Agenda Cultural

nov
10
seg
Edital Bolsa Cultura 2026-2027
nov 10 – dez 14 dia inteiro

Para incentivar o estudante a participar do processo de criação artístico-cultural desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a  Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) lança o edital Bolsa Cultura 2026 – 2027, Programa de Bolsas de Extensão vinculadas às Ações de Cultura, Arte e Esporte (BECAE). A ação disponibilizará bolsas no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) para os projetos aprovados neste edital.

>> Acesse: Edital 027/2025/SeCArtE – Bolsa Cultura 2026-2027

A finalidade do programa é oferecer auxílio financeiro a estudantes de graduação, de modo a incentivar sua participação nos projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na UFSC, por meio do processo de criação artístico-cultural, bem como proporcionar o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos na realização dessas atividades.

Às propostas para inscrição no edital devem ser enviadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico no período de 10 de novembro a 14 de dezembro de 2025. Cada coordenador poderá inscrever até 02 (dois) projetos de extensão e concorrer a no máximo 02 (duas) bolsas no total.

A concessão da bolsa de cultura respeitará o quantitativo disponibilizado em função do recurso orçamentário-financeiro da Secretaria de Planejamento (SEPLAN/UFSC) destinado ao Programa de Bolsa Cultura 2026. As bolsas de extensão serão concedidas por 11 meses, no período de 01/04/2025 a 31/03/2026.

>> Cronograma atualizado

Lançamento do Edital: 07/11/2025
Período para inscrição dos projetos: 10/11/2025 a 14/12/2025 | Formulário de Inscrição
Período de habilitação dos projetos inscritos: 15/12/2025 e 16/12/2025
Período de avaliação dos projetos homologados: 19/12/2025 a 31/01/2026
Divulgação do resultado preliminar: Até 10/02/2026
Recebimento de recursos via e-mail, até 18h: 11/02/2026 e 12/02/2026
Divulgação do resultado final: 16/02/2026
Prazo para os coordenadores contemplados realizarem o cadastro do bolsista no SIGPEX: 10/04/2026

nov
14
sex
Ingressos gratuitos | “Bee Gees Alive” @Centro de Cultura e Eventos - UFSC
nov 14@9:00 – 17:00

O Departamento de Cultura e Eventos, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (DCEven/SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), comunica que serão disponibilizados na quinta-feira, 13 de novembro, a partir das 9h, no balcão de informações, piso térreo do Centro de Cultura e Eventos, 100 (cem) ingressos cortesia para estudantes da UFSC, referente ao espetáculo musical Bee Gees Alive. A apresentação está prevista para ocorrer no dia 15 de novembro, sábado, às 21h no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos – Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

Os ingressos serão concedidos mediante entrega do atestado de matrícula impresso e atualizado (2º semestre/2025), constando que o aluno está regularmente matriculado e apresentação de documento oficial com foto. Serão disponibilizados 100 (cem) ingressos. As entradas serão distribuídas por ordem de chegada. Cada estudante tem direito a retirar 01 (um) ingresso. Não será permitida a retirada de ingresso com documentação de terceiros.

Caso os 100 (cem) ingressos destinados aos estudantes não sejam retirados integralmente até às 17h do dia 13 de novembro, as entradas remanescentes serão disponibilizadas no dia 14 de novembro, a partir das 9h, também para servidores docentes e técnicos da UFSC. Para retirar os ingressos, os servidores deverão apresentar comprovante de vínculo com a Universidade e documento oficial com foto. A entrega ocorrerá até às 17h do dia 14 ou enquanto houver ingressos disponíveis.

Os shows pagos não são produzidos pela UFSC, havendo apenas a cobrança do aluguel referente ao espaço. A contrapartida para a UFSC se dá pela liberação dos 100 (cem) ingressos aos estudantes e da integralidade do valor do aluguel deste espaço que vem a ser utilizado em projetos culturais e manutenção do Centro de Cultura e Eventos, conforme consta no Edital 003/SECARTE/2025.

