iberê Camargo, o pop colorido de Hockney. Entre vapores de terebintina e tardes de chuva e frio, fechados como num claustro, trabalharam com disciplina e entrega. “Fechem as janelas!” tornou-se uma frase repetida, quase um mantra — não só por um motivo curioso que nasceu no ateliê, mas também como metáfora. Pois não é, afinal, nesse recolhimento, nesse silêncio impregnado de cor e cheiro de tinta, que a inspiração encontra seu lugar para florescer?
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O percurso foi guiado por mestres diversos: as naturezas silenciosas de Morandi, as linhas nervosas e as mulheres vibrantes de Toulouse-Lautrec, a materialidade densa de Tàpies, as odaliscas de Matisse, o art brut de Dubuffet, os drippings de Pollock, o expressionismo intenso de Iberê Camargo, o pop colorido de Hockney. Entre vapores de terebintina e tardes de chuva e frio, fechados como num claustro, trabalharam com disciplina e entrega. “Fechem as janelas!” tornou-se uma frase repetida, quase um mantra — não só por um motivo curioso que nasceu no ateliê, mas também como metáfora. Pois não é, afinal, nesse recolhimento, nesse silêncio impregnado de cor e cheiro de tinta, que a inspiração encontra seu lugar para florescer?
Participantes
- Caio Martins
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Até 08/01/2026, a Biblioteca Central da UFSC recebe a mostra “Fechem as Janelas“ com a curadoria de Patrícia Di Loreto e assistente de produção M. S. Josie.
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O percurso foi guiado por mestres diversos: as naturezas silenciosas de Morandi, as linhas nervosas e as mulheres vibrantes de Toulouse-Lautrec, a materialidade densa de Tàpies, as odaliscas de Matisse, o art brut de Dubuffet, os drippings de Pollock, o expressionismo intenso de Iberê Camargo, o pop colorido de Hockney. Entre vapores de terebintina e tardes de chuva e frio, fechados como num claustro, trabalharam com disciplina e entrega. “Fechem as janelas!” tornou-se uma frase repetida, quase um mantra — não só por um motivo curioso que nasceu no ateliê, mas também como metáfora. Pois não é, afinal, nesse recolhimento, nesse silêncio impregnado de cor e cheiro de tinta, que a inspiração encontra seu lugar para florescer?
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O percurso foi guiado por mestres diversos: as naturezas silenciosas de Morandi, as linhas nervosas e as mulheres vibrantes de Toulouse-Lautrec, a materialidade densa de Tàpies, as odaliscas de Matisse, o art brut de Dubuffet, os drippings de Pollock, o expressionismo intenso de Iberê Camargo, o pop colorido de Hockney. Entre vapores de terebintina e tardes de chuva e frio, fechados como num claustro, trabalharam com disciplina e entrega. “Fechem as janelas!” tornou-se uma frase repetida, quase um mantra — não só por um motivo curioso que nasceu no ateliê, mas também como metáfora. Pois não é, afinal, nesse recolhimento, nesse silêncio impregnado de cor e cheiro de tinta, que a inspiração encontra seu lugar para florescer?
Participantes
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O percurso foi guiado por mestres diversos: as naturezas silenciosas de Morandi, as linhas nervosas e as mulheres vibrantes de Toulouse-Lautrec, a materialidade densa de Tàpies, as odaliscas de Matisse, o art brut de Dubuffet, os drippings de Pollock, o expressionismo intenso de Iberê Camargo, o pop colorido de Hockney. Entre vapores de terebintina e tardes de chuva e frio, fechados como num claustro, trabalharam com disciplina e entrega. “Fechem as janelas!” tornou-se uma frase repetida, quase um mantra — não só por um motivo curioso que nasceu no ateliê, mas também como metáfora. Pois não é, afinal, nesse recolhimento, nesse silêncio impregnado de cor e cheiro de tinta, que a inspiração encontra seu lugar para florescer?
Participantes
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- Lu Margutti
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- Sissi
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Até 08/01/2026, a Biblioteca Central da UFSC recebe a mostra “Fechem as Janelas“ com a curadoria de Patrícia Di Loreto e assistente de produção M. S. Josie.
