Agenda Cultural

out
19
sáb
Espetáculo | Difícil não Dançar @Teatro Carmen Fossari
out 19@20:00 – 21:00

Espetáculo “Difícil não Dançar”. Foto: divulgação.

A bailarina e coreografa, Jussara Miller, apresentará no sábado, 19 de outubro, às 20h no Teatro Carmen Fossari, o espetáculo “Difícil não Dançar”. O espetáculo é uma das ações do evento integrado “VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa, que ocorre de 18 a 21 de outubro simultaneamente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

“Difícil não Dançar” é um solo de dança que apresenta um diálogo improvisacional entre a bailarina Jussara Miller com as provocações musicais de Christian Laszlo. A bailarina pesquisa a Técnica Klauss Vianna de dança e educação somática e pauta-se, nesta apresentação de dança, em um dos procedimentos de sua pesquisa: a improvisação cênica a partir do estado depresença que é priorizado durante toda a dança, afirmando a processualidade do corpo que dança na cena ao vivo. A trilha sonora emerge da improvisação nas escolhas musicais de Christian Laszlo no momento presente da dança que parte de um ecletismo musical com variadas vertentes de gêneros, texturas e vibrações musicais para provocar a expressividade dançante da bailarina, preenchendo a cena com uma paisagem sonora coerente com o diálogo construído no mo(vi)mento presente.

Jussara Miller. Foto: divulgação.

Jussara Miller é bailarina, coreógrafa e professora graduada em Dança pela Unicamp. É Mestre e Doutora em Artes da Cena pela mesma instituição. É docente da Pós-Graduação em Técnica Klauss Vianna da PUC-SP e diretora do Salão do Movimento, um espaço de dança e educação somática em Campinas-SP. É autora dos livros: A Escuta do Corpo e Qual é o corpo que dança?, obras publicadas pela Editora Summus.

O espetáculo “Difícil não Dançar” é aberto ao público, com ingressos gratuitos e limitados, disponíveis no local da apresentação a partir das 19h. A classificação indicativa é livre.

A programação da “VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa” reúne atividades culturais como oficinas, palestras e espetáculos. As inscrições para as oficinas serão realizadas entre os dias 9 a 15 de outubro, com vagas limitadas. As pessoas inscritas receberão um e-mail de confirmação até o dia 17.  As palestras, oficinas e o espetáculo são gratuitos, não havendo pré-requisitos para participação. Serão emitidos certificados de presença.

A ação é promovida pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArte) e pelo programa de extensão “Flauta Doce – performance e formação”, com o apoio do Departamento de Artes (ART), Curso de Artes Cênicas e Centro de Comunicação e Expressão (CCE/UFSC).

Programação | “VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa”

18/10 – Palestras de abertura
Local:
UDESC – Auditório do DMU | Aberto ao público
18h30 – 19h30 | “A Escuta do Corpo – Técnica Klauss Vianna”, com Jussara Miller
19h30 – 20h30 | “Qi Gong: Sistema de Práticas Corporais Taoistas nos caminhos das artes”*, com Luciana de Carvalho
20h30 | Mesa-Redonda seguida de roda de conversa

19/10 – Espetáculo
Local:
UFSC – Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC | Classificação Livre | Aberto ao público
20h | “Difícil não Dançar” – Jussara Miller

19 A 21/10 – Oficinas
Local:
CCE/UFSC – Sala 208 – bloco D
Sinopse: dirigida a todas as pessoas interessadas na experiência, no estudo, na pesquisa e no conhecimento do corpo, como também, especificamente às áreas das artes, da saúde e educação. A oficina trabalhará a técnica Klauss Vianna como veículo de percepção e sensibilização corpórea, podendo auxiliar também a atuação, performance, a interpretação e a expressão nas artes em geral a partir do reconhecimento perceptivo do corpo cotidiano.
Público alvo: estudantes, educadores, artistas da cena e pessoas interessadas na pesquisa do movimento.
Datas: 19, 20 e 21 de outubro
Horário: 9h – 12h
Inscrições: formulário online – Para possibilitar um maior número de participantes cada interessado poderá participar de apenas um dia de oficina. Caso sobrem vagas, é possível participar nas demais datas.
Informações: corpoempesquisa.udesc.ufsc@gmail.com

Não há pré-requisito para participação. Vestir roupas confortáveis para não restringir os movimentos. Serão emitidos certificados de presença.