>> Serviço

O quê: Distribuição de 100 ingressos cortesia para o espetáculo Bee Gees Alive
Quando: 13/11/2025 | quinta-feira | 9h às 17h – por ordem de chegada
Onde: Balcão de informações | Centro de Cultura e Eventos – piso térreo
Informações: Departamento de Cultura e Eventos – DCEven – (48) 3721-3850

nov
19
qua
Seminário Internacional “A Luta dos Prisioneiros Políticos Palestinos pela Liberdade” @Teatro Carmen Fossari
nov 19@19:30 – 21:30

O Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Othman, em parceria com o Instituto Palestino de Diplomacia Pública (PIPD), convida para o seminário internacional “A Luta dos Prisioneiros Políticos Palestinos pela Liberdade”.

O encontro reunirá importantes vozes da resistência palestina e do movimento pelos direitos humanos, contribuindo para ampliar o diálogo sobre as graves violações enfrentadas pelo povo palestino nos centros de detenção israelenses — incluindo detenções arbitrárias, isolamento prolongado, tortura e negação de direitos básicos. Esse debate é fundamental para fortalecer a mobilização internacional por justiça e dignidade.

>>Participantes

Salah Al-Hammouri — ativista palestino, ex-prisioneiro político, diversas vezes detido pela ocupação israelense e atualmente exilado.

Rula Shadeed — ativista palestina e codiretora do Instituto Palestino de Diplomacia Pública (PIPD).

Guaraci Fagundes — secretário nacional de Direitos Humanos do PV, presidente estadual do PV/SC e presidente da Federação Brasil da Esperança (PT–PV–PCdoB) em Santa Catarina. Integrante do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Othman.

>> Mediação e Abertura

Mediação: Prof. Waldir Rampinelli

Abertura e encerramento: Shahla Othman, presidenta do Comitê Catarinense de Solidariedade ao Povo Palestino Khader Othman, integrante da Marcha Mundial das Mulheres e secretária executiva da UPAL — União Palestina da América Latina no Brasil, pelo Movimento de Mulheres pela Paz na Palestina.

>> Experiência Imersiva

Durante o evento, o público poderá participar de uma experiência em realidade virtual, vivenciando paisagens, sons e cenários da Palestina — uma oportunidade singular de proximidade sensorial com a vida cotidiana do povo palestino.

nov
27
qui
Workshop Presencial do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica @Hotel Cambirela
nov 27@8:00 – 18:00

No dia 27 de novembro de 2025, Florianópolis sediará o Workshop Presencial do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) — instituição responsável pela coordenação das ações na Região Sul, que abrange Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O encontro, previsto das 8h às 18h, reunirá cerca de 200 participantes dos três estados do Sul, todos profissionais que atuam diretamente na educação em seus municípios e que desempenham papel estratégico na implementação de práticas inovadoras na rede pública.

O curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica tem como objetivo qualificar educadores e gestores para o uso crítico, criativo e pedagógico das tecnologias digitais, fortalecendo a inovação nas redes públicas de ensino. O workshop presencial será um momento-chave para articular saberes, promover formação prática e ampliar o alcance das ações desenvolvidas ao longo do curso.

A abertura do evento contará com apresentação da Orkextra da UFSC, sob a regência de Hilton Fernando da Silva Pinheiro. A Orkextra traz uma combinação de timbres e ritmos que dialogam entre si, oferecendo um repertório de notável diversidade sonora.

Ao longo do dia, os participantes terão acesso a atividades formativas, palestra e rodas de conversa sobre experiências pedagógicas inovadoras. O encontro também promoverá a integração entre profissionais de diferentes redes municipais, fortalecendo a colaboração regional.

