Agenda Cultural

nov
6
seg
Cineclube | ‘Gritos do Sul’ e ‘Uma história de silêncios’ @Teatro Carmen Fossari
nov 6@18:30 – 20:30

O Cineclube 757 exibe hoje, 06 de novembro, as obras Gritos do Sul, um curta de Fahya Kury Cassins, e o documentário Uma História de Silêncios, dirigido por Ísis Leites Regina, Clara Spessato e Júlia Santos da Rosa Matos, em uma sessão gratuita que incluirá um debate com as diretoras. A exibição ocorrerá no Teatro Carmen Fossari, localizado em Florianópolis, às 18h30. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre o departamento Artístico Cultural (DAC/SeCArtE), a Secretaria de Educação a Distância (Sead), professores da Apufsc-Sindical e o Movimento Humaniza SC.

Ambas as obras abordam temáticas relacionadas à história da região Sul do Brasil. Enquanto o documentário “Uma História de Silêncios” lança luz sobre o passado e presente do nazismo em Santa Catarina, o curta “Gritos do Sul” explora a ascensão do fascismo na mesma região.

O Cineclube 757 tem como proposta a realização de mostras de filmes e documentários, defesas acadêmicas em formato audiovisual, lançamentos de obras cinematográficas, debates, discussões e a organização de ciclos temáticos, oferecendo uma plataforma importante para a discussão e análise crítica de questões sociais e históricas. Não perca essa oportunidade de aprendizado e reflexão.

Uma história de silêncios

O documentário ‘Uma história de silêncios’, produzido pelas estudantes Ísis Leites Regina, Clara Spessatto e Júlia Santos da Rosa Matos, do curso de Jornalismo da UFSC, foi um dos três trabalhos reconhecidos pelo 15º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog. O filme discute como o nazismo, banido e condenado internacionalmente após a Segunda Guerra Mundial, fez e faz parte da história de Santa Catarina.

Gritos do Sul

Brasil, 2021: pandemia e a ascensão do fascismo na região Sul. Maíra, Eduardo e seu bebê decidem passar alguns dias em um chalé na serra. Ao chegarem lá, conhecem o casal proprietário do local, e seu filho, enquanto se dão conta que caíram em uma armadilha de um grupo radical.

nov
10
sex
Ciclo de Cinema Alemão Deutsches Kino | “A rosa branca” @Sala de projeções - Laboratório de Estudos de cinema - LEC - Bloco D | CCE
nov 10@19:00 – 21:00

O Ciclo de Cinema Alemão Deutsches Kino irá exibir o filme A rosa branca (1982) nesta sexta-feira, 10 de novembro, das 19h às 21h, na sala de projeção do Bloco D, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), campus Trindade, Florianópolis. Os participantes terão direito a certificado de duas horas.

Deutsches Kino é um projeto do curso Letras Alemão, aberto a toda comunidade, no qual são exibidos filmes em língua alemã, com legendas em português. Os filmes são exibidos às sextas-feiras, a cada 15 dias.

10 de novembro
A rosa branca (1982)
Direção: Michael Verhoeven- Alemanha – 123 min
Título original: Die Weisse Rose
Gênero: drama, história, biografia

Sinopse do filme

Baseado na história real de cinco estudantes alemães – Sophie Scholl, Hans Scholl, Willi Graf, Christoph Probst, Alexander Schmorell – e seu professor Kurt Huber, que com o grupo a Rosa Branca protestaram contra o regime nazista.

Cine Paredão | “A Montanha Sagrada” @Bosque do CFH
nov 10@19:30 – 21:30

Sinopse de A Montanha Sagrada

Nove dos mais poderosos industriais e políticos dos planetas desejam obter a imortalidade. Um Alquimista lhes fala da Montanha Sagrada da Ilha de Lótus, onde moram nove imortais, que agora têm mais de 30.000 anos. “Alguns homens juntam forças para assaltar bancos e roubar dinheiro”, o Alquimista conta. “Devemos unir nossas forças para assaltar a Montanha Sagrada e roubar desses homens sábios o segredo da imortalidade. Mas para conquistar o segredo dos imortais, nós também devemos nos tornar homens sábios.” O Alquimista os leva em uma peregrinação, praticando várias formas de exercícios espirituais e visitando vários mestres até que eles encontrem a iluminação. No desfecho, eles acham os imortais e o segredo lhes é finalmente revelado.

Informações: instagram.com/cineparedao

nov
17
sex
Cine Paredão | “Satyricon” @Bosque do CFH
nov 17@19:30 – 21:00

Sinopse de Satyricon

Após seu jovem amor, Gitone, o deixar por um outro homem, Encolpio decide se matar, mas um súbito terremoto destrói sua casa antes de ele ter a chance de completar seu plano. Vagando por Roma no tempo de Nero, Encolpio encontra um cenário bizarro e surreal. Ele é convidado para uma leitura de poesias que acaba em violência, é feito refém por piratas e é forçado a lutar com um gladiador disfarçado de minotauro em um labirinto gigante.

Informações: instagram.com/cineparedao

nov
24
sex
Cine Paredão | O Evangelho Segundo Mateus @Bosque do CFH
nov 24@19:30 – 21:30

Sinopse de O Evangelho Segundo Mateus

A história de Jesus Cristo, do nascimento à ressurreição, a partir do texto de São Mateus. As parábolas, os primeiros discípulos, a revolta, a determinação, os milagres, a intolerância, a solidão e a impaciência. Assim Jesus conseguiu uma legião de seguidores e também muitos inimigos. Filme de Pier Paolo Pasolini, de 1963.

Informações: instagram.com/cineparedao

nov
29
qua
Cinema | Verve, a arte de interpretar @Teatro Carmen Fossari
nov 29@19:00 – 20:00

Nazareno Pereira é um dos oito artistas celebrados na série. Foto: divulgação

O teatro é palco da série documental Verve, a arte de interpretar, que será exibida na próxima quarta-feira, 29 de novembro, às 19h, no Teatro Carmen Fossari, no Campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Com oito episódios retratando percursos de grandes artistas do teatro e também do cinema, Verve é uma produção da Contraponto em parceria com a Paradoxo Filmes. O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, através da Fundação Catarinense de Cultura e Governo do Estado. A promoção é do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

Os episódios da série são dedicados a oito artistas: Margarida Baird, Berna Sant’Anna, Ivana Fossari, Sandra Ouriques, Édio Nunes, José Ronaldo Faleiro, Antonio Cunha e Nazareno Pereira. Esses nomes também são representativos por trazer à tona a história de companhias de teatro marcantes para o movimento das artes cênicas, como o Grupo Armação, criado em 1972, o Grupo Pesquisa Teatro Novo, de 1976, o Dromedário Loquaz, de 1981, e o Teatro Sim… Por Que Não?!!!, de 1986. Os grupos, ainda em atividade, são parte da história do teatro nas últimas cinco décadas em Florianópolis e se destacam na cena teatral brasileira. 

