Agenda Cultural
Para incentivar o estudante a participar do processo de criação artístico-cultural desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) lança o edital Bolsa Cultura 2026 – 2027, Programa de Bolsas de Extensão vinculadas às Ações de Cultura, Arte e Esporte (BECAE). A ação disponibilizará bolsas no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) para os projetos aprovados neste edital.
>> Acesse: Edital 027/2025/SeCArtE – Bolsa Cultura 2026-2027
A finalidade do programa é oferecer auxílio financeiro a estudantes de graduação, de modo a incentivar sua participação nos projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na UFSC, por meio do processo de criação artístico-cultural, bem como proporcionar o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos na realização dessas atividades.
Às propostas para inscrição no edital devem ser enviadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico no período de 10 de novembro a 14 de dezembro de 2025. Cada coordenador poderá inscrever até 02 (dois) projetos de extensão e concorrer a no máximo 02 (duas) bolsas no total.
A concessão da bolsa de cultura respeitará o quantitativo disponibilizado em função do recurso orçamentário-financeiro da Secretaria de Planejamento (SEPLAN/UFSC) destinado ao Programa de Bolsa Cultura 2026. As bolsas de extensão serão concedidas por 11 meses, no período de 01/04/2025 a 31/03/2026.
>> Cronograma atualizado
Lançamento do Edital: 07/11/2025
Período para inscrição dos projetos: 10/11/2025 a 14/12/2025 | Formulário de Inscrição
Período de habilitação dos projetos inscritos: 15/12/2025 e 16/12/2025
Período de avaliação dos projetos homologados: 19/12/2025 a 31/01/2026
Divulgação do resultado preliminar: Até 10/02/2026
Recebimento de recursos via e-mail, até 18h: 11/02/2026 e 12/02/2026
Divulgação do resultado final: 16/02/2026
Prazo para os coordenadores contemplados realizarem o cadastro do bolsista no SIGPEX: 10/04/2026
O Cine Paredão apresenta na sexta-feira, 5 de dezembro, o filme francês Nouvelle Vague, de Richard Linklater. A comédia biográfica lançada em 2025 conta a história de Jean-Luc Godard, crítico da revista Cahiers du Cinéma, que em 1959 está determinado a fazer seu primeiro longa-metragem. Apesar das convenções, do caos orçamentário e dos produtores céticos, ele e seus colaboradores desencadeiam uma revolução silenciosa no cinema, capturando a energia bruta da época.
A exibição será no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a partir das 19h30.
Direção: Richard Linklater
Roteiro: Vince Palmo, Holly Gent, Laetitia Masson, Michèle Péti
Gênero: Comédia, Biografia
Duração: 1h 45min
Ano: 2025
Classificação: 14 anos
Elenco: Guillaume Marbeck, Zoey Deutch, Aubry Dullin, Adrien Rouyard, Antoine Besson, Jodie Ruth-Forest, Bruno Dreyfürst, Benjamin Clery, Matthieu Penchinat, Pauline Belle
“Raízes da imaginação” é um espetáculo sobre o encontro entre a leitura e a dança. Através do olhar de uma menina apaixonada por livros, obras literárias brasileiras ganham vida no palco. Um convite para reviver a infância, refletir sobre o presente e lembrar que toda leitura também é um gesto de afeto.
- Duração: 1h
- Classificação indicativa: Livre
- Ingressos: Entrada gratuita – Ingressos serão distribuídos a partir das 19h por ordem de chegada.
Será que, um dia, poderemos olhar pra trás e dizer: ‘isso aqui é muito a gente’? Que um dia teremos coragem de encarar um momento na história e dizer que isso também nos diz respeito, como um sonho, um sonho que continua a ser sonhado por hipotálamos, esquinas na cabeça, ruelas no coração de outras, outras, e tantas. Mas aqui estou e eu me disponho a lutar para que este sonho não seja em vão. Quero que este sonho não vire mais uma coisa sem rosto. Eu quero despertar. E nisso eu te pergunto: De quantos sonhos mais precisaremos sonhar para construir um despertar coletivo?
A partir da leitura dramática de uma criação cênica inédita, o Coletivo Dizputa Sitiada ressurge aos palcos da cidade de Florianópolis para compartilhar sua pesquisa em processo chamada “Oferecemos esta última luta aos vencidos ou ela acordou dando chutes no ar”. Nesse momento de troca, o coletivo compartilhará ao público fragmentos de texto, configurações de cena e poesias imagéticas que orbitam, mesclam e chocam os universos do sonho e da luta, temas que orientaram os últimos anos de criação do coletivo para este novo trabalho.
Aos que ostensivamente ganham perdendo e aos que miseravelmente perdem ganhando, aqui jaz uma última luta.
Esta apresentação contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para todas as pessoas presentes.
- Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Coletiva
Dramaturgia: Coletivo Dizputa Sitiada
Provocações/ Mediação Dramatúrgica: Guilherme Raphael Caldeira
Elenco: Iarima Castro Alves, Lucas Dalbem e Manuela Campagn
Operador(a) de luz: Guilherme Raphael Caldeira
Sonoplastia / Trilha sonora original: Lucas Dalbem
Operador(a) de som: Guilherme Raphael Caldeira
Produção: Iarima Castro Alves e Manuela Campagna
Vídeo / Registros audiovisuais: Amanda Andrade
Intérprete de Libras: Tay Mulle
Atividade realizada com recursos da PNAB do Governo Federal.








