Agenda Cultural

set
9
ter
Cine Labhin | 2º Mostra de Cinema Indígena @Bloco de Salas de Aula do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH)
set 9@15:00 – dez 2@17:00

O Laboratório de História Indígena (LABHIN), vinculado ao Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove, a partir do dia 9 de setembro, a segunda edição do Cine Labhin: Mostra de Cinema Indígena. O CINE LABHIN nesse semestre será às terças-feiras, a partir das 15h, no bloco de salas de aula do CFH. Ao longo do semestre, serão exibidos uma curadoria de filmes produzidos por e com cineastas indígenas de diferentes povos de todo o país. O evento é gratuito. A programação gera certificação para os participantes.

>> Programação:

09/09 – Miniauditório do CFH – 15h
Já me transformei em imagem – Direção: Zezinho Yube
Fruto da Aliança dos Povos da Floresta – Direção Siã Huni Kuin
O espírito da Floresta – Direção: Amilton Pelegrino de Mattos

23/09 – Sala de aula 302 – 15h
Vãhn Gõ Tõ laklãnõ – Direção: Walderres Coctá Priprá

26/09 – Sessão Especial – Semana de Antropologia – local a definir – 14h
A última floresta – Direção: Luiz Bolognesi (roteiro de Davi Kopenawa)

07/10 – Miniauditório do CFH – 15h
Teko Haxy – Ser imperfeita – Direção: Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro
Bicicleta de Nhanderu – Direção: Patrícia Ferreira Pará Yxapy

21/10 – Miniauditório do CFH – 15h
A transformação de Canuto – Direção: Ariel Kuaray Ortega e Ernesto de Carvalho

04/11 – Sala de aula 302 – 15h
Mostra dos curtas metragens de Yawar Muniz Wanderley – Direção: Yawar Muniz Wanderley

18/11 – Sala de aula 302 – 15h
Nguné Elü, O dia em que a lua menstruou – Direção: Takumã Kuikuro e Marrayury Kuikuro
Território Pequi – Direção: Takumã Kuikuro

02/12 – Miniauditório do CFH – 15h
Produção audiovisual a definir

>> Serviço:

O quê: Cine Labhin: 2ª Mostra de Cinema Indígena
Quando: De 09/09/2025 a 02/12/2025 | terças-feiras | 15h
Onde: Bloco de Salas de Aula do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) | UFSC – Florianópolis
Quanto: Evento gratuito com entrada franca
Informações: Site| Instagram
Contato: labhin@live.com

out
16
qui
Jogos de Integração dos Servidores da UFSC | 5º JIS
out 16 – nov 29 dia inteiro

O Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL) vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), divulga a programação da 5ª edição dos Jogos de Integração dos Servidores da UFSC (JIS). O evento tem como objetivo fortalecer os laços da comunidade universitária, promovendo cooperação, trabalho em equipe, inclusão e a prática esportiva como forma de lazer e saúde.

As atividades esportivas começam na quinta-feira, 16 de outubro e seguem até 29 de novembro de 2025. A programação dos Jogos, bem como diversas orientações para os participantes estão despriveis na pagina do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer: decl-secarte.ufsc.br.

A coordenação do evento informa que existem vagas disponíveis paras as modalidades de Canastra Mista, Corrida Rústica, Dominó Misto e Voleibol (masculino e feminino). As inscrições permanecem abertas até o Congresso Técnico que inicia na próxima terça-feira, 14 de outubro, às 9h30.

Além das modalidades esportivas, o 5º JIS oferecerá atividades culturais e de lazer, também abertas aos familiares dos servidores, que poderão participar tanto como atletas quanto como espectadores.

O evento é promovido pelo Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC, e conta como apoio da Secretaria de Comunicação (Secom), Centro de Desportos (CDS), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFSC (SINTUFSC), Associação Recreativa dos Servidores da UFSC (ASSUFSC), Liga Acadêmica de Enfermagem Pré-Hospitalar e Emergência (LAEPE), Centro Acadêmico de Educação Física (CAEF), Associação Atlética do Curso de Educação Física (AEFUFSC).