Série também aborda a trajetória de Sandra Ouriques. Foto: divulgação

A diretora da série, Kátia Klock, da Contraponto, conta que a escolha para esse recorte, selecionando artistas com mais de 60 anos, é outro fator relevante da série. “Projetar um foco de luz nestas atrizes e atores, enquanto personagens reais da história cultural que está sendo escrita em nossa cidade e estado, é uma forma de valorizar o fazer artístico e documentar trajetórias tão importantes. Olhar para a experiência profissional e a história dessa geração é fortalecer o cenário artístico de hoje, do passado e do futuro.”

Priscila Beleli, produtora executiva da Paradoxo, destaca que “a série proporciona um encontro da linguagem híbrida entre o teatro e o audiovisual. Estar em contato com esses artistas foi emocionante. Atores e atrizes de teatro têm esse calor do momento, de não ter corte, de ser uma repetição de textos que a cada dia é diferente”. Priscila cita o texto escolhido por Nazareno Pereira, que diz os mesmos versos em tons e atitudes diferentes. Outro ponto importante que a produtora destaca é a parceria entre a Paradoxo e a Contraponto, que já acontecia informalmente e se efetivou nesse trabalho.

dez
4
seg
Aniversário da UFSC – 63 anos | Batalha do Conviva – aniversário um ano @Varandão do Centro de Cultura e Eventos
dez 4@16:20 – 18:20

Para o aniversário de um ano da Batalha do Conviva haverá discotecagem, mic aberto, pocket show, varal de poesia, batalha de sangue e batalha de conhecimento com premiação.

Mais informações: instagram.com/batalhadoconviva

dez
5
ter
Aniversário da UFSC – 63 anos | Sessão solene – Conselho Universitário @Auditório Garapuvu | Centro de Cultura e Eventos da UFSC
dez 5@14:00 – 16:00

A cultura irá marcar presença na sessão solene do Conselho Universitário de aniversário de 63 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento contará com apresentações artísticas de dança, Coral e Orquestra da UFSC, e será realizado nesta terça-feira, 5 de dezembro, às 14h, no Auditório Garapuvu, no Centro de Cultura e Eventos, no Campus de Florianópolis.

A Orquestra de Câmara e o Coral da UFSC terão regência da maestrina Miriam Moritz, do Departamento Artístico Cultural da Secretaria de Cultura, Arte e Esportes (SeCArtE) da UFSC. Mais ao final da sessão, será a vez da apresentação do aluno de artes cênicas Elerson Mario Silva Gomes. Ele irá apresentar uma dança performática com o tema Antes da coroa já existia o cocar, uma composição em defesa aos povos indígenas. De acordo com Elerson, a apresentação mostra  “um jovem que luta por seu povo na guerra contra a invasão territorial. Nada o deterá quando sua maior arma for a dança e ainda que calem sua voz, seu corpo jamais irá silenciar-se”.

Além das apresentações na sessão solene, a UFSC tem uma programação cultural para o aniversário da UFSC.

Homenagens

Durante a sessão, cinco professores serão homenageados pelos altos méritos profissionais e por relevantes serviços prestados à instituição em solenidade especial realizada pelo Conselho Universitário.

Os professores serão homenageados com a dignidade universitária de Professor Emérito, concedida a membro de pessoal docente aposentado. As honrarias serão destinadas a três docentes in memorian, já falecidos, e dois que recebem a homenagem em vida. Um deles receberá a dignidade de Mérito Universitário, destinada a personalidades nacionais ou estrangeiras, cuja contribuição ao ensino, pesquisa, extensão ou à causa universitária seja considerada de alta valia à coletividade ou à UFSC.

Aniversário da UFSC – 63 anos | Cortejo do “Boi de Mamão” @Sala Verde (lateral térrea da BU)
dez 5@15:00 – 17:00

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será palco do cortejo do Boi de Mamão na terça-feira, 05 de dezembro, a partir das 15h. O evento gratuito, organizado pela Sala Verde em parceria com a empresa Pense Com Arte, é a última atividade relacionada às “Oficinas de Brincantes”, que foram realizadas em outubro.

Todos os personagens que estarão presentes foram confeccionados com materiais reutilizáveis e, em comemoração aos 63 anos de história da UFSC.

A atividade estava prevista para iniciar no espaço da Sala Verde e finalizar na Praça da Cidadania, na frente da Reitoria da instituição. No entanto, em virtude da previsão de chuva, a atividade externa foi cancelada. Assim, o cortejo será realizado apenas para os estudantes do Colégio de Aplicação.

A iniciativa visa principalmente celebrar a cultura regional, e promete uma experiência festiva, tradicional e repleta de brincadeiras para as crianças que participam.

Mais informações: salaverde.ufsc.br

dez
6
qua
Aniversário da UFSC – 63 anos | Pré-estreia Documentário – “O último chão da terra” @useu de Arqueologia e Etnologia da UFSC - MArquE
dez 6@19:00 – 21:00

O documentário “O Último Chão da Terra” terá sua pré-estreia na próxima quarta-feira, 6 de dezembro, no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal de Santa Catarina (MArquE/UFSC). A sessão ocorre às 19 horas, é gratuita e aberta a todos. Estarão presentes o arqueólogo e professor do Departamento de História da UFSC Lucas de Melo Reis Bueno e os diretores Adriano Espínola Filho e Priscila Pitta Beleli.

