Agenda Cultural
O Mulherio das Letras é um movimento literário feminista que reúne mulheres escritoras, poetas, editoras, pesquisadoras e todas aquelas que têm a literatura como forma de expressão e resistência. Com o objetivo de promover a visibilidade e valorização das produções literárias femininas, o Mulherio das Letras realiza anualmente o Encontro Nacional, que, em sua 8ª edição, promete ser um marco na história do movimento. O evento ocorre entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, no Auditório e Hall da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O evento contará com uma programação diversificada, que contempla mesas de debate, lançamentos de livros, saraus, oficinas de escrita, performances literárias e muito mais. A diversidade de atividades é um dos pontos altos do Encontro, que busca dar voz e espaço para as diferentes formas de expressão das mulheres na literatura.
As mesas de debate abordarão temas como a representatividade feminina na literatura, a importância da sororidade entre escritoras, a luta contra o machismo e a misoginia no meio literário, entre outros assuntos relevantes para as mulheres que escrevem. Além disso, os lançamentos de livros serão uma oportunidade para conhecer as novas vozes femininas que estão emergindo no cenário literário nacional.
Os saraus e performances literárias prometem emocionar e encantar o público presente, com leituras e interpretações de textos que expressam toda a diversidade e potência da escrita feminina. Já as oficinas de escrita serão uma oportunidade para as participantes aprimorarem suas habilidades e compartilharem experiências criativas em um ambiente acolhedor e estimulante.
Para participar do 8º Encontro Nacional do Mulherio das Letras, as interessadas devem realizar a inscrição exclusivamente na plataforma da Even3. Os ingressos são gratuitos. Caso a participante queira contribuir com o projeto, é possível fazer doações pela plataforma. As inscrições se encerram no dia 29 de outubro.
>> Programação:
30/10 – Auditório da Reitoria
09h-10h: Café da Manhã e Acolhimento
10h-12h: Acorda Corpo
13h30-14h: Abertura
14h-16h: Nós, elas, as letras e o feminismo
16h30-17h: Dicionário de Mulheres Poetas do RS
17h-18h: Sarau de Lançamentos – Hall da Reitoria
31/10 – Auditório da Reitoria
10h-12h: Mulheres de Clarice – Apresentação teatral
10h-12h: Narrar sem medo
10h-12h: Oficina de Cordel para Mulheres Escritoras
10h-12h: Traduzir poesia
14h-16h: Publicação e Tradução
16h30-17h30: Insurrectas: a literatura independente feita por mulheres do ABC paulista
20h30-23h: Show Musical
01/11 – Auditório da Reitoria
09h-10h: Publicar, publicar, publicar
10h30-11h30: Ecofeminismo: uma visão holística do fazer poético das mulheres
11h30-12h30: Som, poesia e ancestralidade
13h30-17h: Almoço e Passeio
19h-20h: Sarau do Mulherio – Porongo | Rua Doutor Ylmar Corrêa, n. 80 – Santa Monica | Florianópolis – SC
Para mais informações, acesse o Instagram do Mulherio das Letras de Santa Catarina ou o site do evento.
>> Serviço:
O quê: 8º Encontro Nacional do Mulherio das Letras
Quando: De 30/10/2025 a 01/11/2025 | das 9h às 23h
Onde: Auditório e Hall da Reitoria | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site do evento | Instagram
Para incentivar o estudante a participar do processo de criação artístico-cultural desenvolvido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) lança o edital Bolsa Cultura 2026 – 2027, Programa de Bolsas de Extensão vinculadas às Ações de Cultura, Arte e Esporte (BECAE). A ação disponibilizará bolsas no valor de R$ 700,00 (setecentos reais) para os projetos aprovados neste edital.
>> Acesse: Edital 027/2025/SeCArtE – Bolsa Cultura 2026-2027
A finalidade do programa é oferecer auxílio financeiro a estudantes de graduação, de modo a incentivar sua participação nos projetos de Arte e Cultura desenvolvidos na UFSC, por meio do processo de criação artístico-cultural, bem como proporcionar o envolvimento de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores efetivos na realização dessas atividades.
Às propostas para inscrição no edital devem ser enviadas exclusivamente por meio de formulário eletrônico no período de 10 de novembro a 14 de dezembro de 2025. Cada coordenador poderá inscrever até 02 (dois) projetos de extensão e concorrer a no máximo 02 (duas) bolsas no total.
A concessão da bolsa de cultura respeitará o quantitativo disponibilizado em função do recurso orçamentário-financeiro da Secretaria de Planejamento (SEPLAN/UFSC) destinado ao Programa de Bolsa Cultura 2026. As bolsas de extensão serão concedidas por 11 meses, no período de 01/04/2025 a 31/03/2026.