Informações: decl-secarte.ufsc.br | decl.secarte@contato.ufsc.br | @decl.secarte | (48) 3721-8326

nov
4
ter
Mostra CurtaDoc – Cinema Documentário na Educação
nov 4 – nov 14 dia inteiro

Nos dias 4, 5, 11, 13 e 14 de novembro, a Mostra CurtaDoc – Cinema Documentário na Educação ocupará espaços culturais e educacionais de São Pedro de Alcântara, com sessões gratuitas, debates, oficinas e o Seminário EducaDoc, realizado em parceria com o Núcleo Infância, Comunicação, Cultura e Arte (Nica) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além das ações locais, haverá itinerâncias em Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos, ampliando o alcance da Mostra para escolas e comunidades da região.

Essa é uma iniciativa cultural e educativa que nasce com o propósito de levar filmes brasileiros a municípios do interior de Santa Catarina, fomentar debates e promover a formação de plateia. Idealizada pela Contraponto, produtora audiovisual de Florianópolis com mais de 20 anos de trajetória, a mostra reúne curtas-metragens brasileiros que retratam o país em suas múltiplas dimensões – social, ambiental e cultural –, abordando temas como direitos humanos, justiça social, patrimônio imaterial, agroecologia, meio ambiente e memória coletiva.

O Seminário EducaDoc, por sua vez, contará com a participação das professoras do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC e coordenadoras do Nica, Gilka Girardello e Monica Fantin, além de José Douglas Alves dos Santos, doutor em Educação e estudioso do cinema. Eles discutirão o papel da linguagem audiovisual na formação docente e nas práticas pedagógicas contemporâneas. Voltado a educadoras e educadores da rede pública, o seminário busca aproximar o cinema da sala de aula, promovendo o pensamento crítico, o diálogo e a imaginação como potências educativas.

Para promover a inclusão, a Mostra CurtaDoc realizará uma sessão acessível no dia 11 de novembro na Associação Catarinense para a Integração do Cego (ACIC), em Florianópolis, com audiodescrição ao vivo. O encerramento, em 14 de novembro, será marcado por premiação dos filmes e apresentação musical aberta à comunidade de São Pedro de Alcântara.

O projeto foi viabilizado com recursos do Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), por meio da Fundação Catarinense de Cultura e do Ministério da Cultura – Governo Federal, com apoio das prefeituras e secretarias municipais de Educação de São Pedro de Alcântara, Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos e da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina.

Programação

Seminário EducaDoc · Auditório da Câmara de Vereadores
Praça Leopoldo Kretzer, 1 – São Pedro de Alcântara
Tema: O cinema-documentário na educação: arte, cultura e memória na formação docente
Público-alvo: professoras(es) e pessoas interessadas · Atividades gratuitas

Terça, 4/11

  • 9h – 11h – Conversa com Gilka Girardello
  • 11h30 – 12h15 – Sessão inaugural Mostra CurtaDoc (5 curtas brasileiros)
  • 14h – 17h – Oficina “Pensar o cinema como um modo de acesso ao mundo, um olhar que aprende a ver”, com José Douglas Alves dos Santos

Quarta, 5/11

  • 9h – 11h – Conversa com Monica Fantin
  • 11h30 – 12h15 – Sessão Mostra CurtaDoc
  • 14h – 17h – Oficina EducaDoc com José Douglas Alves dos Santos

Itinerância – Sessões para escolas (gratuitas)

  • Águas Mornas — Qua, 5/11 – 8h30 – 9h50
    Auditório da Câmara de Vereadores
  • Santo Amaro da Imperatriz — Qui, 13/11 – 8h – 9h20 / 10h às 11h20
  • Antônio Carlos — Sex, 14/11 – 8h – 9h20

Mostra CurtaDoc · Comunidade (São Pedro de Alcântara)

Seg, 10/11 – 13h30 – 17h30 · Sessão para grupo de mães

Qua, 12/11 – 13h30 – 17h30 · Sessão para grupo de idosos

Qui, 13/11 – 8h30 – 11h30 · Sessão para professoras(es)/estudantes

Sex, 14/11 – 13h30 – 17h30 · Sessão para professoras(es)/estudantes

Encerramento – Auditório da Câmara de Vereadores
19:00 – 21:00 · Premiação, exibição de filmes premiados e apresentação musical

Sessão Acessível

Terça, 11/11 – 14h – 16h
Local: Auditório da ACIC – Associação Catarinense para Integração dos Cegos
Exibição de cinco curtas, sendo dois com audiodescrição ao vivo