O filme aborda as teorias da chegada do ser humano às Américas, uma das maiores e mais fascinantes questões da arqueologia contemporânea. No Brasil, foram encontrados os vestígios mais antigos da presença humana em todo o continente, superando em dezenas de milhares de anos a data tradicionalmente estabelecida. O documentário, filmado em importantes sítios arqueológicos do país, mostra como essas descobertas provocaram um grande debate entre os pesquisadores do assunto. Quem foram os primeiros americanos? Por onde chegaram? Quando isso aconteceu? Será a América do Sul o último continente povoado do planeta?

dez
8
sex
Aniversário da UFSC – 63 anos | Mostra de Apresentações do Curso de Artes Cênicas | Curta-metragem – “Seguindo sophia” @Sala de Projeção - 108 | Bloco D | CCE
dez 8@20:00 – 22:00

Curta-metragem: “Seguindo sophia”
Local: Sala de Projeção, nº 108 – Bloco D/CCE
Estudantes: Hellen Cristina Hoffmann
Disciplina/Professor: Processos Criativos – Eixo Atuação – Profª Barbara Biscaro

dez
15
sex
Aniversário da UFSC – 63 anos | inaugurações e restaurações de obras de arte
dez 15@14:00 – 16:00

Centro de Cultura e Eventos vai receber novo letreiro em homenagem ao reitor Cancellier nesta quinta-feira, 14 Foto: Ariclenes Patté

A Administração Central da UFSC e a direção do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) inauguram, nesta sexta, 15 de dezembro, o Jardim Cancellier, um espaço próximo ao Centro onde Luiz Carlos Cancellier passou a maior parte de sua vida acadêmica. Além disso, a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) oferece, também em comemoração ao aniversário da UFSC, a entrega de duas restaurações de esculturas no campus de Florianópolis e, ainda, a inaguração do novo letreiro do Centro de Cultura e Eventos Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo.

Obra no Jardim Cacellier está sendo finalizada Foto: Ariclenes Patté

O Jardim Cancellier será aberto às 14h, com uma solenidade com a participação de toda a comunidade unversitária. Em seguida, todos os participantes serão convidados à apresentação da restauração de duas obras de arte, esculturas, localizadas no campus. A primeira, nos jardins da Biblioteca Central, será a obra “O Guardião”, da artista catarinense Elke Hering. A segunda, localizada junto ao Laguinho da UFSC, será a “Dama das Águas”, do também artista catarinense Caio Borges. A restauração das duas obras foi viabilizada pela Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da UFSC.

Sobre as obras

O Guardião, de Elke Hering, foi restaurado Foto: Ariclenes Patté

O Guardião, de Elke Hering, é uma escultura feita em 1988. Instalada na lateral da Biblioteca Universitária (BU) com a sua frente voltada para o poente de acordo com orientações da artista em razão das implicações misticas da sua obra. Durante a pesquisa a equipe averiguou que há a possibilidade da obra não ter sido concluída. É feita em concreto e possui dois metros de altura. A obra representa uma figura humana sentada com um grande quadrado vazado no centro, ligada à ideia de um plano transcendente, sobre-humano e traz no seu nome a referência de um ser superior em distintas tradições misticas. Para a artista simboliza “o umbral, a passagem de um nivel para outro” (RATES, 1988, p. 11 apud SCHVARTZ 2012, 0155). Elke Hering nasceu em Blumenau em 1940 e faleceu em 1994. Foi escultora e artista plástica, além de ter trabalhado com desenho, pintura, gravura, objetos, joias, tapeçaria entre outras técnicas. Seu nome batiza um auditório na Biblioteca Central da UFSC.

A Dama das Águas, guardiã do Laguinho da UFSC, também foi revitalizada Foto: Ariclenes Patté

A Dama das Águas, guardiã do Laguinho da UFSC, é uma escultura vermelha, de uma figura feminina. Foi produzida entre o fim dos anos 80 e o início da década de 90, por meio da técnica de concreto leve – uso de cimento-areia com poliestireno expandido (EPS) –, moldada em fôrma de gesso elaborada a partir de modelagem em argila. O trabalhou levou cerca de um mês para ser concluído, e fez parte de uma série de esculturas de figuras que simulavam formas de asas. “Meio anjo, meio mulher, insinuando uma certa sensualidade”, explica o autor. A doação para a UFSC ocorreu após uma conversa entre o museólogo da Universidade, Gelci José Coelho, o Peninha, e o artista. “A obra ficou bastante tempo no ateliê. Peninha viu a peça meio abandonada, uma peça grande, pesada, e fez a sugestão”, afirma Borges. Posteriormente, o museólogo sugeriu o local para instalação da obra no campus. “Ela ainda não tinha nome; mas, com a escolha do lugar de destino, Peninha sugeriu Dama das Águas, que foi prontamente aceito.” Natural da cidade de Içara, no sul do estado, Borges nasceu em 1958 e iniciou sua carreira com a arte em cerâmica. Frequentou os cursos de escultura e cerâmica no ateliê-escola Maria Faro, no Rio de Janeiro. Atualmente, tem a pintura como foco. A arte figurativa, as formas arredondadas, a mulher e o uso de ferramentas não convencionais sempre estiveram presentes em suas obras, que somam mais de 5 mil trabalhos. A galeria de Borges está localizada no Centro Histórico de São José, na Grande Florianópolis.

mar
11
seg
Inscrições | Práticas Corporais @Antiga Associação dos Servidores/Volantes
mar 11@8:00 – mar 29@18:00

O Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da  Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), prorrogou até o dia 29 de março as inscrições para as atividades de Práticas Corporais, que serão oferecidas durante o semestre letivo de 2024.1, no Núcleo de Integração Multicultural Popular Esportivo (NIMPE).

>> Atividades oferecidas

A ação oferece atividades gratuitas de: Bocha, Teatro, Biodanza, Caminhada, Yoga, Percussão, Capoeira e Danças Circulares Sagradas. As atividades serão realizadas na Antiga Associação dos Servidores/Volantes, na Rua Desembargador Vitor Lima, 193 – em frente a Reitoria II da UFSC. As Inscrições estão disponíveis somente por meio do formulário digital.Todas as atividades serão desenvolvidas por professores, instrutores especializados e/ou acadêmicos bolsistas sob orientação de docentes da Universidade.

As atividades de práticas corporais tem o objetivo de auxiliar a Reitoria no desenvolvimento de ações institucionais voltadas à prática do esporte universitário, à integração da comunidade interna e externa à universidade no que tange à educação integral, à promoção da saúde e à vivência dos conteúdos culturais do lazer, de modo a contribuir para a construção de uma universidade pública, democrática, atuante, mais saudável e feliz.