>> Cronograma atualizado
Lançamento do Edital: 07/11/2025
Período para inscrição dos projetos: 10/11/2025 a 14/12/2025 | Formulário de Inscrição
Período de habilitação dos projetos inscritos: 15/12/2025 e 16/12/2025
Período de avaliação dos projetos homologados: 19/12/2025 a 31/01/2026
Divulgação do resultado preliminar: Até 10/02/2026
Recebimento de recursos via e-mail, até 18h: 11/02/2026 e 12/02/2026
Divulgação do resultado final: 16/02/2026
Prazo para os coordenadores contemplados realizarem o cadastro do bolsista no SIGPEX: 10/04/2026
O espetáculo de dança ELAS, busca fazer uma homenagem às mulheres, mais especificamente às mulheres negras brasileiras! Mulheres negras, exemplos de coragem, de força, de resistência, de muitas lutas por respeito, por cidadania, pela defesa de direitos, por reconhecimento, por equidade, por justiça social. O espetáculo ELAS, procura dar visibilidade à luta histórica, à força coletiva, ao protagonismo das mulheres, mães, artistas, escritoras, lavadeiras, professoras, ativistas, cientistas… ELAS são Elzas, Conceições, Marias, Ivones, Luedjis, Alciones…
Entrada: 1Kg de alimento não perecível (excluído sal e açúcar) a ser doado à ONG Solidariedade em Dobro
Classificação indicativa: Livre
Unindo dança contemporânea, dança livre, dança jazz, danças urbanas, as referências populares e experimentação cênica, a obra parte de elementos recorrentes na trajetória do artista, como o cotidiano da Ilha de Santa Catarina, o folclore ilhéu, as paisagens urbanas e a crítica social, para construir uma narrativa em dois atos.
O espetáculo “Hassis – Ainda há tempo” é uma criação da Companhia de Dança da UFSC e que propõe uma imersão coreográfica no universo poético, político e visual do artista catarinense Hassis (1926–2001). Através do corpo em movimento, o espetáculo percorre as marcas que Hassis deixou na cultura local e nacional, desde suas observações do dia a dia até suas grandes obras de impacto político, como o mural “Humanidade”, localizado na Universidade Federal de Santa Catarina. A escolha desse mural como base para o segundo ato reforça o diálogo direto entre a obra do artista, a universidade e o tempo presente.
A Companhia de Dança UFSC teve seu início em maio de 2024, idealizada pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE, com o objetivo de representar a Universidade Federal de Santa Catarina no âmbito da dança local e nacional. Atualmente, a mesma é coordenada pela professora Cristiane Ker de Melo, e tem como coreógrafa e direção de arte a professora Bruna Letícia de Borba. A Companhia de Dança UFSC oportuniza a todos os participantes um espaço para vivência de produções artísticas e reflexões da dança enquanto arte, educação e cultura, relacionando-se com a realidade social. O grupo realiza aulas, oficinas, ensaios e criações coreográficas para apresentações de forma gratuita dentro e fora da Universidade.
Entrada: 1Kg de alimento não perecível (excluído sal e açúcar) a ser doado à ONG Solidariedade em Dobro.
A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.
O Slam Educa é um projeto independente e sem fins lucrativos que desenvolve uma competição de poesia falada (Slam) nas escolas da Grande Florianópolis desde 2024.
Neste ano, mais de 3 mil estudantes aprenderam e praticaram a poesia falada do Slam com muito talento e dedicação. Agora, os estudantes poetas campeões de suas escolas se encontram para a final interescolar.
“Raízes da imaginação” é um espetáculo sobre o encontro entre a leitura e a dança. Através do olhar de uma menina apaixonada por livros, obras literárias brasileiras ganham vida no palco. Um convite para reviver a infância, refletir sobre o presente e lembrar que toda leitura também é um gesto de afeto.
- Duração: 1h
- Classificação indicativa: Livre
- Ingressos: Entrada gratuita – Ingressos serão distribuídos a partir das 19h por ordem de chegada.
Neste final de semana tem início oficial a Temporada de Verão das fortalezas administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A ação celebra a reabertura da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, que esteve fechada para manutenção do trapiche, e oferece atrações culturais tanto nesse espaço quanto na Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Nos dias 13 e 14 de dezembro, sábado e domingo, o acesso às fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones será gratuito para toda comunidade.
No sábado, 13 de dezembro, na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, será realizada a solenidade de entrega do trapiche de acesso à fortificação. O evento contará com a presença da secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, Andréa Búrigo Ventura, além de representantes da empresa Três Fronteiras, responsável pela reforma do trapiche e que atua com passeios de catamarã até a fortaleza. A programação inclui ainda a Roda de Samba com o grupo Nós por Nós, formado por estudantes da educação básica do Colégio de Aplicação da UFSC e de outras escolas públicas. Os visitantes também poderão participar de passeio pela Fortaleza de Ratones.