Serviço

Mostra CurtaDoc – Cinema Documentário na Educação
Data: 4, 5, 11, 13 e 14 de novembro de 2025
Onde: São Pedro de Alcântara, com itinerâncias em Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Antônio Carlos
Atividades gratuitas
curtadoc.com.br

Festival de Cinema Fora da Fé | Memória @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária
nov 4@19:00 – 21:00

Até 18 de novembro o auditório da Biblioteca Universitária da UFSC recebe o Festival de Cinema Fora da Fé. Com exibição de quatro premiados filmes nunca exibidos em cinemas comerciais de Florianópolis, o festival apresenta filmes que abordam a perda da fé na religião, nas pessoas ou nas próprias crenças pessoais. Das relações familiares e amorosas às relações metafísicas com ideias, a crença é colocada à prova em variadas situações-limite.

O Festival faz parte do Fora do Circuito, um projeto de exibição gratuita de filmes. O circuito trabalha com pequenos festivais temáticos. Cada festival apresenta de três a seis filmes, que são exibidos a cada duas semanas, em sessão única. São apresentadas obras de variados países, com diversas temáticas e linguagens.

Os filmes são exibidos no Auditório Elke Hering, no segundo piso da Biblioteca Central do Campus Trindade da UFSC (BU). A entrada é gratuita e o espaço abriga confortavelmente até 80 pessoas. As sessões gratuitas iniciam sempre às 19h. Confira a programação completa do Fora da Fé. Acompanhe também no Instagram.

Memória

Colômbia, 2021

Em Memoria, Jessica, uma fazendeira de orquídeas escocesa, vai visitar sua irmã em Bogotá. Em uma manhã, Jessica é acordada por um som familiar, uma bola de pedra caindo no metal. Esse som assustador interrompe seu sono por dias, questionando sua identidade. O som, que aparentemente apenas Jessica consegue ouvir, carrega uma beleza em seu profundo que faz parte do cenário de Bogotá. Aqui, Jessica compartilha histórias com Hernan, um pescador que conta sobre o passado, o futuro e memórias daqueles que já se foram.

nov
7
sex
Cine Paredão | Sirât @Bosque do CFH
nov 7@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Sirât de Oliver Laxe, em 7 de novembro, sexta-feira, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade.

“Sirât” vem do árabe e significa “ponte entre o Inferno e o Paraíso” ou “caminho reto”. Em Marrocos, Luis (Sergi López), no meio das áridas montanhas, procura pela filha que desapareceu. Vagueia pelas raves, distribuindo a foto da jovem às pessoas que se movem ao som da música eletrônica, acompanhado pelo filho adolescente (Bruno Núñez) e um cão. Movidos pela esperança e pelo destino, os dois decidem seguir um grupo que está à procura de uma última festa que será no meio do deserto, onde tudo pode acontecer.

Mais informações no Instagram do projeto.

SIRÂT

Direção: Oliver Laxe
Roteiro: Oliver Laxe, Santiago Fillol
Gênero: Drama
Duração: 1h 55min
Ano: 2025
Classificação: 18 anos
Elenco: Sergi López: Louis, Bruno Núñez Arjona, Richard Bellamy, Stefania Gadda, Joshua Liam Henderson, Tonin Janvier, Jade Oukid

nov
14
sex
Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino) | O tambor (Die Blechtrommel) @Sala de projeção | Laboratório de Estudos de Cinema - LEC | Bloco D - CCE
nov 14@19:00 – 21:00

O projeto de extensão Ciclo de Cinema Alemão (Deutsches Kino), do curso de Letras-Alemão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresenta na próxima sexta-feira, 14 de novembro, a partir das 19h, o filme O tambor (Die Blechtrommel). A obra de 1979 é dirigida por Voker Schlöndorff numa adaptação do livro de Günter Grass, Nobel de literatura.

Filme realizado a partir da obra de Gunther Grass (Nobel de literatura, 1999). Danzig, Alemanha, anos 1920. O personagem, Oskar, ganha um tambor de sua mãe ao completar três anos. Incomodado com alguns acontecimentos familiares e com o que acontece ao seu redor – incluindo a ascensão do nazismo -, Oskar decide não mais crescer.

A exibição gratuita do filme ocorre na sala de projeções do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no 1º andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O filme será exibido no idioma original, com legendas em português. Após a exibição acontece um debate sobre o filme.