Oficina Qi Gong: Sistema de Práticas Corporais Taoistas – com Luciana de Carvalho*
Sinopse:
com ênfase no Qi Gong, Luciana de Carvalho trabalhará os fundamentos de diferentes escolas dessa prática milenar taoista, em diálogo com a educação somática e as artes presenciais como a dança, o teatro e a música.
Público-alvo: estudantes, educadores, artistas da cena, pessoas interessadas na pesquisa do movimento, nas práticas taoístas do bem-viver.
Datas: 19 e 20 de outubro das 15h às 18h e 21/10 das 13h30 às 16h30 – Vagas limitadas.
Inscrições: formulário online – Obs.: As oficinas são complementares, assim a inscrição contempla a participação nas três datas.
Contato: corpoempesquisa.udesc.ufsc@gmail.com
Mais informações: acesse aqui

>> Serviço

O quê: espetáculo Difícil não Dançar – VI Mostra Rosa Teatral – corpo em arte. corpo em movimento. corpo em pesquisa”
Quando: 19/10/2024 | sábado | 20h
Onde: Teatro Carmen Fossari | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: aberto ao público – ingressos gratuitos e limitados, disponíveis no local da apresentação a partir das 19h
Informações: corpoempesquisa.udesc.ufsc@gmail.com 

Ficha técnica:

Dança: Jussara Miller
Música: Christian Laszlo
Produção: Salão do Movimento
Duração: 40 minutos

out
31
qui
Exposição | Paixão, morte, ressurreição e sacrilégio @Hall | Bloco A | Centro de Filosofia e Ciências Humanas - CFH
out 31@19:00 – nov 22@19:00

A exposição Paixão, morte, ressurreição e sacrilégio estará disponível para visitação a partir das 19h da próxima quinta-feira, 31 de outubro, no hall do Bloco A do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) do Campus Trindade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A visitação vai até 22 de novembro.

A exposição foi organizada por estudantes do Curso de Museologia da UFSC. A arte visual é de Thiago Müller, a montagem é de Hugo Seraphin e a produção e a expografia são de Lívia de Pelegrin e Joana Mafra.

Nesta exposição, Thiago apresenta suas obras criadas a partir de pinceladas robustas e pigmentos intensos, conectando o público à essência e à profundidade de sua expressão artística. Em um processo que começou em 2020, durante uma pandemia mundial, as obras tratam do luto, paixões proibidas, mudanças de espaço, repressão religiosa e, acima de tudo, sobre o tempo.

A exposição é gratuita e aberta ao público. Para participar, não é necessário se inscrever.

Mais informações através do Instagram da produtora Lívia de Pelegrin ou pelo e-mail liviaapelegrin@gmail.com.

nov
1
sex
Exposição | “Tempos de utopia e resistência: 45 anos da Novembrada” @Biblioteca Central - BU | UFSC
nov 1@8:00 – nov 28@18:00

A exposição Tempos de utopia e resistência: 45 anos da Novembrada estará aberta para visitação de 1º a 28 de novembro, na Galeria Expositiva do hall de entrada da Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC). O evento é organizado pelo Instituto Memória e Direitos Humanos (IMDH) da Universidade.

O evento terá abertura às 17h do dia 1º e contará com uma roda de conversa com ex-estudantes, técnicos e professores que participaram do protesto que marcou a história nacional e institucional da UFSC.

A exposição rememora a revolta popular contra a ditadura civil-militar que aconteceu em 30 de novembro de 1979 na região central de Florianópolis, quando o então presidente do Brasil, o General João Baptista de Oliveira Figueiredo, veio à cidade. Serão expostas fotografias do jornalista Celso Martins e da Agência de Comunicação da UFSC (Agecom) e documentos do Acervo do IMDH e da Hemeroteca Digital Catarinense que remetem ao dia da Novembrada, bem como ao seu contexto prévio e posterior, evidenciando as lutas dos movimentos estudantis e populares pela derrubada da ditadura.

