Agenda Cultural

set
9
ter
Cine Labhin | 2º Mostra de Cinema Indígena @Bloco de Salas de Aula do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)
set 9@15:00 – dez 2@17:00

O Laboratório de História Indígena (LABHIN), vinculado ao Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, a partir do dia 9 de setembro, a segunda edição do Cine Labhin: Mostra de Cinema Indígena. O CINE LABHIN nesse semestre será às terças-feiras, a partir das 15h, no bloco de salas de aula do CFH. Ao longo do semestre, serão exibidos uma curadoria de filmes produzidos por e com cineastas indígenas de diferentes povos de todo o país. O evento é gratuito. A programação gera certificação para os participantes.

>> Programação:

09/09 – Miniauditório do CFH – 15h
Já me transformei em imagem – Direção: Zezinho Yube
Fruto da Aliança dos Povos da Floresta – Direção Siã Huni Kuin
O espírito da Floresta – Direção: Amilton Pelegrino de Mattos

23/09 – Sala de aula 302 – 15h
Vãhn Gõ Tõ laklãnõ – Direção: Walderres Coctá Priprá

26/09 – Sessão Especial – Semana de Antropologia – local a definir – 14h
A última floresta – Direção: Luiz Bolognesi (roteiro de Davi Kopenawa)

07/10 – Miniauditório do CFH – 15h
Teko Haxy – Ser imperfeita – Direção: Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro
Bicicleta de Nhanderu – Direção: Patrícia Ferreira Pará Yxapy

21/10 – Miniauditório do CFH – 15h
A transformação de Canuto – Direção: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho

04/11 – Sala de aula 302 – 15h
Mostra dos curtas metragens de Yawar Muniz Wanderley – Direção: Yawar Muniz Wanderley

18/11 – Sala de aula 302 – 15h
Nguné Elü, O dia em que a lua menstruou – Direção: Takumã Kuikuro e Marrayury Kuikuro
Território Pequi – Direção: Takumã Kuikuro

02/12 – Miniauditório do CFH – 15h
Produção audiovisual a definir

>> Serviço:

O quê: Cine Labhin: 2ª Mostra de Cinema Indígena
Quando: De 09/09/2025 a 02/12/2025 | terças-feiras | 15h
Onde: Bloco de Salas de Aula do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site| Instagram
Contato: labhin@live.com

nov
10
seg
Edital Bolsa Cultura 2026-2027
nov 10 – dez 14 dia inteiro

Para incentivar o estudante a participar do processo de criação artístico-cultural desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a  Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) lança o edital Bolsa Cultura 2026 – 2027, Programa de Bolsas de Extensão vinculadas às Ações de Cultura, Arte e Esporte (BECAE). A ação disponibilizará bolsas no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) para os projetos aprovados neste edital.

>> Acesse: Edital 027/2025/SeCArtE – Bolsa Cultura 2026-2027

A finalidade do programa é oferecer auxílio financeiro a estudantes de graduação, de modo a incentivar sua participação nos projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na UFSC, por meio do processo de criação artístico-cultural, bem como proporcionar o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos na realização dessas atividades.

Às propostas para inscrição no edital devem ser enviadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico no período de 10 de novembro a 14 de dezembro de 2025. Cada coordenador poderá inscrever até 02 (dois) projetos de extensão e concorrer a no máximo 02 (duas) bolsas no total.

A concessão da bolsa de cultura respeitará o quantitativo disponibilizado em função do recurso orçamentário-financeiro da Secretaria de Planejamento (SEPLAN/UFSC) destinado ao Programa de Bolsa Cultura 2026. As bolsas de extensão serão concedidas por 11 meses, no período de 01/04/2025 a 31/03/2026.

>> Cronograma atualizado

Lançamento do Edital: 07/11/2025
Período para inscrição dos projetos: 10/11/2025 a 14/12/2025 | Formulário de Inscrição
Período de habilitação dos projetos inscritos: 15/12/2025 e 16/12/2025
Período de avaliação dos projetos homologados: 19/12/2025 a 31/01/2026
Divulgação do resultado preliminar: Até 10/02/2026
Recebimento de recursos via e-mail, até 18h: 11/02/2026 e 12/02/2026
Divulgação do resultado final: 16/02/2026
Prazo para os coordenadores contemplados realizarem o cadastro do bolsista no SIGPEX: 10/04/2026

nov
18
ter
Festival de Cinema Fora da Fé | O Pai @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária
nov 18@19:00 – 21:00

Até 18 de novembro o auditório da Biblioteca Universitária da UFSC recebe o Festival de Cinema Fora da Fé. Com exibição de quatro premiados filmes nunca exibidos em cinemas comerciais de Florianópolis, o festival apresenta filmes que abordam a perda da fé na religião, nas pessoas ou nas próprias crenças pessoais. Das relações familiares e amorosas às relações metafísicas com ideias, a crença é colocada à prova em variadas situações-limite.