Segundo Simone Meister Sommer Bilessimo, professora da UFSC e coordenadora regional do projeto, a execução do curso está “alinhada à Política de Inovação Educação Conectada e à Política Nacional de Educação Digital” e parte do princípio de oferecer “apoio técnico às redes de educação básica na formação continuada de gestores municipais e coordenadores estaduais da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC)”. Ela afirma que a proposta é promover a inovação e o uso pedagógico das tecnologias digitais, além de apoiar a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação nos currículos das redes de ensino. Para a docente, o workshop também cumpre um papel estratégico de articulação entre os participantes: “Este evento é um espaço de networking, no qual os estudantes podem interagir com colegas, professores e convidados, compartilhar experiências e construir conexões profissionais”, favorecendo, conforme ressalta, a consolidação de uma “rede de colaboração da Região Sul”.

O Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica é um projeto nacional do MEC, desenvolvido pela UFMS em parceria com a UFSC, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com foco na atualização profissional e no desenvolvimento de competências digitais essenciais aos desafios da escola contemporânea.

Serviço:

Evento: Workshop Presencial do Curso de Especialização em Educação Digital e Inovação Pedagógica na Educação Básica
Data: 27 de novembro de 2025 (quinta-feira)
Horário: 8h às 18h
Local: Hotel Cambirela – Av. Marinheiro Max Schramm, 2199, Estreito, Florianópolis (SC)
Parceria: MEC, UFMS e UFSC
Público-alvo: profissionais da educação das redes públicas municipais e estaduais da Região Sul
Mais informações: site do evento.

65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas @Sala 208 - Bloco D - CCE
nov 27@20:00 – 21:00

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

20h | Teatro: A Morte do Xamã
Local: Sala 208 –  Bloco D – CCE
Atuação: Raissa Fuga

nov
28
sex
Teatro | “O Espectador Condenado à Morte” @Teatro Álvaro de Carvalho - TAC
nov 28@19:30 – 21:30

Nos dias 28 e 29 de novembro, sexta-feira e sábado, às 19h30, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) recebe novas apresentações do espetáculo O Espectador Condenado à Morte, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pelo Sympla. A classificação indicativa é de 14 anos.

A montagem, uma comédia de humor ácido e crítica social, é inspirada no texto do dramaturgo franco-romeno Matéi Visniec, com tradução de Fábio de Melo e direção de Leonardo Cesar. A peça parte da provocação do Procurador — “Senhoras e Senhores, há um criminoso entre nós!” — para instaurar um tribunal em cena, onde a culpa e a justiça se confundem. O acusado é qualquer um, ou todos: o crime é o silêncio. À medida que o julgamento avança, a farsa se revela como espelho da própria sociedade.

Com ironia e intensidade, o espetáculo questiona os limites entre o indivíduo e o coletivo, a ética e a conveniência, convidando o público a refletir sobre a fragilidade dos sistemas de justiça e a persistência das violências legitimadas. Como adverte o texto, “todo mundo é culpado quando a justiça é uma farsa”.

A encenação conta com as atuações de Amanda Vizentainer, Carla D’Ambroz, Cristian Menna, Esther Pickrodt, Hael Kai, João Massadar, João Leffa e Vinicius Pasinato. A concepção e operação de luz é de Hael Kai, operação de som de Leonardo Cesar, design gráfico de Eric Tomas e assistência de produção de Naiara Beneti.

A realização é da Quinta Não Dá Companhia de Teatro, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, com patrocínio da Fundação Franklin Cascaes e da Prefeitura de Florianópolis via Política Nacional Aldir Blanc e apoio do SESC Santa Catarina e da Seareira Escola de Artes.

Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
nov 28@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 28, 29 e 30/12  e 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo às 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

nov
29
sáb
Teatro | “O Espectador Condenado à Morte” @Teatro Álvaro de Carvalho - TAC
nov 29@19:30 – 21:30

Nos dias 28 e 29 de novembro, sexta-feira e sábado, às 19h30, o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) recebe novas apresentações do espetáculo O Espectador Condenado à Morte, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados antecipadamente pelo Sympla. A classificação indicativa é de 14 anos.