O IMDH tem o objetivo de organizar uma memória sobre direitos humanos em Santa Catarina e no Brasil e disponibilizar seu conteúdo através de atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também visa recolher informações sobre violações e contribuir para a proteção e a promoção dos direitos humanos.

>> Lançamento de acervo digital

Ainda no mês de novembro, no dia 13, ocorre o lançamento do acervo digital da Coleção Comitê Catarinense Pró-Memória dos Mortos e Desaparecidos Políticos do IMDH, às 14h30,  no auditório da BU.

O lançamento tornará público e com acesso digital diversos conjuntos documentais reunidos e produzidos pelo Comitê em mais de 25 anos de atuação em Santa Catarina, na busca pelos desaparecidos políticos e em memória dos mortos no período ditatorial. Serão apresentadas as etapas, medidas de conservação e disponibilização em repositório digital do corpus documental da coleção, desenvolvidas de 2022 a 2024, em dois projetos extensão da UFSC.

>> Serviço

O quê: Exposição “Tempos de utopia e resistência: 45 anos da Novembrada”
Quando: de 01/11 até 28/11/2024
Onde: Galeria Expositiva | hall de entrada da Biblioteca Universitária
Quanto: gratuito e aberto para toda comunidade  
Informações: imdh.ufsc.br | Instagram | Facebook

nov
7
qui
32ª Exposição de Artes Visuais dos Servidores da UFSC – 2024 @Hall da Reitoria I
nov 7@8:00 – nov 28@19:00

“Jugando con El Greco 1”, 2024 – Almir Francisco dos Reis

Começa nesta quinta-feira, 07 de novembro, às 18h30, no Hall da Reitoria I da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) a 32ª Exposição de Artes Visuais dos Servidores da UFSC – 2024, a mostra seguirá aberta para visitação presencial até 28 novembro de 2024.

Participam 22 servidores-artistas (técnico administrativos e docentes, em atividade ou aposentados) lotados no Campus da UFSC em Florianópolis, com o total de 53 obras, compreendendo 8 categorias artísticas: tecelagem/arte têxtil, bordado artístico, cerâmica artística, desenho, escultura, fotografia, gravura e pintura, produzidas entre 2019 e 2024.

A exposição nasceu do desejo de comemorar o Dia do Servidor Público Federal, celebrado no dia 28 de outubro. O objetivo da exposição é incentivar e divulgar o trabalho artístico de servidores técnico-administrativos e docentes da UFSC que muitas vezes têm se dedicado à arte como uma atividade paralela às suas atividades profissionais na instituição ou após aposentados, oportunizando um momento de confraternização e comemoração entre os colegas.

“Baleia-franca”, 2024 – Liliana Sayuri Osako

A 32ª Exposição de Artes Visuais dos Servidores da UFSC – 2024 é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC) e da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte de UFSC (SeCArtE).

>> Serviço

O quê: 32ª Exposição de Artes Visuais dos Servidores da UFSC – 2024
Quando: abertura 07/11/2024 | quinta-feira | 18h30 – visitação presencial  até 28/11 | de segunda a sexta-feira | das 08h às 19h
Onde: Hall da Reitoria I | Campus Universitário Trindade – Florianópolis – SC
Mais informações: @expo.servidores.ufsc | exposervidoresufsc@gmail.com

nov
14
qui
Entrega Troféu Açorianidade de 2024 @Auditório da Prefeitura Municipal de Biguaçu
nov 14@19:30 – 21:30

O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC), e a Prefeitura Municipal de Biguaçu promovem no dia 14 de novembro, quinta-feira, às 19h30, no Auditório da Prefeitura Municipal de Biguaçu a cerimônia de entrega do Troféu Açorianidade de 2024. O evento marca também o lançamento oficial da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, festa que este ano comemora sua 30ª edição.

O Troféu Açorianidade foi criado no ano de 1996 com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas que contribuem para o desenvolvimento da Cultura Base Açoriana do estado de Santa Catarina.