 

Cine Paredão | ‘Brasiliana’ @Bosque do CFH
nov 14@19:00 – 21:00

O projeto Cine Paredão, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exibe o filme Brasiliana de Joel Zito Araújo, em 14 de novembro, sexta-feira, às 19h, no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), no campus Trindade.

Brasiliana – O Musical Negro Que Apresentou O Brasil Ao Mundo, resgata a história da Companhia de Teatro, Dança e Música Brasiliana. Ao longo de 25 anos de atividade, o grupo se apresentou em 90 países, levando o samba, o maracatu e outras expressões da cultura brasileira aos maiores palcos do mundo, participando inclusive do Campeonato Mundial de Futebol em 1974 e de filme com a Sophia Loren. No Brasil, entretanto, a companhia ainda ocupa um espaço discreto na historiografia cultural.

Brasiliana

Direção: Joel Zito Araújo
Roteiro: Joel Zito Araújo, Itamar Dantas
Gênero: Documentário, Música
Duração: 1h 25min
Ano: 2024
Classificação: 16 anos
Elenco: Haroldo Costa, Jurandir Palma, Gino Askanasy, Marinês Yagnez, Watusi, Luís Antônio, Joel Santos, Carminha Simpatia, Martinho Fiuza, Nelson Lima, Inaicyra Falcão

nov
18
ter
Festival de Cinema Fora da Fé | O Pai @Auditório Elke Hering - Biblioteca Universitária
nov 18@19:00 – 21:00

Até 18 de novembro o auditório da Biblioteca Universitária da UFSC recebe o Festival de Cinema Fora da Fé. Com exibição de quatro premiados filmes nunca exibidos em cinemas comerciais de Florianópolis, o festival apresenta filmes que abordam a perda da fé na religião, nas pessoas ou nas próprias crenças pessoais. Das relações familiares e amorosas às relações metafísicas com ideias, a crença é colocada à prova em variadas situações-limite.

O Festival faz parte do Fora do Circuito, um projeto de exibição gratuita de filmes. O circuito trabalha com pequenos festivais temáticos. Cada festival apresenta de três a seis filmes, que são exibidos a cada duas semanas, em sessão única. São apresentadas obras de variados países, com diversas temáticas e linguagens.

Os filmes são exibidos no Auditório Elke Hering, no segundo piso da Biblioteca Central do Campus Trindade da UFSC (BU). A entrada é gratuita e o espaço abriga confortavelmente até 80 pessoas. As sessões gratuitas iniciam sempre às 19h. Confira a programação completa do Fora da Fé. Acompanhe também no Instagram.

O Pai

Irã, 1996

Aos 14 anos, Mehrollah perde o pai e é obrigado a assumir o sustento de sua família. Não há empregos disponíveis por perto. Assim, o garoto é forçado a emigrar até a região sul do país, onde a oferta de trabalho é maior. Quando retorna à casa, Mehrollah encontra sua família completamente transformada.

dez
1
seg
65 anos UFSC | Espetáculo de Dança ‘ELAS’ @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
dez 1@19:30 – 21:30

O espetáculo de dança ELAS, busca fazer uma homenagem às mulheres, mais especificamente às mulheres negras brasileiras! Mulheres negras, exemplos de coragem, de força, de resistência, de muitas lutas por respeito, por cidadania, pela defesa de direitos, por reconhecimento, por equidade, por justiça social. O espetáculo ELAS, procura dar visibilidade à luta histórica, à força coletiva, ao protagonismo das mulheres, mães, artistas, escritoras, lavadeiras, professoras, ativistas, cientistas… ELAS são Elzas, Conceições, Marias, Ivones, Luedjis, Alciones…

Entrada: 1Kg de alimento não perecível (excluído sal e açúcar) a ser doado à ONG Solidariedade em Dobro
Classificação indicativa: Livre

dez
2
ter
65 anos UFSC | Espetáculo de Dança ‘Ainda há Tempo’ @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
dez 2@19:00 – 21:00

Unindo dança contemporânea, dança livre, dança jazz, danças urbanas, as referências populares e experimentação cênica, a obra parte de elementos recorrentes na trajetória do artista, como o cotidiano da Ilha de Santa Catarina, o folclore ilhéu, as paisagens urbanas e a crítica social, para construir uma narrativa em dois atos.