>> Serviço

O quê: Inscrições – Atividades de Práticas Corporais
Quando: até 29/03/2024
Onde: Antiga Associação dos Servidores/Volantes | Rua Desembargador Vitor Lima, 193 – em frente a Reitoria II da UFSC
Quanto: gratuito para comunidade interna e externa à Universidade
Classificação: a partir de 15 anos
Inscrições: no formulário digital
Informações: e-mail: caa.de.secarte@contato.ufsc.br ou no Instagram: @decl.secarte

mar
14
qui
Caminhada | Rota de Arte na UFSC @Igrejinha da UFSC
mar 14@9:30 – 11:30

A proposta da Rota de Arte na UFSC é realizar uma caminhada em grupo por diversos espaços do campus universitário para apresentar e apreciar as inúmeras obras de arte localizadas em seus meandros. Ao destacar os contextos e significados dessas obras, os participantes são instigados a lançarem um olhar atento, crítico e sensível para o espaço ao longo do percurso. A ação será realizada no dia 14 de março, quinta-feira, em dois períodos: das 09h30 às 11h30 e das 16h às 18h.

O roteiro da caminhada inicia na Igrejinha da UFSC e segue por galerias, espaços culturais, praças, museus, pinturas, mosaicos, murais, bustos e esculturas de autoria de grandes artistas do cenário catarinense, tais como Franklin Cascaes, Rodrigo de Haro, Idésio Leal, dentre outros.

>> Atividades & tempo de Percurso

O tempo total de duração da atividade é de duas horas, sendo, aproximadamente, uma hora e meia de caminhada em ritmo de passeio, mais meia hora para um lanche coletivo e o desenvolvimento de uma atividade artística, criativa e crítico-reflexiva.

Nesse momento os participantes têm a oportunidade de refletir, registrar, avaliar e expressar artisticamente suas impressões sobre o observado, bem como, criar suas próprias obras de arte com materiais disponibilizados pela equipe do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL).

>> Inscrições

Os interessados deverão encaminhar uma mensagem de solicitação para o e-mail nimpe.ufsc@gmail.com e informar o nome completo e horário de interesse.

O projeto Rota de Arte na UFSC é uma ação desenvolvida pelo Departamento de Esportes, Cultura e Lazer (DECL), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), e integra a programação das atividades de recepção e acolhimento dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Serviço

O quê: Caminhada – Rota de Arte na UFSC
Quando: 14/03/2024 | quinta-feira | das 09h30 às 11h30
Onde: Ponto de encontro na Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: no e-mail nimpe.ufsc@gmail.com | informar o nome completo e horário de interesse
Quanto:
atividade gratuita e aberta para toda comunidade
Informações: Departamento de Esporte, Cultura e Lazer – DECL 

Caminhada | Rota de Arte na UFSC @Igrejinha da UFSC
mar 14@16:00 – 18:00

A proposta da Rota de Arte na UFSC é realizar uma caminhada em grupo por diversos espaços do campus universitário para apresentar e apreciar as inúmeras obras de arte localizadas em seus meandros. Ao destacar os contextos e significados dessas obras, os participantes são instigados a lançarem um olhar atento, crítico e sensível para o espaço ao longo do percurso. A ação será realizada no dia 14 de março, quinta-feira, em dois períodos: das 09h30 às 11h30 e das 16h às 18h.

O roteiro da caminhada inicia na Igrejinha da UFSC e segue por galerias, espaços culturais, praças, museus, pinturas, mosaicos, murais, bustos e esculturas de autoria de grandes artistas do cenário catarinense, tais como Franklin Cascaes, Rodrigo de Haro, Idésio Leal, dentre outros.

>> Atividades & tempo de Percurso

O tempo total de duração da atividade é de duas horas, sendo, aproximadamente, uma hora e meia de caminhada em ritmo de passeio, mais meia hora para um lanche coletivo e o desenvolvimento de uma atividade artística, criativa e crítico-reflexiva.

Nesse momento os participantes têm a oportunidade de refletir, registrar, avaliar e expressar artisticamente suas impressões sobre o observado, bem como, criar suas próprias obras de arte com materiais disponibilizados pela equipe do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer (DECL).

>> Inscrições

Os interessados deverão encaminhar uma mensagem de solicitação para o e-mail nimpe.ufsc@gmail.com e informar o nome completo e horário de interesse.

O projeto Rota de Arte na UFSC é uma ação desenvolvida pelo Departamento de Esportes, Cultura e Lazer (DECL), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE), e integra a programação das atividades de recepção e acolhimento dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

>> Serviço

O quê: Caminhada – Rota de Arte na UFSC
Quando: 14/03/2024 | quinta-feira | das 16h às 18h
Onde: Ponto de encontro na Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Inscrições: no e-mail nimpe.ufsc@gmail.com | informar o nome completo e horário de interesse
Quanto:
atividade gratuita e aberta para toda comunidade
Informações: Departamento de Esporte, Cultura e Lazer – DECL 

mar
22
sex
CineBuñuel | Buena Vista Social Club @Sala de projeções - Laboratório de Estudos de cinema - LEC - Bloco D | CCE
mar 22@19:00 – 21:00

O Projeto CineBuñuel inicia os encontros deste ano no dia 22 de março, sexta-feira, com a apresentação do documentário Buena Vista Social Club (1999), do diretor Wim Wenders. A exibição acontece às 19h, na Sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O cineclube tem como proposta a mostra de filmes hispânicos e latino-americanos com entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária, e conta com um novo ciclo este ano chamado Qué viva la música!, com uma programação que traz à cena e ao debate a vida musical dos países latino-americanos e hispânicos.

> Sobre o filme

O “Buena Vista Social Club” é um projeto encabeçado pelo guitarrista, compositor e produtor estadunidense Ry Cooder, e pelo músico, produtor e ator cubano Juan de Marcos González, que reuniu um grupo de artistas cubanos para a gravação de um disco de mesmo nome em 1996. O documentário, que é homônimo ao título do conjunto. é realizado pelo cineasta alemão Wim Wenders, diretor do filme Paris, Texas e co-diretor do mais recente Dias Perfeitos, e acompanha as apresentações da banda, cenas de estúdio e a história de cada um dos participantes. O encontro junta músicos talentosos como Ibrahim Ferrer, Rubén González e Compay Segundo que até aquele ano estavam esquecidos do grande público, e torna-se um registro importante para a história da música cubana. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias e ganhou o mais importante prêmio da música nos Estados Unidos, o Grammy, do ano de 1998.