A montagem, uma comédia de humor ácido e crítica social, é inspirada no texto do dramaturgo franco-romeno Matéi Visniec, com tradução de Fábio de Melo e direção de Leonardo Cesar. A peça parte da provocação do Procurador — “Senhoras e Senhores, há um criminoso entre nós!” — para instaurar um tribunal em cena, onde a culpa e a justiça se confundem. O acusado é qualquer um, ou todos: o crime é o silêncio. À medida que o julgamento avança, a farsa se revela como espelho da própria sociedade.

Com ironia e intensidade, o espetáculo questiona os limites entre o indivíduo e o coletivo, a ética e a conveniência, convidando o público a refletir sobre a fragilidade dos sistemas de justiça e a persistência das violências legitimadas. Como adverte o texto, “todo mundo é culpado quando a justiça é uma farsa”.

A encenação conta com as atuações de Amanda Vizentainer, Carla D’Ambroz, Cristian Menna, Esther Pickrodt, Hael Kai, João Massadar, João Leffa e Vinicius Pasinato. A concepção e operação de luz é de Hael Kai, operação de som de Leonardo Cesar, design gráfico de Eric Tomas e assistência de produção de Naiara Beneti.

A realização é da Quinta Não Dá Companhia de Teatro, em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal, com patrocínio da Fundação Franklin Cascaes e da Prefeitura de Florianópolis via Política Nacional Aldir Blanc e apoio do SESC Santa Catarina e da Seareira Escola de Artes.

Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
nov 29@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 28, 29 e 30/12  e 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo às 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

nov
30
dom
Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
nov 30@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 28, 29 e 30/12  e 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo às 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

dez
1
seg
65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas @Teatro Carmen Fossari
dez 1@20:00

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

20h | Peça teatral: A História do Zoológico
Local: Teatro Carmen Fossari
Direção/Adaptação e Sonoplastia: Pedro Alux
Atuação: Ana Paula Marques e Guilherme Velho
Iluminação: Daniele Nass
Fotografia: Marce Spillere
Poster: Artur Neitzke
Contra-regra: Laís Calderan
Bilheteria: Mônica Medeiros
Labs de apoio: LabLuz; LabCine; LabFig e LabCen

dez
2
ter
Concerto do Coral da UFSC na Igrejinha @Igrejinha da UFSC
dez 2@19:00

Na próxima terça-feira, 2 de dezembro, às 19h na Igrejinha da UFSC, o público poderá acompanhar uma apresentação especial do Coral da UFSC, um dos projetos culturais mais tradicionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fundado em 1963, o grupo reúne estudantes, servidores e membros da comunidade externa em uma trajetória de mais de seis décadas dedicada à difusão do canto coral no estado.

O programa destaca a diversidade sonora construída ao longo de sua história, marcada por concertos, turnês, gravações e projetos que contribuíram diretamente para o surgimento e fortalecimento de inúmeros corais catarinenses. A apresentação contempla repertórios trabalhados nos ensaios semanais — sempre guiados pela busca pela expressão artística coletiva que caracteriza o grupo desde sua fundação.

Com sua atuação contínua, o Coral da UFSC promove o canto coral como espaço de encontro, formação e convivência, mantendo viva a alegria de cantar que move cada integrante e sustenta cada novo projeto.

>> Sobre o Coral da UFSC

Sua missão de promover o canto coral como espaço de formação, convivência e expressão artística, reunindo vozes diversas em uma prática coletiva que integra, emociona e transforma. A alegria de cantar segue movendo o grupo — e o compromisso com a cultura sustenta cada ensaio, projeto e nova voz que chega.

Com ensaios semanais sempre às terças e quintas, o coral mantém um trabalho contínuo de estudo vocal, prática musical, disciplina coletiva e construção de comunidade.