O espetáculo “Hassis – Ainda há tempo” é uma criação da Companhia de Dança da UFSC e que propõe uma imersão coreográfica no universo poético, político e visual do artista catarinense Hassis (1926–2001). Através do corpo em movimento, o espetáculo percorre as marcas que Hassis deixou na cultura local e nacional, desde suas observações do dia a dia até suas grandes obras de impacto político, como o mural “Humanidade”, localizado na Universidade Federal de Santa Catarina. A escolha desse mural como base para o segundo ato reforça o diálogo direto entre a obra do artista, a universidade e o tempo presente.

A Companhia de Dança UFSC teve seu início em maio de 2024, idealizada pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE, com o objetivo de representar a Universidade Federal de Santa Catarina no âmbito da dança local e nacional. Atualmente, a mesma é coordenada pela professora Cristiane Ker de Melo, e tem como coreógrafa e direção de arte a professora Bruna Letícia de Borba. A Companhia de Dança UFSC oportuniza a todos os participantes um espaço para vivência de produções artísticas e reflexões da dança enquanto arte, educação e cultura, relacionando-se com a realidade social. O grupo realiza aulas, oficinas, ensaios e criações coreográficas para apresentações de forma gratuita dentro e fora da Universidade. 

Entrada: 1Kg de alimento não perecível (excluído sal e açúcar) a ser doado à ONG Solidariedade em Dobro.

A atração faz parte da programação artístico-cultural do mês de dezembro, em celebração aos 65 anos da UFSC.

dez
5
sex
65 anos UFSC | Mostra Artes da Cena – Curso de Artes Cênicas
dez 5@19:00

Apresentações artísticas do Curso de Graduação em Artes Cênicas, desenvolvidas em disciplinas da Graduação e em Grupos de Pesquisa.

19h | Performance: O Homem que veio do Barro
Local: Espaço Ágora – Jardim – Bloco D – CCE
Atuação: Michel Jonathan

Iluminação: Labluz e Dudazone
Orientação: Gabriela Canale e Dudazone
Cartaz: Michel Jonathan
Edição som: Michel Jonathan
Sonoplastia: Gabriela Canale


21h | Teatro: O Saragáçu do Boizinho
Local: Igrejinha da UFSC
Concepção/atriz: Tuxa Seidler
Boneco: Boizinho
Músico: Renan Lapa
Registros em foto e vídeo: Hael Kai Quinalha
Concepção/direção: Egon Seidler
Professora orientadora: Priscila Genara Padilha
Apoio: Traço Cia.

 

Cine Paredão | Nouvelle Vague @Bosque do CFH
dez 5@19:00 – 21:00

O Cine Paredão apresenta na sexta-feira, 5 de dezembro, o filme francês Nouvelle Vague, de Richard Linklater. A comédia biográfica lançada em 2025 conta a história de Jean-Luc Godard, crítico da revista Cahiers du Cinéma, que em 1959 está determinado a fazer seu primeiro longa-metragem. Apesar das convenções, do caos orçamentário e dos produtores céticos, ele e seus colaboradores desencadeiam uma revolução silenciosa no cinema, capturando a energia bruta da época.

A exibição será no Bosque do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), a partir das 19h30.

Assista ao trailer do filme.

Direção: Richard Linklater
Roteiro: Vince Palmo, Holly Gent, Laetitia Masson, Michèle Péti
Gênero: Comédia, Biografia
Duração: 1h 45min
Ano: 2025
Classificação: 14 anos
Elenco: Guillaume Marbeck, Zoey Deutch, Aubry Dullin, Adrien Rouyard, Antoine Besson, Jodie Ruth-Forest, Bruno Dreyfürst, Benjamin Clery, Matthieu Penchinat, Pauline Belle

dez
11
qui
65 anos UFSC | Oficina ‘Transformando Lixeiras em Vida e Arte’ @Sala Verde UFSC - Biblioteca Universitária Central - BU, ao lado da PRAE
dez 11@9:00 – 12:00

A oficina convida a comunidade universitária e externa para uma vivência prática, artística e educativa voltada ao reaproveitamento de antigas lixeiras de concreto da UFSC, em celebração aos 65 anos da universidade. Esses recipientes serão transformados em vasos para o cultivo de plantas ornamentais e ervas medicinais. Como ação de promoção da educação ambiental e do cuidado coletivo com os espaços públicos, a atividade será desenvolvida em dois momentos complementares. No primeiro, será realizado o plantio das mudas nas lixeiras previamente preparadas. No segundo, os participantes irão decorá-las com pinturas criativas, fortalecendo o trabalho colaborativo e a integração entre universidade e comunidade. As primeiras lixeiras transformadas serão instaladas no CSE/UFSC.