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O percurso foi guiado por mestres diversos: as naturezas silenciosas de Morandi, as linhas nervosas e as mulheres vibrantes de Toulouse-Lautrec, a materialidade densa de Tàpies, as odaliscas de Matisse, o art brut de Dubuffet, os drippings de Pollock, o expressionismo intenso de Iberê Camargo, o pop colorido de Hockney. Entre vapores de terebintina e tardes de chuva e frio, fechados como num claustro, trabalharam com disciplina e entrega. “Fechem as janelas!” tornou-se uma frase repetida, quase um mantra — não só por um motivo curioso que nasceu no ateliê, mas também como metáfora. Pois não é, afinal, nesse recolhimento, nesse silêncio impregnado de cor e cheiro de tinta, que a inspiração encontra seu lugar para florescer?
Participantes
- Caio Martins
- Carla Carvalho
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- Lu Margutti
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- Sissi
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Até 08/01/2026, a Biblioteca Central da UFSC recebe a mostra “Fechem as Janelas“ com a curadoria de Patrícia Di Loreto e assistente de produção M. S. Josie.
Semestralmente a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC oferece Cursos e Oficinas Livres de Artes. A finalidade é propiciar à comunidade uma formação inicial e continuada em diversas áreas das artes promovendo a capacitação do público interno e externo à UFSC. Na turma “Na pesquisa da Imagem – Nível Intermediário” do primeiro semestre de 2025 exploramos os gêneros clássicos da pintura — natureza-morta, retrato, paisagem, interiores — sempre com um olhar atento às diferentes técnicas, entre o óleo e a acrílica. Cada pincelada nasceu da experimentação: pincéis de cerdas e macios, espátulas, objetos improvisados que, de repente, se tornaram ferramentas indispensáveis.
O percurso foi guiado por mestres diversos: as naturezas silenciosas de Morandi, as linhas nervosas e as mulheres vibrantes de Toulouse-Lautrec, a materialidade densa de Tàpies, as odaliscas de Matisse, o art brut de Dubuffet, os drippings de Pollock, o expressionismo intenso de Iberê Camargo, o pop colorido de Hockney. Entre vapores de terebintina e tardes de chuva e frio, fechados como num claustro, trabalharam com disciplina e entrega. “Fechem as janelas!” tornou-se uma frase repetida, quase um mantra — não só por um motivo curioso que nasceu no ateliê, mas também como metáfora. Pois não é, afinal, nesse recolhimento, nesse silêncio impregnado de cor e cheiro de tinta, que a inspiração encontra seu lugar para florescer?
Participantes
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Até 08/01/2026, a Biblioteca Central da UFSC recebe a mostra “Fechem as Janelas“ com a curadoria de Patrícia Di Loreto e assistente de produção M. S. Josie.
Semestralmente a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC oferece Cursos e Oficinas Livres de Artes. A finalidade é propiciar à comunidade uma formação inicial e continuada em diversas áreas das artes promovendo a capacitação do público interno e externo à UFSC. Na turma “Na pesquisa da Imagem – Nível Intermediário” do primeiro semestre de 2025 exploramos os gêneros clássicos da pintura — natureza-morta, retrato, paisagem, interiores — sempre com um olhar atento às diferentes técnicas, entre o óleo e a acrílica. Cada pincelada nasceu da experimentação: pincéis de cerdas e macios, espátulas, objetos improvisados que, de repente, se tornaram ferramentas indispensáveis.
O percurso foi guiado por mestres diversos: as naturezas silenciosas de Morandi, as linhas nervosas e as mulheres vibrantes de Toulouse-Lautrec, a materialidade densa de Tàpies, as odaliscas de Matisse, o art brut de Dubuffet, os drippings de Pollock, o expressionismo intenso de Iberê Camargo, o pop colorido de Hockney. Entre vapores de terebintina e tardes de chuva e frio, fechados como num claustro, trabalharam com disciplina e entrega. “Fechem as janelas!” tornou-se uma frase repetida, quase um mantra — não só por um motivo curioso que nasceu no ateliê, mas também como metáfora. Pois não é, afinal, nesse recolhimento, nesse silêncio impregnado de cor e cheiro de tinta, que a inspiração encontra seu lugar para florescer?
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