>> Serviço

O quê: Concerto do Coral da UFSC na Igrejinha
Quando: 02/12/2025 | terça-feira | 19h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: dac.ufsc.br | 48 3721-3853 | Instagram

65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas @Entrada - Bloco D - CCE
dez 2@19:30

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

19h30 | Teatro: Navalha na Carne
Local: Entrada – Bloco D – CCE
Classificação Indicativa: 16 anos
Direção: Cristian Menna
Atuação: Agnaldo Stein, João Leffa, Lívia de Oliveira
Direção de Arte: Melissa Versari
Assistência de Direção: Táta Tedesco
Assistência de Arte: Amanda Nunes
Produção: Mesoilha Teatral e Matéria di Versari
Promoção: ART Departamento de Artes, Artes Cênicas UFSC, Labfig, Labluz, Labcine

dez
3
qua
65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas @Bloco D - CCE
dez 3@17:30 – 18:30

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

17h30 | Teatro: Krishna, um estudo
Local: Sala 310 – Bloco D – CCE


19h | Performance: Ecos do Silêncio
Local: Jardim – Bloco D – CCE


19h30 | Cris e Seus Cantos
Local: Espaço Ágora – Jardim – Bloco D – CCE
Atuação: Cristiano

dez
4
qui
65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas
dez 4@18:30

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

18h30 | Teatro: Eles não usam black-tie
Local: Bloco D – CCE


19h | Teatro: Mão na Luva
Local: Bloco D – CCE


20h | Teatro: Migalhas
Local: Teatro Carmen Fossari
Direção: Lucas Brisot
Atuação: Gabriel Dias, Lucas Dal Bosco, Melissa Versari, Renan Lapa, Vivis Andrade
Iluminação: Daniele Nass
Maquiagem: Mônica Medeiros
Identidade visual: Yasmin Dolzan
Figurinista: Rachel Teixeira Dantas
Orientação de elenco: Priscila Genara Padilha
Captação de Imagem: Pedro H. Raiser
Fotografias: Pedro H Raiser, Sthel Mie

dez
5
sex
65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas
dez 5@19:00

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

19h | Performance: O Homem que veio do Barro
Local: Espaço Ágora – Jardim – Bloco D – CCE
Atuação: Michel Jonathan

Iluminação: Labluz e Dudazone
Orientação: Gabriela Canale e Dudazone
Cartaz: Michel Jonathan
Edição som: Michel Jonathan
Sonoplastia: Gabriela Canale


21h | Teatro: O Saragáçu do Boizinho
Local: Igrejinha da UFSC
Concepção/atriz: Tuxa Seidler
Boneco: Boizinho
Músico: Renan Lapa
Registros em foto e vídeo: Hael Kai Quinalha
Concepção/direção: Egon Seidler
Professora orientadora: Priscila Genara Padilha
Apoio: Traço Cia.

 

65 anos UFSC | Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
dez 5@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

dez
6
sáb
65 anos UFSC | Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
dez 6@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

dez
7
dom
65 anos UFSC | Espetáculo ‘Brecht²’ @Teatro Carmen Fossari
dez 7@20:00 – 22:00

O Grupo Pesquisa Teatro Novo apresenta no Teatro Carmen Fossari, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) o espetáculo Brecht². A entrada é gratuita, e o público deve retirar o ingresso na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação.

O espetáculo “Brecht ao Quadrado” é uma adaptação das obras de Bertolt Brecht, incluindo as peças “Aquele que diz Sim e Aquele que diz Não” e “Quanto custa o ferro?”, escritas por Brecht durante a Segunda Guerra Mundial. Essas obras abordam questões universais e atemporais, como violência, intolerância, autoritarismo, exploração e manipulação do ser humano, temas que permanecem profundamente relevantes no contexto político e social atual. O título do espetáculo, “Brecht ao Quadrado”, simboliza a amplificação das ideias de Brecht, intensificando sua reflexão crítica sobre a sociedade.

A adaptação busca potencializar suas questões centrais, oferecendo uma visão mais profunda sobre a natureza das relações de poder, a falta de ética e os desafios contemporâneos. A peça será mediada por uma narradora, cuja voz crítica e reflexiva guiará o público ao longo das peças e dos poemas de Brecht, como “O analfabeto político”, “Nada é impossível de mudar”, “O vosso tanque general, é um carro forte” e “A troca de roda”, entre outros. A presença da narradora permite um distanciamento necessário para a análise crítica da obra, oferecendo uma visão mais ampla e contextualizada das questões sociais e políticas abordadas, enquanto mantém o público focado na urgência de transformar a sociedade.