O Festival faz parte do Fora do Circuito, um projeto de exibição gratuita de filmes. O circuito trabalha com pequenos festivais temáticos. Cada festival apresenta de três a seis filmes, que são exibidos a cada duas semanas, em sessão única. São apresentadas obras de variados países, com diversas temáticas e linguagens.

Os filmes são exibidos no Auditório Elke Hering, no segundo piso da Biblioteca Central do Campus Trindade da UFSC (BU). A entrada é gratuita e o espaço abriga confortavelmente até 80 pessoas. As sessões gratuitas iniciam sempre às 19h. Confira a programação completa do Fora da Fé. Acompanhe também no Instagram.

O Pai

Irã, 1996

Aos 14 anos, Mehrollah perde o pai e é obrigado a assumir o sustento de sua família. Não há empregos disponíveis por perto. Assim, o garoto é forçado a emigrar até a região sul do país, onde a oferta de trabalho é maior. Quando retorna à casa, Mehrollah encontra sua família completamente transformada.

dez
3
qua
65 anos UFSC | Slam Educa – Final interescolar de poesia falada @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
dez 3@13:00

O Slam Educa é um projeto independente e sem fins lucrativos que desenvolve uma competição de poesia falada (Slam) nas escolas da Grande Florianópolis desde 2024.

Neste ano, mais de 3 mil estudantes aprenderam e praticaram a poesia falada do Slam com muito talento e dedicação. Agora, os estudantes poetas campeões de suas escolas se encontram para a final interescolar.

dez
5
sex
Cine Paredão | Nouvelle Vague @Bosque do CFH
dez 5@19:00 – 21:00

O Cine Paredão apresenta na sexta-feira, 5 de dezembro, o filme francês Nouvelle Vague, de Richard Linklater. A comédia biográfica lançada em 2025 conta a história de Jean-Luc Godard, crítico da revista Cahiers du Cinéma, que em 1959 está determinado a fazer seu primeiro longa-metragem. Apesar das convenções, do caos orçamentário e dos produtores céticos, ele e seus colaboradores desencadeiam uma revolução silenciosa no cinema, capturando a energia bruta da época.

A exibição será no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a partir das 19h30.

Assista ao trailer do filme.

Direção: Richard Linklater
Roteiro: Vince Palmo, Holly Gent, Laetitia Masson, Michèle Péti
Gênero: Comédia, Biografia
Duração: 1h 45min
Ano: 2025
Classificação: 14 anos
Elenco: Guillaume Marbeck, Zoey Deutch, Aubry Dullin, Adrien Rouyard, Antoine Besson, Jodie Ruth-Forest, Bruno Dreyfürst, Benjamin Clery, Matthieu Penchinat, Pauline Belle

dez
15
seg
65 anos UFSC | Leitura Dramática – ‘Oferecemos esta última luta aos vencidos ou ela acordou dando chutes no ar’ @Teatro Carmen Fossari
dez 15@20:00

Será que, um dia, poderemos olhar pra trás e dizer: ‘isso aqui é muito a gente’? Que um dia teremos coragem de encarar um momento na história e dizer que isso também nos diz respeito, como um sonho, um sonho que continua a ser sonhado por hipotálamos, esquinas na cabeça, ruelas no coração de outras, outras, e tantas. Mas aqui estou e eu me disponho a lutar para que este sonho não seja em vão. Quero que este sonho não vire mais uma coisa sem rosto. Eu quero despertar. E nisso eu te pergunto: De quantos sonhos mais precisaremos sonhar para construir um despertar coletivo?

A partir da leitura dramática de uma criação cênica inédita, o Coletivo Dizputa Sitiada ressurge aos palcos da cidade de Florianópolis para compartilhar sua pesquisa em processo chamada “Oferecemos esta última luta aos vencidos ou ela acordou dando chutes no ar”. Nesse momento de troca, o coletivo compartilhará ao público fragmentos de texto, configurações de cena e poesias imagéticas que orbitam, mesclam e chocam os universos do sonho e da luta, temas que orientaram os últimos anos de criação do coletivo para este novo trabalho.

Aos que ostensivamente ganham perdendo e aos que miseravelmente perdem ganhando, aqui jaz uma última luta.

Esta apresentação contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para todas as pessoas presentes.

  • Classificação indicativa: 14 anos

Direção: Coletiva
Dramaturgia: Coletivo Dizputa Sitiada
Provocações/ Mediação Dramatúrgica: Guilherme Raphael Caldeira
Elenco: Iarima Castro Alves, Lucas Dalbem e Manuela Campagn
Operador(a) de luz: Guilherme Raphael Caldeira
Sonoplastia / Trilha sonora original: Lucas Dalbem
Operador(a) de som: Guilherme Raphael Caldeira
Produção: Iarima Castro Alves e Manuela Campagna
Vídeo / Registros audiovisuais: Amanda Andrade
Intérprete de Libras: Tay Mulle

Atividade realizada com recursos da PNAB do Governo Federal.