Já no domingo, 14 de dezembro, a partir das 11h30, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim recebe a Roda de Samba com o grupo Nós por Nós. A programação contará com a apresentação de dança e acrobacia solo dos bailarinos Eduarda Heydt Heinen e Filipe Pereira de Godoy, oferecendo ao público uma experiência cultural diversificada.
O evento é realizado pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (CFISC/SeCArtE).
>> Transporte náutico
O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na Ilha de Anhatomirim, a Fortaleza de Ratones fica localizada na Ilha de Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre.
>> Serviço
O quê: Abertura Temporada de Verão – Fortalezas da UFSC
Quando: 13 e 14/12/2025 | sábado e domingo | 8h30 às 18h30
Onde: Fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones
Quanto: Entrada gratuita
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302
Neste final de semana tem início oficial a Temporada de Verão das fortalezas administradas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A ação celebra a reabertura da Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, que esteve fechada para manutenção do trapiche, e oferece atrações culturais tanto nesse espaço quanto na Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim. Nos dias 13 e 14 de dezembro, sábado e domingo, o acesso às fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones será gratuito para toda comunidade.
No sábado, 13 de dezembro, na Fortaleza de Santo Antônio de Ratones, será realizada a solenidade de entrega do trapiche de acesso à fortificação. O evento contará com a presença da secretária de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, Andréa Búrigo Ventura, além de representantes da empresa Três Fronteiras, responsável pela reforma do trapiche e que atua com passeios de catamarã até a fortaleza. A programação inclui ainda a Roda de Samba com o grupo Nós por Nós, formado por estudantes da educação básica do Colégio de Aplicação da UFSC e de outras escolas públicas. Os visitantes também poderão participar de passeio pela Fortaleza de Ratones.
Já no domingo, 14 de dezembro, a partir das 11h30, a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim recebe a Roda de Samba com o grupo Nós por Nós. A programação contará com a apresentação de dança e acrobacia solo dos bailarinos Eduarda Heydt Heinen e Filipe Pereira de Godoy, oferecendo ao público uma experiência cultural diversificada.
O evento é realizado pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (CFISC/SeCArtE).
>> Transporte náutico
O transporte náutico não é gratuito. A Fortaleza de Santa Cruz fica localizada na Ilha de Anhatomirim, a Fortaleza de Ratones fica localizada na Ilha de Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. A Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina disponibiliza contatos de transporte náutico no site. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa fica localizada na Praia do Forte, norte da cidade de Florianópolis, e pode ser acessada por via terrestre.
>> Serviço
O quê: Abertura Temporada de Verão – Fortalezas da UFSC
Quando: 13 e 14/12/2025 | sábado e domingo | 8h30 às 18h30
Onde: Fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones
Quanto: Entrada gratuita
Informações: fortalezas.ufsc.br | fortalezas@contato.ufsc.br | 48 3721-8302
Será que, um dia, poderemos olhar pra trás e dizer: ‘isso aqui é muito a gente’? Que um dia teremos coragem de encarar um momento na história e dizer que isso também nos diz respeito, como um sonho, um sonho que continua a ser sonhado por hipotálamos, esquinas na cabeça, ruelas no coração de outras, outras, e tantas. Mas aqui estou e eu me disponho a lutar para que este sonho não seja em vão. Quero que este sonho não vire mais uma coisa sem rosto. Eu quero despertar. E nisso eu te pergunto: De quantos sonhos mais precisaremos sonhar para construir um despertar coletivo?
A partir da leitura dramática de uma criação cênica inédita, o Coletivo Dizputa Sitiada ressurge aos palcos da cidade de Florianópolis para compartilhar sua pesquisa em processo chamada “Oferecemos esta última luta aos vencidos ou ela acordou dando chutes no ar”. Nesse momento de troca, o coletivo compartilhará ao público fragmentos de texto, configurações de cena e poesias imagéticas que orbitam, mesclam e chocam os universos do sonho e da luta, temas que orientaram os últimos anos de criação do coletivo para este novo trabalho.
Aos que ostensivamente ganham perdendo e aos que miseravelmente perdem ganhando, aqui jaz uma última luta.
Esta apresentação contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para todas as pessoas presentes.
- Classificação indicativa: 14 anos
Direção: Coletiva
Dramaturgia: Coletivo Dizputa Sitiada
Provocações/ Mediação Dramatúrgica: Guilherme Raphael Caldeira
Elenco: Iarima Castro Alves, Lucas Dalbem e Manuela Campagn
Operador(a) de luz: Guilherme Raphael Caldeira
Sonoplastia / Trilha sonora original: Lucas Dalbem
Operador(a) de som: Guilherme Raphael Caldeira
Produção: Iarima Castro Alves e Manuela Campagna
Vídeo / Registros audiovisuais: Amanda Andrade
Intérprete de Libras: Tay Mulle
Atividade realizada com recursos da PNAB do Governo Federal.