O espetáculo é estruturado para criar uma experiência imersiva que não apenas transmite as mensagens de Brecht, mas também questiona e desafia o público a refletir sobre a sociedade em que vive. Além das duas peças centrais, os textos e poemas de Brecht adicionam uma camada de profundidade crítica, que amplia o entendimento das questões sociais, políticas e econômicas em jogo.

O projeto visa, portanto, criar um espaço de reflexão e resistência, onde a arte não é apenas um entretenimento, mas uma ferramenta poderosa de transformação e conscientização. “Brecht ao Quadrado” é uma convocação à reflexão crítica sobre os tempos contemporâneos, apontando para a necessidade de mudança e para a urgência de se combater a cultura do ódio e a falta de pensamento crítico em nossa sociedade.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

>> Serviço

O quê: Espetáculo Brecht²
Quando: 5, 6 e 7/12/2025 | sexta, sábado e domingo | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, n. 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Entrada gratuita, ingressos disponíveis na bilheteria do teatro uma hora antes do início da apresentação
Classificação: Livre
Informações: Departamento Artístico Cultural | dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br

dez
8
seg
65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas
dez 8@19:00

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

 

19h | Canto Coral
Local: Igrejinha da UFSC
Regente: Luiz Felipe Soares
Coralistas: estudantes da disciplina Canto Coral, do curso de Artes Cênicas.


19h30 | Teatro: Ovos Não Tem Janelas
Local: Teatro Carmen Fossari
Direção: Guilherme Lohn


20h30 | Teatro: Saci em sombras
Local: Sala 310 – Bloco D – CCE
Professora orientadora: Sassá Moretti


21h | Teatro: Vaga Carne
Local: Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos
Encenadores: Rudra Cordeiro, Rafaell Marcelino e Miguel Almeida
Atrizes e ator: Dudazone, Rafaê Gregório, Karime Limeira e Rafaell Marcelino
Iluminação: Douglas Edgard Vitorino
Preparação de elenco: Maria Clara Vieira

65 anos UFSC | Vaga Carne @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
dez 8@21:00 – 21:45

Vaga Carne acompanha uma voz que entra em um corpo e passa a experimentá-lo, tentando entender seus limites, memórias e possibilidades. Entre poesia e teatralidade, a voz questiona o que é sentir, existir e ocupar um corpo marcado por gênero, raça e sociedade. A obra adaptada de Grace Passô pelos alunos de encenação II do curso de Artes Cênicas da UFSC transforma essa busca em uma reflexão sensível sobre identidade, presença e liberdade.

  • Classificação indicativa: 14 anos
  • Duração: 40 min
  • Informações sobre retirada de ingressos: retirada na hora

Ficha técnica 

Direção: Rudra Cordeiro, Rafaell Marcelino, Miguel Almeida
Elenco: Karime Limeira, Rafaell Marcelino, Dudazone, Rafaê Gregório
Preparação de elenco: Maria Clara Vieira
Preparação de voz: Dudazone
Iluminação: Douglas Edgard Vitório
Sonoplastia: Miguel Almeida
Produção: Rudra Cordeiro,Rafaell Marcelino, Miguel Almeida
Fotografia Still: Gabriel Bertolozzo
Fotografia de cena: Marce Spillere

dez
9
ter
65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas @Teatro Carmen Fossari
dez 9@18:30

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

18h30 | (sessão 1) – 19h (sessão 2) | Teatro: Ser (inacabada)
Local: Teatro Carmen Fossari


20h30 | Teatro: Intervenção
Local: Teatro Carmen Fossari
Direção: Mônica Medeiros
Atuação: Mônica Medeiros
Iluminação: Luz Cidade
Maquiagem: Daniele Nass
Sonoplastia: Guilherme Velho
Fotografia e filmagem: Hael Kai Quinalha

 

dez
10
qua
65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas
dez 10@18:30