Todos os anos são escolhidos pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos, formado por 68 representantes das prefeituras municipais do litoral catarinense, universidades, fundações e associações culturais, assim como o Arquivo Público de Santa Catarina e o Consulado Honorário de Portugal. Os nomes que representam todos os troféus fazem menção às nove ilhas do Arquipélago Açoriano.

Agraciados Troféu Açorianidade de 2024:

  • Ilha do Pico – Mestra dos saberes e fazeres
    Elba Nair da Silva Cruz
  • Ilha do Faial – Administração Municipal
    Prefeitura Municipal de Bombinhas
  • Ilha de São Jorge – Personalidade
    Jorge Coelho – Imbituba/Florianópolis
  • Ilha Graciosa – Pesquisador
    Eládio Assis Silvério – Balneário Gaivota
  • Ilha do Corvo – Artesão
    Gilberto Machado (Giba) -São José
  • Ilha de Santa Catarina – Escola de Ensino Básico
    E.E.B.M. Nilza Matos Pereira – Sombrio
    Ilha de São Miguel – Instituição de Ensino Superior ou Cultural
    Associação Caminho das Águas do Tijucas – ACAT – Tijucas
  • 30º Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina
    Prefeitura Municipal de Biguaçu
  • Troféu Açorianidade Especial
    Gilson Guilherme de Oliveira

30º Açor – Festa da Cultura Açoriana

O Açor é uma festa realizada anualmente visando celebrar a cultura açoriana no estado de Santa Catarina, sendo a maior Festa da Cultura Açoriana do Brasil. Realizada em três dias de festividade de 22 a 24 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo) no município de Biguaçu. O evento é uma mostra dos costumes históricos dos povos emigrantes açorianos, preservando a sua memória e identidade desde a sua vinda às terras Catarinenses.

>> Serviço

O quê: entrega do Troféu Açorianidade de 2024
Quando: 14/11/2024 | quinta-feira | 19h30
Onde: Auditório da Prefeitura Municipal de Biguaçu | Rua São José, 61 – Centro – Biguaçu – SC
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Mais informações: Núcleo de Estudos Açorianos – nea.ufsc.brnea@contato.ufsc.br | (48) 3721-8605

nov
19
ter
Dia da Consciência Negra | Grupo Curitiblack @Mercado Público Municipal de Curitibanos
nov 19@19:00 – 21:00

Comemoração Dia da Consciência Negra. “Comemorar e refletir: você é antirracista? O que você faz quando vê um(a) negro(a) sendo atacada? Quantas pessoas negras existem no seu convívio? Para você, as habilidades e capacidades de uma pessoa negra são iguais a de uma pessoa branca? Reflexão e mudança!”

A ação será às 19h no hall Mercado Público Municipal de Curitibanos – SC, Av. Cel. Vidal Ramos.

O grupo Curitiblack, criado em março de 2020, visa reunir discentes e docentes afrodescendentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Curitibanos, buscando a integração e discussão de temas ligados à sua inserção e valorização da história e cultura negra no espaço acadêmico. O grupo tem o objetivo também, de promover a integração de servidores e estudantes afrodescendentes do campus, valorizando sua presença. Neste sentido, em mais uma de suas ações, pretende-se divulgar a obra de diversos autores negro(a)s, através de oficinas, especialmente, em escolas da região, através de seus professore(a)s. Deste modo, visando cumprir os objetivos propostos pelo grupo e para que seja possível ampliar o conhecimento acerca da cultura negra, diversos encontros com conteúdo que abrangem essa
temática, serão organizados pelo(a) bolsista com ajuda e orientação da coordenadora.

Os eventos propostos são oficinas sobre livros de escritore(a)s negro(a)s brasileiro(a)s, como Carolina de Jesus (Quarto de despejo), Conceição Evaristo (Olhos d’água), Abdias do Nascimento (O genocídio do negro brasileiro), Heleine Fernades (A poesia negra-feminina) e Ana Maria Gonçalves (Um defeito de cor). A proposta é promover oficinas sobre cada um dos livros supracitados, com auxílio de especialistas em literatura afro-brasileira que serão convidado(a)s.

As ações serão divulgadas dentro das comunidades acadêmica e regional e a realização dos encontros será no hall do Mercado Público de Curitibanos.