O filme do projeto é uma coprodução da AlemanhaReino UnidoEstados UnidosCubaBrasilEspanha e França e foi indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2000, ganhou o Grande Prêmio do Cinema Brasil de 2001 como melhor filme estrangeiro e o BAFTA de 2000 de melhor música.

>> Sobre o projeto

O CineBuñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral, que propõe difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história dessas comunidades. Retornou às atividades após a pandemia no ano passado e contou com a exibição do ciclo “Trabalho e Tormento”, que trouxe filmes como “Tempo de Revanche” (1981), “O Bom Patrão” (2021) e “A Dupla Jornada” (1975). A última projeção realizada no ano passado exibiu o filme “Sueño Florianópolis” (2018) como parte do ciclo “Entre Nós”, cuja temática tratou das relações e conflitos familiares.

>> Serviço

O quê: Cine Buñuel apresenta o documentário Buena Vista Social Club
Quando: 22/03/2024 | sexta-feira | 19h
Onde: Sala de projeção | Laboratório de Estudos de Cinema  – LEC | primeiro andar | Bloco D | Centro de Comunicação e Expressão  – CCE
Quanto: entrada gratuita e aberta ao público e à comunidade universitária 
Informações: Facebook | Instagram | projetocinebunuel@gmail.com

jul
28
dom
Dia de Gratuidade | Fortalezas da UFSC
jul 28@8:30 – 18:30

As Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, patrimônio administrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, dia 28 de julho. A iniciativa visa ampliar o acesso cultural e histórico, e abrange as Fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim. A ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

>> Como Funciona a Entrada

Os portões estarão abertos das 8h30 às 18h30 e a visita é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia.

>> Formas de Locomoção

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa pode ser acessada por via terrestre, e se situa na rua Serv. da Carioca, Praia do Forte. Já a Fortaleza de Santa Cruz e a Fortaleza de Santo Antônio ficam localizadas, respectivamente, nas ilhas de Anhatomirim e Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. A UFSC não é responsável pelo traslado a essas ilhas, serviço prestado pelas empresas de transporte náutico que atuam na região.

>> Próximas Oportunidades

Não perca as próximas datas de gratuidade nas Fortalezas, sempre no último domingo de cada mês.

  • 25 de agosto
  • 29 de setembro
  • 27 de outubro

Mais informações sobre horários, acessibilidade e eventos, estão disponíveis página da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) ou diretamente com a equipe de atendimento, por meio do e-mail fortalezas@contato.ufsc.br.

>> Serviço

Quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 28/07/2024 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC | Fortaleza de Santo Antônio de Ratones – localizada na ilha de Ratones Grande na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis – SC  | Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Transporte: é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade (clique aqui para saber mais)
Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | fortalezas.ufsc.br | (48) 3721-8302

ago
12
seg
Inscrições | Atividades Práticas Corporais 2024/2 @Núcleo de Integração Multicultural Popular Esportivo - NIMPE
ago 12@8:00 – ago 19@18:00

O Departamento de Esporte, Cultura e Lazer, vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) torna público o edital de inscrição para as atividades de práticas corporais lúdico-esportivas, oferecidas no segundo semestre de 2024.  Ao todo serão ofertadas 21 atividades, que serão desenvolvidas no Núcleo de Integração Multicultural Popular Esportivo (NIMPE), situado na rua Desembargador Vítor Lima, 193 – Trindade.

Dentre os projetos oferecidos para o semestre 2024.2 estão: Bocha, Bocha para Escolares, Bocha (veteranos), Bocha (equipe de treinamento), Biodanza, Caminhantes – “Amantes da Caminhada”, Capoeira Comunitária, Danças Circulares Sagradas, Futebol Arte Brincante (Escolinha Infanto-Juvenil), Futebol Arte Brincante (Escola para jovens e adultos), Grupo de corrida e caminhada para todos os níveis – “Segue reto toda vida”, Laboratório de Mediação e Transformação de Conflitos + CNV, Projeto LudicaMente, Meditação 3C, Rota de Arte na UFSC, Teatro (EsTePo), Wamama Percussão, Yoga (Hatha), Yoga & Meditação para surdos, Yoga para o cuidado integral do homem e Yoga Itinerante.

A inscrição nas modalidades ofertadas estão disponíveis por meio do link: (Atividades Práticas Corporais2024.2) de 12 a 19 de agosto e o resultado das turmas será divulgado por e-mail até o dia 23 de agosto. As aulas terão início a partir de 26/08, com término previsto para 13/12/2024. Todas as atividades são gratuitas e abertas tanto a comunidade interna, quanto externa da UFSC. As vagas serão preenchidas por ordem de acesso e finalização das inscrições. 

>> Acesse: Atividades Práticas Corporais2024.2

Para algumas atividades específicas será necessário providenciar alguns materiais para realização:

 – Yoga – roupa confortável, tapete de yoga, toalha ou canga;

 – Caminhada e corrida – roupa confortável, tênis adequado a prática, água, boné (opcional), repelente e filtro solar;

 – Outras modalidades – roupa confortável, calçado adequado à prática, água e toalha de rosto.

>> Serviço

O quê: inscrição e participação atividades de práticas corporais  para a comunidade, oferecidas 2024/2
Quando: de 12/08 a 19/08/2024
Onde: Núcleo de Integração Multicultural Popular Esportivo  – NIMPE | Atividades Práticas Corporais2024.2
Informações: Departamento de Esporte, Cultura e Lazer – DECL | decl.secarte@contato.ufsc.br | @decl.secarte

Texto: Pedro Ordones

Batalha do Convivas @Hall - Centro de Cultura e Eventos
ago 12@17:00 – 23:30
📣 Batalha do Conviva – Edição agosto
 
📆 12/08 – segunda-feira
⏰ 17h até 22h30
📌 Hall – Centro de Cultura e Eventos da UFSC
 
• Programação •
 
17h – início das inscrições
18h – discotecagem com @djmakalrj + mic aberto
19h50 – pocket show @dalacii
20h15 – batalha de sangue (x1 45s) apresentada por @valkye_
 
–> 8 ou 16 MCs
–> Inscrições por ordem de chegada
–> 4 vagas reservadas para mulheres, pessoas LGBTQIAP+, indígenas e pessoas com deficiência
ago
25
dom
Dia de Gratuidade | Fortalezas da UFSC
ago 25@8:30 – 18:30

As Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, patrimônio administrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, dia 25 de agosto. A iniciativa visa ampliar o acesso cultural e histórico, e abrange as Fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim. A ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

>> Como Funciona a Entrada

Os portões estarão abertos das 8h30 às 18h30 e a visita é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia.