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

 

18h30 | Vídeo performance: Canto e Conto: Catumbi
Local: Auditório da Biblioteca Universitária



20h30 | Teatro: Aquele que Diz Sim, Aquele que Diz Não
Local: Igrejinha de UFSC

dez
11
qui
65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas
dez 11@18:30

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

18h30 | Teatro: O Pagador de promessas
Local: Espaço Ágora – Jardim – Bloco D – CCE


19h | Teatro: A Falecida
Local: Ágora – Jardim – Bloco D – CCE


19h30 – Teatro: Cabaré de Quinta
Local: Opium Bar – Av. Hercílio Luz, 892 – Centro, Florianópolis

 

dez
12
sex
65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas @Blocos B e C - CCE
dez 12@19:00

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

 

19h | Leituras Dramáticas
Local: Sala Hassis – Bloco B – CCE
Dramaturgia: Taiane Schneider, Ana Prazeres, Pedro Alux


20h30 | Performance: Tucuju
Local: Espaço Ágora – Jardim – Bloco D – CCE
Apoio: LabLuz e LabCine

dez
15
seg
65 anos UFSC | Sessão Solene – Conselho Universitário @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
dez 15@9:30

A sessão solene do Conselho Universitário, que celebrará os 65 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi reagendada para a próxima segunda-feira, 15 de dezembro, às 9h30, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, campus Trindade, em Florianópolis.

O evento precisou ser transferido por conta das fortes chuvas que atingiram a região e do decorrente alerta da Defesa Civil.

A sessão solene será transmitida ao vivo, por meio do canal do Conselho Universitário no YouTube.

A cerimônia contará, pela primeira vez na instituição, com homenagens a quatro técnicos-administrativos em Educação (TAEs) referências em suas áreas de atuação.

No mesmo evento, haverá entrega de homenagens a seis educadores referências em suas áreas. Também será lançado um vídeo em homenagem aos 65 anos da UFSC.

dez
16
ter
65 anos UFSC | Ensaio aberto espetáculo ‘Entre o Céu e o Mar’ @Teatro Carmen Fossari
dez 16@18:00

Apresentação de um ensaio aberto do espetáculo “Entre o Céu e o Mar”, uma performance teatral híbrida que estam construindo e ensaiando, e que combina diferentes formas de arte: música, dança e pintura, sendo que serão apresentadas composições originais para contrabaixo, do músico Mateus Costa, dança coreografada pela bailarina Aline Porto Quites e pinturas da artista Ana Luisa Kaminski, que pintará ao vivo durante a performance. Existe um enredo, na performance, em que cada um dos artistas participa de cenas, durante a execução das músicas, numa interação harmônica, criativa e instigante entre as formas de fazer artístico.

O objetivo da atração é alcançar e beneficiar o público apreciador de cultura e artes em geral, tanto da comunidade acadêmica quanto sociedade civil e moradores em torno da UFSC, e pretende fazer uma audiodescrição da apresentação.

  • Classificação: Livre
dez
17
qua
65 anos UFSC | Peça de palhaçaria ‘Circulando’ @Teatro Carmen Fossari
dez 17@20:00

Um dia cotidiano, de um ano perfeitamente normal, numa rotina comum. Acordar, levantar, se arrumar, pronta para sair, assim começa nossa peça, uma história que todos já passaram. E sem sair do lugar. Em casa e somente em casa, presa, trancada, enclausurada, Tchuvis luta contra a raiva e a frustração de andar em círculos no mesmo lugar. Juntamente com seu único parceiro de cena, um rádio, nossa protagonista desenha epopeias contra o tédio ao ter aulas de fotografia, aprender a tocar piano ou simplesmente beber um tranquilo chá.

  • Evento gratuito: Retirada do ingresso no local uma hora antes da apresentação.
  • Classificação indicativa: 10 anos
  • Acessibilidade: Audiodescrição aberta ao público – integrada ao espetáculo.
    Pessoas com deficiência visual podem reservar seu ingresso pelo número: 48 99190-1206