Ministrantes

  • Arthur dos Santos (graduando em Biologia e bolsista da CGA/UFSC)
  • Gloria Beatriz Koch Irulegui (NEAMB/UFSC)
  • Equipe da Sala Verde UFSC
  • Equipe da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC (CGA)

Atividade gratuita e com certificação.

Público Alvo: Comunidade no geral (Externa e Universitária)
*Menores de 16 anos devem estar acompanhados pelo responsável.
Local: Sala Verde UFSC (lateral etérea da Biblioteca Universitária Central-BU, ao lado da PRAE).
** A programação está sujeita às condições climáticas. Em caso de chuvas no dia, a atividade será adiada.
Trazer: Água (para consumo próprio) e lanche saudável.
Usar: boné/chapéu, repelente, protetor solar, calçado fechado e preferencialmente calça.
Inscrições: Formulário de inscrição – Vagas: 25
Informações: salaverde.ufsc.br | @salaverde.ufsc

Apoio: FEPESE | FAPEU | FEESC | APUFSC-SINDICAL | CSC Energia | DRM Detonação de Rochas | SINTUFSC

dez
12
sex
65 anos UFSC | Espetáculo de Dança – “Raízes da imaginação” @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos
dez 12@20:00 – 21:00

“Raízes da imaginação” é um espetáculo sobre o encontro entre a leitura e a dança. Através do olhar de uma menina apaixonada por livros, obras literárias brasileiras ganham vida no palco. Um convite para reviver a infância, refletir sobre o presente e lembrar que toda leitura também é um gesto de afeto.

  • Duração: 1h
  • Classificação indicativa: Livre
  • Ingressos: Entrada gratuita – Ingressos serão distribuídos a partir das 19h por ordem de chegada.
dez
15
seg
65 anos UFSC | Leitura Dramática – ‘Oferecemos esta última luta aos vencidos ou ela acordou dando chutes no ar’ @Teatro Carmen Fossari
dez 15@20:00

Será que, um dia, poderemos olhar pra trás e dizer: ‘isso aqui é muito a gente’? Que um dia teremos coragem de encarar um momento na história e dizer que isso também nos diz respeito, como um sonho, um sonho que continua a ser sonhado por hipotálamos, esquinas na cabeça, ruelas no coração de outras, outras, e tantas. Mas aqui estou e eu me disponho a lutar para que este sonho não seja em vão. Quero que este sonho não vire mais uma coisa sem rosto. Eu quero despertar. E nisso eu te pergunto: De quantos sonhos mais precisaremos sonhar para construir um despertar coletivo?

A partir da leitura dramática de uma criação cênica inédita, o Coletivo Dizputa Sitiada ressurge aos palcos da cidade de Florianópolis para compartilhar sua pesquisa em processo chamada “Oferecemos esta última luta aos vencidos ou ela acordou dando chutes no ar”. Nesse momento de troca, o coletivo compartilhará ao público fragmentos de texto, configurações de cena e poesias imagéticas que orbitam, mesclam e chocam os universos do sonho e da luta, temas que orientaram os últimos anos de criação do coletivo para este novo trabalho.

Aos que ostensivamente ganham perdendo e aos que miseravelmente perdem ganhando, aqui jaz uma última luta.

Esta apresentação contará com intérprete de Libras, garantindo acessibilidade e inclusão para todas as pessoas presentes.

  • Classificação indicativa: 14 anos

Direção: Coletiva
Dramaturgia: Coletivo Dizputa Sitiada
Provocações/ Mediação Dramatúrgica: Guilherme Raphael Caldeira
Elenco: Iarima Castro Alves, Lucas Dalbem e Manuela Campagn
Operador(a) de luz: Guilherme Raphael Caldeira
Sonoplastia / Trilha sonora original: Lucas Dalbem
Operador(a) de som: Guilherme Raphael Caldeira
Produção: Iarima Castro Alves e Manuela Campagna
Vídeo / Registros audiovisuais: Amanda Andrade
Intérprete de Libras: Tay Mulle

Atividade realizada com recursos da PNAB do Governo Federal.