>> Formas de Locomoção

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa pode ser acessada por via terrestre, e se situa na rua Serv. da Carioca, Praia do Forte. Já a Fortaleza de Santa Cruz e a Fortaleza de Santo Antônio ficam localizadas, respectivamente, nas ilhas de Anhatomirim e Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. A UFSC não é responsável pelo traslado a essas ilhas, serviço prestado pelas empresas de transporte náutico que atuam na região.

>> Próximas Oportunidades

Não perca as próximas datas de gratuidade nas Fortalezas, sempre no último domingo de cada mês.

  • 29 de setembro
  • 27 de outubro

Mais informações sobre horários, acessibilidade e eventos, estão disponíveis página da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) ou diretamente com a equipe de atendimento, por meio do e-mail fortalezas@contato.ufsc.br.

>> Serviço

Quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 25/08/2024 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC | Fortaleza de Santo Antônio de Ratones – localizada na ilha de Ratones Grande na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis – SC  | Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Transporte: é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade (clique aqui para saber mais)
Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | fortalezas.ufsc.br | (48) 3721-8302

set
11
qua
Conversa e Poesia | Poemas, Turbantes e Pensamentos @Auditório do CFH
set 11@14:00 – 16:00

A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.

Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão  (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.

>> Énia Lipanga

Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.

A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.

Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.

A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária. A Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos conta com a parceria do projeto Ciranda Literária, da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

>> Programação

11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH

14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes

18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique

12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE

18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo

As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.

Palestra | As Vozes Femininas Moçambicanas @Auditório do CFH
set 11@18:30 – 20:30

A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.

Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão  (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.

>> Énia Lipanga

Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.

A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.

Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.

A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.

>> Programação

11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH

14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes

18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique

12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE

18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo

As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.

set
12
qui
Sarau Literário | E Quando Me Tornei Corpo @Auditório Henrique Fontes – CCE
set 12@18:30 – 20:30

A poetisa e ativista social Énia Lipanga (Moçambique) realiza sua primeira viagem ao Brasil, visitando São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis e Boa Vista. Compostas de Ti(s) é o título da turnê, que promete trazer uma série de eventos que mesclam poesia, ativismo e trocas culturais.

Em Florianópolis, a convite da Secretaria de Cultura, Artes e Esporte (SeCArtE), da Universidade Federal de Santa Catarina, Énia apresentará três ações culturais entre os dias 11 e 12 de setembro. No dia 11 de setembro, quarta-feira, no Auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), será realizada a conversa e poesia Poemas, Turbantes e Pensamentos e a palestra As vozes femininas moçambicanas, às 14h e 18h30 respectivamente. No dia 12 de setembro, quinta-feira às 18h30 o Auditório Henrique Fontes do Centro de Comunicação e Expressão  (CCE), recebe o sarau literário E Quando Me Tornei Corpo. As inscrições são gratuitas estão disponíveis nos formulários eletrônicos abaixo, as vagas são limitadas.

>> Énia Lipanga

Énia Wa Ka Lipanga é jornalista, rapper, poetisa e artivista que aborda em sua escrita temáticas como violência e igualdade, atuando como um canal para denúncias da realidade e reflexões feministas. Por meio de suas palavras, músicas e organização coletiva, em espaços como o coletivo Uqhagamishelwano, procura emancipar a mulher dos preconceitos enfrentados na sociedade.

A poetisa nasceu em Maputo e cresceu no bairro Luís Cabral, ao lado da sua mãe, Cacilda Guibunda, e seus sete irmãos. Énia é uma entre as vozes africanas na poesia, potente e tem dois livros publicados: Para Enxugar as Nódoas dos Meus Olhos e Sonolência e Alguns Rabiscos, obra esta, considerada como o primeiro livro de poesia em tinta e braille em Moçambique, que pretende contribuir para a inclusão das pessoas cegas.

Para a Secretária de Cultura Arte e Esporte, da UFSC, Eliane Debus “A poetisa Énia Lipanga com seus versos fortes e viscerais tem se destacado no cenário literário de Moçambique. Por certo, sua passagem por Florianópolis contribuirá para a publicização de seu trabalho literário e nos proporcionará um contato com a literatura contemporaneíssima de Moçambique”.

A ação cultural é promovida pela SeCArtE com o apoio da Cátedra Antonieta de Barros: Educação para Igualdade Racial e Combate ao Racismo (UFSC); Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC); Associação de Educadories Negres de Santa Catarina (AENSC) e Literalise – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária.

>> Programação

11/09 | quarta-feira | Auditório do CFH

14h | Conversa e Poesia – Poemas, Turbantes e Pensamentos
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/poemasturbantes

18h30 | Palestra – As Vozes Femininas Moçambicanas
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/vozesfemininasmocambique

12/09 | quinta-feira | Auditório Henrique Fontes – CCE

18h30 | Sarau Literário – E Quando Me Tornei Corpo
Inscrições: inscricoes.ufsc.br/equandometorneicorpo

As inscrições para participação nas atividades são gratuitas com vagas limitadas.

out
18
sex
CineBuñuel | Rebelión (2022) @Sala de projeção - Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) - primeiro andar Bloco D | CCE
out 18@19:00 – 21:00

Dando continuidade às suas atividades de difusão de filmes latino-americanos, o CineBuñuel exibe o longa-metragem Rebelión (2022), do diretor José Luis Rugeles, sobre a vida de Joe Arroyo. A sessão acontece nesta sexta-feira, 18 de outubro, às 19h, na sala de projeção do Laboratório de Estudos de Cinema (LEC), no primeiro andar do Bloco D do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). Com áudio original em espanhol e legendas em português, a exibição é aberta ao público e a entrada é franca.

Rebelión apresenta um Joe Arroyo ainda desconhecido em sua trajetória até se tornar possivelmente o mais notável cantor e compositor de salsa colombiano. Sua vida turbulenta, cheia de altos e baixos, não impediu, porém, que fosse reconhecido como um gênio da música. Longe de prestar um tributo cego de idolatria, o filme visita a intimidade e alguns aspectos controversos da figura desse artista, acompanhando sua jornada alucinante e por vezes claustrofóbica em diversos períodos de sua vida.

A exibição de Rebelión faz parte do Ciclo ¡Qué viva la música!, a mostra traz programação de filmes que abordam o universo musical. O CineBuñuel é um projeto de extensão que visa difundir o cinema latino-americano e espanhol, abrindo espaço para debates relacionados com a língua, a cultura e a história.

>> Serviço

O quê: Ciclo ¡Qué viva la música! – longa-metragem Rebelión (2022)
Quando: 18/10/2024 | sexta-feira | 19h
Onde: Sala de projeção – Laboratório de Estudos de Cinema (LEC) – primeiro andar  Bloco D | CCE
Quanto: exibição aberta ao público – entrada franca
Informações: instagram.com/cine.bunuel

out
23
qua
II Torneio de Xadrez Aberto UFSC @Biblioteca Central - BU | UFSC
out 23@18:00 – out 25@22:00

O Departamento de Esporte, Cultura e Lazer do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (DCEL/CDS/UFSC) promove, de 23 a 25 de outubro, o II Torneio de Xadrez Aberto UFSC, na Biblioteca Central do campus Trindade, em Florianópolis. As inscrições são gratuitas e abertas à comunidade, sendo limitadas a 50 vagas. Ao longo dos três dias, o torneio será organizado em seis rodadas eliminatórias, com 30 minutos cada, das 18h às 22h. As inscrições devem ser feitas pelo formulário on-line até 21 de outubro.

>> Sobre o Xadrez Aberto UFSC

O Xadrez Aberto UFSC é um projeto de extensão do CDS aberto à comunidade, cujo objetivo é realizar estudos, jogos, aulas, cursos, torneios e atividades afins. As aulas promovidas pelo projeto são abertas a todos e sem pré-requisitos.

Mais informações pelo Instagram.
out
27
dom
Dia de gratuidade | Fortalezas da UFSC
out 27@8:30 – 18:30

Fortaleza de Santo Antônio de Ratones. Fotos: Maria Clara Sebben

As Fortalezas da Ilha de Santa Catarina, patrimônio administrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), terão entrada gratuita ao público no próximo domingo, dia 27 de outubro. A iniciativa visa ampliar o acesso cultural e histórico, e abrange as Fortalezas de São José da Ponta Grossa, Santo Antônio de Ratones e Santa Cruz de Anhatomirim. A ação é promovida pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), vinculada à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da UFSC (SeCArtE).

>> Como Funciona a Entrada

Os portões estarão abertos das 8h30 às 18h30 e a visita é livre para todas as idades. Não são permitidos animais, exceto em casos de suporte emocional ou cães-guia.

>> Formas de Locomoção

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa pode ser acessada por via terrestre, e se situa na rua Serv. da Carioca, Praia do Forte. Já a Fortaleza de Santa Cruz e a Fortaleza de Santo Antônio ficam localizadas, respectivamente, nas ilhas de Anhatomirim e Ratones Grande, na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina. A UFSC não é responsável pelo traslado a essas ilhas, serviço prestado pelas empresas de transporte náutico que atuam na região.

Mais informações sobre horários, acessibilidade e eventos, estão disponíveis página da Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC) ou diretamente com a equipe de atendimento, por meio do e-mail fortalezas@contato.ufsc.br.

>> Serviço

Quê: Dia de Gratuidade – Fortalezas da UFSC
Quando: 27/10/2024 | domingo | das 8h30 às 18h30
Onde: Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim – localizada na ilha de Anhatomirim na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Governador Celso Ramos – SC | Fortaleza de Santo Antônio de Ratones – localizada na ilha de Ratones Grande na Baía Norte da Ilha de Santa Catarina – Florianópolis – SC  | Fortaleza de São José da Ponta Grossa – localizada na Praia do Forte – Florianópolis – SC
Transporte: é necessário pegar barco, serviço não fornecido pela Universidade (clique aqui para saber mais)
Mais informações: Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina | fortalezas.ufsc.br | (48) 3721-8302

nov
4
seg
Exposição | Floresta @Biblioteca Central - BU | UFSC
nov 4@7:30 – nov 29@22:00

A Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina (BU/UFSC) recebe a Exposição Floresta, da artista plástica Rosa Guii, no Espaço Expositivo Hall do Auditório de 4 a 29 de novembro. A mostra pode ser visitada gratuitamente no horário de funcionamento da biblioteca, das 7h30 às 22h.

A série Floresta é uma exploração inspirada no poema Na Floresta, de Gibran Khalil Gibran, composta por 25 obras, predominantemente no formato 40×50 cm. A série mescla o real e o imaginário, transformando a floresta em um espaço de descoberta constante. Nesse universo simbólico, a floresta representa a harmonia entre os reinos mineral, vegetal, animal, cósmico, espiritual e humano, enfatizando a fragilidade e a força da vida sem hierarquias.

Rosa Guii combina seres e plantas com emoções e sensações, permitindo que sua imaginação flua entre representações figurativas e abstrações vibrantes. Ao completar 50 anos, ela sente um forte desejo de compartilhar essa série, que reflete uma visão mais profunda e autêntica da vida, convidando todos a apreciar a beleza e complexidade da floresta em sua essência mais pura.

Sobre a artista

Rosiane Rosa Guimarães, conhecida como Rosa Guii, é uma artista plástica de Santa Catarina, que captura a vibrante essência de Florianópolis em suas obras. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, Rosa sempre teve a arte como parte fundamental de sua vida. Como autodidata, ela desenvolveu seu estilo único, mas foi nas oficinas de artes do Centro Integrado de Cultura (CIC) e com o Grupo de Pintores que sua técnica se aprofundou e se profissionalizou. Atualmente, Rosa também se dedica à dança, que enriquece sua expressão artística.

Mais informações no Instagram e no site da artista.

nov
14
qui
Entrega Troféu Açorianidade de 2024 @Auditório da Prefeitura Municipal de Biguaçu
nov 14@19:30 – 21:30

O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA), vinculado à Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) da Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC), e a Prefeitura Municipal de Biguaçu promovem no dia 14 de novembro, quinta-feira, às 19h30, no Auditório da Prefeitura Municipal de Biguaçu a cerimônia de entrega do Troféu Açorianidade de 2024. O evento marca também o lançamento oficial da Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina, festa que este ano comemora sua 30ª edição.

O Troféu Açorianidade foi criado no ano de 1996 com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de instituições, pessoas e empresas que contribuem para o desenvolvimento da Cultura Base Açoriana do estado de Santa Catarina.

Todos os anos são escolhidos pelo Conselho Deliberativo do Núcleo de Estudos Açorianos, formado por 68 representantes das prefeituras municipais do litoral catarinense, universidades, fundações e associações culturais, assim como o Arquivo Público de Santa Catarina e o Consulado Honorário de Portugal. Os nomes que representam todos os troféus fazem menção às nove ilhas do Arquipélago Açoriano.

Agraciados Troféu Açorianidade de 2024:

  • Ilha do Pico – Mestra dos saberes e fazeres
    Elba Nair da Silva Cruz
  • Ilha do Faial – Administração Municipal
    Prefeitura Municipal de Bombinhas
  • Ilha de São Jorge – Personalidade
    Jorge Coelho – Imbituba/Florianópolis
  • Ilha Graciosa – Pesquisador
    Eládio Assis Silvério – Balneário Gaivota
  • Ilha do Corvo – Artesão
    Gilberto Machado (Giba) -São José
  • Ilha de Santa Catarina – Escola de Ensino Básico
    E.E.B.M. Nilza Matos Pereira – Sombrio
    Ilha de São Miguel – Instituição de Ensino Superior ou Cultural
    Associação Caminho das Águas do Tijucas – ACAT – Tijucas
  • 30º Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina
    Prefeitura Municipal de Biguaçu
  • Troféu Açorianidade Especial
    Gilson Guilherme de Oliveira

30º Açor – Festa da Cultura Açoriana

O Açor é uma festa realizada anualmente visando celebrar a cultura açoriana no estado de Santa Catarina, sendo a maior Festa da Cultura Açoriana do Brasil. Realizada em três dias de festividade de 22 a 24 de novembro (sexta-feira, sábado e domingo) no município de Biguaçu. O evento é uma mostra dos costumes históricos dos povos emigrantes açorianos, preservando a sua memória e identidade desde a sua vinda às terras Catarinenses.

>> Serviço

O quê: entrega do Troféu Açorianidade de 2024
Quando: 14/11/2024 | quinta-feira | 19h30
Onde: Auditório da Prefeitura Municipal de Biguaçu | Rua São José, 61 – Centro – Biguaçu – SC
Quanto: evento gratuito e aberto para toda comunidade
Mais informações: Núcleo de Estudos Açorianos – nea.ufsc.brnea@contato.ufsc.br | (48) 3721-8605

nov
19
ter
Dia da Consciência Negra | Grupo Curitiblack @Mercado Público Municipal de Curitibanos
nov 19@19:00 – 21:00

Comemoração Dia da Consciência Negra. “Comemorar e refletir: você é antirracista? O que você faz quando vê um(a) negro(a) sendo atacada? Quantas pessoas negras existem no seu convívio? Para você, as habilidades e capacidades de uma pessoa negra são iguais a de uma pessoa branca? Reflexão e mudança!”

A ação será às 19h no hall Mercado Público Municipal de Curitibanos – SC, Av. Cel. Vidal Ramos.

O grupo Curitiblack, criado em março de 2020, visa reunir discentes e docentes afrodescendentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Curitibanos, buscando a integração e discussão de temas ligados à sua inserção e valorização da história e cultura negra no espaço acadêmico. O grupo tem o objetivo também, de promover a integração de servidores e estudantes afrodescendentes do campus, valorizando sua presença. Neste sentido, em mais uma de suas ações, pretende-se divulgar a obra de diversos autores negro(a)s, através de oficinas, especialmente, em escolas da região, através de seus professore(a)s. Deste modo, visando cumprir os objetivos propostos pelo grupo e para que seja possível ampliar o conhecimento acerca da cultura negra, diversos encontros com conteúdo que abrangem essa
temática, serão organizados pelo(a) bolsista com ajuda e orientação da coordenadora.

Os eventos propostos são oficinas sobre livros de escritore(a)s negro(a)s brasileiro(a)s, como Carolina de Jesus (Quarto de despejo), Conceição Evaristo (Olhos d’água), Abdias do Nascimento (O genocídio do negro brasileiro), Heleine Fernades (A poesia negra-feminina) e Ana Maria Gonçalves (Um defeito de cor). A proposta é promover oficinas sobre cada um dos livros supracitados, com auxílio de especialistas em literatura afro-brasileira que serão convidado(a)s.

As ações serão divulgadas dentro das comunidades acadêmica e regional e a realização dos encontros será no hall do Mercado Público de Curitibanos.

nov
22
sex
Reabertura Departamento Artístico Cultural – DAC @Igrejinha da UFSC
nov 22@18:00 – 21:00

A Universidade Federal de Santa Santa Catarina (UFSC) e a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SeCArtE) convidam para a solenidade que celebra a reabertura do complexo arquitetônico histórico-cultural composto pela Igrejinha da UFSC, Teatro Carmen Fossari e Casa do Divino; patrimônio histórico que passou por obras de reforma de revitalização.

O evento será realizado na próxima sexta-feira, 22 de novembro, às 18h na Igrejinha da UFSC, localizada na Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC, além da solenidade, a reabertura contará com apresentações artístico-culturais.

>> Programação

Igrejinha da UFSC
18h – Abertura com Coral e Banda Nós por Nós do Colégio de Aplicação
18h30 – Solenidade com pronunciamento de autoridades
19h – Encerramento com o Coral da UFSC

Teatro Carmen Fossari
20h – apresentação Cia de Dança da UFSC

 

>> Serviço

O quê: Reabertura do Departamento Artístico Cultural (DAC)
Quando: 22/11/2024 | sexta-feira | 18h
Onde: Igrejinha da UFSC | Rua Desembargador Vítor Lima, 117 – Trindade, Florianópolis – SC
Quanto: Evento gratuito e aberto para toda comunidade
Informações: dac.ufsc.br | dac@contato.ufsc.br | 48 3721-3853